Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - Faculdade de Medicina - UFC [Turmas de Mestrado ano 2012]

Francisco Marto Leal Pinheiro Junior

Pós-doutor pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é docente externo no Programa de Pós-graduação em Saúde Pública da Universidade Federal do Ceará e bolsista Especialista Visitante (CNPq - Nível 1). Mestre em Saúde Pública (bolsista CNPQ) e Doutor em Saúde Pública (bolsista CAPES) no Programa de Pós-graduação em Saúde Pública da Universidade Federal do Ceará. Desenvolveu atividades do doutorado sanduíche na Tulane University em New Orleans/EUA através do Programa Pesquisador Visitante Especial (CAPES). Tem experiência como pesquisador da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF/FioCruz/CE - bolsista Fiotec). Dedica-se , principalmente, a estudos sobre a prevalência de doenças e determinantes em populações chave, desigualdades em saúde, sexualidade, HIV/AIDS, Zika vírus e COVID-19. Possui experiência como coorientador de dissertações e teses, orientador de monografias de especialização, docência na graduação em medicina (disciplina epidemiologia e estatística), coordenação geral de extensão e coordenação de projetos de extensão em cursos de graduação em Medicina e Tecnologia em Radiologia. Atuou como preceptor no curso de fisioterapia na Universidade Federal do Ceará. Tem Experiência em EAD atuando como tutor e conteudista. Trabalhou na Escola de Saúde Pública do Ceará como facilitador de oficinas e Coordenador de curso para profissionais de saúde. Já atuou como consultor para UNICEF e GAPA (Grupo de a Apoio a Prevenção a AIDS). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4236374680831072 (14/02/2022)
  • Rótulo/Grupo: Discente 2012
  • Bolsa CNPq: Bolsista de Especialista Visitante do CNPq - Nível 1
  • Período de análise: 2011-HOJE
  • Endereço:
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Saúde Coletiva
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (11)
    1. 2020-Atual. Incidencia e prevalencia da COVID-19 no Arquipelago de Fernando de Noronha
      Descrição: No Arquipélago de Fernando de Noronha (AFN) o primeiro caso da COVID-19 foi registrado em 27 de março e, segundo boletim epidemiológico de 26 de abril, dos casos notificados, foram confirmados 28, recuperados 12 e não houve óbitos. Em virtude das condições especiais do AFN, que possui uma população fixa com baixa mobilidade, este território torna-se de especial interesse para estudar a dinâmica da Pandemia de Coronavírus. O objetivo principal do estudo é analisar a incidência, prevalência e proporção de infecções subclínicas de Sars-CoV-2 no Arquipélago de Fernando de Noronha, Pernambuco, no período de abril a julho de 2020 e produzir indicadores para apoio a tomada de decisão quanto a retomada das atividades sociais e econômicas. Será realizado uma coorte prospectivo em cinco fases, sendo a 2ª 30 dias, a 3ª 60 dias, a 4ª 180 dias e a 5ª 360 dias após a primeira fase.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Francisco Marto Leal Pinheiro Júnior - Coordenador / Ligia Regina Franco Sansigolo Kerr - Integrante / Mozart Julio Tabosa Sales - Integrante.
      Membro: Francisco Marto Leal Pinheiro Junior.
    2. 2020-Atual. Estudo da pandemia da COVID-19 em uma coorte de mulheres de uma comunidade de alta vulnerabilidade em Fortaleza
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Francisco Marto Leal Pinheiro Júnior - Integrante / Lígia Kerr - Coordenador / Bernard Carl Kendall - Integrante.
      Membro: Francisco Marto Leal Pinheiro Junior.
    3. 2020-Atual. Avaliacao dos riscos de profissionais de saude que cuidam de pessoas com COVID-19
      Descrição: Este estudo tem como objetivo avaliar categorias de risco para COVID-19 em coortes de diferentes profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas) em relação ao grau de exposição e uso de equipamento de proteção individual (EPI), no período epidêmico e pós-epidêmico nas regiões metropolitanas de Recife, Fortaleza, Belém e São Paulo. Além destes objetivos, o estudo vai avaliar a situação da saúde mental destes profissionais e estimar a prevalência e incidência de COVID-19 por categoria de profissionais de saúde em diferentes setores de assistência, no período epidêmico e pós-epidêmico. Finalmente, estimará a taxas de absenteísmo de diferentes categorias de profissionais de saúde, devido ao COVID-19 e/ou outras causas... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Francisco Marto Leal Pinheiro Júnior - Integrante / Lígia Kerr - Coordenador / KENDALL, CARL - Integrante.
