Colegiado PPGSP-FAMED-UFC

Maria do Socorro de Sousa

Possui Graduação em Pedagogia, Licenciatura com habilitação em Supervisão e Administração Escolar, pela Universidade Estadual do Ceará (1983), Especialização em Dinâmicas Grupais na Empresa e Escola pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (2000), Mestrado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (2003), Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2014). Pós-Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Ceará UFC (2014-2019), com bolsa CAPES, desenvolveu um plano de estudos e contribuições em formação e práticas médicas, atuando no Departamento de Saúde Comunitária, nos módulos da Assistência Básica em Saúde e Desenvolvimento Pessoal; na Reforma Curricular do Curso de Medicina; como Mentora do Programa Mentory do Curso de Medicina; e docente colaboradora em disciplinas no Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva; Participante do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC) e Orientação Pedagógica das atividades de Tutoria e Supervisão do Programa Mais Médicos/UFC. Prestou assessoria pedagógica ao Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família (PPGSF/RENASF-Fiocruz Ceará). Coordenou pedagogicamente a disciplina Introdução à Formação Interprofissional para o Sistema Único de Saúde-IFISUS, envolvendo os cursos de saúde da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Foi diretora/fundadora da OfinArtes-Centro de Assessoria Pedagógica e do Grupo de Estudo Pesquisa e Ação Pedagógica - GEPAP (1987-2016). Exerceu funções de gestão nos níveis de ensino fundamental, médio e superior. Possui ampla experiência na área de formação docente e assessoria técnico-pedagógica em diversas instituições e níveis de ensino nas áreas de Saúde e Educação, trabalhando nos cursos e programas formativos nos seguintes temas: organização curricular, planejamento participativo, metodologias ativas e participativas, metodologia científica, avaliação educacional e formação de professores. Possuindo premiação e diversas publicações na área. Na UECE, atuou como membro do Grupo de Gestão do Programa de Reorientação da Formação Profissional em Saúde - Pró-Saúde, participando como assessora pedagógica de formação docente e em várias versões do Programa de Educação Pelo Trabalho para a Saúde - PET- Saúde. Atualmente é docente do Mestrado Profissional Ensino na Saúde da UECE, Orientadora da Célula de Gestão do Conhecimento e Pesquisa em Saúde, da Coordenadoria de Políticas de Educação, Trabalho e Pesquisa em Saúde, da Secretaria Executiva de Atenção Primária e Políticas de Saúde, da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (CEGPS/COEPS/SEAPS/SESA). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9784284711813694 (25/02/2025)
  • Rótulo/Grupo: Professor(a) Colaborador(a)
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 1994-HOJE
  • Endereço: Universidade Estadual do Ceará, Centro de Ciências da Saúde. Rua Governador João Carlos Serrinha 60741000 - Fortaleza, CE - Brasil Telefone: (85) 31019800
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2021-Atual. Desenvolvimento de Processos Interativos de Formação nas Ações de Educação Permanente em Saúde da Rede Hospitalar do Ceará
      Descrição: A pesquisa tem como objeto o desenvolvimento de estratégias e tecnologias interativas para formação nas ações de Educação Permanente em Saúde da rede hospitalar do estado do Ceará. Enfatiza-se o reconhecimento estratégico das necessidades e demandas educacionais, a proposição de métodos interativos e construção de tecnologias educacionais aplicáveis à formação profissional em saúde para qualidade, humanização e resolutividade da assistência hospitalar. Objetiva-se desenvolver estratégias e tecnologias interativas de formação para as ações de Educação Permanente em Saúde da rede hospitalar do estado do Ceará. Trata-se de uma pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, conduzida em estreita associação entre ações e resolução de um problema coletivo, estratégico e participativo. A pesquisa será desenvolvida na rede hospitalar da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, em unidades hospitalares de referência nas macrorregiões de saúde Fortaleza, Sertão Central, Sobral e Cariri. As unidades hospitalares elencadas para pesquisa serão: Hospital Geral Dr. Waldemar de Alcântara, em Fortaleza; Hospital Regional do Sertão Central, em Quixeramobim; Hospital Regional Norte, em Sobral; e, Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte. Os participantes do estudo serão os profissionais de saúde que atuam nos setores assistenciais dos hospitais de referência na assistência direta aos pacientes. Os gestores de saúde das unidades hospitalares serão escolhidos pela função desempenhada nos serviços que tenham relação com a Educação Permanente em Saúde e/ou gestão da qualidade assistencial. A pesquisa terá três fases, exploratória, planejamento e desenvolvimento. Os instrumentos de captação de informações e dados serão as entrevistas semiestruturadas aos participantes e estratégias sobre a efetividade dos processos formativos e tecnologias educacionais interativas aplicáveis à assistência hospitalar. A fase exploratória consistirá na descoberta do campo de pesquisa, reconhecimento dos interessados e suas expectativas, e o estabelecimento do levantamento situacional. A fase de planejamento será mediada pelo tema da pesquisa, com ênfase nos processos interativos de formação. A fase de desenvolvimento consiste nas ações relacionadas com o desenvolvimento de tecnologias interativas. Em tempo, destaca-se que a situação de pandemia COVID-19 é considerada em todas as etapas da pesquisa. Os dados e informações coletadas serão organizados e analisados por meio da Técnica de Análise de Conteúdo. Para o processamento das informações da pesquisa-ação, será utilizado o software Atlas TI. A pesquisa se alinha aos preceitos éticos de estudos envolvendo seres humanos no Brasil. Esperam-se resultados e produtos com efetiva aplicação na formação em saúde voltadas para assistência hospitalar com qualidade e integralidade relacionadas ao período pós- pandêmico COVID-19 e ao perfil de morbimortalidade da população atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A pesquisa foi aprovada na Chamada 02/2020 - Programa Pesquisa para o SUS/PPSUS-CE FUNCAP-SESA- Decit/SCTIE/MS-CNPq.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (2) . Integrantes: Maria do Socorro de Sousa - Integrante / Cleide Carneiro - Coordenador.
      Membro: Maria do Socorro de Sousa.
