SDP7677 – Seminários de Desenvolvimento da Pesquisa

EMENTA

Discussão sobre a hipótese de trabalho. Auxiliar o aluno a elaborar a PERGUNTA a ser respondida, a desenvolver os objetivos geral e específico. Discutir a metodologia que melhor se aplique aos objetivos do projeto. Indicar a Bibliografia básica e definir as fontes bibliográficas e de dados a serem utilizadas no estudo de forma sistematizada. Auxiliar no desenvolvimento de estrutura da dissertação.

BIBLIOGRAFIA

Andrade, LOM; Barreto, ICHC (Orgs.). SUS passo a passo – história, regulamentação, financiamento e políticas nacionais. 2ª ed. São Paulo: Hucitec, 2007.

Breilh, J. Despojo, ecosistemas y Salud. Conferencia de abertura do III Seminário Nacional Ambiente e Saúde. Rio de Janeiro, Fiocruz, 20-22 de setembro de 2004.

Campos, GWS; Minayo, MCS; Akerman, M; Drumond Jr, M; Carvalho, YM. Tratado de Saúde Coletiva. São Paulo: Hucitec; Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz; 2006.

FELDMAN, MARTHA.S.,1995. Strategies for Interpreting Qualitative Data. Thousand Oaks: London New Delhi. 71p.

GOLDEMBERG, M. A arte da metodologia qualitativa. RJ. 1990.

Laurell, A. C. A saúde-doença como processo social. In: NUNES, E. D. (org.). Medicina social: aspectos históricos e teóricos. São Paulo, Global. p. 133-58, 1983.

Medronho, R; Bloch, KV; Luiz, RR; Werneck, GL (Orgs.). Epidemiologia. 2ª Edição. São Paulo: Editora Atheneu, 2009.

MINAYO, M.C. de Souza. O desafio do conhecimento: metodologia social (qualitativa) em saúde. Rio de Janeiro. s.n., 1989, 366p.

Minayo, MCS (Org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. Petrópolis, Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2003.

Minayo, M. C. S.; Assis, S. G.; Deslandes, S. F.; Souza, E. R. Possibilidades e dificuldades nas relações entre ciências sociais e epidemiologia. Ciência & Saúde Coletiva, 2003, 8(1):97-107.

Monken, M; Barcellos, C; Porto, MFS. Saúde, Trabalho, Ambiente e Território: contribuições teóricas e propostas de operacionalização. In: Gomez; CM; Machado, JMH; Pena, PGL. Saúde do trabalhador na sociedade brasileira contemporânea. Rio de Janeiro, Editora Fiocruz, 2011.

Rosen, G., 1994. Uma história de saúde pública. São Paulo: Hucitec: Editora da Universidade Estadual Paulista; Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, 400p.

Rouquayrol, MZ; Almeida Filho, N (orgs.). Epidemiologia & Saúde. 6ª ed. Rio de Janeiro: MEDSI, 2003.