Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - Faculdade de Medicina - UFC [Turmas Doutorado Ano de 2008]

Lucyla Oliveira Paes Landim

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade de São Paulo/USP; Especialização em Promoção da Saúde pela Faculdade de Saúde Pública/FSP/USP; Especialização em Saúde Mental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ; Mestrado em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará/UECE; e Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará/UECE. É integrante do LHUAS - Laboratório de Humanização da Atenção em Saúde/UECE e dos Grupos de Pesquisa Cultura, Saberes e Práticas de Saúde/UECE/CNPq; professora/orientadora do Curso de Mestrado Profissional Ensino na Saúde/CMEPES/UECE. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Atenção Primária à Saúde focalizando as praticas de saúde nos territórios particularmente voltadas ao cotidiano de pessoas idosas, saúde mental, humanização do cuidado, ações de prevenção, promoção e educação em saúde direcionadas às pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis; e às práticas clínicas e ações de alcance coletivo da Terapia Ocupacional em Saúde Coletiva. Atualmente se dedica ao estudo do trabalho interprofissional e colaborativo, e ensino na saúde. Também tem experiência com pesquisa qualitativa, etnografia, abordagem hermenêutica do cuidado em saúde, atuando no ensino, pesquisa e extensão e formação de profissionais de saúde. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6142782640739348 (11/02/2022)
  • Rótulo/Grupo: Discente 2008
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2007-HOJE
  • Endereço: Universidade Estadual do Ceará, Centro de Ciências da Saúde. Av. Paranjana, 1700 Itaperi 60742000 - Fortaleza, CE - Brasil Telefone: (85) 31019793
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Saúde Coletiva
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2017-Atual. Ampliacao de Intervencoes Inovadoras e Vigilancia Para Prevenir e Controlar as Doencas Transmissiveis do Aedes aegypti em tres paises da ALC (Brasil, Colombia e Mexico)
      Descrição: Brazil, Colombia, and Mexico are the three Latin-American countries with the highest number of dengue cases in the last few years. These countries have also faced outbreaks of Chikungunya (2014-2015) and Zika (2015-2016), all three diseases transmitted by the same mosquito vector, Aedes aegypti. The University of Ceará, Fundacion Santa Fe de Bogotá, and University of Yucatán have implemented vector control strategies to significantly reduce Aedes aegypti abundance indeces. This proposal aims to scale-up participatory interventions targeting the surveillance, prevention and control of Aedes transmitted diseases in three municipalities, namely Fortaleza (Brazil), Armenia (Colombia), and Merida (Mexico). Multidisciplinary teams will collect epidemiological and entomological indicators at the beginning, mid-term, and end of the project in a household sample of the intervention and control area to evaluate the impact of the intervention. The project will also assess the governance outcomes, the costs and cost effectiveness of the scaled intervention compared to the routine vector control program. A complementary feature will be the design and implementation of an innovative surveillance system that will engage the community to improve case detection. Qualitative methods will be used to assess the acceptance of the intervention and to describe factors affecting the scaling up. State and municipal agencies, as well as NGOs, community based organizations and academic institutions will co-lead the scale-up of the interventions. Local and national resources have been committed to the implementation of the project. During the previous work of the principal research institutions in the three cities, strong links were developed with relevant strategic stakeholders that will mitigate risks associated with potential political and administrative barriers to implementation. The project is expected to make a significant contribution to the prevention of Zika, Chikungunya and dengue disease through novel vector control and surveillance interventions potentially applicable in many other countries. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lucyla Oliveira Paes Landim - Integrante / Andrea Caprara - Coordenador / José Wellington de Oliveira Lima - Integrante.
      Membro: Lucyla Oliveira Paes Landim.
