Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - Faculdade de Medicina - UFC [Turmas de Mestrado ano 2015]

Total de projetos de pesquisa


Número total de itens: 22

2021

1.   2021-Atual. FATORES DE RISCO PARA TROMBOSE VENOSA EM UNIVERSITARIAS DA SAUDE
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) . Integrantes: Liene Ribeiro de Lima - Coordenador / Elizete Andrade de Lima - Integrante / Francisco Tiago da Silva Cruz - Integrante / Francisca Deiviane Lopes Rodrigues - Integrante / Gabriela Mendes de Souza - Integrante / Beatriz de Brito Pinto - Integrante / Sandy Siqueira de Alencar Almeida - Integrante. Financiador(es): Centro Universitário Católica de Quixadá - Bolsa.
Membro: Liene Ribeiro de Lima.

2019

1.   2019-2020. ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM AS PUERPERAS EM UNIDADES DE ATENCAO PRIMARIA A SAUDE
Descrição: O estudo objetiva avaliar a assistência de Enfermagem prestada no puerpério nas Unidades de Atenção Primária a Saúde (UAPS) do município de Quixadá-CE, como também delinear o perfil sócio demográfico, clínico, assistencial e epidemiológico das puérperas acompanhadas pelo município de Quixadá-CE e averiguar a satisfação das mulheres com a assistência de enfermagem prestada no puerpério nas Unidades de Atenção Primária a Saúde.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Liene Ribeiro de Lima - Coordenador / Maria Vanderleia Cosmo da Silva - Integrante / Cintya Marly do Nascimento da Silva - Integrante / Eunice Machado Neta - Integrante / Salma Hakerna Alencar Coelho - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Liene Ribeiro de Lima.
2.   2019-Atual. Fortalecimento do Sistema Nacional de Vigilancia para a prevencao, deteccao precoce e resposta rapida as emergencias em saude publica
Descrição: Esta pesquisa tem como principal objetivo compreender os determinantes sociais da tuberculose e investigar o efeito de programas sociais na ?Coorte de 100 Milhões de Brasileiros?. Mais especificamente nossos objetivos específicos estão atrelados a quatro pacotes de trabalho: Pacote 1) Estimar a incidência e os determinantes sociais do adoecimento e desfechos de tratamento da tuberculose na população geral e entre crianças da ?Coorte de 100 Milhões de Brasileiros?; Pacote 2) Estimar a incidência de tuberculose e analisar os determinantes sociais associados à essa ocorrência e aos desfechos do tratamento nos grupos tradicionais e populacionais específicos na ?Coorte de 100 Milhões de Brasileiros?; Pacote 3) Estimar a incidência de tuberculose em uma coorte de contatos familiares de pessoas com a doença e identificar quais são os fatores clínicos do caso índice e quais os fatores sociais e demográficos (do caso índice e dos contatos) associados à essa ocorrência e estimar o impacto do PBF na ocorrência de novos casos de tuberculose entre os contatos familiares na ?Coorte de 100 Milhões de Brasileiros?; Pacote 4) Avaliar as intervenções públicas com o maior potencial para a redução da morbimortalidade de tuberculose no Brasil, incluindo Estratégia de Saúde da Família e Programa