Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - Faculdade de Medicina - UFC [Turmas Doutorado Ano de 2008 a 2024]

Aline de Souza Pereira

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de Fortaleza (2005), com Especialização em Enfermagem Obstétrica pela UECE (2016), Mestrado em Saúde Coletiva pela UNIFOR (2010) e Doutora em Saúde Coletiva pelo departamento de Pós-graduação em Saúde Coletiva Associação ampla UFC/UECE/UNIFOR (2016). Atua como docente da disciplina de Saúde da mulher ,Saúde da crianca e Internato do Centro Universitário Christus. Foi membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Acidentes e Violências (NEPAV), no período correspondente da graduacao ao doutorado. Coordenadora da especializacao em Enfermagem Obstétrica e saúde repprodutiva do Centro Universitário Christus. Tem experiência docente na área da Saúde da Mulher, Pediatria, Saúde Coletiva e como enfermeira assistencial em Hospital pediátrico e Atencao básica, com ênfase em promoção da saúde e enfrentamento a violências, atuando principalmente nos seguintes temas: promoção da saúde, prevenção da violência, ações intersetoriais, criança, adolescente, mulher e políticas públicas de saúde. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2021-2022. Contexto de gestantes da Atenção Primária a Saúde sobre o gestar em tempos de pandemia da Covid-19
      Descrição: COVID 19, causada pelo SARS COV 2, se propagou no mundo inteiro de forma rápida, causando diversas complicações, principalmente, entre os grupos mais vulneráveis, dentre eles, as gestantes, visando minimizar as consequências da pandemia da COVID-19 sobre o gestar, viu-se a necessidade de entender como os profissionais da ESF estão atuando, visto o cenário atípico enfrentado no momento durante as consultas. O objetivo deste estudo foi de compreender o papel do enfermeiro na atenção a gestantes em tempos de pandemia por COVID-19. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório e de natureza qualitativa, com profissionais enfermeiros que realizavam o pré-natal em Unidade Básica de Saúde, em Fortaleza-Ce. Foi realizada a coleta de dados por meio do preenchimento de um roteiro de entrevista, contendo questões associadas às percepções dos enfermeiros da UBS. Participaram da pesquisa quatro enfermeiras, onde após análise das informações, foram evidenciadas duas categorias: acolhimento aos sentimentos e fragilidade das gestantes na pandemia e estratégias de enfrentamento para atendimento das gestantes na pandemia. Concluindo-se que os enfermeiros apesar das dificuldades enfrentadas, reduziram os impactos da pandemia na vida das gestantes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Aline de Souza Pereira - Coordenador / thainá lima facó - Integrante / Desyrré Gabrielly Marques Gondim - Integrante.
      Membro: Aline de Souza Pereira.
    2. 2020-2021. Tecnologia educativa sobre os direitos da mulher no ciclo gravídico puerperal
      Descrição: Objetivo: Elaborar uma cartilha educativa sobre o direito da mulher no ciclo gravídico-puerperal. Métodos: Trata-se de um estudo do tipo metodológico desenvolvido em etapas: 1) revisão integrativa sobre o direito da mulher no ciclo gravídico-puerperal; 2)estruturação da cartilha educativa; e 3) organização gráfica. Resultado: Foram analisados oito estudos com abordagem a temática relacionada aos direitos das mulheres no ciclo gravídico-puerperal. A cartilha apresenta 15 páginas, as quais contemplam sumário, apresentação, introdução, direitos da gestação, direitos no pré-parto, direitos no parto, direitos no pós-parto conclusão e referências. Discussão: Os achados encontrados na pesquisa denotam a importância de se transmitir informações confiáveis acerca dos direitos da mulher. Conclusão: Espera-se que a cartilha possa proporcionar empoderamento as mulheres acerca dos seus direitos e instruí-las sobre o processo de gestação, e desta forma contribuir para que seja disseminada informações claras e fidedignas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Aline de Souza Pereira - Coordenador / Sabrina Cruz da silva - Integrante / Thainá Faco - Integrante.
      Membro: Aline de Souza Pereira.
    3. 2019-2020. Tecnologia educativa em saúde para promoção da qualidade de vida de puérperas.
