Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - Faculdade de Medicina - UFC [Turmas Doutorado Ano de 2008]

Ana Ecilda Lima Ellery

Psicóloga Clínica. Doutora em Saúde Coletiva, pela Universidade Federal do Ceará, em abril de 2012. Estágio de doutorado sanduíche na Universidade de Montreal - Canadá, no período de julho de 2009 a janeiro de 2010. Mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (2004). Especialização e Aperfeiçoamento em Processos Educacionais na Saúde, com ênfase em Metodologias Ativas, pelo Hospital Sírio-Libanês, Brasil (2013) e com ênfase em Aprendizagem Significativa (2016). Especialista em Política Social, pela Universidade Estadual do Ceará (1995). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1995) e graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (1982). Psicóloga Clínica, com experiência em atendimento de adultos, possuindo formação em Gestalt Terapia, Psicoterapia Breve, Psiconcologia, Tanatologia, Dinâmica Energética do Psiquismo e Constelações Familiares. Experiência docente em ensino superior e de pós-graduação (2011-atual). Facilitadora do Curso de Especialização em Vigilância em Saúde (2015-atual) e Curso de Especialização em Gestão da Clinica (2012-2013), pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa, na Região de Saúde de Fortaleza. Professora visitante da Universidade Federal do Ceará, como bolsista da CAPES, ministrando a disciplina: ?Educação para Profissionais de Saúde, para alunos de Mestrado e Doutorado (2015). Professora visitante da Universidade Federal do Ceará, em parceria com a Universidade Corporativa Unimed, ministrando as disciplinas de "Reforma brasileira da Atenção Hospitalar" e "Gestão Clinica e Hospitalar" no Curso de Especialização em Gestão Hospitalar e Organizações de Saúde (2013 / 2014). Professora visitante da Universidade Federal do Ceará, no Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva, ministrando disciplina sobre Tópicos Especiais em Saúde: Educação para profissões da Saúde, em 2015. Professora Visitante da Escola de Saúde Pública, na Residência Multiprofissional em Saúde da Família (2011-2015). Tem experiência nas áreas de Psicologia Social e da Saúde, Gestão de Serviços e Sistemas de Saúde, atenção em saúde mental, elaboração de projetos técnicos, cooperação internacional e docência de graduação e pós-graduação.Como pesquisadora, participa de projetos de pesquisa em Saúde Coletiva, atuando principalmente nas seguintes temas: educação e colaboração interprofissional, formação em saúde e saúde da população rural. Autora de 13 capítulos de livros, um livro completo e 07 artigos cientificos. Orientadora de monografias de graduação e especialização de cursos da área da saúde. Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa Avaliação dos riscos de profissionais de saúde que cuidam de pessoas com COVID-19, sob coordenação da Dra Ligia Regina Franco Sansigolo Kerr, na Universidade Federal do Ceará. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1711455420876050 (17/02/2022)
  • Rótulo/Grupo: Discente 2008
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2007-HOJE
  • Endereço: Consultorio Privado de Psicologia. Av. Dom Luis, 500 - sala 1029 Aldeota 01308060 - Fortaleza, CE - Brasil Telefone: (85) 34581301
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Medicina
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2020-Atual. Avaliacao dos riscos de profissionais de saude que cuidam de pessoas com COVID-19
      Descrição: Este estudo tem como objetivo avaliar categorias de risco para COVID-19 em coortes de diferentes profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas) em relação ao grau de exposição e uso de equipamento de proteção individual (EPI), no período epidêmico e pós-epidêmico nas regiões metropolitanas de Recife, Fortaleza, Belém e São Paulo. Além destes objetivos, o estudo vai avaliar a situação da saúde mental destes profissionais e estimar a prevalência e incidência de COVID-19 por categoria de profissionais de saúde em diferentes setores de assistência, no período epidêmico e pós-epidêmico. Finalmente, estimará a taxas de absenteísmo de diferentes categorias de profissionais de saúde, devido ao COVID-19 e/ou outras causas... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Ecilda Lima Ellery - Integrante / IVANA CRISTINA DE HOLANDA CUNHA BARRETO - Integrante / Ligia Regina Franco Sansigolo Kerr - Coordenador / Carl Kendall - Integrante / Maria Amelia Veras - Integrante / Francisco Marto Leal Pinheiro Junior - Integrante / Luana Neponuceno Costa Lima - Integrante / Rosa Livia Freitas de Almeida - Integrante / Rosane da Silva Santana - Integrante / Maria de Fatima Pessoa Militao de Albuquerque - Integrante / Thalia Velho Barreto de Araujo - Integrante / Celina Maria Turchi Martell - Integrante / Wayner Vieira Souza - Integrante / Pedro Miguel dos Santos Neto - Integrante.
