Orientações sobre a Defesa da Dissertação

  • O discente deve efetuar a matrícula na atividade Dissertação no semestre corrente.
  • O discente deve preencher o Ofício para Agendamento de Qualificação ou Dissertação e encaminhá-lo para o e-mail: ppgsp@ufc.br .
  • O docente orientador é responsável por indicar a banca examinadora, a qual deve estar de acordo com o Regimento Interno do PPG em Saúde Pública:

Art. 60º. A banca de defesa deverá ser constituída por docentes com formação qualificada, incluindo o orientador e um suplente, sendo seus membros indicados pelo Orientador e designados pela Coordenação do Programa ou Curso.

§1º. Para os MSP, a banca de defesa será composta no mínimo por três (3) membros:

I. Pelo orientador do discente;

II. Pelo menos um docente vinculado ao PPGSP;

III. Pelo menos um docente, pesquisador ou profissional externo ao PPGSP que satisfaça as exigências quanto às respectivas titulações e qualificações;

IV. Por um suplente que deverá ter domínio do tema ou da metodologia do projeto de dissertação. 

§2º. Caso haja coorientação do trabalho do aluno, o respectivo docente poderá compor a banca como um quarto (4º) membro.

  • O discente precisa enviar o comprovante de submissão de artigo científico OU de publicação de livro. Conforme prevê o Art. 41º do Regimento Interno:

VIII. Para estar habilitado para a defesa, obrigatoriedade de ter pelo menos um (1) artigo científico submetido (carta de comprovação de submissão para avaliação) para publicação em revista reconhecida pelo Qualis da área da Saúde Coletiva (vigente no período referido) classificada no estrato B2 ou superior OU ter capítulo de livro aprovado ou publicado classificado no estrado L1 ou superior, relativo ao objeto de pesquisa.

  • A secretaria cadastra a banca no sistema acadêmico da UFC (SIGAA) e reserva a sala de aula ou a sala virtual de webconferência.
  • Após a defesa, o docente orientador deve encaminhar a ata com as assinaturas dos membros da banca examinadora para o e-mail: ppgsp@ufc.br .
  • A secretaria consolida a atividade Dissertação com o conceito: Aprovado ou Não aprovado.