Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - Faculdade de Medicina - UFC [Turmas Doutorado Ano de 2008 a 2024]

Denise Lima Nogueira

Enfermeira. Doutora em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (2020). Mestre em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará (2015). Especialista em Docência na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Especialista em Preceptoria no SUS pelo Hospital Sírio Libanês (2017). Especialista em Auditoria dos Sistemas e Serviços de Saúde pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada (2012). Atua como Docente do Curso de Enfermagem da Faculdade Luciano Feijão (2018). Atuou como Enfermeira e Coordenadora de Educação Permanente e Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (2011-2021), como Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú onde também desempenhou a função de Coordenadora de Estágios do Curso de Enfermagem (2014-2016) e como Coordenadora do Curso de Enfermagem da Faculdade Luciano Feijão (2018-2024). Participou como membro da Comissão Permanente de Integração Ensino-Serviço CIES da Macrorregião de Sobral-CE (2011-2017), e da Comissão de Acompanhamento de Contrato entre a Santa Casa de Misericórdia de Sobral e a Secretaria Municipal de Sobral (2011-2021). Atuou como Consultora de Pesquisa Qualitativa no HPV-Project e no SORRIA Project da University Massachusetts of Boston (EUA) - Vínculo à Distância. É membro do Grupo de Pesquisa em Saúde Materno Infantil e Juventude do Ceará da Universidade Federal do Ceará, do Grupo Interprofissional de Pesquisa em Enfermagem e Saúde da Faculdade Luciano Feijão e do La Familia: Latin American Health Research Collaboratory da Universidade de Massachusetts (Boston/EUA). Pós-doutoranda pela Universidade de Massachusetts Boston (EUA). Bolsista de Inovação Tecnológica no Programa Cientísta Chefe pela FUNCAP. Possui ampla experiência na área da Enfermagem e Saúde Coletiva, com ênfase em Avaliação de Programas e Serviços de Saúde, Saúde Materno-Infantil, Educação Permanente em Saúde e Formação na Saúde. Vencedora do Prêmio Ciência pela Primeira Infância do NCPI (Núcleo Ciência pela Infância) - Edição 2022. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4692517489399288 (21/02/2025)
  • Rótulo/Grupo: Discente 2016
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2016-2024
  • Endereço: Faculdade Luciano Feijão, Faculdade Luciano Feijão. Rua do Sucesso Dom Expedito 62050215 - Sobral, CE - Brasil Telefone: (88) 31121001 URL da Homepage: deniseln2009@hotmail.com
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Enfermagem
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (9)
    1. 2023-2023. Virando o Jogo - Juventude e Superação: intervindo para construir competências e habilidades socioemocionais
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Denise Lima Nogueira - Integrante / Márcia Maria Tavares Machado - Coordenador / Mariana López Matias - Integrante / Ricardo Hugo Gonzalez - Integrante / Raquel Alencar Barreira Rolim - Integrante / Jaína Linhares Alcantara - Integrante / Danyelle Nilim Gonçalves - Integrante. Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Denise Lima Nogueira.
    2. 2023-Atual. PREV-VPH Central American Project
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Denise Lima Nogueira - Integrante / ANA CRISTINA LINDSAY - Coordenador.
      Membro: Denise Lima Nogueira.
    3. 2023-Atual. SORRIA! Assessing Brazilian Immigrant Parents' Oral Health Knowledge, Attitudes, and Behaviors for their Young Children.
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Denise Lima Nogueira - Integrante / Ana Cristina Lindsay - Coordenador.
      Membro: Denise Lima Nogueira.
    4. 2021-2022. Atenção à saúde materno-infantil no contexto da pandemia COVID-19
      Descrição: A COVID-19 associada à infecção por SARS-CoV-2 surgiu em dezembro de 2019 na China, e foi anunciada como pandemia, por seu caráter como problema de saúde pública internacional, no final de janeiro de 2020 pela Organização Mundial da Saúde. Considerando que dentre o grupo populacional com maior probabilidade de desfechos negativos estão as gestantes, puérperas e crianças menores de 5 anos de idade, e que a assistência materna durante o período da pandemia por COVID-19 passou por várias modificações, questiona-se: quais as implicações da pandemia COVID-19 na atenção à saúde materno-infantil da Região Norte do Ceará? Ante o exposto, esta pesquisa tem como objetivo geral avaliar as implicações da pandemia por COVID-19 na atenção à saúde materno-infantil da Região Norte do Ceará, e como específicos: analisar os indicadores de morbimortalidade materna, neonatal e infantil da Região Norte do Ceará nos anos 2020 e 2021; comparar os indicadores de morbimortalidade materna, neonatal e infantil no período pré-pandemia com o período pandêmico; descrever o vínculo entre as mulheres no ciclo gravídico-puerperal com profissionais de saúde durante o período de isolamento por COVID-19; compreender os sentimentos vivenciados pelas mulheres na busca pela assistência à saúde materno-infantil durante a pandemia por COVID-19; caracterizar as estratégias adotadas pelos serviços de saúde para garantir a continuidade da assistência à saúde materno-infantil durante o isolamento por Covid-19.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Denise Lima Nogueira - Coordenador / Ana Cristina Lindsay - Integrante / Karine Catanhede - Integrante / Thais Livia - Integrante. Financiador(es): Faculdade Luciano Feijão - Bolsa.