Bolsa Família, e os cenários que permitiriam uma eliminação total da doença até 2030 através de modelos compartimentais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Camila Silveira Silva Teixeira - Integrante / Maria Yury Travassos Ichihara - Integrante / Joilda Silva Nery - Integrante / Julia Moreira Pescarini - Integrante / Mauro Niskier Sanchez - Coordenador / Marília Santos dos Anjos - Integrante / Davide Rasella - Integrante / Priscila Fernanda Porto Scaff Pinto - Integrante / Gabriela de Jesus - Integrante / Beatriz Schindler - Integrante / Évelin Santos Oliveira - Integrante.
Membro: Camila Silveira Silva Teixeira.
3.   2019-2019. Plantas Medicinais no Tratamento de Infeccoes Vulvovaginais: Conhecimento e Utilizacao por Mulheres Nordestinas
Descrição: O estudo tem como objetivo identificar o conhecimento e a utilização de plantas medicinais no tratamento de infecções vulvovaginais em mulheres acompanhadas pela Atenção Básica do município de Quixadá-CE. Trata-se de um estudo transversal, descritivo com abordagem quantitativa, que será realizado no município de Quixadá/CE, na rede de atenção primária, nos períodos entre os meses de março a abril de 2020. A população de estudo será constituída por mulheres maiores de 20 anos acompanhadas na UBS. Os dados serão coletados através da aplicação de um instrumento com questões que visam averiguar as variáveis sociodemográficos, uso e conhecimento dessas mulheres sobre plantas com propriedades medicinais no tratamento de infecções vulvovaginais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Liene Ribeiro de Lima - Coordenador / Karolaine da Silva Quirino - Integrante / Gabriela Mendes de Souza - Integrante / Ester da Silva Gomes - Integrante / Francisco Jamilton Bezerra Lima - Integrante. Financiador(es): Centro Universitário Católica de Quixadá - Bolsa.
Membro: Liene Ribeiro de Lima.
4.   2019-Atual. Prevalencia dos Transtornos Mentais Comuns e Ideacao Suicida e sua Relacao com o Envolvimento Espirita
Descrição: Os Transtornos Mentais Comuns (TMC), representados pelo estresse, ansiedade e depressão, e a ideação suicida representam problemas de saúde pública, sendo motivadores da busca pela terapêutica espírita. Esta pesquisa objetiva mensurar a prevalência dos TMC e da ideação suicida em pessoas com envolvimento espírita, assim como também pretende medir o nível de envolvimento espírita dessas pessoas, buscando estabelecer uma relação entres esses parâmetros. Trata-se de um estudo de caráter misto, metodológico e transversal.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Tiago Medeiros Sales - Coordenador / Raimunda Hermelinda Maia Macena - Integrante.
Membro: Tiago Medeiros Sales.
5.   2019-Atual. Saude ocupacional nos terminais urbanos
Descrição: Avaliar a saúde dos trabalhadores dos terminais urbanos de Fortaleza, correlacionando com outros fatores de risco não-ocupacionais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sabrina Gabriele Maia Oliveira Rocha - Coordenador / Hermano Alexandre Lima Rocha - Integrante.
Membro: Sabrina Gabriele Maia Oliveira Rocha.

