Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - Faculdade de Medicina - UFC [Turmas de Mestrado ano 1994 a 2024]

Dionne Bezerra Rolim

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1992), Residência Médica em Clínica Médica, Residência Médica em Doenças Infeciosas, Mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (2004) e Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Ceará (2009). Atualmente é professora da Universidade de Fortaleza e da Universidade Estadual do Ceará. Membro do Comitê Internacional de Melioidose.Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Doenças Infecciosas e Parasitárias, atuando principalmente nos seguintes temas: melioidose, doenças emergentes, ambiente e saúde, prevençao e controle das doenças infecciosas e epidemiologia. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8596319410192112 (09/09/2024)
  • Rótulo/Grupo: Discente 2002
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2002-2024
  • Endereço: Universidade de Fortaleza, Diretoria do Centro de Ciências da Saúde. Avenida Washington Soares, 1321 Edson Queiroz 60811905 - Fortaleza, CE - Brasil Telefone: (85) 34773676 URL da Homepage: www.unifor.br
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Medicina
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2023-Atual. Melioidose no Ceará: estudo laboratorial, ambiental e clínico epidemiológico
      Descrição: Melioidose é uma doença emergente no Brasil desde o ano de 2003, causada pela bactéria Burkholderia pseudomallei, altamente patogênica encontrada em solo e água. É endêmica no Sudeste da Ásia e Norte da Austrália e seu diagnóstico encontra-se em expansão nas regiões tropicais do mundo. O Ceará possui 55 casos confirmados da doença em trinta e cinco municípios, apresentando letalidade elevada (62% em 2018). Embora sua detecção ainda seja baixa, a endemicidade da doença já está bem estabelecida. Nesse contexto, o Ceará desponta como a principal região de conhecimento sobre melioidose no país e continente sul-americano, sendo a Universidade de Fortaleza (Unifor), desde o ano de 2008, importante centro de referência nos estudos da doença com desenvolvimento de pesquisas e divulgação sobre a doença. Contudo, apesar de a melioidose ter sido confirmada pela primeira vez no Brasil há 20 anos, da implementação de vigilância epidemiológica, da divulgação da doença através de treinamentos, discussões e publicações, muito pouco é conhecido sobre a bactéria e os aspectos clínicos e ambientais da doença no Ceará. Assim o presente projeto pretende desenvolver incrementação da capacidade de diagnóstico clínico e laboratorial da melioidose no Ceará que possa ser referência para todo o Brasil. As seguintes estudos foram propostas: ESTUDO LABORATORIAL isolamento e estudo de cepas clínicas ou ambientais suspeitas e/ou confirmadas de B. pseudomallei no Laboratório de Biossegurança Nível III (NB3) da Unifor; ES-TUDO AMBIENTAL em regiões do Ceará prioritariamente com casos confirmados da doença; ESTUDOS EPIDEMIOLÓGI-COS E VIGILÂNCIA PROSPECTIVA dos casos clínicos em hospitais que possuam laboratórios com capacidade para realizar vigilância sentinela da doença com envio de cepas para confirmação laboratorial. Trata-se de um braço de um projeto guarda-chuva já aprovado previamente pelo Comitê de Ética da Universidade de Fortaleza, conforme parecer 3.952.862 atendendo, na íntegra, às determinações da Resolução CNS/MS 466/12 e diretrizes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Dionne Bezerra Rolim - Coordenador / Ana Karoline Costa Ribeiro - Integrante / ANA VALÊSCA PINTO DE LIMA - Integrante / RACHEL XIMENES LIMA RIBEIRO - Integrante / José Leonardo da Silveira Moraes - Integrante / Letícia Peixoto Freire - Integrante.
      Membro: Dionne Bezerra Rolim.