      Membro: Denise Lima Nogueira.
    5. 2021-2021. Efetividade e características de programas de educação sexual abrangentes para adolescentes: uma revisão sistemática
      Descrição: A fim de avaliar a efetividade e as características dos programas de educação sexual abrangente em comportamentos de adolescentes, propôs-se realizar uma revisão sistemática da literatura, com base Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Intervention version 6.2, a partir das bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Scopus Info Sit, Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature, Embase, Cochrane Central Register of Controlled Trials, Web of Science, PsycINFO e Institute of Education Sciences, com a seguinte estratégia de busca: Adolescent AND (?Sex Education? OR ?Sexuality Education? OR ?Comprehensive Sex Education? OR ?Comprehensive Sexuality Education? OR ?Sexual Health?) AND (?Adolescent Behavior? OR Behavior OR ?Sexual Behavior?), que será adaptada para cada base eletrônica de dados. Será realizada, ainda, pesquisa na literatura cinzenta, incluindo OpenGrey, ProQuest, Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e o Banco de Dissertações e Teses do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Denise Lima Nogueira - Integrante / Maria da Conceição Coelho Brito - Integrante / Carlos Romualdo de Carvalho e Araújo - Integrante / Dafne Lopes Salles - Coordenador / Marcos de Miranda Leão Leite - Integrante / José Jeová Mourão Netto - Integrante / Natalia Frota Goyanna - Integrante / Simone de França Cardoso - Integrante / Bergson do Nascimento Cavalcante - Integrante.
      Membro: Denise Lima Nogueira.
    6. 2020-Atual. Adaptação transcultural da versão brasileira da escala de auto-eficácia com mães brasileiras para prevenção de obesidade infantil e comportamentos relacionados
      Descrição: Este estudo tem como objetivo traduzir e adaptar transculturalmente do inglês ao português brasileiro quatro escalas de auto-eficácia parental sobre comportamentos relacionados à obesidade. Trata-se de uma pesquisa de métodos mistos, , a ser realizada na Grande Boston, Massachussetts (EUA) e em Sobral-CE, com a participação de mães de crianças entre 2 e 5 anos e profissionais de saúde, por meio de entrevistas on-line, realizadas por uma equipe de pesquisadores com experiência multicultural, treinada e bilíngue (portugês/inglês). Será desenvolvido em 2 etapas que contemplarão 10 passos. O tempo estimado para a conclusão do estudo exploratório proposto é de 8 a 10 meses. A UMass Boston será o local principal do estudo proposto. No entanto, haverá um trabalho em parceria com a UFC (Fortaleza, CE) e a Faculdade Luciano Feijão, em Sobral-CE (ponto secundário) para a implantação do estudo. Os dados serão analisados de forma qualitativa e quantitativa para comparação e contraste dos achados do painel dos especialistas (tradução e adaptação cultural do instrumento) e das entrevistas cognitivas (mães brasileiras) e teste-piloto da versão final das escalas de autoeficácia (mães brasileiras). Esta pesquisa atenderá às Resolução do CNS nº 466 de 2012 e 510 de 2016.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Denise Lima Nogueira - Integrante / Márcia Maria Tavares Machado - Integrante / Ana Cristina Lindsay - Coordenador / Catarina Ambrizzi Moraes - Integrante.
      Membro: Denise Lima Nogueira.
