Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - Faculdade de Medicina - UFC [Turmas de Mestrado ano 2012]

Total de projetos de pesquisa


Número total de itens: 45

2021

1.   2021-Atual. Analise do impacto da pandemia nas alteracoes de peso de docentes e discentes do curso de medicina
Descrição: O isolamento social vem sendo implementado como uma das principais medidas de prevenção contra a pandemia pelo novo Coronavírus (SARS-CoV-2). Diante disso, foi drástica e notável a mudança de hábitos de vida da população mundial, reforçando comportamentos de risco para alterações de peso que podem se tornar fatores facilitadores para o desenvolvimento a longo prazo de várias outras doenças. Além disso, a deterioração da saúde mental nesse período, principalmente no âmbito dos profissionais de saúde, se torna preocupante e, associada a compulsões ou a privações alimentares, podendo culminar em mudanças de peso. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo principal avaliar as alterações de peso sofridas durante o período de isolamento social por discentes e docentes de um curso de Medicina na cidade de Fortaleza. Esse estudo é de caráter transversal e analítico.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Ana Paula Pires Lázaro - Coordenador / Jonatan Lucena Bessa - Integrante / Julia do Carmo Barroso - Integrante / Lucas Arruda Mendes - Integrante / Mirella Nunes Matos - Integrante.
Membro: Ana Paula Pires Lazaro.
2.   2021-Atual. Percepcao do conhecimento de academicos de medicina em relacao a atencao da saude da populacao trans
Descrição: No Brasil existe uma significativa parcela de população transexual, segundo a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA). Estas pessoas vêm há muitos anos lutando por seu direito de existir e de viver de modo livre e saudável, porém mesmo assim ainda lutam constantemente com a transfobia no seu cotidiano. Um importante cenário em que ocorre transfobia é, muitas vezes, na atenção à saúde, onde, em sua maioria, encontram-se equipes despreparadas para atender tal população e que muitas vezes os agridem por meio de preconceito, falas ou até agressões físicas. Este é um grande empecilho de acesso à saúde por essa população, o que coloca sua saúde em risco. Frente a esta situação, notando-se a falta de preparo dos médicos, com esse trabalho busca-se avaliar se as escolas médicas estão incluindo na sua grade curricular conteúdos inclusivos de saúde trans com intuito de mudar a atual realidade, por meio de um questionário aplicados nos alunos da UNIFOR medindo seus conhecimentos acerca do tema.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Ana Paula Pires Lázaro - Coordenador / Ana Beatriz de Sousa Moura - Integrante / Lis Aguiar de Vasconcelos - Integrante / Flávia Freire Cunha - Integrante.
Membro: Ana Paula Pires Lazaro.

2020

1.   2020-Atual. Avaliacao dos riscos de profissionais de saude que cuidam de pessoas com COVID-19
Descrição: Este estudo tem como objetivo avaliar categorias de risco para COVID-19 em coortes de diferentes profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas) em relação ao grau de exposição e uso de equipamento de proteção individual (EPI), no período epidêmico e pós-epidêmico nas regiões metropolitanas de Recife, Fortaleza, Belém e São Paulo. Além destes objetivos, o estudo vai avaliar a situação da saúde mental destes profissionais e estimar a prevalência e incidência de COVID-19 por categoria de profissionais de saúde em diferentes setores de assistência, no período epidêmico e pós-epidêmico. Finalmente, estimará a taxas de absenteísmo de diferentes categorias de profissionais de saúde, devido ao COVID-19 e/ou outras causas... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Francisco Marto Leal Pinheiro Júnior - Integrante / Lígia Kerr - Coordenador / KENDALL, CARL - Integrante.
Membro: Francisco Marto Leal Pinheiro Junior.
2.   2020-Atual. Estudo da pandemia da COVID-19 em uma coorte de mulheres de uma comunidade de alta vulnerabilidade em Fortaleza
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Francisco Marto Leal Pinheiro Júnior - Integrante / Lígia Kerr - Coordenador / Bernard Carl Kendall - Integrante.
Membro: Francisco Marto Leal Pinheiro Junior.
3.   2020-Atual. Incidencia e prevalencia da COVID-19 no Arquipelago de Fernando de Noronha
Descrição: No Arquipélago de Fernando de Noronha (AFN) o primeiro caso da COVID-19 foi registrado em 27 de março e, segundo boletim epidemiológico de 26 de abril, dos casos notificados, foram confirmados 28, recuperados 12 e não houve óbitos. Em virtude das condições especiais do AFN, que possui uma população fixa com baixa mobilidade, este território torna-se de especial interesse para estudar a dinâmica da Pandemia de Coronavírus. O objetivo principal do estudo é analisar a incidência, prevalência e proporção de infecções subclínicas de Sars-CoV-2 no Arquipélago de Fernando de Noronha, Pernambuco, no período de abril a julho de 2020 e produzir indicadores para apoio a tomada de decisão quanto a retomada das atividades sociais e econômicas. Será realizado uma coorte prospectivo em cinco fases, sendo a 2ª 30 dias, a 3ª 60 dias, a 4ª 180 dias e a 5ª 360 dias após a primeira fase.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Francisco Marto Leal Pinheiro Júnior - Coordenador / Ligia Regina Franco Sansigolo Kerr - Integrante / Mozart Julio Tabosa Sales - Integrante.
Membro: Francisco Marto Leal Pinheiro Junior.
4.   2020-Atual. Manifestacoes clinicas, complicacoes, fatores prognosticos e tratamento de pacientes internados devido a infeccao por Coronavirus em Salvador e Fortaleza
Descrição: Em dezembro de 2019, surgiu um novo grupo de coronavírus, na China, na província de Wuhan, com uma característica de maior infectividade, chamado de novo coronavírus (COVID-19) ocasionando uma grande epidemia neste país asiático, que logo se disseminou pela Europa e em seguida para as Américas, atingindo principalmente Estados Unidos, Canadá e Brasil. O objetivo principal deste projeto é investigar a infecção por COVID-19 em pacientes internados nas duas maiores áreas metropolitanas do nordeste do Brasil (Salvador e Fortaleza), em seus aspectos clínicos, laboratoriais, prognósticos e terapêuticos. Com isto espera-se contribuir para a elaboração e o aperfeiçoamento de protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas para a infecção por COVID-19, bem como fornecer subsídios para o desenvolvimento de fármacos para o tratamento da infecção por COVID-19, tendo por base a compreensão da fisiopatologia da doença.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Paula Pires Lázaro - Integrante / Geraldo Bezerra da Silva Junior - Coordenador / Polianna Lemos Moura Moreira Albuquerque - Integrante.
Membro: Ana Paula Pires Lazaro.