    2. 2017-Atual. Construcao e reconstrucao de praticas em saude: formacao e desenvolvimento profissional no ensino e no cuidado em saude
      Descrição: O projeto procura investigar o desenvolvimento das práticas em educação em saúde com ênfase nos processos formativos nos serviços e instituições de ensino formativas na área de saúde problematizando por meio de estratégias da pesquisa participativa a construção e reconstrução de práticas em saúde com vistas a formação e desenvolvimento profissional para o ensino do cuidado em saúde . Material e método: o projeto está baseado na modalidade estudo de casos com um desenho consubstanciado na pesquisa-ação; esta modalidade caracteriza-se por ser um tipo de investigação social com base empírica, que consiste em relacionar pesquisa e ação em um processo no qual os atores e pesquisadores se envolvem, participando de modo cooperativo na investigação da realidade em que estão inseridos, buscando lograr êxito no encontro de soluções em situação real. O cenário de investigação envolve instituições de ensino e serviços de saúde do município de Fortaleza/Ceará. Constitui-se de uma série de estudos de casos pertinentes à área de formação envolvendo discente/docentes em cursos da área de saúde. O primeiro caso a ser investigado refere-se ao Curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará, no período de junho de agosto de 2017 a agosto de 2018. Descritores: práticas de ensino em saúde, formação em saúde, avaliação educacional e organizacional de cursos em saúde... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Lucyla Oliveira Paes Landim - Integrante / Cleide Carneiro - Coordenador / Jôsivan Lima de Carvalho - Integrante / Larissa Torquato dos Anjos Albuquerque - Integrante / Caio Pessoa Cruz - Integrante.
      Membro: Lucyla Oliveira Paes Landim.
    3. 2015-2017. Emponderamento e autocuidado de pacientes em condicoes cronicas na APS no municipio de Fortaleza-CE.
      Descrição: Objetivo principal: Analisar o gerenciamento do autocuidado junto aos pacientes com condições crônicas, em particular, diabetes mellitus na Atenção Primária no município de Fortaleza - CE. Específico: Compreender a percepção dos pacientes com diabetes mellitus e dos profissionais de saúde sobre o autocuidado; Identificar as ações de autocuidado relatadas e desenvolvidas pelos pacientes; Analisar como são realizadas as intervenções educativas na atenção primária nos aspectos promocionais, preventivos e curativos com foco a estimular o autocuidado; Mapear as redes sociais de apoio dos pacientes com diabetes mellitus atendidas pela ESF; Desenvolver ferramentas junto aos pacientes e profissionais da Estratégia Saúde da Família para fortalecer o autocuidado com pacientes portadores de diabetes mellitus... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lucyla Oliveira Paes Landim - Integrante / Andrea Caprara - Coordenador / Maria Rocineide Ferreira da Silva - Integrante / Kilma Lopes - Integrante. Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Lucyla Oliveira Paes Landim.
    4. 2008-2010. A relacao medico-paciente no contexto da atencao primaria em Fortaleza: o que os medicos tem a dizer sobre isso?
      Descrição: Os desafios relativos à melhoria da saúde da população estão intimamente relacionados à qualidade do sistema de saúde disponível. Neste sentido, a relação médico-paciente assume relevada importância porque nela estão sintetizados diferentes elementos da qualidade da atenção à saúde, como vínculo e responsabilização que favorecem a continuidade terapêutica, e em conseqüência, a melhora e cura do paciente. No contexto da atenção básica à saúde, no município de Fortaleza, ocorre atualmente uma revitalização da atenção básica com a implementação da estratégia Saúde da Família. O médico faz parte da equipe de saúde da família e a maneira como se relaciona com os pacientes e comunidade de sua área adscrita, bem como com os profissionais de sua equipe, é de fundamental importância para o êxito desta estratégia. Este estudo tem como objetivo compreender a experiência da relação médico-paciente como expressão dos vínculos construídos pelos médicos com os pacientes, comunidade e sua equipe de saúde da família. O método de investigação o caracteriza como um estudo qualitativo, a ter como campo de pesquisa dois Centros de Saúde da Família e uma Policlínica escola da atenção básica de Fortaleza. Os instrumentos para coleta de dados serão múltiplos: análise documental, entrevistas abertas, grupos focais, observação participante e registros em diário de campo. Os dados serão analisados com base no método de análise de narrativas inspirado na hermenêutica de Paul Ricoeur que busca compreender o significado do texto através de um processo que compreende a fixação do discurso em texto, a leitura simples desses textos, buscando uma primeira compreensão para, em seguida, fazer uma análise estrutural na qual o texto é decomposto em unidades de significado ou trechos da fala dos sujeitos, que então serão interpretados em consonância com os conceitos e autores que embasaram o estudo. Espera-se que os resultados possam contribuir com a melhoria da assistência e da formação dos médicos, e outros profissionais de saúde.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lucyla Oliveira Paes Landim - Integrante / Cleide Carneiro - Integrante / José Jackson Coelho Sampaio - Integrante / RODRIGUES, Josiane V. - Integrante / VASCONCELOS, MARDÊNIA GOMES FERREIRA - Integrante / Andrea Caprara - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Lucyla Oliveira Paes Landim.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Agradecimento pela valiosa contribuição no sucesso do 2º Seminário Nacioanl de Humanização: Trocando Experiências, Aprimorando o SUS, Coordenação da Política Nacional de Humanização/Ministério da Saúde.. 2009.