    7. 2020-Atual. Pesquisa de Coorte IRACEMA COVID-19
      Descrição: Esse estudo busca conhecer como as mulheres grávidas, residentes em Fortaleza-CE, se comportaram e se sentiram emocionalmente, durante o período de isolamento implementado pelo Governo do Estado do Ceará, desde 19 de março de 2020, no período de alta transmissibilidade da COVID-19. Além disso, será feito uma avaliação com as gestantes que tem outro filho em casa, para conhecer quais as medidas de cuidado e de parentalidade foram adotadas, durante esse período de isolamento. Trata-se do primeiro estudo realizado no município de Fortaleza, envolvendo, em larga escala, gestantes e crianças, durante uma das maiores pandemias mundiais ocorrida no século XXI.Em dezembro de 2019, o betacoronavírus SARS-CoV-2 foi identificado pela primeira vez em humanos em Wuhan, China. Desde então, um surto local inicial de infecção respiratória culminou em uma pandemia global (COVID-19), declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com 503.203 casos confirmados e 22.340 mortes em todo o mundo em 26 de março de 2020. A prevalência desse transtorno entre mulheres gravidas ou puérperas no Brasil chega a ser cerca de 29,2%, já em pesquisas internacionais esse valor varia em torno de 11,8% (FISHER et al., 2012; CHANG et al., 2018), o que demonstra que a prevalência de TMC parece se alterar de acordo com o grau de desenvolvimento do país (LIMA et al., 2017).Com o advento do coronavírus, a saúde mental das gestantes, crianças e o desenvolvimento na primeira infância serão profundamente afetados. O período gestacional e os primeiros 6 anos da criança são fundamentais para o desenvolvimento infantil. Pontua-se que os sentimentos maternos (medo, ansiedade), a falta de cuidados com a criança, violência, abusos, negligência, pobreza e a fome podem se constituir em fontes de estresse tóxico, trazendo consequências deletérias, principalmente no aprendizado e cognição da criança. Diante dessa realidade, foram formuladas as seguintes questões de pesquisa, as quais nortearão o desenvolvimento desse estudo em busca de respondê-las: 1. Quais os sentimentos e a percepção de mulheres grávidas, em Fortaleza-CE, durante o período de isolamento?; 2. Quais os cuidados prestados por mães grávidas aos outros filhos com idade entre 1 a 6 anos, durante o período de isolamento e posterior ao parto em Fortaleza-CE? A partir das análises dos dados coletados será possível fornecer proposições de intervenções para a rede pública, em relação ao atendimento durante o pré-natal, puerpério e as crianças, nascidas durante esse período de isolamento e pós-isolamento. Além disso, serão analisados dos dados de outros(as) filhos(as) dessas mulheres grávidas, que conviveram durante o período de isolamento e que nos dará um perfil do comportamento parental, algum tipo de violência física na criança (leve, moderado e grave), as formas de cuidado e estratégias adotadas durante essa fase, relacionando os estímulos utilizados para melhorar o desenvolvimento infantil.Objetivo Geral: Conhecer os sentimentos e a percepção de mulheres grávidas, em Fortaleza-CE, e os cuidados prestados aos outros filhos com idade entre 1 a 6 anos, durante o período de isolamento e posterior ao parto.Objetivos EspecíficosConhecer os sentimentos das mulheres grávidas, residentes em Fortaleza-CE, durante o período de isolamento implementado pelo Governo do Estado do Ceará;Relacionar a percepção do senso de competência parental com as preocupações relacionadas a pandemia do novo Coronavírus;Relacionar o senso de competência parental com as preocupações relacionadas a pandemia e com o comportamento de hiperatividade de outros(as) filho(as) das gestantes;; Identificar a forma de cuidado materno com as crianças na faixa etária de 1 a 6 anos (filhos(as) das mulheres grávidas e as estratégias adotadas durante o isolamento para o estímulo ao desenvolvimento infantil;Realizar seguimento longitudinal das crianças nascidas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Denise Lima Nogueira - Integrante / Márcia Maria Tavares Machado - Coordenador / Luciano Lima Correia - Integrante / Marcia M Castro - Integrante. Financiador(es): Fundação Maria Cecília Souto Vidigal - Auxílio financeiro.
      Membro: Denise Lima Nogueira.
    8. 2018-2019. Assistência de Enfermagem às Infecções Primárias de Corrente Sanguínea: enfoque neonatal
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . Integrantes: Denise Lima Nogueira - Integrante / Keila Maria Carvalho Martins - Coordenador. Financiador(es): Santa Casa de Misericórdia de Sobral - Auxílio financeiro.
      Membro: Denise Lima Nogueira.
