Colegiado PPGSP-FAMED-UFC

Caroline Mary Gurgel Dias Florêncio

Docente Adjunto C da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará. Enfermeira coren 459547 (2012.1 UFC) e Cirurgiã-dentista CRO 15831 (2023.2 Uninassau); Mestre em Microbiologia Médica 2014.1 (UFC), Doutora em Saúde Coletiva (2018.2)(UFC).Interesse em pesquisas na área de Epidemiologia dos agravos em saúde; Promoção da saúde na Atenção Primária, Estomatologia/patologia e Cuidados Paliativos. Consultora Ad HOC de projetos na área de Saúde Pública e Epidemiologia. Docente da Pós-graduação em Saúde Pública (UFC);Membro do projeto de pesquisa GEDA (Grupo de estudos das doenças Antropozoonóticas) e do grupo de pesquisa em Violência e Promoção da Saúde e Populações vulneráveis, ambos da UFC. Coordenadora da Liga em Saúde da Família (LISF) da UFC (2019 - xx).Tutora do PET Saúde UFC (2023- 2023). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7677779496509711 (04/11/2024)
  • Rótulo/Grupo: Professor(a) Permanente
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 1994-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências da Saúde. Rua Professor Costa Mendes - de 1281/1282 ao fim Rodolfo Teófilo 60430140 - Fortaleza, CE - Brasil Telefone: (85) 33668649
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Odontologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (16)
    1. 2023-Atual. Análise epidemiológica dos casos de cânceres do sistema estomatognático e facial diagnósticados no estado do Ceará
      Descrição: Trata-se de um estudo ecológico com análise de tendência temporal utilizando o software JoinPoint regress program.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Caroline Mary Gurgel Dias Florêncio - Coordenador / Emanuelle Albuquerque - Integrante.
      Membro: Caroline Mary Gurgel Dias Florêncio.
    2. 2022-2024. COBERTURA VACINAL EM QUEDA: A SAÚDE COLETIVA EM RISCO DE DOENÇAS VIRAIS REEMERGENTES NO BRASIL
      Descrição: O presente projeto de pesquisa, tem como objetivo principal analisar o impacto da pandemia de COVID-19 na cobertura vacinal de crianças de 0 a 5 anos de idade no período pré e pós pandemia, descrevendo as vacinas virais que fazem parte do calendário vacinal de crianças de 0 a 5 anos de idade e Identificar se há relação entre a redução ou aumento da cobertura vacinal e a pandemia da COVID-19 no período estudado. Como se trata de um estudo sobre um cenário em grande evidência atualmente, o presente estudo pode servir como uma estratégia orientadora para o alcance de uma melhor qualidade na implementação das ações voltadas à imunização no país. Trata-se de um estudo ecológico de tendência temporal abordando a cobertura vacinal em crianças até 5 anos de idade. Os dados advêm do Plano Nacional de Imunização em formato .cvc. Tabulados em excel e transportados para o software Stata em formato .dbf. Serão confeccionados gráficos de tendência analítica através do software JoinPoint Regress Program. Descritores: Cobertura vacinal; Covid-19; Criança. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Caroline Mary Gurgel Dias Florêncio - Coordenador / RAFAELA RODRIGUES VIANA - Integrante.
      Membro: Caroline Mary Gurgel Dias Florêncio.
    3. 2022-Atual. MORTALIDADE POR TODAS AS CAUSAS ENTRE POLICIAIS MILITARES E POPULAÇÃO GERAL NO CEARÁ: UMA ANÁLISE DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO SOBRE MORTALIDADE DE 2011 A 2020
      Descrição: Comparar as causas de óbito entre policiais militares e a população geral do Ceará nos anos de 2011 a 2020, através de estudo transversal analítico com delineamento ecológico, a partir dos óbitos registrados no Sistema de Informações sobre Mortalidade. Foi realizada a análise univariada e bivariada. Para as variáveis qualitativas foram calculadas as frequências absolutas e relativas, para as quantitativas, a tendência central e dispersão. Os perfis das populações são semelhantes, sendo composta, em sua grande maioria, por homens, pardos, local de ocorrência no hospital, em maio, em 2020. No entanto, a população geral apresentou uma faixa etária mais elevada, menos anos de estudo, e solteiros. Sobre as causas de mortalidade, ambas foram por causas externas, seguido de doenças do aparelho circulatório, com variações a partir da terceira causa. Ressalta-se a importância de estudos voltados para a temática, assim como capacitações de todos os envolvidos, visando a consistência dos dados. Descritores: Mortalidade; Epidemiologia; Militares; População.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Caroline Mary Gurgel Dias Florêncio - Coordenador / Chiara Lubich Medeiros de Figueiredo - Integrante.