    2. 2018-Atual. MELIOIDOSE NO BRASL: VIGILÂNCIA, DIAGNÓSTICO E CONSCIENTIZAÇÃO
      Descrição: Esse projeto contribuirá para capacitação e divulgação da doença no Ceará para profissionais de saúde e comunidade. O treinamento para a detecção de Burkholderia pseudomallei nos principais laboratórios de microbiologia ampliará o diagnóstico da doença e poderá constituir um modelo para organização de rede laboratorial. O estudo epidemiológico de casos clínicos, retrospectivo e prospectivo, permitirá o conhecimento clínico da melioidose e poderá ampliar sua detecção precoce. O estudo das cepas identificadas permitirá melhor entendimento do comportamento epidemiológico da doença e poderá subsidiar medidas de prevenção e controle. Todas as atividades que serão desenvolvidas podem repercutir para redução da morbidade e letalidade da melioidose, além de auxiliar na organização da vigilância epidemiológica nas demais regiões brasileiras e do continente americano. A instalação de um laboratório NB3 é fundamental para o desenvolvimento de pesquisa com patógenos de nível III como é a Burkholderia pseudomalei. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: Dionne Bezerra Rolim - Coordenador / Ana Karoline Costa Ribeiro - Integrante / LIMA, RACHEL - Integrante / REGIZEUDA PONTE AGUIAR - Integrante / Maria Lourdes dos Santos - Integrante / ANA VALÊSCA PINTO DE LIMA - Integrante / SAMARA CARDODSO SILVA SANTIAGO - Integrante.
      Membro: Dionne Bezerra Rolim.
    3. 2016-Atual. Uso do Teste Rápido para Melioidose no Brasil
      Descrição: Determinar se a Burkholderia pseudomallei, agente causal da melioidose, uma doença emergente no Brasil, está sendo subdiagnosticada no país. Serão realizados testes do protótipo AMD LFI em hospitais/ instalações microbiológicas no Estado do Ceará, Nordeste do Brasil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Dionne Bezerra Rolim - Coordenador / Ana Karoline Costa Ribeiro - Integrante.
      Membro: Dionne Bezerra Rolim.
    4. 2016-Atual. Avaliação da conscientização sobre melioidose no Ceará e desenvolvimento de estratégias educacionais
      Descrição: A melioidose é uma doença emergente no Brasil. Noventa e dois por centos dos casos confirmados ocorreram no Estado do Ceará. A doença, no entanto, é desconhecida em todo o país. No Ceará, a despeito da maior prevalência, a doença também não é conhecida. O projeto avaliará a conscientização sobre a doença entre profissionais de saúde a comunidade. Essa análise fornecerá subsídios para o desenvolvimento de estratégias de educação que possam contribuir para melhorar sua detecção e consequentemente reduzir a letalidade e facilitar o controle.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Dionne Bezerra Rolim - Coordenador / Ana Karoline Costa Ribeiro - Integrante / Débora Castelo Branco De Souza Collares Maia - Integrante / Antonia Araujo Pimentel - Integrante.
      Membro: Dionne Bezerra Rolim.
    5. 2015-2018. Diagnóstico Microbiológico de Melioidose no Ceará: Avaliaçãio e Vigilância Sentinela
      Descrição: O projeto permitirá atualizar o conhecimento sobre a capacidade de diagnóstico microbiológico dos principais serviços de saúde do Ceará, bem como a realização de vigilância sentinela em serviços selecionados. Essas ações contribuirão para a discussão da estruturação da rede laboratorial para melhor detecção de melioidose. O resultado do projeto, ao fornecer informações sobre a capacidade e organização dos laboratórios, contribuirá para a adoção de medidas que possam melhorar o diagnóstico oportuno da melioidose e reduzir sua letalidade no Ceará. O projeto também facilitará a discussão sobre a necessidade de extensão do diagnóstico de melioidose nas demais regiões do país onde a doença é desconhecida.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Dionne Bezerra Rolim - Coordenador / Ana Karoline Costa Ribeiro - Integrante / Anastácio de Queiroz Sousa - Integrante / Débora Castelo Branco De Souza Collares Maia - Integrante / Maria Iracema de Aguiar Patrício - Integrante. Financiador(es): Training programs in Epidemiology and Public Health Interventions NETwork - Auxílio financeiro.