      Membro: Lucyla Oliveira Paes Landim.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (15)
    1. ?I SEMINÁRIO DE PESQUISA EM TERAPIA OCUPACIONAL DINÂMICA(ONLINE)?. 2020. (Seminário).
    2. I ENCONTRO ANUAL DE TERAPIA OCUPACIONAL NO HOSPITAL SÃO JOSÉ..Coordenação do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Estadual do Ceará. 2019. (Encontro).
    3. XXXVII Reunión Anual de la Sociedad Española de Epidemiología (SEE), XIV Congresso da Associação Portuguesa de Epidemiologia (APE) e XVIII Congreso de la Sociedad Española de Sociedad Española de Salud Pública y Administración Sanitaria (SESPAS),. PRÁTICA DOCENTE DE BACHARÉIS NA GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA DA REGIÃO NORTE DO CEARÁ, BRASIL. 2019. (Congresso).
    4. XXXVII Reunión Anual de la Sociedad Española de Epidemiología (SEE), XIV Congresso da Associação Portuguesa de Epidemiologia (APE) e XVIII Congreso de la Sociedad Española de Sociedad Española de Salud Pública y Administración Sanitaria (SESPAS),. (RE)CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS EM SAÚDE: FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NO ENSINO E NO CUIDADO EM SAÚDE. 2019. (Congresso).
    5. II Seminário Internacional de Redes de Atenção à Saúde (II SIRAS Saúde).Doenças crônicas: os desafios: desafios cotidianos dos ACS de cuidar de pessoas com diabetes mellitus no seu território. 2017. (Seminário).
    6. VI Seminário Internacional de Promoção da Saúde. 2017. (Seminário).
    7. XI Congresso Norte-Nordeste de Terapia Ocupacional. Seminário nacional de Terapia Ocupacional em Contextos Sociais. 2016. (Congresso).
    8. XXI Semana Universitária da UECE: Ciência e etica, um diálogo possível.O Processo histórico de integralização curricular da educação médica no Brasil: o Estado da Questão.. 2016. (Outra).
    9. 11º Congresso Internacional da Rede Unida. 2014. (Congresso).
    10. VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Acolhimento nas proposições dos modelos de atenção: da perspectiva técnica (como dispositivo) ao seu sentido prático (phronesis). 2013. (Congresso).
    11. V Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. A Contribuições da hermenêutica filosófica para a análise e interpretação de narrativas. 2011. (Congresso).
    12. 2ª Seminário Nacional de Humanização: Trocando Experiências. Aprimorando o SUS..Coordenação de roda com o tema "Processos e atividades de formação de apoiadores". 2009. (Seminário).
    13. I Encontro de Saúde Mental da Macrorregião Fortaleza e III Simpósio Macrorregional da SOCEP.Saúde Mental na Atenção Primária: avanços e possibilidades. 2009. (Encontro).
    14. Política Nacional de Humanização no Município de Teresina - Uma Construção em Rede.Acolhimento na Atenção Básica. 2009. (Seminário).
    15. IV Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas. .. 2007. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (2)
    1. LANDIM, Lucyla P.. XI Congresso Norte-Nordeste de Terapia Ocupacional. 2016. (Congresso).. . 0.
    2. LANDIM, Lucyla P.. I Oficina de Programação do 11º Congresso Internacional da Rede Unida. 2014. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (1)
    • Lucyla Oliveira Paes Landim ⇔ Maria Rocineide Ferreira da Silva (1.0)
      1. LANDIM, Lucyla Oliveira Paes; GOMES, Kilma W. L. ; SILVA, M. R. F. ; MESQUITA, L. P. S. ; CAPRARA, Andrea. Cuidar de pessoas com doenças crônicas não transmissíveis: os desafios de agentes comunitários de saúde no seu território. Em: Andrea Caprara; Suyanne Freire de Macêdo; Joyce Oliveira Matos. (Org.). Tempo de Saúde: empoderamento e cuidados de pessoas com doenças crônicas.. 1ed.Fortaleza. : Escola de Saúde Pública do Ceará. 2018.v. 1, p. 125-143.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 17/02/2022 14:55:55