Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - Faculdade de Medicina - UFC [Turmas de Mestrado ano 2010]

Vivian da Silva Gomes

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (2001) e mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (2012). Doutoranda em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é assessora técnica responsável pelo o Programa de Vigilância e Controle da Esquistossomose (PCE), Programa de Vigilância e Controle do Tracoma (PVCT) e compõem a área técnica da Vigilância Epidemiológica da Hanseníase na Secretaria da Saúde do Estado do Ceará. Orientadora do Instituto Oswaldo Cruz, facilitadora da Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Entomologia, atuando principalmente nos seguintes temas: esquistossomose, tracoma, hanseníase, saúde pública, endemias, epidemiologia e entomologia. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6609017313052920 (19/09/2021)
  • Rótulo/Grupo: Discente 2010
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2009-HOJE
  • Endereço: Secretaria da Saúde do Estado do Ceará. Rua dos Tabajaras, 268 Praia de Iracema 60060510 - Fortaleza, CE - Brasil Telefone: (85) 31015439 URL da Homepage: http://gomes.viviandasilvagomes@gmail.com
  • Grande área: Ciências Biológicas
  • Área: Biologia Geral
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (1)
    1. 2017-Atual. DOENCAS TROPICAIS NEGLIGENCIADAS EM TRABALHADORES DAS AREAS IMPACTADAS PELO PROJETO DE TRANSPOSICAO DO RIO SAO FRANCISCO
      Descrição: O Projeto de Integração das águas do São Francisco com as bacias hidrográficas do Nordeste setentrional pode criar mudanças eco-bio-sociais que podem possibilitar o aumento e/ou o surgimento de doenças entre as populações locais assim como no contingente populacional que se deslocará em busca de oportunidades de trabalho. Neste cenário, figuram as Doenças Tropicais Negligenciadas, merecendo destaque a Esquistossomose, a doenças de Chagas e a Hanseníase, que afetam principalmente populações que vivem na pobreza, com saneamento básico deficiente e com acesso deficiente a cuidados médicos. Estas patologias apontam uma necessidade médica importante que ainda não foi abstraída de forma incisiva. Diante disso, entende-se ser de grande importância o desenvolvimento de ações intervencionistas nas áreas impactadas pela transposição, de forma a subsidiar ferramentas para a prevenção e para o controle dessas patologias. Para tanto, almeja-se como metodologia um estudo epidemiológico, com base em dados primários de inquéritos parasitológico, sorológico e imunocromatográfico para a doença de Chagas, Esquistossomose e Hanseníase em trabalhadores dos canteiros de obras e das Vilas Produtivas Rurais do Projeto de Integração do Rio São Francisco no estado do Ceará, bem como ecológico, baseado no estudo de planorbídeos e triatomíneos, e intervencionista, baseado na capacitação e formação de profissionais da rede pública local... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) . Integrantes: Vívian da Silva Gomes - Integrante / BEZERRA, F.S.M - Coordenador / Alberto Novaes Ramos Júnior - Integrante / Marta Cristhiany Cunha Pinheiro - Integrante / José Damião da Silva Filho - Integrante / Claudia Mendonça Bezerra - Integrante / Reagan Nzundu Boigny - Integrante / Anderson Fuentes Ferreira - Integrante / Thiago Miranda Alves - Integrante / GERLÂNIA MARIA MARTINS DE MELO - Integrante / Maria Aparecida Alexandre de Sousa - Integrante / Danielle de Freitas Bezerra - Integrante / Rosângela Lima de Freitas Galvão - Integrante.
      Membro: Vivian da Silva Gomes.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (47)
      1. 4º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão da Saúde. Padrões epidemiológicos de vigilância e controle do tracoma na microrregião do baixo Jaguaribe, Ceará.. 2021. (Congresso).
      2. II Congresso Norte Nordeste de Saúde Pública. Avaliador da modalidade de resumo simples e resumo expandido.. 2021. (Congresso).
      3. II Congresso Norte-Nordeste de Saúde Pública. 2021. (Congresso).
      4. 54 Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical -. Estratégia eficaz para o enfrentamento do tracoma no estado do Ceará. 2018. (Congresso).
      5. 54 Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical -. Perfil epidemiológico da esquistossomose mansoni e geohelmintos nos municípios da CRES de Baturité no período de 2011 s 2015.. 2018. (Congresso).