      Membro: Dionne Bezerra Rolim.
    6. 2014-2018. Melioidose no Ceará: soroprevalência humana e distribuição ambiental da Burklhoderia pseudomallei
      Descrição: O projeto de pesquisa objetiva ampliar o conhecimento sobre o comportamento epidemiológico da melioidose no Estado do Ceará contribuindo para a prevenção e controle dessa doença emergente no Brasil. A partir de estudos ambientais já desenvolvidos previamente, a ampliação da pesquisa justifica-se pela necessidade de melhor determinar a distribuição de Burkhoderia pseudomallei no Ceará. Além das regiões já identificadas, será ampliada a pesquisa da bactéria em solo de todas as regiões do Estado através de coletas utilizando sistema de georeferenciamento. A soroprevalência de infecção humana por B. pseudomallei previamente investigada também será ampliada para cinco regiões. O projeto prevê ainda a expansão de laboratório para nível de biossegurança III que permitirá agilidade na manipulação e avanços nas pesquisas com a bactéria contribuindo para o melhor conhecimento da doença.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Dionne Bezerra Rolim - Coordenador / Dina Cortez Lima Feitosa Vilar - Integrante / Anastácio de Queiroz Sousa - Integrante / Ana Karoline Costa Ribeiro - Integrante / Luciana Relly Bertolini - Integrante. Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Dionne Bezerra Rolim.
    7. 2010-2013. Melioidose no Ceará: vigilância de uma endemia ainda desconhecida
      Descrição: O projeto pretende implantar em caráter definitivo a vigilância em saúde para melioidose no Estado do Ceará através de estudos de vigilância epidemiológica e de pesquisas sobre a doença e seu agente etiológico. Em relação à vigilância, serão desenvolvidos treinamento e capacitação de profissionais de saúde e estudos prospectivos de vigilância epidemiológica para detecção clínica e laboratorial da doença. As pesquisas envolverão estudo de campo no ambiente e estudos laboratoriais sorológicos e de biologia molecular que permitirão avanços no conhecimento da doença e conseqüentemente influência positiva em prevenção e controle.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (9) . Integrantes: Dionne Bezerra Rolim - Coordenador / Anastácio Q Sousa - Integrante / Dina Cortez - Integrante / PAMPLONA, L.G.C. - Integrante / HOLANDA, Alexandre Alcântara - Integrante / Ana Karoline Freitas - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Departamento de Ciencia e Tecnologia - Auxílio financeiro / Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Ministério da Saúde - Auxílio financeiro / Secretaria da Saúde do Estado do Ceará - Cooperação.
      Membro: Dionne Bezerra Rolim.
    8. 2005-2008. Estudo soroepidemiológico em duas comunidades acometidas por melioidose no Estado do Ceará
      Descrição: O projeto pretende investigar as características epidemiológicas das comunidades de São Gonçalo e Jurema de Baixo,acometidos por melioidose, nos municípios de Tejuçuoca e Banabuiú respectivamente. Será realizado inquérito sorológico da população das referidas comunidades. A doença é emergente no Estado do Ceará e pouco conhecida no Brasil portanto é importante conhecer o grau de exposição da população à bactéria causadora da infecção que pode apresentar-se de forma assintomática e somente desenvolver a doença muito anos após a contaminação inicial. Esta pesquisa contribuirá para o conhecimento da doença e consequentemente o planejamento para suas ações de vigilância e controle. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Dionne Bezerra Rolim - Integrante / Jorge Luiz Nobre Rodrigues - Coordenador / Anastácio Sousa Queiroz - Integrante / Timothy J J Inglis - Integrante / Dina Cortez Lima Feitosa Vilar - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Division Of Microbiology And Infectious Diseases Pathcentre - Cooperação / Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Secretaria de Saúde do Estado do Ceará - Auxílio financeiro / Universidade Federal do Ceará - Cooperação / The University of Western Australia - Cooperação.
