Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - Faculdade de Medicina - UFC [Turmas de Mestrado ano 2010]

Total de projetos de pesquisa


Número total de itens: 103

2020

1.   2020-Atual. Atuacao da ESF na Saude do Trabalhador e no Ambiente da agricultura familiar no semiarido nordestino brasileiro
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Andrezza Graziella Veríssimo Pontes - Coordenador / Yasmin Joici Nogueira Régis - Integrante. Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro.
Membro: Andrezza Graziella Verissimo Pontes.
2.   2020-Atual. Atuacao da ESF na Saude do Trabalhador e no Ambiente da Pesca litoral nordestino brasileiro
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Andrezza Graziella Veríssimo Pontes - Coordenador / Fernando Vinicius de Oliveira Silva - Integrante. Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro.
Membro: Andrezza Graziella Verissimo Pontes.
3.   2020-Atual. Perfil Epidemiologico dos casos confirmados da COVID-19 no municipio de Mossoro/RN
Descrição: As estratégias e ações da saúde pública no combate ao novo coronavírus (COVID-19) são desafiadoras, visto que a produção de dados epidemiológicos deve ocorrer de maneira contínua devido ao caráter emergencial da doença. Dessa forma, descreveremos a epidemiologia dos casos confirmados da COVID-19 no município de Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil. Realizaremos um levantamento retrospectivo analítico através das informações notificadas nas fichas de investigação de suspeita de Síndrome Gripal e nas fichas de pacientes graves hospitalizados. Os dados analisados serão de pacientes que tiveram diagnóstico confirmado para estabelecer associações do perfil epidemiológico e outras variáveis como desfecho do quadro clínico, achados laboratoriais, exames de imagem, entre outros. Além disso, o mapeamento da doença no território será importante, sobretudo, para contribuir com as ações e políticas de saúde pública na região. É primordial realizar a constante atualização desses dados para contribuirmos para a mitigação da doença no município de Mossoró.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Jennifer do Vale e Silva - Coordenador / Andréa Taborda Ribas da Cunha - Integrante / Andiara Araújo Cunegundes de Brito - Integrante / MAIARA DE MORAES - Integrante / SIDNEI MIYOSHI SAKAMOTO - Integrante / SONIA ELIZABETH LÓPEZ CARRILLO - Integrante / KALIDYJAMAYRA OLIVEIRA REIS DE FREITAS - Integrante / JANAINA MACIEL DE QUEIROZ - Integrante.
Membro: Jennifer do Vale e Silva.

2019

1.   2019-Atual. A Estrategia Saude da Familia na Saude do Trabalhador da pesca artesanal.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Andrezza Graziella Veríssimo Pontes - Coordenador / Pedro Arthur Oliveira do Nascimento - Integrante.
Membro: Andrezza Graziella Verissimo Pontes.
2.   2019-Atual. DAS INCUBADORAS AO MEIO LIQUIDO: UM ESTUDO QUASE-EXPERIMENTAL SOBRE A IMPLANTACAO DA HIDROTERAPIA COM OFURO EM UM HOSPITAL MATERNIDADE DE REFERENCIA EM QUIXADA-CE
Descrição: Projeto aprovado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPq 2019-2020. O ofurô tem sido utilizado na UTIN como uma modalidade de fisioterapia aquática capaz de propiciar aos RNPTs uma sensação semelhante àquela do útero materno, fornecendo um momento prazeroso, de relaxamento e aconchego, favorecendo assim a organização neurocomportamental por meio do banho em imersão no balde. Portanto, trata-se de um procedimento protetor para o RN. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Raimunda Rosilene Magalhaes Gadelha - Coordenador / Débora Moreno Araújo - Integrante.
Membro: Raimunda Rosilene Magalhaes Gadelha.
3.   2019-Atual. Producao de indicadores para avaliacao das condicoes de vida das familias e acesso aos servicos de atencao primaria em territorios do litoral e do sertao do Ceara e do Rio Grande do Norte
Descrição: Reconhecer os impactos a saúde resultantes do modelo de desenvolvimento neoextrativista, que gera agravos à saúde de famílias rurais, que vivem no sertão e no litoral nordestino é fundamental para avançar nas políticas sociais. Na ESF as ações de vigilância a saúde, de atenção e promoção da saúde permanecem fragmentadas sem a devida interação e leitura da dinâmica do território, considerando a análise das condições de vida de populações vulnerabilizadas, como pescadores (as) artesanais e agricultores (as) familiares. Há limitações de acesso à educação, transporte público, comunicação, saneamento e acesso insuficiente aos serviços de saúde, com presença de conflitos, violências, mortes, acidentes químicos acarretando problemas relacionados ao ambiente-trabalho, que permanecem invisibilizados. A Fiocruz Ceará recebeu a demanda dos Movimentos Populares: Comissão Pastoral dos Pescadores; Movimento de Mulheres Pescadoras, Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra, Cáritas Diocesana de realizar um diagnóstico das condições de vida destas populações. Nesse contexto pergunta-se: Como está as condições de vida e o acesso aos serviços de saúde das famílias que vivem da pesca artesanal e da agricultura familiar em territórios do sertão e do litoral nordestino? Este projeto aborda as condições de vida e o acesso aos serviços da ESF, de famílias e indivíduos que residem e tem seu modo de vida alicerçado na agricultura familiar e na pesca artesanal, em quatro municípios (Apodi e Areia Branca, no Rio Grande do Norte; Fortim e Novo Oriente, no Ceará). Estes apresentam menos de 10% da população com plano de saúde privado, e Novo Oriente, no sertão do Ceará, 99,5% da população depende do SUS. Pretende-se produzir indicadores qualitativos e quantitativos para a abordagem das populações sertanejas e das águas, pela equipe de saúde da família, com o intuito de contribuir para melhoria na atenção, vigilância e promoção da saúde. Espera-se subsidiar os movimentos populares do campo e das águas na luta por saúde e por outras políticas intersetoriais com vistas a superar as iniquidades em saúde rural. Nesse sentido, publicizar os conhecimentos produzidos em: um caderno de narrativas populares, um vídeo, um álbum seriado, dois artigos científicos, e dois seminários, organizados, a partir da educação popular em saúde, serão estratégias pedagógicas e didáticas para dialogar com os profissionais de saúde, comunidades e movimentos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Jennifer do Vale e Silva - Integrante / Andrezza Graziella Veríssimo Pontes - Integrante / Ana Cláudia de Araújo Teixeira - Integrante / Lázaro Fabrício de França Souza - Integrante / Vanira Matos Pessoa - Coordenador / Fernando Ferreira Carneiro - Integrante / Marcelo Firpo de Souza Porto - Integrante / Marina Tarnowski Fasanello - Integrante.
Membro: Jennifer do Vale e Silva.
Descrição: Reconhecer os impactos a saúde resultantes do modelo de desenvolvimento neoextrativista, que gera agravos à saúde de famílias rurais, que vivem no sertão e no litoral nordestino é fundamental para avançar nas políticas sociais. Na ESF as ações de vigilância a saúde, de atenção e promoção da saúde permanecem fragmentadas sem a devida interação e leitura da dinâmica do território, considerando a análise das condições de vida de populações vulnerabilizadas, como pescadores (as) artesanais e agricultores (as) familiares. Há limitações de acesso à educação, transporte público, comunicação, saneamento e acesso insuficiente aos serviços de saúde, com presença de conflitos, violências, mortes, acidentes químicos acarretando problemas relacionados ao ambiente-trabalho, que permanecem invisibilizados. A Fiocruz Ceará recebeu a demanda dos Movimentos Populares: Comissão Pastoral dos Pescadores; Movimento de Mulheres Pescadoras, Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra, Cáritas Diocesana de realizar um diagnóstico das condições de vida destas populações. Nesse contexto pergunta-se: Como está as condições de vida e o acesso aos serviços de saúde das famílias que vivem da pesca artesanal e da agricultura familiar em territórios do sertão e do litoral nordestino? Este projeto aborda as condições de vida e o acesso aos serviços da ESF, de famílias e indivíduos que residem e tem seu modo de vida alicerçado na agricultura familiar e na pesca artesanal, em quatro municípios (Apodi e Areia Branca, no Rio Grande do Norte; Fortim e Novo Oriente, no Ceará). Estes apresentam menos de 10% da população com plano de saúde privado, e Novo Oriente, no sertão do Ceará, 99,5% da população depende do SUS. Pretende-se produzir indicadores qualitativos e quantitativos para a abordagem das populações sertanejas e das águas, pela equipe de saúde da família, com o intuito de contribuir para melhoria na atenção, vigilância e promoção da saúde. Espera-se subsidiar os movimentos populares do campo e das águas na luta por saúde e por outras políticas intersetoriais com vistas a superar as iniquidades em saúde rural. Nesse sentido, publicizar os conhecimentos produzidos em: um caderno de narrativas populares, um vídeo, um álbum seriado, dois artigos científicos, e dois seminários, organizados, a partir da educação popular em saúde, serão estratégias pedagógicas e didáticas para dialogar com os profissionais de saúde, comunidades e movimentos sociais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Andrezza Graziella Veríssimo Pontes - Integrante / Jennifer do Vale e Silva - Integrante / Ana Cláudia de Araújo Texeira - Integrante / Vanira Matos Pessoa - Coordenador / Marcelo Firpo Porto - Integrante / Fernando Ferreira Carneiro - Integrante / Lázaro Fabrício de França Souza - Integrante / Marina Tarnowski Fasanello - Integrante. Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro.
Membro: Andrezza Graziella Verissimo Pontes.
4.   2019-Atual. Saude do trabalhador e ambiente na agricultura camponesa em territorio do sertao nordestino brasileiro
Descrição: Reconhecer os impactos a saúde resultantes do modelo de desenvolvimento neoextrativista, que gera agravos à saúde de famílias rurais, que vivem no sertão nordestino é fundamental para avançar nas políticas sociais. Na Estratégia Saúde da Família (ESF) as ações de vigilância, atenção e promoção da saúde permanecem fragmentadas sem a devida interação e leitura da dinâmica do território que considere a análise das condições de trabalho e de ambiente de populações vulnerabilizadas, como agricultores (as) familiares. Estes inserem-se em contextos de conflitos, violências, mortes, acidentes químicos, entre outros, acarretando problemas de saúde relacionados ao ambiente e ao trabalho, que permanecem invisibilizados. Objetiva-se analisar as condições de saúde do trabalhador e de ambiente na agricultura familiar em território do sertão nordestino brasileiro. Este estudo faz parte da pesquisa ?Produção de indicadores para avaliação das condições de vida das famílias e o acesso aos serviços de Atenção Primária à Saúde em territórios do litoral e do sertão do Ceará e Rio Grande do Norte?, coordenada pela Fiocruz-Ceará, aprovado pelo Programa Inova Fiocruz (Edital de geração de conhecimento ? novos talentos). Pesquisa qualitativa, cuja técnica utilizada será grupo focal com trabalhadores e trabalhadoras da agricultura familiar de Apodi, Rio Grande do Norte, Brasil. Espera-se valorizar o trabalho e os trabalhadores (as) da agricultura familiar, oportunizando visibilidade das suas atividades e dos produtos resultantes destas; explicitar a situação de trabalho e saúde de mulheres e homens que trabalham na agricultura relativos às principais cargas de trabalho, problemas, agravos e doenças relacionados ao trabalho, além da questão ambiental; e fomentar a abordagem das populações sertanejas pela ESF, com o intuito de contribuir para melhoria da atenção, vigilância e promoção da saúde.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Andrezza Graziella Veríssimo Pontes - Coordenador / Yasmin Joyci Nogueira Regis - Integrante / Fernando Vinícius de Oliveira Silva - Integrante.
Membro: Andrezza Graziella Verissimo Pontes.
5.   2019-Atual. Saude do trabalhador e ambiente na pesca artesanal em territorio do litoral nordestino brasileiro
Descrição: Na Estratégia Saúde da Família (ESF) as ações de vigilância, atenção e promoção da saúde permanecem fragmentadas sem a devida interação e leitura da dinâmica do território que considere a análise das condições de trabalho e de ambiente de populações vulnerabilizadas, como pescadores artesanais e marisqueiras. Estes inserem-se em contextos de conflitos, violências, mortes, acidentes de trabalho, entre outros, acarretando problemas de saúde relacionados ao ambiente e ao trabalho, que permanecem invisibilizados. Objetiva-se analisar as condições de saúde do trabalhador e de ambiente na pesca artesanal em território do litoral nordestino brasileiro. Este estudo faz parte da pesquisa ?Produção de indicadores para avaliação das condições de vida das famílias e o acesso aos serviços de Atenção Primária à Saúde em territórios do litoral e do sertão do Ceará e Rio Grande do Norte?, coordenada pela Fiocruz-Ceará, aprovado pelo Programa Inova Fiocruz (Edital de geração de conhecimento ? novos talentos). Pesquisa qualitativa, cuja técnica utilizada será grupo focal com pescadores artesanais e marisqueiras de Icapuí, Ceará, Brasil. Espera-se valorizar o trabalho e os trabalhadores (as) da pesca artesanal, oportunizando visibilidade das suas atividades e dos produtos resultantes destas; explicitar a situação de trabalho e saúde de mulheres e homens que trabalham na pesca artesanal relativos às principais cargas de trabalho, problemas, agravos e doenças relacionados ao trabalho, além da questão ambiental; e fomentar a abordagem das populações das águas pela ESF, com o intuito de contribuir para melhoria da atenção, vigilância e promoção da saúde.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Andrezza Graziella Veríssimo Pontes - Coordenador / Laíse Raquel Mendes Cabral - Integrante / Luiz Paulo Nunes Neto - Integrante.
Membro: Andrezza Graziella Verissimo Pontes.
6.   2019-Atual. Uso de Realidade Virtual com os Oculos Gear Vr para Orientacao de Puerperas Sobre Aleitamento Materno em Recem-Nascidos
Descrição: A prematuridade é definida como o recém-nascido de idade gestacional inferior a 37 semanas e com peso de nascimento igual ou inferior a 2.500 gramas. Na condição de acompanhante, a mãe do prematuro é submetida à rotina hospitalar, que inclui, com grande frequência, as circunstâncias de indicação clínica do bebê não ser amamentado. Isso implica a necessidade de manutenção da lactação, incentivar o vínculo mãe-bebê, atentar para os sentimentos negativos que a mãe pode apresentar, além de desenvolver ações para o início precoce da ordenha mamária e prover atitudes para o incentivo futuramente do aleitamento materno. O objetivo dessa pesquisa é desenvolver e avaliar a eficácia de um software de realidade virtual para óculos GEAR VR para aumentar a eficiência na estimulação do aleitamento materno. Trata-se de um estudo experimental do tipo ensaio clínico randomizado. Será realizada na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e na Unidade de Cuidados Intermediários Convencionais (UCINCo) em um hospital maternidade de referência em Quixadá-CE.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Raimunda Rosilene Magalhaes Gadelha - Coordenador / Débora Moreno Araújo - Integrante / Maria Mônica Siqueira de Alencar Almeida - Integrante.
Membro: Raimunda Rosilene Magalhaes Gadelha.

