Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - Faculdade de Medicina - UFC [Turmas Doutorado Ano de 2010]

Marcia Maria Mont'Alverne de Barros

Terapeuta Ocupacional. Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social com a pesquisa: "Representações Sociais das Equipes Multiprofissionais de Dispositivos de Atenção Psicossocial em Relação às Mulheres Usuárias de Drogas", sob a supervisão da Profa. Dra. Silvana Carneiro Maciel - Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutorado em Saúde Coletiva (UECE) com a tese intitulada: "Experiências das Famílias Com Usuários Atendidos em Dispositivos de Atenção Psicossocial", sob a orientação da Profa. Dra. Maria Salete Bessa Jorge. Especialista em Saúde Mental (UECE); Especialista em Saúde da Família (UVA; EFSFVS); Terapeuta comunitária (UFC); Mestra em Saúde Pública (UECE); Foi Vice-Coordenadora do Curso de Terapia Ocupacional da UFPB (Gestão julho de 2019 a julho de 2021); Consultora "ad hoc" dos Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar. Avaliadora de periódicos da Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO. Membro do Conselho Editorial da Revista SANARE - Revista de Políticas Públicas de Sobral-CE. Autora dos livros: Poesia em tempos de pandemia, Experiências das famílias cuidadoras de pessoas com transtornos mentais e Concepções e práticas de atenção à saúde mental: o discurso do sujeito coletivo. Professora do Departamento de Terapia Ocupacional da UFPB. Líder do Grupo de Pesquisa: Saúde Mental, Família e Rede de Atenção Psicossocial, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Atua principalmente nos seguintes temas: Saúde Mental e Sua Interface com a Atenção Primária em Saúde (APS); Atenção aos Usuários com Transtornos Mentais e com Uso Abusivo de Substâncias Psicoativas e aos seus Respectivos Grupos Familiares; Terapia Ocupacional no Universo da Atenção em Saúde Mental. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7863092066841727 (17/08/2021)
  • Rótulo/Grupo: Discente 2010
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2009-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências da Saúde - Campus I. Universidade Federal da Paraíba - Campus I Castelo Branco 58051900 - João Pessoa, PB - Brasil Telefone: (83) 32167996
  • Grande área: [sem-grandeArea]
  • Área: [sem-area]
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2020-Atual. Experiencias de Docentes Universitarios com o Trabalho Remoto Em Tempos de Pandemia.
      Descrição: Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa. A pesquisa será realizará no município de João Pessoa, na Universidade Federal da Paraíba-UFPB, especificamente no Departamento de Terapia Ocupacional. Para selecionar os participantes da pesquisa serão convidados os docentes (efetivos e substitutos) do Curso de Terapia Ocupacional da UFPB.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) . Integrantes: Márcia Maria Mont'Alverne de Barros - Coordenador / Lissa Marry de Santana Lira - Integrante / Priscila Barbosa Lins Falcão - Integrante / Elôysa Laura Pereira de Santana - Integrante / Mariane Elineide da Silva - Integrante / Conceição de Maria Bezerra de Melo - Integrante / Thayná Naomy da Silva Souza - Integrante.
      Membro: Marcia Maria Mont'Alverne de Barros.
    2. 2019-2021. Uso de Redes Sociais e a Sua Interface Com a Saude Mental de Estudantes Universitarios
      Descrição: Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa, com o objetivo de compreender o uso de redes sociais e a sua interface com a saúde mental de estudantes universitários. Para a realização dessa pesquisa será utilizado como instrumento de coleta de dados uma entrevista semiestruturada com os estudantes de Terapia Ocupacional da UFPB. Para a análise do material coletado, serão seguidos os passos metodológicos da análise de conteúdo temática, recomendados pela literatura consoante Minayo (2008).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (11) . Integrantes: Márcia Maria Mont'Alverne de Barros - Coordenador / Lissa Marry de Santana Lira - Integrante / Luana Karla de Moura Silva - Integrante / Agnes Magalhães de Miranda - Integrante / Priscila Barbosa Lins Falcão - Integrante / Jully Emmily Guedes da Silva - Integrante / Kétlyn Vitória Moreira Lisboa - Integrante / Elôysa Laura Pereira de Santana - Integrante / Shirley Guimarães Victor Alves - Integrante / Mariane Elineide da Silva - Integrante / Thuysa Andrielly da Silva Nascimento - Integrante / Conceição de Maria Bezerra de Melo - Integrante.