      Membro: Dionne Bezerra Rolim.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. V Comenda pela Contribuição ao Desenvolvimento da Medicina & Saúde na Área de Pesquisa Científica, Jornal do Médico e Universidade de Fortaleza.. 2016.
      Membro: Dionne Bezerra Rolim.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (37)
    1. 58º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MEDTROP 2023). Melioidose, uma doença mimetizante e a sua importância no Brasil. 2023. (Congresso).
    2. VI Congresso Cearense de Infectologia. Melioidose. 2022. (Congresso).
    3. Congresso Brasileiro de Infectologia. Melioidose. 2021. (Congresso).
    4. 9th World Melioidosis Congress. Melioidosis in children and teenagers in Ceará: a case series in 16 years. 2019. (Congresso).
    5. European Melioidosis Congress 2018. Health community agents: A public health strategy against melioidosis. 2018. (Congresso).
    6. Reunión Científica de Melioidosis en las Américas.Melioidosis in Brazil. 2018. (Encontro).
    7. V Congresso Cearense de Infectologia. Atualização no Manejo da Melioidose. 2018. (Congresso).
    8. VII Congresso Norte Nordeste de Infectologia. Melioidose: uma doença emergente no Brasil. 2018. (Congresso).
    9. 8th World Melioidosis Congress. Proposal of a Laboratory Sentinel Surveillance of Melioidosis. 2016. (Congresso).
    10. II Reuniao da Sociedade Internacional de Melioidose.Melioidose no Brasil. 2016. (Outra).
    11. 51° Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Elaboração e divulgação de material e tecnologia educativa sobre melioidose no Estado do Cear. 2015. (Congresso).
    12. 51° Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Melioidosi in Ceará: an alert to Brazil. 2015. (Congresso).
    13. 51º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Melioidosis: an emerging disease in Americas and its importance from CDC perspective. 2015. (Congresso).
    14. European Melioidosis Congress 2015. Preparation and dissemination of material and educational technology on melioidosis in Ceará-Brazil. 2015. (Congresso).
    15. I Reuniao da Sociedade Internacional de Melioidose.Melioidose no Brasil. 2015. (Outra).
    16. 7th World Melioidosis Congress 2013. Melioidosis In Brazil. 2013. (Congresso).
    17. Melioidosis Diagnostic Workshop - CDC.Melioidosis in Brazil. 2013. (Seminário).
    18. XLIX Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT). Melioidose: estado da arte de uma endemia ainda desconhecida no Brasil. 2013. (Congresso).
    19. XVIII Congresso Brasileiro de Infectologia. Melioidose no Brasil. 2013. (Congresso).
    20. II Congresso Cearense de Infectologia. Enfoque das Doenças Infecciosas através da Insuficiência Respiratória. 2008. (Congresso).
    21. XV Congresso Brasileiro de Infectologia. Melioidose. 2007. (Congresso).
    22. XXII Reunião de Pesquisa em Doenças de Chagas e Leishmanioses.Trasmissão da doença de Chagas pela via oral - surto de doença de Chagas aguda no Ceará. 2006. (Outra).
    23. 14° Congresso Brasileiro de Infectologia. 14° Congresso Brasileiro de Infectologia. 2005. (Congresso).
    24. Reunião para Estruturação da Vigilância Epidemiológica da Febre do Nilo Ocidental. 2005. (Outra).
    25. Seminário Internacional de Biossegurança em Saúde.Seminário Internacional de Biossegurança em Saúde, promovido pelo Ministério da Saúde, realizado no período de 27 a 30 de agosto de 2005, em Sâo Paulo. 2005. (Seminário).
    26. XIV Congresso Brasileiro de Infectologia Pediátrica. XIV Congresso Brasileiro de Infectologia Pediátrica, promovido pela Sociedade Brasileira de Pediatria e Sociedade Paranaense de Pediatra, realizado no período de 27 a 30 de abril de 2005, em Foz do Iguaçu. 2005. (Congresso).