      Membro: Caroline Mary Gurgel Dias Florêncio.
    4. 2021-2023. O ENFERMEIRO NA LINHA DE FRENTE: INDICADORES DE MORTALIDADE DESTE PROFISSIONAL DURANTE A PANDEMIA DE COVID19
      Descrição: ). O estudo objetivou caracterizar o padrão de mortalidade por COVID-19 em profissionais da enfermagem durante a pandemia de COVID-19 no Brasil no período de 2020 a 2022. Estudo epidemiológico do tipo transversal descritivo e ecológico com análise espacial dos óbitos por COVID-19 em profissionais da enfermagem, realizado a partir do acesso à dados secundários, notificados e disponíveis em banco de dados disponibilizado pelo portal Cofen (http://observatoriodaenfermagem.cofen.gov.br/). Foi realizada análise descritiva dos dados dos casos de COVID-19 notificados nos profissionais de enfermagem no Brasil, no período de março de 2020 à dezembro de 2022. O primeiro caso de óbito registrado no Brasil foi no dia 20.03.2020, categoria técnico de enfermagem, no munícipio de Sergipe. Desde a primeira notificação de óbito na categoria até dezembro de 2022, foram registrados 30.857 casos confirmados de COVID-19 em profissionais de enfermagem, dos quais 833 evoluíram para óbito, resultando em uma letalidade de 2,69 da população do estudo. Em relação ao número de óbitos por categoria profissional, teve-se um total de 245 (29,41) enfermeiros, 478 (57,38) técnicos de enfermagem e 110 (13,20) auxiliares de enfermagem. A maioria dos óbitos foram registrados no sexo feminino (567; 68,06) e na faixa etária entre 41 aos 60 anos (492; 59,06). Os altos índices de mortalidade nos profissionais de enfermagem, são explicados por alguns autores, elencando prioritariamente as condições de trabalho vulnerabilizantes dos profissionais de Enfermagem culminando ao adoecimento e a morte. É notória a queda brusca que identificamos na mortalidade do triênio analisado no estudo. O número total de óbitos de profissionais de enfermagem em 2020 foi de 434, em 2021 foi de 398, e em 2022 apenas um único óbito registrado. Fato este que está diretamente relacionado com a administração e eficácia das vacinas administradas para os profissinais de saúde que lutavam bravamente na linha de frente dos cuidados de saúde. Profissionais estes que fizeram parte dos grupos prioritários para a vacinação contra essa doença tão temida. A equipe de enfermagem foi exposta diariamente a um alto nível de contágio, muitas vezes devido à falta de equipamentos de proteção adequados e recursos insuficientes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Caroline Mary Gurgel Dias Florêncio - Coordenador / Fatima Dayanne Wirtzbiki Ferreira - Integrante.
      Membro: Caroline Mary Gurgel Dias Florêncio.
    5. 2021-Atual. Caracterização demográfica dos usuários da PreP e dos indivíduos portadoras de hiv. 2012 a 2022
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Caroline Mary Gurgel Dias Florêncio - Coordenador / JOSÉ WILSON LIRA JÚNIOR - Integrante.
      Membro: Caroline Mary Gurgel Dias Florêncio.
    6. 2021-Atual. IMPACTO DA PANDEMIA DA COVID-19 NO DIAGNÓSTICO DA HANSENÍASE NO CEARÁ
      Descrição: o projeto tem por objetivo realizar uma analise espaço-temporal acerca dos indicadores de morbidade para a hanseníase no estado do Ceará no período pré-pandemia e durante a pandemia. A hipótese do estudo é que esses indicadores tenham reduzido devido a atenção dada exclusivamente à covid-19.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Caroline Mary Gurgel Dias Florêncio - Coordenador / Nágila Tatielle Rocha Abreu - Integrante.
      Membro: Caroline Mary Gurgel Dias Florêncio.
    7. 2020-2023. ENFRENTAMENTO DE ENFERMEIROS DURANTE AS TRÊS ONDAS DA PANDEMIA DE COVID-19 NA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE DE UM MUNICÍPIO CEARENSE.
