Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - Faculdade de Medicina - UFC [Turmas Doutorado Ano de 2008 a 2024]

Lidia Andrade Lourinho

Profa. Dra. Lidia Andrade Lourinho - Pós-doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutora em Saúde Coletiva (UECE/UFC/UNIFOR). Mestre em Educação em Saúde (UNIFOR). Pedagoga. Fonoaudióloga. Psicopedagoga. Pesquisadora do Laboratório de Saúde nos Espaços Educacionais com foco na Educação em Saúde e na Formação em Saúde, ligado ao Doutorado em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Bolsista de doutorado da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Bolsista do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da CAPES na Universidade de Massachusetts em Amherst. Possui experiência docente na área da Saúde e da Educação e em tutorial presencial e a distância, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação em Saúde; Ensino na Saúde, Educação em Saúde, Saúde na escola. Atualmente é avaliadora de curso de graduação do INEP-MEC. É docente dos Cursos de Mestrado Profissional Ensino na Saúde, Gestão em Saúde e Saúde da Criança e do Adolescente da Universidade Estadual do Ceará. Secretaria da Coordenadoria Especial da primeira Infância de Fortaleza (Cespi). (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2017-2018. Formas adequadas para solução de conflitos: visões sustentáveis do Poder Judiciário, mediação, conciliação, arbitragem e Justiça
      Descrição: Na perspectiva de que a eficiência do Poder Judiciário passa imprescindivelmente pela agregação de novas tecnologias e inovação, para resultados de naturezas distintas, que vão desde a redução dos custos na prestação jurisdicional, a diminuição do tempo de tramitação dos processos judiciais, acesso à Justiça também de caráter extrajudicial, diminuição do risco de investimento nacional/estrangeiro pelo critério de previsibilidade e segurança jurídica no que diz respeito à proteção jurisdicional nas relações socioeconômicas.. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lidia Andrade Lourinho - Integrante / Fernanda Denardin - Integrante / Rosa Júlia Plá Coelho - Coordenador / João Rafael Furtado - Integrante.
      Membro: Lidia Andrade Lourinho.
    2. 2017-2018. Estado Social, formação do estado democrático brasileiro e a sustentabilidade da efetivação dos direitos fundamentais
      Descrição: A categoria políticas públicas atua como instrumento fundamental à construção teórica do fenômeno histórico do Estado no contexto de uma sociedade altamente diversificada, numa trajetória de rápidas e profundas transformações no campo das relações sociais e das relações entre Estado e sociedade, no terreno da ampliação e diversificação das competências e desafios quanto ao nível de atuação dos atores políticos em consequência do redimensionamento numérico e qualitativo das demandas sociais e das expectativas de eficiência no desempenho e de sustentabilidade das políticas sociais.. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lidia Andrade Lourinho - Integrante / Fernanda Denardin - Integrante / Mardônio Guedes Silva - Integrante / Lídia Valesca Bonfim Pimentel Rodrigues - Coordenador / Alexandre Carneiro de Souza - Integrante.
      Membro: Lidia Andrade Lourinho.
