Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - Faculdade de Medicina - UFC [Turmas de Mestrado ano 2011]

Fernanda dos Reis Souza

Terapeuta Ocupacional formada pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, doutora em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia, mestra em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará, especialista com caráter em Residência Multiprofisisonal em Saúde da Família e Comunidade pela Universidade Estadual do Ceará e Sistema Municipal de Saúde Escola de Fortaleza-CE. Atualmente é servidora da Secretaria de Municipal de Saúde de Salvador e da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia. Possui experiência na assistência e gestão do SUS e em projetos na área de Saúde Coletiva, Terapia Ocupacional, Atenção Básica, Saúde da Família, Saúde Mental, Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) e Reabilitação Baseada na Comunidade. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1234911306435736 (14/08/2021)
  • Rótulo/Grupo: Discente 2011
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2010-HOJE
  • Endereço: Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, Diretoria de Gestão do Cuidado. Av. 4, Sala 210 - A Centro Administrativo da Bahia 41745900 - Salvador, BA - Brasil Telefone: (71) 31154203 Ramal: 71 Fax: (71) 31154284 URL da Homepage: http://www.saude.ba.gov.br/
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Saúde Coletiva
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2018-Atual. Impacto da Sindrome Congenita do Zika na funcionalidade de cuidadores
      Descrição: A saúde de cuidadores informais tem sido objeto de interesse da ciência nos últimos anos, pois eles são um recurso humano vital na gestão de pacientes com condições de saúde de longo prazo e sofrem efeitos maléficos decorrentes dessa função. Essa carga é exacerbada se a atenção for conferida a uma criança que sofre de uma condição neurológica complexa, como é o caso da Síndrome Congênita do Zika (SCZ). As crianças com SCZ apresentam múltiplas deficiências e exigem cuidados contínuos que impactam socialmente, emocionalmente e financeiramente suas famílias. A maior parte dos cuidadores principais dessas crianças são suas mães que compartilham de modo simultâneo as interdições experimentadas pelos seus filhos, o que resulta em uma experiência significativa e real relativa à deficiência. Essa experiência, da díade mãe cuidadora & criança com deficiência, tem efeitos nos componentes corpo/atividade/participação do cuidador, que podem ser analisados e interpretados à luz da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). A CIF, que traz uma linguagem unificada para as investigações em saúde, reconhece que pessoas podem experimentar incapacidades, limitações de atividades e restrições de participação em decorrência da condição de saúde de um familiar. A análise desse fenômeno sob essa perspectiva é recente e pouco explorada na literatura científica, apesar de ofertar importantes pistas intervencionistas. A relevância desse tema na atualidade é crescente, uma vez que a abordagem centrada na família é tida como o ?padrão ouro? nos modelos de reabilitação contemporâneos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Fernanda dos Reis Souza - Coordenador / Carlos Antônio de Souza Teles Santos. - Integrante / Luciana Castaneda - Integrante / Silvia Ferrite - Integrante.
      Membro: Fernanda dos Reis Souza.
    2. 2011-2013. A insercao dos Nucleos de Apoio a Saude da Familia no estado do Ceara, Brasil.
      Descrição: Este estudo destina-se a analisar a inserção dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) em municipios do estado do Ceará. O NASF foi criado pelo Ministério da Saúde em 2008 através da portaria 154/2008 com o objetivo de apoiar a inserção da Estratégia de Saúde da Família (ESF) na rede de serviços e ampliar a abrangência, a resolutividade, a territorialização, a regionalização, bem como a ampliação das ações da APS no Brasil. A pesquisa destina-se a responder os seguintes objetivos específicos: descrever o processo de implantação das equipes do NASF na ESF sob a ótica das equipes de NASF e da Saúde da Família; conhecer a trajetória de construção dos processos de trabalho do NASF, bem como compreender a percepção dos atores envolvidos sobre a inserção do NASF na ESF. A pesquisa, de abordagem qualitativa, se realizará com os profissionais das equipes de Saúde da Família e das equipes de NASF de três municípios do Ceará: Crato, Sobral e Fortaleza. Serão utilizadas entrevistas, grupos focais e observação participante como técnicas de coleta de dados. A pesquisa cumprirá todos os requisitos éticos previsto no código de ética em pesquisas envolvendo seres humanos do Conselho Nacional de saúde, de acordo com a resolução 196/96.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Fernanda dos Reis Souza - Coordenador / Ricardo José Soares Pontes - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Fernanda dos Reis Souza.