      Descrição: INTRODUÇÂO: O puerpério consiste em uma fase posterior ao parto que ocorre variação de humor, labilidade emocional, alterações psicológicas, fisiológicas e socioeconômicas, devido o organismo retornar as suas características pré-gravidicas e as alterações pertinentes a chegada do bebê. Logo, diante de tantas alterações, algumas podem interferir de forma positiva ou negativa na qualidade de vida da puérpera, portanto se faz necessária o suporte de profissionais da saúde para orienta-las quanto ao manejo destas mudanças. OBJETIVOS: analisar a Percepção das puérperas sobre a qualidade de vida após o parto. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo e exploratório. O estudo foi realizado nos meses de fevereiro e março de 2020, na Clinica Escola de Atenção Primária da Unichristus, através de uma entrevista semiestruturada com 7 puérperas. Os dados foram organizados de acordo com análise categorial de Bardin e discutidos com base na literatura. RESULTADOS: após análise das falas emergiram duas categorias: puerpério e as mudanças físicas e emocionais que interferem na qualidade de vida e qualidade de vida no pós-parto na visão das puérperas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A fase do puerpério é uma fase de muitas mudanças físicas e emocionais onde profissionais de saúde, puérpera e a própria rede de apoio deve esta unidas em busca de melhorias para trazer o conforte para essa mulher.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Aline de Souza Pereira - Coordenador / Isadora Mary Ximenes Nobre - Integrante / Tainá Lima Facó - Integrante.
      Membro: Aline de Souza Pereira.
    4. 2018-2019. Boas Práticas De Atenção Ao Parto E Nascimento: Conhecimento E Atitude Dos Acadêmicos De Enfermagem De Uma Instituição De Ensino Superior
      Descrição: O conceito de humanização da assistência ao parto inclui vários aspectos, alguns estão relacionados a uma mudança na cultura hospitalar, com a organização de uma assistência realmente voltada para as necessidades das mulheres e suas famílias. Mudanças na estrutura física também são importantes, transformando o espaço hospitalar num ambiente mais acolhedor e favorável à implantação de práticas humanizadoras da assistência (DIAS; DOMINGUES, 2005). OBJETIVO GERAL: Analisar o conhecimento e a atitude dos acadêmicos de enfermagem de uma instituição de ensino superior sobre as boas práticas em relação ao parto e nascimento.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Aline de Souza Pereira - Coordenador / BrunaShirley Lima Dantas - Integrante / MARIA ROSANGELA TEIXEIRA BARRETO - Integrante.
      Membro: Aline de Souza Pereira.
    5. 2018-2019. PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DA GESTANTE ATRAVÉS DA TECNOLOGIA EDUCATIVA
      Descrição: A gestação é um período singular para cada mulher e caracteriza-se por modificações físicas, emocionais, comportamentais e sexuais, as quais são vivenciadas de modo individual, influenciando em sua qualidade de vida. Neste contexto, as ações para promoção da qualidade de vida da gestante, devem ser planejadas para atender as reais necessidades desta clientela, considerando a mulher como um sujeito único. Destaca-se a necessidade do cuidado clínico de enfermagem à mulher no ciclo gravídico-puerperal por meio do desenvolvimento de tecnologias educativas em saúde direcionadas para as reais necessidades dessa população, de modo a promover a qualidade de vida dessas mulheres. Neste sentido, as pesquisadoras se propõe a atuar junto aos serviços de saúde por meio de atividades de educação em saúde para promoção da qualidade de vida de mulheres na gestação. O estudo tem com objetivo construir e validar tecnologias educativas em saúde para promoção da qualidade de vida de mulheres durante a gravidez. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa e quantitativa. O estudo será realizado na Clínica Escola do Centro Universitário Christus, no consultório de enfermagem de pré-natal. Participarão do estudo todas as gestantes que estiverem realizando acompanhamento pré-natal na referida instituição no momento da coleta de dados. Participarão aproximadamente 20 gestantes. Serão selecionadas as gestantes que atenderem aos seguintes critérios de inclusão: maiores de 18 anos de idade, entre 6 a 37 semanas de gestação, independente do número de partos. Serão excluídas aquelas que apresentarem intercorrência clínica ou obstétrica que impossibilite a continuidade da pesquisa, ou transtorno mental diagnosticado. Será utilizado um formulário para caracterização sociodemográfica e obstétrica das participantes do estudo. Para coleta dos relatos, será