    9. 2017-2018. Redeterapia como tecnologia de cuidado em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (3) . Integrantes: Denise Lima Nogueira - Coordenador / Maria Gabriela Miranda Fontenele - Integrante / Renides Brasil de Lima - Integrante / Keila Maria Azevedo Pontes Marques - Integrante. Financiador(es): Santa Casa de Misericórdia de Sobral - Auxílio financeiro.
      Membro: Denise Lima Nogueira.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (7)
    1. Menção honrosa de 2º Lugar no Eixo Trabalho e Educação em Enfermagem da III Semana de Enfermagem, Faculdade Luciano Feijão.. 2022.
      Membro: Denise Lima Nogueira.
    2. Menção honrosa de 3º Lugar no Eixo Trabalho e Educação em Enfermagem da III Semana de Enfermagem, Faculdade Luciano Feijão.. 2022.
      Membro: Denise Lima Nogueira.
    3. Menção Honrosa de 1º lugar, no Eixo Gestão e Serviços e Políticas de Saúde, na III Semana de Enfermagem, Faculdade Luciano Feijão.. 2022.
      Membro: Denise Lima Nogueira.
    4. Vencedora do Prêmio Ciência pela Primeira Infância, Núcleo Ciência pela Infância.. 2022.
      Membro: Denise Lima Nogueira.
    5. Menção Honrosa de 2º Lugar ao Trabalho "Influência da pandemia por COVID-19 na cobertura vacinal de crianças de meses a menores de 6 anos de idade contra o vírus da influenza (H1N1) no município de S, Faculdade Luciano Feijão.. 2021.
      Membro: Denise Lima Nogueira.
    6. 1º Lugar na Categoria Ensino-aprendizagem nos hospitais de ensino, Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino - ABRAHUE.. 2019.
      Membro: Denise Lima Nogueira.
    7. 3º Classificado no Prêmio "Maria Resende de Andrade", Associação Brasileira de Enfermagem.. 2017.
      Membro: Denise Lima Nogueira.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (29)
    1. 35º Encontro Pedagógico da Faculdade Luciano Feijão. 2024. (Encontro).
    2. Seminário Gestão Lean.Uso da Metodologia Gestão Lean na prática do Enfermeiro Gestor. 2024. (Seminário).
    3. I Seminário Regional de Redução da Mortalidade Materna.RECURSOS DESPENDIDOS EM ASSISTÊNCIA MATERNA EM UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA EM SOBRAL, CEARÁ, BRASIL. 2023. (Seminário).
    4. 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2022. (Congresso).
    5. 18º Seminário Nacional de Diretrizes para Educação em Enfermagem. 2022. (Seminário).
    6. 2º Encontro Nacional de Empreendedorismo e Inovação em Saúde. 2021. (Encontro).
    7. Agosto Dourado.Práticas efetivas e inovadoras da enfermagem frente ao aleitamento materno. 2021. (Outra).
    8. Café com Ciência - Fazer ciência em tempos de globalização: a importância da iniciação científicaca.Fazer ciência em tempos de globalização: a importância da iniciação científicaca. 2021. (Outra).
    9. Fórum Nursing Now Brasil. 2021. (Outra).
    10. IX Congresso IberoAmericano de Investigação Qualitativa em Saúde. 2021. (Congresso).
    11. Seminário de Investigação Qualitativa com apoio do webQDA. 2021. (Seminário).
    12. Webinar Outubro Rosa.Outubro Rosa e a Prevenção de Câncer de Mama. 2021. (Outra).
    13. II Encontro de Docentes de Enfermagem do Ceará. 2020. (Encontro).
    14. 2º Congresso Cearense dos Hospitais e Entidades Filantrópicas. 2019. (Congresso).
    15. Congresso Internacional Saúde e Sociedade. 2019. (Congresso).
    16. Estratégias de Educação Permanente.Estratégias de Educação Permanente. 2019. (Outra).
    17. Palestra sobre Protocolo Manchester de Classificação de Risco. 2019. (Outra).
    18. V CONGRESSO da Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino - ABRAHUE. 2019. (Congresso).
    19. 7º Congresso Ibero Americano de Investigação Qualitativa. 2018. (Congresso).
    20. VII Semana de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú.Contribuição do enfermeiro na gestão das redes assistenciais em saúde com foco na equidade. 2018. (Outra).
    21. XVIII Jornada de Enfermagem/ III Jornada Multiprofissional/ I Fórum de Pesquisa da Santa Casa de Misericordia de Sobral.Contribuições da Pesquisa para Assistência. 2018. (Outra).