      Membro: Marcia Maria Mont'Alverne de Barros.
    3. 2018-2020. Desempenho Ocupacional de Professores de Uma Universidade Publica do Nordeste Brasileiro
      Descrição: Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, de abordagem qualitativa. Tem por objetivo analisar o desempenho ocupacional dos professores de uma Universidade Pública do Nordeste Brasileiro. Os dados serão coletados por meio da Medida Canadense de Desempenho Ocupacional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Márcia Maria Mont'Alverne de Barros - Coordenador / Ivanice Jacinto da Silva - Integrante / Vanessa Carolina Santos Francelino - Integrante / Leide Daiane Maria do Nascimento - Integrante / Tainá Thaís Cavalcante de Araújo - Integrante / Lívia Lima Araújo - Integrante / Jacksuel de Brito Miranda - Integrante.
      Membro: Marcia Maria Mont'Alverne de Barros.
    4. 2017-Atual. As Incorporacoes no Ensino Superior/Principais Tendencias de Variacao nos Momentos Atuais
      Descrição: Este estudo vislumbra discutir sobre os novos cenários e determinantes da educação Superior no Brasil. Os grandes grupos educacionais de Ensino Superior regem o modelo atual mercadológico, que incorporam pequenos grupos, criando no cenário atual da Educação Superior uma hegemonia no mercado educacional. Salientamos que os processos de autorização de uma Faculdade são onerosos, burocráticos e requerem tempo para sua implantação. Ao incorporarem outra IES não esbarram nas normativas mediante na portaria N. 40 do Ministério da Educação - MEC, que institui o e-MEC, sistema eletrônico de fluxo de trabalho e gerenciamento de informações relativas aos processos de regulação, avaliação e supervisão da educação superior. Outro viés a ser discutido é o fato das empresas educacionais que passam por uma crise financeira no mercado do ensino superior, em face às dívidas acumuladas, da legislação rigorosa do MEC e de recursos humanos ainda leigos sobre as questões da Gestão Universitária. A pesquisa se caracteriza como uma pesquisa social de cunho exploratório, tendo em vista que visa explorar a questão dos cenários e dos condicionantes da educação Superior no Brasil e, intenciona-se em produzir teorias que possam corroborar para a construção de novas teorias e ferramentas para os diversos autores, Instituições de Ensino Superior que, por ventura, se interessem na temática apresentada, bem como contribuir para o Ministério da Educação para análise situacional da Educação Superior no Brasil no que concerne o mercado empresarial. A estratégia metodológica consiste em um estudo de caso nas Empresas Educacionais Estácio Participações e o Grupo Anhanguera.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Márcia Maria Mont'Alverne de Barros - Integrante / Francisco Nilton Gomes de Oliveira - Coordenador / Nathália Fagundes Rozzini - Integrante.
      Membro: Marcia Maria Mont'Alverne de Barros.
    5. 2016-2017. Acoes de Autocuidado Desenvolvidas Pelos Trabalhadores da Saude Que Atuam em Dispositivos de Atencao Psicossocial
      Descrição: A pesquisa será realizada em João Pessoa-Paraíba, especificamente com trabalhadores da saúde de diferentes categorias profissionais que atuam no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) Cirandar e CAPS III Dr. Gutembergue Botelho. O objetivo principal da pesquisa é conhecer as concepções dos mencionados trabalhadores sobre as ações de autocuidado e as repercussões destas ações no cotidiano de suas vidas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Márcia Maria Mont'Alverne de Barros - Coordenador / Nicoly de Siqueira Souza - Integrante / Mayelle Tayana Marinho - Integrante / Ieda Cristina Batista da Silva - Integrante / Mikaelly Duarte Leite - Integrante / Layane Domingos da Silva - Integrante.
      Membro: Marcia Maria Mont'Alverne de Barros.