2018

1.   2018-2018. A HIDROTERAPIA NO TRATAMENTO DE INDIVIDUOS COM FIBROMIALGIA
Descrição: Fibromialgia é uma patologia de etiologia desconhecida que acomete principalmente as mulheres, seguido de crianças e idosos e se caracteriza por dores musculares difusas que podem estar associadas a distúrbios do sono, fadiga crônica e distúrbios psíquicos e intestinais ou em grupos. O objetivo desta pesquisa foi verificar a eficácia da hidroterapia no alívio de dores e na qualidade do sono de indivíduos com fibromialgia. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Carla Pequeno da Silva - Coordenador / Auricéia Ferreira Souto Spósito - Integrante / JAQUELINE SANTOS DA SILVA - Integrante.
Membro: Carla Pequeno da Silva.
2.   2018-2018. A RELACAO ETICA ENTRE DISCENTES E DOCENTES DE UMA INSTITUICAO DE ENSINO SUPERIOR DE VITORIA DA CONQUISTA/BA
Descrição: Conhecimento da relação ética entre discentes e docentes do ensino superior, A ética é um atributo intrínseco a toda ação do ser humano e, por este motivo, é um componente essencial na produção da realidade social. Todo homem tem um senso ético, uma espécie de consciência moral, que faz com que ele sempre esteja julgando as suas ações, para verificar se estas são ou não apropriadas (PEGORARO, 2012). Nas últimas décadas, talvez pela intensificação de assuntos sociais, a palavra ética é ouvida com grande frequência. Entendemos de modo consistente o significado da palavra, mas as práticas dos valores morais e éticos precisam, por vezes, ser exploradas. Em tal contexto nasce a expectativa e os anseios acerca da ética colocada em prática em nosso cotidiano e, principalmente, no contexto educacional que deve ser voltado para a formação de pessoas que estruturarão a nossa sociedade (IMBERT, 2011). Este trabalho se propõe a avaliar a relação ética entre discentes e docentes de uma instituição de ensino superior. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Carla Pequeno da Silva - Coordenador / Sâmela Oliveira Saraiva Soares - Integrante / Auricéia Ferreira Souto Spósito - Integrante.
Membro: Carla Pequeno da Silva.
3.   2018-2018. GESTORES DAS UNIDADES BASICAS DE SAUDE E AS PRATICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES
Descrição: Com base na existente crise do paradigma da medicina moderna praticada no Sistema Único de Saúde, houve a necessidade de integrar práticas de saúde não convencionais e favo-recer a integralidade na atenção à saúde. Denominadas como Práticas Integrativas e Complementares em saúde, com a criação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares pretendeu-se assegurar o acesso aos usuários da atenção básica às medicinas tradicionais e complementares. O objetivo do estudo foi identificar o conhecimento e opiniões dos gestores de saúde que atuam nas Unidades Básicas de Saúde sobre as Práticas Integrativas e Complementares.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Carla Pequeno da Silva - Coordenador / Karla Cavalcante Silva de Morais - Integrante / Felix Meira Tavares - Integrante / André Lima Plácido - Integrante.
Membro: Carla Pequeno da Silva.
4.   2018-2018. IMPACTO DOS SINTOMAS OSTEOMUSCULARES NAS PRATICAS DE ENSINO DE DOCENTES
Descrição: Lesões por esforços repetitivos (LER) e distúrbios relacionados ao trabalho (DORT), são exemplos de doenças relacionadas ao trabalho, estas possuem características similares em vários sintomas, como: dor, sensação de peso repetitivo, posturas inadequadas, formigamento nas extremidades, desconforto físico a esforço (BRASIL, 2006). O não comparecimento as atividades laborais resultantes dessas doenças levantadas causam um custo para os recursos socioeconômicos (VANWONTERGHEM; YOOPAT; MAES, 2012). Os professores estão dentro das classes de profissionais que mais estão expostos a disfunções causadas pelo ambiente de trabalho, seja pelas altas cargas de estresse ou pela elevada cobrança, que geram prejuízos ao bem-estar físico e emocional (JUNIOR; SILVA, 2014). É fundamental elaborar programas de promoções à saúde, que estimule a pesquisa sobre a dor musculoesquelética com os professores, fazendo com que examinem os mecanismos ergonômicos e psicossociais no trabalho do docente, para que assim, tal classe recupere o estilo de vida necessário para que suas atividades, no cotidiano, sejam executadas com conforto e alivio na dor (TEIXEIRA et al., 2015).