    22. III Mostra de Integração Ensino-Serviço de Sobral: Saúde, Violência e Territórios de Paz. 2017. (Outra).
    23. VII Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infancia. 2017. (Simpósio).
    24. XXII Jornada Regional de Hematologia e Hemoterapia.Moderador do tema Apresentando o Educa Sangue - uma nova ferramenta na Educação e Medicina Transfusional. 2017. (Outra).
    25. 23º Congresso Brasileiro de Perinatologia. 2016. (Congresso).
    26. I Jornada Multiprofissional de Educação em Saúde.Presidente da Conferência "A Santa Casa como Hospital de Ensino: perspectivas e desafios". 2016. (Outra).
    27. Painel Científico - Sistema Único de Saúde: avanços, desafio e perspectivas.Moderadora do Painel Científico Sistema Único de Saúde: avanços, desafio e perspectivas. 2016. (Outra).
    28. Palestra Direitos e Deveres Trabalhistas.Palestra Direitos e Deveres Trabalhistas. 2016. (Outra).
    29. XVI Jornada de Enfermagem e I Jornada Multidisciplinar da Santa Casa de Misericórdia de Sobral.Protocolos e Tecnologias do Cuidado em Saúde. 2016. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (33)
    1. NOGUEIRA, D.L.; TEIXEIRA, I. X. ; NETTO, J. J. M.. V Semana de Enfermagem da Faculdade Luciano Feijão. 2024. Outro
    2. NOGUEIRA, D.L.. IV SEMANA DE ENFERMAGEM. 2023. (Outro).. . 0.
    3. NOGUEIRA, D. L.. III Semana de Enfermagem da Faculdade Luciano Feijão. 2022. (Outro).. . 0.
    4. NOGUEIRA, D. L.. Oficina "(O que fazer?): Cuidado e empoderamento da mulher: assistência e oportunidades. 2022. (Outro).. . 0.
    5. NOGUEIRA, D. L.. Café com Ciência: Fazer ciência em tempos de globalização: busca em base de dados. 2022. (Outro).. . 0.
    6. NOGUEIRA, D. L.. Webinar em alusão ao Dia Mundial da Saúde: A importância do sono para a saúde e o bem-estar. 2021. (Outro).. . 0.
    7. NOGUEIRA, D. L.. Abordagem multidisciplinar à mulher vítima de violência. 2021. (Outro).. . 0.
    8. NOGUEIRA, D. L.. II Semana de Enfermagem da Faculdade Luciano Feijão. 2021. (Outro).. . 0.
    9. NOGUEIRA, D. L.; SALLES, D. L.. Webinar em alusão ao Novembro Azul. 2020. Outro
    10. NOGUEIRA, D. L.; SANTIAGO, L. M. M.. Webinar em alusão à Semana Brasileira de Enfermagem com o tema: Atuação da Enfermagem no SUS em um cenário (pós)pandemia por COVID-19. 2020. Outro
    11. NOGUEIRA, D. L.. I Semana de Integração do Curso de Enfermagem da Faculdade Luciano Feijão. 2019. (Outro).. . 0.
    12. NOGUEIRA, D. L.. XVIII Jornada de Enfermagem, III Jornada Multiprofissional e I Fórum de Pesquisa da Santa Casa de Misericórdia de Sobral.. 2018. (Outro).. . 0.
    13. SANTIAGO, L. M. M. ; NOGUEIRA, D.L.. Mesa redonda: cuidado interdisciplinar ao paciente acometido por pneumonia associado à ventilação. 2016. Outro
    14. PONTE, K. M. A. ; NOGUEIRA, D. L.. XVI Jornada da Enfermagem e I Jornada Multiprofissional da Santa Casa de Misericórdia de Sobral. 2016. Outro
    15. NOGUEIRA, D.L.. Palestra Racionalização de Custos Hospitalares. 2016. (Outro).. . 0.
    16. NOGUEIRA, D. L.; MARQUES, K. M. A. P. ; LINHARES, J. H.. I Jornada Multiprofissional de Educação em Saúde. 2016. Outro