2019

1.   2019-Atual. Magnitude e Perfil dos Acidentes de Transito Envolvendo Servidores Publicos da Policia Rodoviaria Federal
Descrição: Magnitude e Perfil dos Acidentes de Trânsito Envolvendo Servidores Públicos da Polícia Rodoviária Federal no período 2015 a 2019. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carlos Francisco Oliveira Nunes - Coordenador / Tércio Damasceno Silva - Integrante / Cristiane Silva - Integrante / Angelo Bernardo Schulz - Integrante / Reinaldo Marcio Costa - Integrante / Valdeci Alves do Nascimento - Integrante / Marina Leiko Higa - Integrante / Wanderley Marques Martins - Integrante.
Membro: Carlos Francisco Oliveira Nunes.
2.   2019-Atual. Prevalencia da infecao pelo HIV e fatores associados entre adolescentes no Brasil
Descrição: A infecção pelo HIV está aumentando entre os jovens e adolescentes homens que fazem sexo com homens (HSH) no Brasil. Pesquisa recente coordenada pela pesquisadora principal mostrou que os jovens investigados fizeram inúmeras referências a novos padrões de comportamento que podem se associar com maior vulnerabilidade ao HIV/Aids e outras IST's. Os adolescentes entre 15 e 19 anos têm sido pouco estudados quanto às mudanças ocorridas nesta geração e que possam interferir nesta vulnerabilidade. O objetivo deste estudo é estimar a prevalência da infecção pelo HIV, sífilis e hepatites entre adolescentes AHSH de 15 a 19 anos, e avaliar os comportamentos e práticas sexuais desta população a fim de subsidiar as políticas públicas de prevenção e assistência nesta população específica no país... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Francisco Marto Leal Pinheiro Júnior - Integrante / Lígia Kerr - Coordenador / Maria Inês Costa Dourado - Integrante / KENDALL, C. - Integrante.
Membro: Francisco Marto Leal Pinheiro Junior.
3.   2019-Atual. RELACAO ENTRE O ESTADO NUTRICIONAL E O USO DE TERAPIA NUTRICIONAL ENTERAL EM PACIENTES HOSPITALIZADOS
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) . Integrantes: Ayana Florencio de Meneses - Coordenador / LETICIA MARIA COLARES PEREZ - Integrante / Kelly da Silva Sales - Integrante / Thaynan dos Santos Dias - Integrante.
Membro: Ayana Florencio de Meneses.

2018

1.   2018-2020. CIDADES SAUDAVEIS E SUSTENTAVEIS: ENSAIO RANDOMIZADO CONTROLADO POR AGREGADOS PARA CONTROLE DE AEDES NO BRASIL (COESA)
Descrição: Ensaio randomizado controlado (ERC) pragmático por conglomerados com randomização ao nível do setor censitário.A principal questão de pesquisa é determinar se uma intervenção de Eco-Saúde baseada na mobilização da comunidade reduz o risco de infecção pelo vírus da dengue em crianças em idade entre 3 e 9 anos em comparação com a prática usual de controle da dengue em Fortaleza. Objetivos especÍficos: 1) Medir o impacto da intervenção no risco de infecções primárias por dengue usando indicadores sorológicos em crianças participantes; 2) Mensurar o impacto da intervenção na dengue autorreferida nos domicílios participantes; 3) Medir o impacto da intervenção sobre a exposição humana ao Aedes usando indicadores entomológicos 4) Avaliar a evolução do empoderamento individual e comunitário relacionado aos conhecimentos, atitudes e mudanças de práticas ao longo do tempo. Coordenado pela Universidade de Montreal (Canadá) tem a Universidade Estadual do Ceará (UECE) como instituição executora.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Kellyanne Abreu Silva - Integrante / ANDREA CAPRARA - Coordenador / Kate Zinszer - Integrante / Tarik Benmarhnia - Integrante / Emmanuel Bonnet - Integrante / Mabel Carabali - Integrante / Christian Dagenais - Integrante / Stéphanie Degroote - Integrante / Florence Fournet - Integrante / Axel Kroeger - Integrante / Antonio Silva Lima Neto - Integrante / José Wellington de Oliveira Lima - Integrante / Samiratou Ouedraogo - Integrante / Beatriz Parra - Integrante / Dennis Pérez Chacon - Integrante / Helena Prado - Integrante / Frank Remoue - Integrante / Monica Zahreddine - Integrante.
Membro: Kellyanne Abreu Silva.
2.   2018-Atual. Inquerito Soroepidemiologico de Chikungunya na Cidade de Quixada-CE
Descrição: Será realizado um levantamento da prevalência de Chikungunya no município de Quixadá. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Clemilson Nogueira Paiva - Coordenador / DE GÓES CAVALCANTI, LUCIANO PAMPLONA - Integrante / Lara Maria Oliveira Rabelo - Integrante.
Membro: Clemilson Nogueira Paiva.
3.   2018-Atual. Zika em Fortaleza: respostas de uma coorte de mulheres entre 15 e 39 anos
Descrição: O objetivo é calcular a prevalência e incidência da infecção pelo vírus da Zika (ZIKV) em mulheres sexualmente ativas com idade entre 15-39, usurárias dos Serviços de Atenção Primária à Saúde da cidade Fortaleza e caracterizar como estas mulheres e seus parceiros têm sido influenciados pela epidemia de Zika em relação às recomendações médicas, à exposição à educação em saúde e o uso dela para prevenção da Zika e ao planejamento familiar.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) . Integrantes: Francisco Marto Leal Pinheiro Júnior - Integrante / Lígia Kerr - Coordenador / Bernard Carl Kendall - Integrante / Rosa Salani Mota - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
Membro: Francisco Marto Leal Pinheiro Junior.