    2. 2019-2021. Projeto de formação em serviço para desenvolvimento de ações de prevenção e controle da obesidade
      Descrição: No Brasil ainda existem muitos desafios relacionados a prevenção e manejo da obesidade, agravo nutricional que apresenta importante tendência de evolução no País e que especificamente no Ceará incide em todos os ciclos de vida. Este projeto tem como objetivo geral desenvolver estratégias para formação interprofissional de gestores e trabalhadores da saúde integrantes dos NASF-AB no estado do Ceará e de monitoramento e avaliação de ações de promoção da alimentação adequada e saudável com foco no manejo da obesidade. Para isto contempla atividades de pesquisa (diagnostica e avaliativa); formação de gestores e trabalhadores de saúde; desenvolvimento de novas tecnologias para auxiliar a gestão das ações de alimentação e nutrição e difundir conhecimentos entre os municípios, visando melhorar a atenção e o cuidado prestados aos usuários do SUS no tocante ao sobrepeso/obesidade. Para sua execução foi formada uma equipe interprofissional que conta com o apoio da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. As atividades previstas para um período de 24 meses, serão planejadas e executadas de forma participativa e abrangerão as cinco macrorregionais de saúde do Ceará. Os principais resultados esperados são: o diagnóstico da organização da gestão e da atenção nutricional nos municípios; formação de gestores da Atenção Básica e trabalhadores de saúde dos NASF-AB.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Maria do Socorro de Sousa - Integrante / Maria Marlene Marques Ávila - Coordenador / Heraldo Simões Ferreira - Integrante / Daniela Vasconcelos de Azevedo - Integrante / Glaucia Posso Lima - Integrante / Carla Soraya Costa Maia - Integrante / JOSÉ AIRTON FREITAS PONTES JÚNIOR - Integrante / CLÁUDIA MACHADO COELHO SOUZA DE VASCONCELOS - Integrante / João Agostinho Neto - Integrante / Vera Lúcia Soares e Silva - Integrante / Silvia Maria Negreiros Bomfim Silva - Integrante / Soraia Pinto - Integrante / Thais Nogueira Facó de Paula Pessoa - Integrante / Sandra Maria Pimentel Duavy - Integrante / Luis Moreno - Integrante.
      Membro: Maria do Socorro de Sousa.
    3. 2012-2014. Avaliação da formação de profissionais de saúde de nível superior pelas Universidades Públicas em Fortaleza/CE
      Descrição: A formação de recursos humanos e um dos desafios postos para o Sistema Único de Saúde na consecução de seu mais caro principio ? a universalidade do direito a saúde. O Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação e Cultura tem desenvolvido algumas políticas publicas visando a reorientação da formação dos profissionais de nível superior e a qualificação dos profissionais do serviço. No Ceara, tais políticas tem se concretizado por meio de parcerias entre as instituições formadoras e a gestão nos níveis estadual e municipal, especificamente em Fortaleza, o Sistema Municipal de Saúde Escola e o principal espaço de mediação entre as Universidades e os serviços desaúde. Neste contexto, o presente projeto de pesquisa tem como principal objetivo avaliar os cursos de graduação da área de saúde nas universidades públicas de Fortaleza-CE, com ênfase na formação para atuação na atenção primária. Para isto se formou um grupo de docentes e pesquisadores dos cursos de medicina, enfermagem, nutrição, psicologia, educação física, odontologia, farmácia e serviço social, da Universidade Estadual do Ceara e Universidade Federal do Ceara que discutiu e elaborou a proposta cuja execução prevê a avaliação dos referidos cursos por meio de abordagem qualitativa, com entrevistas semi-estruturadas, grupo focal, a partir de uma amostra representativa dos sujeitos - docentes, discentes, profissionais do serviço e gestores. Alem disso também serão coletadas informações nos projetos pedagógicos dos cursos e outros documentos relativos a sua estruturação e funcionamento. A análise será norteada por quatro eixos: Ensino, Serviço, Gestão e Controle Social. Dessa forma, o processo formativo analisado a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais, dos projetos pedagógicos e da proposta de reorientação do Pro-Saúde, será sempre remetido a estes eixos, buscando identificar de que forma estão (ou não) contemplados neste processo. Tem-se como resultados esperados a elaboração de indicadores de avaliação de cursos de formação de profissionais de saúde de nível superior;o diagnóstico dos cursos, conforme indicadores elencados; subsídios para discussão nos espaços acadêmicos e nos serviços; propostas de aperfeiçoamento/adequação dos aspectos avaliados como mais destoantes conforme os parâmetros de análise adotados na pesquisa e a formação de um grupo com expertise para avaliação e monitoramento de processos formativos da graduação na área da saúde no Ceará.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria do Socorro de Sousa - Integrante / Maria Vaudelice Mota - Integrante / Maria Marlene Marques Ávila - Coordenador / Lúcia Conde de Oliveira - Integrante / Paulo Sérgio Dourado Arrais - Integrante.
      Membro: Maria do Socorro de Sousa.
      Descrição: A formação de recursos humanos e um dos desafios postos para o Sistema Único de Saúde na consecução de seu caro principio a universalidade do direito a saúde. O Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação e Cultura tem desenvolvido algumas políticas publicas visando a reorientação da formação dos profissionais de nível superior e a qualificação dos profissionais do serviço. No Ceara tais políticas tem se concretizado, por meio de parcerias entre as instituições formadoras e a gestão nos níveis estadual e municipal, especificamente em Fortaleza, o Sistema Municipal de Saúde Escola e o principal espaço de mediação entre as Universidades e a Secretaria Municipal de Saúde. Neste contexto, o projeto de pesquisa tem por objetivo avaliar os cursos de graduação da área de saúde nas universidades públicas de Fortaleza-CE, com ênfase na formação para atuação na atenção primária. Para isto se formou um grupo de docentes e pesquisadores dos cursos de medicina, enfermagem, nutrição, psicologia, educação física, odontologia, farmácia e serviço social das Universidade Estadual do Ceara e Universidade Federal do Ceara, responsáveis pela proposta contemplada na Chamada Publica 03/2012 Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em Saúde PPSUS-REDE MS/CNPq/FUNCAP/SESA ... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria Vaudelice Mota - Integrante / Paulo Sergio Dourado Arrais - Integrante / Maria de Fatima MAciel Araujo - Integrante / Maria Rocineide Ferreira da Silva - Integrante / Lúcia Conde de Oliveira - Integrante / Andrea Caprara - Integrante / Maria Marlene Marques Ávila - Coordenador / Maria do Socorro de Sousa - Integrante / Virgínia Márcia Assunção Viana - Integrante / Maria das Graças Barbosa Peixoto - Integrante / Lucia de Fátima Rocha Bezerra Maia - Integrante / Delane Pitombeira - Integrante / Maria Elizabeth Costa da Cruz - Integrante / ALANO DO CARMO MACEDO - Integrante / Ana Paula Silveira de Morais Vasconcelos - Integrante / Danielly Maia de Queiroz - Integrante / Maria Homéria Leite de Morais Sampaio - Integrante / Caroline Oliveira da Silva - Integrante / Milena Bezerra de Oliveira - Integrante. Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria Vaudelice Mota.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (7)
    1. Certificado de Reconhecimento e Mérito, por seu Profissionalismo, Dedicação e Cuidado aos Discentes do Curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará - UECE, Universidade Estadual do Ceará.. 2023.
      Membro: Maria do Socorro de Sousa.
    2. Insígnias de ArteNauta Brincante, Museu do Brincar.. 2018.
      Membro: Maria do Socorro de Sousa.
    3. Certificado de Reconhecimento pela contribuição para os 15 anos do Curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará, Universidade Estadual do Ceará.. 2018.
      Membro: Maria do Socorro de Sousa.