    3. 2016-2018. A CONSTRUÇÃO DE AÇÕES COMPARTILHADAS DE SAÚDE MENTAL POSITIVA E A PROMOÇÃO DA RESILIÊNCIA NA ESCOLA: Instrumentalizando professores como agentes de saúde mental
      Descrição: A intervenção em promoção da saúde que será avaliada nesta pesquisa será as ações de saúde mental na escola, com foco na intersetorialidade entre os setores saúde e educação. O intento é dar voz aos atores envolvidos na identificação, diagnóstico e tratamento de crianças com problemas comportamentais e compreender a importância da identificação precoce e o encaminhamento efetivo para a fomentação da resiliência e da saúde mental positiva; divulgar conhecimentos e experiências que alguns grupos de profissionais que se situam na fronteira do território complexo da saúde e da educação vem construindo. Tem-se como objetivo: compreender a importância da identificação precoce dos problemas comportamentais na escola e o encaminhamento efetivo para a fomentação da resiliência e da saúde mental positiva. E seus desdobramentos específicos: I) Analisar os papeis de cada ator na tríade ? família ? escola ? profissional de saúde na detecção precoce dos problemas de saúde mental; II) Identificar como acontece o encaminhamento de crianças com problemas comportamentais da escola para a atenção básica; II) Compreender como acontecem as comunicações entre os setores da educação e da saúde no que se refere aos encaminhamentos dessas crianças; III) Analisar a efetividade e resolutividade dessas comunicações para a execução das ações integrais; IV) Identificar a miríade de obstáculos que torna a prática ineficiente e o papel da formação de professores para lidar com os problemas comportamentais e sua interferência na aprendizagem; V) Entender como as redes sociais auxiliam na construção da resiliência através dos parceiros da comunidade. Para o desenvolvimento desta pesquisa será realizado um estudo misto com abordagem quanti-qualitativa. O uso de diferentes abordagens metodológicas em diferentes fases da pesquisa visa à complementariedade necessária a análise do tema do estudo, atuando como um benefício compensatório entre os limites e possibilidades de cada método isolado. O referencial norteador para a metodologia que será utilizada nesta pesquisa será a abordagem Community?Based Participatory Research ? CBPR (Pesquisa participativa baseada na comunidade). A CBPR é uma proposta de abordagem colaborativa com a investigação que implica de forma igual todos os componentes no processo de investigação e identifica as forças especificas que cada um traz consigo. A coleta de dados ocorrerá em duas Escolas das Regionais IV no Centro de Atenção Psicossociais Infantil (CAPSi) que atende à demanda da escola. Para a obtenção dos dados quantitativos será aplicado junto aos pais de alunos, alunos e professores o Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ-Por). Para a obtenção dos dados com abordagem qualitativa serão utilizadas as seguintes técnicas: entrevista semiestruturada e rodas de conversa. Farão parte do estudo os profissionais da educação (professores) e da saúde (profissionais da Atenção Básica - CAPS) que atuam como atores no encaminhamento de crianças e adolescentes com queixa de mal comportamento e problemas de saúde mental e Pais de alunos que são identificados pela escola como portadores de tais problemas. Para o tratamento dos dados das respostas dos questionários, as respostas serão organizadas em planilhas e computadas em termos de escores, sendo então submetidas a análises estatísticas descritivas e inferenciais no Programa SPSS for Windows. Para a análise qualitativa será utilizado o método hermenêutico de análise de Minayo (2008).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Lidia Andrade Lourinho - Integrante / Maria Salete Bessa Jorge - Coordenador / Ilse Maria Tigre de Arruda Leitão - Integrante / Cybelle Façanha Barreto Medeiros Linard - Integrante / Cinthia Mendonça Cavalcante - Integrante.
      Membro: Lidia Andrade Lourinho.
    4. 2015-2016. Avaliação dos efeitos da planificação da Atenção Primária em Saúde com foco na linha do cuidado materno-infantil no município de Tauá
      Descrição: Projeto desenvolvido pelo programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da universidade de Fortaleza em parceria com a prefeitura Municipal de Tauá-CE e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lidia Andrade Lourinho - Integrante / Ana Maria Fontenelle Catrib - Integrante / Raimunda Magalhães da Silva - Coordenador / Maxmiria Holanda Batista - Integrante / Aline Veras Morais Brilhante - Integrante.
      Membro: Lidia Andrade Lourinho.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (75)
      1. II Simpósio Internacional de Avaliação na Formação das Profissões da Saúde.Avaliação em Cenário Real. 2024. (Simpósio).
      2. II Simpósio Sobralense de Oncologia.A importância da fenotipagem eritrocitária para pacientes politransfundidos diagnósticados com câncer: REVISÃO DE LITERATURA. 2024. (Simpósio).
      3. I Semana de Administração Pública.Treinamento e Capacitação na Gestão Pública: sustentabilidade e inovação. 2024. (Outra).
      4. I Seminário Nacional Multidisciplinar em Pesquisa Científica, na área de Gestão e administração.TECNOLOGIAS EDUCATIVAS PARA OUVIDORIAS EM SAÚDE: UMA REVISÃO DE ESCOPO. 2024. (Seminário).