      Descrição: . Objetivo: Identificar os desafios enfrentados pelos enfermeiros inseridos na Atenção Primária à saúde frente a pandemia de covid-19 em Mombaça/Ceará. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, pautada no método quanti e qualitativo. Será realizado no município de Mombaça Ceará, localizada na região do Sertão Central do estado. Será composta por profissionais Enfermeiros que atuam na APS em Mombaça-Ce. As análises de conteúdo serão transcritas e processadas, posteriormente analisadas através da técnica de Bardin. Uma etapa descritiva das características socioeconômicas será realizada através da análise univariada (frequência absoluta e relativa). Palavras-chaves: enfermeiro, pandemia; COVID-19; Atenção Primária à Saúde. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (0) . Integrantes: Caroline Mary Gurgel Dias Florêncio - Coordenador / JORDANNA CORREIA DE ARAÚJO - Integrante.
      Membro: Caroline Mary Gurgel Dias Florêncio.
    8. 2018-Atual. Grupo de estudos em Doenças Antropozoonóticas
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Caroline Mary Gurgel Dias Florêncio - Integrante / Guillermo Jesus Guillermo May - Integrante / Kellyn Kessiene Cavalcante - Integrante / Reagan Nzundu Boigny - Integrante / ALENCAR, CARLOS HENRIQUE - Coordenador / Francisca Kalline Barreto - Integrante.
      Membro: Caroline Mary Gurgel Dias Florêncio.
    9. 2016-2018. Comorbidades Crônicas e a Incidência de casos de Tuberculose na População Idosa
      Descrição: O estudo tem por objetivo descrever clínica e epidemiologicamente os casos de tuberculose diagnosticados em pacientes idosos residentes na cidade de Fortaleza atendidos em um hospital de referência. O estudo dar-se-á de agosto de 2016 a junho de 2017 quando ocorrerá visitas ao hospital para coleta de dados e informações dos possíveis casos de tuberculose. Como também através de revisão de prontuários de pacientes com diagnóstico clínico de tuberculose atendidos em hospital de referência da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. Serão revistos prontuários de pacientes atendidos no período de janeiro de 2006 a dezembro de 2016. Diante do exposto, o estudo justifica-se pela gravidade da Tb pulmonar no idoso e por esta população ser extremamente vulnerável à patologia, fazendo-se necessário descrever os casos da doença nesta população, analisando suas complicações, evolução de cada caso e a terapêutica adotada, proporcionando informações para a implantação de novas estratégias de saúde pública e visando o controle da doença.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Caroline Mary Gurgel Dias Florêncio - Coordenador / Jônatas Carneiro de Vasconcelos - Integrante.
      Membro: Caroline Mary Gurgel Dias Florêncio.
    10. 2014-2018. Transmissão e diagnóstico tardio da hanseníase no Brasil: identificação de áreas de risco, 2001-2013
      Descrição: Existe uma necessidade de caracterizar áreas com coeficiente de detecção elevado, com transmissão ativa da doença, bem como com diagnóstico tardio, tendo como referências casos detectados com incapacidades físicas visíveis. No Brasil, ainda há a necessidade de pesquisas que possam explicar de forma adequada a dinâmica espaço-temporal da hanseníase. Desta forma o objetivo geral deste projeto é: Caracterizar os padrões epidemiológicos e clínico-operacionais da hanseníase, bem como o fluxo para diagnóstico e a distribuição espaço-temporal dos seus indicadores, no Brasil, por município de residência, no período de 2001 a 2013. e os específicos: 1. Descrever os padrões epidemiológicos e clínico-operacionais da hanseníase, além da tendência temporal. 2. Caracterizar a distribuição espacial dos indicadores epidemiológicos e clínico-operacionais da hanseníase por estado brasileiro. 3. Descrever o fluxo de pessoas afetadas pela hanseníase, entre município de residência e município de notificação. 4. Identificar aglomerados espaço-temporais de alto risco para detecção e transmissão da hanseníase. 5. Identificar e correlacionar fatores associados aos indicadores epidemiológicos e operacionais da hanseníase nos clusters identificados.Os resultados do estudo ajudarão no delineamento de áreas vulneráveis socialmente ou de maior risco para a hanseníase no sentido de se estruturarem de forma mais clara as ações de controle, estudos operacionais e os estudos epidemiológicos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Caroline Mary Gurgel Dias Florêncio - Integrante / Carlos Henrique Morais de Alencar - Coordenador / Victor Emanuel Pessoa Martins - Integrante / Geziel dos Santos Sousa - Integrante / Dominik Garcia Araujo Fontes - Integrante / Sebastião Alves Sena Neto - Integrante / Eliana Amorim Souza - Integrante / Luciano Pamplona de Góes Cavalcanti - Integrante / Aline Lima Brito - Integrante / Francisco Rogerlândio Martins de Melo - Integrante / Alberto Novaes Ramos Júnior - Integrante / JÖRG HEUKELBACH - Integrante.
