SDP8025 – Andragogia e Didática

EMENTA

Andragogia: fundamentação teórica e sua aplicação na saúde. Teorias de aprendizagem. Autonomia e Educação em Saúde. Métodos e estratégias da aprendizagem de adultos. Metodologias ativas de aprendizagem. Práticas Docentes e o Sujeito Discente na Educação em Saúde.

Básica

BARROS, Rosanna. Genealogia dos conceitos em educação de adultos: da educação permanente à aprendizagem ao longo da vida – um estudo sobre os fundamentos político-pedagógicos da prática educacional. Lisboa: Chiado, 2011.

CANÁRIO, Rui. Educação de adultos: um campo e uma problemática. Lisboa: Educa-Formação/Anefa, 2000.

FREIRE, Paulo. La naturaleza política de la educación: cultura, poder y liberación. Barcelona: Paidós, 1990.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

GADOTTI, Moacir; FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Pedagogia: diálogo e conflito. São Paulo: Cortez, 1995.

MASETTO, Marcos T. TRILHAS ABERTAS NA UNIVERSIDADE: Inovação curricular, práticas pedagógicas e formação de professores. Summus editorial, 2018.

OLIVEIRA, L. M. P.; LEITE, M. T. M. Concepções Pedagógicas. Módulo Pedagógico. Especialização em Saúde da Família – Modalidade a Distância. UNA-SUS UNIFESP, 2011.

SANTOS, Adelcio Machado. Didática da Educação Superior: Contributo para Eficácia Andragógica. MAS: 2009.

COMPLEMENTAR

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. Processos de ensinagem na universidade – Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville, SC. Univille, 2009.

BARROS, Rosanna. Vida e obra de Paulo Freire: a dialética de um olhar fundador para uma educação problematizadora que liberta, transforma e emancipa. In: BARROS, Rosanna; CHOTI, Deise (Org.). Abrindo caminhos para uma educação transformadora: ensaios em educação social, filosofia aplicada e novas tecnologias. Lisboa: Chiado, 2014. p. 37-94.

BERTHO, Paula Renata. HORIZONTES DA APRENDIZAGEM ATIVA E SUAS VEREDAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Plures Humanidades, v. 19, n. 1, 2018.

DeAQUINO, Carlos Tasso Eira de. Como Aprender: andragogia e as habilidades de aprendizagem. São Paulo: Pearson, 1ª Ed., 2007.

MAGALHAES JUNIOR, Antônio Germano; CAVAIGNAC, Mônica Duarte. Formação de professores: limites e desafios na educação superior. Cad. Pesqui., São Paulo , v. 48, n. 169, p. 902-920, Sept. 2018.

SANTOS, Wendel Souza. Andragogia e a educação de idosos, jovens e adultos. Alumni, Belford Roxo, v. 4, n. 1, p. 38-41, 2016.

TEIXEIRA, Alcylanna Nunes et al. Reflexões sobre as Práticas Docentes e o Sujeito Discente no Ensino Superior: Contribuições da Andragogia. Id on Line REVISTA MULTIDISCIPLINAR E DE PSICOLOGIA, v. 13, n. 43, p. 340-352, 2019.