Nota Conjunta dos PPG da UFC em Defesa dos Processos Avaliativos da Capes


Os PPG da UFC manifestam grande preocupação frente à interrupção das atividades do sistema de avaliação quadrienal dos cursos de Pós-Graduação no Brasil conduzido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) por decisão liminar da Justiça Federal via Ministério Público Federal.

Os 56 programas que assinam a nota lembram que o futuro da CAPES tem sido objeto de grande preocupação, de reflexões e de manifestações e posicionamentos de sociedades científicas brasileiras representativas. Reconhecem a existência de diversos e críticos desafios para o desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil, assim como seu papel no desenvolvimento humano e social de nosso povo.

Apontam que a complexidade do atual processo avaliativo da pós-graduação brasileira é inequívoca, porém defendem a legitimidade do modelo avaliativo atual. Reforçam a necessidade de alcançar o status de um sistema nacional de Pós-Graduação sólido, robusto e respeitável tanto no âmbito nacional quanto internacional.

 Leia a Nota Conjunta na Integra.