      Membro: Caroline Mary Gurgel Dias Florêncio.
    11. 2013-2014. Vacinação de crianças de mais de 6 meses a 2 anos de idade contra influenza: impacto dessa ação preventiva
      Descrição: O estudo tem por objetivo avaliar o impacto da inclusão de criança de seis meses a dois anos de idade nas campanhas de vacinação de influenza, através da análise de dados clínicos, epidemiológicos e de características de cepas virais circulantes em Fortaleza. Serão feitas até dezembro de 2015, pelos pesquisadores, coletas de secreção nasal e colhido informações sobre os aspectos clínicos e epidemiológicos nos prontuários das crianças participantes do estudo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Caroline Mary Gurgel Dias Florêncio - Integrante / Fernanda Edna Araújo Moura - Coordenador / Samuel Arruda Rodrigues Pereira - Integrante / Oliveira, F. M. S. - Integrante / Crister josé Ocadaque - Integrante / Alice de Araujo Alves - Integrante.
      Membro: Caroline Mary Gurgel Dias Florêncio.
    12. 2013-2014. Aspectos clínicos e epidemiológicos da varicela em pacientes atendidos no Hospital São José de Doenças Infecciosas de Fortaleza
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Caroline Mary Gurgel Dias Florêncio - Integrante / Fernanda Edna Araujo Moura - Coordenador. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Caroline Mary Gurgel Dias Florêncio.
    13. 2013-2014. Infecções Respiratórias Agudas Hospitalares: a importância dos vírus como agentes destas infecções
      Descrição: O projeto tem por objetivo pesquisar vírus respiratórios nas infecções respiratórias hospitalares em pacientes submetidos a transplante de medula óssea assistidos no Hospital Universitário Walter Cantídio. O projeto tem duas etapas uma retrospectiva (ano de 2013) e outra prospectiva (período de 2014 a 2016).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Caroline Mary Gurgel Dias Florêncio - Integrante / Fernanda Edna Araujo Moura - Coordenador / ÉLIDA L R DANTAS - Integrante / F B DUARTE - Integrante.
      Membro: Caroline Mary Gurgel Dias Florêncio.
    14. 2013-Atual. Abordagem integrada de vigilância e controle de doenças transmitidas por vetores e zoonoses.
      Descrição: As doenças transmitidas por vetores como a dengue, zika e mais recentemente a Chikungunya tem se tornado cada vez mais frequente na no estado do Ceará e outras doenças como as leishmanioses, raiva também tem se tornado cada vez mais presentes, principalmente em centros urbanos como Fortaleza e Sobral. As medidas de vigilância e controle propostas pelos Programas Nacionais de Controle não estão sendo suficientes para reduzir a infestação pelos vetores de forma sustentável e evitar casos e óbitos, ou mesmo controlar e realizar a vigilância de forma ativa, no caso da raiva. Há a necessidade de investigar novas medidas de controle adequadas às realidades locais e principalmente estratégias para redução de óbitos por essas doenças. Desta forma, esse projeto com uma abordagem multidisciplinar e multicêntrica se propõe a investigar as limitações para a redução de casos e óbitos por arboviroses e zoonozes, revisar a condução atual dos casos e avaliar estratégias inovadoras de controle do mosquito, em condições reais de campo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) . Integrantes: Caroline Mary Gurgel Dias Florêncio - Coordenador / Carlos Henrique Morais de Alencar - Integrante / Victor Emanuel Pessoa Martins - Integrante / Luciano Pamplona de Góes Cavalcanti - Integrante / JÖRG HEUKELBACH - Integrante / Ricardo José Soares Pontes - Integrante / Guillermo Jesus Guillermo May - Integrante / Kellyn Kessiene Cavalcante - Integrante / Brunna Laryssa Barroso de Francelino - Integrante / Ana Beatriz Souza Martins - Integrante.
      Membro: Caroline Mary Gurgel Dias Florêncio.