    27. XLI Congresso Brasileiro de Medicina Tropical e I Encontro de Medicina Tropical do Cone Sul. Doenças Infecto-parasitárias emergentes e reemergentes II - Melioidose no Brasil no XLI Congresso da Sociedade de Medicina e do I Encontro de Medicina Tropical do Cone Sul, realizado no período de 06 a 10 de março de 2005, em Florianópolis. 2005. (Congresso).
    28. 4° Congresso Mundial de Melioidose. First melioidosis outbreak in Brazil, in 4° World Melioidosis Congress, 16 -18 september, 2004, Singaporw. 2004. (Congresso).
    29. 4ª EXPOEPI - 4ª Mostra Nacional de Experiências Bem-sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças.4ª EXPOEPI - 4ª Mostra Nacional de Experiências Bem-sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças, promovido pelo Ministério da Saúde, realizada no período de 23 a 26 de novembro de 2004, em Brasília. 2004. (Outra).
    30. 4º Congresso Paulista de Infectologia. 4º Congresso Paulista de Infectologia, promovido pela Sociedade Paulista de Infectologia, realizado no período de 18 a 21 de agosto de 2004, em Santos. 2004. (Congresso).
    31. XL Congresso Brasileiro de Medicina Tropical. XL Congresso Brasileiro de Medicina Tropical, promovido pela Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, realizado no período de 07 a 11 de março de 2004, em Aracaju. 2004. (Congresso).
    32. Oficina de Capacitação Pedagógica: Análise do Processo de Ensino e Aprendizagem.Oficina de Capacitação Pedagógica: Análise do Processo de Ensino e Aprendizagem, promovida pelo Programa Nacional de DST/AIDS - Ministério da Saúde, realizada no período de 16 a 19 de outubro de 2003. 2003. (Oficina).
    33. XIII Congresso Brasileiro de Infectologia. XIII Congresso Brasileiro de Infectologia, promovido pela Sociedade Brasileira de Infectologia, realizado no período de 31 de agosto a 03 de setembro de 2003, em Goiânia. 2003. (Congresso).
    34. XXXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. XXXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, promovido pela Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, realizado no período de 16 a 21 de março de 2003, em Belém. 2003. (Congresso).
    35. I Jornada Cearense de Infectologia.I Jornada Cearense de Infectologia, promovida pela Sociedade Cearense de Infectologia, realizada no período de 23 a 25 de maio de 2002, em Fortaleza. 2002. (Outra).
    36. Oficina para Divulgação do Consenso Terapêutico Antiretroviral em Adultos e Adolescente.Oficina para Divulgação do Consenso Terapêutico Antiretroviral em Adultos e Adolescente, promovida pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, realizada no período de 27 a 28 de maio de 2002, em Fortaleza. 2002. (Oficina).
    37. VIII Congresso Brasileiro de Controle Infecção e Epidemiologia Hospitalar. VIII Congresso Brasileiro de Controle Infecção e Epidemiologia Hospitalar, promovido pela Associação Brasileira de Infecção Hospitalar, realizado no período de 04 a 07 de setembro de 2002, em Curitiba. 2002. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (7)
    1. Rolim, D. B.; KETHEESAN, N. ; BERTHERAT, E. ; MUKHOPADHYAY, C. ; KEIM, P. ; WONGRATANACHEEWIN, S. ; NATHAN, S. ; WUTHIEKANUN, V. ; GEE, J. ; TAN, G. G. ; TUANYOK, A. ; DESHAZER, D. ; COREA, E.. Internacional Advisory Commitee - 9 th World Melioidosis Congress. 2019. Congresso
    2. HENN, G. A. L. ; Rolim, D. B. ; DAMASCENO, L. S.. Congresso Cearense de Infectologia. 2018. Congresso
    3. COLARES, J. K. B. ; Rolim, D. B. ; LIMA, D. M. ; BESSA, O. A. A. C.. I Simpósio de Pesquisa em Ciências Médicas da Unifor. 2015. Outro
