Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - Faculdade de Medicina - UFC [Turmas de Mestrado ano 2010]

Raimunda Rosilene Magalhaes Gadelha

Graduada Bacharel em Fisioterapia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Especialista em Fisioterapia Hospitalar pela Faculdade Integrada do Ceará (FIC), Especialista em Educação na Saúde para Preceptores do SUS (Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa / Ministério da Saúde), Especialista em Docência na Saúde (Universidade Federal do Rio Grande do Sul / Ministério da Saúde), Especialista em Gestão em Saúde (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira/ Ministério da Saúde), Especialista em Pesquisa Clínica (Faculdade de Educação em Ciência da Saúde/ Hospital Oswaldo Cruz/ Ministério da Saúde), Especialista em Fisioterapia Pélvica - Uroginecologia Funcional (Faculdade Inspirar) e Mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem ampla experiência em Fisioterapia Intensivista Adulto Hospital Geral de Fortaleza (HGF). Fisioterapeuta da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (HGF). Fisioterapeuta do Ambulatório de Uroginecologia (HGF). Coordenadora do Programa de Residência em Terapia Intensiva Neonatal (HGF). Docente e Coordenadora do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Católica de Quixadá (UNICATÓLICA). Tutora do Projeto PET GraduaSUS (UNICATÓLICA). Membro do Grupo de Pesquisa em Simulação Realística, Inovação e Tecnologia em Saúde (UNICATÓLICA). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Fisioterapia em Uroginecologia e Coloproctologia (UNICATÓLICA). Coordenadora do Projeto aprovado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPq 2018-2019 "Elaboração e validação de uma cartilha de ginástica laboral para colaboradores de uma fábrica". Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Fisioterapia em Uroginecologia e Coloproctologia (UNICATÓLICA). Coordenadora do Projeto aprovado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPq 2019-2020 ?Das incubadoras ao meio líquido: um estudo quase-experimental sobre a implantação da hidroterapia com ofurô em um hospital maternidade de referência em Quixadá-CE?. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1875800677260973 (02/12/2020)
  • Rótulo/Grupo: Discente 2010
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2009-HOJE
  • Endereço: HOSPITAL GERAL DE FORTALEZA, FISIOTERAPIA. Rua Avila Goulart 900 Papicu 60155290 - Fortaleza, CE - Brasil Telefone: (085) 31013165
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2019-Atual. DAS INCUBADORAS AO MEIO LIQUIDO: UM ESTUDO QUASE-EXPERIMENTAL SOBRE A IMPLANTACAO DA HIDROTERAPIA COM OFURO EM UM HOSPITAL MATERNIDADE DE REFERENCIA EM QUIXADA-CE
      Descrição: Projeto aprovado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPq 2019-2020. O ofurô tem sido utilizado na UTIN como uma modalidade de fisioterapia aquática capaz de propiciar aos RNPTs uma sensação semelhante àquela do útero materno, fornecendo um momento prazeroso, de relaxamento e aconchego, favorecendo assim a organização neurocomportamental por meio do banho em imersão no balde. Portanto, trata-se de um procedimento protetor para o RN. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Raimunda Rosilene Magalhaes Gadelha - Coordenador / Débora Moreno Araújo - Integrante.
      Membro: Raimunda Rosilene Magalhaes Gadelha.
    2. 2019-Atual. Uso de Realidade Virtual com os Oculos Gear Vr para Orientacao de Puerperas Sobre Aleitamento Materno em Recem-Nascidos
      Descrição: A prematuridade é definida como o recém-nascido de idade gestacional inferior a 37 semanas e com peso de nascimento igual ou inferior a 2.500 gramas. Na condição de acompanhante, a mãe do prematuro é submetida à rotina hospitalar, que inclui, com grande frequência, as circunstâncias de indicação clínica do bebê não ser amamentado. Isso implica a necessidade de manutenção da lactação, incentivar o vínculo mãe-bebê, atentar para os sentimentos negativos que a mãe pode apresentar, além de desenvolver ações para o início precoce da ordenha mamária e prover atitudes para o incentivo futuramente do aleitamento materno. O objetivo dessa pesquisa é desenvolver e avaliar a eficácia de um software de realidade virtual para óculos GEAR VR para aumentar a eficiência na estimulação do aleitamento materno. Trata-se de um estudo experimental do tipo ensaio clínico randomizado. Será realizada na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e na Unidade de Cuidados Intermediários Convencionais (UCINCo) em um hospital maternidade de referência em Quixadá-CE.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Raimunda Rosilene Magalhaes Gadelha - Coordenador / Débora Moreno Araújo - Integrante / Maria Mônica Siqueira de Alencar Almeida - Integrante.