2017

1.   2017-2020. AMPLIACAO DE INTERVENCOES INOVADORAS (Abordagem Eco-Bio-Social) E VIGILANCIA PARA PREVENIR E CONTROLAR AS DOENCAS TRANSMISSIVEIS PELO AEDES AEGYPTI
Descrição: Projeto multicêntrico de implementação da Abordagem Eco-Bio-social em Larga escala no Brasil, México e Colômbia para controle vetorial do Aedes aegypti e redução dos casos de arboviroses.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Kellyanne Abreu Silva - Integrante / Lyvia Patricia Soares Mesquita - Integrante / ANDREA CAPRARA - Coordenador / Renata Borges de Vasconcelos - Integrante / Gerarlene Ponte Guimarães Santos - Integrante / SUYANNE FREIRE DE MACÊDO - Integrante / ROBERTA DUARTE MAIA BARAKAT - Integrante / HÉLIDA MELO CONRADO FERNANDES - Integrante.
Membro: Kellyanne Abreu Silva.
2.   2017-Atual. FATORES ASSOCIADOS AOS OBITOS POR CHIKUNGUNYA: UM ESTUDO DE CASO CONTROLE NA CIDADE DE FORTALEZA, CEARA
Descrição: Há relatos sugerindo que a letalidade por CHIKV é menor do que a observada na febre do dengue com casos graves e eventualmente óbitos ocorrendo em pacientes principalmente com comorbidades, idosos e crianças. Entretanto, há vários trabalhos que medem indiretamente a mortalidade por chikungunya e atestam que há um grande número de casos de óbitos provavelmente associados à doença que não são notificados. Diante do crescimento espantoso da incidência de CHIKV no Ceará, afetando considerável proporção da população, causando vários óbitos; ficam ainda mais expostas às lacunas de conhecimento dos fatores de associados aos óbitos. Identificar os fatores de risco associados aos óbitos por chikungunya que ocorreram na cidade de Fortaleza. Será realizado um estudo do tipo caso controle emparelhado, realizado em Fortaleza/CE. A população será constituída por óbitos (casos) e casos (controles) de chikungunya. Para cada caso serão selecionados dois controles do mesmo sexo e mais ou menos 5 anos de diferença de idade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Rhaquel de Morais Alves Barbosa Oliveira - Integrante / Luciano Pamplona de Góes Cavalcanti - Coordenador.
Membro: Rhaquel de Morais Alves Barbosa Oliveira.
3.   2017-Atual. Fisioterapia Neurofuncional: em busca de evidencias
Descrição: Busca-se através desta pesquisa realizar um mapeamento dos atendimentos realizados na clínica escola de Fisioterapia da Unicatólica Quixadá no setor de neurologia adulto destacando aspectos epidemiológicos e clínicos bem como realizar pesquisas em literatura pertinente sobre a principais técnicas utilizadas na Fisioterapia Neurofuncional.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Danielle Santiago da Silva Varela - Coordenador.
Membro: Danielle Santiago da Silva Varela.
4.   2017-Atual. Realidade Virtual e Reabilitacao de Pacientes Pos-AVC Cronico
Descrição: Desenvolvimento de um tratamento utilizando realidade virtual para membro superior parético decorrente de Pós-AVC e comparação com a Terapia por Espelho: um ensaio clínico randomizado.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Danielle Santiago da Silva Varela - Integrante / Cássio Pinheiro Oliveira - Coordenador / Marcos Rogério Madeiro de Almeida - Integrante / Luiz França Bahia Loureiro Junior - Integrante / Tulio Cavalcante - Integrante.
Membro: Danielle Santiago da Silva Varela.
5.   2017-2018. Uso da tecnologia no Diagnostico Participativo dos problemas que interferem na saude de uma comunidade vulneravel
Descrição: O projeto tem como propósito maior o de identificar soluções participativas e sustentáveis para os problemas que interferem nas condições de saúde da Comunidade do Dendê com utilização de uma ferramenta de democracia participativa digital (Fortaleza Participa).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Dayse Paixão e Vasconcelos - Integrante / Christina Cesar Praça Brasil - Coordenador / Raimunda Magalhães da Silva - Integrante / José Eurico de Vasconcelos Filho - Integrante / Herla Maria Furtado Jorge - Integrante / Izautina Vasconcelos de Sousa - Integrante / Timoty Joseph Finan - Integrante / Olivia Paulino - Integrante / Maxsuellen Facundo de Moura - Integrante.
Membro: Dayse Paixao e Vasconcelos.

2016

1.   2016-2017. Complicacoes gestacionais em UTI: uma revisao bibliografica
Descrição: Pesquisa em andamento com o objetivo de revisar as complicações obstétricas em Unidade de Terapia Intensiva, descrevendo o perfil das gestantes atendidas em UTI e as principais afecções graves que acometem essas pacientes internadas na terapia intensiva.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Helania do Prado Cruz - Coordenador.
Membro: Helania do Prado Cruz.
2.   2016-2020. Grupo de Estudo em Saude do Adulto e Assistencia de Enfermagem-GESAAE
Descrição: Trata-se de um grupo que tem por objetivo geral discutir sobre as ações de promoção e de intervenções à saúde de pacientes adultos desenvolvidas pelos enfermeiros e sua equipe de enfermagem. Epecificamente: intensificar o conhecimento dos discentes de enfermagem sobre as etapas da sistematização da assistência de enfermagem, em especial, do diagnóstico e plano de cuidados do enfermeiro; reforçar o conhecimento dos discentes de enfermagem sobre as etapas do exame físico no adulto;discutir sobre as patologias infecciosas, clínicas, cirúrgicas e emergenciais que podem acometer a saúde do adulto; discutir sobre a assistência de enfermagem à pacientes adultos, frente às diversas patologias; melhorar o conhecimento dos discentes de enfermagem sobre a farmacologia das drogas utilizadas no adulto, frente às diversas patologias; intensificar a prática de procedimentos realizados pelo enfermeiro no paciente adulto, diante de algumas patologias, em laboratório de enfermagem; elaborar e implementar uma atividade de educação em saúde à equipe de enfermagem, que atue em um serviço de urgência/emergência ou unidade hospitalar, relacionada a um procedimento do enfermeiro, conforme a literatura; enviar um relato de experiência sobre a atividade de educação em saúde, elaborada e implementada, para revista científica da saúde do Centro Universitário Católica de Quixadá;. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (15) . Integrantes: Regina Kelly Guimarães Gomes Campos - Coordenador / Sâmia Jardelle Costa de Freitas Maniva - Integrante.
Membro: Regina Kelly Guimaraes Gomes Campos.
3.   2016-2016. Projeto PREVENDO - Saude, Envelhecimento, Dieta e Inflamacao
Descrição: Desenvolvimento, validação e normatização de instrumentos para promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Ayana Florencio de Meneses - Integrante / Daianne Cristina Rocha - Integrante / Helena Alves de Carvalho Sampaio - Coordenador / Ana Luiza de Rezende Ferreira Mendes - Integrante / Luiz Gonzaga Porto Pinheiro - Integrante / José Wellington de Oliveira Lima - Integrante.
Membro: Ayana Florencio de Meneses.