    15. 2012-2013. Rinovírus humanos detectados nas pneumonias infantis em Fortaleza-Ceará
      Descrição: As pneumonias são importante causa de morbidade e mortalidade em crianças menores de cinco anos, principalmente nos países em desenvolvimento. Os vírus respiratórios merecem destaque como agentes etiológicos desta enfermidade. Os rinovírus (HRV) humanos são associados comumente a resfriados comuns, mas existem estudos que mostram a importância destes vírus como agentes também de pneumonias. Aspirados nasofaríngeos foram coletados de crianças com pneumonia atendidas em hospital um terciário no período de janeiro de 2011 a outubro de 2012. As amostras foram submetidas ao método de imunofluorescência indireta para sete vírus respiratórios (vírus sincicial respiratório, adenovírus, influenza A e B, parainfluenza 1, 2 e 3), sendo que as negativas para este teste foram selecionadas e submetidas à técnica de Real-time PCR (qPCR) para pesquisa de HRV. Um total de 425 amostras foram analisadas por qPCR resultando em 142 casos positivos para HRV (33,4%).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Caroline Mary Gurgel Dias Florêncio - Integrante / Fernanda Edna Araújo Moura - Coordenador.
      Membro: Caroline Mary Gurgel Dias Florêncio.
    16. 2010-2012. Pneumonias Adquiridas na comunidade de etiologia viral em pacientes pediatricoa hospitalizados por doença respiratória aguda em Fortaleza: prevelência, apresentações clínicas e complicações
      Descrição: O projeto tem como objetivo descrever o perfi clinico-epidemiologico das infecções respiratórias agudas baixas de etiologia viral em crianças atendidas em um hospital pediatrico de referencia na cidade de Fortaleza- Ce.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Caroline Mary Gurgel Dias Florêncio - Coordenador. Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Caroline Mary Gurgel Dias Florêncio.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Premiação de Fórum Científico Acadêmico, Centro Universitário Unicatólica de Quixadá.. 2021.
      Membro: Caroline Mary Gurgel Dias Florêncio.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (43)
    1. 13º ENEEC Encontro Norte Nordeste de Cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial."Comparação entre suturas convencionais e adesivos teciduais a base de cianocrilato em cirurgia de terceirosmolares inferiores inclusos". 2023. (Encontro).
    2. XXXI Encontro de Extensão.REFLEXÕES SOBRE A SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA E A FORMAÇÃO INTEGRAL DE GRADUANDOS DA ÁREA DA SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2022. (Encontro).
    3. XXXI Encontro de Extensão.JOGOS COOPERATIVOS NO ENSINO BÁSICO PÚBLICO: PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL DE CRIANÇAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA. 2022. (Encontro).
    4. XXXI Encontro de Extensão.MONITORIA EM MÉTODO CIENTÍFICO: DIÁLOGOS SOBRE ABNT COM OS ACADÊMICOS DE MEDICINA. 2022. (Encontro).
    5. XXXI Encontro de Extensão.A INTEGRALIZAÇÃO DA POPULAÇÃO LGBTQIA+ NO CUIDADO EM SAÚDE E SEUS DESAFIOS NOS AMBIENTES ACADÊMICO E PROFISSIONAL. 2022. (Encontro).
    6. XXXI Encontro de Extensão.HÁBITOS RELACIONADOS AO LAZER E AO ESTUDO E A OCORRÊNCIA DE DOENÇAS MENTAIS EM ACADÊMICOS DE MEDICINA. 2022. (Encontro).
    7. XXXI Encontro de Extensão.TENDÊNCIA TEMPORAL DA MORTALIDADE DO QUADRO DE OFICIAIS DA POLICIA MILITAR NO ESTADO DO CEARÁ ENTRE OS ANOS DE 2011 A 2021. 2022. (Encontro).
    8. XXXI Encontro de Extensão.AÇÃO DE EXTENSÃO SOBRE SAÚDE MENTAL NUMA ESCOLA MUNICIPAL: PERSPECTIVA DE UM ACADÊMICO DE MEDICINA. 2022. (Encontro).
    9. XXXI Encontro de Extensão.VISÃO DA EPIDEMIOLOGIA ANTES E APÓS O COVID-19 ENTRE ALUNOS DE MEDICINA NA DISCIPLINA DE DIAGNÓSTICO DE SAÚDE DA COMUNIDADE. 2022. (Encontro).
