Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - Faculdade de Medicina - UFC [Turmas de Mestrado ano 2013]

Gisele Maria Melo Soares Arruda

Fisioterapeuta graduada pela Faculdade Integrada do Ceará - FIC (2010), especialista em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2012), especialista em Fisioterapia Pélvica pela Faculdade Inspirar (2018), egressa do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade pelo Sistema Municipal de Saúde Escola da Secretaria de Saúde de Fortaleza (2013), mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (2015) e doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, Educação Permanente em Saúde, Educação e colaboração interprofissional, Saúde da Família, Promoção da Saúde, Fisioterapia Comunitária, Fisioterapia Pélvica e Sexualidade Humana. Atua como docente do curso de graduação em Fisioterapia do Centro Universitário Christus (Unichristus) e do curso de graduação em Medicina da Universidade Estadual do Ceará (UECE), participando também do corpo docente responsável pelas disciplinas integradas/interprofissionais em saúde do Centro de Ciências da Saúde dessa mesma instituição. Como professora visitante, atua em diversos cursos de pós-graduação. Produção de conteúdo digital na página @fisiogiselearruda e no canal do Youtube.com "Fisio Gisele Arruda". Contato: fisiogiselearruda@gmail.com (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2015-Atual. Efeitos de uma intervencao em saude postural no ambiente escolar: Um estudo entre pre-adolescentes e adolescentes com deficiencias visuais, auditivas e fisicas.
      Descrição: Estudo longitudinal, intervencionista de natureza quantitativa visa descrever as diferenças o padrão postural de pré-adolescentes e adolescentes antes e após a intervenção educativa continua no ambiente escolar que visa identificar fatores associados a alterações posturais e correlacionar a influência dos receptores visual, articular, proprioceptivo e auditivo sobre o padrão postural; bem como elucidar os efeitos de um programa contínuo de intervenção educativa no ambiente escolar sobre o nível de conhecimento e hábitos posturais . Serão incluídos no estudo 50 pré-adolescentes e adolescentes na faixa etária entre 10 e 16 anos que tenham autorização dos pais para participação no estudo através do TCLE e termo de assentimento e que estejam regularmente matriculadas e frequentando escolas publicas e/ou filantrópico-beneficentes na cidade de Fortaleza/CE e região metropolitana. A coleta de dados consistira em 09 etapas(sócio-demográfico, DTM, estresse percebido, sono, qualidade de vida, avaliação postural individual, análise através de software FISIMETRIX e SAPO, baropodometria), e será desenvolvida antes e após a execução da intervenção em saúde com duração de 12 semanas, em um dia por semana, em sessões de 30-60 minutos, totalizando 12 sessões co dois focos: A.Educativas- orientações lúdicas sobre postura e hábitos posturais saudáveis; B.Percepção corporal - trabalhos de consciência corporal e auto alongamento. Os dados serão digitados no programa Microsoft Office Excel® 2010 for Windows 2010. Será adotado o processo de dupla entrada. Com o pacote estatístico SPSS®, versão 20.0. O projeto foi aprovado pelo CEP ESTACIOFIC sob a CAAE: 2928515.9.0000.5038.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Gisele Maria Melo Soares Arruda - Integrante / Vasco Pinheiro Diógenes Bastos - Integrante / Thiago Brasileiro de Vasconcelos - Integrante / Ana Jéssica dos Santos Sousa - Integrante / Antônio Lucas de Oliveira Gois - Integrante / Elaine Neves de Freitas - Integrante / Raimunda Hermelinda Maia Macena - Coordenador / Francisco Fleury Uchoa Santos Junior - Integrante / Mayara Paz Albino dos Santos - Integrante / Karla Rebecca de Souza Teixeira - Integrante / Maria Paula Ribeiro Barbosa - Integrante.
      Membro: Gisele Maria Melo Soares Arruda.
