Boletim de Saúde de Fortaleza: Hanseníase (2001–2024)

A Universidade Federal do Ceará, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza e a Fundação NHR Brasil, publicam o Boletim de Saúde de Fortaleza: Hanseníase (2001-2024) que apresenta um panorama abrangente da doença no município ao longo de mais de duas décadas. O Boletim destaca indicadores epidemiológicos e operacionais da hanseníase, traz questões relacionadas à integralidade do cuidado e estratégias significativas para o controle da doença, visando qualificar os processos de planejamento de novas estratégias e ações de vigilância e controle.

O documento é um resultado direto do projeto “Fortalecimento da temática da hanseníase nas universidades — ampliar e fortalecer o diagnóstico e tratamento da hanseníase”, coordenado pelo Professor Alberto Novaes, e executado pela Universidade Federal do Ceará com o apoio do Ministério da Saúde por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA/MS). Além do Boletim o projeto integra atividades de ensino, pesquisa e extensão, promovendo ações estratégicas junto aos serviços de saúde, especialmente na Atenção Primária.

A publicação reforça o papel da Atenção Primária à Saúde (APS) no diagnóstico precoce, tratamento oportuno e vigilância de contatos, sendo um instrumento fundamental para o planejamento de políticas públicas e fortalecimento do SUS.

O documento na integra está disponível através do Link: https://tinyurl.com/BoletimHansFortaleza ou https://shre.ink/BoletimSaudeHansFortaleza2025