    10. XXXI Encontro de Extensão.AÇÃO DE EXTENSÃO COM O PROJETO DEIXA FLUIR VOLTADA À PROMOÇÃO DE SAÚDE MENSTRUAL A MULHERES DA COMUNIDADE DO BAIRRO PLANALTO PICI. 2022. (Encontro).
    11. XXXI Encontro de Extensão.MONITORAMENTO DAS REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA EPIDEMIOLÓGICA. 2022. (Encontro).
    12. XXXI Encontro de Extensão.SER PARTE DA EQUIPE EDUCADORA NA FAMED: FACILITAÇÃO DE PROCESSOS COMUNICATIVOS E DE DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO. 2022. (Encontro).
    13. III Seminário Acadêmico sobre Hanseníase.Epidemiologia da Hanseníase no Brasil. 2021. (Seminário).
    14. Jornada Odontológica Acadêmica da Católica.Análise temporal dos casos de internação por cárie dentária no Brasil, 2008 a 2020. 2021. (Outra).
    15. CAPACITA. 2020. (Encontro).
    16. 55 Congresso da sociedade brasileira de medicina tropical. Dinâmica espacial da incidência de leishmaniose visceral humana no estado do Ceará no período de 2001 a 2018. 2019. (Congresso).
    17. 55 Congresso da sociedade brasileira de medicina tropical. Leishmaniose visceral-HIV: aspectos epidemiológicos e clínico laboratoriais no estado do Ceará, Brasil. 2019. (Congresso).
    18. Microbiologia Básica e Microscopia.Arboviroses. 2019. (Encontro).
    19. 54º Congresso Brasileiro de Medicina Tropical. Hanseníase em menores de 15 anos: redução da transmissão ativa da doença de 2001 a 2015. 2018. (Congresso).
    20. I CURSO DE ANÁLISE DE DADOS SECUNDÁRIOS EM SAÚDE.Sistemas de Informação de Saúde. 2018. (Outra).
    21. I CURSO DE ANÁLISE DE DADOS SECUNDÁRIOS EM SAÚDE.Análise estatística temporal: uso do joinpoint. 2018. (Outra).
    22. I CURSO DE ANÁLISE DE DADOS SECUNDÁRIOS EM SAÚDE.Georreferenciamento. 2018. (Outra).
    23. I CURSO DE ANÁLISE DE DADOS SECUNDÁRIOS EM SAÚDE.Análise descritiva. 2018. (Outra).
    24. X Congresso Brasileiro de Epidemiologia. CARACTERIZAÇÃO DOS ÓBITOS POR HANSENÍASE NO CEARÁ ENTRE OS ANOS DE 1999 A 2014. 2017. (Congresso).
    25. 22º IUHPE World Conference on health Promotion. Prevenção do papilomavirus humano em adolescentes indígenas. 2016. (Congresso).
    26. 52º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Incidência de casos de febre chikungunya no Ceará de 2014 a junho de 2016. 2016. (Congresso).
    27. 52º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Reemergência da coqueluche no estado do Ceará. 2016. (Congresso).
    28. 51º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. PANORAMA DAS DOENÇAS EXANTEMÁTICAS (SARAMPO, RUBÉOLA E VARICELA) NO CEARÁ NOS ANOS DE 2003 A 2014. 2015. (Congresso).
    29. X Congresso da Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente transmissíveis. Pessoas vivendo com aids no Estado do Ceará: epidemiologia e razão entre os sexos. 2015. (Congresso).
    30. I International and Latin American Clostridium difficile Symposium.Co-infection Clostridium difficile and HIV: what are the consequences of the disease caused by this agent in this population?. 2014. (Simpósio).
    31. XXV Brazilian Congress of Virology. Molecular Epidemiology of Human adenovirus in acute childhood respiratory infections in Fortaleza-Ceará, an Equatorial area of Brazil. 2014. (Congresso).
    32. XXV Brazilian Congress of Virology. RESPIRATORY INFECTIONS CAUSED BY PARAINFLUENZA VIRUS IN HOSPITALIZED CHILDREN. 2014. (Congresso).
    33. Encontro sobre Tendências Tecnológicas em Plataformas Vegetais V. 2013. (Encontro).
    34. XVIII Congresso Brasileiro de Infectologia. Aspectos clínicos e epidemiológicos da varicela em pacientes atendidos no Hospital São José de Doenças Infecciosas de Fortaleza. 2013. (Congresso).