    6. 2016-Atual. Representacoes Sociais das Equipes Multiprofissionais de Dispositivos de Atencao Psicossocial em Relacao as Mulheres Usuarias de Drogas
      Descrição: Esta pesquisa consiste no trabalho de pós-doc da aluna Márcia Maria Mont? Alverne de Barros, o qual está vinculado ao Departamento de Psicologia - Programa de Pós-graduação em Psicologia Social e versará sobre as Representações Sociais das Equipes Multiprofissionais de Dispositivos de Atenção Psicossocial em Relação às Mulheres Usuárias de Drogas, coordenada pela Professora Silvana Carneiro Maciel. O objetivo do estudo é compreender as representações sociais das equipes multiprofissionais de dispositivos de atenção psicossocial de João Pessoa e Cabedelo acerca de mulheres usuárias de drogas, no contexto da atenção em saúde mental prestada na Rede de Atenção Psicossocial.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Márcia Maria Mont'Alverne de Barros - Integrante / Silvana Carneiro Maciel - Coordenador.
      Membro: Marcia Maria Mont'Alverne de Barros.
    7. 2011-Atual. Familia e Condicoes Cronicas Explorando Itinerarios Terapeuticos, Rede Socio-Asssitenciais e Acessibilidade
      Descrição: Projeto de cooperação - técnica e de pesquisa - PROCAD Casadinho. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (14) . Integrantes: Márcia Maria Mont'Alverne de Barros - Integrante / Maria Salete Bessa Jorge - Coordenador / Helena Alves de Carvalho Sampaio - Integrante / Andrea Caprara - Integrante / Maria Lúcia Magalhães Bósi - Integrante / Ilvana Lima Verde Gomes - Integrante / Leny Alves Bonfim Trad - Integrante / Ana Cecilia de Souza B. Bastos - Integrante / Marcelo Eduardo Pleiffer - Integrante / Clarisse Santos Mota - Integrante / Sergio do Nascimento Silva Trad - Integrante / Ana Angelica de Menezes E. Rocha - Integrante / Jeane Saskia Tavares - Integrante.
      Membro: Marcia Maria Mont'Alverne de Barros.
    8. 2010-2012. O Crack no Municipio de Sobral: Perfil Epidemiologico, Fatores Relacionados a Iniciacao e ao Desenvolvimento da Dependencia e Fluxo dos Usuarios Acompanhados na Rede de Atencao a Saude Mental de Sobral-Ce
      Descrição: Nos últimos anos, uma nova forma da cocaína tem-se tornado disponível em nosso meio. Esse produto, denominado crack, é uma forma potente de cocaína que resulta em rápido e notável efeito estimulante quando fumado. Estudos foram realizados para identificar o perfil dos usuários, principais efeitos, associações e co-morbidades ao uso do crack no Brasil e no mundo. Em Sobral, identificamos apenas um estudo que retrata o perfil dos usuários atendidos no Centro de Apoio Psicossocial Anti Àlcool e Drogas - CAPS-ad relativo aos anos 2007 e 2008. Os estudos denotam que o perfil do usuário de crack está mudando e que esse perfil sofre influência direta dos determinantes sociais e do contexto no qual as pessoas estão inseridas. A relevância e complexidade de se atuar diante do fenômeno- crack levou o governo federal instituir um Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, com vistas à prevenção do uso, ao tratamento e à reinserção social de usuários e ao enfrentamento do tráfico de crack e outras drogas ilícitas. delineamos como objetivo geral: Descrever o perfil epidemiológico, fatores relacionados à iniciação e ao desenvolvimento da dependência e fluxo dos usuários de crack acompanhados na Rede de Atenção à Saúde Mental de Sobral-CE. O delineamento metodológico proposto é referenciado pela abordagem quanti-qualitativa, numa pesquisa do tipo exploratória-descritiva, tendo como campo de investigação a rede de saúde mental de Sobral-CE. A população do estudo será inicialmente constituída pelos usuários de crack residentes em Sobral-CE e atendidos no CAPSad de 2007 a 2010 visando montar uma série histórica com variáveis epidemiológicas e obter um panorama da situação dos usuários de crack no município, dada a relevância desta questão para a saúde pública.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Márcia Maria Mont'Alverne de Barros - Integrante / Maria Socorro de Araújo Dias - Coordenador / Ângelo Brito Rodrigues - Integrante / LIÉLMA CARLA CHAGAS DA SILVA - Integrante / ALEXANDRO DO VALE SILVA - Integrante / FERNANDO ANTÔNIO CAVALCANTE DIAS - Integrante / Cheila Portela Silva - Integrante / Roberta Marinho da Silva - Integrante / Jardel Alcântara de Negreiros - Integrante / Carla Lidiany Bezerra Silva Oliveira - Integrante.
