Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - Faculdade de Medicina - UFC [Turmas de Mestrado ano 2018]

Francisco Ariclene Oliveira

Bacharel em Enfermagem pelo Centro Universitário Unifametro (2017), doutorando em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com Mestrado Acadêmico em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal do Ceará (2019). Especialista em Saúde Pública pela Universidade Cândido Mendes e Especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva pelo Centro Universitário Unifametro (UNIFAMETRO). Atualmente, atua como docente e como Enfermeiro no Hospital Distrital Gonzaga Mota. Atuou como monitor de iniciação à docência pelo Programa de Monitoria e Iniciação Científica (PROMIC/UNIFAMETRO), nas disciplinas de Bioquímica (2013/2014), Epidemiologia (2015) e Citologia, Histologia e Embriologia (2016.2), além de atuar no Projeto de Iniciação Científica: Autopercepção de Saúde em Adolescentes com Diabetes Mellitus Tipo 1 e sua Relação com a Presença de Fatores de Risco Cardiovascular e Fatores Socioeconômicos (2015). Atuou ainda como extensionista no Projeto de Extensão e Pesquisa em Saúde da Família (PES), vinculado à mesma instituição de ensino, com atuação na promoção da saúde da terceira idade, no Projeto Melhor Idade (2015). Foi bolsista do Programa de Bolsa de Incentivo à Educação na Rede SESA - PROENSINO/SESA, da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará /SESA-CE, desenvolvendo atividades no Hospital Geral Dr. César Cals de Oliveira, atuando nas Clínicas Médico-Cirúrgica e na unidade de Gerência de Risco, onde pôde ter contato com as práticas de segurança do paciente, através das ações de Farmacovigilância, Tecnovigilância, Hemovigilância e Saneantes. Participou como membro da Comissão Científica de Avaliação de Trabalhos nas X e XI Mostras Acadêmicas da UFC (2018/2019); da Comissão Científica do III CONGRESSO INTERNACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA (2018) e da Comissão Científica do 16º Congresso Cearense de Enfermagem (2019). Atuou como Pesquisador de Apoio vinculado ao projeto Estratégia de Fortalecimento das Ações de Desenvolvimento Infantil para a Atenção Integral à Criança, o qual é coordenado pela Profa. Dra. Márcia Maria Tavares Machado, em cooperação com o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Ceará (UFC). Participou como tutor do Curso: "Formação de Multiplicadores para o uso da Caderneta de Saúde da Criança", realizado nos Estados do Ceará e Piauí, Coordenado pela Universidade Federal do Ceará e executado pelo Ministério da Saúde do Brasil (2019-2020). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3998524114646703 (03/02/2022)
  • Rótulo/Grupo: Discente 2018
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2018-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Medicina (FAMED), Departamento de Saúde Comunitária. Rua Professor Costa Mendes, 1608, 5o andar Rodolfo Teófilo 60015051 - Fortaleza, CE - Brasil Telefone: (085) 33668044 URL da Homepage: http://www.saudecomunitaria.ufc.br/
  • Grande área: [sem-grandeArea]
  • Área: [sem-area]
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2020-Atual. GRAVIDEZ DURANTE COVID-19, EM FORTALEZA, CEARA: PERCEPCAO MATERNA SOBRE A SAUDE, EXPECTATIVAS, MEDO E OS CUIDADOS
      Descrição: Apresentação do Projeto: Trata-se de um projeto de tese que pretende conhecer os sentimentos e a percepção de mulheres grávidas, em Fortaleza-CE, e os cuidados prestados aos outros filhos com idade entre 1 a 6 anos, durante o período de isolamento e posterior ao parto. Objetivo: Conhecer os sentimentos e a percepção de mulheres grávidas, em Fortaleza-CE, e os cuidados prestados aos outros filhos com idade entre 1 a 6 anos, durante o período de isolamento e posterior ao parto. Trata-se de um estudo observacional, de delineamento longitudinal, de uma amostra de gestantes expostas ao isolamento social devido a pandemia pelo novo coronavírus, em Fortaleza-CE, para avaliar os efeitos do isolamento sobre sua saúde mental, cuidados com a criança recém nascida, incluindo padrão de aleitamento materno; cuidados com os outros filhos de 1 mês a 6 anos, o qual será desenvolvido em duas fases (durante o isolamento e pós-isolamento) e com seguimento da amostra do estudo em quatro momentos: aos 6, 12, 18 e 24 meses.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Francisco Ariclene Oliveira - Integrante / MÁRCIA MARIA TAVARES MACHADO - Coordenador. Financiador(es): Fundação Maria Cecília Souto Vidigal - Auxílio financeiro.
      Membro: Francisco Ariclene Oliveira.