    17. NOGUEIRA, D. L.; MARQUES, K. M. A. P.. I Jornada Multiprofissional de Segurança do Paciente. 2016. Outro
    18. NOGUEIRA, D. L.. Atualização em Processos de Lavanderia Hospitalar. 2015. (Outro).. . 0.
    19. NOGUEIRA, D. L.. Capacitação em Urgência e Emergência no Contexto da Hemodiálise. 2014. (Outro).. . 0.
    20. NOGUEIRA, D. L.. Limpeza Hospitalar. 2014. (Outro).. . 0.
    21. NOGUEIRA, D. L.. Iniciativa Hospital Amigo da Criança: Promovendo e Incentivando a amamentação. 2014. (Outro).. . 0.
    22. NOGUEIRA, D. L.. Treinamento de Sistema de Gestão Hospitalar: gerenciamento e estoque. 2014. (Outro).. . 0.
    23. NOGUEIRA, D. L.. Diluição de Saneantes Hospitalares. 2014. (Outro).. . 0.
    24. NOGUEIRA, D. L.. II Seminário de Tecnologias em Saúde. 2013. (Outro).. . 0.
    25. NOGUEIRA, D. L.. II Fórum da Gerência de Risco. 2013. (Outro).. . 0.
    26. NOGUEIRA, D. L.. III Semana do Doador de Órgãos. 2013. (Outro).. . 0.
    27. NOGUEIRA, D. L.. Seminário de Saúde Pública no Brasil sob a Ótica da Campanha da Fraternidade. 2012. (Outro).. . 0.
    28. NOGUEIRA, D. L.. Seminário de Tecnologias em Saúde. 2012. (Outro).. . 0.
    29. NOGUEIRA, D. L.. II Semana do Doador de Órgãos e Tecidos para Transplantes da Santa Casa de Misericórdia de Sobral. 2012. (Outro).. . 0.
    30. NOGUEIRA, D. L.. XIV Jornada de Enfermagem da Santa Casa de Misericórdia de Sobral. 2011. (Outro).. . 0.
    31. NOGUEIRA, D. L.. I Seminário de Terapia Intravenosa: aspectos práticos e regulamentadores com foco na segurança do paciente e do profissional. 2010. (Outro).. . 0.
    32. NOGUEIRA, D. L.. I Jornada Multidisciplinar em Infecções Relacionadas à Assistência. 2010. (Outro).. . 0.
    33. NOGUEIRA, D. L.. Treinamento Parada Cardiorrespiratória em Pediatria. 2009. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (7)
    • Denise Lima Nogueira ⇔ Maria do Socorro de Sousa (5.0)
      1. LIMA NOGUEIRA, DENISE ; DO SOCORRO DE SOUSA, MARIA ; SOCORRO DE ARAÚJO DIAS, MARIA ; DE PAULO TEIXEIRA PINTO, VICENTE ; CRISTINA LINDSAY, ANA ; MARIA TAVARES MACHADO, MÁRCIA. EDUCAÇÃO EM SAÚDE E NA SAÚDE: CONCEITOS, PRESSUPOSTOS E ABORDAGENS TEÓRICAS. SANARE (SOBRAL). v. 21, p. 101-109, 2022. Qualis: B3
      2. NOGUEIRA, D. L. ; SOUSA, M. S. ; PINTO, V. P. T. ; LOURINHO, L. A. ; LINDSAY, A. C. ; MACHADO, M. M. T.. AS POLÍTICAS DE ATENÇÃO À SAÚDE MATERNO-INFANTIL NO BRASIL: DO ESTADO NOVO AOS ANOS 20 DO SÉCULO XXI. Em: Francisco José Maia Pinto; Cybelle Façanha Barreto Medeiros Linard; Maria Eunice Nogueira Galeno Rodrigues. (Org.). Saúde para todos: uma abordagem integral para a saúde coletiva. 1ed.Iguatu-CE. : Quipá Editora. 2023.v. 01, p. 193-205.
      3. NOGUEIRA, D. L.; SOUSA, M. S. ; PINTO, V. P. T. ; DIAS, M. S. A. ; LEITE, A. J. M. ; LINDSAY, A. C. ; MACHADO, M. M. T.. PRÁTICAS DE GESTÃO PARA A SAÚDE MATERNO-INFANTIL EM SOBRAL/CE. Em: 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2022, Salvador (BA). Anais do 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2022.
      4. NOGUEIRA, D. L. ; SOUSA, M. S. ; AQUINO, M. M. T. M.. REDE CEGONHA: CONTRIBUIÇÕES E AVANÇOS EVIDENCIADOS A PARTIR DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE 2011 A 2017. Em: II Congresso Internacional Saúde e Sociedade, 2019, Sobral-CE. II Congresso Internacional Saúde e Sociedade, 2019.