2018

1.   2018-2019. A SAUDE DO TRABALHADOR DA PESCA ARTESANAL NO BRASIL
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Andrezza Graziella Veríssimo Pontes - Coordenador / Adalcina Fernandes Ferreira - Integrante.
Membro: Andrezza Graziella Verissimo Pontes.
2.   2018-2019. A TEMATICA ?TRABALHO, AMBIENTE E SAUDE DAS POPULACOES DO CAMPO? NA FORMACAO EM ENFERMAGEM
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Andrezza Graziella Veríssimo Pontes - Coordenador / Sarah Glícia Medeiros Dantas - Integrante / Ana Carolina Nunes Nóbrega Diniz - Integrante.
Membro: Andrezza Graziella Verissimo Pontes.
3.   2018-Atual. Analise do Acesso aos Servicos de Atencao Primaria em Saude em Comunidades Tradicionais Pesqueiras no Nordeste do Brasil
Descrição: Passados 30 anos da criação do Sistema Único de Saúde (SUS), avanços importantes foram conquistados, no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS). Por outro lado, a garantia da efetividade dos seus princípios e diretrizes estruturantes, ainda representam um grande desafio para sociedade brasileira, dentre eles, o acesso aos serviços de saúde. Apesar da dificuldade do acesso aos serviços ainda ser uma barreira em diversas regiões do Brasil, algumas populações e/ou territórios são mais afetados. Dentre eles, destacam-se as populações do Campo, das Florestas e das Águas. Mesmo após a promulgação de políticas públicas de equidade como a Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e das Florestas (PNSIPCF), grandes desafios ainda estão presentes no cotidiano de vida de comunidades tradicionais, quilombolas, pesqueiras, dentre outras. A presente pesquisa tem por objetivo analisar o acesso aos serviços de Atenção Primária à Saúde em uma comunidade tradicional pesqueira no Nordeste do Brasil. Trata-se de um estudo epidemiológico, tipo censo, realizado em comunidade tradicional pesqueira situada no Nordeste do Brasil. A presente pesquisa faz parte do Projeto Territórios Saudáveis e Sustentáveis (TSS), desenvolvida em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz, Escola de Governo. Pretende-se, com esta pesquisa, analisar a qualidade do acesso aos serviços de saúde da Atenção Primária em Saúde (APS), de modo a subsidiar o Sistema Único de Saúde com informações capazes de qualificar a atenção à saúde, sobretudo para as populações do campo, das florestas e das águas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (3) . Integrantes: Marcelo José Monteiro Ferreira - Coordenador / Adriana Oliveira Souza De Tullio - Integrante / Jorge Mesquita Huet Machado - Integrante / André Luiz Dutra Fenner - Integrante / Gislei Siqueira Knierim - Integrante / Fátima Cristina Cunha Maia Silva - Integrante. Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Cooperação. Número de produções C, T & A: 1
Membro: Marcelo Jose Monteiro Ferreira.
4.   2018-Atual. ASSOCIACAO ENTRE INDICADORES DE ADIPOSIDADE CORPORAL E PRESSAO ARTERIAL EM ADOLESCENTES DE SAO LUIS, MA.
Descrição: ASSOCIAÇÃO ENTRE INDICADORES DE ADIPOSIDADE CORPORAL E PRESSÃO ARTERIAL EM ADOLESCENTES DE SÃO LUIS, MA.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Elisa Santos Magalhaes Rodrigues - Integrante / LUANA LOPES PADILHA - Integrante / ADRIANA FURTADO BALDEZ MOCELIM - Coordenador / gilberth silva nunes - Integrante / MONIQUE SILVA NOGUEIRA DE CARVALHO - Integrante.
Membro: Elisa Santos Magalhaes Rodrigues.
5.   2018-Atual. Carga de Doencas e Anos de Vida Potencialmente Perdidos em Agentes de Combate a Endemias no estado do Ceara
Descrição: Os Agentes de Combate às Endemias são profissionais de saúde expostos ocupacionalmente a diversos riscos, sobretudo os de natureza química, decorrentes da exposição aos agrotóxicos utilizados durante as campanhas de saúde pública. Poucos estudos trataram de relatar o perfil de morbimortalidade relacionados às características ocupacionais desta categoria profissional. Contudo, alguns estudos apontam para uma associação entre o adoecimento por diversas patologias e o uso de substâncias químicas empregadas no combate as endemias. O objetivo dessa pesquisa é estimar a carga de doenças associada ao trabalho e os anos de vida potencialmente perdidos em Agentes de Combate a Endemias no Estado do Ceará. Trata-se de um estudo epidemiológico, analítico, tipo coorte-retrospectiva. Espera-se com esta pesquisa, estimar a carga de doenças capazes de provocar algum grau de incapacidade, além de estimar os anos de vida potencialmente perdidos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marcelo José Monteiro Ferreira - Coordenador / Larissa Fortunato Araújo - Integrante / Thalyta Gleyane de Sousa - Integrante / MARIA LUIZA ALMEIDA BASTOS - Integrante. Número de orientações: 1
Membro: Marcelo Jose Monteiro Ferreira.
6.   2018-Atual. Conhecimentos, atitudes, praticas e percepcoes relativos a hanseniase em contextos de hiperendemicidade no Brasil
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Olga Maria de Alencar - Integrante / Thayza Miranda Pereira - Integrante / Jaqueline Caracas Barbosa - Coordenador / Alberto Novaes Ramos Junior - Integrante.
Membro: Olga Maria de Alencar.
7.   2018-Atual. Elaboracao e validacao de uma cartilha de ginastica laboral para colaboradores de uma fabrica
Descrição: Projeto aprovado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPq 2018-2019. Os afastamentos de trabalho propiciam desgastes para o funcionário, patrão e para a sociedade. O Brasil gasta anualmente em média 20 milhões de reais com acidentes e doenças laborais. Dos afastamentos de trabalho por doença ocupacional, 70% deles são por conta de doenças osteomusculares, acarretando incapacidades e perda de renda. Conscientizar estes colaboradores sobre a prevenção de doenças é de fundamental importância para a qualidade de vida dos mesmos. Com isso, este trabalho visa a elaboração e validação de uma cartilha com instrução sobre exercícios de ginástica laboral, com o objetivo de prevenir o surgimento de Lesões por Esforço Repetitivo (LER) ou Distúrbios Osteoarticulares Relacionados ao Trabalho (DORT´s). Trata-se de Pesquisa-ação, descritiva, na modalidade de educação em saúde, em que será confeccionada uma cartilha como material de apoio para a promoção de saúde dos trabalhadores, o processo se dará em duas etapas; construção da cartilha e validação da mesma. A pesquisa acontecerá entre os meses de janeiro e novembro de 2018 em uma fábrica de Leite e derivados localizada na cidade de Quixeramobim/CE. Após a criação da cartilha, a mesma será validada por nove juízes (n = 3 funcionários, n = 3 profissional da saúde e n = 3 profissional de tecnologia da informação) (CARDOSO, 2016).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Raimunda Rosilene Magalhaes Gadelha - Coordenador / Thiago Brasileiro de Vasconcelos - Integrante / Natalia Jacinto de Almeida Leal - Integrante / Maria Bruna Madeiro da Silva - Integrante.
Membro: Raimunda Rosilene Magalhaes Gadelha.
8.   2018-Atual. EXCESSO DE PESO E FATORES ASSOCIADOS EM ADOLESCENTES DA REDE MUNICIPAL DE SAO LUIS, MA
Descrição: AVALIAÇÃO DO EXCESSO DE PESO E FATORES ASSOCIADOS EM ADOLESCENTES DA REDE MUNICIPAL DE SÃO LUIS, MA.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Elisa Santos Magalhaes Rodrigues - Coordenador / LUANA LOPES PADILHA - Integrante / ADRIANA FURTADO BALDEZ MOCELIM - Integrante / gilberth silva nunes - Integrante / MONIQUE SILVA NOGUEIRA DE CARVALHO - Integrante.
Membro: Elisa Santos Magalhaes Rodrigues.
9.   2018-Atual. GRUPO DE PESQUISA EM SIMULACAO REALISTICA, INOVACAO E TECNOLOGIA EM SAUDE
Descrição: Este Grupo de Pesquisa é centrado em dois temas de suma importância da área da saúde atual: simulação realística, tecnologia e inovação em saúde. A simulação clínica com o emprego dos simuladores é destacada na literatura como uma excelente estratégia que possibilita o desenvolvimento do pensamento crítico, bem como o aumento da habilidade para a avaliação e decisão fisioterapêutica que será requerida na prática assistencial.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Raimunda Rosilene Magalhaes Gadelha - Coordenador / MARIZA MARIA ALVES BARBOSA - Integrante / Karine Maria Martins Bezerra Carvalho - Integrante / Newlene Maria Nunes Magalhaes - Integrante.
Membro: Raimunda Rosilene Magalhaes Gadelha.
10.   2018-Atual. Padrao epidemilogico e operacional dos acidentes de trabalho graves e fatais no Estado do Ceara no periodo de 2008 a 2018.
Descrição: Os acidentes de trabalho (AT) são eventos súbitos que acarretam danos à saúde do trabalhador, e em todo o mundo, eles são responsáveis pelo maior número de mortes ou incapacidades graves. Dentro desse contexto, os AT são considerados de grande importância epidemiológica, visto que eles possuem uma grande relevância social e econômica. No Brasil, o Ceará ocupa a terceira posição no ranking de AT no Nordeste. Diante dessa problemática, esse trabalho objetiva realizar uma avaliação do padrão epidemiológico e operacional da vigilância dos AT graves e fatais no Estado do Ceará entre os anos de 2008 a 2018. Trata-se de um estudo epidemiológico, transversal e ecológico com observação da variação temporal e espacial. Espera-se que este projeto contribua com a melhoria da qualidade das notificações dos Acidentes de Trabalho no estado do Ceará, bem como com a qualificação das ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Marcelo José Monteiro Ferreira - Coordenador / Denise Coelho - Integrante / DANILO NOGUEIRA MAIA - Integrante / Geziel dos Santos de Sousa - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
Membro: Marcelo Jose Monteiro Ferreira.
11.   2018-Atual. PREVALENCIA DE AGRAVOS A SAUDE E FATORES ASSOCIADOS A POLUENTES ATMOSFERICOS EM COMUNIDADES IMPACTADAS POR GRANDES EMPREENDIMENTOS NA AREA DE INFLUENCIA DO COMPLETO INDUSTRIAL E PORTUARIO DO PECEM/CEARA
Descrição: A poluição atmosférica é considerada um dos maiores riscos à saúde ambiental e humana. Dados da Organização Mundial da Saúde demonstram que 92% da população vive em locais onde os níveis da qualidade do ar excedem os parâmetros legais. No Brasil, estima-se que a poluição atmosférica seja responsável por aproximadamente 20 mil óbitos por ano. Grande parte da poluição do ar decorre de processos produtivos pesados como siderúrgicas e termoelétricas. Objetiva-se analisar a prevalência de problemas respiratórios, transtornos mentais e os fatores associados a poluentes atmosféricos em comunidades impactadas por grandes empreendimentos na área de influência do Completo Industrial e Portuário do Pecém/Ceará. A presente pesquisa que será realizado com moradores das Comunidades da Parada e Lagoa do Pecém, ambas situadas no município de São Gonçalo do Amarante. As duas comunidades estão localizadas na área de influência do Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Espera-se estimar a prevalência das doenças relacionadas ao sistema respiratório, dos transtornos mentais comuns, bem como a identificação de possíveis fatores associados à poluentes atmosféricos. Contribuir com a estruturação e qualificação do Programa Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental Relacionada à Qualidade do Ar de modo geral e da Vigilância em Saúde Ambiental na Atenção Básica em específico. Além disso, contribuir com a qualificação da Atenção Primária em Saúde para o manejo de pacientes com problemas respiratórios, bem como com a estruturação de uma Rede Sentinela para investigação e notificação de casos confirmados e suspeitos decorrentes de problemas relacionados à contaminação ambiental.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Marcelo José Monteiro Ferreira - Coordenador / Vanira Matos Pessoa - Integrante / Eugênia Marques de Oliveira Melo - Integrante / Magda Moura de Almeida - Integrante / Larissa Fortunato Araújo - Integrante / Ageo Mario Candido da Silva - Integrante / André Luiz Dutra Fenner - Integrante / Eliana Mattos Lacerda - Integrante / Shakoor Hajat - Integrante / Francisco Wagner de Sousa - Integrante / Ricardo Coelho Reis - Integrante / Alexandre de Lima Santos - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Marcelo Jose Monteiro Ferreira.
12.   2018-2020. Prevalencia de Sindrome de Burnout e Fatores Associados ao Trabalho entre Bombeiros Militares do Estado do Ceara
Descrição: A profissão de bombeiro é considerada uma das mais estressantes. Trata-se de uma profissão de risco pela natureza das suas funções. Estas situações, pela sua frequência são eventualmente indutoras de elevados níveis de estresse e, quando continuadas, podem levar a problemas de saúde mental como a Síndrome de Burnout. O presente projeto tem como objetivos estimar a prevalência de Burnout, verificar as associações entre a Síndrome de Burnout e os fatores organizacionais do trabalho e caracterizar o perfil sociodemográfico e ocupacional dos bombeiros militares do CBMCE. Trata-se de um estudo transversal, analítico, realizado com bombeiros militares do estado do Ceará.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Marcelo José Monteiro Ferreira - Coordenador / Danilo Lopes Ferreira Lima - Integrante / João Victor Furtado Peixoto de Alencar - Integrante / Thalyta Gleyane de Sousa - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
Membro: Marcelo Jose Monteiro Ferreira.
13.   2018-Atual. Producao de indicadores para avaliacao das condicoes de vida das familias e acesso aos servicos de atencao primaria em territorios do litoral e do sertao do Ceara e do Rio Grande do Norte
Descrição: Reconhecer os impactos a saúde resultantes do modelo de desenvolvimento neoextrativista, que gera agravos à saúde de famílias rurais, que vivem no sertão e no litoral nordestino é fundamental para avançar nas políticas sociais. Na ESF as ações de vigilância a saúde, de atenção e promoção da saúde permanecem fragmentadas sem a devida interação e leitura da dinâmica do território, considerando a análise das condições de vida de populações vulnerabilizadas, como pescadores (as) artesanais e agricultores (as) familiares. Há limitações de acesso à educação, transporte público, comunicação, saneamento e acesso insuficiente aos serviços de saúde, com presença de conflitos, violências, mortes, acidentes químicos acarretando problemas relacionados ao ambiente-trabalho, que permanecem invisibilizados. A Fiocruz Ceará recebeu a demanda dos Movimentos Populares: Comissão Pastoral dos Pescadores; Movimento de Mulheres Pescadoras, Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra, Cáritas Diocesana de realizar um diagnóstico das condições de vida destas populações. Nesse contexto pergunta-se: Como está as condições de vida e o acesso aos serviços de saúde das famílias que vivem da pesca artesanal e da agricultura familiar em territórios do sertão e do litoral nordestino? Este projeto aborda as condições de vida e o acesso aos serviços da ESF, de famílias e indivíduos que residem e tem seu modo de vida alicerçado na agricultura familiar e na pesca artesanal, em quatro municípios (Apodi e Areia Branca, no Rio Grande do Norte; Fortim e Novo Oriente, no Ceará). Estes apresentam menos de 10% da população com plano de saúde privado, e Novo Oriente, no sertão do Ceará, 99,5% da população depende do SUS. Pretende-se produzir indicadores qualitativos e quantitativos para a abordagem das populações sertanejas e das águas, pela equipe de saúde da família, com o intuito de contribuir para melhoria na atenção, vigilância e promoção da saúde. Espera-se subsidiar os movimentos populares do campo e das águas na luta por saúde e por outras políticas intersetoriais com vistas a superar as iniquidades em saúde rural. Nesse sentido, publicizar os conhecimentos produzidos em: um caderno de narrativas populares, um vídeo, um álbum seriado, dois artigos científicos, e dois seminários, organizados, a partir da educação popular em saúde, serão estratégias pedagógicas e didáticas para dialogar com os profissionais de saúde, comunidades e movimentos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marcelo José Monteiro Ferreira - Integrante / Vanira Matos Pessoa - Coordenador / Fernando Ferreira Carneiro - Integrante / Ana Cláudia de Araújo Teixeira - Integrante / Jennifer do Vale e Silva - Integrante / Geísa Costa Oliveira de Medeiros Santana - Integrante / Maria de Fátima Antero Sousa Machado - Integrante / Carlos André Moura Arruda - Integrante / Andrezza Graziela Veríssimo Pontes - Integrante / Ana Cássia Ferreira Firmo - Integrante / Magda Moura de Almeida Porto - Integrante / LUIZ RONS CAULA DA SILVA - Integrante / RAFAELA BARROS DE SOUSA - Integrante / Anya Pimental Gomes Fernandes Vieira-Meyer - Integrante / Marcelo Firpo de Souza Porto - Integrante / Marina Tarnowski Fasanello - Integrante / Carolina Burle de Niemeyer - Integrante / Luciana Batista Luciano - Integrante / Margareth Borges Coutinho Gallo - Integrante / Helena Paula Guerra - Integrante.
Membro: Marcelo Jose Monteiro Ferreira.
14.   2018-2019. Qualidade de vida, fatores clinicos e funcionais em idosos usuarios de uma unidade de atencao basica de saude do municipio de Fortaleza
Descrição: O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial. O crescimento do contingente idoso é decorrente do aumento da expectativa de vida ao nascer. Nos países desenvolvidos, o aumento da população idosa foi acompanhado de melhorias no sistema de saúde e no sistema previdenciário. Por outro lado, nos países em desenvolvimento, o idoso enfrenta diversas dificuldades, inclusive no acesso à serviços de saúde. A crescente longevidade do ser humano desafia os indivíduos e a sociedade a conseguirem uma sobrevida cada vez mais duradoura, com melhora constante na qualidade de vida, para que os anos vividos em idade avançada sejam repletos de bem-estar e dignidade. O presente estudo tem o objetivo de contribuir para a compreensão de como os idosos avaliam sua qualidade de vida, identificando ainda fatores clínicos e funcionais para que seja possível desenvolver ações direcionadas à saúde da população idosa e atividades voltadas para a prevenção de agravos e promoção da saúde com vistas a um envelhecimento ativo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Marcelo José Monteiro Ferreira - Coordenador / João Victor Furtado Peixoto de Alencar - Integrante / Chris Evert Tabosa - Integrante / Adriana Oliveira Souza De Tullio - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
Membro: Marcelo Jose Monteiro Ferreira.
15.   2018-Atual. Zika em Fortaleza: respostas de uma coorte de mulheres entre 15 e 39 anos
Descrição: O objetivo desta proposta, em particular, é caracterizar como as intenções de engravidar e os comportamentos das mulheres e de seus parceiros têm sido influencia-dos pela infecção pelo ZIKV, sejam estas confirmadas ou apenas um risco, assim como pelas recomendações médicas e educação em saúde. A hipótese de trabalho da pre-sente proposta é que: 1) o conhecimento geral sobre a epidemia pelo ZIKV será eleva-do entre as mulheres em Fortaleza; mas que, 2) o conhecimento específico sobre as recomendações sobre o ZIKV, educação para a saúde e comportamentos para evitar a gravidez e os mosquitos, será baixa. Uma hipótese relacionada é que os conhecimentos sobre o ZIKV podem influenciar as intenções de gravidez, mas que a fertilidade real para as mulheres em nossa amostra será pouco influenciada por estas recomendações. Esta hipótese será testada em uma proposta com dois objetivos específicos: 1) a realização de um estudo de coorte prospectivo observacional de 1.752 mulheres sexual-mente ativas em Fortaleza/CE, com idades entre 15-39, que fazem parte da população adscrita a cinco Unidades de Saúde do município que possuem programa de residência em Saúde da Família das regionais de saúde com maior incidência de Chikungunya (I, III e V), infecção tomada como proxy da infecção pelo ZIKV, e acompanhá-las por 18 meses.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Francisco Gustavo Silveira Correia - Integrante / Marco Túlio Aguiar Mourão Ribeiro - Integrante / Francisco Marto Leal Pinheiro Junior - Integrante / Adriano Ferreira Martins - Integrante / Cristiane Cunha Frota - Integrante / Lígia Regina Franco Sansigolo Kerr - Coordenador / IVANA CRISTINA HOLANDA CUNHA BARRETO - Integrante / Rosa Lívia Freitas de Almeida - Integrante / Ivo Castelo Branco Coêlho - Integrante / Bernard Carl Kendall - Integrante / Francisco Herlânio Costa Carvalho - Integrante / Rosa Maria Salani Mota - Integrante / Ana Ecilda Lima Ellery - Integrante / Marcelo José Monteiro Ferreira - Integrante / Maria do Socorro Cavalcante - Integrante / Luciano Pamplona Góes Cavalcante - Integrante / Ana Zaira da Silva - Integrante.
Membro: Francisco Gustavo Silveira Correia.