2015

1.   2015-Atual. Efeitos de uma intervencao em saude postural no ambiente escolar: Um estudo entre pre-adolescentes e adolescentes com deficiencias visuais, auditivas e fisicas
Descrição: A postura corporal é definida como um arranjo balanceado das estruturas corporais, sendo determinada pelas posições dos segmentos entre si num dado momento. Em um alinhamento postural ideal, espera-se que os músculos, articulações e suas estruturas encontrem-se em estado de equilíbrio dinâmico, gerando uma quantidade mínima de esforço e sobrecarga, conduzindo a uma eficiência ótima para o aparelho locomotor. Porém, apesar de haver esse consenso em relação à boa postura e suas implicações, a postura corporal é um fenômeno complexo e de difícil mensuração. Sendo assim, este projeto objetiva avaliar o impacto de intervenção educativa continua sobre conhecimentos e padrão postural de pré-adolescentes e adolescentes com deficiências física, visual e/ou auditiva na cidade de Fortaleza/CE e região metropolitana... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Mayara Paz Albino dos Santos - Integrante / Raimunda Hermelinda Maia Macena - Coordenador / Francisco Fleury Uchoa Santos Júnior - Integrante / Thiago Brasileiro de Vasconcelos - Integrante / Antônio Lucas de Oliveira Góis - Integrante / Karla Rebecca de Souza Teixeira - Integrante / Elaine Neves de Freitas - Integrante / GISELE MARIA MELO SOARES - Integrante.
Membro: Mayara Paz Albino dos Santos.
2.   2015-Atual. Estudo de abrangencia nacional de comportamentos, atitudes, praticas e prevalencia de HIV, Sifilis e Hepatites B e C entre Homens que fazem sexo com homens
Descrição: O objetivo deste projeto é estimar a prevalência da infecção pelo HIV, da sífilis e das Hepatite B e C entre homens que fazem sexo com homens (HSH) no Brasil, e avaliar os conhecimentos, atitudes e práticas sexuais nesta população a fim de subsidiar as políticas públicas de prevenção e assistência nesta população específica no país. O estudo tem, ainda, os seguinte objetivos específicos: I. Estimar a taxa de prevalência de HIV, sífilis e hepatite B e C; II. Identificar os fatores associados à vulnerabilidade à infecção pelo HIV, sífilis e hepatites B e C; III. Identificar fatores associados ao comportamento, atitudes e práticas frente à infecção pelo HIV, sífilis e hepatites B e C e outras DST; IV. Caracterizar as diferenças sociodemográficas nas práticas de risco relacionadas à infecção pelo HIV, sífilis e hepatites B e C; V. Estimar a prevalência de comportamento sexual de risco por tipo de parceria sexual; VI. Descrever o nível de conhecimento quanto às diferentes formas de transmissão do HIV; VII. Estimar a prevalência de eventos de violência e homofobia em homens que fazem sexo com homens. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Francisco Marto Leal Pinheiro Júnior - Integrante / Lígia Kerr - Coordenador.
Membro: Francisco Marto Leal Pinheiro Junior.

2014

1.   2014-2016. Avaliacao dos indicadores classicos de infestacao por Aedes aegypti para a transmissao de dengue e o impacto da utilizacao de peixes larvofagos como estrategia de controle integrado no municipio de Quixada-CE
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Clemilson Nogueira Paiva - Coordenador / Luciano Pamplona de Goes Cavalcante - Integrante / Romênia Kely Soares Lima - Integrante / Webesson Sousa Dodo - Integrante / Wendel Kassio Pinheiro Alves - Integrante / José Wellington de Oliveira Lima - Integrante.
Membro: Clemilson Nogueira Paiva.
2.   2014-2014. Ecologia de saberes para promocao da equidade ambiental e em saude no trabalho no contexto da expansao do agrohidronegocio nos territorios do Vale do Jaguaribe-CE
Descrição: Pretende analisar os conflitos ambientais e de saúde e a luta por re-apropriação dos territórios pelos sujeitos sociais atingidos pelos projetos vinculados ao agronegócio, diante da ameaça à equidade ambiental e à saúde nesses territórios. Pretende-se abordar a Educação no Campo como instrumento de emancipação dos sujeitos; a questão de gênero por possibilitar um olhar sobre as políticas públicas e o processo saúde-doença, ligados aos bens comuns.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Manoela Cavalcanti Frota - Coordenador / Maria de Lourdes Vicente da Silva - Integrante / Bruna Sarkis Nunes - Integrante / Dayse Paixão e Vasconcelos - Integrante / Ada Cristina Pontes Aguiar - Integrante / Raquel Maria Rigotto - Integrante / Mayara Melo Rocha - Integrante / Bernadete Maria Coelho Freitas - Integrante / João Luis Joventino do Nascimento - Integrante / Marcelo José Monteiro Ferreira - Integrante / Lara de Queiroz Viana Braga - Integrante / Maiana Maia Teixeira - Integrante.
Membro: Manoela Cavalcanti Frota.
3.   2014-2015. Prognostico da Acuidade Visual com lente de contato rigida gas permeavel nos pacientes com Ceratocone, utilizando o refrator Green
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) . Integrantes: Francisco Marto Leal Pinheiro Júnior - Coordenador / Marcelo de Almeida Pinheiro Lima - Integrante / Victor Meneses de Arruda Carlos - Integrante / Vinicius José Fernandes Dias - Integrante / Evânio Dias Martins - Integrante / Graziela Viana - Integrante / Karlos Frederico Castelo Branco Sancho - Integrante.
Membro: Francisco Marto Leal Pinheiro Junior.