      5. NOGUEIRA, D. L. ; BOSI, M. L. M. ; SOUSA, M. S. ; MACHADO, M. M. T.. DA POSICIONALIDADE À REFLEXIVIDADE NA PESQUISA QUALITATIVA. 2021. Apresentação de Trabalho/Congresso

    • Denise Lima Nogueira ⇔ Jordan Prazeres Freitas da Silva (5.0)
      1. MELO, E. P. ; NOGUEIRA, D. L. ; ALBUQUERQUE, L. S. ; AQUINO, C. M. ; SILVA, JORDAN PRAZERES FREITAS DA ; ARAUJO, D. A. B. S. ; PINHEIRO, M. S. N. ; CORREIA, L. L. ; CASTRO, M. C. ; MACHADO, MÁRCIA MARIA TAVARES. Cuidados parentais e percepções maternas sobre o desenvolvimento dos filhos nascidos durante a pandemia de COVID-19. REVISTA PESQUISA QUALITATIVA. v. 11, p. 399-419, 2023. Qualis: A1
      2. MACHADO, MÁRCIA MARIA TAVARES ; NOGUEIRA, D. L. ; PINHEIRO, M. S. N. ; AQUINO, C. M. ; MELO, E. P. ; SILVA, J. P. F. ; ARAUJO, D. A. B. S. ; ALBUQUERQUE, L. S. ; GOMES, Y. V. C. ; CASTRO, M. C.. DESAFIOS DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE MATERNA DURANTE A PANDEMIA COVID-19 EM SERVIÇOS PÚBLICOS. Em: 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2023, Salvador, BA. Anais do 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Campinas: Galoá, v. 13, 2022.
      3. MELO, E. P. ; NOGUEIRA, D. L. ; ALBUQUERQUE, L. S. ; AQUINO, C. M. ; SILVA, J. P. F. ; ARAUJO, D. A. B. S. ; PINHEIRO, M. S. N. ; GOMES, Y. V. C. ; MACHADO, MÁRCIA MARIA TAVARES ; CASTRO, M. C.. PERCEPÇÃO MATERNA DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA DE CRIANÇAS NASCIDAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19, EM FORTALEZA-CEARÁ. Em: 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2022, Salvador. Anais do 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Campinas: Galoá, v. 13, 2022.
      4. MACHADO, MÁRCIA MARIA TAVARES ; NOGUEIRA, D. L. ; PINHEIRO, M. S. N. ; AQUINO, C. M. ; MELO, E. P. ; ARAUJO, D. A. B. S. ; ALBUQUERQUE, L. S. ; GOMES, Y. V. C. ; PRAZERES FREITAS DA SILVA, JORDAN. DESAFIOS DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE MATERNA DURANTE A PANDEMIA COVID-19 EM SERVIÇOS PÚBLICOS. 2022. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
      5. MELO, E. P. ; NOGUEIRA, D. L. ; ALBUQUERQUE, L. S. ; AQUINO, C. M. ; PRAZERES FREITAS DA SILVA, JORDAN ; ARAUJO, D. A. B. S. ; PINHEIRO, M. S. N. ; GOMES, Y. V. C. ; CASTRO, M. C. ; MACHADO, MÁRCIA MARIA TAVARES. PERCEPÇÃO MATERNA DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA DE CRIANÇAS NASCIDAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19, EM FORTALEZA-CEARÁ. 2022. Apresentação de Trabalho/Congresso

    • Denise Lima Nogueira ⇔ Eleonora Pereira Melo (4.0)
      1. MELO, E. P. ; NOGUEIRA, D. L. ; ALBUQUERQUE, L. S. ; AQUINO, C. M. ; SILVA, JORDAN PRAZERES FREITAS DA ; ARAUJO, D. A. B. S. ; PINHEIRO, M. S. N. ; CORREIA, L. L. ; CASTRO, M. C. ; MACHADO, MÁRCIA MARIA TAVARES. Cuidados parentais e percepções maternas sobre o desenvolvimento dos filhos nascidos durante a pandemia de COVID-19. REVISTA PESQUISA QUALITATIVA. v. 11, p. 399-419, 2023. Qualis: A1
      2. MACHADO, M. M. T. ; FARIAS-ANTUNEZ, S. ; ARAUJO, D. A. B. S. ; PINHEIRO, L. L. ; PINHEIRO, M. S. N. ; MELO, E. P. ; AQUINO, C. M. ; NOGUEIRA, D. L. ; GOMES, Y. V. C. ; CASTRO, M. C.. Correlação entre cobertura vacinal para COVID-19 e escolaridade em mães da capital cearense: uma análise da coorte Iracema COVID-19. Em: 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2023, Salvador, BA. Anais do 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Campinas: Galoá, 2022.