      5. Semana de inovaçãp 2024. 2024. (Outra).
      6. 6a Semana da Avaliação em Escolas de Governo (SAEG).Agenda 2030: Trained servants became knowledge multipliers. 2023. (Outra).
      7. A EDUCAÇÃO COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO CORPORATIVO.A EDUCAÇÃO COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO CORPORATIVO. 2023. (Seminário).
      8. Etarismo e Diversidade Geracional. 2023. (Outra).
      9. I Seminário de Gestão Sistêmica do Ceará.Painel Educação Sistêmica. 2023. (Outra).
      10. Os processos de autoavaliação da Faculdade Luciano Feijão.Os processos de autoavaliação da Faculdade Luciano. 2023. (Encontro).
      11. Processos Transversais na Avaliação e Intervenção da Dislexia e do TDAH. 2023. (Encontro).
      12. Semana de Inovação 2023; Reconectar para Reconstruir. 2023. (Outra).
      13. XXVIII Semana Universitária da UECE.RELATO DE EXPERIÊNCIAS SOBRE O PROCESSO DE VALIDAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PARA O ENVIO DO HEMOCOMPONENTE PLASMA EXCEDENTE PARA USO INDUSTRIAL E PRODUÇÃO DE HEMODERIVADOS EM UM HEMOCENTRO REGIONAL DO CEARÁ. 2023. (Outra).
      14. XXXVIII Encontro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas - ABEL.'Estratégias para fortalecer e expandir as Escolas Legilativas no Brasil'. 2023. (Encontro).
      15. 2o congresso Luso Brasileiro em Transtornos de Aprendizagem (Dislexia, Cognição e Emoção). 2022. (Congresso).
      16. 30 Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia: Fonoaudiologia do Futuro. BENEFÍCIOS DO USO DO APARELHO DE AMPLIFICAÇÃO SONORA INDIVIDUAL (AASI) : RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2022. (Congresso).
      17. DEFICIENCIA AUDITIVA E ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES.A inclusão do surdo no ensino superior. 2022. (Outra).
      18. 4o encontro científico do dia internacional do brincar.O FUTSAL COMO MEIO DA PROMOÇÃO DA SAÚDE EM UM PROJETO SOCIAL. 2021. (Encontro).
      19. V Congresso Internacional em Dislexia e Dificuldades de Aprendizagem - online. 2020. (Congresso).
      20. V Congresso sobre Tecnologias na Educação - Ctrl+E 2020 (Online). 2020. (Congresso).
      21. XXVIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e V Congresso Ibero Americano de Fonoaudiologia Online. 2020. (Congresso).
      22. Conexao Unifametro 2019.EXAME PAPANICOLAU: UM DESAFIO PERCORRIDO PARA ATENÇÃO INTEGRAL A SAÚDE DA MULHER. 2019. (Outra).
      23. XIX ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA da UNIFOR.ENDOMETRIOSE, DOR PÉLVICA E SOFRIMENTO PSÍQUICO. 2019. (Encontro).
      24. XXIV Semana Universitária da UECE.A Psicopedagogia Institucional e a motivação dos aprendentes: um relato de experiência. 2019. (Outra).
      25. 48 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.Queixa escolar: discutindo a saúde mental na escola. 2018. (Outra).
      26. Seminário Democracia e Saúde Coletiva: desafios e perspectivas. 2018. (Seminário).
      27. Seminário Práticas Integrativas Complementares no SUS: múltiplos aspectos de uma política pública. 2018. (Seminário).
      28. XVIII Jornada de Enfermagem III Jornada Multiprofissional I Fórum de Pesquisa - SCMS.Interdisciplinaridade na pesquisa. 2018. (Outra).
      29. 13th International Congress of Qualitative Inquiry. Abordagem para a compreensão da vida - do individual ao sistêmico. 2017. (Congresso).
      30. 6 CONGRESSO IBERO-AMERICANO EN INVESTIGACIÓN CUALITATIVA. CONTRIBUIÇÕES DA FERRAMENTA EAD NA FORMAÇÃO DE TRABALHADORES DE SAÚDE: visão dos articuladores de educação permanente das regionais de saúde. 2017. (Congresso).
