Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - Faculdade de Medicina - UFC [Turmas de Mestrado ano 2020]

Total de projetos de pesquisa


Número total de itens: 16

2022

1.   2022-Atual. Prevalencia da infecao pelo HIV e fatores associados entre adolescentes no Brasil
Descrição: A infecção pelo HIV está aumentando entre os jovens e adolescentes homens que fazem sexo com homens (HSH) no Brasil. Pesquisa recente coordenada pela pesquisadora principal mostrou que os jovens investigados fizeram inúmeras referências a novos padrões de comportamento que podem se associar com maior vulnerabilidade ao HIV/Aids e outras IST's. Os adolescentes entre 15 e 19 anos têm sido pouco estudados quanto às mudanças ocorridas nesta geração e que possam interferir nesta vulnerabilidade. O objetivo deste estudo é estimar a prevalência da infecção pelo HIV, sífilis e hepatites entre adolescentes AHSH de 15 a 19 anos, e avaliar os comportamentos e práticas sexuais desta população a fim de subsidiar as políticas públicas de prevenção e assistência nesta população específica no país.... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Antonio José Lima de Araujo Junior - Coordenador / Ligia Regina Franco Sansigolo Kerr - Integrante / Francisco Marto Leal Pinheiro Junior - Integrante / Bernard Carl Kendall - Integrante / Maria Inês Costa Dourado - Integrante.
Membro: Antonio Jose Lima de Araujo Junior.

2021

1.   2021-Atual. PRIORITIZE
Descrição: Estudo de acompanhamento de pacientes de covid-19 e suas necessidades de suplementação de Oxigênio.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Thyago Henrique Pereira dos Santos - Integrante / Luciano Pamplona de Góes Cavalcanti - Coordenador / Francisca Kalline de Almeida Barreto - Integrante.
Membro: Thyago Henrique Pereira dos Santos.
2.   2021-Atual. VIOLENCIA CONTRA A MULHER: VIVENCIAS, PRATICAS E NARRATIVAS DE ATORES ENVOLVIDOS COM O FENOMENO
Descrição: A violência contra a mulher configura-se ainda como um problema com teias de raízes profundas que produz repercussões indeléveis e traumáticas a quem sofre. Apesar do avanço conceitual na organização do sistema de saúde em atenção à mulher, a maior parte dos serviços de saúde não trabalha em uma perspectiva de gênero. Assim, verifica-se a existência de práticas pouco emancipatórias, prescritivas e normatizadoras que reforçam a manutenção das relações abusivas. Deste modo, este estudo tem por objetivo descrever as vivências, práticas e narrativas de atores envolvidos com a violência contra a mulher. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo a ser desenvolvido durante o período de outubro de 2021 a setembro de 2022, para o desenvolvimento de entrevista semiestruturada com mulheres vítimas de violência da área adscrita a Estratégia Saúde da Família, com os familiares das vítimas e com os profissionais de saúde do serviços de saúde do município de Sobral-CE. Para a organização das informações utilizará da análise de conteúdo na modalidade da análise temática proposta por Minayo. O estudo recebeu parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa e atenderá em suas etapas os aspectos éticos da Resolução 466 de 12 de dezembro de 2012 do Conselho Nacional de Saúde, que regulamente pesquisa envolvendo seres humanos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: João Víctor Lira Dourado - Integrante / Francisca Alanny Rocha Aguiar - Coordenador / Maria Vitalina Alves de Sousa - Integrante. Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Joao Victor Lira Dourado.