      Membro: Francisco Marto Leal Pinheiro Junior.
    4. 2019-Atual. Prevalencia da infecao pelo HIV e fatores associados entre adolescentes no Brasil
      Descrição: A infecção pelo HIV está aumentando entre os jovens e adolescentes homens que fazem sexo com homens (HSH) no Brasil. Pesquisa recente coordenada pela pesquisadora principal mostrou que os jovens investigados fizeram inúmeras referências a novos padrões de comportamento que podem se associar com maior vulnerabilidade ao HIV/Aids e outras IST's. Os adolescentes entre 15 e 19 anos têm sido pouco estudados quanto às mudanças ocorridas nesta geração e que possam interferir nesta vulnerabilidade. O objetivo deste estudo é estimar a prevalência da infecção pelo HIV, sífilis e hepatites entre adolescentes AHSH de 15 a 19 anos, e avaliar os comportamentos e práticas sexuais desta população a fim de subsidiar as políticas públicas de prevenção e assistência nesta população específica no país... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Francisco Marto Leal Pinheiro Júnior - Integrante / Lígia Kerr - Coordenador / Maria Inês Costa Dourado - Integrante / KENDALL, C. - Integrante.
      Membro: Francisco Marto Leal Pinheiro Junior.
    5. 2018-Atual. Zika em Fortaleza: respostas de uma coorte de mulheres entre 15 e 39 anos
      Descrição: O objetivo é calcular a prevalência e incidência da infecção pelo vírus da Zika (ZIKV) em mulheres sexualmente ativas com idade entre 15-39, usurárias dos Serviços de Atenção Primária à Saúde da cidade Fortaleza e caracterizar como estas mulheres e seus parceiros têm sido influenciados pela epidemia de Zika em relação às recomendações médicas, à exposição à educação em saúde e o uso dela para prevenção da Zika e ao planejamento familiar.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) . Integrantes: Francisco Marto Leal Pinheiro Júnior - Integrante / Lígia Kerr - Coordenador / Bernard Carl Kendall - Integrante / Rosa Salani Mota - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Francisco Marto Leal Pinheiro Junior.
    6. 2015-Atual. Estudo de abrangencia nacional de comportamentos, atitudes, praticas e prevalencia de HIV, Sifilis e Hepatites B e C entre Homens que fazem sexo com homens
      Descrição: O objetivo deste projeto é estimar a prevalência da infecção pelo HIV, da sífilis e das Hepatite B e C entre homens que fazem sexo com homens (HSH) no Brasil, e avaliar os conhecimentos, atitudes e práticas sexuais nesta população a fim de subsidiar as políticas públicas de prevenção e assistência nesta população específica no país. O estudo tem, ainda, os seguinte objetivos específicos: I. Estimar a taxa de prevalência de HIV, sífilis e hepatite B e C; II. Identificar os fatores associados à vulnerabilidade à infecção pelo HIV, sífilis e hepatites B e C; III. Identificar fatores associados ao comportamento, atitudes e práticas frente à infecção pelo HIV, sífilis e hepatites B e C e outras DST; IV. Caracterizar as diferenças sociodemográficas nas práticas de risco relacionadas à infecção pelo HIV, sífilis e hepatites B e C; V. Estimar a prevalência de comportamento sexual de risco por tipo de parceria sexual; VI. Descrever o nível de conhecimento quanto às diferentes formas de transmissão do HIV; VII. Estimar a prevalência de eventos de violência e homofobia em homens que fazem sexo com homens. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Francisco Marto Leal Pinheiro Júnior - Integrante / Lígia Kerr - Coordenador.
      Membro: Francisco Marto Leal Pinheiro Junior.
    7. 2014-2015. Prognostico da Acuidade Visual com lente de contato rigida gas permeavel nos pacientes com Ceratocone, utilizando o refrator Green
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) . Integrantes: Francisco Marto Leal Pinheiro Júnior - Coordenador / Marcelo de Almeida Pinheiro Lima - Integrante / Victor Meneses de Arruda Carlos - Integrante / Vinicius José Fernandes Dias - Integrante / Evânio Dias Martins - Integrante / Graziela Viana - Integrante / Karlos Frederico Castelo Branco Sancho - Integrante.