    4. Menção honrosa à instituição Secretaria Estadual de Saúde do Ceará pela experiência : A capacitação em sala de vacina: desafio para implementação da educação permanente e a descentralização das ações, Secretaria de Vigilância em Saúde.. 2014.
      Membro: Maria do Socorro de Sousa.
    5. Práticas de Formação Médica e Avaliação formativa: superação das concepções tradicionais de Educação, Universidade Federal do Ceará.. 2011.
      Membro: Maria do Socorro de Sousa.
    6. Menção honrosa na apresentação oral, Escola de Saúde Pùblica do Ceará.. 2008.
      Membro: Maria do Socorro de Sousa.
    7. Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmerio 2005, ABMES.. 2006.
      Membro: Maria do Socorro de Sousa.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (152)
    1. Seminário de Encerramento do Agosto Dourado. 2024. (Seminário).
    2. 17º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. 2023. (Congresso).
    3. 20 anos do PPSUS: A Ciência e a Inovação Sustentável que Precisamos. 2023. (Outra).
    4. 6º Colóquio Internacional de Educação e Trabalho Interprofissional em Saúde. 2023. (Outra).
    5. 6º Colóquio Internacional de Educação e Trabalho Interprofissional em Saúde (6º CIETIS). A experiência de planejamento da disciplina de introdução à formação interprofissional para o SUS (IFISUS) da Universidade Estadual do Ceará. 2023. (Congresso).
    6. III Encontro Estadual da Rede Saúde Escola, III Mostra em Educação Permanente em Saúde e I Seminário da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde: Formação, integração e Trabalho em Tempos de Esperançar.Mesa Redonda: Pesquisa, Tecnologia e novação no SUS Ceará. 2023. (Encontro).
    7. Oficina Regional Planejamento da Área de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde no SUS - Região Nordeste. 2023. (Outra).
    8. Seminário Regional da 1ª Pesquisa Avaliabilidade da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS). 2023. (Outra).
    9. 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. A experiencia da gênese e implantação da disciplina introdução à formação interprofissional, para o Sistema Único de Saúde - IFISUS em uma IES pública estadual. 2022. (Congresso).
    10. XXI Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2022. (Encontro).
    11. 4º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde. REFLEXÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DE UM PROCESSO FORMATIVO EM POLÍTICAS DE SAÚDE, PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO E EPIDEMIOLOGIA NOS SERVIÇOS DE SAÚDE. 2021. (Congresso).
    12. 4º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde. 2021. (Congresso).
    13. 59º Congresso Brasileiro de Educação Médica. AUTORREFLEXÃO DA PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO MÉDICA À LUZ DOS ENSINAMENTOS FRERIANOS: UM EXERCÍCIO NECESSÁRIO NA CONTEMPORANEIDADE.. 2021. (Congresso).
    14. 59º Congresso Brasileiro de Educação Médica. 2021. (Congresso).
    15. 59º Congresso Brasileiro de Educação Médica. QUE LIÇÕES UM DIÁLOGO ENTRE ESTUDANTES DE UNIVERSIDADE PÚBLICA E PRIVADA DURANTE PANDEMIA DE COVID-19 NOS DESAFIA A ESCUTAR?. 2021. (Congresso).
    16. 59º Congresso Brasileiro de Educação Médica. IMPACTO DA ATIVIDADE FÍSICA NA SAÚDE MENTAL EM ESTUDANTES DE MEDICINA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2021. (Congresso).
    17. IV Escola de Estudos Avançados. Práticas formativas transdisciplinares em ambientes experimentais com arte. 2021. (Congresso).
    18. IX Congreso Iberoamericano de Investigación Cualitativa en Salud. DA POSICIONALIDADE À REFLEXIVIDADE NA PESQUISA QUALITATIVA. 2021. (Congresso).
    19. IX Congreso Iberoamericano de Investigación Cualitativa en Salud. ESTUDO REFLEXIVO SOBRE A ABORDAGEM QUALITATIVA ENTRE DISCENTES DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM SAÚDE. 2021. (Congresso).
    20. IX Congreso Iberoamericano de Investigación Cualitativa en Salud. AVALIAÇÃO QUALITATIVA DE UMA FORMAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO INFANTIL NO BRASIL. 2021. (Congresso).
    21. IX Congreso Iberoamericano de Investigación Cualitativa en Salud. A Formação do Profissional de Educação Física nas Residências Multiprofissionais em Saúde no Estado do Ceará ? Nordeste ? Brasil. 2021. (Congresso).
    22. IX Congreso Iberoamericano de Investigación Cualitativa en Salud. Reflexões teórico-metodológicas dos processos formativos da pesquisa qualitativa. 2021. (Congresso).
    23. IX Congreso Iberoamericano de Investigación Cualitativa en Salud. PESQUISA AÇÃO-PARTICIPATIVA: MOMENTOS DE APROXIMAÇÃO, REFLEXÃO E CONSTRUÇÃO SOLIDÁRIA PERMANENTE. 2021. (Congresso).
    24. IX Congreso Iberoamericano de Investigación Cualitativa en Salud. 2021. (Congresso).
    25. 58º Congresso Brasileiro de Educação Médica. Perfil dos aplicativos para criação de flashcards estudantis disponíveis para download. 2020. (Congresso).
    26. II Congresso Científico de Juazeiro do Norte. Dimensões pedagógicas no ensino e na formação em saúde. 2020. (Congresso).
    27. II Congresso Científico de Juazeiro do Norte. Mesa-redonda: Dimensões Pedagógicas no ensino e na formação em saúde. 2020. (Congresso).
    28. 57º COBEM. Metodologias significativas para o ensino-aprendizagem na formação médica: Um diálogo entre discentes mediado pela mentoria. 2019. (Congresso).
    29. Semana Pedagógica 2019 do Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia,.Semana Pedagógica 2019. 2019. (Oficina).
    30. 56º Congresso Brasileiro de Educação Médica. 2018. (Congresso).
    31. 7º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa. ?Pesquisa-ação participativa: um processo avaliativo de programas educacionais em saúde. 2018. (Congresso).
    32. PET-Saúde/GraduaSUS - UECE. 2018. (Seminário).
    33. VIII Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica. Uma reflexão (auto)biográfica de uma pesquisadora em formação permanente. 2018. (Congresso).
    34. VIII Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica. Sessão de Comunicação. 2018. (Congresso).
    35. 1º Encontro Internacional Luso-Brasileiro do TEAR - Territórios Artísticos com a Matemática. 2017. (Encontro).
    36. 55º Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM). Contexto da mudança curricular - o que dizem as DCNs 2014? O que temos que mudar? Que repercussão terão estas mudanças?. 2017. (Congresso).
    37. 55º Congresso Brasileiro de Educação médica em Porto Alegre. Docente/Preceptor. 2017. (Congresso).
    38. Colóquio Arte, Interculturalidade e Educação Estética. 2017. (Outra).
    39. III Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde. Pesquisa-ação participativa: um caminho para subsidiar o planejamento com instrumento de gestão. 2017. (Congresso).
