SDP7044 – Metodologia da Investigação Epidemiológica

EMENTA

No Módulo são estudados os fundamentos do método epidemiológico analítico, aplicados ao campo da Saúde Coletiva: conceitos de população e amostra, causalidade, modelos e delineamento de estudos em epidemiologia, análise estatística e viéses em pesquisas. Discutem-se questões teóricas e práticas associadas aos delineamentos metodológicos dos estudos, incluindo questões éticas na pesquisa. Apresenta-se a aplicabilidade dos principais tratamentos de análise estatística de natureza descritiva e inferencial, de caráter univariado e bivariado. Estimula-se nos alunos a leitura crítica de artigos científicos das áreas da Saúde Coletiva, além da elaboração de projetos de pesquisa, através dos quais os alunos demonstram suas habilidades em delineamento de estudos, análise estatística e apresentação técnico-científica dos resultados.

BIBLIOGRAFIA

Almeida Filho, N. Barreto, M. Epidemiologia e Saúde: Fundamentos, Métodos e Aplicações. Ed. Guanabara Koogan.

Bonita R, Beaglehole R, Kjellström T. Epidemiologia Básica. World Health Organization – Genebra – 2ª. Edição, 2007.

Fletcher, Robert H. e cols. Epidemiologia Clínica. Editora Artmed.

Gordis, L. Epidemiologia. 5ª Edição, 2013, Ed. Thieme Revinter.

Jekel JF, Katz DL, Elmore JG, Wild D. Epidemiologia, Biostatística e Medicina Preventiva 3ª. edição – 2007; Editora Artmed.

Medronho RA. Epidemiologia. Editora Atheneu, São Paulo, 2009. 2ª edição.

Rothman KJ, Greenland S, Lash TL. Modern Epidemiology – Philadelphia, USA – 3rd Edition, 2008 – Lippincott, Williams, & Wilkins.