SDP8002 – Oficina de Produção de Artigo Científico 1 (Referencial Qualitativo)

EMENTA

Esta disciplina é uma oficina que objetiva orientar o aluno a como escrever artigos qualitativos e submetê-los para publicação em uma revista indexada. O aluno deve escrever um artigo nos idiomas Português, Inglês, Espanhol ou Francês, que esteja desenvolvendo ou em fase de criação, com dados que o próprio aluno tenha coletado a partir de fontes primárias ou secundárias.

BIBLIOGRAFIA

BURNARD, P. Writing a qualitative research report. Accid and Emerg Nurs; v.12. n. 3: pp 176-81. DOI: 10.1016/j.aaen.2003.11.006. PMID: 15234716. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/15234716/ . Acesso em: 7 jun. 2021.

DAY, A. R. How to write and publish a scientific paper. 5. ed. p 291. Phoenix, AZ: Oryx Press. 1998.

DOCHERTY, M.; SMITH, R. The case for structuring the discussion of scientific papers. Much the same as that for structuring abstracts. BMJ; v. 318, p. 1224. 1999. DOI 10.1136/bmj.318.7193.1224. Disponível em: https://www.bmj.com/content/318/7193/1224 . Acesso em: 7 jun. 2021.

GONDIM, S. M. G.; BENDASSOLLI, P. F. Uma crítica da utilização da análise de conteúdo qualitativa em psicologia. Psicologia em Estudo, v. 19, n. 2, 2014. DOI 10.1590/1413- 737220530002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/M6cwvMCxw8xnKcbMVhmTBmp/abstract/?lang=pt . Acesso em: 7 jun. 2021.

GUNTHER, H. Pesquisa Qualitativa Versus Pesquisa Quantitativa: Esta É a Questão? Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 22, n. 2, p. 201-2010, Mai-Ago 2006. DOI 10.1590/S0102-37722006000200010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/HMpC4d5cbXsdt6RqbrmZk3J/?lang=pt . Acesso em: 7 jun. 2021.

International Committee of Medical Journal Editors. Requisitos uniformes para manuscritos apresentados a periódicos biomédicos. Rev Saúde Pública, v. 33, n. 1, p. 6-150, fev. 1999. DOI 10.1590/S0034-89101999000100003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsp/a/SfSW8HYYkG7sLVdV5q88wVd/?lang=pt . Acesso em: 7 jun. 2021.

KENDALL, C. The Role of Formal Qualitative Research in Negotiating Community Acceptance: The case of Dengue Control in El Progreso, Honduras. Human Organization, v. 57, n. 2, p. 217-222, 1998. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/44126910?seq=1#metadata_info_tab_contents . Acesso em: 7 jun. 2021.

MOHER, D. et al. Preferred reporting items for systematic review and meta-analysis protocols (PRISMA-P) 2015 statement. Systematic Reviews, v. 4, n. 1, 2015. DOI 10.1186/2046-4053-4-1. Disponível em: https://systematicreviewsjournal.biomedcentral.com/articles/10.1186/2046-4053-4-1#citeas . Acesso em: 7 jun. 2021.

NEVES, J. L. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Cad Pesq Administração, São Paulo, v. 1, n. 3, p. 1-5, 1996. Disponível em: http://www.hugoribeiro.com.br/biblioteca-digital/NEVES-Pesquisa_Qualitativa.pdf . Acesso em: 7 jun. 2021.

STENIUS, K. et al. How to Write Publishable Qualitative Research. In: BABOR, T. F. et al. (ed.). Publishing Addiction Science: A Guide for the Perplexed, 3. ed. London: Ubiquity Press: 2017. p. 155-172.

TERENCE, A. C.; ESCRIVÃO FILHO, E. Abordagem quantitativa, qualitativa e a utilização da pesquisa-ação nos estudos organizacionais. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 26, 2006, Fortaleza. Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Rio de Janeiro, RJ, ABEPRO. 2006. Disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2006_tr540368_8017.pdf . Acesso em: 7 jun. 2021.

TONG, A.; SAINSBURY, P.; CRAIG, J. Consolidated criteria for reporting qualitative research (COREQ): a 32-item checklist for interviews focus groups. Int. J. Qual. Health core, v. 19, n. 6, p. 349-357, 2007. DOI 10.1093/intqhc/mzm042. Disponível em: https://academic.oup.com/intqhc/article/19/6/349/1791966 . Acesso em: 7 jun. 2021.

Fontes em Meios Eletrônicos

Enhancing the QUAlity and Transparency Of health Research. Disponível em: https://www.equator-network.org/

PRISMA. Transparent Reporting of Systematic Reviews and META-ANALYSES. Disponível em: http://www.prisma-statement.org/PRISMAStatement/

PROSPERO. International prospective register of systematic reviews. Disponível em: https://www.crd.york.ac.uk/prospero/ University of Southampton.

Measuring Research Impact. Disponível em: https://library.soton.ac.uk/bibliometrics