2017

1.   2017-2018. A SAUDE DO TRABALHADOR DA PESCA ARTESANAL: CONDICOES, PROCESSOS E CARGAS DE TRABALHO
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Andrezza Graziella Veríssimo Pontes - Coordenador / Francisca Eliane de Oliveira Souza - Integrante.
Membro: Andrezza Graziella Verissimo Pontes.
2.   2017-2018. Condicoes e processos de trabalho no agronegocio de fruticultura irrigada no Rio Grande do Norte, a luz da saude do trabalhador
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Andrezza Graziella Veríssimo Pontes - Coordenador / Raiane Torres da Silva - Integrante. Número de orientações: 1
Membro: Andrezza Graziella Verissimo Pontes.
3.   2017-Atual. DOENCAS TROPICAIS NEGLIGENCIADAS EM TRABALHADORES DAS AREAS IMPACTADAS PELO PROJETO DE TRANSPOSICAO DO RIO SAO FRANCISCO
Descrição: O Projeto de Integração das águas do São Francisco com as bacias hidrográficas do Nordeste setentrional pode criar mudanças eco-bio-sociais que podem possibilitar o aumento e/ou o surgimento de doenças entre as populações locais assim como no contingente populacional que se deslocará em busca de oportunidades de trabalho. Neste cenário, figuram as Doenças Tropicais Negligenciadas, merecendo destaque a Esquistossomose, a doenças de Chagas e a Hanseníase, que afetam principalmente populações que vivem na pobreza, com saneamento básico deficiente e com acesso deficiente a cuidados médicos. Estas patologias apontam uma necessidade médica importante que ainda não foi abstraída de forma incisiva. Diante disso, entende-se ser de grande importância o desenvolvimento de ações intervencionistas nas áreas impactadas pela transposição, de forma a subsidiar ferramentas para a prevenção e para o controle dessas patologias. Para tanto, almeja-se como metodologia um estudo epidemiológico, com base em dados primários de inquéritos parasitológico, sorológico e imunocromatográfico para a doença de Chagas, Esquistossomose e Hanseníase em trabalhadores dos canteiros de obras e das Vilas Produtivas Rurais do Projeto de Integração do Rio São Francisco no estado do Ceará, bem como ecológico, baseado no estudo de planorbídeos e triatomíneos, e intervencionista, baseado na capacitação e formação de profissionais da rede pública local... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) . Integrantes: Vívian da Silva Gomes - Integrante / BEZERRA, F.S.M - Coordenador / Alberto Novaes Ramos Júnior - Integrante / Marta Cristhiany Cunha Pinheiro - Integrante / José Damião da Silva Filho - Integrante / Claudia Mendonça Bezerra - Integrante / Reagan Nzundu Boigny - Integrante / Anderson Fuentes Ferreira - Integrante / Thiago Miranda Alves - Integrante / GERLÂNIA MARIA MARTINS DE MELO - Integrante / Maria Aparecida Alexandre de Sousa - Integrante / Danielle de Freitas Bezerra - Integrante / Rosângela Lima de Freitas Galvão - Integrante.
Membro: Vivian da Silva Gomes.
4.   2017-Atual. GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA TECNOLOGIA E INOVACAO ENFERMAGEM - GEPTIE
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Kiarelle Lourenço Penaforte - Integrante / ITALO RIGOBERTO CAVALCANTE ANDRADE - Integrante / ISLENE VICTOR BARBOSA - Integrante / Rita Mônica Borges Studart - Coordenador / Isabela Melo Bonfim - Integrante / JULYANA GOMES FREITAS - Integrante.
Membro: Kiarelle Lourenco Penaforte.
5.   2017-Atual. Grupo de Pesquisa em Fisioterapia em Uroginecologia e Coloproctologia
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) . Integrantes: Raimunda Rosilene Magalhaes Gadelha - Coordenador.
Membro: Raimunda Rosilene Magalhaes Gadelha.
6.   2017-Atual. Necessidades e Demandas de Saude de Adolescentes e Jovens na Sociedade Contemporanea
Descrição: A pesquisa objetiva compreender como adolescentes e jovens, no contexto da sociabilidade contemporânea, percebem e manejam suas necessidades e demandas de saúde, e como buscam respostas para satisfazê-las, especialmente em relação à Atenção Primária à Saúde. Pressupõe-se que mudanças culturais, sociais, políticas e econômicas em curso no século XXI, tais como as interações digitais, o consumismo, a incerteza quanto ao futuro e provisoriedade das relações, instituições e valores, influenciam a construção de identidades e culturas juvenis, com repercussões em suas concepções e práticas de saúde. A partir de um recorte hermenêutico, e tomando para estudo a cidade de Mossoró (RN), no nordeste do Brasil, serão realizadas entrevistas com adolescentes, jovens e profissionais de saúde da Atenção Primária, interpretando-se suas narrativas com base na teoria da Modernidade Líquida, de Zygmunt Bauman; na Teoria do Reconhecimento, de Axel Honneth; e na Teoria das Necessidades, de Agnes Heller. Espera-se contribuir com as abordagens do campo da Saúde Coletiva que retratam os jovens em seus aspectos individuais e contextuais, físicos e socioculturais, a partir das quais podem delinear-se novas aproximações com as políticas, serviços e ações de saúde.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Jennifer do Vale e Silva - Integrante / José Ricardo de Carvalho Mesquita Ayres - Coordenador. Número de produções C, T & A: 1
Membro: Jennifer do Vale e Silva.
7.   2017-Atual. Vigilancia dos Agravos a Saude Relacionados ao Trabalho e ao Ambiente
Descrição: O modelo de desenvolvimento econômico vigente no Brasil consolida sua posição no mercado internacional como grande produtor e exportador de commodities agrícolas e metálicas. Como corolário, ampliam-se e complexificam-se os problemas relacionados à saúde, ao trabalho e ao meio ambiente. Dessa forma, torna-se essencial para a atenção integral à saúde, a qualificação e efetivação das ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador e Vigilância em Saúde Ambiental. O presente projeto tem como objetivo investigar os agravos à saúde relacionados ao trabalho e ao ambiente. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (0) . Integrantes: Marcelo José Monteiro Ferreira - Coordenador / Danilo Lopes Ferreira Lima - Integrante / Romênia Kelly Soares Lima - Integrante / Thalyta Gleyane de Sousa - Integrante / Denise Coelho - Integrante / Chris Evert Tabosa - Integrante. Número de produções C, T & A: 19
Membro: Marcelo Jose Monteiro Ferreira.

2016

1.   2016-2017. A producao cientifica brasileira sobre Enfermagem e Saude do Trabalhador
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Andrezza Graziella Veríssimo Pontes - Coordenador / Paula Poliana dos Santos Lopes - Integrante / Julianne Torquato de Araújo Silva - Integrante. Número de orientações: 2
Membro: Andrezza Graziella Verissimo Pontes.
2.   2016-Atual. Assistencia de Enfermagem a Criancas Com Cardiopatia Congenita E/Ou Adquiridas
Descrição: Compreender os cuidados de enfermagem à criança durante o pós-operatório de cirurgia cardíaca, além de identificar o conhecimento do enfermeiro acerca dos aspectos fisiopatológicos das cardiopatias.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Kiarelle Lourenço Penaforte - Coordenador / Manuela Rocha Trigueiro Asfor - Integrante. Financiador(es): PROBIC - Bolsa.
Membro: Kiarelle Lourenco Penaforte.
3.   2016-Atual. Educacao Permanente dos trabalhadores do SUS Ceara: avaliacao para aprimoramento dos programas educacionais
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Olga Maria de Alencar - Integrante / Nádia Maria Girão Saraiva de Almeida - Coordenador.
Membro: Olga Maria de Alencar.
4.   2016-2016. Grupo de Estudos Tecnologias e Intervencoes de Enfermagem ao Paciente Cronico - TIEPC
Descrição: O grupo desenvolve pesquisas para subsidiar o cuidado de enfermagem e a produção de conhecimento na saúde e na enfermagem, sendo direcionado para a melhoria da assistência prestada ao paciente e familiar, estabelecendo princípios de atuação nos campos da pesquisa e assistência em saúde, considerando os aspectos: físico, psicológico, econômico e social. Os projetos de pesquisa são desenvolvidos na área da saúde do adulto e da criança e abrangem a assistência na cardiologia, na nefrologia, neurologia e pneumologia. Tendo como metas: 1) Propor ações/intervenções para o cuidado do adulto; 2) Desenvolvimento de estudos de intervenções para fundamentar a Prática Baseada em Evidências; 3) Avaliar intervenções de enfermagem e tecnologias envolvidas na assistência; 4) Aplicação de instrumentos de medidas de saúde e de qualidade de vida em diferentes populações; 5) Incremento de tecnologias de cuidados de enfermagem no processo de saúde-doença; Processo de cuidar do adulto e criança com doenças agudas e crônico-degenerativas e Fundamentação teórica, metodológica e tecnológica do Processo de Cuidar em Enfermagem.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Kiarelle Lourenço Penaforte - Integrante / ISLENE VICTOR BARBOSA - Coordenador.
Membro: Kiarelle Lourenco Penaforte.
5.   2016-Atual. Imagem e Transparencia: a episteme contemporanea de um corpo virtualizado
Descrição: Esta pesquisa tem como objeto de estudo o corpo como uma realidade discursiva. Trata-se de um estudo que busca conhecer os discursos que definem as condições de possibilidade de emergência da virtualização do corpo como uma nova episteme. Parte-se da hipótese de que o corpo anatômico, tal como foi constituído pelos discursos e práticas médicas por Foucault, sofre mudanças com os processos de virtualização. A virtualização desterritorializa as referências espaço-temporais, conforme Pierre Levy, colocando em questão a lógica anatomopatólica. Busca-se compreender, em que medida o corpo virtualizado se diferencia da experiência de corporeidade anatomopatológica. Investiga-se a transparência do corpo como marca da virtualização. A transparência é compreendida aqui como uma intensificação da visibilidade, propiciada pelos aparelhos tecnológicos aplicados à medicina (Levy, 1996/2009; Chazan, 2003; Ortega, 2006; Tucherman, & Saint-Clair, 2008). Nosso estudo segue pela via das tecnologias imagéticas na clínica médica para pensar questões do contemporâneo, levando-nos a situar os fundamentos do corpo-transparente e a pensar na transparência como extensiva a outros domínios da vida em sociedade. Realiza-se assim, uma genealogia em que o corpo é analisado nos discursos médicos, nas produções fílmicas e nas redes sociais, constituindo-se como práticas, saberes e normas, ou seja, testemunhos dessa nova discursividade que o caracterizam na contemporaneidade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Cláudia Ribeiro de Barros Leal - Coordenador.
Membro: Claudia Ribeiro de Barros Leal.
6.   2016-Atual. Nucleo de Pesquisa Tecnologias no cuidado materno infantil - NUPESTECMI
Descrição: Identificar os agravos à saúde do recém-nascido de mães toxicodependentes causados pela abstinência do crack, após o parto. Descrever a percepção materna acerca dos agravos à saúde do recém-nascido decorrentes da sífilis congênita. Identificar os agravos à saúde do recém-nascido causados pela síndrome alcoólica fetal... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Kiarelle Lourenço Penaforte - Integrante / ISLENE VICTOR BARBOSA - Integrante / KARLA MARIA CARNEIRO ROLIM - Coordenador / Rita Mônica Borges Studart - Integrante / Isabela Melo Bonfim - Integrante / Zélia Maria de Sousa Araújo dos Santos - Integrante / Míriam Calíope Dantas Pinheiro - Integrante / Mirna Albuquerque Frota - Integrante / José Eurico Vasconcelos Filho - Integrante.
Membro: Kiarelle Lourenco Penaforte.
7.   2016-Atual. Plano de Contingencia de um Hospital de Ensino: Sistema de Alerta e Instrucao para Incidentes com Multiplas Vitimas (SAIAM-V)
Descrição: Projeto de Pesquisa com objetivo de construir um plano de contingência em um Hospital de Ensino, referência em trauma e acidentes com múltiplas vítimas, da Região Norte do Estado do Ceará e desenvolver um aplicativo mobile que acione os profissionais e serviços e que contenha instruções para o atendimento com acidentes de múltiplas vítimas. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (3) . Integrantes: Michelle Alves Vasconcelos Ponte - Coordenador / Emanuela Macedo Silva - Integrante / Nadiele Souza do Nascimento - Integrante / Eder Jacques Porfírio Farias - Integrante / Tiel Brasilino Torres - Integrante. Financiador(es): Santa Casa de Misericórdia de Sobral - Outra.
Membro: Michelle Alves Vasconcelos Ponte.
8.   2016-Atual. Politicas, Saberes e Praticas em Enfermagem e Saude Coletiva (LAPRACS)
Descrição: pertence a Sublinha de Pesquisa, Políticas e práticas do cuidado na atenção primária a saúde, com ênfase na Estratégia Saúde da Família. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Olga Maria de Alencar - Integrante / MARIA ROCINEIDE FERREIRA DA SILVA - Coordenador.
Membro: Olga Maria de Alencar.
9.   2016-Atual. Relacao Medico-Usuario na visao de profissionais e usuarios
Descrição: O trabalho tem como objetivo analisar a relação médico-usuário, na percepção dos médicos e usuários. É uma pesquisa qualitativa com a participação de médicos e usuários dos serviços de Atenção Primária, Secundária e Hospitalar, de Mossoró. Espera-se analisar a relação médico-usuário, refletindo sobre a mesma como necessidade de saúde.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Jennifer do Vale e Silva - Coordenador.
Membro: Jennifer do Vale e Silva.