    2. 2015-Atual. RESIDENCIA INTEGRADA EM SAUDE COM ENFASE EM SAUDE DA FAMILIA E COMUNIDADE E SAUDE MENTAL COLETIVA DA ESCOLA DE SAUDE PUBLICA DO CEARA: ESTUDO DE CASOS
      Descrição: Em 2013 houve uma significativa ampliação na oferta de vagas da Residência Multiprofissional no Ceará, que expandiu-se inclusive para o interior do estado por meio da implementação da Residência Integrada em Saúde RIS- ESP/CE da Escola de Saúde Pública do Ceará a partir do Edital nº 03/2013 da ESP-CE (CEARÁ, 2013), quando foram ofertadas um total de 222 vagas distribuídas nas ênfases Saúde da Família (119), Saúde Mental Coletiva (53), Saúde Coletiva (26) e Cancerologia (24). Com a iminência de conclusão da primeira turma da RIS ESP/CE também torna-se relevante investigar o impacto que esse processo trouxe para formação dos sujeitos envolvidos bem como para os contextos de prática. OBJETIVO GERAL: Compreender o processo de implementação da Residência Integrada em Saúde - RIS ESP/CE que se deu desde 2012 até o presente e investigar os impactos deste programa nos contextos de prática e na formação e atuação profissional dos sujeitos envolvidos. METODOLOGIA: Elegeu-se como modalidade de abordagem compreensiva de pesquisa o estudo de casos múltiplos (Yin, 2009). Nesse sentido, pretende-se investigar e compreender o processo de implantação e implementação da RIS em 10 municípios (Aracati, Brejo Santo, Canindé, Fortaleza, Horizonte, Iguatu, Jaguaruana, Maracanaú, Quixadá, Tauá) do Estado do Ceará que se constituirão nos cenários de estudo. O critério de escolha destes municípios foi terem sido os primeiros a implantar turmas da RIS-ESP/CE. investigação será desenvolvida utilizando-se uma variedade de técnicas entrevistas abertas e semi-estruturadas, grupos focais e análise documental. De forma complementar apresentará um recorte também quantitativo em alguns de seus aspectos e dimensões, na medida em que adotará métodos e instrumentos quantitativos, como o banco de cadastro de residentes e preceptores da RIS-ESP/CE.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (7) Doutorado: (1) . Integrantes: Gisele Maria Melo Soares Arruda - Integrante / Nara Albuquerque Goes - Integrante / Amanda Cavalcante Frota - Integrante / Ivana Cristina de Holanda Cunha Barreto - Coordenador / ana luisa almeida melo - Integrante / ana ester maria melo moreira - Integrante / Caio Garcia de Sá Cavalcanti - Integrante / Andrezza Aguiar Coelho - Integrante / Rafael Bruno Silva Torres - Integrante / Raimunda Félix de Oliveira - Integrante / Ana Karina de Sousa Gadelha - Integrante / Aline Luiza de Paulo Evangelista - Integrante.
      Membro: Gisele Maria Melo Soares Arruda.
    3. 2013-Atual. Fisioterapia e Promocao da Saude em Populacoes Vulneraveis
      Descrição: O presente grupo de pesquisa tem como objetivo estudar as influências dos fatores sócio-culturais e ambientais relacionados à saúde de grupos populacionais vulneráveis bem como as contribuições das intervenções interdisciplinares na promoção e prevenção em saúde junto a estes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (9) . Integrantes: Gisele Maria Melo Soares Arruda - Integrante / Thiago Brasileiro de Vasconcelos - Integrante / Elaine Neves de Freitas - Integrante / Raimunda Hermelinda Maia Macena - Coordenador / Antônio Éder Albuquerque Teixeira - Integrante / Elivânia Silveira de Brito - Integrante / Francisco Fleury Uchoa Santos Junior - Integrante / Mayara Paz Albino dos Santos - Integrante / Paula Negrão da Silva - Integrante / Paulleane Rodrigues Leitão Custódio - Integrante / Rosa Maria Salani Mota - Integrante.
      Membro: Gisele Maria Melo Soares Arruda.
    4. 2012-2013. Fisioterapia na Estrategia Saude da Familia: o apoio matricial, pratica generalista e interprofissionalidade
      Descrição: Trata-se de um projeto com o objetivo de discutir, produzir cientificamente e divulgar as possibilidade de atuação da Fisioterapia na Atenção Primária à Saúde no Brasil, articulando todas essas questões com a noção de educação profissional e educação permanente em saúde. Tem o objetivo de tornar essas discussões mais próximas e acessíveis das graduações em Fisioterapia, dos professores universitários, dos profissionais dos serviços de Saúde Pública, dos gestores do SUS e de toda a comunidade científica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gisele Maria Melo Soares Arruda - Integrante / Maria Iracema Capistrano Bezerra - Coordenador.
      Membro: Gisele Maria Melo Soares Arruda.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. 1º lugar - melhor trabalho apresentado no eixo temático Criança, Adolescente e Interdisciplinaridade na V Jornada de Fisioterapia da UFC, Universidade Federal do Ceará.. 2017.
      Membro: Gisele Maria Melo Soares Arruda.
    2. 2º lugar na seção Tema LIvre Oral do XV Encontro de Pesquisa do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Estácio do Ceará e da XII Jornada de Fisioterapia da FisioFIC, Centro Universitário Estácio do Ceará.. 2016.
      Membro: Gisele Maria Melo Soares Arruda.
    3. 2º lugar na apresentação de trabalhos da IV Jornada de Fisioterapia do Sertão Central, Faculdade Católica Rainha do Sertão.. 2016.
      Membro: Gisele Maria Melo Soares Arruda.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (24)
    1. 2º CONGRESSO INTERNACIONAL DE FISIOTERAPIA PÉLVICA ? UROPELVIC. SEXUALIDADE DA PESSOA IDOSA: QUEBRANDO TABUS E PROMOVENDO SAÚDE. 2021. (Congresso).
    2. 2º CONGRESSO INTERNACIONAL DE FISIOTERAPIA PÉLVICA ? UROPELVIC. 2021. (Congresso).
    3. 2º CONGRESSO INTERNACIONAL DE FISIOTERAPIA PÉLVICA ? UROPELVIC. Sexualidade da pessoa idosa: quebrando tabus e promovendo saúde. 2021. (Congresso).