      Membro: Ana Ecilda Lima Ellery.
    2. 2017-Atual. Zika em Fortaleza: respostas de uma coorte de mulheres entre 15 e 39 anos
      Descrição: O objetivo desta proposta, em particular, é caracterizar como as intenções de engravidar e os comportamentos das mulheres e de seus parceiros têm sido influenciados pela infecção pelo ZIKV, sejam estas confirmadas ou apenas um risco, assim como pelas recomendações médicas e educação em saúde. A hipótese de trabalho da pre-sente proposta é que: 1) o conhecimento geral sobre a epidemia pelo ZIKV será eleva-do entre as mulheres em Fortaleza; mas que, 2) o conhecimento específico sobre as recomendações sobre o ZIKV, educação para a saúde e comportamentos para evitar a gravidez e os mosquitos, será baixa. Uma hipótese relacionada é que os conhecimentos sobre o ZIKV podem influenciar as intenções de gravidez, mas que a fertilidade real para as mulheres em nossa amostra será pouco influenciada por estas recomendações. Esta hipótese será testada em uma proposta com dois objetivos específicos: 1) a realização de um estudo de coorte prospectivo observacional de 1.752 mulheres sexual-mente ativas em Fortaleza/CE, com idades entre 15-39, que fazem parte da população adscrita a cinco Unidades de Saúde do município que possuem programa de residência em Saúde da Família das regionais de saúde com maior incidência de Chikungunya (I, III e V), infecção tomada como proxy da infecção pelo ZIKV, e acompanhá-las por 18 meses... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Ecilda Lima Ellery - Integrante / IVANA CRISTINA DE HOLANDA CUNHA BARRETO - Integrante / Marco Túlio Aguiar Mourão Ribeiro - Integrante / Kelen Gomes Ribeiro - Integrante / Carlos Hilton Albuquerque Soares - Integrante / Marcelo José Monteiro Ferreira - Integrante / Ligia Regina Franco Sansigolo Kerr - Coordenador / Ana Zaira da Silva - Integrante / Ivo Castelo Branco Coelho - Integrante / Maria do Socorro Cavalcante - Integrante / Laura Cunha Rodrigues - Integrante / FRANCISCO HERLANIO COSTA CARVALHO - Integrante / ROSA MARIA SALANI MOTA - Integrante / Terezinha do Menino Jesus Silva Leitão - Integrante / Luciano Pamplona Goes Cavalcante - Integrante / Luciano Lima Correira - Integrante / Anya Pimentel Gomes Fernandes Vieira Meyer - Integrante / Ilka Alcantara de Araújo - Integrante.
      Membro: Ana Ecilda Lima Ellery.
    3. 2010-Atual. Laboratorio de Pesquisas, Ensino e Gestao do Conhecimento, da Educacao e do Trabalho na Saude.
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Ecilda Lima Ellery - Integrante / IVANA CRISTINA DE HOLANDA CUNHA BARRETO - Coordenador / LUIS ODORICO MONTEIRO DE ANDRADE - Integrante / Maria Socorro de Araújo Dias - Integrante.
      Membro: Ana Ecilda Lima Ellery.
    4. 2009-2012. Interprofissionalidade na Estrategia Saude da Familia
      Descrição: Projeto de pesquisa de doutorado na Universidade Federal do Ceará. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Ecilda Lima Ellery - Coordenador.
      Membro: Ana Ecilda Lima Ellery.