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Carla Pequeno da Silva - Coordenador / MARIANA BOMFIM RIBEIRO - Integrante / Adna Gorette Ferreira Andrade - Integrante.
Membro: Carla Pequeno da Silva.
5.   2018-2019. INFECCOES GENITAIS EM GESTANTES NORDESTINAS EM VULNERABILIDADE SOCIAL
Descrição: É primordial realizar o exame preventivo em gestantes, a fim de identificar infecções genitais que possam comprometer a saúde materno-infantil e predispor as intercorrências obstétricas e perinatais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Liene Ribeiro de Lima - Coordenador / Thecia Larissa da Silva Ribeiro - Integrante / Carla Patricia de Almeida Oliveira - Integrante / Mikaela da Silva Lima - Integrante / Sherida Martins de Lima - Integrante / HILDERLÂNIA DE FREITAS LIMA - Integrante / FRANCISCO DE ASSIS GOMES MACIEL JUNIOR - Integrante / JESSYE DE OLIVEIRA BARBOSA - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Liene Ribeiro de Lima.
6.   2018-2018. PROFISSIONAIS DAS UNIDADES BASICAS DE SAUDE E AS PRATICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES
Descrição: As Práticas Integrativas e Complementares em saúde são compostas por um conjunto de atividades e ações terapêuticas, que apesar das políticas nacionais recomendarem sua implementação, é possível observar entre os profissionais de saúde o notório desconhecimento das terapias complementares.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Carla Pequeno da Silva - Coordenador / Karla Cavalcante Silva de Morais - Integrante / Felix Meira Tavares - Integrante / Leonardo Prates de Andrade - Integrante.
Membro: Carla Pequeno da Silva.
7.   2018-Atual. Tratamento da Hanseniase no Brasil: Determinantes do Acesso, Completude e Cura Utilizando Linkage de Bases de Dados Secundarios
Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo avaliar os fatores associados ao acesso geográfico aos serviços de saúde, adesão e desfechos de tratamento da hanseníase no Brasil entre 2001 e 2016. Para tanto, serão realizados três estudos: 1) estudo transversal para identificar os fatores associados ao acesso geográfico aos serviços de saúde por pacientes diagnosticados com hanseníase no Brasil entre 2001 e 2016 2) estudo transversal para investigar a distribuição e os fatores sociodemográficos associados à adesão ao tratamento e desfecho cura entre os casos novos de hanseníase no Brasil entre 2001 e 2016 a partir dos dados nacionais notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) 3) estudo de coorte para investigar a distribuição espacial e os fatores socioeconômicos, demográficos e geográficos associados à adesão ao tratamento e desfecho cura entre os casos novos de hanseníase no Brasil entre 2001 e 2016 em um subconjunto da 'Coorte de 100 milhões de Brasileiros', utilizando o linkage do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) com o SINAN. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Camila Silveira Silva Teixeira - Integrante / Gerson Oliveira Penna - Integrante / Joilda Silva Nery - Coordenador / Julia Moreira Pescarini - Integrante / Mauro Niskier Sanchez - Integrante / Maria Lucia Fernandes Penna - Integrante / Elizabeth B. Brickley - Integrante / Anna Ramond - Integrante / Marcio Santos da Natividade - Integrante / Kaio Vinicius Freitas de Andrade - Integrante / Maria Glória Teixeira - Integrante / Susan Pereira - Integrante.
Membro: Camila Silveira Silva Teixeira.