    4. 9a Jornada Internacional de Uroginecologia da Faculdade de Medicina da usp. 2021. (Congresso).
    5. Café com especialista - Fisioterapia nas disfunções sexuais femininas. 2020. (Simpósio).
    6. Congresso on-line de Fisioterapia - Uro Pelvic. Tecnologias leves e Fisioterapia para o tratamento das disfunções do assoalho pélvico feminino. 2020. (Congresso).
    7. 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. O campo da Saúde Coletiva e a formação de profissionais de saúde. 2018. (Congresso).
    8. 1º Encontro Nordeste de Saúde da Família: em defesa do SUS e da Estratégia Saúde da Família (ENESF 2018)).Educação Interprofissional na Pós-graduação em Saúde. 2018. (Encontro).
    9. VI Jornada de Fisioterapia do Sertão Central.Saúde Coletiva. 2018. (Encontro).
    10. 3º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde. Implantação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família em Arneiroz-CE: relato de experiência. 2017. (Congresso).
    11. II Simpósio Nacional de Funcionalidade Humana.Avaliador de resumos. 2017. (Simpósio).
    12. V Jornada de Fisioterapia UFC.Avaliador de apresentação oral. 2017. (Seminário).
    13. V Jornada de Fisioterapia UFC.Residência como espaço de prática interdisciplinar. 2017. (Encontro).
    14. V Jornada de Fisioterapia UFC.Avaliador de apresentação oral. 2017. (Encontro).
    15. IV Jornada de Fisioterapia do Sertão Central. 2016. (Outra).
    16. Oficina de Análise e Reformulação das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos d de Fisioterapia. 2016. (Oficina).
    17. XII Encontro de Extensão, Docência e Iniciação Científica.Avaliação de trabalhos científicos. 2016. (Encontro).
    18. III Mostra Científica do Curso de Fisioterapia da FCRS.Avaliador de banners. 2015. (Outra).
    19. 11º Congresso Internacional da Rede Unida. Fisioterapia nos Núcleos de Apoio à Saúde da Familia: a reconstrução da atuação. 2014. (Congresso).
    20. 11º Congresso Internacional da Rede Unida. Parecerista na avaliação de trabalhos submetidos ao Congresso. 2014. (Congresso).
    21. I Oficina de Programação do 11º Congresso Internacional da Rede Unida. 2014. (Oficina).
    22. I Fórum das Residência Multiprofissionais em Saúde do Ceará. 2012. (Outra).
    23. V Congresso Internacional de Fisioterapia Manual. Fisioterapia Ortopédica sob o viés da Atenção Primária à Saúde: Estudo de Caso. 2012. (Congresso).
    24. Workshop Internacional sobre Comunidades de Práticas e Saúde. 2012. (Oficina).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (9)
    1. ARRUDA, G. M. M. S.. I Prosa de Fisio - Saúde da Criança e do Adolescente. 2016. (Outro).. . 0.
    2. ARRUDA, G. M. M. S.. I Fórum de Promoção da Saúde. 2016. (Outro).. . 0.
    3. ARRUDA, G. M. M. S.. II Curso de Promoção da Saúde em Fisioterapia aplicada à Saúde da Gestante. 2016. (Outro).. . 0.
    4. ARRUDA, G. M. M. S.. IV Jornada de Fisioterapia do Sertão Central. 2016. (Outro).. . 0.
    5. SOARES, G. M. M.. 11º Congresso Internacional da Rede Unida. 2014. (Congresso).. . 0.
    6. SOARES, G. M. M.. Comissão de Programação - 11º Congresso Internacional da Rede Unida. 2014. (Congresso).. . 0.
    7. SOARES, G. M. M.. Comissão de Infraestrutura - 11º Congresso Internacional da Rede Unida. 2014. (Congresso).. . 0.
    8. SOARES, G. M. M.. Parecerista/Avaliação de trabalhos - 11º Congresso Internacional da Rede Unida. 2014. (Congresso).. . 0.
    9. SOARES, G. M. M.. I Fórum das Residências Multiprofissionais em Saúde do Ceará. 2012. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (1)
    • Gisele Maria Melo Soares Arruda ⇔ Danielli da Silva Costa (2.0)
      1. QUEIROZ, D. M. de ; ARAÚJO FILHO, P. A. ; ALVES, R. S. M. ; SOARES, G. M. M. ; COSTA, D. S. ; GOES, N. A. ; OLIVEIRA, R. G. ; SOUZA, M. B. C. M.. Saúde Ambiental e sua interface com a Saúde da Família e Comunidade. 2012. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      2. QUEIROZ, D. M. de ; ALVES, R. S. M. ; GOES, N. A. ; SOARES, G. M. M. ; COSTA, D. S. ; QUEIROZ, J. S. ; ARAÚJO FILHO, P. A. ; NASCIMENTO, C. F. ; SOUZA, M. B. C. M. ; SENA, J. N. ; ALMEIDA, A. R.. O uso racional de plantas medicinais: um projeto de saúde no território. 2012. Apresentação de Trabalho/Comunicação




Data de processamento: 17/02/2022 16:52:13