      6. 54 Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical -. Situação epidemiológica do tracoma entre estudantes da rede pública no estado do Ceará no ano de 2017.. 2018. (Congresso).
      7. 54 Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical -. Campanha nacional de hanseníase e tracoma em escolares: Interface saúde e para eliminação das doenças negligenciadas no Ceará 2013 a 2016. 2018. (Congresso).
      8. 54 Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical -. Carta malacológica do estado do Ceará. 2018. (Congresso).
      9. III Congresso internacional de saúde pública no delta do Parnaíba & VII Congresso piauiense de saúde pública (COPIS, 2018). Material educativo impresso (MEI) como uma estratégia no controle da espécie invasora Achatina fulica Bowdich, 1822 (Gastropoda: pulmonata).. 2018. (Congresso).
      10. III Congresso internacional de saúde pública no delta do Parnaíba & VII Congresso piauiense de saúde pública (COPIS, 2018). Painel de indicadores como uma estratégia de monitoramento na vigilância dos indicadores do tracoma.. 2018. (Congresso).
      11. III Congresso internacional de saúde pública no delta do Parnaíba & VII Congresso piauiense de saúde pública (COPIS, 2018). Material impresso direcionado para profissionais da saúde como uma estratégia na vigilância epidemiológica da esquistossomose mansoni no Ceará.. 2018. (Congresso).
      12. 51 Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Primeiro Registro de infecção por larvas de Angiostrongylus spp. em Achatina fulica (Bowdich, 1822) no Estado do Ceará.. 2015. (Congresso).
      13. 51 Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Levantamento Malacológico e caracterização das áreas de potencial risco para transmissão da esquistossomose mansoni no município de Aracati - Ce no ano de 2014.. 2015. (Congresso).
      14. 51 Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Tracoma: Conscientização do impacto clínico-social em regiões endêmicas do ceará e a prevenção da cegueira. 2015. (Congresso).
      15. 51 Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Frequência de Esquistossomose e geo-helmintíases na populção indígena do estado do Ceará.. 2015. (Congresso).
      16. 51 Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Campanha Nacional de Eliminação do Tracoma no Estado do Ceará no Ano de 2014.. 2015. (Congresso).
      17. 51 Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Infecção por Schistosoma em trabalhadores do canteiro de obras da transposição do rio São Francisco no município de Brejo Santo - CE.. 2015. (Congresso).
      18. Reunião de Avaliação da Implementação das AÇões do Plano Integrado de Hanseníase e Doenças em ELiminação e da Campanha Nacional de Hanseníase e Geo-helmintíases. 2013. (Outra).
      19. XLIX Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Aspectos Entomológicos da Leishmaniose Tegumentar Americana no município de Capistrano, estado do Ceará., Brasil.. 2013. (Congresso).
      20. XLIX Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Aspectos Ecológicos de Flebotomíneos (Diptera: Psychodidae) presentes em ambientes antrópicos e reservas de mata no município de Guaramiranga, Ceará, Brasil.. 2013. (Congresso).
      21. 13º International Symposium on Schistosomiasis.Parasitological survey of students residing in municipalities of Ceará involved in the interconnection watershed project in the septentrional northest.. 2012. (Simpósio).
      22. 13º International Symposium on Schistosomiasis.Survey of the prevalence of schistosomiasis school of 07 to 14 years in state of Ceará.. 2012. (Simpósio).
      23. Oficina preparatória para IV Conferência Naconal IInfanto-Juvenil. 2012. (Oficina).
      24. XVIII International Congress for tropical medicine and malaria and XLVIII Congress os the brazilian society of tropical medicine.. Morbidity by schistosomiasis mansoni in Ceará state, the period 2008 to 2011.. 2012. (Congresso).
      25. XVIII International Congress for tropical medicine and malaria and XLVIII Congress os the brazilian society of tropical medicine.. Presence of Schistossomosis mansoni in the workers of the São Francisco river transposition of waters (SFRTW) construction sites.. 2012. (Congresso).
      26. I Encontro da Rede de Laboratórios de Saúde Pública do Estado do Ceará. 2011. (Encontro).
      27. XI Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará. 2011. (Congresso).
      28. XLVI Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Distribuição Espacial dos Casos de Esquistossomose no Maciço de Baturité - CE. 2011. (Congresso).