2017

1.   2017-Atual. Grupo de Pesquisa de Enfermagem em Saude da Mulher (GPESM)
Descrição: O objetivo do GPESM é desenvolver ações que guiam as ações de promoção da saúde da mulher desenvolvidas pelos enfermeiros; Melhorar o conhecimento dos discentes de enfermagem acerca das ações de promoção da saúde da mulher; Contribuir com uma reflexão sobre a forma de como se pode trabalhar na assistência à saúde da mulher, trazendo informações que poderão acrescentar aos acadêmicos de Enfermagem conhecimentos teóricos, instigando-os a serem pesquisadores e atuantes capazes de conviverem com os enfrentamentos de sua vivência profissional e colaborando para que possam refletir sobre as ações dos Enfermeiros na promoção da saúde da mulher; Ressaltar a importância das técnicas inovadoras que visam à promoção da saúde e contribuem para prevenção e tratamento do câncer de mama e útero, melhorando a qualidade de vida das mulheres; Construir uma tecnologia de Enfermagem para promoção da saúde da mulher.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Liene Ribeiro de Lima - Coordenador / Lara Leite de Oliveira - Integrante / Thecia Larissa da Silva Ribeiro - Integrante / Samyla Fernandes de Sousa - Integrante / Valdeni de Souza Oliveira - Integrante / Andreza da Silva Sena - Integrante / Ravenna Suyanne Oliveira Silveira - Integrante / Mikaela da Silva Lima - Integrante / Sherida Martins de Lima - Integrante / Taina Carneiro Queiroz - Integrante / Antônio Carlos de Araújo Junior - Integrante / Mara Mayara de Oliveira - Integrante / Cintya Marly do Nascimento da Silva - Integrante / Salma Hakerna Alencar Coelho - Integrante / Francisca Deiviane Lopes Rodrigues - Integrante / Jessica Carlos da Silva de Oliveira - Integrante.
Membro: Liene Ribeiro de Lima.
2.   2017-Atual. Social Policy & Health Inequality Project (SPHI)
Descrição: Avaliação de Políticas e Desigualdades em Saúde A complexidade dos determinantes das doenças relacionadas à pobreza tem levado ao crescente consenso internacional da necessidade de intervenções inter setoriais que enfrentem de forma mais abrangente os problemas de saúde da população, especialmente dos grupos em situação de pobreza. O Brasil tem uma história de introdução de políticas de proteção social destinadas redução da pobreza. Processar, analisar e interpretar de forma rigorosa o impacto destas políticas poderá gerar novos conhecimentos úteis em processos de tomada de decisões no campo das políticas sociais - em especial aquelas focadas na redução da pobreza e das desigualdades sociais no Brasil. Pressupõe que determinadas intervenções (e a combinação delas) são eficazes para a promoção do nascimento, crescimento e desenvolvimento e envelhecimento saudável. Assim, pretende-se com esta proposta: 1) Expandir o escopo da coorte de 100 milhões incluindo geocodificação do CADUNICO, 2) avaliar o impacto do Programa minha casa minha vida ?PMCMV sobres desfechos em saúde e inequidade social (hanseníase, tuberculose, doenças cardiovasculares e diarreia); 3)Construção de indicadores de avaliação das metas do Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para as doenças não transmissíveis em diferentes grupos sociais. Para consecução dos objetivos utilizará fonte de dados dos registros administrativos disponíveis do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), o Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), Sistema de Mortalidade(SIM), Sistema de Informação Hospitalar (SIH) e o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Camila Silveira Silva Teixeira - Integrante / Leila Denise Ferreira - Integrante / Andrêa Jacqueline Fortes Ferreira - Integrante / Maria Yury Travassos Ichihara - Integrante / Mirjam Allik - Integrante / KATIKIREDDI, SRINIVASA VITTAL - Integrante / DUNDAS, RUTH - Integrante / Laura Cunha Rodrigues - Integrante / Julia Moreira Pescarini - Integrante / Maurício Lima Barreto - Coordenador / Alastair H. Leyland - Integrante / Mauro Niskier Sanchez - Integrante / Elizabeth B. Brickley - Integrante / Liam Smeeth - Integrante / AQUINO, ESTELA M. L. - Integrante / Rita de Cássia Ribeiro-Silva - Integrante.
Membro: Camila Silveira Silva Teixeira.