utilizado um gravador MP4 e o diário de campo para registro das observações feitas pela pesquisadora. Inicialmente, serão formados grupos focais compostos por oito a dez mulheres, que atenderem aos critérios de inclusão no estudo. De acordo com a disponibilidade das mulheres, serão agendados três encontros na referida instituição para discussão em grupo sobre qualidade de vida. Após a identificação das dimensões afetadas na qualidade de vida das gestantes, será elaborado um álbum seriado que aborde os aspectos favoráveis e desfavoráveis à qualidade de vida da mulher durante a gestação. Será realizada uma revisão exaustiva na literatura sobre essa temática, a qual fundamentará os conteúdos que serão abordados no álbum seriado. Será realizada validação de aparência e de conteúdo do álbum seriado. Para análise das dimensões afetadas na qualidade de vida das participantes do estudo, serão seguidas as etapas recomendadas pela técnica de análise temática de conteúdo de Minayo (2007), ou seja, pré-análise (leitura flutuante e exaustiva do material empírico. As categorias serão discutidas de acordo com as reflexões da pesquisadora, pautadas na literatura pertinente ao assunto. Os dados dos instrumentos respondidos pelos juízes para validação do álbum seriado serão organizados e processados no programa Statistical Package for Social Science Versão 18.0 (SPSS Versão 18.0). A pesquisa se apoiará nas Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisa envolvendo Seres Humanos, aprovada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) conforme a Resolução 466/2012 (BRASIL, 2012).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Aline de Souza Pereira - Coordenador / Deborah Pedrosa Moreira - Integrante.
      Membro: Aline de Souza Pereira.
    6. 2017-2017. Grupo de Pesquisa na Atenção Integral à Saúde da Mulher
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Aline de Souza Pereira - Coordenador / Isabela Lima Barbosa - Integrante. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Aline de Souza Pereira.
    7. 2014-2015. Conhecimento das mães acerca da violência infantil: elas sabem se praticam?
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Aline de Souza Pereira - Coordenador / Talita Vaz de Queiroz - Integrante.
      Membro: Aline de Souza Pereira.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (6)
    1. REMUNERAÇÃO VARIÁVEL DOCENTE, CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ.. 2018.
      Membro: Aline de Souza Pereira.
    2. MENÇÃO HONROSA, Centro Universitário Christus - Unichristus.. 2018.
      Membro: Aline de Souza Pereira.
    3. Menção Honrosa na VI Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia, Devry Brasil.. 2015.
      Membro: Aline de Souza Pereira.
    4. 1º Lugar XIV Encontro de Pós Graduação e Pesquisa, Universidade de Fortaleza.. 2014.
      Membro: Aline de Souza Pereira.
    5. Menção Honrosa na IV Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia Devry Brasil, Faculdades Nordeste - Devry Brasil.. 2013.
      Membro: Aline de Souza Pereira.
    6. Menção Honrosa no V Expoesp, Escola de Saúde Pública.. 2013.
      Membro: Aline de Souza Pereira.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (13)
    1. Multidisciplinaridade nas Boas Práticas de Assistência ao Binômio Mulher-bebê: Gestação, Parto e nascimento. 2018. (Outra).
    2. Simpósio Internacional de Parto. 2018. (Simpósio).
    3. Seminário Mulher Relações de Gênero e Violência. 2016. (Seminário).
    4. VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia Devry Brasil. 2016. (Outra).
    5. X Jornada de Fisioterapia da FANOR - DEVRY Brasil.Saúde da Mulher. 2015. (Outra).
    6. VII Mostra de Iniciação Científica de Enfermagem da Fanor.Avaliador de trabalhos científicos. 2014. (Outra).
    7. V Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia Devry Brasil.Comissão de Avaliadores. 2014. (Outra).
    8. V Seminário Internacional em Promoção da Saúde.Protagonismo Infanto Juvenil como forma de Enfrentamento da Violência Sexual. 2014. (Seminário).
    9. Avaliação das Estratégias governamentais municipais no enfrentamento violência sexual e exploração sexual de crianças e adolescentes. 2013. (Seminário).
    10. Desafios na atenção às mulheres em situação de violência sexual em Fortaleza. 2013. (Outra).
    11. VI Mostra de Iniciação Científica de Enfermagem e III Seminário de Extensão de Enfermagem.Avaliadora de Trabalhos Científicos. 2013. (Outra).
    12. 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. CONHECIMENTO, ATITUDE E PRÁTICA DOS CONSELHEIROS TUTELARES SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES. 2012. (Congresso).
