Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - Faculdade de Medicina - UFC [Turmas de Mestrado ano 1994 a 2024]
Luana Carla Bandeira Sobrinho
Psicóloga,mestra em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente, estou bolsista FIOTEC, vinculada ao Programa CRIA: Prevenção e Cidadania - Secretária Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos - SENAD/ Ministério da Justiça e FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz. Possuo 13 anos de experiência na área da Saúde, Assistência Social e Direitos Humanos, prestando assessoria técnica aos 10 municípios mais populosos do interior do Ceará na implementação de políticas públicas sociais. Tenho dois outas pós-graduações: Residência em Saúde da Família e Comunidade pela Escola de Saúde Pública do Ceará e Terapia Cognitiva Comportamental. (Texto informado pelo autor)
Gonzalez, R. H ; Cavalcante, P. S ; Cruz, K. T ; PINHEIRO, A ; PÉREZ, L. B. ; Lima, J. F ; Vasconcelos, J. J. M ; Xavier, J. S ; Vasconcelos, M. S. L ; Souza, L. M ; Feitosa. M. C. R ; Bandeira. F. P. B ; Alcântara, A. C. C ; Alves, E. D ; Rocha, R. N ; Santos, R. S. S ; Arruda, A. F. M ; Correia, L. L ; Balde, M. S ; Lira Junior, J. W ; et.al. Práticas integrativas complementares: aspectos conceituais. 1ª ed. Curitiba: Editora Bagai, 2022. v. 1, p. 235.
Capítulos de livros publicados (0)
Textos em jornais de notícias/revistas (0)
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (0)
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (1)
CAVALCANTE, E. C.; BANDEIRA SOBRINHO, L. C. ; CAVALCANTE, P. S. ; GONZALEZ, R. H.. FISSURA LABIOPALATINA NA PERSPECTIVA DO MODELO SALUTOGÊNICO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Em: II Congresso Norte-Nordeste de Saúde Pública, 2021, Triunfo - PE. Anais do II Congresso Luso-Brasileiro de Atenção Integral à Saúde (on-line). Triunfo - PE: Editora Omnis Scientia, v. 1, p. 233-236, 2021.
Resumos publicados em anais de congressos (0)
Artigos aceitos para publicação (0)
Apresentações de trabalho (0)
Demais tipos de produção bibliográfica (0)
Produção técnica
Programas de computador com registro (0)
Programas de computador sem registro (0)
Produtos tecnológicos (0)
Processos ou técnicas (0)
Trabalhos técnicos (0)
Demais tipos de produção técnica (0)
Produção artística
Total de produção artística (0)
Orientações em andamento
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Supervisões e orientações concluídas
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Projetos de pesquisa
Total de projetos de pesquisa (2)
2023-Atual. Análise da Implementação do Programa Nacional de Assistência Estudantil em um Instituição de Ensino Superior do Nordeste Brasileiro Descrição: Trata-se de um estudo descritivo, de cunho exploratório, com abordagem qualitativa como pré-requisito para a obtenção do título de mestre em Saúde Pública pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Universidade Federal do Ceará. A pesquisa tem como objetivo analisar a implementação do Programa Nacional de Assistência Estudantil em uma Instituição Pública de Ensino Superior do Nordeste Brasileiro. Participarão do estudo estudantes da graduação, assistidos pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil; estudantes pertencentes a entidades de representação estudantil; gestores e servidores técnicos-administrativos da Pró- Reitoria de Assuntos Estudantis. Será realizado uma triangulação de técnicas de coleta, como: levantamento documental das normativas publicadas pela Universidade durante o período de 2020 a 2023; uso de um questionário sociodemográfico para caracterização dos sujeitos da pesquisa; e entrevistas semiestruturadas Os documentos e entrevistas serão analisados a partir da Análise de Conteúdo de Bardin adaptado por Minayo. A pesquisa será desenvolvida no campi de Fortaleza da UFC, com a colaboração da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). Pretende-se contribuir na produção de conhecimento que complementam os estudos já existentes, que não apresentam, concomitantemente, as percepções dos diferentes sujeitos envolvidos no PNAES. Espera-se, que ao olhar para essa questão a partir da ótica da pesquisa qualitativa em saúde, permitirá o levantamento de subsídios para a gestão da política em nome do fortalecimento do PNAES, na sua produção de cuidado e promoção da saúde para a comunidade estudantil. Considera-se um estudo original por promover uma interseção entre a uma política oriunda da área da educação e a área da Saúde de Coletiva, uma vez que o programa desempenha um papel fundamental para oferecer condições de permanência aos estudantes, em situação de vulnerabilidade econômica, pois uma nutrição adequada, moradia segura e acesso a serviços de saúde são determinantes importantes da saúde física e mental e, consequentemente, a redução das desigualdades sociais para esta parcela da sociedade, que historicamente foi impedida de ter acesso à educação superior pública.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luana Carla Bandeira Sobrinho - Coordenador / Ricardo José Soares Pontes - Integrante / Juliana Guimarães e Silva - Integrante. Membro: Luana Carla Bandeira Sobrinho.