    35. XVIII Congresso Brasileiro de Infectologia. Rinovírus humanos detectados nas pneumonias infantis em Fortaleza-Ceará. 2013. (Congresso).
    36. XXIV Brazilian Congress of Virology. Detection of human rhinovirus and coronavirus in the infant pneumonia in an equatorial city of Brazil. 2013. (Congresso).
    37. XXIV Brazilian Congress of Virology. Epidemiological and clinical profile of viral nosocomial respiratory infections in a Children's Terciary Hospiital in Fortaleza-Ceará. 2013. (Congresso).
    38. Curso de Biologia Molecular Aplicada à Pesquisa. 2012. (Outra).
    39. III Mostra Acadêmica de Enfermagem.Sistematização da Assistencia de Enfermagem em um Paciente com Infecção Hospitalar por Vírus Sincicial Respiratório: Relato de Caso.. 2011. (Outra).
    40. XXX Encontro de Iniciação Científica.Influencia da radiação solar na sazonalidade de viroses respiratórias em Fortaleza: Comparação com outras regiões brasileiras. 2011. (Encontro).
    41. 16 Congresso Brasileiro de Infectologia Pediatrica. Vigilancia de Viroses respiratorias em um Serviço de Emergencia Pediatrica e sua utilidade na descrição da Sazonalidade de diversos vius na cidade de Fortaleza.. 2010. (Congresso).
    42. I mostra de Enfermagem.Impacto psicologico em mães soro-positivas para o hiv que não podem amamentar seus filhos: uma abordagem reflexiva. 2009. (Encontro).
    43. XVI Congresso Brasileiro de Infectologia. Diversidade Genetica dos Virus Sincicial Respiratorios circulantes em Fortaleza - Ceará durante cinco periodos epidemicos consecutivos (2004-2008).. 2009. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (1)
    1. FLORÊNCIO, C. M. G. D.; NOGUEIRA, P. S. F.. Segunda Conferência Acadêmica de Hanseníase. 2018. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (6)
    • Caroline Mary Gurgel Dias Florêncio ⇔ Raimunda Hermelinda Maia Macena (3.0)
      1. SILVA, AARON MACENA DA ; BASTOS, JOÃO VITOR CÂMARA DIÓGENES ; SILVA, IVANISE FREITAS DA ; MAIA, MARIA ARIVELISE MACENA ; SOUSA, KALINA KELMA OLIVEIRA DE ; FLORÊNCIO, CAROLINE MARY GURGEL DIAS ; LINDNER, LIANDRO DA CRUZ ; MACENA, RAIMUNDA HERMELINDA MAIA. Tuberculose, Advocacy, a Comunicação e a Mobilização Social (ACSM): estudo bibliométrico na Web of Science. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES. v. 17, p. e7604, 2024. Qualis: A4
      2. VIDAL, CLÁUDIA REJANE PINHEIRO MACIEL ; ALENCAR, CARLOS HENRIQUE ; CARVALHO, FRANCISCO HERLANIO COSTA ; CASTRO, RÉGIA CHRISTINA MOURA BARBOSA ; ARRUDA, GISELE MARIA MELO SOARES ; FLORENCIO, CAROLINE MARY GURGEL DIAS ; COSTA, LUAN DOS SANTOS MENDES ; MACENA, RAIMUNDA HERMELINDA MAIA. Anos vividos com deficiência (YLD) e anos de vida perdidos (YLL) por Síndromes Hemorrágicas Maternas no Brasil e Ceará entre 1990 e 2019. CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO. v. 15, p. 1258-1277, 2023. Qualis: Não identificado (CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO)
