SDP7566 – Estatística Aplicada à Epidemiologia

EMENTA

Fundamentar alunos para fundamentação e aplicação de tecnologias de informática na área da saúde. Estimular a utlização de tecnologias de Informática em Saúde como ferramenta estratégica no planejamento e gestão no setor saúde. Apresentação e discussão de conceitos sobre bases dados, padrões de armazenamento e transferência de dados em saúde, infraestrutura tecnológica para sistemas de informação (redes de computadores, internet, telemedicina), gerenciamento da informação e tomada de decisão, e introdução às bases de dados em saúde, colaborando no desenvolvimento de visão crítica construtiva por parte dos alunos. Adicionalmente são trabalhados aspectos aplicados como: 1. Estudo transversal: Diferença e razão de prevalência; 2. Estudo e coorte: Diferença e razão de risco ; 3. Estudo caso-controle: Razão de chance 4. Medidas de associação: Teste de Qui-quadrado e de Fisher ; 5. Controle de variáveis de confusão na análise estratificada e análise multivariada através de regressão logística ; 6. Controle de variáveis de confusão no desenho e análise de dados pareados: Odds ratio de McNemar e Regressão logística condicional. Aspectos gerais, transversais, ao longo da disciplina: introdução a ambiente virtual de aprendizagem; uso da Informática em saúde; telessaúde; prontuário eletrônico do paciente; Sistemas de Informação em Saúde; acesso a bases de dados científicos para uso na prática da Saúde Baseada em Evidências; uso de softwares para construção de bancos de dados; organização de referências bibliográficas.