2015

1.   2015-2016. ATUACAO DO CENTRO DE REFERENCIA EM SAUDE DO TRABALHADOR ? CEREST ? NO SUS: AVANCOS E DESAFIOS
Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a atuação do CEREST regional de Mossoró, em sua área de abrangência, relacionando com a regulamentação em Saúde do Trabalhador no SUS. Os objetivos específicos são: resgatar a história do Cerest Regional Mossoró; identificar saberes e práticas em Saúde do Trabalhador no SUS do CEREST regional de Mossoró; e conhecer limites, avanços e desafios do CEREST regional Mossoró em realizar Saúde do Trabalhador.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Andrezza Graziella Veríssimo Pontes - Coordenador / Paula Poliana dos Santos Lopes - Integrante / Julianne Torquato de Araújo Silva - Integrante. Número de orientações: 2
Membro: Andrezza Graziella Verissimo Pontes.
2.   2015-Atual. AVALIACAO DA ROTULAGEM DE ALIMENTOS COM BASE NOS PARAMETROS BROMATOLOGICOS E NUTRICIONAIS
Descrição: PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA QUE OBJETIVA AVALIAR ALIMENTOS COM BASE NOS PARÂMETROS BROMATOLÓGICOS E NUTRICIONAIS E COMPARA-LOS COM OS RÓTULOS DOS RESPECTIVOS ALIMENTOS. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Elisa Santos Magalhaes Rodrigues - Coordenador / GUSTAVO MONTEIRO DA SILVA - Integrante / gilberth silva nunes - Integrante.
Membro: Elisa Santos Magalhaes Rodrigues.

2014

1.   2014-2015. Agentes Comunitarios de Saude e a atencao a Saude do Trabalhador
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Andrezza Graziella Veríssimo Pontes - Coordenador / Suianny Kelly Holanda Moura - Integrante. Número de orientações: 1
Membro: Andrezza Graziella Verissimo Pontes.
2.   2014-Atual. Educacao Popular em Saude no ambito do SUS
Descrição: Tese de Doutorado. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Maria Neide Antero Pinheiro Buarque - Coordenador.
Membro: Maria Neide Antero Pinheiro Buarque.
3.   2014-Atual. Historia das comunidades atingidas por barragens e por perimetros irrigados no Ceara
Descrição: Trata-se de investigação para entender como, desde e década de 1970, os grandes projetos e obras impetrados pelo Estado e pelo capital privado no semiárido cearense, impactaram a vida de agricultores e agricultoras, e como estes percebem e se posicionam frentes àqueles. Por um lado, a pesquisa é realizada nos acervos do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) sobre a documentação produzida por este órgão em relação aos sujeitos que foram expropriados nos processos de construção das grandes obras; por outro lado, há pesquisa de campo nos territórios atingidos com foco na investigação e valorização das memórias locais, através da realização de entrevistas (História Oral) e de registros audiovisuais diversos. A pesquisa é comparativa à medida que lida, no momento, com três territórios distintos do Médio Jaguaribe: Tabuleiro de Russas, Chapada do Apodi e região da Barragem do Figueiredo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (15) . Integrantes: Marcelo José Monteiro Ferreira - Integrante / GADELHA, DIEGO - Integrante / Mário Martins Viana Júnior - Coordenador / Sarah Campelo Cruz Gois - Integrante / Marcelo de Sousa Lima - Integrante / Jaqueline Bernardo de Almeida - Integrante. Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.
Membro: Marcelo Jose Monteiro Ferreira.
4.   2014-2015. O trabalho do medico estrangeiro na Estrategia Saude da Familia em Mossoro / RN.
Descrição: O governo federal brasileiro lançou recentemente o Projeto Mais Médicos, considerando a necessidade de garantir atenção a saúde das populações que vivem em áreas de difícil acesso e/ou populações de maior vulnerabilidade nos municípios que concentram 20% ou mais da população em situação de extrema pobreza, o que culminou na importação de médicos estrangeiros para o Brasil. Em Mossoró/RN, 14 médicos estrangeiros irão atuar na Estratégia Saúde da Família. Há a necessidade de avaliar o Programa Mais Médicos pela sua relevãncia e amplitude no contexto da atual Política Nacional de Sáude e, ainda, por ser alvo de polêmicas no campo da saúde no que tange as competências do médico estrangeiro para atuar na Estratégia de Sáude da Família, no Brasil. Esta pesquisa objetiva avaliar a atuação de médicos estrangeiros na Estratégia Saúde da Família, admitidos por meio do programa federal Mais Médicos, no município de Mossoró / RN. Para tanto, realiza avaliação qualitativa, utilizando-se da entrevistas semiestruturadas com as populações atendidas pela ESF com médicos estrangeiros. Espera-se conhecer a atuação dos médicos estrangeiros na Atenção Básica, segundo a percepção da população; apontar potencialidades, dificuldades e desafios da atuação de médicos estrangeiros; e refletir sobre o Programa Mais Médicos como estratégia para o provimento de médicos no Brasil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Jennifer do Vale e Silva - Coordenador / Tiago Rodrigues Bento da Silva - Integrante. Número de produções C, T & A: 3
Membro: Jennifer do Vale e Silva.
5.   2014-2015. TRABALHO E PROCESSO SAUDE-DOENCA DE AGENTES COMUNITARIOS DE SAUDE
Descrição: O atual contexto da sociedade capitalista repercute no mundo do trabalho trazendo consequências para o processo saúde-doença dos trabalhadores. Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) encontram-se inseridos nesse cenário. Objetivou-se discutir interfaces entre trabalho e processo saúde-doença de ACS, sob o aporte teórico da Saúde do Trabalhador. Pesquisa aprovada no Edital PIBIC 2014-2015, de enfoque qualitativo, cuja técnica utilizada foi entrevista semiestruturada com 20 ACS de município de médio porte do nordeste brasileiro. A análise das informações foi realizada a partir da construção de categorias analíticas, em discussão com o referencial teórico construído.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Andrezza Graziella Veríssimo Pontes - Coordenador / Maria Dayanne Soares Oliveira - Integrante. Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
Membro: Andrezza Graziella Verissimo Pontes.