    40. Oficina do diagnóstico situacional da integração ensino serviço nos cenários de práticas da rede SESA. 2017. (Oficina).
    41. Seminário da Política de Educação Permanente em Saúde: Desafios e Possibilidades no Contexto do Ceará. 2017. (Seminário).
    42. 12° Congresso Internacional Redeunida. Avaliação do projeto pedagógico de um curso de enfermagem à luz das diretrizes curriculares nacionais. 2016. (Congresso).
    43. Saberes para uma cidadania planetária. Espaço de diálogo ações para a construção de uma consciência civilizacional. 2016. (Congresso).
    44. 11° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. A formação médica para a APS na percepção dos egressos da Medicina de uma Universidade Pública do Ceará. 2015. (Congresso).
    45. 13o Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidadede. Atenção Básica a saúde exige dos alunos compreensão para além da cognição. 2015. (Congresso).
    46. 50ª Reunião da Associação Brasileira de Ensino Odontológico.Integração Serviço e Ensino através do uso de tecnologias digitais de informação e comunicação no estágio supervisionado. 2015. (Outra).
    47. 53° Congresso Brasileiro de Educação Médica. O currículo integrado: uma visão complexa da formação médica. 2015. (Congresso).
    48. I Colóquio Norte-Nordeste de Ciências Sociais e Humanas na Educação das Profissões da Saúde.A importância do diálogo das ciências sociais e humanas para os projetos pedagógicos dos cursos em saúde. 2015. (Outra).
    49. VI ENFORSUP E I INTERFOR. 2015. (Congresso).
    50. XXII Colóquio da AFIRSE Portugal.Avaliação Formativa de Gestores Mediada pelo Portfólio na Área da Saúde. 2015. (Outra).
    51. 11º Congresso Internacional da Rede Unida. O Planejamento Participativo como prática educativa na área da saúde. 2014. (Congresso).
    52. 14° Mostra Nacional de Experiências Bem-sucedidas.A capacitação em sala de vacina: desafio para a implementação da educação permanente e a descentralização das ações de imunização no Ceará. 2014. (Outra).
    53. 1º Encontro de Estudos e Pesquisa em Secretariado Executivo.Ensino Superior, pesquisa e formação profissional. 2014. (Encontro).
    54. 52º Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM). Desenvolvimento de liderança uma experiência de ensino/aprendizagem em um curso de medicina. 2014. (Congresso).
    55. Encontro Arte e Educação com os ArteNautas do Brincar. 2014. (Encontro).
    56. 12º Congresso Brasileiro de Medicina da Família e Comunidade. Atenção básica em saúde na formação médica como objeto de estudo. 2013. (Congresso).
    57. 51º Congresso Brasileiro de Educação Médica. A formação médica em atenção básica à saúde: desafios a superar para além da ampliação do tempo de formação. 2013. (Congresso).
    58. Seminário Formação Médica para a Atenção Básica. 2013. (Seminário).
    59. V Encontro Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste de Formação docente para a educação superior.Formação do docente do ensino superior: uma experiência refletida. 2013. (Encontro).
    60. VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. A formação médica e a indissociabilidade do técnico, do humano e do político: um desafio a superar. 2013. (Congresso).
    61. 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Pesquisa-ação participativa: Metodologia qualitativa de avaliação e parte integrante do planejamento. 2012. (Congresso).
    62. 50º Congresso Brasileiro de Educação Médica. Gestão da Aprendizagem: vivências de uma construção coletiva. 2012. (Congresso).
    63. Colóquio de Educação: A pesquisa no contexto da docência. 2012. (Encontro).
    64. Oficina de Avaliação do Plano de Ação.Oficina de Avaliação do Plano de Ação - UECE. 2012. (Seminário).
    65. Oficina de Avaliação do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde-PET-Saúde/Saúde da Família.Oficina de Avaliação do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde-PET-Saúde/Saúde da Família. 2012. (Oficina).
    66. V Congresso Ibero - Americano de Pesquisa Qualitativa em Saúde. Metodologia: O estudo do caminho em busca de fundamentação para um sujeito pensante caminhar. 2012. (Congresso).
    67. XVI Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Roteiro didático: uma possibilidade de articulação entre teoria e prática. 2012. (Encontro).
    68. 11º Encontro Brasileiro de Medicina da Família e Comunidade. 2011. (Congresso).
    69. 49º Congresso Brasileiro de Educação Médica. O Portfólio e Avaliação Formativa do Estudante de Medicina no processo de Ensino-aprendizagem. 2011. (Congresso).
    70. 4º Encontro Luso-brasileiro de Medicina Geral, Familiar e Comunitária e 11º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. Gênese da pesquisa: práticas de formação médica e atenção básica à saúde. 2011. (Congresso).
    71. Encontro Arquidiocesano - Campanha da Fraternidade.Saúde e doença: duas faces da mesma realidade de vida. 2011. (Encontro).
    72. Encontros Universitários 2011.Práticas de Formação Médica e Avaliação formativa: superação das concepções tradicionais de Educação. 2011. (Encontro).
    73. EREM - Encontro Regional dos Estudantes de Medicina.A visita do aluno a Unidade Básica de Saúde: uma experiência comunitária. 2011. (Encontro).
    74. EREM - XVII Encontro Regional dos Estudantes de Medicina.Uma ruptura de métodos tradicionais de ensino e de aprendizagem dos fundamentos da assistência e da prática médica. 2011. (Encontro).
    75. EREM - XVII Encontro Regional dos Estudantes de Medicina em Juazeiro-BA.A visita do aluno a unidade básica de saúde: uma experiência comunitária. 2011. (Encontro).
    76. EREM - XVII Encontro Regional dos Estudantes de Medicina em Juazeiro-BA.A Formação Médica, o Conhecimento do SUS e a Humanização. 2011. (Encontro).
    77. EREM - XVII Encontro Regional dos Estudantes de Medicina em Juazeiro-BA.A formação médica, o conhecimento do SUS e a humanização. 2011. (Encontro).
    78. II Mostra de Trabalhos Acadêmicos e Culturais do IFCE.Desenvolvimento humano: um processo educativo. 2011. (Encontro).
    79. VIII Encontro de História Oral da Região Nordeste.Contar e escrever história como constructo do conhecimento e do trabalho do grupo de estudo, pesquisa e ação pedagógica. 2011. (Encontro).
    80. X ECHE - III ECEGE Cultura, Educação, Espaço, Tempo.História Oral e Memória construindo Conhecimento nas ações Pedagógicas. 2011. (Encontro).
    81. XVII Encontro Regional dos Estudantes de Medicina em Juazeiro-BA.Uma ruptura de métodos tradicionais de ensino e de aprendizagem dos fundamentos e da prática médica. 2011. (Encontro).
    82. XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.A Pesquisa Participante mediando a elaboração do Projeto Político Pedagógico. 2011. (Encontro).