      31. Conferência Internacional de Atividade Física e Promoção da Saúde na Escola.O desafio da intersetorialidade: processo de implantação do programa saúde na escola no município de Fortaleza-CE. 2017. (Outra).
      32. I Congresso Internacional de Saúde Baseada em Evidência -AMB. Saúde mental na escola: geração de evidências científicas. 2017. (Congresso).
      33. I Encontro Atualizações em Bullying. 2017. (Encontro).
      34. II Seminário Internacional de redes de Atenção à Saúde: o desenvolvimento sustentável e as perspectivas para a melhoria dos recursos na saúde.Teste do olhinho como fator preventivo de problemas visuais infantis. 2017. (Seminário).
      35. Oficina de Discussões sobre Saúde Mental: acesso e resolubilidade dos serviços. 2017. (Oficina).
      36. Saúde Mental: acesso e resolubilidade dos serviços. 2017. (Oficina).
      37. VI Seminário Internacional em Promoção da Saúde.Relação entre ocorrência de endometriose e sofrimento psíquico. 2017. (Seminário).
      38. XXII Semana Universitária da Uece.SAÚDE MENTAL NA ESCOLA: A CONSTRUÇÃO DA QUEIXA ESCOLAR. 2017. (Encontro).
      39. 12º Congresso Internacional da Rede Unida. Percepção de alunos e professores sobre a Educação Sexual. 2016. (Congresso).
      40. 22nd IUHPE World Conference on Health Promotion / Promoting Health and Equity.. O desafio da intersetorialidade: processo de implantação do programa saúde na escola no município de Fortaleza-CE. 2016. (Congresso).
      41. I Fórum Internacional Norte e Nordeste de Gestão e Excelência em Saúde. 2016. (Outra).
      42. I Seminário de Integração dos Polos da UAB do Ceará. 2016. (Seminário).
      43. I Seminário Internacional de Redes de Atenção à Saúde: compartilhando saberes e práticas com interlocução na Atenção Primária à Saúde.AS CARACTERÍSTICAS QUE O FONOAUDIÓLOGO DEVE ADQUIRIR PARA TRABALHAR NA ATENÇÃO BÁSICA: O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES. 2016. (Seminário).
      44. IV Semana de Educação Física.Perspectivas dos programas de promoção da saúde com ação multidisciplinas. 2016. (Seminário).
      45. Seminário da secretária de saúde da UNALE. 2016. (Seminário).
      46. Seminário de Modelos de Gestão nas Redes de Atenção à Saúde : os desafios da integralidade do cuidado. 2016. (Seminário).
      47. Seminário Internacional de Encerramento do PROEXMAES I. 2016. (Seminário).
      48. VII Congresso Iberoamericano de Investigación Cualitativa en Salud. Formação em Saúde: Percepção dos Discentes do Curso de Fonoaudiologia. 2016. (Congresso).
      49. XXIV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Ensino em Fonoaudiologia voltado à saúde coletiva: contribuições da Universidade Promotora de Saúde. 2016. (Congresso).
      50. 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Comportamento promotor de saúde em adolescente de uma escola profissionalizante de Fortaleza-Ce. 2015. (Congresso).
      51. Cumbre Atlántica de Promoción de la Salud y Educación para la Salud. Conhecimentos e práticas sobre saúde escolar dos professores da rede municipal de Fortaleza. 2015. (Congresso).
      52. Cumbre Atlántica de Promoción de la Salud y Educación para la Salud. O desafio da intersetorialidade: processo de implantação do programa saúde na escola en Ceará. 2015. (Congresso).
      53. Oficina sobre Redação de Artigos. 2015. (Oficina).
      54. 11º Congresso Internacional da Rede Unida. Circuítos de Saúde: uma ferramenta de atenção a saúde de estudantes no programa saúde na escola no município de Maracanaú-Ce. 2014. (Congresso).
      55. Congresso Internacional de Promoción de La Salud. Entornos de Educación para la salud: la importancia del juego de la calidad de vida en la infancia. 2014. (Congresso).
      56. The Tenth Intenational Congress of Qualitative Inquiry. Circuítos de Saúde: uma ferramenta de atenção a saúde de estudantes. 2014. (Congresso).
