SDP8015 – Tópicos Avançados em Epidemiologia e Vigilância de Doenças Infecciosas

EMENTA

Desenvolvimento e contextualização da teoria e prática da epidemiologia e das ações de vigilância das doenças infecciosas. Dinâmica de transmissão e História natural das doenças infecciosas. Distribuição dos agravos de saúde na população. Ações e métodos de controle das emergências em Saúde Pública. Interpretação de resultados de estudos epidemiológicos para a investigações de surtos de doenças infecciosas na população.

BIBLIOGRAFIA

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços. Guia de Vigilância em Saúde: volume único [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços. – 3ª. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2019. 740 p.: il.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância à Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Diretrizes Nacionais da Vigilância em Saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2010. 108 p.: (Série Pactos pela Saúde 2006; v. 13).

Módulos de Princípios de Epidemiologia para o Controle de Enfermidades. Módulo 5: investigação epidemiológica de campo: aplicação ao estudo de surtos / Organização Pan-Americana da Saúde. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde; Ministério da Saúde, 2010.

Nkuchia M. M’ikanatha (Editor), Ruth Lynfield (Editor), Chris A. Van Beneden (Editor), Henriette de Valk (Editor). Infectious Disease Surveillance. Oxford. Blackwell Publishing. 2007.

Waldman, EA. Vigilância em Saúde Pública, volume 7 / Eliseu Alves Waldman; colaboração de Tereza Etsuko da Costa Rosa. São Paulo : Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, 1998. (Série Saúde & Cidadania);