    83. 48º COBEM - Congresso Brasileiro de Educação Médica. Gestão de uma maternidade Escola do Ceará de 2003 a 2010: um estudo de caso. 2010. (Congresso).
    84. Conferencia Internacional sobre os sete saberes necessários à educação do presente. O ser na transdisciplinaridade. 2010. (Congresso).
    85. I Congresso Brasileiro de Políticas, Planejamento e gestão em Saúde. Atenção Básica à Saúde, articulação entre gestão, serviço e as práticas de formação médica. 2010. (Congresso).
    86. IV CIPA- Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica. História de vida: uma mediação na formação de professores em aquisição da escrita e leitura. 2010. (Congresso).
    87. IV Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica. 2010. (Congresso).
    88. X Seminário do Projeto Integralidade-Por uma sociedade cuidadora.Práticas Avaliativas na saúde como parte integrante do planejamento. 2010. (Seminário).
    89. 19º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2009. (Encontro).
    90. II Oficina de Gestão Estratégica e Participativa do Estado do Ceará. 2009. (Oficina).
    91. IV EXPOESP.IV EXPOESP. 2009. (Outra).
    92. IX Congresso de Educação do Ceará. Escola: leitura do mundo, carpintaria do conhecimento. 2009. (Congresso).
    93. III Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto) Biográfica. Diversidade de Ações Educativas. 2008. (Congresso).
    94. III EXPOESP.III EXPOESP. 2008. (Outra).
    95. 18º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste. 2007. (Encontro).
    96. II Congresso Internacional em Avaliação Educacional. 2005. (Congresso).
    97. A Participação Mediando a Teia do Conhecimento. 2004. (Outra).
    98. I Encontro Nordestino Ciência e Espiritualidade..O Ser na Transdisciplinaridade. 2004. (Encontro).
    99. I Feira das Profissões do Colégio Stella Maris. 2004. (Outra).
    100. IV Jornada Pedagógica e II Seminario da Revista AEC. 2004. (Seminário).
    101. Reunião do Conselho Editorial e do Seminário Externo da Revista de Educação AEC.O Planejamento na Construção de uma nova Ètica Planetária: Planejamento Estratégico x Planejamento Participativo. 2004. (Seminário).
    102. Seminário Externo da Revista de Educação AEC.O Planejamentona Construção de uma nova Ética Planetária: Planejamento Estratégico x Planejamento Participativo. 2004. (Seminário).
    103. Um Diálogo Interdisciplinar.A Participação mediando a teia do conhecimento. 2004. (Outra).
    104. XVIII Congresso Nacional de Educação. 2004. (Congresso).
    105. XVIII Congresso Nacional de Educação da AEC. 2004. (Congresso).
    106. XXI Encontro de Pró-Reitores de Graduação do Nordeste. 2004. (Encontro).
    107. XXI Encontro de Pró-Reitores de Graduação do Nordeste. 2004. (Encontro).
    108. Curso Ouvidoria para uma Cultura de Ciudadania.Desenvolvendo as Habilidades do Ouvidor. 2003. (Outra).
    109. Especialização em Vigilância Sanitária.As Ferramentas de Planejamento e suas Aplicações. 2003. (Outra).
    110. XXI Seminário Aberto da Revista de Educação AEC. 2003. (Seminário).
    111. 2º Seminário Internacional de Educação. 2002. (Seminário).
    112. 4º Congresso Brasileiro de Tecnologia e Educação. 4º Congresso Brasileiro de Tecnologia e Educação. 2002. (Congresso).
    113. Educação e Sociedade no III Milênio.Educação e Sociedade no III Milênio. 2002. (Seminário).
    114. Seminário Internacional Educação e Cultura. 2002. (Seminário).
    115. XVI Congresso Mundial de Educação Católica. Pessoa nova para um Mundo Novo num contexto de Mundialização. 2002. (Congresso).
    116. XVIII Seminário da Revista de Educação da AEC.Educação e Sociedade no II Milênio. 2002. (Seminário).
    117. Curso de Especialização em Assistência Farmacêutica.Métodos de Planejamento. 2001. (Outra).
    118. XVII Congresso Nacional de Educação da AEC-Associação de Educação Católica. Cotidiano e Escola - Razões para Fazer e para Sonhar.. 2001. (Congresso).
    119. Pedagogia.Profissões. 2000. (Outra).
    120. 17º Encontro Regional da AEC.Educação -Para onde aponta o Futuro. 1999. (Outra).
    121. Encuentro Por La Unidad de Los Educadores Latinoamericanos. 1999. (Encontro).
    122. II Encontro Cearense de Educadores.Preserve o Planeta - Eduque Educando-se no Mundo Contemporâneo. 1999. (Encontro).
    123. I Seminário Marista de Educação em Aracati.Educação: Um novo agir pedagógico. 1999. (Seminário).
    124. Jornada de Educação do Norte-Nordeste e do Ciclo de Conferências Pró-Educação..Ação Psicopedagógica na Escola e Transversalidade no Ensino Atual. 1999. (Outra).
    125. Seminário Educação e Trabalho. 1999. (Seminário).
    126. 3º Festival de Teatro Espontâneo. 1998. (Outra).
    127. Avaliação para quê?.Avaliação Escolar. 1998. (Encontro).
    128. Congresso Nacional de Educação. Pailo Freire. 1998. (Congresso).
    129. III Encontro de Psicodrama da Regional Norte-Nordeste. 1998. (Encontro).
    130. I Seminário de Educação Católica de Alagoas.Educação e Inclusão. 1998. (Seminário).
    131. I Seminário de Educação da Associação Católica de Alagoas. 1998. (Seminário).
    132. XVI Congresso Nacional de Educação. Escola e Solidariedade - Praticando a Inclusão. 1998. (Congresso).
    133. Congresso Brasileiro de Educadores Vicentinos. 1997. (Congresso).
    134. Desenvolvimento Humano e Matriz de Identidade. 1997. (Encontro).
    135. II Feira de Informação Profissional. 1997. (Outra).
    136. III Encontro Brasileiro Relações Pais, Filhose Escolas. 1997. (Encontro).
    137. IV Encontro Nacional de Educação Popular. 1997. (Encontro).
    138. XVII Sulão de Educação. 1997. (Encontro).
    139. XV Nordestão.XV Nordestão. 1997. (Outra).
    140. Associação de Educação Católica do Brasil.Seminário Nacional Neoliberalismo e educação. 1996. (Seminário).
    141. Assossiação de Educação Católica do Brasil.Seminário Nacional Neoliberalismo e Educação. 1996. (Seminário).
    142. Congresso Nacional Marista de Educação. Educação Popular novas alternativas Pedagógicas. 1996. (Congresso).
    143. I º Fórum Nacional de Educação. 1996. (Outra).
    144. Seminário Nacional Neoliberalismo e educação.AEC. 1996. (Seminário).
    145. Seminário Nacional Neoliberalismo e Educação. 1996. (Seminário).
    146. 12º Congresso Internacional de Psicoterapia de Grupo. 1995. (Congresso).