    3. 2010-2011. Insercao dos Terapeutas Ocupacionais nos Nucleos de Apoio a Saude da Familia, em Fortaleza, Ceara
      Descrição: O estudo consistiu na aproximação com um novo cenário de atuação e investigação para terapeutas ocupacionais: os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), com o objetivo de compreender a inserção destes profissionais na atenção básica. Trata-se de uma abordagem qualitativa, do tipo estudo descritivo, as informações foram obtidas por meio de entrevista semi-estruturada aplicando a técnica de grupo focal. Participaram da pesquisa 13 terapeutas ocupacionais que atuam nos Núcleos de Apoio Saúde da Família, em Fortaleza no período fevereiro a março de 2011. A análise das informações foi realizada a partir da análise temática segundo Minayo, e à luz dos referenciais do materialismo histórico, da saúde coletiva e da terapia ocupacional social. Os resultados e discussões apontaram três categorias centrais: a trajetória da inserção dos terapeutas ocupacionais no NASF em Fortaleza; a construção dos processos de trabalho; e as contribuições e os desafios da Terapia Ocupacional nesse contexto. A partir dos eixos discutidos pudemos evidenciar o caráter experimental da proposta que ainda segue construindo seus primeiros caminhos, onde evidenciam a necessidade de tornar a política aberta à construção dos atores envolvidos de forma a reduzir o seu caráter verticalizado, bem como a necessidade de somar esforços em torno da qualificação desta política que envolve a importância da educação permanente e a luta contra a precarização do trabalho desses profissionais. Considera-se o olhar ampliado do terapeuta ocupacional e as necessárias transformações na formação profissional para que esta promova a compreensão sobre os contextos de saúde e social de forma interdependentes e inseparáveis.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fernanda dos Reis Souza - Coordenador / Ana Cléa Camurça Vieira - Integrante. Número de produções C, T & A: 8
      Membro: Fernanda dos Reis Souza.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Título Especialista em Saúde Mental, COFFITO.. 2017.
      Membro: Fernanda dos Reis Souza.
    2. Aprovação em Concurso Público Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, Secretaria Municipal de Saúde de Salvador.. 2011.
      Membro: Fernanda dos Reis Souza.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (50)
    1. IV Seminário REDECIN - Brasil "Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência: contextualizando a implantação e construindo perspectiavvas de produtos". 2020. (Seminário).
    2. 16 Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional. Terapia Ocupacional na Atenção Básica brasileira e suas relações com a organização do SUS, produção científica e atuação profissional. 2019. (Congresso).
    3. I Encontro de Terapeutas Ocupacionais e Fisioterapeutas Trabalhadores da Atenção B Básica. 2019. (Encontro).
    4. Oficina Integrada para continuidade da Estratégia de Fortalecimento das Ações de Cuidado para as crianças com Síndrom Congênita do ZIka e suas famílias. 2019. (Oficina).
    5. Roda de Conversa sobre perícia judicial para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. 2019. (Encontro).
    6. 12 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Triangulação de estratégias para o cuidado da criança com deficiência na Atenção Básica: pesquisa, intervenção e formação em foco.. 2018. (Congresso).
    7. Encontro Estadual de Fortalecimento da Atenção Básica.NASF: desafios do processo de trabalho e qualificação do cuidado. 2018. (Encontro).
    8. I conferência Tecnologia e Infância. 2018. (Outra).
    9. Mostra Saúde é o meu lugar.Território: expressão da diversidade e saúde. 2018. (Outra).
    10. Oficina: estimulação de crianças com alterações no desenvolvimento no ambiente domiciliar e escolar. 2018. (Oficina).