      Membro: Raimunda Rosilene Magalhaes Gadelha.
    3. 2018-Atual. Elaboracao e validacao de uma cartilha de ginastica laboral para colaboradores de uma fabrica
      Descrição: Projeto aprovado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPq 2018-2019. Os afastamentos de trabalho propiciam desgastes para o funcionário, patrão e para a sociedade. O Brasil gasta anualmente em média 20 milhões de reais com acidentes e doenças laborais. Dos afastamentos de trabalho por doença ocupacional, 70% deles são por conta de doenças osteomusculares, acarretando incapacidades e perda de renda. Conscientizar estes colaboradores sobre a prevenção de doenças é de fundamental importância para a qualidade de vida dos mesmos. Com isso, este trabalho visa a elaboração e validação de uma cartilha com instrução sobre exercícios de ginástica laboral, com o objetivo de prevenir o surgimento de Lesões por Esforço Repetitivo (LER) ou Distúrbios Osteoarticulares Relacionados ao Trabalho (DORT´s). Trata-se de Pesquisa-ação, descritiva, na modalidade de educação em saúde, em que será confeccionada uma cartilha como material de apoio para a promoção de saúde dos trabalhadores, o processo se dará em duas etapas; construção da cartilha e validação da mesma. A pesquisa acontecerá entre os meses de janeiro e novembro de 2018 em uma fábrica de Leite e derivados localizada na cidade de Quixeramobim/CE. Após a criação da cartilha, a mesma será validada por nove juízes (n = 3 funcionários, n = 3 profissional da saúde e n = 3 profissional de tecnologia da informação) (CARDOSO, 2016).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Raimunda Rosilene Magalhaes Gadelha - Coordenador / Thiago Brasileiro de Vasconcelos - Integrante / Natalia Jacinto de Almeida Leal - Integrante / Maria Bruna Madeiro da Silva - Integrante.
      Membro: Raimunda Rosilene Magalhaes Gadelha.
    4. 2018-Atual. GRUPO DE PESQUISA EM SIMULACAO REALISTICA, INOVACAO E TECNOLOGIA EM SAUDE
      Descrição: Este Grupo de Pesquisa é centrado em dois temas de suma importância da área da saúde atual: simulação realística, tecnologia e inovação em saúde. A simulação clínica com o emprego dos simuladores é destacada na literatura como uma excelente estratégia que possibilita o desenvolvimento do pensamento crítico, bem como o aumento da habilidade para a avaliação e decisão fisioterapêutica que será requerida na prática assistencial.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Raimunda Rosilene Magalhaes Gadelha - Coordenador / MARIZA MARIA ALVES BARBOSA - Integrante / Karine Maria Martins Bezerra Carvalho - Integrante / Newlene Maria Nunes Magalhaes - Integrante.
      Membro: Raimunda Rosilene Magalhaes Gadelha.
    5. 2017-Atual. Grupo de Pesquisa em Fisioterapia em Uroginecologia e Coloproctologia
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) . Integrantes: Raimunda Rosilene Magalhaes Gadelha - Coordenador.
      Membro: Raimunda Rosilene Magalhaes Gadelha.