2016

1.   2016-2017. Adaptacao transcultural das Escalas de Estigma (EMIC) e Empoderamento para a versao Portugues-Brasil: avaliacao integrada em busca do desenvolvimento inclusivo no contexto da hanseniase
Descrição: A hanseníase mantém-se como um processo infeccioso de elevada magnitude, assumindo caráter de doença negligenciada, que demanda ações integradas para desenvolvimento inclusivo das populações acometidas. Considerando-se a especificidade de Mycobacterium leprae pelo acometimento de nervos periféricos bem como o potencial de geração de alterações motoras e sensoriais potenciais, impactos significativos do ponto de vista físico, psicológico, social e econômico ampliam os impactos em indivíduos, famílias e comunidades. Por sua natureza incapacitante, a baixa gravidade e o estigma relacionado, um grande contingente de pessoas que vivem com a hanseníase apresenta necessidades marcantes ao longo de suas vidas. Ampliar o empoderamento destas pessoas representa estratégia chave para superar o estigma, percebido ou sentido, bem como os diferentes contextos de vulnerabilidade. Este projeto busca ampliar a capacidade de intervenção na composição de estratégias para o desenvolvimento inclusivo. A proposta visa explorar o estigma como categoria analítica amplificadora da vulnerabilidade social, do preconceito e da restrição à participação social, além de geradora de impactos no perfil de ocorrência e de atenção/cuidado da hanseníase em áreas endêmicas do Norte e Nordeste do Brasil. Assim, tomando como base referencial a integralidade do cuidado como um dos princípios norteadores do SUS, o objetivo geral deste projeto é adaptar transculturalmente para o Brasil as escalas de estigma Explanatory Model Interview Catalogue (EMIC ? individual e para comunidade) e de empoderamento em pessoas acometidas pela hanseníase. O projeto estrutura-se nos seguintes objetivos específicos: verificar a presença de publicações técnico - científicas oriundas do país de origem da elaboração das escalas e no Brasil; avaliar a pertinência e a adequação do formato das questões e do instrucional, do cenário de administração das escalas e do modo de aplicação; verificar a equivalência semântica por tradução e retrotradução, e entre a retrotradução e as escalas originais; verificar questões gerais referentes a adequação das escalas para possíveis ajustes finais junto à população-alvo e a especialistas; realizar pré-teste da versão final das escalas adaptadas e verificar a equivalência funcional das escalas por meio de análise psicométrica. O projeto é fundamentado em estudo epidemiológico de adaptação transcultural, com base em escalas multidimensionais, com módulos abarcando um ou mais construtos. Inclui um processo combinado entre um componente de tradução literal de palavras e frases do inglês para o português, e um processo cuidadoso de harmonização que contemple o contexto cultural e estilo de vida da população-alvo nos diferentes cenários incluídos no projeto. O desenho do estudo inclui ainda a verificação da equivalência conceitual, de itens, semântica, operacional, de mensuração e funcional das escalas. O estudo será desenvolvido nos Estados da Bahia (Vitória da Conquista), Rondônia (Cacoal), Piauí (Floriano) e Ceará (Redenção). Os participantes do estudo para adaptação das escalas EMIC (indivíduo e comunidade) e Escala de Empoderamento serão pessoas acometidas pela hanseníase, em diferentes momentos em relação à poliquimioterapia (tratamento ativo ou pós-alta), podendo apresentar incapacidades ou deficiências (ou nenhuma das duas).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Andréia Alves Castilhano - Integrante / Thayse Andrade Fernandes - Integrante / Alberto Novaes Ramos Júnior - Integrante / Jaqueline Caracas Barbosa - Coordenador / Héllen Xavier Oliveira - Integrante / Maria Solange Araújo Paiva Pinto - Integrante. Financiador(es): Netherlands Hanseniasis Relief Brasil - Auxílio financeiro.
Membro: Andreia Alves Castilhano.