2021-2022. Atuacao Docente na Educação de Pos-Graduação em Saude Pública durante a Pandemia COVID-19 Descrição: O presente projeto tem o objetivo de compreender a atuação dos docentes do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Universidade Federal do Ceará (PPGSP-UFC) no contexto da pandemia COVID-19. A literatura aponta ausência de publicações no campo da Saúde Coletiva sobre a temática, aspecto que demonstra a relevância da compreensão da atuação docente na Educação de Pós-Graduação em Saúde Pública da referida instituição para entender as mudanças ocorridas na prática de ensino e as necessidades dos docentes no contexto pandêmico. Para tanto, busca-se realizar uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa do campo, que utilizará da entrevista semi-estruturada como técnica de coleta de dados. As narrativas serão analisadas utilizando-se a técnica de Análise Temática de Conteúdo, segundo Minayo (2007), organizando-se as unidades de análise no software MaxQDA.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (6) Doutorado: (3) . Integrantes: Luana Carla Bandeira Sobrinho - Coordenador / edilma da cruz cavalcante - Integrante / Francisco José de Araújo Filho - Integrante / Márcia Maria Tavares Machado - Integrante / Denise Lima Nogueira - Integrante / Amanda Pinheiro - Integrante / Francisca Elizabeth Cristina Araujo Bezerra - Integrante / Toa Munoz Tello - Integrante / Vyna Maria Cruz Leite - Integrante. Membro: Luana Carla Bandeira Sobrinho. Descrição: O presente projeto tem o objetivo de compreender a atuação dos docentes do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Universidade Federal do Ceará (PPGSP-UFC) no contexto da pandemia COVID-19. A literatura aponta ausência de publicações no campo da Saúde Coletiva sobre a temática, aspecto que demonstra a relevância da compreensão da atuação docente na Educação de Pós-Graduação em Saúde Pública da referida instituição para entender as mudanças ocorridas na prática de ensino e as necessidades dos docentes no contexto pandêmico. Para tanto, busca-se realizar uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa do campo, que utilizará da entrevista semi-estruturada como técnica de coleta de dados. As narrativas serão analisadas utilizando-se a técnica de Análise Temática de Conteúdo, segundo Minayo (2007), organizando-se as unidades de análise no software MaxQDA. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (6) Doutorado: (1) . Integrantes: Edilma da Cruz Cavalcante - Integrante / Luana Carla Bandeira Sobrinho - Integrante / Francisco José de Araújo Filho - Integrante / Márcia Maria Tavares Machado - Coordenador / Denise Lima Nogueira - Integrante / Amanda Pinheiro - Integrante / Francisca Elizabeth Cristina Araujo Bezerra - Integrante / Toa Munoz Tello - Integrante / Vyna Maria Cruz Leite - Integrante. Membro: Edilma da Cruz Cavalcante.
Prêmios e títulos
Total de prêmios e títulos (0)
Participação em eventos
Total de participação em eventos (5)
9oCongresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde". MÉTODO PAIDEIA COMO ESTRATÉGIA DE QUALIFICAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO DE UM CENTRO DE REFERÊNCIA DA MULHER: RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2023. (Congresso).
13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Comunicação Oral Assíncrona. 2022. (Congresso).
II CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE (ON-LINE). 2022. (Congresso).
I CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE (ON-LINE),. GRUPO DE ESTUDOS NUM PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA DURANTE A PANDEMIA COVID-19. 2021. (Congresso).
II CONGRESSO NORTE- NORDESTE DE SAÚDE PÚBLICA (ONLINE),. FISSURA LABIOPALATINA NA PERSPECTIVA DO MODELO SALUTOGÊNICO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. 2021. (Congresso).
Organização de eventos
Total de organização de eventos (4)
BANDEIRA SOBRINHO, L. C.. IV Congresso Brasileiro de Saúde Mental Navegando pelos rios da Saúde Mental na Amazônia: diversidades culturais, saberes e fazeres do Brasil. 2014. (Congresso).. . 0.
BANDEIRA SOBRINHO, L. C.. III Encontro Nacional de Residências em Saúde. 2013. (Outro).. . 0.
BANDEIRA SOBRINHO, L. C.. 16º Encontro Nacional de Psicologia Social da ABRAPSO. 2011. (Congresso).. . 0.