      Membro: Marcia Maria Mont'Alverne de Barros.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Pesquisa Premiada no XI Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional:Atuação da Terapia Ocupacional no Centro de Atenção Psicossocial - CAPS de Sobral-Ceará, Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO).. 2010.
      Membro: Márcia Maria Mont'Alverne de Barros.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (25)
    1. 1º Encontro de Terapeutas Ocupacionais da Assistência Social do CREFITO-1. 2013. (Encontro).
    2. 3º Congresso Brasileiro de Saúde Mental. Abordagens Terapêuticas Grupais na Produção do Cuidado em Saúde Mental na Estratégia Saúde da Família e em Centro de Atenção Psicossocial. 2012. (Congresso).
    3. Curso Interdisciplinar de Saúde Mental: Tópicos Gerais.Rede de Atenção Integral à Saúde Mental. 2011. (Encontro).
    4. V Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. O MATRICIAMENTO DE SAÚDE MENTAL COMO ESTRATÉGIA DE ARTICULAÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. 2011. (Congresso).
    5. XIII Reunião do Colegiado de Coordenadores de Saúde Mental. 2011. (Outra).
    6. XVI Semana Universitária: (Inter) nacionalização da Ciência e da Educação.Dificuldades Enfrentadas Pelas Famílias no Cuidado de Pessoas com Transtornos Mentais. 2011. (Outra).
    7. I Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde:Caminhos e Descaminhos da Política de Saúde Brasileira. PLANEJAMENTO COMO DISPOSITIVO PARA CONSOLIDAÇÃO DO ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE. 2010. (Congresso).
    8. I Encontro Estadual do Pacto Pela Vida. 2010. (Encontro).
    9. II Congresso Brasileiro de Saúde Mental: Loucura e Saúde Mental no Século XXI: Enfrentamentos, Territórios e Fronteiras. Saúde Mental e Atenção Básica: Desafios e Possibilidades do Matriciamento no Município de Sobral-CE. 2010. (Congresso).
    10. III Seminário Sobre Matriciamento e Sua Interlocução Com a Atenção em Saúde Mental. 2010. (Seminário).
    11. I Seminário de Prevenção ao Uso e Abuso de Drogas da Cidade de Sobral ? CE.Conferencista abordando o Tema: CONSTRUÇÃO DE UMA REDE DE ATENÇÃO PARA AS PESSOAS COM PROBLEMAS RELACIONADOS À DEPENDÊNCIA QUÍMICA. 2010. (Seminário).
    12. I Seminário de Prevenção ao Uso e Abuso de Drogas da Cidade de Sobral ? CE.Conferencista abordando o Tema: ABUSO DE DROGAS - FAMÍLIA E SOCIEDADE COMO FATORES DE PROTEÇÃO E ATENÇÃO ÀS PESSOAS COM PROBLEMAS RELACIONADOS À DEPENDÊNCIA QUÍMICA. 2010. (Seminário).
    13. IV Congresso Ibero-Americano de Pesquisa Qualitativa em Saúde. Cuidado Integral na Saúde Mental. 2010. (Congresso).
    14. XI Encontro do Colegiado de Coordenadores de Saúde Mental. 2010. (Encontro).
    15. XV Semana Universitária Ciência Para a Humanidade.DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO SOBRE AS PRÁTICAS DE SAÚDE MENTAL EM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL. 2010. (Outra).