    5. 2009-2012. BIORREMEDIACAO VEGETAL DO ESGOTO DOMICILIAR EM COMUNIDADE RURAIS DO SEMI-ARIDO: ?AGUA LIMPA, SAUDE E TERRA FERTIL
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo geral "avaliar a viabilidade da tecnologia ?fossa verde? em assentamento rural no semi-árido, enfatizando os aspectos hídricos, epidemiológicos, sociais e econômicos com a perspectiva de formulação de política pública de saneamento rural".. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Ecilda Lima Ellery - Integrante / Raquel Maria Rigotto - Integrante / José Carlos de Araújo - Coordenador / Liana Brito de Castro - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Cooperação.
      Membro: Ana Ecilda Lima Ellery.
    6. 2007-2011. Estudo epidemiologico da populacao da regiao do Baixo Jaguaribe exposta a contaminacao ambiental em area de uso de agrotoxicos
      Descrição: O projeto tem como objetivo geral "desenvolver estudo epidemiológico voltado para a população da região do Baixo Jaguaribe exposta à contaminação ambiental em área de uso de agrotóxicos".. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Ecilda Lima Ellery - Integrante / Raquel Maria Rigotto - Coordenador / Horácio Faria - Integrante / Eliane Novato - Integrante / Alice Maria Correia Pequeno Marinho - Integrante.
      Membro: Ana Ecilda Lima Ellery.
    7. 2007-Atual. Educacao e Colaboracao Interprofissional para o SUS e a Estrategia Saude da Familia
      Descrição: Grupo de professores pesquisadores, profissionais de saúde, técnicos e estudantes que vem se dedicando a pesquisa e ao desenvolvimento de tecnologias para o ensino na graduação e pós-graduação em saúde, na área de educação permanente e colaboração interprofissional, desenvolvendo uma práxis de integração entre academia e serviços de saúde. Integrantes do grupo participaram da criação da Escola de Formação em Saúde da Família de Sobral e no desenvolvimento, naquela instituição, dos programas de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, Residência em Medicina de Família e Comunidade, cursos de especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde e em Saúde Mental.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (5) . Integrantes: Ana Ecilda Lima Ellery - Integrante / IVANA CRISTINA DE HOLANDA CUNHA BARRETO - Coordenador / Kelen Gomes Ribeiro - Integrante / LUIZ ODORICO MONTEIRO DE ANDRADE - Integrante.
      Membro: Ana Ecilda Lima Ellery.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. MENÇÃO HONROSA - Experiência de Trabalho "Acesso à água no campo"., Conselho das Secretarias e dos Secretários de Saúde do Estado do Ceará (COSSEMS-CE).. 2009.
      Membro: Ana Ecilda Lima Ellery.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (37)
    1. 1º Encontro Nordeste de Saúde da Família:.Desafios do trabalho na ESF: Colaboração Interprofissional. 2018. (Encontro).
    2. 3o. Encontro Nacional da Rede Nacional de especialsitas em ZIKA e doenças correlatas - RENEZIKA.Painel temático: apresentação da situaçäo atual dos Estudos de Coortes sobre Zika Virus. 2017. (Encontro).
    3. Seminário de Pesquisas Sobre o Programa Mais Médicos.O IMPACTO DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS NA SAÚDE DA POPULAÇÃO DE ASSENTAMENTOS RURAIS DO NORDESTE. 2015. (Seminário).
    4. XIV rencontres internationales du réseau Recherche en éducation et en formation.Interdisciplinarité et interprofessionnalisme dans la formation des docteurs en Santé Collective au Ceara. 2015. (Simpósio).
    5. 11º Congresso Internacional da Rede Unida. Promoção, prevenção e desafios para formação. 2014. (Congresso).
    6. 10º Congresso Internacional da Rede Unida. Educação Permanente Interprofissional enquanto condição de possibilidade de construção de projetos interprofissionais na ESF. 2012. (Congresso).
    7. III Congresso Regional de Medicina Familiar WONCA IBEROAMERICANA, X Seminário Internacional de Atención Primaria de Salud. Competencias Comunes de los Profesionales de la Atenc ión Primaria de Salud: un escenario en construción. 2012. (Congresso).
    8. Workshop Internacional sobre Comunidades de Prática e Saúde.Cultivar Comunidades de Prática, Promover Educação Permanente e Comunicação para melhorar o acesso e a qualidade nos sistemas de saúde. 2012. (Outra).
