nota de apoio ao movimento para a equiparação dos valores das bolsas de pesquisa

Fortaleza, 21 de Março de 2023

O anúncio do Governo Federal sobre o aumento nos valores das bolsas de pós-graduação, iniciação científica e outras modalidades de pesquisa, no âmbito da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) foi recebida com satisfação pelos docentes, discentes e servidores do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Universidade Federal do Ceará.

O último reajuste nos valores das referidas bolsas ocorreu em abril de 2013, ou seja, a medida foi extremamente necessária e indicou um importante investimento na Ciência do nosso País.

Reconhecemos que recentemente a FUNCAP (Fundação  Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico) realizou um percentual de reajuste (10,74%) em 2022. Contudo, expressamos nossa preocupação com a não equiparação entre os valores das bolsas de Formação Acadêmica – Mestrado e Doutorado da FUNCAP em relação ao patamar da Capes e CNPq, tendo em vista que pesquisadoras e pesquisadores necessitam de dedicação exclusiva para os estudos e pesquisas.

A disparidade de valores das bolsas irá gerar inequidades no acesso, nas condições de permanência  e no resultado das atividades ligadas à Pós-graduação durante o período exigido, bem como a desmotivação dos bolsistas.

Neste contexto, viemos expressar nosso apoio ao movimento para a equiparação dos valores das bolsas a fim de garantir um impacto positivo no desenvolvimento da carreira científica no Brasil.

Colegiado do PPGSP/UFC