    13. V MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE ENFERMAGEM.Membro da Comissão Científica. 2012. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (5)
    1. PEREIRA, Aline de Souza. IX SEMANA DE ENFERMAGEM DO CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARA. 2018. (Outro).. . 0.
    2. PEREIRA, Aline de Souza. VIII Semana de Enfermagem do Centro Universitário Estácio do Ceará - Via Corpvs. 2017. (Outro).. . 0.
    3. PEREIRA, Aline de Souza. VII Mostra de Iniciação Científica de Enfermagem e IV Seminário de Extensão de Enfermagem. 2014. (Outro).. . 0.
    4. PEREIRA, Aline de Souza. Avaliação das Estratégias governamentais municipais no enfrentamento violência sexual e exploração sexual de crianças e adolescentes. 2013. (Outro).. . 0.
    5. PEREIRA, Aline de Souza. VI Mostra de Iniciação Científica de Enfermagem. 2013. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (3)
    • Aline de Souza Pereira ⇔ Isabella Lima Barbosa Campelo (6.0)
      1. PIMENTA, K.C. ; SILVA, A. P. S. ; BARBOSA, Isabella Lima ; CAMPOS, D.B. ; PEREIRA, ALINE DE SOUZA ; Cavalcante, L.F.D.. ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NOS PROGRAMAS DE SAÚDE MATERNO INFANTIL DA ATENÇÃO BÁSICA. ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NOS PROGRAMAS DE SAÚDE MATERNO INFANTIL DA ATENÇÃO BÁSICA. 1ed.Fortaleza. Em: Isabella Lima Barbosa, Alana Kelly Pereira de Sousa, Daniella Barbosa Campos, José Barbosa Campelo Neto. (Org.). Saúde Coletiva: construção de saberes interdisciplinares e sua interface na produção de cuidado.. 1ed.Fortaleza. : Editora da Uece. 2021.v. 1, p. 99-118.
      2. PIMENTA, K. C. ; PEREIRA, N. P. O. ; PEREIRA, Aline de Souza ; COLLARES, P.M.C. ; SILVA, A.P.S ; BARBOSA, Isabella Lima. Percepção do agente comunitário de saúde da gestão na detecção precoce do câncer de mama. Em: XX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA, 2014, FORTALEZA. Percepção do agente comunitário de saúde da gestão na detecção precoce do câncer de mama, 2014.
      3. SILVA, G. H. A. ; SILVA, J. C. O. ; MENEZES, A. O. ; BARBOSA, Isabella Lima ; SILVA, A.P.S ; PEREIRA, Aline de Souza. Assistência de enfermagem a mulheres com pré-eclâmples. Em: VII Mostra de Pesquisa em ciência e tecnologia, 2016, fortaleza. VII Mostra de Pesquisa em ciência e tecnologia, 2016.
      4. FREITAS, K. L. ; PIMENTA, K. C. ; PEREIRA, N. P. O. ; ALEXANDRE, H. G. ; PEREIRA, Aline de Souza ; BARBOSA, Isabella Lima. PERCEPÇÃO DA ENFERMAGEM NO TRABALHO COM CRIANÇAS DO PROJETO DE EXTENSÃO EM SAÚDE COLETIVA BONS VIZINHOS. Em: VII Mostra de Iniciação Científica de Enfermagem Fanor/Devry - Brasil, 2015, Fortaleza. VII Mostra de Iniciação Científica de Enfermagem Fanor/Devry - Brasil, 2015.
      5. OLIVEIRA, L.R. ; BARBOSA, Isabella Lima ; SILVA, A.P.S. ; PEREIRA, Aline de Souza. Cuidados paliativos de enfermagem ao paciente oncológico. Em: VII Mostra de Iniciação Científica de Enfermagem e do IV Seminário de Extensão de Enfermagem da Fanor | DeVry, 2014, FORTALEZA. VII Mostra de Iniciação Científica de Enfermagem e do IV Seminário de Extensão de Enfermagem da Fanor | DeVry, 2014.
      6. PEREIRA, Aline de Souza; OLIVEIRA, M.D.G. ; VIEIRA, L. J. E. S. ; BARBOSA, Isabella Lima ; LUNA, G.L.M.L ; LIRA, Samira Valentim Gama ; MOREIRA, Deborah Pedrosa ; MOREIRA, G.A.R. Conhecimento, atitude e prática dos conselheiros tutelares sobre a violência contra crianças e adolescentes. Em: 10º CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA, 2012, PORTO ALEGRE. CONHECIMENTO, ATITUDE E PRÁTICA DOS CONSELHEIROS TUTELARES SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇA E ADOLESCENTES, 2012.