      Membro: Francisco Marto Leal Pinheiro Junior.
    8. 2013-2018. Fatores Associados a Prevalencia do HIV, da Sifilis, das Hepatite B e C na Populacao Penitenciaria Feminina do Brasil
      Descrição: A população carcerária brasileira é a quarta maior do mundo. Estimada em aproximadamente 514 mil pessoas, revela uma taxa de 269 presos por 100 mil habitantes. Cerca de 90% destes presidiários estão custodiados no sistema penitenciário. Em todo o mundo, a população penitenciária apresenta taxas de desordens físicas e psiquiátricas superiores à população em geral. Essa situação é ainda mais preocupante no que concerne a saúde das presidiárias. Vem sendo registrado que a população feminina apresenta prevalência de doenças e abuso de drogas ilícitas superiores a população masculina. Na última década, a população feminina em regime fechado cresceu cerca de 180%, crescimento bem superior aos 42% observado entre os homens. Estudo transversal, de abrangência nacional, composto por presidiárias dos seguintes estados brasileiros: Pará e Rondônia, na região Norte, Ceará e Pernambuco, na região Nordeste, Minas Gerais e São Paulo, na região Nordeste, Distrito Federal e Mato Grosso, na região Centro Oeste, e Paraná e Rio Grande do Sul, na região Sul. A necessidade de implementação de uma política pública de inclusão social que atente para a promoção dos direitos humanos dos presidiários aponta para a importância da reorientação do modelo assistencial, a fim de atender às carências manifestas por esta população e a lei acima referida. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . Integrantes: Francisco Marto Leal Pinheiro Júnior - Integrante / Raimunda hermelinda Maia Macena - Integrante / Roberto da Justa Pires Neto - Integrante / Déborah Gurgel Freire - Integrante / Ligia Regina Franco Sansigolo Kerr - Coordenador / Alberto Novaes Ramos Jr - Integrante / Bernard Carl Kendall - Integrante / Marli Terezinha Gimeniz Galvão - Integrante / Rosa Salani Mota - Integrante / Isabelle Silva Gama - Integrante / David Seal - Integrante / Maria Inês Costa Dourado - Integrante / Mark Drew Guimarães - Integrante / Ana Brito - Integrante.
      Membro: Francisco Marto Leal Pinheiro Junior.
    9. 2012-2018. Inquerito Nacional de Saude na Populacao Penitenciaria Feminina e de Servidoras Prisionais
      Descrição: O projeto tem como objetivos gerais: (1) avaliar as condições de saúde no que diz respeito às doenças transmissíveis e não transmissíveis mais prevalentes na população de mulheres privadas de liberdade e servidoras prisionais nas penitenciárias e presídios brasileiros; (2) subsidiar a implantação do Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário, bem como contribuir para o controle e redução dos agravos mais frequentes à saúde desses segmentos sociais. O projeto visa ainda articular as unidades e equipes de saúde do sistema penitenciário com as unidades e equipes de saúde do SUS, incentivando a adoção de estratégias multiprofissionais.... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . Integrantes: Francisco Marto Leal Pinheiro Júnior - Integrante / Roberto da Justa Pires Neto - Coordenador / Déborah Gurgel Freire - Integrante / Isabelle Gama - Integrante / Ligia Regina Franco Sansigolo Kerr - Integrante / Alberto Novaes Ramos Jr - Integrante / Bernard Carl Kendall - Integrante / Marli Terezinha Gimeniz Galvão - Integrante / Rosa Salani Mota - Integrante / José Gomes Bezerra Filho - Integrante / Eriza Parente - Integrante. Financiador(es): Diretoria Executiva do Fundo Nacional de Saúde - Auxílio financeiro.
      Membro: Francisco Marto Leal Pinheiro Junior.