2020

1.   2020-Atual. AVALIACAO DE IMPLANTACAO DO NUCLEO DE ESTIMULACAO PRECOCE (NEP), PARA O ATENDIMENTO AS CRIANCAS SINDROME CONGENITA DO ZIKA VIRUS (SCZ), NA AREA DESCENTRALIZADA DE SAUDE (ADS) DE SOBRAL.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Bruna Maria Osterno Mourão - Coordenador / Maria Vaudelice Mota - Integrante / Maria do Socorro de Sousa - Integrante.
Membro: Bruna Maria Osterno Mourao.
2.   2020-Atual. Fatores nutricionais de risco e de protecao na doenca metabolica ossea em recem-nascidos pre-termo de uma maternidade de alto risco
Descrição: Fatores nutricionais afetam o crescimento esquelético pós-natal e a mineralização óssea. Objetiva-se estudar o impacto dos fatores nutricionais na doença metabólica óssea em recém-nascidos pré-termo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mônica Raquel Chaves Pinto - Coordenador.
Membro: Monica Raquel Chaves Pinto.
3.   2020-Atual. Operacionalizacao do Controle da Tuberculose na Unidade Basica de Saude
Descrição: Trata-se de um estudo transversal, de interesse na área de doenças infecciosas e para cuidado no ambiente de estudo/trabalho. Refere-se à identificação de casos de tuberculose entre interno/estagiário do Curso de Medicina da UFC. Verificar-se-á também o grau de conhecimento adquirido pelo interno/estagiário da UBS sobre a operacionalização do controle da tuberculose, bem como dos outros profissionais da Saúde.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Ingrid da Silva Mendonça - Integrante / Marília Lopes Pernambuco - Integrante / Mônica Cardoso Façanha - Coordenador / MARCO TULIO AGUIAR MOURÃO RIBEIRO - Integrante.
Membro: Ingrid da Silva Mendonca.
4.   2020-Atual. PROJETO AIDS: EDUCACAO E PREVENCAO
Descrição: O grupo está voltado a promover a prevenção e promoção da saúde de pessoas em estado de vulnerabilidade, realizar pesquisas científicas voltadas a promoção e educação em saúde, participar de eventos científicos com apresentação de trabalhos na área de promoção e educação em saúde; publicar artigos científicos prioritariamente em revistas indexadas, organizar dialogos com grupo multidisciplinar e interinstitucional sobre educação e promoção em saúde e proporcionar a cultura de pesquisa científica na Universidade Federal do Ceará em parceira com outras Instituições de Ensino Superior.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (3) . Integrantes: João Víctor Lira Dourado - Integrante / Paulo Henrique Alexandre de Paula - Integrante / Patrícia Neyva da Costa Pinheiro - Coordenador.
Membro: Joao Victor Lira Dourado.
5.   2020-Atual. Representacoes do cuidado em saude bucal de criancas em vulnerabilidade numa cidade do nordeste do Brasil
Descrição: Análise dos determinantes sociais da saúde no cuidado em saúde de crianças e seus respectivos cuidadores em situação de vulnerabilidade social em uma cidade da região nordeste do Brasil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Patrícia Soares Cavalcante - Integrante / Ricardo Hugo Gonzalez - Coordenador.
Membro: Patricia Soares Cavalcante.
6.   2020-Atual. Uma revisao sistematica aberta ?live? de ensaios clinicos avaliando a eficacia das intervencoes em comparacao com o tratamento padrao, para pacientes com COVID-19
Descrição: Fornecer recomendações para tomada de decisões para o tratamento e combate à pandemia de COVID 19.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Mônica Raquel Chaves Pinto - Integrante / Hermano Alexandre Lima Rocha - Coordenador / Luciano Lima Correia - Integrante.
Membro: Monica Raquel Chaves Pinto.