    • Aline de Souza Pereira ⇔ Priscila França de Araújo (5.0)
      1. PEREIRA, Aline de Souza; SOUZA, C. P. ; SILVA, M. G. P. ; SANTOS, M. V. S. ; SILVA, A. P. S. ; LEITE, A. C. S. ; ARAUJO, P. F. ; CAVALCANTE, M.Q.F.. Sentidos atribuídos ao tipo de parto vivenciados por puerperas. Em: Isabelle Cordeiro de Nojosa Sombra. (Org.). Diário da teoria e Prática na Enfermagem. 1ed.Ponta Grossa-PR. : Atena. 2019.v. 1, p. 58-68.
      2. MARROCOS, E. M. ; RODRIGUES, I. A. ; SILVA, S. C. ; SILVA, Y. N. A. ; PEREIRA, Aline de Souza ; SILVA, A. Z. ; LIMA, L. F. A. ; FREITAS, A. S. F. ; SALES, D. S. ; ARAUJO, P. F.. GUIA ALIMENTAR REGIONAL PARA CRIANÇAS DE 1 A 10 ANOS DO CEARÁ: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Em: Isabelle Cordeiro de Nojosa Sombra. (Org.). Diário da Teoria e prática na Enfermagem. 1ed.Ponta Grossa- Pr. : Atena Editora. 2019.v. 1, p. 147-154.
      3. ARAUJO, P. F. ; SOUSA, T. C. S. ; ARAIJO, H. K. M. ; SALES, D. S. ; BARBOSA, I. M. ; PEREIRA, Aline de Souza ; LIMA, L. F. A.. Arterite de Takayasu (AT) em crianças: Uma revisão integrativa. Em: Isabelle Cordeiro de Nojosa Sombra. (Org.). Diário da Teoria e prática na Enfermagem. 1ed.Ponta Grossa-PR. : Atena. 2019.v. 1, p. 164-172.
      4. AGUIAR, K. A. ; MARROCOS, E. M. ; RODRIGUES, I. A. ; PRACIANO, T. C. A. ; PEREIRA, Aline de Souza ; ARAUJO, P. F.. DA TEORIA À PRÁTICA: APLICABILIDADE DOS CONHECIMENTOS TEÓRICOS NA PRÁTICA DE ESTÁGIO CURRICULAR. Em: Programa de Assistência Multidisciplinar em Saúde: PMAIS - Criança., 2018, Fortaleza. Anais do Programa de Assistência Multidisciplinar em Saúde: PMAIS - Criança, v. 1, p. 61-62, 2018.
      5. MARROCOS, E. M. ; RODRIGUES, I. A. ; AGUIAR, K. A. ; SILVA, Y. N. A. ; PEREIRA, Aline de Souza ; ARAUJO, P. F.. TECNOLOGIA EDUCATIVA: GUIA ALIMENTAR REGIONAL PARA CRIANÇAS DE 1 A 10 ANOS - CEARÁ. Em: Programa de Atenção Multidisciplinar em Saúde - PMAIS CRIANÇA, 2018, Fortaleza. Anais Programa de Atenção Multidisciplinar em Saúde - PMAIS CRIANÇA. Fortaleza: Even3, v. 1, p. 353-354, 2018.

    • Aline de Souza Pereira ⇔ Ana Zaira da Silva (1.0)
      1. MARROCOS, E. M. ; RODRIGUES, I. A. ; SILVA, S. C. ; SILVA, Y. N. A. ; PEREIRA, Aline de Souza ; SILVA, A. Z. ; LIMA, L. F. A. ; FREITAS, A. S. F. ; SALES, D. S. ; ARAUJO, P. F.. GUIA ALIMENTAR REGIONAL PARA CRIANÇAS DE 1 A 10 ANOS DO CEARÁ: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Em: Isabelle Cordeiro de Nojosa Sombra. (Org.). Diário da Teoria e prática na Enfermagem. 1ed.Ponta Grossa- Pr. : Atena Editora. 2019.v. 1, p. 147-154.




Data de processamento: 22/04/2025 11:14:15