    10. 2012-2018. Inquerito nacional sobre saude e violencia na populacao penitenciaria feminina e em servidoras prisionais
      Descrição: O presente projeto tem como objetivo geral caracterizar as situações de violência e suas repercussões na saúde da população penitenciária feminina e agentes prisionais do Brasil. E seus objetivos específicos são: 1. Estimar a prevalência dos episódios de violência sofridos e/ou perpetrados entre a população penitenciária feminina e agentes prisionais brasileiras. 2. Caracterizar as tipologias da violência sofrida e/ou perpetrada pelas mulheres presas e agentes prisionais; 3. Identificar os possíveis fatores associados à ocorrência dos diferentes eventos de violência entre a população penitenciária feminina e agentes prisionais; 4. Relacionar as características da pena cometida e a exposição aos diversos tipos de violência. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . Integrantes: Francisco Marto Leal Pinheiro Júnior - Integrante / Roberto da Justa Pires Neto - Integrante / Déborah Gurgel Freire - Integrante / Ligia Regina Franco Sansigolo Kerr - Coordenador / Alberto Novaes Ramos Jr - Integrante / Bernard Carl Kendall - Integrante / Marli Terezinha Gimeniz Galvão - Integrante / Rosa Salani Mota - Integrante / José Gomes Bezerra Filho - Integrante / Isabelle Silva Gama - Integrante / Renan Magalhães Montenegro Júnior - Integrante / David Seal - Integrante / Fabrício Bitu Sousa - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Francisco Marto Leal Pinheiro Junior.
    11. 2012-2014. Situacao de saude e efeito das acoes de promocao da saude em Fisioterapia junto a idosos
      Descrição: A perda de função, sem uma abordagem multiprofissional direcionada, pode ser determinante para a institucionalização do idoso, o aumento da incidência das doenças crônico-degenerativas, dos gastos financeiros com os idosos e, consequentemente, do comprometimento da sua qualidade de vida e do risco de mortalidade. Esta pesquisa-ação tem por objetivo avaliar a situação de saúde e os efeitos das ações de promoção da saúde em fisioterapia junto a idosos. A coleta de dados consistirá no diagnostico situacional da caracteristicas sócio-funcional de idosos abrigados em ILPI na cidade de Fortaleza/Ce. A segunda etapa consisitirá na elaboração e desenvolvimento de um conjunto de atividades, em forma de oficinas, com temática mensal pertinente ao desenvolvimento e ao estímulo de funções e capacidades a serem realizadas durante um ano, em encontros semanais com duração de uma hora, utilizando técnicas de grupos, para lidar com a dimensão coletiva e interativa da investigação. Ao final aidosas serão reavaliadas. Os instrumentos de coleta de dados serão diário de campo, relatos orais, observação participante e questionários validados internacionalmente tais como índice de Barthel e adaptação dos seguintes instrumentos: Escala de Atividades de Vida Diárias de Katz; a Escala de AIVDs de Lawton; a Brasilian OARS Multidimensional Functional Assessment Questionare (BOMFAQ); a Índice de Barthel; a Medida de Independência Funcional (MIF); a Get Up and Go (GUG); a Timed Get Up and Go (TGUG); a Escala equilíbrio funcional de Berg e a Performace-Oriented Mobility Assessment (POMA). O Projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFC... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Francisco Marto Leal Pinheiro Júnior - Integrante / Raimunda hermelinda Maia Macena - Coordenador / Rosianne Henrique de Freitas Silva - Integrante / Rayanne Moreira da Cunha - Integrante / Darling Késcia Peixoto Araújo Braga - Integrante.
      Membro: Francisco Marto Leal Pinheiro Junior.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Menção Honrosa por trabalho premiado na III Jornada de Fisioterapia da UFC, Universidade Federal do Ceará.. 2013.
      Membro: Francisco Marto Leal Pinheiro Júnior.
    2. Melhor Índice de Rendimento Acadêmico do Curso de Fisioterapia de 2011.1 da Faculdade Christus - Prêmio Cultural Professor Roberto de Carvalho Rocha, Faculdade Christus.. 2011.
      Membro: Francisco Marto Leal Pinheiro Júnior.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (9)
    1. IV Seminário Internacional de Pesquisa em Prisão..INEQUIDADES EM SAÚDE ENTRE MULHERES PRIVADAS DE LIBERDADE E A POPULAÇÃO GERAL NO BRASIL. 2018. (Seminário).
    2. 11º CONGRESSO DE HIV/AIDS E 4º CONGRESSO DE HEPATITES VIRAIS. PREVALENCIA DE HEPATITE B E C E TESTAGEM PARA HEPATITES VIRAIS EM UNIDADES PRISIONAIS FEMININAS BRASILEIRAS. 2017. (Congresso).