      57. VII Encontro de responsabilidade Social. 2014. (Encontro).
      58. V Seminário Internacional em Promoção da Saúde.Farmacovigilância e sua contribuição para a saúde pública no município de Fortaleza(CE). 2014. (Seminário).
      59. 10 anos de Humanização Hospital Beneficente São Carlos. 2013. (Encontro).
      60. 2º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde. Uso de drogas entre alunos do Ensino Fundamental de uma escola pública de Fortaleza-Ce. 2013. (Congresso).
      61. III Simpósio Internacional de Psicopedagogia da ABPp.Compreendendo o TDAH e a contribuição da psicopedagogia para o professor. 2013. (Simpósio).
      62. NINTH INTERNATIONAL CONGRESS OF QUALITATIVE INQUIRE. MOTHER OWL PROGRAM: assessingth e degree of satisfaction of pregnancy on the assistance of nursing. 2013. (Congresso).
      63. VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE UNIVERSIDADES PROMOTORAS DE LA SALUD. Promoción de la salud en SUS: Análisis de la obesidad infantil. 2013. (Congresso).
      64. XIII Encontro de Pós-graduação e Pesquisa.TDAH E A CONTRIBUICAO DA PSICOPEDAGOGIA PARA EDUCACAO. 2013. (Encontro).
      65. 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Avaliando o grau de satisfação acerca da assitência da equipe de enfermagem em gestantes cadastradas no Programa Mãe Coruja. 2012. (Congresso).
      66. 5ª Conferencia Latinoamericana y 4ª Conferencia Interamericana de promoción de la salud y Educatión para la Salud. Ações de educação em saúde junto ao portador de fissura lábio palatina: em prol da promoção da saúde e da qualidade de vida. 2012. (Congresso).
      67. I FÓRUM DAS RESIDÊNCIAS MULTIPROFISSIONAIS EM SAÚDE DO CEARÁ. 2012. (Encontro).
      68. I Seminário de Formação em Saúde e Enfermagem no Contexto do SUS. 2012. (Seminário).
      69. IV Seminário Internacional em promoção da Saúde.Ensaio a docência no programa de extensão de escola promotora de saúde da Universidade de Fortaleza-Ceará. 2012. (Seminário).
      70. IX Oficina de Sensibilização para Docentes, Discentes e profissionais que atuam na areá da Fonoaudiologia Educacional. 2012. (Oficina).
      71. V Congresso Ibero-Americano de Pesquisa Qualitativa em Saúde. Avaliação do grau de satisfação das gestantes do Programa Mãe Coruja a cerca da enfermagem. 2012. (Congresso).
      72. WORKSHOP INTERNACIONAL SOBRE COMUNIDADES DE PRÁTICAS E SAÚDE. 2012. (Outra).
      73. XII Encontro de Iniciação à Docência.Avaliação das ações educativas em saúde nos espaços educacionais: uma análise da percepção dos alunos. 2012. (Encontro).
      74. XVIII Encontro de iniciação a pesquisa da Unifor.Atenção odontológica a gestantes: importância e limitações do cuidado durante o período prá-natal. 2012. (Encontro).