    6. 2009-2012. Fatores de Risco para Obito por Tuberculose em Pacientes Coinfectados com HIV/Aids na Cidade de Fortaleza
      Descrição: O presente projeto tem como objetivo avaliar fatores associados a óbito por tuberculose em indivíduos portadores de infecção por HIV/Aids, maiores que 12 anos, residentes em Fortaleza - CE, Trata-se de um estudo retrospectivo com busca de informações em Sistemas de Informação (SIM, SINAN, SISCEL) e em prontuários médicos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Raimunda Rosilene Magalhaes Gadelha - Integrante / Clauni Nobre Holanda - Integrante / - Integrante / Terezinha do Menino Jesus Silva - Integrante / - Integrante / Valéria Goes Ferreira Pinheiro - Integrante / - Integrante / Thais Lobo Herzer - Integrante / - Integrante / Dalila Augusto Peres - Integrante / - Integrante / Monica Cardoso Façanha - Integrante / - Integrante / Ana Lúcia Sudário Dias Branco - Integrante / - Integrante / Christiana Maria Oliveira Nogueira - Integrante / - Integrante / Roberto da Justa Pires Neto - Coordenador. - Coordenador. Financiador(es): Fundo Global Tuberculose Brasil - Auxílio financeiro - Auxílio financeiro.
      Membro: Raimunda Rosilene Magalhaes Gadelha.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (13)
      1. I ENCONTRO DE PLANEJAMENTO COM NÚCLEO ESTRUTURANTE. 2013. (Encontro).
      2. 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2012. (Congresso).
      3. IV Congresso Internacional de Odontologia / XVIII Congresso Cearense de Odontologia. 2012. (Congresso).
      4. V CONGRESSO INTERNACIONAL DE FISIOTERAPIA MANUAL. 2012. (Congresso).
      5. I CURSO DE PESQUISA CLÍNICA E EPIDEMIOLÓGICA EM FISIOTERAPIA.PESQUISA EM FISIOTERAPIA: A PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS E MODELOS DE ESTUDOS. 2011. (Outra).
      6. I SEMANA DA FISIOTERAPIA - FCRS.FISIOTERAPIA HOSPITALAR. 2011. (Encontro).
      7. VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE EPIDEMIOLOGIA "EPIDEMIOLOGIA E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE". 2011. (Congresso).
      8. VI JORNADA DE FISIOTERAPIA DO HGF. 2011. (Encontro).
      9. 5º CONGRESSO INTERNACIONAL DE FISIOTERAPIA. 2010. (Congresso).
      10. I CONGRESSO BRASILEIRO DE POLÍTICA, PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SAÚDE. 2010. (Congresso).
      11. IV CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE PESQUISA QUALITATIVA EM SAÚDE - IV CONGRESO IBEROAMERICANO DE INVESTIGACIÓN CUALITATIVA EN SALUD. 2010. (Congresso).
      12. IV JORNADA DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL.Medidas Básicas para o Controle de Infecções em Serviços de Saúde. 2009. (Outra).
      13. IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2009. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (7)
      1. GADELHA, R. R. M.; VASCONCELOS, T. B.. II MOSTRA ACADÊMICA DE PRÓTESES E ÓRTESES: REABILITAÇÃO DE AMPUTADOS - DESAFIOS E CONQUISTAS. 2017. Outro
      2. GADELHA, R. R. M.; BARBOSA, M. M. A.. V MOSTRA CIENTÍFICA DE FISIOTERAPIA DA UNICATÓLICA. 2017. Outro
      3. GADELHA, R. R. M.. II JORNADA DE FISIOTERAPIA DO SERTÃO CENTRAL. 2013. (Outro).. . 0.
      4. GADELHA, R. R. M.; SILVA, D. S. ; BARBOSA, M. U. F.. Projeto de Extensão Fisioterapia Desportiva nos Jogos Abertos do Interior. 2013. Outro
      5. GADELHA, R. R. M.. IV Congresso Internacional de Odontologia / XVIII Congresso Cearense de Odontologia. 2012. (Congresso).. . 0.
      6. GADELHA, R. R. M.. I JORNADA DE FISIOTERAPIA DO SERTÃO CENTRAL. 2012. (Outro).. . 0.
      7. GADELHA, R. R. M.; CERDEIRA, D. Q. ; COSTA, L. B. ; NUNES, T. T. V. ; PINHEIRO, S. S.. III JORNADA DE FISIOTERAPIA NO IV EXPRESSÃO CATÓLICA. 2009. Outro

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      Data de processamento: 17/02/2022 16:34:43