2013

1.   2013-2015. Fatores Assciados a Prevalencia do HIV, sifilis, das hepatites B e C na populacao penitenciaria feminina do Brail
Descrição: Avaliar as condições de saúde e a prevalência das doenças transmissíveis das presas do Brasil, e saber quais os fatores associados ao HIV, sífilis, hepatite B e C.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Deborah Gurgel Smith - Integrante / Ligia Regina Franco Sansigolo Kerr - Coordenador / Isabelle Gama - Integrante / Roberto da Justa Pires Neto - Integrante / Marli Teresinha Gimeniz Galvão - Integrante. Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.
Membro: Deborah Gurgel Smith.
2.   2013-2018. Fatores Associados a Prevalencia do HIV, da Sifilis, das Hepatite B e C na Populacao Penitenciaria Feminina do Brasil
Descrição: A população carcerária brasileira é a quarta maior do mundo. Estimada em aproximadamente 514 mil pessoas, revela uma taxa de 269 presos por 100 mil habitantes. Cerca de 90% destes presidiários estão custodiados no sistema penitenciário. Em todo o mundo, a população penitenciária apresenta taxas de desordens físicas e psiquiátricas superiores à população em geral. Essa situação é ainda mais preocupante no que concerne a saúde das presidiárias. Vem sendo registrado que a população feminina apresenta prevalência de doenças e abuso de drogas ilícitas superiores a população masculina. Na última década, a população feminina em regime fechado cresceu cerca de 180%, crescimento bem superior aos 42% observado entre os homens. Estudo transversal, de abrangência nacional, composto por presidiárias dos seguintes estados brasileiros: Pará e Rondônia, na região Norte, Ceará e Pernambuco, na região Nordeste, Minas Gerais e São Paulo, na região Nordeste, Distrito Federal e Mato Grosso, na região Centro Oeste, e Paraná e Rio Grande do Sul, na região Sul. A necessidade de implementação de uma política pública de inclusão social que atente para a promoção dos direitos humanos dos presidiários aponta para a importância da reorientação do modelo assistencial, a fim de atender às carências manifestas por esta população e a lei acima referida. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . Integrantes: Francisco Marto Leal Pinheiro Júnior - Integrante / Raimunda hermelinda Maia Macena - Integrante / Roberto da Justa Pires Neto - Integrante / Déborah Gurgel Freire - Integrante / Ligia Regina Franco Sansigolo Kerr - Coordenador / Alberto Novaes Ramos Jr - Integrante / Bernard Carl Kendall - Integrante / Marli Terezinha Gimeniz Galvão - Integrante / Rosa Salani Mota - Integrante / Isabelle Silva Gama - Integrante / David Seal - Integrante / Maria Inês Costa Dourado - Integrante / Mark Drew Guimarães - Integrante / Ana Brito - Integrante.
Membro: Francisco Marto Leal Pinheiro Junior.
3.   2013-2015. Inquerito Nacional sobre saude e violencia na populacao penitenciaria feminina e em servidoras prisionais
Descrição: O projeto tem como objetivo avaliar a saúde das presas brasileiras e a violência que ocorre dentro dos sistema penitenciário brasileiro, em relação as presas e servidoras prisionais,. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: Deborah Gurgel Smith - Integrante / Ligia Regina Franco Sansigolo Kerr - Coordenador / Francisco Marto Leal Pinheiro Júnior - Integrante / Isabelle Gama - Integrante / Roberto da Justa Pires Neto - Integrante / Marli Teresinha Gimeniz Galvão - Integrante / Bernard Carl Kendall - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Deborah Gurgel Smith.
4.   2013-Atual. Qualidade, Integralidade e Humanizacao Na Rede de Atencao Psicossocial: Uma Abordagem Avaliativa Multidimensional
Descrição: aqui o interesse se desloca para a compreensão da qualidade do cuidado dispensado à população na Rede de Atenção Psicossocial, conferindo destaque às dimensões integralidade, humanização, com base em um modelo multidimensional envolvendo usuários, gestores e trabalhadores , transitando, portanto, de um foco nos dispositivos para a articulação em rede.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Daiana de Jesus Moreira - Integrante / Maria Lúcia Magalhães Bosi - Coordenador / Liliane Brandão Carvalho - Integrante / Mauro Serapioni - Integrante / Rosana Onocko Campos - Integrante / Mayrá Lobato Pequeno - Integrante / Andréa Batista de Andrade Castelo Branco - Integrante. Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Daiana de Jesus Moreira.

