Apresentação

O Programa de Pós-graduação em Saúde Pública da Universidade Federal do Ceará (PPGSP/UFC) está vinculado aos princípios que regem a instituição de ensino a que se vincula. Ao longo de sua existência, a UFC vem mantendo o compromisso com responsabilidade e engajamento social, inclusão e sustentabilidade, contribuindo para a transformação social e econômica do Estado do Ceará, do Nordeste e do Brasil.

O PPGSP é composto pelo Mestrado em Saúde Pública, criado em 1994, e pelo Doutorado em Saúde Pública, iniciado em 2015, após uma experiência pioneira e bem-sucedida de solidariedade interinstitucional dentro do estado do Ceará. O PPGSP é vinculado à Faculdade de Medicina da UFC e sua implantação iniciou pela aprovação do curso de mestrado (processo número 23067.932/93-87) por meio da Resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) de número 24, de 08 de setembro de 1993 e da Resolução do CONSUNI-UFC de número 7, de 10 de setembro de 1993, iniciando suas atividades no ano seguinte.

O PPGSP é reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) por meio da portaria do Ministério da Educação (MEC) número 609, de 14 de março de 2019 (DOU 18 de março de 2019, seção 1, página 63).

O PPGSP situa-se, epistemologicamente, no campo científico da Saúde Coletiva, incorporando as suas três formações disciplinares: ‘Epidemiologia’, ‘Ciências Sociais e Humanas’ e ‘Política, Planejamento e Gestão’. Desde a sua criação, há quase três décadas, o corpo acadêmico manifesta compromisso histórico e institucional com a qualificação de pessoas e geração de evidências no campo da Saúde Coletiva. Também empenha-se para fortalecer ações de cidadania pela promoção e produção de políticas públicas de saúde em defesa da vida. 

Este processo é configurado especialmente por meio de estudos e pesquisas prioritários sobre as questões de saúde pública de maior relevância nos planos nacional e internacional, sendo referência para o território cearense e da região Nordeste, alcançando também outros aspectos e necessidades que se apresentam no setor saúde do país. 

A sua missão é formar pessoas comprometidas e qualificadas em nível de Mestrado e Doutorado para o desenvolvimento de pesquisas científicas e docência acadêmica, e para atuação com liderança e protagonismo na consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), buscando a excelência em uma perspectiva Interdisciplinar. 

O objetivo central é contribuir, de forma crítico-reflexiva, com o processo de fortalecimento da Pós-Graduação em Saúde Coletiva e do SUS, particularmente no âmbito do Estado do Ceará e na região Nordeste do Brasil, sem esquecer do seu crescente papel nacional e internacional.

Os objetivos específicos estão assim definidos:

 I. Formar profissionais amplamente qualificados para o exercício da pesquisa, ensino e extensão, articulando em sua formação diferentes núcleos e tradições epistemológicas constitutivos do campo da Saúde Coletiva;

II. Incentivar a pesquisa e a inovação na área da Saúde Coletiva, em uma perspectiva pedagógica interdisciplinar e complexa, congruente com os desafios conceituais e da práxis no sistema de saúde;

III. Produzir, divulgar e aplicar conhecimentos na área de Saúde Coletiva, voltados à melhoria das condições de vida e saúde, considerando a determinação social da saúde, além das necessidades do SUS no contexto sócio sanitário do estado do Ceará e região Nordeste, principalmente, mas conectando tais realidades com a de outras regiões brasileiras e o cenário internacional;

IV. Contribuir para o avanço do conhecimento científico no campo Saúde Coletiva e para o aperfeiçoamento da formação nos diferentes níveis;

V. Incrementar a cooperação científica e tecnológica em âmbitos estratégicos para a Saúde Coletiva, consolidando-se em um centro de excelência e de nucleação nesse domínio na região Nordeste.