SDP7522 – Ações Educativas em Saúde

EMENTA

Relação Educação-Saúde-Sociedade. Processos de aquisição e transmissão do conhecimento: teorias e métodos. Aspectos Culturais da Educação em Saúde. Conscientização e Educação. Educação Popular em Saúde. Programas de controle das doenças e a educação em saúde. Aspectos relativos à metodologia científica; Definição do objeto/problema a ser pesquisado; Fundamentação do objeto/problema a ser trabalhado; Revisão da literatura; Formulação da pergunta de pesquisa; Elaboração dos objetivos geral/central e específicos; Introdução a procedimentos metodológicos; Definição e construção preliminar dos procedimentos metodológicos.

BIBLIOGRAFIA

Ayres, J.R.C.M.; Calazans, G. J.; Saletti Filho, H. C.; França-Júnior, I.. Risco, vulnerabilidade e práticas de prevenção e promoção da saúde. In: Tratado de Saúde Coletiva – Parte III: Epidemiologia e Saúde Coletiva (CAMPOS, G.W.S.; MINAYO, M.C.S.; AKERMAN, M.; DRUMOND JR., M.; CARVALHO, Y.M., org.), 99. 375-418. São Paulo: HUCITEC, 2006; Rio de Janeiro: Fiocruz.

BARRETO, Ivana Cristina de Holanda Cunha; RIBEIRO, KELEN GOMES ; MOREIRA, ANA ESTER MARIA MELO; GOYA, NEUSA; DIAS, MARIA SOCORRO DE ARAÚJO ; ANDRADE, L. O. M. Integração de instituições de ensino superior com sistemas municipais de saúde à luz de uma tipologia da colaboração interprofissional. Interface (Botucatu. Online), v. 22, p. 1365-1376, 2018.

BEAUD, Michel. Arte da tese: como preparar e redigir uma tese de mestrado, uma monografia ou qualquer outro trabalho universitário. 3ª edição. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000. 176 p.

BRÜGGEMANN, Odaléa Maria; PARPINELLI, Mary Ângela. Utilizando as abordagens quantitativa e qualitativa na produção do conhecimento. Rev. esc. enferm. USP, Set 2008, vol.42, no.3, p.563-568.

Campos, GWS; Minayo, MCS; Akerman, M; Drumond Jr, M; Carvalho, YM. Tratado de Saúde Coletiva. São Paulo: Hucitec; Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz; 2006.

GOTTLIEB, Liana. Resenha do livro: Arte da tese: como preparar e redigir uma tese de mestrado, uma monografia ou qualquer outro trabalho universitário. 3ª edição. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000. 176 p. Revista Intercom Vol. 24, No 2 (2001).

GÜNTHER, Hartmut. Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: esta é a questão?. Psic.: Teor. e Pesq., Ago 2006, vol.22, no.2, p.201-209.

Laurell, A. C. A saúde-doença como processo social. In: NUNES, E. D. (org.). Medicina social: aspectos históricos e teóricos. São Paulo, Global. p. 133-58, 1983.

MARANHÃO, ROBERTO RIBEIRO ; BARRETO, Ivana Cristina de Holanda Cunha ; ANDRADE, L. O. M. ; VIEIRA-MEYER, ANYA PIMENTEL GOMES FERNANDES; LIMA JÚNIOR, ANTÔNIO LEONEL DE . Como se relacionam o escopo de práticas profissionais, a formação e a titulação de médicos de Família e Comunidade?. Interface (Botucatu. Online), v. 24, p. 1-16, 2020.

Minayo, MCS (Org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. Petrópolis, Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2003.

Nunes, ED. Sobre a história da saúde pública: idéias e autores. Ciência & Saúde Coletiva, 5(2):251-264, 2000.

Sabroza, P.C. Concepções sobre Saúde e Doença. Texto: Contexto – Tema 1. In: Samaja, J., 1998. Epistemologia e Epidemiologia. In: Teoria Epidemiológica Hoje: Fundamentos, Interfaces e Tendências – Série Epidemiológica 2 (BARRETO, M.L.; FILHO, N.A.; VERAS, R.P.; BARATA, R.B., org.), pp. 23-36. Rio de Janeiro: Abrasco.

TORRES, RAFAEL BRUNO SILVA ; BARRETO, Ivana Cristina de Holanda Cunha ; FREITAS, ROBERTO WAGNER JÚNIOR FREIRE DE ; EVANGELISTA, ALINE LUIZA DE PAULO. Estado da arte das residências integradas, multiprofissionais e em área profissional da Saúde. INTERFACE (BOTUCATU. IMPRESSO), v. 23, p. 1-16, 2019.

VARKEVISSER, Corlien M; PATHMANATHAN, I; BROWNLEE, A. Designing and Conducting Health Systems Research Projects. Data Analysis and Report Writing. Vol. 2, Part 1. Brazzaville, Congo International Development Research Centre, 2003. http://www.idrc.ca/en/ev-33013-201-1-DO_TOPIC.html.

Yin, Robert. Pesquisa qualitativa do início ao fim/ Robert Yin; tradução: Daniel Bueno: revisão técnica: Dirceu da Silva.- Porto Alegre: Penso, 2016. Xxii, 313 p.: il.; 25 cm. ISBN 978-85-8429-082-6.