    147. Grupo de Vivência para Psicodramatistas. 1995. (Outra).
    148. III Jornada Nacional de Professores de Creches e Pré-Escolas.III Jornada Nacional de Professores de Creches e Pré-Escolas. 1995. (Outra).
    149. Fórum Acadêminco. 1994. (Outra).
    150. I Jornada de Psicodrama Pedagógico. 1994. (Outra).
    151. I Seminário Sobre Avaliação de Aprendizagem. 1994. (Seminário).
    152. Nordestão. 1994. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (12)
    1. SOUSA, M. S.. Seminário de Encerramento do PET-Saúde/GraduaSUS - UECE "O que contamos do que vivenciamos". 2018. (Outro).. . 0.
    2. SOUSA, M. S.. Colóquio Arte, interculturalidade e Educação Estética: um diálogo luso-brasileiro. 2017. (Outro).. . 0.
    3. SOUSA, M. S.. Saberes para uma cidadania planetária. 2016. (Congresso).. . 0.
    4. SOUSA, M. S.. 11º Congresso Internacional Rede Unida. 2014. (Congresso).. . 0.
    5. SOUSA, M. S.. Colóquio de Educação Matemática: A pesquisa no contexto da docência. 2012. (Outro).. . 0.
    6. FRANÇA, Tania Maria de Sousa ; SOUSA, M. S.. Semana Pedagógica do SESI-LAZER/CE. 2011. Outro
    7. SOUSA, M. S.. 10º Aniversário da Campanha de Teatro Espontâneo. 1999. (Outro).. . 0.
    8. SOUSA, M. S.. II Encontro Cearense de Educacores- Preserve o Planeta -Eduque educando-se no Mundo Contemporâneo. 1999. (Outro).. . 0.
    9. SOUSA, M. S.. I Congresso Regional de Educação - Educar. 1999. (Congresso).. . 0.
    10. SOUSA, M. S.. 1º Seminário de Educação da AEC. 1998. (Outro).. . 0.
    11. SOUSA, M. S.. XVII Sulão de Educadores das AECs do Sul do Brasil. 1997. (Outro).. . 0.
    12. SOUSA, M. S.. O Professor Necessário na Construção da Cidadania. 1995. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (9)
    • Maria do Socorro de Sousa ⇔ Márcia Maria Tavares Machado (27.0)
      1. LIMA NOGUEIRA, DENISE ; DO SOCORRO DE SOUSA, MARIA ; SOCORRO DE ARAÚJO DIAS, MARIA ; DE PAULO TEIXEIRA PINTO, VICENTE ; CRISTINA LINDSAY, ANA ; MARIA TAVARES MACHADO, MÁRCIA. EDUCAÇÃO EM SAÚDE E NA SAÚDE: CONCEITOS, PRESSUPOSTOS E ABORDAGENS TEÓRICAS. SANARE (SOBRAL). v. 21, p. 101-109, 2022. Qualis: B3
      2. NOBRE, CAROLINE SOARES ; OLIVEIRA, FRANCISCO ARICLENE ; ARRUDA, CARLOS ANDRÉ MOURA ; AQUINO, CAMILA MACHADO DE ; FERNANDES, RUANNA LORNA VIEIRA ; SILVA, JAQUELINE BRITO ; SOUSA, MARIA DO SOCORRO DE ; MACHADO, MARCIA MARIA TAVARES. Caderneta da Criança: análise situacional de sua utilização por profissionais no nordeste brasileiro. JOURNAL OF HEALTH & BIOLOGICAL SCIENCES. v. 10, p. 1-9, 2022. Qualis: B3
      3. FERREIRA, MARCELO JOSÉ MONTEIRO ; RIBEIRO, KELEN GOMES ; ALMEIDA, MAGDA MOURA DE ; SOUSA, MARIA DO SOCORRO DE ; RIBEIRO, MARCO TÚLIO AGUIAR MOURÃO ; MACHADO, Márcia Maria Tavares ; KERR, Ligia Regina Franco Sansigolo. New National Curricular Guidelines of medical courses: opportunities to resignify education. Interface (Botucatu. Online). v. 23, p. e170920, 2019. Qualis: Não identificado (ONLINE))
      4. PESSOA, V. L. M.P. ; SOUSA, Maria do Socorro de ; MACHADO, MARCIA M. T.. Experiência docente no ensino da disciplina de metodologia da pesquisa qualitativa na pós-graduação. RBPG. REVISTA BRASILEIRA DE PÓS-GRADUAÇÃO. v. 14, p. 1-19, 2017. Qualis: A2 (RBPG. REVISTA BRASILEIRA DE PÓS-GRADUAÇÃO)
      5. NOGUEIRA, D. L. ; SOUSA, M. S. ; PINTO, V. P. T. ; LOURINHO, L. A. ; LINDSAY, A.C ; Machado, Márcia Maria Tavares. As políticas de atenção à saúde materno-infantil no brasil: do Estado Novo aos anos 20 do século XXI. Em: Francisco José Maia Pinto; Cybelle Façanha Barreto Medeiros Linard; Maria Eunice Nogueira Galeno Rodrigues. (Org.). Saúde para Todos: Uma abordagem integral para a saúde coletiva. 1ed.Iguatu. : Quipá Editora. 2023.v. 1, p. 193-205.
      6. SOUSA, M. S. ; MARIA TAVARES MACHADO, MÁRCIA. A Complexidade da Formação Médica para Atender à Atenção Básica à Saúde: Uma Pesquisa Avaliativa. Ensino na saúde: política, currículo e práticas na reorientação da formação. 1ed.Fortaleza. Em: José Maria Ximenes Guimarães, Carlos Garcia Filho, Erasmo Miessa Ruiz. (Org.). Ensino na saúde: política, currículo e práticas na reorientação da formação. 1ed.Fortaleza. : Editora da Universidade Estadual do Ceará ? EdUECE. 2019.v. 1, p. 253-2082.
      7. SOUSA, M. S.; MACHADO, Márcia Maria Tavares. Metodologia: o estudo do caminho em busca de fundamentação para um sujeito pensante caminhar. Em: V Congresso Ibero Americano de Pesquisa Qualitativa em Saúde, 2012, Lisboa-Portugal. V Congresso Ibero Americano de Pesquisa Qualitativa em Saúde. Lisboa-Portugal, 2012.
      8. SOUSA, M. S.; MACHADO, Márcia Maria Tavares ; FRANÇA, Tania Maria de Sousa. Pesquisa-ação participativa: metodologia qualitativa de avaliação e parte integrante do planejamento. Em: 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2012. 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2012.
      9. SOUSA, M. S.; MACHADO, Márcia Maria Tavares. Práticas Avaliativas na saúde como parte integrante do planejamento. Em: X Seminário Nacional do Projeto Integralidade: saberes e práticas no cotidiano das instituições de saúde, 2010, Rio de Janeiro. X Seminário Nacional do Projeto Integralidade: saberes e práticas no cotidiano das instituições de saúde, 2010.