    11. Terapia Ocupacional em Cena. 2018. (Encontro).
    12. Seminário ?Desenvolvimento Integral na Primeira Infância: o Cuidado da Criança dom Deficiência da Atenção Básica?..Fundamentos do desenvolvimento infantil e possibilidades de cuidado na Atenção Básica ,. 2017. (Seminário).
    13. Seminário "Desenvolvimento Integral na Primeira Infância: o cuidado da criança com deficiência na Atenção Básica".Desenvolvimento Infantil na Comunidade (Projeto DICa): construindo uma abordagem do cuidado para a criança com deficiência na Atenção Básica. 2017. (Seminário).
    14. Simpósio em Hanseníase - 72º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia. 2017. (Simpósio).
    15. XVII Jornada de Residencia de Terapia Ocupacional. Experiencias de Terapia Ocupacional en APS y ámbitos comunitarios. 2017. (Congresso).
    16. 12 Congresso Internacional Rede Unida. 2016. (Congresso).
    17. 7º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Rede de Cuidado à Pessoa com deficiência: um olhar sobre a estratégia de cuidado às crianças com microcefalia. 2016. (Congresso).
    18. Iª Sessão Temática "Um Olhar Qualificado sobre a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) - Possibilidades de Articulação com a Atenção Básica. 2016. (Outra).
    19. Simpósio Cearense de Assistência Interdisciplinar à criança com microcefalia. 2016. (Simpósio).
    20. Vídeoconferência: Reflexões sobre a intervenção precoce na Atenção Básica.Cuidado à pessoa com deficiência na Atenção Básica. 2016. (Outra).
    21. VII Encontro de Profissionais do NASF - Salvador.Território: conceitos e implicações. 2016. (Encontro).
    22. VII Encontro de Profissionais do NASF Salvador: Território e Saúde.Território: conceitos e implicações no campo da saúde. 2016. (Encontro).
    23. XI Congresso Norte Nordeste de Terapia Ocupacional. Terapia Ocupacional nas Políticas Públicas. 2016. (Congresso).
    24. 11 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Estrutura física X Estrutura simbólica: os não lugares dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). 2015. (Congresso).
    25. Cuba Salud 2015 - Convenção Internacional de Saúde Pública. 2015. (Congresso).
    26. IV Seminário Internacional "A educação Medicalizada: Desver o mundo, perturbar os sentidos.Novas possibilidades de viver: refletindo sobre desmedicalização, saúde mental e atenção básica. 2015. (Seminário).
    27. Seminário "A importância da fisioterapia e da terapia ocupacional no fortalecimento das políticas públicas.Atenção Básica e Saúde Coletiva. 2015. (Seminário).
    28. I Fórum Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. 2014. (Outra).
    29. III Congresso Nordeste de Medicina de Família e Comunidade. Projeto Terapêutico Singular. 2014. (Congresso).
    30. IV Seminário de Fonoaudiologia e Saúde Coletiva.Atenção Básica como ordenadora das Redes de Atenção à Saúde. 2014. (Seminário).
    31. Roda de Conversa - Fundamentos de enfermagem no cuidado em saúde coletiva.A importância do NASF na Unidade de Saúde da Família. 2014. (Outra).
    32. I Seminário Pesquisas PPSUS: Socializando conhecimentos na área Materno Infantil. 2013. (Seminário).
    33. Seminário de Prioridades de Pesquisa em Saúde para o Estado da Bahhia 2013/2014. 2013. (Seminário).
    34. VI Aula Pública do SUS. 2013. (Outra).
    35. X Jornada CIP/ICB: Perspectivas para a inclusão da Pessoa com Deficiência Visual. 2013. (Outra).
    36. 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Caindo de paraquedas na Saúde da Família: avaliação qualitativa da inserção dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família em três municípios do estado do Ceará. 2012. (Congresso).
    37. Encontro dos terapeutas ocupacionais do SUS-Bahia.Atenção Integral à Saúde: experiências de Terapia Ocupacional no SUS. 2012. (Encontro).