2019

1.   2019-Atual. Acoes Integradas para a Promocao da Saude Sexual e Reprodutiva
Descrição: Integrante do Projeto de Ações Integradas para a Promoção da Saúde Sexual e Reprodutiva, coordenado pela Profa. Dra. Ana Karina Bezerra Pinheiro e pela Profa. Dra. Priscila de Souza Aquino. O projeto tem como propósito o desenvolvimento de atividades de pesquisa na área da saúde sexual e reprodutiva, com vistas à saúde da mulher, atenção ao parto, pré-natal e puerpério; tecnologias de enfermagem no cuidado à saúde; prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis e Câncer do Colo do Útero; e atividades de educação em saúde. Membros: Estudantes de Graduação, Pós-graduação e Profissionais do Serviço de Saúde que participam de eventos locais, regionais, nacionais e internacionais, publicando também, seus trabalhos em periódicos qualificados.... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Antonio José Lima de Araujo Junior - Coordenador / Ana Karina Bezerra Pinheiro - Integrante / Priscila de Souza Aquino - Integrante / Izabel Cristina de Souza - Integrante.
Membro: Antonio Jose Lima de Araujo Junior.
2.   2019-Atual. CONHECIMENTO, ATITUDE E PRATICA DE ENFERMEIROS DA ATENCAO PRIMARIA A SAUDE NO CUIDADO A MULHER VITIMA DE VIOLENCIA
Descrição: A violência contra a mulher é como uma teia de raízes profundas, produz repercussões indeléveis e traumáticas a quem sofre. Nesse contexto, a Atenção Primária à Saúde tem se apresentado como serviço de saúde que tende a estar mais próximo das mulheres em situações de violência, propondo ações de cuidado que permitem a identificação de problemas sociais, dentre eles a violência contra as mulheres, bem como o desenvolvimento de respostas a estes problemas sob o olhar da integralidade. Deste modo, considerando a magnitude deste temática e atenção à saúde no contexto do referido serviço de saúde como potência para a integralidade do cuidado, objetiva-se avaliar o conhecimento, atitude e prática de enfermeiros atuantes nas Unidades de Atenção Primária à Saúde de Sobral/CE acerca da produção do cuidado a mulher vítima de violência. Trata-se de um estudo avaliativo do tipo Conhecimento, Atitude e Prática, de corte transversal e de abordagem quantitativa. Constituirá como participantes da investigação os enfermeiros (as) atuantes nas Unidades de Atenção Primária à Saúde do município de Sobral-CE. Empregar-se-á de um questionário como instrumento de coleta de dados nesta pesquisa, com questões objetivas sobre o perfil sociodemográfico e profissional e referentes ao conhecimento, atitude e prática de enfermeiros acerca da produção do cuidado a mulher vítima de violência. A pesquisa respeitará os princípios éticos e legais em todas as suas etapas conforme a Resolução 466 de 12 de dezembro de 2012 do Conselho Nacional de Saúde e, obteve-se parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: João Víctor Lira Dourado - Integrante / Emiliana Lopes de Sousa - Integrante / Francisca Alanny Rocha Aguiar - Coordenador.
Membro: Joao Victor Lira Dourado.
3.   2019-Atual. Impacto da Utilizacao da Tecnica de Autopsia Minimamente Invasiva ( Minimally Invasive Autopsy-MIA) para Ampliacao da Sensibilidade da Vigilancia de Obitos por Arboviroses no Ceara
Descrição: Pesquisar o Impacto da Utilização da Técnica de Autópsia Minimamente Invasiva ( Minimally Invasive Autopsy-MIA) para Ampliação da Sensibilidade da Vigilância de Óbitos por Arboviroses no Ceará. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Tânia Mara Silva Coelho - Integrante / Luciano Pamplona de Góes Cavalcanti - Coordenador.
Membro: Tania Mara Silva Coelho.
4.   2019-2019. Mapeamento dos casos de hanseniase registrado no periodo de 2014 a 2018, nos municipios de Sobral e Fortaleza-MAP-HANS-PEP++
Descrição: Descrição: MAP-HANS está vinculado ao projeto multicêntrico intitulado programa PEP++: ensaio clinico pragmático controlado randomizado por aglomerado da quimioprofilaxia pós-exposição em contatos de pessoas acometidas pela hanseníase nas cidades de Fortaleza e Sobral. A identificação de casos de hanseníase nas áreas de intervenção e de controle tem por base os registros do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), abrangendo diagnósticos realizados entre 2014 e 2018. O mapeamento dos casos permite identificar áreas quentes para direcionar as ações de quimioprofilaxia. Os dados são processados, visualizados e analisados para a confecção de mapas temáticos para o projeto, permitindo a busca por contatos de casos índice em hanseníase.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Patricia do Nascimento Silva - Integrante / Nágila Nathaly Lima Ferreira - Coordenador.