2013

1.   2013-2015. Atencao a saude para hanseniase em areas de alt endemicidade nos Estados de Rondonia, Tocantins e Bahia
Descrição: desenvolviemnto de açoes de pesquisa e extensao e formação de enfermeiros e ACS. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Olga Maria de Alencar - Integrante / Thayza Miranda Pereira - Integrante / Jorg Heukelbach - Integrante / Jaqueline Caracas Barbosa - Coordenador / Alberto Novaes Ramos Junior - Integrante.
Membro: Olga Maria de Alencar.
2.   2013-Atual. Atencao a Saude para Hanseniase em Areas de Alta Endemicidade nos Estados de Rondonia, Tocantins e Bahia: Abordagem Integrada de Aspectos Operacionais, Epidemiologicos (Espaco-Temporais), Clinicos e Psicossociais
Descrição: Na perspectiva da atenção à saúde para hanseníase no Brasil, aspectos como desempenho da atenção à saúde na vigilância de contatos, demandas e da oferta de atenção à saúde no pós-tratamento poliquimioterápico para hanseníase e necessidades sociais e condições de vida das pessoas afetadas pela hanseníase tornam-se fundamentais. A presente proposta tomou como base todos os elementos centrais da estratégia global de controle. Buscou-se inserir abordagens a questões que estão presentes em todos os eixos estruturantes das ações de controle da hanseníase: 1- epidemiologia (sistema de informação e análise de dados); 2- gestão (planejamento; monitoramento e avaliação; descentralização na APS, referência e contra referência e desenvolvimento pessoal); 3- atenção integral ao portador de hanseníase e seus familiares (diagnóstico, tratamento e vigilância de contatos; prevenção de incapacidades físicas e reabilitação; resgate social de ex-pacientes isolados); 4- pesquisa (centros de referência e pesquisa operacional). O objetivo geral da proposta é caracterizar os aspectos operacionais, epidemiológicos (espaço-temporais), clínicos e psicossociais que influenciam a atenção à saúde para o controle da hanseníase em áreas de alta endemicidade em municípios dos estados de Rondônia, Tocantins e Bahia. De forma mais específica pretende-se: caracterizar os padrões e tendências de aglomerados espaço-temporais dos casos de hanseníase diagnosticados no período de 2001 a 2012; identificar os fatores de risco (operacionais rede de atenção, clínicos, epidemiológicos, sociais, econômicos, demográficos, ambientais) associados aos padrões de: entrada/detecção de casos, desempenho de avaliação de contatos, ocorrência de incapacidades físicas dos casos de hanseníase no período de 2001 a 2012; caracterizar os aspectos epidemiológicos e operacionais da abordagem de contatos domiciliares pelos serviços de saúde de casos com hanseníase no período de 2007 a 2012; identificar os padrões de completitude. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (6) . Integrantes: Francisco Rogerlândio Martins de Melo - Integrante / Lorena Dias Monteiro - Integrante / Aline Lima Brito - Integrante / Amanda Lima Sena - Integrante / Mauricélia da Silveira Lima - Integrante / MARCIA MARIA TAVARES MACHADO - Integrante / Alline Ramos Araújo - Integrante / Renan Magalhães Montenegro Júnior - Integrante / Jaqueline Caracas Barbosa - Integrante / Jorg Heukelbach - Coordenador / Maria Vaudelice Mota - Integrante / Márcia Gomide da Silva Mello - Integrante / Duane Charles Hinders - Integrante / Carmelita Ribeiro de Oliveira - Integrante / Patrícia Passos Sampaio - Integrante / Claudia Batista Câmara Suleiman - Integrante / Marcos Túlio Raposo - Integrante / Ana Virgínia de Queiroz Caminha - Integrante / Thayza Miranda Pereira - Integrante / Carlos Henrique Morais de Alenca - Integrante / Sebastião Alves de Sena Neto - Integrante / Lígia Regina Franco Sansigolo Kerr - Integrante / Maria de Jesus Freitas de Alencar - Integrante / Alberto Novaes Ramos Júnior - Integrante / Dominik Garcia Araujo Fonte - Integrante / Adriana Cavalcante Ferreira Morciego Garcia - Integrante / José Andrade Louzado - Integrante / Eliana Amorim de Souza - Integrante / Maria da Conceição de Luna Alves Cunha - Integrante / Maria Sirley da Silveira - Integrante / Maria José Neres da Silva - Integrante / Breno Souto Maior Fontes - Integrante / Zoica Bakirtzief da Silva Pereira - Integrante / Carina Rodrigues Garcia Lino - Integrante / Emerson Soares Santos - Integrante / Olga Maria Alencar - Integrante / Linda Faye Lehman - Integrante / Thatiana Verônica Rodrigues de Barcellos Fernandes - Integrante / Cássio Roberto Leonel Peterka - Integrante / Ricardo Evangelista Fraga - Integrante / Bárbara Cabral de Sousa - Integrante / Klaas Hendrik Eggens - Integrante / Rejane de Almeida Silva - Integrante / Wanderlei Ruffato - Integrante / Débora de Sousa Bandeira - Integrante / Wilma Gomes Galvão - Integrante / Ebert Mota de Aguiar - Integrante / Karina Maria Mesquita da Silva - Integrante / Nádia Valadares Melo Epkerp - Integrante / Lucilene Pinheiro e Silva Evangelista - Integrante / Reodde Aguiar Pereira - Integrante / Albanete Araujo de Almeida Mendonça - Integrante / Maria Helena Aguado Conus - Integrante / Marlene Salete dos Santos - Integrante / Soraya Rafaela Rodrigues Coelho da Silva - Integrante / Ângela Antunes de Morais Lima - Integrante / Helizandra Simoneti Biachini Romanholo - Integrante / Leda Adelina Muller - Integrante / Maressa Sousa de Oliveira - Integrante / Zilanda Martins Almeida - Integrante / Kátia Cristina Salvi Abreu Lopes - Integrante / Rosângela Martins Vieira - Integrante / Alex Miranda Rodrigues - Integrante / Sandra Maria Veloso Carrijo Marques - Integrante / Ismália Oliveira da Silva - Integrante / Dony Cristioney Castilho de Campos - Integrante / Fabíola Monteiro de Castro - Integrante / Fabrícia Salvador Bezerra - Integrante / Ana Rebeca de Sousa Ponce - Integrante / Jéssyca Martins de Sena - Integrante / Jennyfer Martins de Sena - Integrante / Paula Jordana Silva dos Santos - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Francisco Rogerlandio Martins de Melo.
3.   2013-2017. Avaliacao da Qualidade da Estrategia de Saude da Familia em Mossoro
Descrição: O presente estudo objetiva avaliar a estratégia da Saúde da Família ? ESF no município de Mossoró-RN e caracteriza-se como um estudo analítico de natureza qualitativa. O mesmo está em andamento, na fase de organização do material empírico para análise. Realizaram-se entrevistas semi-estruturadas com trabalhadores da Estratégia Saúde da Família (Médicos, Enfermeiros, Dentistas, Técnicos de Enfermagem e Agentes de Saúde), localizadas Unidades Básicas de Saúde no Bairro Alto de São Manuel. A expectativa dos autores é contribuir com a necessidade contemporânea vividas nos cenários nacional e local de avaliar os serviços de Atenção Básica à Saúde para identificar dificuldades, possibilidades e, a partir daí, construir estratégias para a qualificação do Sistema Único de Saúde.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (7) . Integrantes: Jennifer do Vale e Silva - Coordenador / Andréa Taborda Ribas da Cunha - Integrante / Richardson Fágner de Oliveira Grangeiro - Integrante / Patrícia Estella Giovannini - Integrante / Tamy Rodrigues - Integrante. Número de produções C, T & A: 3
Membro: Jennifer do Vale e Silva.
4.   2013-Atual. Avaliacao do risco cardiovascular em usuarios de psicotropicos
Descrição: Objetiva-se avaliar o risco cardiovascular entre usuários de medicamentos psicotrópicos da área de abrangência de um centro de saúde da família de Caucaia, Ceará.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Especialização: (2) Doutorado: (1) . Integrantes: Isabelle da Silva Gama - Coordenador / ANDRÉ LUÍS BEZERRA TAVARES - Integrante / Guilherme Cabral Teixeira - Integrante.
Membro: Isabelle da Silva Gama.
5.   2013-Atual. Cuidado de enfermagem em saude da crianca - CUIDENSC
Descrição: Projeto de pesquisa vinculado ao Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Kiarelle Lourenço Penaforte - Integrante / Silvania Braga Ribeiro - Integrante / VIVIANE MARTINS DA SILVA - Coordenador.
Membro: Kiarelle Lourenco Penaforte.
6.   2013-Atual. Drogas e genero: perfil de mulheres envolvidas com comercializacao de substancias ilicitas
Descrição: Este projeto é um estudo sobre o envolvimento de mulheres com substâncias psicoativas e sua comercialização que encontram-se em liberdade assistida.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Michelle Alves Vasconcelos Ponte - Coordenador / Gelfrânia de Oliveira Silva - Integrante.
Membro: Michelle Alves Vasconcelos Ponte.
7.   2013-Atual. Fatores associados a prevalencia do HIV, da sifilis, das hepatite B e C na populacao penitenciaria feminina do Brasil
Descrição: Estudo transversal, de abrangência nacional, composto por presidiárias dos seguintes estados brasileiros: Pará e Rondônia, na região Norte, Ceará e Pernambuco, na região Nordeste, Minas Gerais e São Paulo, na região Nordeste, Distrito Federal e Mato Grosso, na região Centro Oeste, e Paraná e Rio Grande do Sul, na região Sul. Esta seleção dos estados se baseou na importância e no tamanho da população encarcerada do estado, na diversidade das penitenciárias existentes nas regiões brasileiras e na representatividade de todas as regiões do país. Esta pesquisa é um recorte do projeto intitulado ?Inquérito Nacional de Saúde na População Penitenciária Feminina e de Servidoras Prisionais?, onde se pretende estudar os aspectos epidemiológicos do HIV, incluindo a aceitabilidade do teste para o HIV nos presídios, da sífilis e das hepatites B e C.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . Integrantes: Isabelle da Silva Gama - Integrante / Roberto da Justa Pires Neto - Integrante / Lígia Regina Sansigolo Kerr - Coordenador / Bernard Carl Kendall - Integrante / Francisco Marto Pineiro Leal Júnior - Integrante / Mark Drew Crosland Guimarães - Integrante / Inês Costa Dourado - Integrante / David Seal - Integrante / Ana Maria de Brito - Integrante / Marli Teresinha Gimeniz Galvão - Integrante / Raimunda Hermelinda Maia Macena - Integrante / José Gomes Bezerra Filho - Integrante. Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.
Membro: Isabelle da Silva Gama.
8.   2013-Atual. Grupo de Pesquisa Promocao e Educacao em Saude de Pessoas em Estado de Vulnerabilidade (GRUPPESPEV)
Descrição: Realizar intervenções de promoção e educação em saúde a pessoas em estado de vulnerabilidade; Estimular a produção científica voltada a promoção e educação em saúde à pessoas em estado de vulnerabilidade; Incentivar a participação em eventos científicos com apresentação de trabalhos científicos; Organizar grupos de estudo interinstitucional, interdisciplinar e multidisciplinar para discussão de temas de promoção e educação em saúde. As linhas de pesquisa deste grupo são: -Humanizar-se para humanizar -Acessibilidade: caminhando para cidadania -Pastoral da AIDS na faculdade -Cuidando para prevenir adoecimento cardiovascular -Promoção e prevenção da saúde na Atenção Primária -Saúde da Criança -Saúde sexual e reprodutiva -Substâncias psicoativas. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (10) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Michelle Alves Vasconcelos Ponte - Integrante / Rosalice Araújo de Sousa - Integrante / Keila Maria de Azevedo - Integrante / Antonia Eliana de Araújo Aragão - Coordenador / Bruna Vieira Gomes - Integrante.
Membro: Michelle Alves Vasconcelos Ponte.
9.   2013-Atual. Inquerito Nacional sobre Saude e violencia na populacao penitenciaria feminina e em servidoras prisionais
Descrição: O estudo tem por objetivos caracterizar as situações de violência e suas repercussões na saúde da população penitenciária feminina e agentes prisionais no Brasil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Isabelle da Silva Gama - Integrante / Roberto da Justa Pires Neto - Integrante / Lígia Regina Sansigolo Kerr - Coordenador / Bernard Carl Kendall - Integrante / Francisco Marto Pineiro Leal Júnior - Integrante / José Gomes Bezerra Filho - Integrante / Déborah Gurgel Freire - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Isabelle da Silva Gama.
10.   2013-2015. Morbimortalidade relacionada a co-infeccao tuberculose e HIV/aids no estado do Ceara: padroes espaco-temporais e fatores associados
Descrição: A co-infecção Mycobacterium tuberculosis e HIV se configura como um grave problema de saúde pública no Brasil, com elevada carga morbimortalidade para as pessoas atingidas. No estado do Ceará, a magnitude e os padrões de distribuição desta condição ainda são pouco estudados. Adicionalmente, há escassez de estudos epidemiológicos que incorporem o espaço como categoria analítica. Na presente proposta, objetiva-se caracterizar os padrões espaço-temporais da morbimortalidade relacionada à co-infecção tuberculose e HIV/aids no estado do Ceará, entre 2000 e 2012. Será realizado estudo ecológico de séries temporais e análise espacial, baseado em dados secundários. Terá como referência todos os óbitos e casos da co-infecção tuberculose e HIV/aids registrados/notificados e residentes no estado do Ceará, no período de 2000 a 2012. Será realizada ainda análise da distribuição espacial, com quantificação da dependência espacial e investigação da associação entre indicadores epidemiológicos e operacionais de morbimortalidade da co-infecção e fatores socioeconômicos, demográficos, ambientais e de assistência à saúde. Os dados de morbimortalidade serão provenientes das bases de dados SIM e SINAN. Os dados socioeconômicos, demográficos, ambientais e de atenção à saúde serão provenientes do IBGE e de outras fontes (IPEA, INPE e DATASUS). Este estudo será composto por quatro etapas, cada uma apresentando método e desenho de estudo específicos. Etapa 1: Estudo descritivo e analítico sobre indicadores epidemiológicos da co-infecção tuberculose e HIV/aids com base em dados secundários; Etapa 2: Análise de padrões espaço-temporais de morbimortalidade da co-infecção tuberculose e HIV/aids; Etapa 3: Análise dos fatores socioeconômicos, demográficos e ambientais associados aos aglomerados espaciais de alta detecção da co-infecção tuberculose e HIV/aids, através de regressão linear simples e múltipla; Etapa 4: Análise da subnotificação de casos e óbitos relacionados à co-infecção tuberculose e HIV/aids no estado do Ceará por meio de relacionamento probabilístico entre as bases de dados oficiais, bem como comparar a sensibilidade/desempenho dos sistemas de informações relacionados à co-infecção TB/HIV no estado do Ceará. Espera-se com este estudo contribuir para ampliar a cobertura e a qualidade das ações voltadas para o controle da co-infecção em áreas prioritárias no estado do Ceará, em especial, para as ações de atenção em saúde à população atingida, colaborando para aumentar a capacidade dos sistemas locais de saúde. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Francisco Rogerlândio Martins de Melo - Integrante / Heukelbach, Jorg - Integrante / Alencar, Carlos Henrique - Integrante / Ramos Júnior, Alberto Novaes - Coordenador / Mauricélia da Silveira Lima - Integrante / Roberto da Justa Pires Neto - Integrante / Terezinha do Menino Jesus Silva Leitão - Integrante / Sheila Maria Santiago Borges - Integrante / Telma Alves Martins - Integrante / Alline Ramos Araújo - Integrante / Renan Magalhães Montenegro Júnior - Integrante.
Membro: Francisco Rogerlandio Martins de Melo.
11.   2013-2015. Mortalidade relacionada a co-infeccao Tuberculose e HIV/aids no Brasil: padroes espaco-temporais e fatores associados
Descrição: A co-infecção Mycobacterium tuberculosis e HIV se configura como um grave problema de saúde pública no Brasil, com elevada carga de morbimortalidade para as pessoas atingidas, a magnitude e os padrões de distribuição desta condição ainda são pouco estudados. Objetiva-se caracterizar os padrões espaço-temporais da mortalidade relacionada à co-infecção tuberculose e HIV/aids no Brasil, no período de 2000 a 2011. Será realizado estudo ecológico de séries temporais e análise espacial, baseado em dados secundários. Terá como referência todos os óbitos da co-infecção TB e HIV/aids registrados e residentes no Brasil, no período de 2000 a 2011. Será realizada ainda análise da distribuição espacial, com quantificação da dependência espacial e investigação da associação entre indicadores epidemiológicos e operacionais de mortalidade da co-infecção e fatores socioeconômicos, demográficos, ambientais e de assistência à saúde. Os dados de mortalidade será proveniente da base de dados do Sistema de Informação Sobre Mortalidade (SIM). Os dados socioeconômicos, demográficos, ambientais e de atenção à saúde serão provenientes do IBGE e de outras fontes (IPEA, INPE e DATASUS). Este estudo será composto por quatro etapas: Etapa 1: Estudo descritivo e analítico sobre os indicadores epidemiológicos da co-infecção tuberculose e HIV/aids; Etapa 2: Descrição das causas de morte que frequentemente estão associadas com a co-infecção tuberculose e HIV/aids; Etapa 3: Análise espacial da co-infecção tuberculose e HIV/aids no Brasil; Etapa 4: Estudo ecológico dos fatores associados à co-infecção tuberculose e HIV/aids no Brasil. Espera-se com este estudo contribuir para ampliar a cobertura e a qualidade das ações voltadas para o controle da co-infecção em áreas prioritárias no Brasil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Francisco Rogerlândio Martins de Melo - Integrante / Mauricélia da Silveira Lima - Integrante / Jorg Heukelbach - Integrante / Alberto Novaes Ramos Júnior - Coordenador.
Membro: Francisco Rogerlandio Martins de Melo.
12.   2013-2015. Padroes Epidemiologicos e Operacionais de Controle da Hanseniase no municipio de Fortaleza, Ceara, 2001-2012
Descrição: Introdução: A hanseníase mantém-se como um processo infeccioso crônico de elevada magnitude em vários países. Apesar disto, de uma forma ampliada, o caráter de doença negligenciada compromete sistematicamente o seu controle, onde se sustenta com uma elevada carga nos países endêmicos, considerando-se o número de casos novos detectados e as complexas repercussões que gera nos planos individual e coletivo. Uma das questões importantes pouco abordadas não apenas no Brasil, mas em outros países endêmicos, é o padrão epidemiológico desigual de ocorrência da hanseníase (e de outras endemias) nos territórios. As análises das relações entre saúde e espaço precisam fazer uso de estudos que abordem escalas ecológicas para identificar os fatores que possam estar envolvidos nestas relações. Objetivos: Caracterizar os padrões epidemiológicos/operacionais, espaciais e temporais da hanseníase em um município de alto risco de transmissão para hanseníase no estado do Ceará no período de 2001 a 2012. De forma mais específica, pretende-se caracterizar os padrões epidemiológicos/operacionais e tendência temporal da hanseníase na área do estudo de 2001 a 2012, descrever o fluxo de pessoas afetadas pela hanseníase, entre o bairro de residência e de diagnóstico, definir e classificar aglomerados espaço-temporais de alto risco de detecção da hanseníase, de transmissão recente e de diagnóstico tardio na área endêmica utilizando quatro métodos de análise espacial para detectar agregados. Métodos: Este estudo será composto por três sub-estudos, cada um apresentando método e desenho de estudo específicos. Sub-estudo 1: Estudo descritivo e analítico sobre os indicadores epidemiológicos e operacionais da hanseníase com base em dados secundários. Trata-se de uma construção das séries históricas dos indicadores epidemiológicos e operacionais de ocorrência da hanseníase em cada um dos 12 anos do estudo e do período completo de 2001 a 2012. Sub-estudo 2: Análise de fluxo para o primeiro atendimento. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . Integrantes: Francisco Rogerlândio Martins de Melo - Integrante / Ramos Júnior, Alberto Novaes - Coordenador / Lorena Dias Monteiro - Integrante / Amanda Lima Sena - Integrante / Ricardo José Soares Pontes - Integrante / Jaqueline Caracas Barbosa - Integrante / Luciano Pamplona de Góes Cavalcanti - Integrante / Victor Emanuel Pessoa Martins - Integrante / Geziel dos Santos de Sousa - Integrante / Dominik Fontes de Araújo - Integrante / Jorg Heukelbach - Integrante / Carlos Henrique Morais de Alencar - Integrante.
Membro: Francisco Rogerlandio Martins de Melo.
13.   2013-Atual. Qualidade, Integralidade e Humanizacao na Rede de Atencao Psicossocial: uma abordagem avaliativa multidimensional
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Roseleia Carneiro dos Santos - Integrante / Maria Lúcia Magalhães Bosi - Coordenador / Anna Karynne da Silva Melo - Integrante / Andréa Batista de Andrade Castelo Branco - Integrante / Carlos Eduardo Menezes Amaral - Integrante / Daiana de Jesus Moreira - Integrante / Liliane Brandão Carvalho - Integrante / Mayrá Lobato Pequeno - Integrante.
Membro: Roseleia Carneiro dos Santos.
14.   2013-2015. Transmissao e diagnostico tardio da hanseniase no estado do Ceara: Identificacao de areas de risco, 2001-2012
Descrição: Descrição: A hanseníase mantém-se como um processo infeccioso crônico de elevada magnitude em vários países. Apesar disto, de uma forma ampliada, o caráter de doença negligenciada compromete sistematicamente o seu controle, onde se sustenta com uma elevada carga nos países endêmicos, considerando-se o número de casos novos detectados e as complexas repercussões que gera nos planos individual e coletivo. Uma das questões importantes pouco abordadas não apenas no Brasil, mas em outros países endêmicos, é o padrão epidemiológico desigual de ocorrência da hanseníase (e de outras endemias) nos territórios. As análises das relações entre saúde e espaço precisam fazer uso de estudos que abordem escalas ecológicas para identificar os fatores que possam estar envolvidos nestas relações. Objetivos: Caracterizar os padrões epidemiológicos/operacionais, espaciais e temporais da hanseníase em um município de alto risco de transmissão para hanseníase no estado do Ceará no período de 2001 a 2012. De forma mais específica, pretende-se caracterizar os padrões epidemiológicos/operacionais e tendência temporal da hanseníase na área do estudo de 2001 a 2012, descrever o fluxo de pessoas afetadas pela hanseníase, entre o município de residência e de diagnóstico, definir e classificar aglomerados espaço-temporais de alto risco de detecção da hanseníase, de transmissão recente e de diagnóstico tardio na área endêmica utilizando quatro métodos de análise espacial para detectar agregados. Métodos: Este estudo será composto por três sub-estudos, cada um apresentando método e desenho de estudo específicos. Sub-estudo 1: Estudo descritivo e analítico sobre os indicadores epidemiológicos e operacionais da hanseníase com base em dados secundários. Trata-se de uma construção das séries históricas dos indicadores epidemiológicos e operacionais de ocorrência da hanseníase em cada um dos 12 anos do estudo e do período completo de 2001 a 2012. Sub-estudo 2: Análise de fluxo para o primeiro atendimento (diagnóstico da hanseníase). Realizar-se-á estudo transversal com ênfase espacial. Serão quantificados e mapeados os casos novos de hanseníase nos municípios de Ceará, comparando-se o registro do município de residência com o município da unidade de saúde de notificação dos casos. Sub-estudo 3: Análise de padrões espaciais com recortes temporais de transmissibilidade e diagnóstico da hanseníase. Nesta será comparada a variabilidade espacial dos indicadores epidemiológicos e operacionais relacionados à hanseníase nos períodos de 2001 a 2003, 2004 a 2006, 2007 a 2009 e 2010 a 1012, bem como o período completo (2001 a 2012) por meio de mapas temáticos, tendo como unidade de análise os municípios. Como hipótese central do estudo tem-se que a distribuição espacial heterogênea da hanseníase no município de Ceará não se dá por acaso, mas está relacionada a fatores geográficos e sociais, como ocupação do espaço urbano, perfil socioeconômico, ocupação, acesso à rede de atenção à saúde bem como a características ambientais diversas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) . Integrantes: Francisco Rogerlândio Martins de Melo - Integrante / Heukelbach, Jorg - Integrante / Alencar, Carlos Henrique - Coordenador / Ramos Júnior, Alberto Novaes - Integrante / Geziel dos Santos Souza - Integrante / Dominik Garcia Araujo Fontes - Integrante / uciano Pamplona de Góes Cavalcanti - Integrante / Lorena Dias Monteir - Integrante / Aline Lima Brito - Integrante.
Membro: Francisco Rogerlandio Martins de Melo.

