SDP8015 – Tópicos Avançados em Epidemiologia e Vigilância de Doenças Infecciosas

EMENTA

Desenvolvimento e contextualização da teoria e prática da epidemiologia e das ações de vigilância das doenças infecciosas. Dinâmica de transmissão e História natural das doenças infecciosas. Distribuição dos agravos de saúde na população. Ações e métodos de controle das emergências em Saúde Pública. Interpretação de resultados de estudos epidemiológicos para a investigações de surtos de doenças infecciosas na população.

BIBLIOGRAFIA

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância à Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Diretrizes Nacionais da Vigilância em Saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. – Brasília : Ministério da Saúde, 2010. 108 p.: (Série Pactos pela Saúde 2006; v. 13)

Nkuchia M. M’ikanatha (Editor), Ruth Lynfield (Editor), Chris A. Van Beneden (Editor), Henriette de Valk (Editor). Infectious Disease Surveillance. Oxford. Blackwell Publishing. 2007.

Waldman, EA. Vigilância em Saúde Pública, volume 7 / Eliseu Alves Waldman; colaboração de Tereza Etsuko da Costa Rosa. São Paulo : Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, 1998. (Série Saúde & Cidadania);

Módulos de Princípios de Epidemiologia para o Controle de Enfermidades. Módulo 5: investigação epidemiológica de campo: aplicação ao estudo de surtos / Organização Pan-Americana da Saúde. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde; Ministério da Saúde, 2010.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços. Guia de Vigilância em Saúde: volume único [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços. – 3ª. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2019. 740 p.: il.