      10. SOUSA, M. S.; MACHADO, Márcia Maria Tavares. Atenção Básica à Saúde, Articulação entre Gestão, Serviço e as Práticas de Formação Médica. Em: I Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, 2010, Salvador. I Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, 2010.
      11. SOUSA, M. S. ; TAVARES MACHADO, MARCIA. Autorreflexão da prática docente na educação médica à luz dos ensinamentos frerianos: um exercício necessário na contemporaneidade. 2021. Apresentação de Trabalho/Congresso
      12. MOURAO, B. M. O. ; SOUSA, M. S. ; MOTA, M. V. ; MACHADO, M. M. T. ; DOURADO, J. V. L.. Reflexões teórico-metodológicas dos processos formativos da pesquisa qualitativa. 2021. Apresentação de Trabalho/Congresso
      13. TAVARES MACHADO, MARCIA; SOUSA, M. S. ; AQUINO, C. M. ; ARRUDA, C. A. M.. Avaliação qualitativa de uma formação em desenvolvimento infantil no Brasil. 2021. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
      14. NOGUEIRA, D. L. ; BOSI, Maria Lúcia Magalhães ; MACHADO, M. M. T. ; SOUSA, M. S.. Da posicionalidade à reflexividade na pesquisa qualitativa. 2021. Apresentação de Trabalho/Congresso
      15. ARRUDA, C. A. M. ; MACHADO, MARCIA M. T. ; SOUSA, M. S. ; AQUINO, C. M.. Cuidados e Desenvolvimento na Primeira Infância: o que faz o Agente Comunitário de Saúde?. 2018. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      16. ARRUDA, C. A. M. ; MACHADO, M. M. T. ; SOUSA, M. S. ; AQUINO, C. M. ; LEITE, A. J. M. ; FRANÇA, Tania Maria de Sousa. Formação em desenvolvimento na primeira infância: percepções de agentes comunitários de saúde de um município no nordeste do Brasil. 2018. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      17. SOUSA, Maria do Socorro; MACHADO, M. M. T. ; MOTA, M. V. ; FRANÇA, Tania Maria de Sousa. Pesquisa-Ação participativa: um caminho para subsidiar o planejamento como instrumento de gestão. 2017. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      18. SOUSA, M. S. ; MACHADO, MARCIA M. T. ; MOTA, Maria Vaudelice. Seminários de revisão curricular: uma reflexão coletiva sobre a atenção à saúde, gestão e educação em saúde. 2017. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
      19. SOUSA,M.S. ; MACHADO, MARCIA M. T. ; FARIAS FILHO, A. ; PINHEIRO, V. G. F. ; MEDEIROS, F. C.. Contexto da mudança curricular - o que dizem as DCNs 2014? O que temos que mudar? Que repercussão terão estas mudanças?. 2017. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
      20. SOUSA,M.S. ; MARCIA MARIA MACHADO. A complexidade da formação médica: uma pesquisa avaliativa do tipo pesquisa-ação participativa. 2015. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      21. SOUSA, Maria do Socorro de ; Machado, Márcia Maria Tavares. A formação médica em atenção básica à saúde: desafios a superar para além da ampliação do tempo de formação. 2013. Apresentação de Trabalho/Congresso
      22. SOUSA, M. S.; MACHADO, Márcia Maria Tavares. Atenção básica em saúde na formação médica como objeto de estudo. 2013. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      23. SOUSA, M. S.; MACHADO, Márcia Maria Tavares. Metodologia: O estudo do caminho em busca de fundamentação para um sujeito pensante caminhar. 2012. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      24. SOUSA,M.S. ; Machado, Márcia Maria Tavares ; FRANÇA, T.M.S.. Pesquisa-ação participativa: Metodologia qualitativa de avaliação e parte integrante do planejamento. 2012. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      25. SOUSA, M. S.; MACHADO, Márcia Maria Tavares ; MOTA, M. V.. Práticas de Formação Médica e Avaliação formativa: superação das concepções tradicionais de Educação. 2011. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      26. SOUSA,M.S. ; Machado, Márcia Maria Tavares ; MOTA, Maria Vaudelice ; LIMA, A. R. C. O Portfólio e Avaliação Formativa do Estudante de Medicina no processo de Ensino-aprendizagem. 2011. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      27. SOUSA, M. S. ; Machado, Márcia Maria Tavares. Práticas Avaliativas na saúde como parte integrante do Planejamento. 2010. Apresentação de Trabalho/Comunicação

    • Maria do Socorro de Sousa ⇔ Maria Vaudelice Mota (10.0)
      1. TORRES, A. C. S. ; MOTA, M. V. ; SOUSA, M. S. ; PESSOA, S. M. F. ; AVILA, M. M. M.. AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO MÉDICA PARA A APS: PERCEPÇÕES DE EGRESSOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA. REVISTA SAÚDE EM REDES. v. 7, p. 101-113, 2021. Qualis: B3
      2. MOURAO, B. M. O. ; SOUSA, M. S. ; MOTA, M. V. ; AGOSTINHO NETO, J.. A SÍNDROME CONGÊNITA DO ZIKA VÍRUS E A PERCEPÇÃO DE MÃES SOBRE ATENDIMENTO NO NÚCLEO DE ESTIMULAÇÃO PRECOCE DE SOBRAL - CEARÁ. Em: 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2022, Salvador. Anais do 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2022.
      3. TORRES, A. C. S. ; MOTA, M. V. ; SOUSA, M. S. ; PESSOA, S. M. F.. A formação médica para a APS na percepção dos egressos da Medicina de uma universidade pública do Ceará. Em: 11o Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015, Goiânia, GO. Anais do 11o Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015.
      4. FRANÇA, Tania Maria de Sousa ; SOUSA, M. S. ; MOTA, M. V.. Formação de gestores: Uma experiência de integração ensino-serviço. Em: 11º Congresso Internacional da Rede Unida, 2014, Fortaleza. Anais do 11º Congresso Internacional da Rede Unida, v. 1, p. 1-1, 2014.
      5. NERI, M. F. S. ; SOUSA, M. S. ; MOTA, M. V. ; FRANÇA, Tania Maria de Sousa. Análise de um plano municipal de saúde e as descobertas de um gestor em formação. Em: 11º Congresso Internacional da Rede Unida, 2014, Fortaleza. Anais do 11º Congresso Internacional da Rede Unida, v. 1, p. 1-1, 2014.
      6. SOUSA, M. S. ; REIS, A. C. S. ; FRANCA, A. T. G. ; NERI, M. F. S. ; MOTA, Maria Vaudelice ; SOUSA, R. L. ; FRANCA, T. M. S.. Uma avaliação dos planos municipais de saúde na perspectiva dos alunos/gestores em formação. Em: 10o. Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2012, Porto Alegre. Anais do 10o. Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2012.