2012

1.   2012-Atual. Inquerito Nacional de Saude na Populacao Penitenciaria Feminina e de Servidoras Prisionais
Descrição: Estima-se em mais de 470 mil pessoas a população penitenciária brasileira, das quais cerca de 417 mil estão distribuídas nas 633 unidades prisionais das 26 unidades federadas e do Distrito Federal. O restante, em milhares de cadeias públicas e/ou delegacias (Infopen/MJ, 2009). Nos presídios, 6% (28.200) são mulheres. Considera-se que 82.286 servidores prisionais convivem com esta população, sendo 63.250 agentes prisionais (Infopen/MJ, 2009). A despeito da relevância do tema e da iniciativa interministerial, até a presente data não existem estudos de abrangência nacional avaliando as condições de saúde da população penitenciária feminina e de servidoras prisionais. A escassez de dados impede o planejamento e a execução de políticas públicas e ações voltadas para estas populações, dificultando a implantação do Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . Integrantes: Isabelle da Silva Gama - Integrante / BezerraFilho, JG - Integrante / Roberto da Justa Pires Neto - Coordenador / Lígia Regina Sansigolo Kerr - Integrante / Bernard Carl Kendall - Integrante. Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.
Membro: Isabelle da Silva Gama.
2.   2012-2015. Mortalidade relacionada as doencas tropicais negligenciadas no Brasil: magnitude, padroes espaco-temporais e fatores associados
Descrição: Doenças tropicais negligenciadas (DTNs) representa um conjunto de doenças causadas por agentes infecciosos e parasitários (vírus, bactérias, protozoários e helmintos) que afetam predominantemente populações pobres e vulneráveis na África, Ásia e América Latina. Estima-se que cerca de dois bilhões de pessoas estão em risco de contrair uma DTN e que cerca de um bilhão de pessoas sofrem de uma ou mais DTNs. O Brasil é responsável pela maior parte da carga de doença relacionada às DTNs na America Latina. Apesar da importância das DTNs como problema de saúde pública, são escassos trabalhos sistematizados de base populacional que investigam a carga da mortalidade relacionada às DTNs no Brasil. Objetiva-se caracterizar a magnitude e os padrões espaço-temporais da mortalidade relacionada às DTNs no Brasil, no período de 2000 e 2011. Será realizado estudo ecológico de séries temporais e análise espacial, baseado em dados secundários. Serão analisados os padrões espaço-temporais da mortalidade relacionada às DTNs nos municípios brasileiros, com identificação de áreas de alto risco, e investigado a relação entre a ocorrência de óbitos relacionados às DTNs e os fatores socioeconômicos, demográficos, ambientais e de assistência à saúde. Os dados de mortalidade serão provenientes do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde. Os dados demográficos, socioeconômicos, ambientais e de atenção à saúde serão provenientes do IBGE, IPEA, PNUD e DATASUS. Serão incluídos todos os óbitos relacionados às DTNs registrados no Brasil, no período de 2000 a 2011. Serão incluídas as DTNs que fazem parte da lista oficial da Organização Mundial de Saúde (OMS) que são autóctones no Brasil, doenças consideradas negligenciadas pelo Ministério da Saúde (malária e tuberculose) e outras doenças infecciosas relacionadas à pobreza no Brasil. Os dados serão analisados de forma agrupada (mortalidade pelo grupo de DTNs selecionadas neste estudo) e estratificada pelas principais DTNs que apresentam elevado impacto em termos de mortalidade no Brasil. Este estudo será composto por etapas, cada uma com suas especificidades. Etapa 1: Estudo descritivo e analítico sobre indicadores de mortalidade relacionada às DTNs; Etapa 2: Análise de padrões espaço-temporais da mortalidade relacionada às DTNs; Etapa 3: Análise dos fatores socioeconômicos, demográficos, ambientais e de assistência à saúde associados aos aglomerados espaciais de alto risco para mortalidade relacionada às DTNs no Brasil. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Francisco Rogerlândio Martins de Melo - Integrante / LIMA, MAURICÉLIA DA SILVEIRA - Integrante / Jorg Heukelbach - Coordenador / Carlos Henrique Morais de Alencar - Integrante / Alberto Novaes Ramos Júnior - Integrante.
Membro: Francisco Rogerlandio Martins de Melo.
3.   2012-2014. Puberdade Precoce Central em criancas atendidas no servico de endocrinologia do Hospital Universitario Walter Cantidio em Fortaleza: fatores de risco(condicoes associadas) e perspectivas em saude Publica
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Celso Junior Wanderley Cavalcante - Coordenador.
Membro: Celso Junior Wanderley Cavalcante.
4.   2012-2014. Residuos solidos urbanos e sua relacao com a saude e o ambiente: refletindo sobre a Saude do Trabalhador e a Saude Ambiental
Descrição: Objetiva-se analisar as relações entre cadeia produtiva de resíduos sólidos, Saúde do Trabalhador e Saúde Ambiental em Mossoró-RN. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujos sujeitos da pesquisa serão 30 garis municipalizados, 30 garis terceirizados e 30 catadores de material reciclável e 3 gestores (Secretário Municipal dos Serviços Urbanos, Trânsito e Transportes Públicos de Mossoró-RN, gerente administrativo da SANEPAV e presidente da ACREVI), totalizando 93 participantes abordados de outubro de 2012 a abril de 2013. Como técnicas de pesquisa serão utilizados um questionário e entrevista semi-estruturada. Além disso, será realizada observação não participante do trabalho realizado pelos mesmos, com registro em diários de campo dos pesquisadores. A análise das informações da pesquisa de campo será realizada a partir da construção de categorias empíricas e analíticas em discussão com o referencial teórico construído.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Jennifer do Vale e Silva - Integrante / Andrezza Graziella Veríssimo Pontes - Coordenador / Ana Karine de Moura Saraiva - Integrante.
Membro: Jennifer do Vale e Silva.
Descrição: Objetivo Geral: Analisar as relações entre o processo produtivo de resíduos sólidos urbanos, Saúde do Trabalhador e Saúde Ambiental em Mossoró-RN.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Andrezza Graziella Veríssimo Pontes - Coordenador / Jennifer do Vale e Silva - Integrante / Ana Karinne de Moura Saraiva - Integrante. Número de orientações: 1
Membro: Andrezza Graziella Verissimo Pontes.
5.   2012-2014. Risco de transmissao transfusional de L.L. Chagasi em area endemica de Leishmaniose visceral
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Michelle Alves Vasconcelos Ponte - Coordenador / Helio Moraes de Souza - Integrante. Financiador(es): Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Auxílio financeiro.
Membro: Michelle Alves Vasconcelos Ponte.
6.   2012-Atual. Unidade de Ensino e Pesquisa de Pediatria
Descrição: Grupo de pesquisadores em cardiopatia congênita. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Kiarelle Lourenço Penaforte - Integrante / Silvania Braga Ribeiro - Coordenador / KLEBIA CASTELLO BRANCO - Integrante / GISELLE VIEIRA ANDRADE - Integrante / NAYANA MARIA GOMES SOUZA - Integrante / VALDESTER CAVALCANTE PINTO JUNIOR - Integrante / CANDICE TORRES DE MELO CAVALCANTE - Integrante.
Membro: Kiarelle Lourenco Penaforte.

2011

1.   2011-2012. Avaliacao dos Politraumatizados atendidos no Hospital de referencia da Regiao Norte do Ceara
Descrição: Estudo Longitudinal, prospectivos para delineamento do perfil dos politraumatizados atendidos no setor de emergfência de um hospital de referência no ano de 2011. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Michelle Alves Vasconcelos Ponte - Coordenador / José Gomes Bezerra Filho - Integrante / Isabelle Gama - Integrante / Francismeire Brasileiro Magalhães - Integrante. Financiador(es): Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Sobral - Auxílio financeiro.
Membro: Michelle Alves Vasconcelos Ponte.
2.   2011-2012. Comportamento epidemiologico da violencia em Fortaleza: um enfoque para criancas e adolescentes em situacao de risco
Descrição: Pesquisa em escolas públicas abrigos e casas de passagem, em Fortaleza, com crianças e adolescentes. Dois dos objtivos focam descobrir a violência sofrida e perpetrada por este grupo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Isabelle da Silva Gama - Coordenador / BezerraFilho, JG - Integrante / Marinila Calderaro Munguba - Integrante / Francismeire Brasileiro Magalhães - Integrante / Regina Fátima Gonçalves Feitosa - Integrante. Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Isabelle da Silva Gama.
3.   2011-2012. Estrategia de Prevencao de acidentes: Estudo sobre ecologia dos acidentes em Criancas e adolescentes na Santa Casa de Sobral
Descrição: Estudo desenvolvido em uma unidade de emergência pediátrica com o objetivo de descrever as estratégias desenvolvidos por ciranças vítimas de acidentes após a ocorrência destes. Estudo com abordagem qualitativa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Michelle Alves Vasconcelos Ponte - Integrante / Regina Célia Carvalho da Silva - Integrante / Késia Marques Moraes - Integrante / José Gomes Bezerra Filho - Coordenador / Isabelle Gama - Integrante / Francismeire Brasileiro Magalhães - Integrante. Financiador(es): Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Sobral - Auxílio financeiro.
Membro: Michelle Alves Vasconcelos Ponte.
4.   2011-Atual. Grupo de pesquisa em substancias Psicoativas
Descrição: Grupo de Pesquisa vinculado as Faculdades INTA que tem como objetivo o desenvolvimento de pesquisa relacionada a uso de drogas, atualmente com dois projetos em andamemto. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Michelle Alves Vasconcelos Ponte - Coordenador / Bruna Vieira Gomes - Integrante / Anna Karolina Carvalho de Abreu - Integrante / Marcia Maria de Lima Abreu - Integrante / Kélvia Maria Tomaz - Integrante / Ana Adaurilane Rocha - Integrante / Gelfrânia de Oliveira Silva - Integrante / Ana Cláudia Coelho Ponte - Integrante / Antonia Maria Ferreira de Souza - Integrante / Antonio Tiago da Silva Souza - Integrante. Financiador(es): Centro Universitário UNINTA - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 4
Membro: Michelle Alves Vasconcelos Ponte.
5.   2011-2013. Infeccoes Relacionadas a Assistencia em Saude em hospitais brasileiros: prevalencia, fatores de risco, prognostico, custos e infra-estrutura para controle
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Vanessa Dias da Silva - Integrante / Antonio Carlos Campos Pignatari - Coordenador.
Membro: Vanessa Dias da Silva.
6.   2011-2016. Inquerito Nacional de Saude na Populacao Penitenciaria Feminina e de Servidoras Prisionais
Descrição: O projeto tem como objetivos gerais: (1) avaliar as condições de saúde no que diz respeito às doenças transmissíveis e não transmissíveis mais prevalentes na população de mulheres privadas de liberdade e servidoras prisionais nas penitenciárias e presídios brasileiros; (2) subsidiar a implantação do Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário, bem como contribuir para o controle e redução dos agravos mais frequentes à saúde desses segmentos sociais. O projeto visa ainda articular as unidades e equipes de saúde do sistema penitenciário com as unidades e equipes de saúde do SUS, incentivando a adoção de estratégias multiprofissionais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . Integrantes: Marcelo José Monteiro Ferreira - Coordenador / José Gomes Bezerra Filho - Integrante / Deborah Gurgel Freire - Integrante / Raimunda Hermelinda Maia Macena - Integrante / Maria Inês Costa Dourado - Integrante / Mark Drew Guimarães - Integrante / Alberto Novaes Ramos Junior - Integrante / Ana Brito - Integrante / Roberto da Justa Pires Neto - Integrante / David Seal - Integrante / Isabelle da Silva Gama - Integrante / Ligia Regina Franco Sansigolo Kerr - Integrante. Financiador(es): Fundação Nacional de Saúde - Presidência - Auxílio financeiro / Departamento Nacional de DST/Aids e hepatites virais - Auxílio financeiro.
Membro: Marcelo Jose Monteiro Ferreira.
7.   2011-2012. Nucleos de Apoio a Saude da Familia (NASF) na atencao basica de Fortaleza-CE: desafios da producao coletiva do cuidado em saude mental
Descrição: Projeto de Dissertação de Mestrado apresentado ao Programa de Pós-graduação em Saúde Pública da Universidade Federal do Ceará como requisito parcial para obtenção do título de Mestra em Saúde Pública. Área de concentração: Saúde Coletiva.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Roseleia Carneiro dos Santos - Coordenador / Maria Lúcia Magalhães Bosi - Integrante.
Membro: Roseleia Carneiro dos Santos.