2012

1.   2012-2014. Capacidade de repelencia de peixes larvofagos para o Aedes aegypti, em condicoes simuladas de campo e sua resistencia aos inseticidas utilizados em saude publica.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Clemilson Nogueira Paiva - Coordenador / Luciano Pamplona de Goes Cavalcante - Integrante / Sara Shuhets Camelo - Integrante / Camila França Lima - Integrante.
Membro: Clemilson Nogueira Paiva.
2.   2012-2016. Comites de prevencao de morte materna em Fortaleza e Regiao Metropolitana:trajetorias, desafios e perspectivas.
Descrição: : A razão de morte materna no Brasil e no Ceará persitem muito elevadas. Os Comitês de Prevenção de Morte Materna devem ter papel fundamental nas elaborações de estratégias para sua redução. Não existe nenhum estudo realizado no estado do Ceará para avaliar o funcionamento desses comitês. O estudo objetiva: Caracterizar o processo de implementação e funcionamento dos Comitês de Prevenção de Morte Materna no Ceará.Identificar r a composição profissional dos Comitês de Prevenção de Morte Materna no Ceará; Caracterizar a metodologia de funcionamento dos Comitês de Prevenção de Morte Materna no Ceará; Identificar as contribuições dos Comitês de Prevenção de Morte Materna no Ceará para a diminuição da mortalidade materna;Listar as dificuldades e limitações dos Comitês de Prevenção de Morte Materna no Ceará.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Helania do Prado Cruz - Coordenador / Francisco Herlanio Costa Carvalho - Integrante.
Membro: Helania do Prado Cruz.
3.   2012-Atual. Fisioterapia e Promocao da Saude em populacoes vulneraveis
Descrição: O presente grupo de pesquisa tem como objetivo estudar as influências dos fatores sócio-culturais e ambientais relacionados à saúde de grupos populacionais vulneráveis bem como as contribuições das intervenções interdisciplinares na promoção e prevenção em saúde junto a estes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Especialização: (2) / Mestrado profissional: (4) / Doutorado: (3) . Integrantes: Mayara Paz Albino dos Santos - Coordenador / Raimunda Hermelinda Maia Macena - Integrante / Bruno Ricarth Domiciano - Integrante / Natasha Teixeira Medeiros - Integrante / Luanna Duarte Ribeiro - Integrante / Mariana Dias Teles - Integrante / Priscylla Oliveira de Carvalho - Integrante / Francisco Marto Leal Pinheiro Júnior - Integrante / Mariana Aragão Moreira - Integrante / Rosianne Henrique de Freitas Silva - Integrante / Darling Kescia Araújo Peixoto Braga - Integrante / Melina Baquit Correia - Integrante / Clara Taína Silva Lima - Integrante / Guilherme da Silva Pessoa - Integrante / Rebeca Monteiro Ferreira - Integrante / Mariana de Oliveira Gonçalves - Integrante / Nahra Santos Rebouças - Integrante / Paulo Henrique Caetano de Sousa - Integrante / Raíssa Grazielle de Oliveira Dantas - Integrante / Raquel Uchôa Lobo - Integrante / Clarissa Bentes de Araujo Magalhães - Integrante / Francisco Fleury Uchoa Santos Júnior - Integrante / Rosa Maria Salani Mota - Integrante / Thiago Brasileiro de Vasconcelos - Integrante.
Membro: Mayara Paz Albino dos Santos.
4.   2012-2018. Inquerito Nacional de Saude na Populacao Penitenciaria Feminina e de Servidoras Prisionais
Descrição: O projeto tem como objetivos gerais: (1) avaliar as condições de saúde no que diz respeito às doenças transmissíveis e não transmissíveis mais prevalentes na população de mulheres privadas de liberdade e servidoras prisionais nas penitenciárias e presídios brasileiros; (2) subsidiar a implantação do Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário, bem como contribuir para o controle e redução dos agravos mais frequentes à saúde desses segmentos sociais. O projeto visa ainda articular as unidades e equipes de saúde do sistema penitenciário com as unidades e equipes de saúde do SUS, incentivando a adoção de estratégias multiprofissionais.... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . Integrantes: Francisco Marto Leal Pinheiro Júnior - Integrante / Roberto da Justa Pires Neto - Coordenador / Déborah Gurgel Freire - Integrante / Isabelle Gama - Integrante / Ligia Regina Franco Sansigolo Kerr - Integrante / Alberto Novaes Ramos Jr - Integrante / Bernard Carl Kendall - Integrante / Marli Terezinha Gimeniz Galvão - Integrante / Rosa Salani Mota - Integrante / José Gomes Bezerra Filho - Integrante / Eriza Parente - Integrante. Financiador(es): Diretoria Executiva do Fundo Nacional de Saúde - Auxílio financeiro.
Membro: Francisco Marto Leal Pinheiro Junior.
5.   2012-2018. Inquerito nacional sobre saude e violencia na populacao penitenciaria feminina e em servidoras prisionais
Descrição: O presente projeto tem como objetivo geral caracterizar as situações de violência e suas repercussões na saúde da população penitenciária feminina e agentes prisionais do Brasil. E seus objetivos específicos são: 1. Estimar a prevalência dos episódios de violência sofridos e/ou perpetrados entre a população penitenciária feminina e agentes prisionais brasileiras. 2. Caracterizar as tipologias da violência sofrida e/ou perpetrada pelas mulheres presas e agentes prisionais; 3. Identificar os possíveis fatores associados à ocorrência dos diferentes eventos de violência entre a população penitenciária feminina e agentes prisionais; 4. Relacionar as características da pena cometida e a exposição aos diversos tipos de violência. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . Integrantes: Francisco Marto Leal Pinheiro Júnior - Integrante / Roberto da Justa Pires Neto - Integrante / Déborah Gurgel Freire - Integrante / Ligia Regina Franco Sansigolo Kerr - Coordenador / Alberto Novaes Ramos Jr - Integrante / Bernard Carl Kendall - Integrante / Marli Terezinha Gimeniz Galvão - Integrante / Rosa Salani Mota - Integrante / José Gomes Bezerra Filho - Integrante / Isabelle Silva Gama - Integrante / Renan Magalhães Montenegro Júnior - Integrante / David Seal - Integrante / Fabrício Bitu Sousa - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Francisco Marto Leal Pinheiro Junior.
6.   2012-2014. ITINERARIOS TERAPEUTICOS E QUALIDADE DO CUIDADO (DOS SUJEITOS EM SOFRIMENTO PSIQUICO) NA REDE DE ATENCAO PSICOSSOCIAL: UM RETRATO DE FORTALEZA-CEARA
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Daiana de Jesus Moreira - Coordenador / Maria Lúcia Magalhães Bosi - Integrante.
Membro: Daiana de Jesus Moreira.
7.   2012-2014. Perfil epidemiologico de portadores da hepatite C notificados em hospitais de referencia em Fortaleza, Ceara
Descrição: O objetivo deste estudo foi traçar o perfil epidemiológico de portadores de hepatite C notificados em hospitais de referência em Fortaleza. Trata-se de estudo descritivo, retrospectivo, transversal, de abordagem quantitativa. A coleta dos dados ocorreu entre janeiro de 2008 e dezembro de 2012 através da ficha do SINAN obtendo-se um N=464 casos notificados, sendo 68,8% (319) no Hospital São José de Doenças Infecciosas da Secretaria de Saúde do Governo do Estado do Ceará e 31,2% (145) no Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará. Foram descritas no estudo as variáveis demográficas e epidemiológicas. Objetivos específicos: 1. Descrever o perfil sócio demográfico dos pacientes. 2. Descrever os casos segundo as prováveis fontes/categorias de exposição. 3. Analisar a qualidade do preenchimento dos dados da ficha do SINAN.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Otto Wen Hae Chao - Integrante / José Milton de Castro Lima - Integrante / Elodie Bomfim Hyppolito - Integrante / Paulo César de Almeida - Integrante / Roberto da Justa Pires Neto - Coordenador.
Membro: Otto Wen Hae Chao.
8.   2012-Atual. Pet Saude - Vigilancia Epidemiologica
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Leirylane de Souza Pereira Goes - Integrante / Maria Ivoneide Veríssimo de Oliveira - Integrante / Maria Vilma Neves de Lima - Integrante / Caroline Carneiro Ferreira - Integrante / Emanuela Diniz Lopes - Integrante / Larissa Uchoa Garcia - Integrante / DR. JOSÉ GOMES BEZERRA FILHO - Coordenador. Financiador(es): Ministério da Saúde - Bolsa.
Membro: Leirylane de Souza Pereira Goes.
9.   2012-2014. Prematuridade e muito baixo peso ao nascer: avaliacao das praticas alimentares e cuidados maternos, pos-alta hospitalar
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . Integrantes: Kellyanne Abreu Silva - Integrante / Regina Célia Carvalho da Silva - Integrante / Márcia Maria Tavares Machado - Coordenador / Ângela Cardoso Andrade - Integrante.
Membro: Kellyanne Abreu Silva.
10.   2012-Atual. Qualidade, Integralidade e Humanizacao na Rede de Atencao Psicossocial: Estudo Avaliativo Multidimensional