      3. MACHADO, MÁRCIA MARIA TAVARES ; NOGUEIRA, D. L. ; PINHEIRO, M. S. N. ; AQUINO, C. M. ; MELO, E. P. ; SILVA, J. P. F. ; ARAUJO, D. A. B. S. ; ALBUQUERQUE, L. S. ; GOMES, Y. V. C. ; CASTRO, M. C.. DESAFIOS DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE MATERNA DURANTE A PANDEMIA COVID-19 EM SERVIÇOS PÚBLICOS. Em: 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2023, Salvador, BA. Anais do 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Campinas: Galoá, v. 13, 2022.
      4. MELO, E. P. ; NOGUEIRA, D. L. ; ALBUQUERQUE, L. S. ; AQUINO, C. M. ; PRAZERES FREITAS DA SILVA, JORDAN ; ARAUJO, D. A. B. S. ; PINHEIRO, M. S. N. ; GOMES, Y. V. C. ; CASTRO, M. C. ; MACHADO, MÁRCIA MARIA TAVARES. PERCEPÇÃO MATERNA DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA DE CRIANÇAS NASCIDAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19, EM FORTALEZA-CEARÁ. 2022. Apresentação de Trabalho/Congresso

    • Denise Lima Nogueira ⇔ Geziel dos Santos de Sousa (1.0)
      1. Correia, Luciano Lima ; Machado, Márcia Maria Tavares ; ARAÚJO, DAVID AUGUSTO BATISTA SÁ ; GOMES, YURI VALENTIM CARNEIRO ; PINHEIRO, MARIA SUELLY NOGUEIRA ; Rocha, Hermano Alexandre Lima ; NOGUEIRA, DENISE LIMA ; SOUSA, GEZIEL DOS SANTOS DE ; FARIAS-ANTUÑEZ, SIMONE ; CASTRO, MÁRCIA CALDAS. Primary Health Care during the COVID-19 pandemic in Fortaleza, Brazil: associated factors and pattern of use by mothers and children up to 18 months of age. REVISTA BRASILEIRA DE EPIDEMIOLOGIA. v. 25, p. 1-9, 2022. Qualis: A3

    • Denise Lima Nogueira ⇔ Lidia Andrade Lourinho (1.0)
      1. NOGUEIRA, D. L. ; SOUSA, M. S. ; PINTO, V. P. T. ; LOURINHO, L. A. ; LINDSAY, A. C. ; MACHADO, M. M. T.. AS POLÍTICAS DE ATENÇÃO À SAÚDE MATERNO-INFANTIL NO BRASIL: DO ESTADO NOVO AOS ANOS 20 DO SÉCULO XXI. Em: Francisco José Maia Pinto; Cybelle Façanha Barreto Medeiros Linard; Maria Eunice Nogueira Galeno Rodrigues. (Org.). Saúde para todos: uma abordagem integral para a saúde coletiva. 1ed.Iguatu-CE. : Quipá Editora. 2023.v. 01, p. 193-205.

    • Denise Lima Nogueira ⇔ Hermano Alexandre Lima Rocha (1.0)
      1. Correia, Luciano Lima ; Machado, Márcia Maria Tavares ; ARAÚJO, DAVID AUGUSTO BATISTA SÁ ; GOMES, YURI VALENTIM CARNEIRO ; PINHEIRO, MARIA SUELLY NOGUEIRA ; Rocha, Hermano Alexandre Lima ; NOGUEIRA, DENISE LIMA ; SOUSA, GEZIEL DOS SANTOS DE ; FARIAS-ANTUÑEZ, SIMONE ; CASTRO, MÁRCIA CALDAS. Primary Health Care during the COVID-19 pandemic in Fortaleza, Brazil: associated factors and pattern of use by mothers and children up to 18 months of age. REVISTA BRASILEIRA DE EPIDEMIOLOGIA. v. 25, p. 1-9, 2022. Qualis: A3

    • Denise Lima Nogueira ⇔ Tayná Albuquerque Tabosa (1.0)
      1. MACHADO, MÁRCIA M. T. ; NOGUEIRA, D.L. ; TABOSA, T. A.. Acolhimento de mulheres com deficiência física. Em: Marcus Renato de Carvalho; Maria Teresa Cera Sanches. (Org.). Amamentação - Bases Cientificas. 5ed.Rio de Janeiro. : Guanabara Koogan. 2024.v. 5, p. 22-26.




Data de processamento: 22/04/2025 11:14:16