2010

1.   2010-2011. A pratica em Saude do Trabalhador no Sistema Unico de Saude - SUS: reflexoes sobre a atuacao da Estrategia Saude da Familia em Mossoro-RN
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Andrezza Graziella Veríssimo Pontes - Coordenador / Anne Itamara Benigna Evangelista - Integrante. Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
Membro: Andrezza Graziella Verissimo Pontes.
2.   2010-2011. Acidentes de trabalho com exposicao a materiais biologicos envolvendo trabalhadores de Enfermagem em Unidades de Pronto Atendimento: o olhar da Saude do Trabalhador
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Andrezza Graziella Veríssimo Pontes - Coordenador / Amélia Resende Leite - Integrante. Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1
Membro: Andrezza Graziella Verissimo Pontes.
3.   2010-2012. ANALISE ESPACIAL DOS CASOS DE HISTOPLASMOSE DISSEMINADA E AIDS NO MUNICIPIO DE FORTALEZA
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Francisco Gustavo Silveira Correia - Integrante / Terezinha do Menino Jesus Silva Leitão - Coordenador. Número de produções C, T & A: 3
Membro: Francisco Gustavo Silveira Correia.
4.   2010-2011. As interfaces entre trabalho e processo saude/doenca de enfermeiros de servicos de saude mental
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Andrezza Graziella Veríssimo Pontes - Coordenador / Kalídia Felipe de Lima Costa - Integrante. Número de orientações: 1
Membro: Andrezza Graziella Verissimo Pontes.
5.   2010-2012. Avaliacao dos Politraumatizados atendidos no hospital de referencia da regiao norte do estado do ceara: um estudo longitudinal
Descrição: O propósito do estudo vem a possibilitar aos profissionais obterem condições de identificar os problemas reais ou potenciais dos clientes que procuram o serviço, de forma a atender a necessidades encontradas e prevenir as complicações, sendo essencial a coleta de dados como primeiro passo para que o processo de atendimento eficiente e eficaz seja realizado (Ribeiro et al., 2010).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Isabelle da Silva Gama - Integrante / BezerraFilho, JG - Coordenador / Vasconcelos, MA - Integrante. Financiador(es): Santa Casa de Misericórdia de Sobral - Auxílio financeiro.
Membro: Isabelle da Silva Gama.
6.   2010-2012. COMUNIDADES TRADICIONAIS DA ZONA COSTEIRA CEARENSE: UMA ANALISE DA PERCEPCAO DOS DIFERENTES ATORES SOCIAIS DE CANOA QUEBRADA E VILA DO ESTEVAO SOBRE O PROCESSO DE MODERNIZACAO VIVENCIADO POR ESSAS POPULACOES.
Descrição: A relação entre modernização e o modo de vida das comunidades tradicionais da zona costeira cearense é o eixo central da presente dissertação. O estudo tem, como referência, as experiências vivenciadas por duas comunidades situadas a leste do Estado, Canoa Quebrada e Vila do Estevão. Por meio de uma metodologia qualitativa, as investigações seguiram as vias da observação e realização de entrevistas temáticas, identificando os impactos provocados pelo tensionamento do modelo de desenvolvimento vigente, que tenta impor padrões de comportamento aos povos das tradições. A percepção dos diferentes atores sociais sobre o processo de modernização vivido por essas populações foi a base para a contextualização e formulação de uma análise sociológica, acerca da civilização do capital em tempos contemporâneos. Essa problemática tem vários pontos de contato com outros debates atualmente em curso nas ciências sociais e humanas, tendo por isso um dispositivo teórico amplo que abarca a pluralidade de concepções e percepções sobre as relações entre trabalho, tempo e ócio; os paradigmas da tradição e da modernidade; e as estratégias de enfrentamento das organizações coletivas pela coexistência com essa realidade. Nesse contexto, os conceitos de ?sociologia das ausências? e de ?sociologia das emergências? propostos por Boaventura de Sousa Santos, as concepções de tempo social do sociólogo Norbert Elias, e as definições de Mészáros sobre a crise estrutural do capital e sua estrutura fundante constituem os utensílios teóricos nessa investigação. As inspirações analíticas dialogam entre as teorias da Saúde Pública, da Sociologia Política e da Antropologia Social, associadas, do ponto de vista metodológico e epistemológico, a elaboração da ação do pesquisador no ato da pesquisa, cabendo destacar contribuições da história oral (Daniel Bertaux) e da antropologia interpretativa (Geertz). O estudo chega às percepções das dificuldades enfrentadas nas dimensões econômicas, sociais, ambientais. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cláudia Ribeiro de Barros Leal - Coordenador / Rigotto, Raquel Maria - Integrante.
Membro: Claudia Ribeiro de Barros Leal.
7.   2010-2012. Determinantes da violencia em pre-adolescentes e adolescentes sob medida protetiva de colhimento institucional em Fortaleza, Ceara
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Isabelle da Silva Gama - Coordenador / BezerraFilho, JG - Integrante / Marinila Calderaro Munguba - Integrante.
Membro: Isabelle da Silva Gama.
8.   2010-2011. Diagnostico da qualidade da atencao perinatal prestada em instituicoes de saude participantes da Rede Norte-Nordeste de Saude Perinatal
Descrição: Estudo avaliativo (diagnóstico da estrutura, do processo de trabalho dos profissionais e dos resultados perinatais) das unidades que fazem parte da Rede Norte-Nordeste de Saúde Perinatal visando melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à mulher gestante e seus filhos recém-nascidos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria de Lourdes Benevides de Magalhães - Integrante / ÁLVARO MADEIRO LEITE - Coordenador / MARCIA MARIA TAVARES MACHADO - Integrante / Almeida, Nádia Maria Saraiva Girão de Almeida - Integrante. Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.
Membro: Maria de Lourdes Benevides de Magalhaes.
9.   2010-2011. Educacao em Saude: Prevencao de Acidentes Domesticos na Infancia
Descrição: Este projeto tem como objetivos: analisar as ações de educação em saúde desenvolvidas para os acompanhantes das crianças hospitalizadas na Pediatria da Santa Casa de Misericórdia de Sobral tendo como meta a prevenção de acidentes domésticos; Diagnosticar através das percepções dos acompanhantes, os principais fatores de risco presentes no ambiente doméstico; Pontuar as principais características pertinentes às crianças vítimas de acidentes domésticos que possam ser internadas e Realizar ações de educação em saúde para os cuidadores das crianças internadas na Pediatria da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) na prevenção de acidentes domésticos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Késia Marques Moraes - Coordenador / Josélia Maria Lopes dos Prazeres - Integrante. Financiador(es): Santa Casa de Misericórdia de Sobral - Bolsa.
Membro: Kesia Marques Moraes.
10.   2010-2011. Epidemiologia e distribuicao espacial da mortalidade relacionada a doenca de Chagas no Brasil, 1999 a 2007
Descrição: A doença de Chagas continua sendo uma Doença Tropical Negligenciada e um problema de saúde pública, com significativas implicações socioeconômicas na maioria dos países latino-americanos, incluindo o Brasil. A real magnitude da mortalidade pela doença pode ser subestimada nas estatísticas de mortalidade que consideram apenas a causa básica de morte. Objetivou-se caracterizar a magnitude e os padrões da mortalidade relacionada à doença de Chagas no Brasil. Foi realizado um estudo descritivo e analítico com dados de mortalidade obtidos do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde (SIM/DATASUS/MS), e uma análise espacial utilizando os municípios como unidades de observação. Foram analisados todos os óbitos ocorridos no Brasil entre 1999 e 2007, na qual a doença de Chagas foi mencionada como causa básica ou associada de morte. Foram calculados coeficientes de mortalidade e mortalidade proporcional para analisar as tendências temporais por meio de regressão polinomial. Investigaram-se os fatores associados ao óbito pela doença de Chagas, comparando-as com os óbitos gerais. Foram descritas as causas de morte que frequentemente se associaram com a doença de Chagas. Para análise de autocorrelação espacial foram utilizados os seguintes métodos: Moran global, Getis-Ord General G, Moran local e estatística Gi*.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Francisco Rogerlândio Martins de Melo - Integrante / Heukelbach, Jorg - Coordenador / Alencar, Carlos Henrique - Integrante / Ramos Júnior, Alberto Novaes - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Francisco Rogerlandio Martins de Melo.
11.   2010-2012. Incentivos e barreiras para a realizacao do teste HIV entre profissionais de saude, organizacoes nao governamentais, populacoes vulneraveis ao HIV e populacao geral: uma abordagem quali-quantitativa
Descrição: Este estudo tem como objetivos: descrever e compreender os incentivos e barreiras para a realização do teste de HIV/AIDS nas populações vulneráveis (HSH, travestis e profissionais do sexo feminino) e população geral acima de 18 anos; estudar os incentivos e as barreiras para a realização do teste HIV entre profissionais da saúde, organizações não governamentais, populações vulneráveis (HSH, travestis, migrantes e profissionais do sexo) e população geral de ambos os sexos e diferentes idades (18 a 49 e 50 ou mais anos), em Fortaleza; caracterizar quantitativamente os incentivos e as barreiras para realizar o teste de HIV entre os diferentes segmentos populacionais citados acima e os seus determinantes;aprofundar qualitativamente os incentivos e as barreiras para realizar o teste de HIV e a resistência ao mesmo em cada grupo populacional específico acima; caracterizar quantitativamente o nível dos comportamentos de risco associados com a transmissão do HIV nos três grupos (HSH, PS, e população geral acima de 18 anos) e seus determinantes e mensurar a soroprevalência do HIV na população de HSH e profissionais do sexo feminino; capacitar estudantes de doutorado e professores/pesquisadores de universidades de áreas do Nordeste brasileiro em pesquisa epidemiológica e antropologia médica aplicada a populações vulneráveis ao HIV/AIDS no Brasil; integrar os referenciais/fundamentos da Epidemiologia e da Antropologia em Saúde mediante a investigação aprofundada das barreiras bem como de elementos facilitadores para a testagem do HIV, em uma perspectiva interdisciplinar e de grupo colaborativo, agregando distintas vertentes e instituições; ampliar a cooperação científica entre a França e o Brasil com outras instituições governamentais (ANRS) e não governamentais da França (AIDES), que mostraram interesse em cooperação científica, na área de epidemiologia e antropologia médica aplicada a populações vulneráveis ao HIV/AIDS nos dois países. Valor do financiamento: 120mil euros (A. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) . Integrantes: Eugênia Marques de Oliveira Melo - Integrante / Carl Kendall - Integrante / Marli Teresinha Gimeniz Galvão - Integrante / Raimunda Hermelinda Maia Macena - Integrante / Ligia Regina Franco Sansigolo Kerr - Coordenador / Laëtitia Atlani-Duault - Integrante / Laurent Vidal - Integrante. Financiador(es): Agence National de Recherches sur le SIDA - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Programa Nacional DST/AIDS - Auxílio financeiro.
Membro: Eugenia Marques de Oliveira Melo.
12.   2010-2012. Incidencia de diabetes mellitus e fatores associados ao seu desenvolvimento em pacientes transplantados renais em um servico de referencia em Transplante
Descrição: Dissertação de Mestrado. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Maria Neide Antero Pinheiro Buarque - Coordenador / Renan Montenegro Júnior - Integrante.
Membro: Maria Neide Antero Pinheiro Buarque.
13.   2010-2016. Intervencao em Saude do Trabalhador e Saude Ambiental em municipios com projetos agro industriais de impacto ambiental.
Descrição: Desde os anos 80 tem-se a compreensão de que a saúde da população não se alcança apenas com os esforços do setor saúde stricto sensu, tendo em vista que os condicionantes do processo saúde-doença estão vinculados à forma como a sociedade organiza o processo de produção e consumo, os quais vão delinear as condições gerais de vida, trabalho, moradia, educação, ambiente, lazer, etc. Com base nisto é que se constrói recentemente o paradigma da Promoção da Saúde, com base na criação de ambientes favoráveis à saúde, no fomento às políticas públicas, na re-orientação dos serviços de saúde e no reforço à participação comunitária. Por outro lado, compreende-se que os processos de desenvolvimento econômico têm gerado profundas transformações ambientais, culturais e sociais, as quais muitas vezes impactam negativamente sobre a população. No caso do Ceará, desde o final dos anos 1980, os planos de governo têm sido fundados na atração de investimentos industriais, na expansão do turismo de grande escala e na implantação de grandes unidades de agronegócio. Aumentar a produção e as exportações significa, na linguagem oficial de governo e empresários, possibilitar o crescimento econômico, romper com o atraso, criar condições para a geração de riquezas e, ao mesmo tempo, inserir o Ceará na rota do desenvolvimento. Tais empreendimentos industriais, turísticos, agronegócio têm sido apresentados e legitimados junto à sociedade pela geração de emprego e renda. Entretanto, suas interfaces com o ambiente e a saúde nem sempre são explicitadas, de forma a permitir às comunidades envolvidas participar ativamente do debate das alternativas de desenvolvimento, a partir de uma avaliação mais completa de suas distintas implicações, inclusive a médio e longo prazo. O Núcleo TRAMAS vem se constituindo desde 1996, no Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina da UFC, em articulação com diversos outros departamentos acadêmicos desta e de outras Universidades, com diferen.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (2) . Integrantes: Marcelo José Monteiro Ferreira - Integrante / Vanira Matos Pessoa - Integrante / Severino Ferreira Alexandre - Integrante / Georgiana de Alencar Portela - Integrante / Ana Cláudia de Araújo Teixeira - Integrante / Fabíola Silva de Castro - Integrante / Maiana Maia Teixeira - Integrante / Cláudia Ribeiro de Barros Leal - Integrante / Lara de Queiroz Viana Braga - Integrante / Andrezza Graziella Veríssimo Pontes - Integrante / Islene Ferreira Rosa - Integrante / Maria das Graças Viana Bezerra - Integrante / Jeanny Fiúza Costa - Integrante / Raquel Maria Rigotto - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Marcelo Jose Monteiro Ferreira.
Descrição: Desde os anos 80 tem-se a compreensão de que a saúde da população não se alcança apenas com os esforços do setor saúde stricto sensu, tendo em vista que os condicionantes do processo saúde-doença estão vinculados à forma como a sociedade organiza o processo de produção e consumo, os quais vão delinear as condições gerais de vida trabalho, moradia, educação, ambiente, lazer, etc. Com base nisto é que se constrói recentemente o paradigma da Promoção da Saúde, com base na criação de ambientes favoráveis à saúde, no fomento às políticas públicas, na re-orientação dos serviços de saúde e no reforço à participação comunitária. Por outro lado, compreende-se que os processos de desenvolvimento econômico têm gerado profundas transformações ambientais, culturais e sociais, as quais muitas vezes impactam negativamente sobre a população. No caso do Ceará, desde o final dos anos 1980, os planos de governo têm sido fundados na atração de investimentos industriais, na expansão do turismo de grande escala e na implantação de grandes unidades de agronegócio. Aumentar a produção e as exportações significa, na linguagem oficial de governo e empresários, possibilitar o crescimento econômico, romper com o atraso, criar condições para a geração de riquezas e, ao mesmo tempo, inserir o Ceará na rota do desenvolvimento. Tais empreendimentos industriais, turísticos, agronegócio têm sido apresentados e legitimados junto à sociedade pela geração de emprego e renda. Entretanto, suas interfaces com o ambiente e a saúde nem sempre são explicitadas, de forma a permitir às comunidades envolvidas participar ativamente do debate das alternativas de desenvolvimento, a partir de uma avaliação mais completa de suas distintas implicações, inclusive a médio e longo prazo. O Núcleo TRAMAS vem se constituindo desde 1996, no Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina da UFC, em articulação com diversos outros departamentos acadêmicos desta e de outras Universidades.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cláudia Ribeiro de Barros Leal - Integrante / Andrezza Graziella Veríssimo Pontes - Integrante / Rigotto, Raquel Maria - Coordenador / TEIXEIRA, Ana Cláudia de Araújo - Integrante / ROSA, I.F. - Integrante / TEIXEIRA, M. M. - Integrante / BRAGA, L.Q.V - Integrante.
Membro: Claudia Ribeiro de Barros Leal.
Descrição: Desde os anos 80 tem-se a compreensão de que a saúde da população não se alcança apenas com os esforços do setor saúde stricto sensu, tendo em vista que os condicionantes do processo saúde-doença estão vinculados à forma como a sociedade organiza o processo de produção e consumo, os quais vão delinear as condições gerais de vida trabalho, moradia, educação, ambiente, lazer, etc. Com base nisto é que se constrói recentemente o paradigma da Promoção da Saúde, com base na criação de ambientes favoráveis à saúde, no fomento às políticas públicas, na re-orientação dos serviços de saúde e no reforço à participação comunitária. Por outro lado, compreende-se que os processos de desenvolvimento econômico têm gerado profundas transformações ambientais, culturais e sociais, as quais muitas vezes impactam negativamente sobre a população. No caso do Ceará, desde o final dos anos 1980, os planos de governo têm sido fundados na atração de investimentos industriais, na expansão do turismo de grande escala e na implantação de grandes unidades de agronegócio. Aumentar a produção e as exportações significa, na linguagem oficial de governo e empresários, possibilitar o crescimento econômico, romper com o atraso, criar condições para a geração de riquezas e, ao mesmo tempo, inserir o Ceará na rota do desenvolvimento. Tais empreendimentos industriais, turísticos, agronegócio têm sido apresentados e legitimados junto à sociedade pela geração de emprego e renda. Entretanto, suas interfaces com o ambiente e a saúde nem sempre são explicitadas, de forma a permitir às comunidades envolvidas participar ativamente do debate das alternativas de desenvolvimento, a partir de uma avaliação mais completa de suas distintas implicações, inclusive a médio e longo prazo. O Núcleo TRAMAS vem se constituindo desde 1996, no Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina da UFC, em articulação com diversos outros departamentos acadêmicos desta e de outras Universidades.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) . Integrantes: Andrezza Graziella Veríssimo Pontes - Integrante / Raquel Maria Rigotto - Coordenador / Islene Ferreira Rosa - Integrante / Ana Cláudia de Araújo Texeira - Integrante / Severino Ferreira Alexandre - Integrante / Vanira Matos Pessoa - Integrante / Maria das Graças Viana Bezerra - Integrante / Fabíola Silva de Castro - Integrante / Lara Q. Viana Braga - Integrante / Jeany Fiuza Costa - Integrante / Cláudia Barros Leal - Integrante / Marcelo José Monteiro Ferreira - Integrante / Georigiana Portela - Integrante / Maiana Maia Texeira - Integrante. Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.
Membro: Andrezza Graziella Verissimo Pontes.
14.   2010-2012. Necessidades de Saude: subsidios a critica do pensar/fazer saude
Descrição: As necessidades de saúde da população não são atendidas de forma satisfatória, delineando desafios de diversas ordens às práticas de saúde. A superação deste cenário implica conhecer as necessidades dos grupos sociais e criar instrumentos e estratégias para atendê-las, o que requer esforços das ciências e práticas em saúde coletiva. Esta pesquisa analisa necessidades de saúde em periferias urbanas de uma cidade média do Nordeste brasileiro. Ancorado no método dialético, as necessidades foram analisadas em sua articulação com a totalidade, buscando a explicitação das mediações e contradições envolvidas. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com moradores, observações de campo, aplicação de questionário, além de pesquisa documental. Evidenciaram-se cinco conjuntos de necessidades: necessidade de produtos e serviços biomédicos; necessidade de dinheiro para consumir produtos e serviços biomédicos; necessidade de alimentos saudáveis; necessidade de hábitos saudáveis; e necessidade de boas relações interpessoais com os trabalhadores dos serviços de saúde. Embora agrupadas, elas são singulares aos modos de vida individuais e coletivos, tecidos numa trama que articula atores sociais, políticos, culturais, econômicos, científicos e midiáticos; e revelam contradições em sua maioria desfavoráveis à satisfação das necessidades de saúde e um processo de reprodução social fortemente direcionado para a acumulação do capital. As necessidades de saúde são multidimensionais, assumem conteúdos e formas diversificadas, conforme as especificidades de vida e saúde dos sujeitos individuais e coletivos. Carecem, para sua apreensão, de métodos inscritos em diferentes tradições de pesquisa, sendo apenas parcialmente capturadas pelos indicadores epidemiológicos tradicionalmente utilizados nos sistemas de saúde.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Jennifer do Vale e Silva - Coordenador / Maria Vaudelice Mota - Integrante / Ricardo José Soares Pontes - Integrante. Número de produções C, T & A: 5
Membro: Jennifer do Vale e Silva.
15.   2010-2012. Perfil dos usuarios de Crack em tratamento Hospitalar no Estado do Ceara
Descrição: Estudo Trnsversal que tem por objetivo analisar o perfil dos usuários de crack hospitalizados em leitos de Hospitais gerais no Ceará no ano de 2010.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Michelle Alves Vasconcelos Ponte - Integrante / José Gomes Bezerra Filho - Coordenador / Regina Fátima Gonçalves Feitosa - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Michelle Alves Vasconcelos Ponte.
16.   2010-2012. Saude do Trabalhador e Saude Ambiental:articulando universidade, SUS e movimentos sociais em territorio rural.
Descrição: Objetivo Geral: Analisar a articulação entre universidade, SUS e movimentos sociais para incorporação da abordagem das relações produção-trabalho-ambiente-saúde em território rural.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Andrezza Graziella Veríssimo Pontes - Coordenador / Raquel Maria Rigotto - Integrante. Número de produções C, T & A: 11
Membro: Andrezza Graziella Verissimo Pontes.
17.   2010-2011. Sustentabilidade das acoes de controle da hanseniase, enfoque em vigilancia de contatos, na atencao basica do municipio de Fortaleza-Ceara
Descrição: O projeto visa fortalecer as ações de controle da hanseníase com foco na vigilância de contatos e a garantia da longitudinalidade do cuidado a pessoas com hanseníase e seus familiares.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: Olga Maria de Alencar - Integrante / Thayza Miranda Pereira - Integrante / Jorg Heukelbach - Integrante / Jaqueline Caracas Barbosa - Coordenador / Alberto Novaes Ramos Junior - Integrante / Carlos Henrique Morais de Alencar - Integrante. Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Olga Maria de Alencar.
18.   2010-2011. Sustentabilidade socioambiental e saude do trabalhador: um olhar sobre as ceramicas vermelhas no municipio de Parelhas-RN
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Andrezza Graziella Veríssimo Pontes - Coordenador / Marília Gabriela da Silva Lima - Integrante. Número de orientações: 1
Membro: Andrezza Graziella Verissimo Pontes.
19.   2010-2012. Violencia Contra a Mulher Por Parceiro Intimo: Magnitude e Fatores Associados Encontrados em Delegacia Especializadada Atendimento a Mulher
Descrição: A violência contra a mulher constitui um agravo recorrente no cenário mundial tendo sido considerado um agravo para a saúde pública e violação dos direitos humanos. Teve-se como objetivos não só analisar a magnitude da violência contra a mulher, como conhecer as tipologias desta violência praticada por parceiro íntimo; descrever o perfil sociodemográfico das mulheres em situação de violência, o perfil do agressor e as circunstâncias do fato; apontar os fatores determinantes da violência física contra a mulher praticada por parceiro ou ex-parceiro íntimo; identificar o perfil das vítimas que desistiram da denúncia contra o agressor. Estudo quantitativo transversal, cuja coleta de dados foi realizada de junho a agosto de 2011, tomando-se por base dados de inquéritos policiais que constam na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Fortaleza-CE. Selecionaram-se inquéritos de mulheres na faixa etária de 20 a 59 anos, baseados em um processo de amostragem do qual resultaram em 395 inquéritos policiais. Destes, 325 foram de mulheres que deram prosseguimento ao processo judicial e 70 desistiram da denúncia do agressor. Para a coleta de dados, foram extraídas variáveis relevantes dos inquéritos que seguiram com processo, com vistas a contribuir na busca da possível associação entre a violência contra a mulher e os possíveis fatores causais, tais como os socioeconômicos, tanto da vítima quanto do agressor, além dos dados da ocorrência. Enquanto os 70 processos arquivados foram apenas descritos, os dados foram analisados por meio do software STATA versão 10. A tipologia da violência prevalente no estudo foi a não física (57,2%). Entretanto, foi analisada a associação, especificamente, entre a violência física e seus possíveis fatores. Para este fim, utilizou-se o cálculo da Razão de Prevalência, Oddis Ratio bruta e valores de significância (p0,20). Ao aplicar a regressão logística para ajuste do modelo, concluiu-se que os fatores de risco associados para este tipo. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Isabelle da Silva Gama - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T & A: 1
Membro: Isabelle da Silva Gama.