      7. DOURADO, J. V. L. ; SILVA, M. Y. ; SOUSA, M. S. ; MOTA, M. V. ; AGUIAR, F. A. R. ; PINHEIRO, P. N. C.. Acesso da população adolescente a unidade de atenção primária à saúde. 2023. Apresentação de Trabalho/Seminário
      8. SOUSA, M. S.; FRANCA, T. M. S. ; MOTA, M. V.. Avaliação Formativa de Gestores mediada pelo Portfólio na área da Saúde. 2015. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      9. REBOUCAS, E. F. ; SILVEIRA, J. G. C. ; SOUSA, M. S. ; MOTA, Maria Vaudelice. Atenção básica à saúde: um cenário de prática para além do modelo biomédico. 2012. Apresentação de Trabalho/Congresso
      10. ARAUJO, M. N. T. ; RIBEIRO, M. G. F. ; MOTA, M. V. ; SOUSA, M. S. ; ALMEIDA, Y. M.. Análise da percepção dos estudantes sobre competências e objetivos de aprendizagem no módulo de Assistência Básica à saúde (ABS):uma etapa do processo de reformulação. 2009. Apresentação de Trabalho/Congresso

    • Maria do Socorro de Sousa ⇔ Ricardo José Soares Pontes (4.0)
      1. AGOSTINHO NETO, J. ; SOUSA, M. S. ; MARINHO, MIRNA NEYARA ALEXANDRE DE SÁ BARRETO ; BARRETO, A. S. ; LEITE, L. H. I. ; MACHADO, M. F. A. S. ; PONTES, R.J.S.. Interface saúde coletiva e pós-graduações stricto sensu saúde da família e ensino na saúde: impactos e desafios formativos ensino-serviço-comunidade. Em: 5º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, 2024, Fortaleza/CE. Anais do 5º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, 2024.
      2. AGOSTINHO NETO, J. ; SOUSA, M. S. ; TEOTONIO, I. F. ; PONTES, R. J. S.. Primeiras pós-graduações stricto sensu ensino na saúde a partir de suas áreas de avaliação da CAPES. Em: 5º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, 2024, Fortaleza/CE. Anais do 5º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, 2024.
      3. AGOSTINHO NETO, J. ; SOUSA, M. S. ; PONTES. R. J.S.. A experiência de um percurso formativo descolonizador em saúde a partir da integração ensino-serviço-comunidade. Em: 9º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, 2023. 9º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, 2023.
      4. AGOSTINHO NETO, J. ; SOUSA, M. S. ; PONTES. R. J.S.. A experiência de um percurso formativo descolonizador em saúde a partir da integração ensino-serviço-comunidade. 2023. Apresentação de Trabalho/Congresso

    • Maria do Socorro de Sousa ⇔ Francisco Herlânio Costa Carvalho (2.0)
      1. MARTINS, M. C. F. ; CARVALHO, F. H. C. ; PESSOA, S. M. F. ; SILVA, R. M. ; SOUSA, M. S.. Vivências de mulheres sobre perdas fetais na Rede Materno-Infantil: Análises das 'Três dDemoras'. Em: 8o. Congresso Ibero-America em Investigação Qualitativa, v. 2, p. 1-10, 2019.
      2. MARTINS, M. C. F. ; CARVALHO, FRANCISCO H. C. ; MARTINS, M. C. F. ; SOUSA, M. S. ; ROCHA, H. A. L.. Cuidado humanizado e integral em situações de perda perinatal: experiências e percepções das mães enlutadas. 2024. Apresentação de Trabalho/Simpósio

    • Maria do Socorro de Sousa ⇔ Kelen Gomes Ribeiro (2.0)
      1. FERREIRA, MARCELO JOSÉ MONTEIRO ; RIBEIRO, KELEN GOMES ; ALMEIDA, MAGDA MOURA DE ; SOUSA, MARIA DO SOCORRO DE ; RIBEIRO, MARCO TÚLIO AGUIAR MOURÃO ; MACHADO, Márcia Maria Tavares ; KERR, Ligia Regina Franco Sansigolo. New National Curricular Guidelines of medical courses: opportunities to resignify education. Interface (Botucatu. Online). v. 23, p. e170920, 2019. Qualis: Não identificado (ONLINE))
      2. RIBEIRO, KELEN GOMES; SOUSA, M. do S. ; BOSI, M. L. M. ; MACHADO, M. M. T. ; SANTOS, R. C.. O currículo de graduação e a pesquisa qualitativa em saúde: uma experiência em um curso de medicina. Em: VII Congreso Iberoamericano de investigación cualitativa en salud, 2016, Barcelona. VII Congreso Iberoamericano de investigación cualitativa en salud, 2016.

    • Maria do Socorro de Sousa ⇔ Alberto Novaes Ramos Júnior (1.0)
      1. SOUZA, E. A. ; BARBOSA, J. C. ; SILVA, R. A. ; SOUSA, M. S. ; OLIVEIRA, H. X. ; SILVA, J. A. M. ; RAMOS JR., A. N.. Guia do curso de formação e fortalecimento de lideranças. 2021. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Acervo de Recursos Educacionais em Saúde

    • Maria do Socorro de Sousa ⇔ Jaqueline Caracas Barbosa (1.0)
      1. SOUZA, E. A. ; BARBOSA, J. C. ; SILVA, R. A. ; SOUSA, M. S. ; OLIVEIRA, H. X. ; SILVA, J. A. M. ; RAMOS JR., A. N.. Guia do curso de formação e fortalecimento de lideranças. 2021. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Acervo de Recursos Educacionais em Saúde

    • Maria do Socorro de Sousa ⇔ Ligia Regina Franco Sansigolo Kerr (1.0)
      1. FERREIRA, MARCELO JOSÉ MONTEIRO ; RIBEIRO, KELEN GOMES ; ALMEIDA, MAGDA MOURA DE ; SOUSA, MARIA DO SOCORRO DE ; RIBEIRO, MARCO TÚLIO AGUIAR MOURÃO ; MACHADO, Márcia Maria Tavares ; KERR, Ligia Regina Franco Sansigolo. New National Curricular Guidelines of medical courses: opportunities to resignify education. Interface (Botucatu. Online). v. 23, p. e170920, 2019. Qualis: Não identificado (ONLINE))

    • Maria do Socorro de Sousa ⇔ Marcelo José Monteiro Ferreira (1.0)
      1. FERREIRA, MARCELO JOSÉ MONTEIRO ; RIBEIRO, KELEN GOMES ; ALMEIDA, MAGDA MOURA DE ; SOUSA, MARIA DO SOCORRO DE ; RIBEIRO, MARCO TÚLIO AGUIAR MOURÃO ; MACHADO, Márcia Maria Tavares ; KERR, Ligia Regina Franco Sansigolo. New National Curricular Guidelines of medical courses: opportunities to resignify education. Interface (Botucatu. Online). v. 23, p. e170920, 2019. Qualis: Não identificado (ONLINE))




Data de processamento: 22/04/2025 12:17:00