    9. 11o. Congresso Brasileiro de Medicina de Familia e Comunidade e 4o. Congresso Luso-Brasileiro de Medicina Geral, Familiar e Comunitária. Comunidade de Prática enquanto dispositivo para práticas interdisciplinares na ESF. 2011. (Congresso).
    10. 16º Encontro Nacional de Psicologia Social.Seriam as equipes da Estratégia Saúde da Família "Comunidades de Prática"?. 2011. (Encontro).
    11. 16º Encontro Nacional de Psicologia Social.Condições de possibilidade para a colaboração interprofissional na ESF. 2011. (Encontro).
    12. III Mostra do Sistema Municipal de Saude Escola.Estrategia de educação permanente dos trabalhadores. 2011. (Outra).
    13. 1º Workshop Internacional de Gestão do Conhecimento e Inovação em Saúde: as experiências do Brasil e Canadá. 2010. (Outra).
    14. 9º Congresso da Rede Unida. Palestrante da Távola: Formação e Integração com o SUS. 2010. (Congresso).
    15. Conferência Internacional Sete Saberes Fundamentais a Educação do Futuro. 2010. (Outra).
    16. I Congresso Nordeste de Medicina de Família e Comunidade e III Congresso Cearense de Medicina de Família e Comunidade. A Construção do Projeto Interdisciplinar na ESF: ampliando conceitos e princípios. 2010. (Congresso).
    17. IV Congresso Ibero-americano de Pesquisa Qualitativa em Saude. Principios do SUS em anais de evento. 2010. (Congresso).
    18. Seminário "Socializando resultados e celebrando compromissos". 2010. (Seminário).
    19. VIII CONGRESSO LATINOAMERICANO DE SOCIOLOGIA RURAL. O Conhecimento produzido na integração da academia, dos serviços públicos e dos movimentos sociais". 2010. (Congresso).
    20. 16 Canadian Conference on International Health. 2009. (Outra).
    21. 8º Congresso Nacional da Rede Unida. Retrato do Setor Técnico da Saúde no Estado do Ceará. 2009. (Congresso).
    22. Grande Conference de l'Institut de Recherche en Sante Publique de l ' Universite de Montreal. 2009. (Outra).
    23. IX Congresso Brasileiro de Saude Coletiva. Sistema Integrado de Ensino, Pesquisa e Serviço: a experiencia de Fortaleza. 2009. (Congresso).
    24. IX CONGRESSO DAS SECRETARIAS E SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO CEARÁ. Sistema Municipal de Saúde-Escola:uma ferramenta de gestão participativa. 2009. (Congresso).
    25. XXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. Acesso à Água no Campo. 2009. (Congresso).
    26. II EXPOSIÇÃO DE EXPERIÊNCIAS DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ ( EXPOESP).Resultados e Perspectivas do Intercâmbio com a Provincia de Quebec, Canadá.. 2008. (Outra).
    27. OFICINA 'EQUIDADE ÉTNICO-CULTURAL NA GESTÃO E FORMAÇÃO EM SAÚDE". 2008. (Oficina).
    28. Oficina "Equidade Étnico-Cultural na gestão e na formação em saúde. 2008. (Oficina).
    29. Oficina Equidade, Gênero e Formação em Saúde.Equidade, Gênero e Formação em Saúde. 2008. (Oficina).
    30. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO PROJETO DE INTERCÂMBIO COM CANADÁ. 2008. (Oficina).
    31. Seminário Internacional Formação de Trabalhadores Técnicos em Saúde no Brasil e no Mercosul.Técnicos em Sistemas de Informação em Saúde: uma estratégia de socialização da epidemiologia. 2008. (Seminário).
    32. X Congresso da Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia e III Encontro Internacional de Psico-Oncologia e Cuidados Paliativos. Presidente da Conferência:Políticas Públicas em Oncologia. 2008. (Congresso).
    33. XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia e VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Incidência de Câncer em agricultores em hospital de câncer no Ceará. 2008. (Congresso).
    34. XXIV Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde e V Congresso Brasileiro de Saúde, Cultura de Paz e Não Violência. O Papel do Estado na Ordenação da Formação na Área da Saúde. 2008. (Congresso).