    2. 2019-Atual. Estrategia de fortalecimento das acoes de Desenvolvimento Infantil para a atencao integral
      Descrição: Integra o projeto como bolsista de pesquisa. O projeto "Estratégia de fortalecimento das ações de Desenvolvimento Infantil para a atenção integral" tem como proposito qualificar a gestão estadual/municipal para atenção integral a criança, para tanto propõe realizar uma linha de base sobre o desenvolvimento infantil em três estados elegível para esta intervenção piloto, produzir material técnico para realizar a qualificação dos profissionais da atenção básica, tendo as escolas de saúde pública e/ou escolas técnicas do sus do território como parceiras para a sustentabilidade da educação permanente no estado. Para a atenção ao desenvolvimento infantil de crianças indígenas propõe-se qualificar gestores e profissionais dos DSEIS, definidos por macrorregiões e tendo a parceria da SESAI para a continuidade do acompanhamento e monitoramento do processo de educação permanente. Ressalta-se ainda que este projeto agrega o terceiro objetivo de realizar diagnóstico sobre o desenvolvimento infantil, especialmente na primeira infância nas 26 capitais da UF do Brasil e Distrito Federal-DF, com objetivo de obter indicadores sobre o desenvolvimento na primeira infância para auxiliar na avaliação da implementação da PNAISC, no que se refere ao eixo de desenvolvimento infantil e na mobilização de profissionais de saúde e sociedade, em parceria com gestão dos estados, capitais e DF, e como consolidação desse dessa análise de situação propor elaboração a gestão dos estados/capitais a elaboração de planos de ação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Francisco Ariclene Oliveira - Integrante / MÁRCIA MARIA TAVARES MACHADO - Coordenador. Financiador(es): Ministério da Saúde - Bolsa.
      Membro: Francisco Ariclene Oliveira.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Professor Destaque do Curso de Enfermagem (2020.1), Centro Universitário Fametro - UNIFAMETRO.. 2020.
      Membro: Francisco Ariclene Oliveira.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (17)
    1. Ciclo de Palestras de Motivação Estudantil para os Estudantes Magelleiros.EDUCAÇÃO, ESCOLA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. 2021. (Outra).
    2. I Congresso Nacional de Residências em Saúde (online). 2021. (Congresso).
    3. XV SEMANA DA ENFERMAGEM: QUALIDADE EM ENFERMAGEM E SAÚDE NA DEFESA DO SUS.O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO. 2020. (Outra).
    4. 16º Congresso Cearense de Enfermagem. -. 2019. (Congresso).
    5. 8º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. -. 2019. (Congresso).
    6. Mesa Redonda: Áreas de Atuação do Enfermeiro.O Processo de Formação do Enfermeiro no Século XXI. 2019. (Outra).
    7. Seminário de Pesquisa ?DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCINAL E APRENDIZADO: UMA AGENDA PARA O BRASIL?. 2019. (Seminário).
    8. V Jornada Pótere./. 2019. (Outra).
    9. XV ENAM/V ENACS/3rd WBC/1st WCFC.-. 2019. (Encontro).
    10. 13º Congresso Internacional da Rede Unida. .. 2018. (Congresso).
    11. 1º Encontro Nordeste de Saúde da Família.-. 2018. (Encontro).
    12. I Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa em Prevenção e Promoção da Saúde. -. 2018. (Congresso).
    13. III Congresso Internacional de Saúde Pública do Delta do Parnaíba. -. 2018. (Congresso).
    14. IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE CONTROLE E POLÍTICAS PÚBLICAS. /. 2018. (Congresso).
    15. Oficina Preparatória para o TOEFL ITP - Section 2: Structure.-. 2018. (Oficina).
    16. VIII CONGRESSO IBEROAMERICANO DE PESQUISA QUALITATIVA EM SAÚDE. -. 2018. (Congresso).
    17. XIV Semana Acadêmica Fametro - Conexão Fametro 2018.O Papel do Enfermeiro no Fortalecimento das Competências Familiares na Atenção à Criança na Primeira Infância. 2018. (Oficina).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (7)
    1. OLIVEIRA, F. A.. III Congresso Internacional de Saúde Pública do Delta do Parnaíba (Avaliação de Trabalhos Científicos: Modalidade Comunicação Oral). 2018. (Congresso).. . 0.
    2. OLIVEIRA, F. A.. 12º Congresso Internacional da Rede Unida. 2016. (Congresso).. . 0.
    3. OLIVEIRA, F. A.. 2º Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem. 2016. (Congresso).. . 0.
    4. OLIVEIRA, F. A.. IV SEMANA DO BEBÊ - TODOS JUNTOS PELA PRIMEIRA INFÂNCIA. 2015. (Outro).. . 0.
    5. OLIVEIRA, F. A.. 18º SENPE - SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM ENFERMAGEM - SENPE. 2015. (Congresso).. . 0.
    6. OLIVEIRA, F. A.. XI Semana Acadêmica com o tema: Sociedade em Redes. 2015. (Outro).. . 0.
    7. OLIVEIRA, F. A.. X Semana Acadêmica: Comunicação e Diversidade. 2014. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (1)
    • Francisco Ariclene Oliveira ⇔ Artur Paiva dos Santos (1.0)
      1. MARTINS, M. I. S. ; CORREIA, L. L. ; OLIVEIRA, Francisco Ariclene ; SANTOS, A. P.. Síndrome Congênita do Zika Vírus: evolução das notificações epidemiológicas e ações de apoio em saúde pública. Em: III Congresso Internacional de Saúde Pública do Delta do Parnaíba, 2018, Luís Correia. Anais do III Congresso Internacional de Saúde Pública do Delta do Parnaíba. Teresina: Revista Interdisciplinar Ciências e Saúde, p. 397, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 17/02/2022 17:27:27