Mestrado

O Mestrado em Saúde Pública da UFC busca formar pessoas comprometidas e qualificadas em nível de Mestrado para o desenvolvimento de pesquisas científicas e docência acadêmica, e para atuação com liderança e protagonismo na consolidação de políticas públicas de saúde.

O curso admite discentes oriundos de diferentes cursos da área da saúde e afins. Atualmente, registram-se participantes de doze (12) cursos de graduação: enfermagem, nutrição, medicina, psicologia, odontologia, medicina veterinária, fonoaudiologia, fisioterapia, farmácia, ciências biológicas, direito e jornalismo. Desde sua criação em 1994, quase 386 pessoas de diferentes campos disciplinares foram tituladas como Mestres em Saúde Pública pela UFC.

A matriz curricular é interdisciplinar e flexível. Ao lado de requisitos fundamentais exigidos no próprio campo científico da Saúde Coletiva, os discentes possuem a liberdade de estabelecer escolhas complementares próprias ao projeto de pesquisa desenvolvido, em diálogo com as suas áreas e linhas de pesquisa.

Os discentes podem desenvolver seus projetos de dissertações em duas áreas de concentração, com duas linhas de pesquisa cada:

ÁREA 1 – EPIDEMIOLOGIA

Linha- Epidemiologia, prevenção e controle de doenças infecciosas e parasitárias 

Linha – Epidemiologia, prevenção e controle de doenças e agravos não infecciosos

 

ÁREA 2 – POLÍTICAS, AMBIENTE E SOCIEDADE

Linha – Produção-ambiente e saúde

Linha – Políticas, gestão, avaliação e educação em saúde

A dinâmica de funcionamento do PPGSP/UFC para o (a) discente no Mestrado envolve um processo de formação de até vinte e quatro (24) meses. A integralização dos estudos em disciplinas, módulos e/ou atividades acadêmicas, expressas em unidades de créditos, é de no mínimo trinta (30) créditos. 

Os cinco módulos obrigatórios, de dois créditos cada, buscam garantir uma reflexão teórica sobre os diferentes núcleos disciplinares para que discentes do Mestrado adquiram e ampliem conhecimentos sobre o campo da Saúde Coletiva. Os módulos optativos buscam garantir opções diversas para que cada discente consiga estabelecer, juntamente com seu (sua) orientador (a), uma trajetória particular ao objeto de pesquisa, embasada no núcleo de conhecimentos e práticas que pretende aprofundar. Além dos módulos, o curso de Mestrado exige o cumprimento de algumas atividades: Estudo Orientado Tutorial I e II, Estágio de Docência I, Proficiência e Qualificação.