    35. II CONGRESSO CEARENSE DE CANCEROLOGIA. 2007. (Congresso).
    36. VII Congresso Brasileiro de Sistemas de Produção - Agricultura Familiar, Políticas Públicas e Inclusão Social. Fórum de Assentados: A Construção de Novas Práticas e Saberes no Fortalecimento da Agricultura Familiar. 2007. (Congresso).
    37. XIV Congresso Brasileiro de Mastologia. Entendendo a Resistência à Prática do Auto-Exame das Mamas. 2007. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (7)
    1. ELLERY, A. E. L.. 11º Congresso Internacional da Rede Unida. 2014. (Congresso).. . 0.
    2. LOIOLA, F. A. ; BARRETO, I. C. H. C. ; ELLERY, A. E. L. ; ANDRADE, L. O. M.. Seminaire sur les pratiques interprofessionnelles et l' education. 2009. Outro
    3. ELLERY, A. E. L.. I Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. 2008. (Outro).. . 0.
    4. ELLERY, A. E. L.. XIV Congresso Brasileiro de Mastologia - Membro da Comissão Cientifica. 2007. (Congresso).. . 0.
    5. ELLERY, A. E. L.. Presidente do Congresso Cearense de Psico-Oncologia. 2005. (Congresso).. . 0.
    6. ELLERY, A. E. L.. I Simpósio Internacional SBED - IASP - VIII Simpósio Norte-Nordeste de Dor - Joint Meeting of IASP Council - membro Comissão Cientifica. 2003. (Outro).. . 0.
    7. ELLERY, A. E. L.. SEMINARIO REGIONAL DE DIFUSÃO E ATUALIZAÇÃO TECNOLOGICA PARA ASSENTAMENTO S DE REFORMA AGRÁRIA. 1998. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (1)
    • Ana Ecilda Lima Ellery ⇔ Maria Rocineide Ferreira da Silva (4.0)
      1. BARRETO, I. C. H. C. ; ANDRADE, L.O.M. de ; ELLERY, A. E. L. ; SILVA, M. R. F. da ; LOIOLA,F.. Estratégias e ferramentas pedagógicas para qualificação das equipes de saúde da família.. Tempus: Actas de Saúde Coletiva. v. v. 1, p. 1-23, issn: 1982-8829, 2007.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        Qualis: B3
      2. A., F. L. ; Parente, J.R.F. ; DIAS, M.S.A. ; ELLERY, A. E. L. ; ANDRADE, L.O.M. de ; Carvalho, H.J.P. ; SILVA, MRF ; A.VASCONCELOS NETO, J. ; M.MAGALHAES JUNIOR, H. ; SOARES, C. H. A ; ARRUDA, F. L.N. de ; LEHRHAUPT, K. ; TIMBÓ, M. I. T ; CHAGAS, M. I. O.. Técnico em Sistemas de Informação em Saúde: uma estratégia de socialização da epidemiologia. Em: Marcela Alejandra Pronko; Anamaria D´Andrea Corbo. (Org.). A silhueta do invisível: a formação de trabalhadores técnicos em saúde no Mercosul. Rio de Janeiro. : Escola Politécnica Joaquim Venâncio / FioCruz. 2009.v. 1, p. 221-235.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. BRILHANTE, A. P. C. R. ; Silva, Maria Rocineide Ferreira da ; ELLERY, A. E. L. ; MANZO, K.B.S. ; Araujo, Maria Fátima Maciel ; SILVA, M. J.. Contribuição do Fórum do Sistema Municipal de Saúde Escola na Regulação da Modalidade de Práticas de Ensino na Saúde. Em: 10o. Congresso Internacional da Rede Unida, 2012, Rio De Janeiro. Interface (Botucatu. Impresso). Botucatu: UNESP, v. Suplem, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. ANDRADE, L.O.M. de ; SILVA, M. R. F. da. Técnicos em Sistemas de Informação em Saúde: uma estratégia de socialização da epidemiologia. 2008. Apresentação de Trabalho/Comunicação




Data de processamento: 17/02/2022 14:55:55