2.   2016-Atual. Avaliacao dos efeitos dos determinantes sociais na incidencia, percentual de incapacidades fisicas e desfechos do tratamento da hanseniase na 'Coorte de 100 Milhoes de Brasileiros'
Descrição: A hanseníase persiste como problema de saúde pública no Brasil. A epidemiologia da hanseníase não é totalmente compreendida: pouco se conhece sobre os fatores de risco para a infecção, a doença, o diagnóstico tardio e para a interrupção do tratamento. Grandes desigualdades sociais e a pobreza são características históricas do Brasil. Nas duas últimas décadas ocorreram melhorias com a expansão considerável de programas nas áreas da educação, habitação, seguridade e desenvolvimento social, tornando-se este um cenário ideal para a investigação. Nós propomos uma nova estratégia, baseada no linkage de dados coletados rotineiramente, e que explora o potencial dos ?Big Data? para a saúde pública, com o intuito de investigar o efeito de determinantes sociais e o impacto do programa de transferência de renda "Bolsa Família" (PBF), sobre a incidência, a freqüência das incapacidades físicas e os desfechos do tratamento da hanseníase, a partir do cruzamento do banco de dados "Cadastro Único para Programas Sociais" (CadUnico), que possui informações sócio-econômicas detalhadas de mais de 100 milhões de pessoas, com dois bancos de dados: banco com as folhas de pagamentos individuais do PBF e o componente da hanseníase do Sistema de Informação de Agravos de Notificação, com informações sobre as notificações, grau de incapacidades físicas, características do tratamento e desfechos para todos os casos de hanseníase. A análise dos dados incluirá métodos estatísticos empregados para dados longitudinais para estimar o efeito dos determinantes sociais, e métodos da área econométrica (desenho de regressão com descontinuidade, escores de propensão e diferença em diferenças) para investigar o impacto do PBF na incidência, a frequência das incapacidades físicas e os desfechos do tratamento da hanseníase. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Camila Silveira Silva Teixeira - Integrante / Maria Yury Travassos Ichihara - Integrante / Gerson Oliveira Penna - Coordenador / Joilda Silva Nery - Integrante / Laura Cunha Rodrigues - Integrante / Julia Moreira Pescarini - Integrante / Maurício Lima Barreto - Integrante / Mauro Niskier Sanchez - Integrante / Elizabeth B. Brickley - Integrante / Liam Smeeth - Integrante / Diana N J Lockwood - Integrante.
Membro: Camila Silveira Silva Teixeira.
3.   2016-2018. NEEMI (Nucleo de Estudo em Enfermagem Materno Infaantil)
Descrição: Núcleo de Estudo de Enfermagem Materno-Infantil - NEEMI que busca desenvolver ações que guiam as ações de promoção da saúde materno infantil desenvolvidas pelos enfermeiros, Melhorar o conhecimento dos discentes de enfermagem acerca das ações de promoção da saúde materno-infantil e Contribuir com uma reflexão sobre a forma de como se pode trabalhar na assistência de pré-natal, trazendo informações que poderão acrescentar aos acadêmicos de Enfermagem conhecimentos teóricos, instigando-os a serem pesquisadores e atuantes capazes de conviverem com os enfrentamentos de sua vivência profissional e colaborando para que possam refletir sobre as ações dos Enfermeiros na promoção da saúde materno-infantil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (13) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Liene Ribeiro de Lima - Integrante / Lara Leite de Oliveira - Coordenador / Thecia Larissa da Silva Ribeiro - Integrante / Carla Emanoela de Melo Brasilino - Integrante / Geiciara Costa Ribeiro - Integrante / Gerema Keyle Teles de Souza - Integrante / Jane Ruth Gadelha Costa - Integrante / Samyla Fernandes de Sousa - Integrante / Valdeni de Souza Oliveira - Integrante / Andreza da Silva Sena - Integrante / Ravenna Suyanne Oliveira Silveira - Integrante / Mikaela da Silva Lima - Integrante / Sherida Martins de Lima - Integrante / Taina Carneiro Queiroz - Integrante / Mara Mayara de Oliveira - Integrante. Financiador(es): Centro Universitário Católica de Quixadá - Auxílio financeiro.
Membro: Liene Ribeiro de Lima.