Membro: Patricia do Nascimento Silva.
5.   2019-Atual. Plataforma Zelo Saude
Descrição: A Plataforma Zelo Saúde funciona por meio de uma aplicação para smartphones Android e IOS, com duas interfaces (profissional de saúde e cuidador/familiar), sistematizando um conjunto de informações que permitem a comunicação e integração entre médicos e/ou enfermeiros assistentes e cuidadores/familiares de pessoas idosas dependentes, possibilitando a melhoria do cuidado. O desenvolvimento tecnológico da Plataforma Zelo Saúde teve início em março de 2019, e é voltado à gestão do cuidado em saúde da população idosa, por meio do uso de ferramentas tecnológicas que apoiam pessoas idosas, gestores, profissionais de saúde, cuidadores e familiares, com financiamento do Programa INOVA FIOCRUZ, da Vice-Presidência de Produção de Inovação da FIOCRUZ.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cheila Pires Raquel - Integrante / Amanda Cavalcante Frota - Integrante / Ivana Cristina de Holanda Cunha Barreto - Coordenador / Luiz Odorico Monteiro de Andrade - Integrante / Kelen Gomes Ribeiro - Integrante / Aline Luiza de Paulo Evangelista - Integrante.
Membro: Cheila Pires Raquel.
6.   2019-2020. Uso e validacao da circunferencia do braco para avaliacao e acompanhamento nutricional de recem-nascidos prematuros em uma maternidade escola de alto risco
Descrição: Validar o uso da circunferência do braço para avaliação e acompanhamento nutricional de recém-nascidos prematuros em uma maternidade escola de alto risco.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mônica Raquel Chaves Pinto - Coordenador / Lorena Oliveira Peixoto - Integrante / ANA VANESKA PASSOS MEIRELES - Integrante.
Membro: Monica Raquel Chaves Pinto.
7.   2019-Atual. VIOLENCIA CONTRA A MULHER: VIVENCIAS, PRATICAS E NARRATIVAS DE ATORES ENVOLVIDOS COM O FENOMENO
Descrição: Em um processo de construção da vida social, os seres humanos estabelecem vários tipos de relações entre si e com o meio social o qual estão inseridos. Ao estabelecerem relações de produção, elaboram e reelaboram uma estrutura social fundamentada em relações de poder, imposta em alguns casos por meio da violência A violência pode ser compreendida de acordo com os agentes que a exercem, a saber: institucional, social, econômica, política, policial, dentre outros, ou conforme a população que atinge, violência étnica ou racial. A violência contra a mulher configura-se como uma teia de raízes profundas, produz repercussões indeléveis e traumáticas a quem sofre. Portanto, a partir das reflexões sobre a temática e considerando a violência contra a mulher como um problema de saúde pública, compõe-se como questão orientadora da pesquisa: Quais as vivências, práticas e narrativas de atores envolvidos diretamente ou indiretamente com a violência contra a mulher? Deste modo, objetiva-se descrever vivências, práticas e narrativas de atores envolvidos com a violência contra a mulher. Trata-se de um estudo transversal, metodológico, exploratório-descritivo, com abordagem quali-quantitativa. A pesquisa será desenvolvida durante o período de abril de 2019 a dezembro de 2022. Constituirá como participantes desta investigação mulheres vítimas de violência da área adscrita da ESF, familiares de mulheres vítimas de violência da área adscrita a ESF, profissionais de saúde da ESF, gestantes vítimas de violência da área adscrita a ESF, puérperas de unidade obstétrica e juízes expertises. Para a coleta de dados, empregar-se-á de nove instrumentos de coleta de informações.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: João Víctor Lira Dourado - Integrante / FERREIRA JÚNIOR, ANTÔNIO RODRIGUES - Integrante / Raimunda Magalhães da Silva - Integrante / Francisca Alanny Rocha Aguiar - Coordenador.
Membro: Joao Victor Lira Dourado.


Data de processamento: 17/02/2022 17:48:07