      75. XVII Semana Universitária da UECE.Valores humanos: uma estratégia para humanização profissional na atenção a saúde de adolescentes e jovens do Programa Saúde na Escola. 2012. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (3)
      1. LOURINHO, L. A.; LEITAO, C. S. ; ARAUJO, A. S. V. ; TIMBÓ, Maria Do Socorro Tavares ; FAGUNDES, M. S. ; CASTRO, S. M. ; FREIRE, A. C. F. ; ALVES, M. A. C.. I Seminário de Gestão Sistêmica do Ceará. 2023. Outro
      2. LOURINHO, L. A.; BEZERRA, D. P. M.. DEFICIÊNCIA AUDITIVA E ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. 2022. Outro
      3. LOURINHO, L. A.; TIMBÓ, Maria Do Socorro Tavares ; ARAUJO, A. S. V. ; LEITAO, C. S.. I Encontro de Saúde Sistêmica da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. 2021. Outro

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (7)
      • Lidia Andrade Lourinho ⇔ Heraldo Simões Ferreira (7.0)
        1. QUEIROZ ALLEN PALACIO, DIOGO ; LOPES SOARES, STELA ; ANDRADE LOURINHO, LIDIA ; MARIA CORREIA PEQUENO, ALICE ; SIMÕES FERREIRA, HERALDO. Saúde Coletiva e Educação Física: formação docente na aproximação entre os saberes e práticas. CONJECTURAS. v. 22, p. 828-844, 2022. Qualis: Não identificado (CONJECTURAS)
        2. GUIA, N. ; LOURINHO, L. A. ; FERREIRA, H. S. ; NAVARRO, A. C. ; CARNEIRO, C.. O FUTSAL COMO MEIO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE EM UM PROJETO SOCIAL. REVISTA BRASILEIRA DE FUTSAL E FUTEBOL. v. 13, p. 589-594, 2021.Qualis: B3
        3. BRITO, K. C. B. ; Heraldo Simões Ferreira ; LOURINHO, L. A.. Formação de diretores escolares para o programa saúde na escola: uma pesquisa?ação. Educação & Formação. v. 5, p. 195-215, 2020.Qualis: Não identificado (EDUCAÇÃO & FORMAÇÃO)
        4. Heraldo Simões Ferreira; SOARES, S. L. ; LOURINHO, L. A. ; CATRIB, Ana Maria Fontenelle ; AMORIM, R. F.Roseno Freitas de Amorim. EDUCAÇÃO FÍSICA E FORMAÇÃO PARA SAÚDE NA ESCOLA: REALIDADE OU FRAGILIDADE. Revista Docentes. v. 05, p. 07-54, 2020.Qualis: B1
        5. MARTINS, A. F. A. ; HOLANDA, A. L. S. ; FERNANDES, F. L. G. ; LIMA, L. C. M. ; CARNEIRO, C. ; LOURINHO, L. A. ; FERREIRA, H. S. ; GOMES, A. M. A. ; PEQUENO, A. M. C.. APLICAÇÃO DO ARCO DE MAGUEREZ NA INTERVENÇÃO DOS PROBLEMAS NA COMUNIDADE DO RODOLFO TEÓFILO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Em: Atena Editora. (Org.). Saúde Coletiva: Solução de Problemas e Qualificação Profissional. 1ed.Ponta Grossa - PR. : Atena Editora. 2020.v. 1, p. 208-219.
        6. CAVALCANTE, J. F. ; HOLANDA, L. C. ; SOUSA NETO, V. A. ; LOURINHO, L. A. ; FERREIRA, H. S. ; CATRIB, Ana Maria Fontenelle. O índice de massa corpórea dos alunos do ensino médio em uma escola de Fortaleza-Ce. Em: Ricardo Hugo Gonzalez; Márcia Maria Tavares Machado. (Org.). Obesidade na infância e na adolescência: reflexões necessárias. 1ed.João Pessoa. : Imprell. 2016.v. 01, p. 225-242.
        7. SIMÕES, Heraldo ; LOURINHO, L. A. ; LEAL, Virginia C.L.V. ; Gabriele da Cunha Gomes ; PIRES, M. A. L. M. ; CATRIB, Ana Maria Fontenelle. SAÚDE NOS AMBIENTES EDUCACIONAIS: A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA A QUALIDADE DE VIDA NA INFÂNCIA. Em: Ana Maria Fontenelle Catrib, Valentin Gavidia Catalan, Lidia Andrade Lourinho. (Org.). PROMOÇÃO DA SAÚDE NOS ESPAÇOS EDUCACIONAIS. 1ed.Fortaleza. : EdUECE - Editora da UECE. 2015.v. 01, p. 1-358.