2015

1.   2015-2017. A Producao de Saber na Interface entre os Transtornos Psiquiatricos e a Espiritualidade: a perspectiva espirita em pauta
Descrição: A psiquiatria e o espiritismo são duas ciências que se encontram ao abordar a compreensão e o manejo dos transtornos mentais. O objetivo do projeto foi promover um sistema de produção de saber na interface entre a psiquiatria e o espiritismo, no tocante aos transtornos psicóticos, transtornos dissociativos e transtornos depressivos, proporcionando um diálogo entre essas duas áreas do conhecimento e visibilizando a visão espírita sobre essa temática. Para tanto, realizou-se uma pesquisa-ação colaborativa por meio de Ciclos Reflexivos, além de extensa revisão bibliográfica. Como resultado, a perspectiva espírita se mostrou de caráter complexo e integrativo à visão psiquiátrica. Por conseguinte, a visão espírita representa um novo potencial científico teórico-prático no cuidado aos pacientes com transtornos mentais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Tiago Medeiros Sales - Integrante / Ângela Maria Bessa Linhares - Coordenador.
Membro: Tiago Medeiros Sales.
2.   2015-2016. Avaliacao e monitoramento de morbidade e incapacidade relacionadas a Doencas Tropicais Negligenciadas: Desenvolvimento de Ferramenta Generica no Brasil
Descrição: O Global Forum for Health Research define doenças negligenciadas como um conjunto de enfermidades intrinsecamente associadas à condição de pobreza. As precárias condições de vida e as iniquidades em saúde representam, portanto, os principais fatores responsáveis pela maior incidência destas doenças. Mesmo sendo responsáveis por quase metade da carga de doença em países em desenvolvimento, os investimentos transferidos para ações de pesquisa e desenvolvimento não têm priorizado essa área. Embora a OMS reconheça a importância dos fatores ambientais sobre a funcionalidade e incapacidade, a escassez de instrumentação padronizada para documentar tais fatores restringe a investigação direta e empírica de barreiras e facilitadores associados à participação social de pessoas com deficiência. Aspectos como estigma, e qualidade de vida devem ser necessariamente integrados. Ademais, a despeito da relevância de ampliar os olhares para morbidade e incapacidades em DTNs, uma das questões urgentes para resposta da comunidade científica remete-se à necessidade de desenvolvimento de ferramentas que possibilitem avaliar e monitorar estas dimensões a partir de diferentes perspectivas. O objetivo geral do projeto é avaliar a aplicabilidade de conjunto de instrumentos validados como kit de ferramentas genérico para abordagem de morbidade e incapacidade relacionadas a múltiplas DTN (hanseníase, doença de chagas, leishmaniose visceral, esquistossomose mansoni, neurocisticercose). Como objetivos específicos, inserem-se: desenvolver kit de ferramentas para avaliar as DTNs e identificar áreas prioritárias para os serviços de gestão de morbidade e incapacidade (GMI), validar este kit de ferramentas em DTNs (hanseníase, doença de chagas, leishmaniose visceral esquistossomose mansoni, neurocisticercose) em projeto piloto no contexto brasileiro, e delinear proposta de módulo de educação permanente brasileiro voltada para a implementação do kit de ferramentas nos protocolos de abordagem destas DTN.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (2) . Integrantes: Andréia Alves Castilhano - Integrante / Thayse Andrade Fernandes - Integrante / Eliana Amorim de Souza - Integrante / Alberto Novaes Ramos Júnior - Integrante / Jaqueline Caracas Barbosa - Coordenador / Duane Charles Hinders - Integrante / Priscila do Nascimento Rosa - Integrante / Héllen Xavier Oliveira - Integrante / Reagan Nzundu Boigny - Integrante / Anna T vant Noordende - Integrante / Liesbeth F. Mieras - Integrante / Win H. Van Brakel - Integrante / arah Maria Fraxe Pessoa - Integrante / Heleen Kuiper - Integrante / Maria Iranilda Queirós - Integrante / Maria Solange Araújo Paiva Pinto - Integrante.
Membro: Andreia Alves Castilhano.
3.   2015-Atual. Evaluating the impact of social factors and interventions on healthy growth and development: The 100 million Brazilian cohort
Descrição: The project, based on the Brazilian 100 Million cohort and datacenter (linking data from social security records (Cadastro Único - CADU), to routine records on births, deaths, and grown monitoring), will produce strong and specific evidence of the impact of social interventions and social deprivation on still births, prematurity, low birthweight, infant mortality (by cause and age) and growth in the first years of life, nationally and by subgroups (e.g., by education of mother) and timing of intervention (e.g., preconception, early or late pregnancy). The evidence will strengthen the case for implementation of social interventions? in addition to biomedical interventions - to promote healthy birth, child health and development. A legacy of the project will be the cohort and plans for a public interface for the cohort and datacenter, a facility for production of anonymized datasets to support other researchers and public managers, for methodological development, training and capacity development. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (12) . Integrantes: Camila Silveira Silva Teixeira - Integrante / Mauricio Lima Barreto - Coordenador / Rita de Cássia Ribeiro Silva - Integrante / Laura Rodrigues - Integrante / Leila Denise Ferreira - Integrante / Rosemeire Leovigildo Fiaccone - Integrante / Andrêa Jacqueline Fortes Ferreira - Integrante / Maria Yuri Ichiara - Integrante.
Membro: Camila Silveira Silva Teixeira.
4.   2015-Atual. Pesquisa de Saude Materno-Infantil do Ceara - PESMIC
Descrição: Pesquisas de séries transversais de base populacional, que ocorrem a cada 5 anos no Estado do Ceará, investigando a saúde de mulheres em idade fértil e crianças.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . Integrantes: Sabrina Gabriele Maia Oliveira Rocha - Coordenador / Hermano Alexandre Lima Rocha - Integrante / Luciano Lima Correia - Integrante.
Membro: Sabrina Gabriele Maia Oliveira Rocha.


Data de processamento: 17/02/2022 17:02:30