      3. DE MOURA, LYDIA MENESES ; MACENA, RAIMUNDA HERMELINDA MAIA ; MOTA, ROSA MARIA SALANI ; FLORÊNCIO, CAROLINE MARY GURGEL DIAS ; CRONEMBERGER, ANDREA DA NÓBREGA CIRINO NOGUEIRA ; DA SILVA, DENISE MAIA ALVES ; DE ARAÚJO, TICIANA MARIA LIMA AZEVEDO ; BESERRA, MABEL KALLYNE MELO. Qualidade da informação de mortalidade por causas externas em Fortaleza-CE (2017-2020): o uso do ananconda. CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO. v. 15, p. 3453-3473, 2023. Qualis: Não identificado (CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO)

    • Caroline Mary Gurgel Dias Florêncio ⇔ Kelen Gomes Ribeiro (3.0)
      1. RIBEIRO, KELEN GOMES ; BATISTA, MAXMIRIA HOLANDA ; SOUZA, DAIANA FLÁVIA OLIVEIRA DE ; FLORÊNCIO, CAROLINE MARY GURGEL DIAS ; JORGE, WALKER HENRIQUE ALMEIDA ; RAQUEL, CHEILA PIRES. Comunicação de más notícias na educação médica e confluências com o contexto da pandemia de covid-19. SAÚDE E SOCIEDADE (ONLINE). v. 30, p. 1-13, 2021. Qualis: A3
      2. ALMEIDA, L. M. B. ; JORGE, I. G. D. ; BRASIL NETO, J. F. ; ROCHA, L. M. ; FLORÊNCIO, CAROLINE M. G. D. ; RIBEIRO, KELEN GOMES. Monitoria de desenvolvimento humano 2 do curso de medicina: promoção de saúde, bem-estar e educaçaõ de qualidade. 2023. Apresentação de Trabalho/Outra
      3. ROCHA, L. M. ; GIACOMINI, M. ; FLORÊNCIO, CAROLINE M. G. D. ; MESQUITA, V. S. ; FEIJO, S.. CAPACITAÇÃO DE GRADUANDOS DE MEDICINA ATRAVÉS DO MÉTODO RULLER: DESENVOLVIMENTO HUMANO, PROMOÇÃO DA SAÚDE E BEM-ESTAR. 2023. Apresentação de Trabalho/Outra

    • Caroline Mary Gurgel Dias Florêncio ⇔ Francisco Herlânio Costa Carvalho (1.0)
      1. VIDAL, CLÁUDIA REJANE PINHEIRO MACIEL ; ALENCAR, CARLOS HENRIQUE ; CARVALHO, FRANCISCO HERLANIO COSTA ; CASTRO, RÉGIA CHRISTINA MOURA BARBOSA ; ARRUDA, GISELE MARIA MELO SOARES ; FLORENCIO, CAROLINE MARY GURGEL DIAS ; COSTA, LUAN DOS SANTOS MENDES ; MACENA, RAIMUNDA HERMELINDA MAIA. Anos vividos com deficiência (YLD) e anos de vida perdidos (YLL) por Síndromes Hemorrágicas Maternas no Brasil e Ceará entre 1990 e 2019. CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO. v. 15, p. 1258-1277, 2023. Qualis: Não identificado (CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO)

    • Caroline Mary Gurgel Dias Florêncio ⇔ Larissa Fortunato Araújo (1.0)
      1. LIMA, ERICA NOBRE ; ARAÚJO, LARISSA FORTUNATO ; FLORÊNCIO, CAROLINE MARY GURGEL DIAS. Health Conditions and Tooth Loss in the Population of Brazil: National Health Survey (2013 and 2019). Journal Of Advanced Oral Research. v. 2, p. 232020682311630-14, 2023. Qualis: Não identificado (JOURNAL OF ADVANCED ORAL RESEARCH)

    • Caroline Mary Gurgel Dias Florêncio ⇔ Luciano Pamplona de Goes Cavalcanti (1.0)
      1. BARRETO, F. K. ; OLIVEIRA, R. ; FLORÊNCIO, CAROLINE MARY ; GOMES, I. ; ALENCAR, CARLOS HENRIQUE ; CAVALCANTI, L.. After all, How is the Zika Virus Transmitted?. Journal of Microbiology & Experimentation. v. 5, p. 1-3, 2017. Qualis: B3 (JOURNAL OF MICROBIOLOGY AND EXPERIMENTATION)

    • Caroline Mary Gurgel Dias Florêncio ⇔ Maxmiria Holanda Batista (1.0)
      1. RIBEIRO, KELEN GOMES ; BATISTA, MAXMIRIA HOLANDA ; SOUZA, DAIANA FLÁVIA OLIVEIRA DE ; FLORÊNCIO, CAROLINE MARY GURGEL DIAS ; JORGE, WALKER HENRIQUE ALMEIDA ; RAQUEL, CHEILA PIRES. Comunicação de más notícias na educação médica e confluências com o contexto da pandemia de covid-19. SAÚDE E SOCIEDADE (ONLINE). v. 30, p. 1-13, 2021. Qualis: A3




Data de processamento: 22/04/2025 12:17:00