BANDEIRA SOBRINHO, L. C.. IV Semana da Luta Antimanicomia. 2011. (Congresso).. . 0.
CAVALCANTE, E. C.; BANDEIRA SOBRINHO, L. C. ; CAVALCANTE, P. S. ; GONZALEZ, R. H.. FISSURA LABIOPALATINA NA PERSPECTIVA DO MODELO SALUTOGÊNICO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Em: II Congresso Norte-Nordeste de Saúde Pública, 2021, Triunfo - PE. Anais do II Congresso Luso-Brasileiro de Atenção Integral à Saúde (on-line). Triunfo - PE: Editora Omnis Scientia, v. 1, p. 233-236, 2021.
GONZALEZ, R. H. ; VASCONCELOS, M. S. L. ; XAVIER, J. S. ; CAVALCANTE, P. S. ; CRUZ, K. T. ; PINHEIRO, A. ; PEREZ, L. B. ; LIMA, J. F. ; VASCONCELOS, J. J. M. ; NEPOMUCENO, L. B. ; SOUZA, L. M. ; FEITOSA, M. C. R. ; BANDEIRA, M. F. P. ; ALCANTARA, A. C. C. ; ALVES, E. D. ; ARRUDA, A. F. M. ; CORREIA, L. L. ; BALDE, M. S. ; LIRA JUNIOR, J. W. ; PEREIRA, R. A. ; et.al. Práticas integrativas complementares: aspectos conceituais. 1ª ed. Curitiba: Editora Bagai, 2022. v. 1, p. 235.
CAVALCANTE, E. C.; BANDEIRA SOBRINHO, L. C. ; CAVALCANTE, P. S. ; GONZALEZ, R. H.. FISSURA LABIOPALATINA NA PERSPECTIVA DO MODELO SALUTOGÊNICO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Em: II Congresso Norte-Nordeste de Saúde Pública, 2021, Triunfo - PE. Anais do II Congresso Luso-Brasileiro de Atenção Integral à Saúde (on-line). Triunfo - PE: Editora Omnis Scientia, v. 1, p. 233-236, 2021.
GONZALEZ, R. H. ; VASCONCELOS, M. S. L. ; XAVIER, J. S. ; CAVALCANTE, P. S. ; CRUZ, K. T. ; PINHEIRO, A. ; PEREZ, L. B. ; LIMA, J. F. ; VASCONCELOS, J. J. M. ; NEPOMUCENO, L. B. ; SOUZA, L. M. ; FEITOSA, M. C. R. ; BANDEIRA, M. F. P. ; ALCANTARA, A. C. C. ; ALVES, E. D. ; ARRUDA, A. F. M. ; CORREIA, L. L. ; BALDE, M. S. ; LIRA JUNIOR, J. W. ; PEREIRA, R. A. ; et.al. Práticas integrativas complementares: aspectos conceituais. 1ª ed. Curitiba: Editora Bagai, 2022. v. 1, p. 235.
GONZALEZ, R. H. ; VASCONCELOS, M. S. L. ; XAVIER, J. S. ; CAVALCANTE, P. S. ; CRUZ, K. T. ; PINHEIRO, A. ; PEREZ, L. B. ; LIMA, J. F. ; VASCONCELOS, J. J. M. ; NEPOMUCENO, L. B. ; SOUZA, L. M. ; FEITOSA, M. C. R. ; BANDEIRA, M. F. P. ; ALCANTARA, A. C. C. ; ALVES, E. D. ; ARRUDA, A. F. M. ; CORREIA, L. L. ; BALDE, M. S. ; LIRA JUNIOR, J. W. ; PEREIRA, R. A. ; et.al. Práticas integrativas complementares: aspectos conceituais. 1ª ed. Curitiba: Editora Bagai, 2022. v. 1, p. 235.
GONZALEZ, R. H. ; VASCONCELOS, M. S. L. ; XAVIER, J. S. ; CAVALCANTE, P. S. ; CRUZ, K. T. ; PINHEIRO, A. ; PEREZ, L. B. ; LIMA, J. F. ; VASCONCELOS, J. J. M. ; NEPOMUCENO, L. B. ; SOUZA, L. M. ; FEITOSA, M. C. R. ; BANDEIRA, M. F. P. ; ALCANTARA, A. C. C. ; ALVES, E. D. ; ARRUDA, A. F. M. ; CORREIA, L. L. ; BALDE, M. S. ; LIRA JUNIOR, J. W. ; PEREIRA, R. A. ; et.al. Práticas integrativas complementares: aspectos conceituais. 1ª ed. Curitiba: Editora Bagai, 2022. v. 1, p. 235.