Descrição: Esta investigação dá seguimento a vários projetos desenvolvidos, alguns ainda em finalização de produtos, pela equipe do Laboratório de Avaliação e Pesquisa Qualitativa em Saúde (LAPQS) da Universidade Federal do Ceará, notadamente aqueles apoiado pelos Editais Universal MCT/CNPq/CT - 2006 e Universal MCT/CNPq/CT 14/2008; MCT/CNPq/CT-Saúde/MS/SCTIE/DECIT nº 33 - Saúde Mental e Editais Programa de Pesquisa para o SUS ? PPSUS I e II. Nos referidos projetos, analisamos, respectivamente, na perspectiva da: qualidade do cuidado; humanização; satisfação dos usuários; micropolítica do processo de trabalho e sob uma ótica de inovação em saúde, práticas assistenciais e experiências desenvolvidas em diferentes dispositivos, dentre eles centro de atenção Psicossocial localizados em distintos contextos e um movimento comunitário em saúde mental, sobre os quais antes dessas iniciativas não se localizavam estudos na literatura cientifica. Desdobrando a linha de investigação integrante do LAPQS em que se incluem os projetos mencionados e aprofundando seus achados, aqui o interesse se desloca para a compreensão da qualidade do cuidado dispensado à população na Rede de Atenção Psicossocial, conferindo destaque às dimensões integralidade, humanização, com base em um modelo multidimensional envolvendo usuários, gestores e trabalhadores , transitando, portanto, de um foco nos dispositivos para a articulação em rede. Sendo assim, a presente pesquisa expande os objetos anteriores, tanto no que concerne ao cenário, quanto aos segmentos contemplados, abrangendo distintos dispositivos no contexto de uma análise voltada à rede de atenção psicossocial em saúde mental de Fortaleza, conforme adiante detalhado. A natureza do nosso objeto de estudo tangencia o campo da avaliação qualitativa de serviços e programas de saúde, tendo como foco, conforme já assinalado, a qualidade desdobrada nas dimensões da integralidade e humanização do cuidado em saúde.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . Integrantes: Mayrá Lobato Pequeno - Integrante / Verônica Morais Ximenes - Integrante / Carlos Eduardo Menezes Amaral - Integrante / Daiana de Jesus Moreira - Integrante / Maria Lúcia Magalhães Bosi - Coordenador / Anna Karynne da Silva Melo - Integrante / Liliane Brandão Carvalho - Integrante / Rosana Onocko Campos - Integrante.
Membro: Mayra Lobato Pequeno.
Descrição: Esta investigação dá seguimento a vários projetos desenvolvidos, alguns ainda em finalização de produtos, pela equipe do Laboratório de Avaliação e Pesquisa Qualitativa em Saúde (LAPQS) da Universidade Federal do Ceará, notadamente aqueles apoiado pelos Editais Universal MCT/CNPq/CT - 2006 e Universal MCT/CNPq/CT 14/2008; MCT/CNPq/CT-Saúde/MS/SCTIE/DECIT nº 33 - Saúde Mental e Editais Programa de Pesquisa para o SUS ? PPSUS I e II. Nos referidos projetos, analisamos, respectivamente, na perspectiva da: qualidade do cuidado; humanização; satisfação dos usuários; micropolítica do processo de trabalho e sob uma ótica de inovação em saúde, práticas assistenciais e experiências desenvolvidas em diferentes dispositivos, dentre eles centro de atenção Psicossocial localizados em distintos contextos e um movimento comunitário em saúde mental, sobre os quais antes dessas iniciativas não se localizavam estudos na literatura cientifica. Desdobrando a linha de investigação integrante do LAPQS em que se incluem os projetos mencionados e aprofundando seus achados, aqui o interesse se desloca para a compreensão da qualidade do cuidado dispensado à população na Rede de Atenção Psicossocial, conferindo destaque às dimensões integralidade, humanização, com base em um modelo multidimensional envolvendo usuários, gestores e trabalhadores , transitando, portanto, de um foco nos dispositivos para a articulação em rede. Sendo assim, a presente pesquisa expande os objetos anteriores, tanto no que concerne ao cenário, quanto aos segmentos contemplados, abrangendo distintos dispositivos no contexto de uma análise voltada à rede de atenção psicossocial em saúde mental de Fortaleza, conforme adiante detalhado. A natureza do nosso objeto de estudo tangencia o campo da avaliação qualitativa de serviços e programas de saúde, tendo como foco, conforme já assinalado, a qualidade desdobrada nas dimensões da integralidade e humanização do cuidado em saúde. Ao aludir à integralidade, consoante seus sen. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . Integrantes: Daiana de Jesus Moreira - Integrante / Verônica Morais Ximenes - Integrante / Maria Lúcia Magalhães Bosi - Coordenador / Carlos Eduardo Menezes Amaral - Integrante / Liliane Brandão Carvalho - Integrante / Mauro Serapioni - Integrante / Rosana Onocko Campos - Integrante / Anna Karynne da Silva Melo - Integrante.
Membro: Daiana de Jesus Moreira.
11.   2012-2014. Riscos cardiovasculares maternos e infantis, em longo prazo, do baixo peso ao nascer
Descrição: Descrição: Os recém-nascidos com baixo peso apresentam complicações em longo prazo. O objetivo do estudo é avaliar, em longo prazo as complicações cardiovasculares nas mães e filhos de gestações que culminaram em recém-nascido de baixo peso.Objetivou-se avaliar o perfil de risco cardiovascular, em longo prazo, após nascimento com baixo peso; Caracterizar o perfil clínico-epidemiológico de crianças e adolescentes com Baixo Peso ao Nascer ; Investigar se o Baixo Peso ao Nascer se associa a modificações nos fatores de risco e ocorrência de eventos cardiovasculares, em longo prazo; Avaliar se a classificação (RNBP PIG versus AIG), gravidade (PIG abaixo do percentil 10 versus PIG abaixo do percentil se associam com modificação no risco cardiovascular, em longo prazo - Investigar a presença de disfunção endotelial no grupo do BPN e compará-lo ao grupo com adequado peso ao nascer e por fim, investigar a presença de Síndrome Metabólica no grupo do BPN e compará-la ao grupo adequado peso ao nascer.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Priscila de Jesus dos Santos Alves - Integrante / Julio César Garcia de Alencar - Integrante / Livia Rocha de Miranda Pinto - Integrante / Francisco Herlânio Costa Carvalho - Coordenador.
Membro: Priscila de Jesus dos Santos Alves.
12.   2012-2014. Situacao de saude e efeito das acoes de promocao da saude em Fisioterapia junto a idosos
Descrição: A perda de função, sem uma abordagem multiprofissional direcionada, pode ser determinante para a institucionalização do idoso, o aumento da incidência das doenças crônico-degenerativas, dos gastos financeiros com os idosos e, consequentemente, do comprometimento da sua qualidade de vida e do risco de mortalidade. Esta pesquisa-ação tem por objetivo avaliar a situação de saúde e os efeitos das ações de promoção da saúde em fisioterapia junto a idosos. A coleta de dados consistirá no diagnostico situacional da caracteristicas sócio-funcional de idosos abrigados em ILPI na cidade de Fortaleza/Ce. A segunda etapa consisitirá na elaboração e desenvolvimento de um conjunto de atividades, em forma de oficinas, com temática mensal pertinente ao desenvolvimento e ao estímulo de funções e capacidades a serem realizadas durante um ano, em encontros semanais com duração de uma hora, utilizando técnicas de grupos, para lidar com a dimensão coletiva e interativa da investigação. Ao final aidosas serão reavaliadas. Os instrumentos de coleta de dados serão diário de campo, relatos orais, observação participante e questionários validados internacionalmente tais como índice de Barthel e adaptação dos seguintes instrumentos: Escala de Atividades de Vida Diárias de Katz; a Escala de AIVDs de Lawton; a Brasilian OARS Multidimensional Functional Assessment Questionare (BOMFAQ); a Índice de Barthel; a Medida de Independência Funcional (MIF); a Get Up and Go (GUG); a Timed Get Up and Go (TGUG); a Escala equilíbrio funcional de Berg e a Performace-Oriented Mobility Assessment (POMA). O Projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFC... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Mayara Paz Albino dos Santos - Integrante / Raimunda Hermelinda Maia Macena - Coordenador / Bruno Ricarth Domiciano - Integrante / Darling Kescia Araújo Peixoto Braga - Integrante / PAULA NEGRÃO DA SILVA - Integrante / Isaac Bevilaqua de Albuquerque Guimarães - Integrante.
Membro: Mayara Paz Albino dos Santos.
Descrição: A perda de função, sem uma abordagem multiprofissional direcionada, pode ser determinante para a institucionalização do idoso, o aumento da incidência das doenças crônico-degenerativas, dos gastos financeiros com os idosos e, consequentemente, do comprometimento da sua qualidade de vida e do risco de mortalidade. Esta pesquisa-ação tem por objetivo avaliar a situação de saúde e os efeitos das ações de promoção da saúde em fisioterapia junto a idosos. A coleta de dados consistirá no diagnostico situacional da caracteristicas sócio-funcional de idosos abrigados em ILPI na cidade de Fortaleza/Ce. A segunda etapa consisitirá na elaboração e desenvolvimento de um conjunto de atividades, em forma de oficinas, com temática mensal pertinente ao desenvolvimento e ao estímulo de funções e capacidades a serem realizadas durante um ano, em encontros semanais com duração de uma hora, utilizando técnicas de grupos, para lidar com a dimensão coletiva e interativa da investigação. Ao final aidosas serão reavaliadas. Os instrumentos de coleta de dados serão diário de campo, relatos orais, observação participante e questionários validados internacionalmente tais como índice de Barthel e adaptação dos seguintes instrumentos: Escala de Atividades de Vida Diárias de Katz; a Escala de AIVDs de Lawton; a Brasilian OARS Multidimensional Functional Assessment Questionare (BOMFAQ); a Índice de Barthel; a Medida de Independência Funcional (MIF); a Get Up and Go (GUG); a Timed Get Up and Go (TGUG); a Escala equilíbrio funcional de Berg e a Performace-Oriented Mobility Assessment (POMA). O Projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFC... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Francisco Marto Leal Pinheiro Júnior - Integrante / Raimunda hermelinda Maia Macena - Coordenador / Rosianne Henrique de Freitas Silva - Integrante / Rayanne Moreira da Cunha - Integrante / Darling Késcia Peixoto Araújo Braga - Integrante.
Membro: Francisco Marto Leal Pinheiro Junior.