    3. X Congresso Brasileiro de Epidemiologia. MAGNITUDE E FATORES DE RISCO À HIPERTENSÃO ARTERIAL E DIABETES ENTRE PRESIDIÁRIAS NO BRASIL. 2017. (Congresso).
    4. IX Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Fatores associados a não realização do teste anti-HIv entre travestis. 2014. (Congresso).
    5. IX Fórum latino-Americano e do Caribe em HIV/Aids e DST. Coinfecção HIV/Tuberculose na População Prisional: Prevalência, diagnóstico e Perfil Clínico. 2012. (Congresso).
    6. X Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. COMPORTAMENTOS E PRÁTICAS SEXUAIS DE PRESIDIÁRIOS DO ESTADO DO CEARÁ. 2012. (Congresso).
    7. XXI Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia e III Congresso Nacional de Fisioterapia na Saúde Coletiva. Utilização de casos Clínicos como Instrumento de Ensino Teórico-Prático na Monitoria Acadêmica da Disciplina Fisioterapia Pneumológica. 2012. (Congresso).
    8. Conferência Norte-Nordeste em Cardiorrespiratória. Repercussões Hemodinâmicas do Reanimador de Muller em Pacientes sob Ventilação Mecânica Invasiva. 2011. (Congresso).
    9. VIII Encontro de Iniciação a docencia da Faculdade Christus.Métodos Diagnósticos para Tuberculose: Técnicas atuais e perspectivas futuras. 2011. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (3)
    1. PINHEIRO JÚNIOR, F. M. L.. 11º Congresso Brasileiro de Epidemiologia. 2021. (Congresso).. . 0.
    2. PINHEIRO JÚNIOR, F. M. L.. Membro da CPA - comissão própria de avaliação, da FEPAR. 2008. (Outro).. . 0.
    3. PINHEIRO JÚNIOR, F. M. L.. Projeto conhecendo o corpo humano. 2007. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (3)
    • Francisco Marto Leal Pinheiro Júnior ⇔ Dayse Paixão e Vasconcelos (2.0)
      1. ALVES, A. Eulânia S. ; VASCONCELOS, Dayse Paixão e ; JUNIOR, F. M. L. P. ; SILVA, Kellyanne Abreu ; SILVA, RM. INCIDÊNCIA DE SÍFILIS CONGÊNITA NO ESTADO DO CEARÁ ENTRE 2008 E 2016. Em: X Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2017, Florianópolis. Anais do X Congresso Brasileiro de Epidemiologia, v. 1, p. 1-1, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. ALVES, A. E. S. ; VASCONCELOS, D. P. E. ; PINHEIRO JÚNIOR, FRANCISCO MARTO LEAL ; SILVA, K. A. ; SILVA, R. M.. MORTALIDADE POR LESÕES AUTOPROVOCADAS EM DIFERENTES GRUPOS ETÁRIOS NO ESTADO DO CEARÁ. Em: X Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2017, Florianópolis. Anais do X Congresso Brasileiro de Epidemiologia, v. 1, p. 1-1, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Francisco Marto Leal Pinheiro Júnior ⇔ Ana Paula Pires Lázaro (1.0)
      1. Ana Paula Lazaro; José Milton de Castro Lima ; Eder Janes Cavalcante Guerra ; Francisco Marto Leal Pinheiro Junior ; Clarisse Mourão Melo Ponte ; Virginia Oliveira Fernandes ; Renan Magalhães Montenegro Junior. RESISTÊNCIA À INSULINA E DIABETES MELLITUS EM PORTADORES DE HEPATITE C: PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS. Em: 31º Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia, 2014, Curitiba. Anais do 31º Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia, v. 58, p. 116-116, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Francisco Marto Leal Pinheiro Júnior ⇔ Kellyanne Abreu Silva (1.0)
      1. VASCONCELOS,D. P. ; PINHEIRO JUNIOR, F. M. L. ; FROTA, M. C. ; SILVA, K. A. ; BRITO, A. V. ; RIGOTTO, R. M.. Como o processo produtivo de pescadores artesanais influencia no processo saúde-doença. Em: 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2012, Porto Alegre. 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Saúde Coletiva-ABRASCO, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 17/02/2022 16:48:16