      • Lidia Andrade Lourinho ⇔ Anna Karynne da Silva Melo (1.0)
        1. BATISTA, MAXMIRIA HOLANDA ; CATALAN, VALENTIN GAVIDIA ; RIBEIRO, KELEN GOMES ; CATRIB, ANA MARIA FONTENELLE ; MELO, ANNA KARYNNE ; LOURINHO, LÍDIA ANDRADE. Contribuições Da Saúde Coletiva Para Formação De Professores: estudo transcultural Brasil-Espanha. Brazilian Journal of Development. v. 6, p. 38162-38182, 2020. Qualis: C

      • Lidia Andrade Lourinho ⇔ Maria do Socorro de Sousa (1.0)
        1. NOGUEIRA, D. L. ; SOUSA, M. S. ; PINTO, V. P. T. ; LOURINHO, L. A. ; LINDSAY, A. C. ; MACHADO, M. M. T.. AS POLÍTICAS DE ATENÇÃO À SAÚDE MATERNO-INFANTIL NO BRASIL: DO ESTADO NOVO AOS ANOS 20 DO SÉCULO XXI. Em: Francisco José Maia Pinto; Cybelle Façanha Barreto Medeiros Linard; Maria Eunice Nogueira Galeno Rodrigues. (Org.). Saúde para todos: uma abordagem integral para a saúde coletiva. 1ed.Iguatu-CE. : Quipá Editora. 2023.v. 01, p. 193-205.

      • Lidia Andrade Lourinho ⇔ Kelen Gomes Ribeiro (1.0)
        1. BATISTA, MAXMIRIA HOLANDA ; CATALAN, VALENTIN GAVIDIA ; RIBEIRO, KELEN GOMES ; CATRIB, ANA MARIA FONTENELLE ; MELO, ANNA KARYNNE ; LOURINHO, LÍDIA ANDRADE. Contribuições Da Saúde Coletiva Para Formação De Professores: estudo transcultural Brasil-Espanha. Brazilian Journal of Development. v. 6, p. 38162-38182, 2020. Qualis: C

      • Lidia Andrade Lourinho ⇔ Cláudia Machado Coelho Souza de Vasconcelos (1.0)
        1. QUINDERE, L. P. ; LOURINHO, L. A. ; OLEGARIO, N. B. C. ; VASCONCELOS, C. M. C. S. ; Maxmiria Holanda Batista ; CATRIB, Ana Maria Fontenelle. COMPORTAMENTO PROMOTOR DE SAÚDE EM ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PROFISSIONALIZANTE DE FORTALEZA-CE. Em: Ana Maria Fontenelle Catrib; Valentin Gavidia Catalan; Lidia Andrade Lourinho. (Org.). PROMOÇÃO DA SAÚDE NOS ESPAÇOS EDUCACIONAIS. 1ed.Fortaleza. : EdUECE. 2015.v. 1, p. 152-169.

      • Lidia Andrade Lourinho ⇔ Telma Alves Martins (1.0)
        1. LOURINHO, L. A.; MARTINS NETO, M. ; MARTINS, T. A. ; CATRIB, Ana Maria Fontenelle ; MANGAS, R. M. N. ; FIGUEIREDO, A. E. B.. Cartografar a violência como possibilidade de compreender o fenômeno. Em: Luiza Jane Eyre de Souza Vieira, Raimunda Magalhães da Silva, Samira Valentim Gama Lima. (Org.). VIOLÊNCIA E SAÚDE na diversidade dos escritos acadêmicos. 1aed.São Paulo. : HUCITEC EDITORA. 2013.v. 1, p. 11-299.

      • Lidia Andrade Lourinho ⇔ Denise Lima Nogueira (1.0)
        1. NOGUEIRA, D. L. ; SOUSA, M. S. ; PINTO, V. P. T. ; LOURINHO, L. A. ; LINDSAY, A. C. ; MACHADO, M. M. T.. AS POLÍTICAS DE ATENÇÃO À SAÚDE MATERNO-INFANTIL NO BRASIL: DO ESTADO NOVO AOS ANOS 20 DO SÉCULO XXI. Em: Francisco José Maia Pinto; Cybelle Façanha Barreto Medeiros Linard; Maria Eunice Nogueira Galeno Rodrigues. (Org.). Saúde para todos: uma abordagem integral para a saúde coletiva. 1ed.Iguatu-CE. : Quipá Editora. 2023.v. 01, p. 193-205.




    Data de processamento: 22/04/2025 11:14:15