2011

1.   2011-2014. Associacao entre Estado Nutricional de Micronutrientes e Sindrome Metabolica
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ayana Florencio de Meneses - Integrante / helena maria de albuquerque ximenes - Coordenador / Rennan Magalhães Montenegro Junior - Integrante. Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Ayana Florencio de Meneses.
2.   2011-Atual. Grupo de Estudos e Pesquisas em Acidentes e Violencias
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Leirylane de Souza Pereira Goes - Integrante / Maria Ivoneide Veríssimo de Oliveira - Integrante / Maria Vilma Neves de Lima - Integrante / DR. JOSÉ GOMES BEZERRA FILHO - Coordenador.
Membro: Leirylane de Souza Pereira Goes.
3.   2011-2015. Inquerito Nacional de Saude na Populacao Penitenciaria Feminina e de Servidoras Prisionais
Descrição: O projeto tem como objetivos gerais: (1) avaliar as condições de saúde no que diz respeito às doenças transmissíveis e não transmissíveis mais prevalentes na população de mulheres privadas de liberdade e servidoras prisionais nas penitenciárias e presídios brasileiros; (2) subsidiar a implantação do Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário, bem como contribuir para o controle e redução dos agravos mais frequentes à saúde desses segmentos sociais. O projeto visa ainda articular as unidades e equipes de saúde do sitema penitenciário com as unidades e equipes de saúde do SUS, incentivando a adoção de estratégias multiprofissionais... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: Deborah Gurgel Smith - Integrante / Raimunda Hermelinda M Macena - Integrante / Ligia Regina Franco Sansigolo Kerr - Integrante / Francisco Marto Leal Pinheiro Júnior - Integrante / Isabelle Gama - Integrante / Roberto da Justa Pires Neto - Coordenador / Marli Teresinha Gimeniz Galvão - Integrante / Maria Inês Costa Dourado - Integrante / Mark Drew Guimarães - Integrante / Alberto Novaes Ramos Junior - Integrante / Rosa Salani Mota - Integrante / David Seal - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Deborah Gurgel Smith.
4.   2011-Atual. SUSTENTABILIDADE DAS ACOES DE CONTROLE DA HANSENIASE, ENFOQUE VIGENCIA DE CONTATOS NA ATENCAO BASICA DO MUNICIPIO DE FORTALEZA - CE
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Maria Iranilda Queirós - Integrante / JAQUELINE CARACAS BARBOSA - Coordenador. Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Maria Iranilda Queiros.


Data de processamento: 17/02/2022 16:48:17