SDP7655 – Fundamentos da Epistemologia e da Saúde Pública

EMENTA

O cotejo entre Ciência(s) e Medicina como Saúde Pública, por meio de uma perspectiva histórica. A Crítica da Ciência como conhecimento, valor e prática social, com ênfase na constituição da racionalidade tecno-científica contemporânea e seus fundamentos epistemológicos. O questionamento da Saúde Pública/Saúde Coletiva em sua historicidade e socialidade, abordando o espaço público como locus de conhecimento científico e intervenção técnica. A Construção da Saúde Coletiva como um desafio ao trabalho atual.

BIBLIOGRAFIA

Para Compreender a Ciência: Uma Perspectiva Histórica – Maria Amália Pie Abib Andery et al, 10 ed. – Rio de Janeiro: Espaço e Tempo; São Paulo: EDUC, 2001.

Os Filósofos: clássicos da Filosofia: vol I, II e III. Rossano Pecoraro (org). – Petrópolis, RJ: Vozes; Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2009.

Convite à Filosofia – Marilena Chauí, 13ª ed. Editora Ática, 2006.

Introdução à História da Filosofia: dos pré-socráticos a Aristóteles, vol. I – Marilena Chauí, 2ª ed.- São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

Introdução à História da Filosofia: as escolas helenística, vol. II – Marilena Chauí – São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

Iniciação à História da Filosofia: dos pré-socráticos a Wittgeinstein – Danilo Marcondes,12ª ed. – Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

Coleção os Pensadores, vários volumes, ed. Nova Cultural, São Paulo, 2000.

AYRES, J.R.C.M. Epidemiologia e Emancipação. São Paulo-Rio de Janeiro, Hucitec-Abrasco, 1995.

BREILH, J. Epidemiologia: economia, política e saúde. São Paulo, Hucitec-Unesp, 1991.

CANESQUI, A. M.(Org.) Dilemas e Desafios das Ciências Sociais na Saúde Coletiva. São Paulo-Rio de Janeiro, Hucitec-Abrasco, 1995.

CANGUILHEM, G. O Normal e o Patológico. Rio de Janeiro, Forense-Universitária, 1982.

FOUCAULT, M. O nascimento da Clínica.Rio de Janeiro, Forense-Universitária, 1980.

FOUREZ, G. A construção das Ciências: introdução à filosofia e à Ética das Ciências. São Paulo, Unesp, 1995.

GRANGER, G. G. A Ciência e as Ciências. São Paulo, Unesp, 1994.

LUZ, M.T. Natural,racional social:razão médica e racionalidade científica moderna. Rio de Janeiro, 1988.

MENDES-GONÇALVES, R.B. Tecnologia e organização social das práticas de saúde: características do processo de trabalho na rede estadual de centros de saúde de São Paulo. São Paulo, Hucitec-Abrasco, 1994.

OLIVEIRA, M.A. Ética e racionalidade moderna. São Paulo, Loyola, 1993.

ROSEN, G. Uma História da Saúde Pública. São Paulo, Hucitec-Abrasco-Unesp, 1994.

SCHRAIBER, L.B. O Médico e seu Trabalho: limites da liberdade. São Paulo, Hucitec, 1993.