    4. Rolim, D. B.; PATRICIO, M. I. A.. Seminário sobre Melioidose na Região Norte - Ipu e Sobral. 2015. Outro
    5. Rolim, D. B.. Comissão Organizadora do 51º Congresso Brasileiro de Medicina Tropical. 2015. (Congresso).. . 0.
    6. Rolim, D. B.. Seminário sobre Melioidose: Diagnóstico e Tratamento. 2014. (Outro).. . 0.
    7. ROLIM, Dionne Bezerra. Secretária da I Jornada Cearense de Infectologia. 2002. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (2)
    • Dionne Bezerra Rolim ⇔ Luciano Pamplona de Goes Cavalcanti (5.0)
      1. Macedo, Rafael Nogueira ; Rocha, Felipe Araujo ; Rolim, Dionne Bezerra ; VILAR, Dina Cortez Lima Feitosa ; Araújo, Fernanda Montenegro de Carvalho ; Vieira, Nélia Nogueira ; Teixeira, Juliana Rodrigues ; Carvalho, Maíza Colares ; Oliveira, Francisco George Magalhães ; Cavalcanti, Luciano Pamplona de Góes. Severe coinfection of melioidosis and dengue fever in northeastern Brazil: first case report. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso). v. 45, p. 132-133, 2012. Qualis: B1
      2. ROLIM, D. B. ; Vilar, D. C. F. L. ; CAVALCANTI, LPG. ; Freitas, L. B. N. ; Inglis, T. J. J. ; Nobre Rodrigues, J. L. ; Nagao-Dias, A. T.. Burkholderia pseudomallei Antibodies in Individuals Living in Endemic Regions in Northeastern Brazil. The American Journal of Tropical Medicine and Hygiene. v. 84, p. 302-305, 2011. Qualis: A3
      3. PAMPLONA, LGC; ROLIM, D. B. ; Pires-Neto RJ ; VILAR, Dina Cortez Lima Feitosa ; NOGUEIRA, J. O. L. ; POMPEU, M. M. L. ; TEIXEIRA, M.J. ; SOUSA, A.Q.. Microepidemia da doença de Chagas aguda por transmissão oral no Ceará. Cadernos Saúde Coletiva (UFRJ). v. 17, p. 911-921, 2009.Qualis: B1
      4. Rolim, D. B.; VILAR, D. C. F. L. ; Cavalcanti, L.P.G. ; PATRICIO, M. I. A. ; RIBEIRO, A. K. C. ; SOUSA, A. Q.. Melioidosis in Brazil. Em: World Melioidosis Congress 2013, 2013, Bangkok. World Melioidosis Congress 2013 - Abstract Book, p. 40-40, 2013.
      5. CAVALCANTI, L. P. G. ; MACEDO, R. N. ; ROCHA, F. A. ; Rolim, D. B. ; VILAR, D C F V ; OLIVEIRA, F. G. M. ; CARVALHO, M. C.. Co-infecção Melioidose e dengue grave no Ceará: relato de caso. Em: XLVII CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL, 2011, NATAL. ANAIS DO XLVII CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL, 2011.

    • Dionne Bezerra Rolim ⇔ Tereza de Jesus Pinheiro Gomes Bandeira (1.0)
      1. GEE, JAY E. ; GULVIK, CHRISTOPHER A. ; CASTELO-BRANCO, DEBORA S. C. M. ; SIDRIM, JOSÉ J. C. ; ROCHA, MARCOS F. G. ; CORDEIRO, ROSSANA A. ; BRILHANTE, RAIMUNDA S. N. ; BANDEIRA, TEREZA J. P. G. ; PATRÍCIO, IRACEMA ; ALENCAR, LUCAS P. ; DA COSTA RIBEIRO, ANA KAROLINE ; SHETH, MILI ; DEKA, MARK A. ; HOFFMASTER, ALEX R. ; ROLIM, DIONNE. Genomic Diversity of Burkholderia pseudomallei in Ceara, Brazil. mSphere. v. 6, p. 1-11, 2021. Qualis: Não identificado (MSPHERE)




Data de processamento: 22/04/2025 12:10:08