2009

1.   2009-2010. A Rede de Atencao Primaria como Elo de Integracao da Saude Mental, com enfase no Matriciamento
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cláudia Ribeiro de Barros Leal - Coordenador.
Membro: Claudia Ribeiro de Barros Leal.
2.   2009-2010. Acolhimento na Atencao Basica
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Regina Mônica Viana Teixeira - Coordenador.
Membro: Regina Monica Viana Teixeira.
3.   2009-2010. Autonomia do usuario na relacao com o enfermeiro: realidade ou utopia?
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Andrezza Graziella Veríssimo Pontes - Coordenador / Liégia Karissa Morais Rodrigues - Integrante. Número de orientações: 1
Membro: Andrezza Graziella Verissimo Pontes.
4.   2009-2010. Efeito da Reabilitacao Vestibular em idosos portadores de Labirintopatias de origem Perifericas com e sem uso de medicacao
Descrição: Reabilitar pacientes idosos encaminhados por um medico do ambulatorio de otoneurologia da Universidade Federal do Ceará com diagnostico de VPPB e outras labirintopatias de origem perifericas e comparar 2 grupos, um grupo em uso de medicação e outro grupo controle sem medicação e observao em qual dos dois grupos se obteve um melhor efeito da reabilitação Vestibular. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marjorie Coelho de Araújo Salmito - Coordenador.
Membro: Marjorie Coelho de Araujo Salmito.
5.   2009-2010. ESTIMATIVA DA LONGEVIDADE DO Aedes aegypti EM CONDICOES DE CAMPO, NA CIDADE DE FORTALEZA
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Francisco Gustavo Silveira Correia - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Francisco Gustavo Silveira Correia.
6.   2009-Atual. FATORES DE RISCO PARA OBITOS POR TUBERCULOSE EM PACIENTES CO-INFECTADOS COM HIV/AIDS NA CIDADE DE FORTALEZA
Descrição: Projeto financiado pelo Fundo Global Tuberclose que visa identificar fatores de risco para óbito em pacientes co-infectados HIV/Tuberculose na cidade de Fortaleza. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Thaís Lobo Herzer - Integrante / Roberto da Justa Pires Neto - Coordenador / Clauni Nobre Holanda - Integrante / DALILA AUGUSTO PERES - Integrante / TERESINHA DO MENINO JESUS SILVA LEITÃO - Integrante / Monica Cardoso Façanha - Integrante / Valéria Goes Ferreira Pinheiro - Integrante / Ana Lúcia Sudário Dias Branco - Integrante / Christiana Maria Oliveira Nogueira - Integrante. Financiador(es): Fundo Global Tuberculose Brasil - Auxílio financeiro.
Membro: Thais Lobo Herzer.
Descrição: O presente projeto tem como objetivo avaliar fatores associados a óbito por tuberculose em indivíduos portadores de infecção por HIV/Aids, maiores que 12 anos, residentes em Fortaleza - CE, Trata-se de um estudo retrospectivo com busca de informações em Sistemas de Informação (SIM, SINAN, SISCEL) e em prontuários médicos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Raimunda Rosilene Magalhaes Gadelha - Integrante / Clauni Nobre Holanda - Integrante / - Integrante / Terezinha do Menino Jesus Silva - Integrante / - Integrante / Valéria Goes Ferreira Pinheiro - Integrante / - Integrante / Thais Lobo Herzer - Integrante / - Integrante / Dalila Augusto Peres - Integrante / - Integrante / Monica Cardoso Façanha - Integrante / - Integrante / Ana Lúcia Sudário Dias Branco - Integrante / - Integrante / Christiana Maria Oliveira Nogueira - Integrante / - Integrante / Roberto da Justa Pires Neto - Coordenador. - Coordenador. Financiador(es): Fundo Global Tuberculose Brasil - Auxílio financeiro - Auxílio financeiro.
Membro: Raimunda Rosilene Magalhaes Gadelha.
7.   2009-2010. INTEGRAHANS FORTALEZA: fortalecendo as acoes de controle da hanseniase no municipio de Fortaleza
Descrição: Identificar os determinantes epidemiológicos, clínicos, psicossociais e operacionais responsáveis pelos elevados coeficientes de detecção da hanseníase nos estados do Pará, Maranhão, Tocantins e Piauí (cluster 1 Programa Nacional de Controle da Hanseníase). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Olga Maria de Alencar - Integrante / Jaqueline Caracas Barbosa - Integrante / Maria de Jesus Freitas de Alencar - Coordenador. Financiador(es): Leprosy Rilief Association - Auxílio financeiro.
Membro: Olga Maria de Alencar.
8.   2009-2011. Integrahans-MAPATOPI: Padroes Epidemiologicos, Clinicos, Psicossociais e Operacionais da Hanseniase nos Estados do Maranhao, Para, Tocantins e Piaui: Uma Abordagem Integrada
Descrição: Identificar os determinantes epidemiológicos, clínicos, psicossociais e operacionais responsáveis pelos elevados coeficientes de detecção da hanseníase nos estados do Pará, Maranhão, Tocantins e Piauí (cluster 1 Programa Nacional de Controle da Hanseníase).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . Integrantes: Olga Maria de Alencar - Integrante / Thayza Miranda Pereira - Integrante / Jorg Heukelbach - Coordenador / Jaqueline Caracas Barbosa - Integrante / Alberto Novaes Ramos Junior - Integrante / Liana Moura Ariza - Integrante / Carlos Henrique Morais de Alencar - Integrante / Maria de Jesus Freitas de Alencar - Integrante / Patrícia Passos Sampaio - Integrante / Suziana Martins de Vasconcelos - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Olga Maria de Alencar.
9.   2009-2009. Investigacao do potencial antipsicotico da lamotrigina em camundongos
Descrição: A lamotrigina é uma droga antiepiléptica que, recentemente, vem sido apontada como capaz de melhorar alguns sintomas da esquizofrenia em humanos. O presente estudo objetivou investigar o potencial antipisicótico da lamotrigina por meio dos testes de indução de catatonia, ptose palpebral, e campo aberto. Foram utilizados, para isto, 124 camundongos machos (25-30g) que receberam salina 0,9%, haloperidol na dose de 5mg/Kg, i.p e lamotrigina na dose de 10mg/Kg, i.p. A lamotrigina induziu ptose palpebral e reduziu a atividade locomotora horizontal nos animais estudados. Conquanto a referida droga não induziu catatonia e nem promoveu alterações na locomoção vertical dos camundongos. Conclui-se que os efeitos antipsicóticos atribuídos a lamotrigina parecem não estar relacionados a mecanismos dopaminérgicos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Francisco Rogerlândio Martins de Melo - Integrante / charlene stephanie de lima oliveira - Integrante / Aline de Albuquerque Oliveira - Coordenador. Financiador(es): Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza - Bolsa.
Membro: Francisco Rogerlandio Martins de Melo.
10.   2009-2010. Politicas Publicas de Saude e Controle Social: construindo uma proposta de intervencao para a Saude Ambiental e Saude do Trabalhador em municipios com empreendimentos do Programa de Aceleracao do Crescimento no Ceara
Descrição: Objetivo Geral Contribuir para a implantação da política de saúde ambiental e consolidação da saúde do trabalhador, em contexto intersetorial e com participação social, em dois municípios com empreendimentos do PAC no Ceará, visando à garantia da saúde e da sustentabilidade. 3.2. Objetivos Específicos Identificar e analisar as transformações sociais, econômicas, ambientais e culturais com repercussões sobre a saúde ambiental e dos trabalhadores nos territórios com produção de fruticultura irrigada em Limoeiro do Norte-Ce e geração de energia elétrica em São Gonçalo do Amarante-Ce; Caracterizar as novas necessidades de saúde dos trabalhadores e da população atingida pelos empreendimentos do PAC; Propor um plano de intervenção em relação à saúde do trabalhador e saúde ambiental a ser implantado nos dois municípios cearenses; Subsidiar o SUS, outras instituições públicas e a sociedade civil para a organização do atendimento às novas demandas de promoção e proteção da saúde nestes territórios, por meio de produção e divulgação do conhecimento. Desenvolver ações de educação permanente junto ao controle social, utilizando a educação popular, principalmente no que se refere à antecipação de riscos e atuação preventiva sobre eles, de acordo com o arcabouço jurídico-institucional vigente;. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Marcelo José Monteiro Ferreira - Integrante / Vanira Matos Pessoa - Integrante / Maria das Graças Viana Bezerra - Integrante / Raquel Maria Rigotto - Coordenador / Maria da Graça Luderitz Hoefel - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Marcelo Jose Monteiro Ferreira.


Data de processamento: 17/02/2022 16:34:45