    38. I Fórum de Terapia Ocupacional no NASF. 2012. (Seminário).
    39. IX Congresso Norte- Nordeste de Terapia Ocupacional. Perspectivas, conquistas e desafios do Terapeuta Ocupacional na Atenção Básica. 2012. (Congresso).
    40. XII Congresso das Secretarias Municipais de Saúde. Contextos de inserção da política do NASF no Brasil. 2012. (Congresso).
    41. Encontro Regional Nordeste da Rede Unida. 2011. (Encontro).
    42. VII Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional e IX Congresso Latino-Americano de Terapia Ocupacional. A Terapia Ocupacional na Atenção Básica: a construção de uma nova práxis. 2011. (Congresso).
    43. Encontro de pós-graduação e pesquisa da UNIFOR.A Terapia Ocupacional no âmbito da atenção básica: relato de experiência no percurso da Residência Multiprofissional. 2010. (Encontro).
    44. I Congresso Nordeste de Medicina de Família e Comunidade e III Congresso Cearense de Medicina de Família e Comunidade. I Mostra Estadual de ACS. 2010. (Congresso).
    45. I Congresso Nordeste de Medicina de Família e Comunidade e III Congresso Cearense de Medicina de Família e Comunidade. Roda de Conversa entre Residências, PET e Pró-Saúde na Perspectiva do Aprendiz. 2010. (Congresso).
    46. I Congresso Nordeste de Medicina de Família e Comunidade e III Congresso Cearense de Medicina de Família e Comunidade. Acolhimento de Saúde Mental e Saúde Funcional como dispositivo organizador do processo de trabalho da Estratégia NASF. 2010. (Congresso).
    47. II Conferência de Saúde Mental - Intersetorial de Fortaleza. 2010. (Outra).
    48. III Encontro de Experiências Estudantis da PRAE/UFC.Acolhimento de Saúde Mental: novas perspectivas para atenção à saúde mental na atenção básica. 2010. (Encontro).
    49. IV Jornada de Terapia Ocupacional do Hospital de Saúde Mental de Messejana.Estratégias de Intervenção Terapêutica Ocupacional em Saúde Mental na Atenção Básica. 2010. (Seminário).
    50. VIII Congresso Norte Nordeste de Terapia Ocupacional. Reabilitação Baseada na Comunidade: Possibilidade de intervenção do terapeuta ocupacional nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (7)
    1. REIS, FERNANDA; OLIVEIRA, N. Q. de ; SANTOS, B.R. ; FONTES, M. T.. I Fórum Estadual da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência - Bahia. 2018. Outro
    2. CABRAL, C. ; SOUZA, M. P. A. ; SANTOS, D. N. ; REIS, F.. Seminário ?Desenvolvimento Integral na Primeira Infância: o cuidado da criança com deficiência na Atenção Básica?. 2017. Congresso
    3. PAIVA, Luzianne Feijó Alexandre ; REIS, FERNANDA ; SAVIOLI, Kátia. XI Congresso Norte Nordeste de Terapia Ocupacional. 2016. Congresso
    4. QUINTINO, J. L. ; OLIVEIRA, J. A. S. ; BARRETTO, L. D. ; FREIRE, R. C. ; BONFIM, D. ; VIEIRA, M. C. ; DULTRA, L. S. ; COSTA, W. A. ; SANTANA, V. R. ; ANDRADE, T. F. C. ; REIS, F.. III Congresso Nordeste de Medicina de Família e Comunidade. 2014. Congresso
    5. PEREIRA, S.O. ; REIS, F. ; MOTA, E.L.C. ; MELO, A.M.A.. Encontro de Coordenadores do Componente Especializado da Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência na Bahia. 2013. Outro
    6. SOUZA, F. R.. Coordenadora da Mostra de Fotografia do I Congresso Nordeste de Medicina de Familia e Comunidade e III Congresso Cearense de Medicina de Família e Comunidade. 2010. (Congresso).. . 0.
    7. SOUZA, F. R.. VIII Conselho Nacional de Entidades Estudantis de Terapia Ocupacional. 2007. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 17/02/2022 16:41:09