      29. XLVII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Levantamento do Perfil Sócio-Demográfico e Socioeconômico dos Municípios Atingidos Por Dois Grandes Projetos Hídricos no Estado do Ceará e Suas Implicações na Transmissão da Esquistossomose Mansoni. 2011. (Congresso).
      30. XLVII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Mortalidade por Esquistossomose Mansoni no Brasil: 1999 a 2007. 2011. (Congresso).
      31. XLVII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Centro de Informação e Documentação Audiovisual do Núcleo de Controle de Vetores - CE. 2011. (Congresso).
      32. Oficina para Avaliação do Programa de Vigilância e Controle da Esquistossomose - PCE. 2010. (Oficina).
      33. Simpósio Internacional sobre Esquistossomose.Hospitalization and Mortality of Schistosomiasis Mansoni in Ceara State, Brasil, From 2000 to 2009. 2010. (Simpósio).
      34. Simpósio Internacional sobre Esquistossomose.Application of spatial analysis methods for prevention, surveillance and control of schistosomiasis. 2010. (Simpósio).
      35. XLVI Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. rimeiro Registro da Lymnaea columella SAY, 1817, Molusco Transmissor sa Fasciolose, no Estado do Ceará. 2010. (Congresso).
      36. II Seminário do FEPMAT " Agrotóxicos: Impactos na Saúde do Trabalhador". 2009. (Seminário).
      37. VI Fórum Brasileiro de Educação Ambiental. 2009. (Outra).
      38. XLV Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. 2009. (Congresso).
      39. XLV Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Novo foco de esquistossomose mansônica no estado do Ceará. 2009. (Congresso).
      40. XLV Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Doença de Chagas aguda: Investigação de reservatórios, bairro Sumaré (Sobral) abril de 2008. 2009. (Congresso).
      41. XLV Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Atividade Moluscicida do extrato bruto da planta Moringa oleifera sobre o molusco Biomphalaria glabrata (SAY, 1818), hospedeiro intermediário do Schistosoma mansoni (SAMBON, 1907).. 2009. (Congresso).
      42. XLV Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Levantamento da ocorrência de Biomphalaria straminea (Dunker, 1948) (Gastropoda, Planorbidae) em sete municípios da região sul do estado do Ceará: Uma contribuição a carta planorbídica. 2009. (Congresso).
      43. XXI Congresso Brasileiro de Parasitologia e II Encontro de Parasitologia do Mercosul. Dinâmica da Prevalência da Esquistossomose Mansônica na Localidade Planalto Cajueiro Maranguape - CE, no Período de 2006 a 2008. 2009. (Congresso).
      44. XXI Congresso Brasileiro de Parasitologia e II Encontro de Parasitologia do Mercosul. Perfil Sócio Ambiental de uma Comunidade com maior Prevalência para Esquistossome no Estado do Ceará.. 2009. (Congresso).
      45. XXI Congresso Brasileiro de Parasitologia e II Encontro de Parasitologia do Mercosul. Relação entre carga parasitária e faixa etária dos portadores de esquistossomose mansônica no município de Maranguape - CE, no período de 2000 a 2008.. 2009. (Congresso).
      46. XXI Congresso Brasileiro de Parasitologia e II Encontro de Parasitologia do Mercosul. Relação entre carga parasitária e faixa etária dos portadores de esquistossomose mansônica no município de Maranguape - CE, no período de 2000 a 2008.. 2009. (Congresso).
      47. XXI Congresso Brasileiro de Parasitologia e II Encotro de Parasitologia do Mercosul. Distribuição da Biomphalaria straminea (DUNKER, 1948) e da esquistossomose mansônica na mesorregião sul do estado do Ceará de 2006 a 2008.. 2009. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (4)
      1. GOMES, V. S.. Encontro Brasileiro de Malacologia - EBRAM. 2011. (Outro).. . 0.
      2. GOMES, V. S.. Curso Teórico-Prático em Dengue. 2009. (Outro).. . 0.
      3. GOMES, V. S.. Curso Teórico Prático em Esquistossomose mansoni. 2009. (Outro).. . 0.
      4. GOMES, V. S.. Curso Teórico Prático em Esquistossomose mansoni. 2009. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      Data de processamento: 17/02/2022 16:34:43