    16. Conferência:"Refletindo e Construindo Novos Saberes e Práticas em Saúde Mental e Sua Articulação com a Saúde Coletiva no Brasil". 2009. (Outra).
    17. I Mesa Redonda Promovida pela Gestão Reinventar do Centro Acadêmico Damião Ximenes Lopes.Reflexões Sobre a Luta Antimanicomial. 2009. (Outra).
    18. Integração da Disciplina de Estágio Básico do Curso de Psicologia da UFC.Prática de Saúde Mental em Rede de Atenção Psicossocial. 2009. (Seminário).
    19. Integração da Disciplina de Estágio Básico do Curso de Psicologia da UFC.Reforma Psiquiátrica Brasileira e Suas Implicações na Construção de uma Rede de Atenção Psicossocial. 2009. (Seminário).
    20. IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva: Compromisso da Ciência, Tecnologia e Inovação Com o Direito à Saúde. Violência na Infância: Caracterização Deste Fenômeno em Adolescentes do Sexo Feminino de Escolas Públicas do Município de Sobral-CE. 2009. (Congresso).
    21. IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva: Compromisso da Ciência, Tecnologia e Inovação Com o Direito à Saúde. Discurso do Sujeito Coletivo dos Usuários Sobre os Desafios Enfrentados em Centro de Atenção Psicossocial. 2009. (Congresso).
    22. Saúde Mental e Sua Interface com a Atenção Primária à Saúde.Apoio Matricial de Saúde Mental à Atenção Primária à Saúde. 2009. (Seminário).
    23. Seminário de Atenção Primária e Matriciamento. 2009. (Seminário).
    24. Seminário Reflexões Sobre o Movimento da Luta Antimanicomial Brasileira.Reflexões Sobre a Reforma Psiquiátrica e o o Movimento da Luta Antimanicomial Brasileira. 2009. (Seminário).
    25. XI Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional. Serviços em Saúde Mental e a Terapia Ocupacional. 2009. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (5)
    1. MACIEL, S. C. ; BARROS, Márcia Maria Mont' Alverne de ; MEDEIROS, K. T. ; MELLO, A. C. ; TORRES, T. L. ; PASSOS, T. G. C. ; MENEZES, T. S. B.. IV Congresso Brasileiro sobre Saúde Mental e Dependência Química: Reflexões Sobre o Cuidado e a Inserção Social. 2017. Congresso
    2. MACIEL, S. C. ; SALDANHA, A. A. W. ; PEREIRA, A. ; BARROS, C. M. D. L. ; VIEIRA, G. L. S. ; SILVA, J. A. ; SILVA, J. ; MELO, J. R. F. ; MEDEIROS, K. T. ; ESPINOLA, L. L. ; PENSO, M. A. ; ALBERTO, M. F. P. ; GALDINO, M. K. ; SOUSA, P. F. ; SA, R. C. N. ; PEREIRA, S. N. S. ; NASCIMENTO, Z. A. ; BARROS, Márcia Maria Mont' Alverne de. III Congresso Brasileiro sobre Saúde Mental e Dependência Química: Pesquisa, Prevenção e Intervenção Saúde Mental e Dependência Química e Seus Desafios no Mundo Contemporâneo. 2015. Congresso
    3. BARROS, Márcia Maria Mont' Alverne de; SILVA, A. C. D. ; GOMES, M. Q. C. ; MANGIA, E. F. ; MATSUKURA, T. S. ; BARROS, D. D.. Membro da Comissão Científica do XIV Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional e III Seminário de Pesquisa em Terapia Ocupacional. 2014. Outro
    4. BARROS, Márcia Maria Mont' Alverne de; MANGIA, E. F. ; MATSUKURA, T. S.. Coordenadora do GT7-Terapia Ocupacional e Saúde Mental do III Seminário de Pesquisa em Terapia Ocupacional. 2014. Outro
    5. BARROS, Márcia Maria Mont' Alverne de. 3º Congresso Brasileiro de Saúde Mental: Aperreios e Doidices:Saúde Mental Como Diversidade, Subjetividade e Luta Política. 2012. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações



Data de processamento: 17/02/2022 16:07:09