Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - Faculdade de Medicina - UFC [Turmas de Mestrado ano 2009]

Andrea Batista de Andrade Castelo Branco

Professora da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), com o apoio financeiro da CAPES. Mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com o apoio financeiro da CAPES. Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Psicoterapeuta com formação em Abordagem Centrada na Pessoa (ACP). Exerce atividades docentes de ensino na graduação e na pós-graduação, ministrando disciplinas que versam sobre Psicologia da Saúde, Psicologia Hospitalar e Pesquisa Qualitativa. Coordenadora do projeto de pesquisa: Atuação do psicólogo humanista no contexto hospitalar. Professora do mestrado profissional em Psicologia da Saúde (IMS-UFBA). (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2021-Atual. Atuacao do psicologo hospitalar na perspectiva da Abordagem Centrada na Pessoa
      Descrição: As particularidades da atuação do psicólogo no contexto hospitalar requerem a atualizações dos fundamentos teóricos e práticos da Abordagem Centrada na Pessoa, numa perspectiva de clínica ampliada. Objetiva-se, portanto, analisar dados dispersos na literatura e desenvolver novos estudos teóricos que versam sobre a atuação do psicólogo rogeriano no contexto hospitalar junto ao paciente, equipe e família, abordando temáticas relacionadas ao adoecimento, tratamento e hospitalização. Para tal, será utilizado o método de pesquisa bibliográfica. Serão empregadas as seguintes estratégias de levantamento bibliográfico e de análise de textos: Leitura de reconhecimento do material bibliográfico, Leitura exploratória, Leitura seletiva, Leitura reflexiva/crítica e Leitura interpretativa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Andréa Batista de Andrade Castelo Branco - Coordenador / Gabriella Mary Rosas Lopes de Matos - Integrante / Marta Clarice Nascimento Oliveira - Integrante / Pedro Henrique Alves da Silva - Integrante / Pedro Luis Cavalcante Lessa - Integrante / Rafaela Firmino Leite - Integrante.
      Membro: Andrea Batista de Andrade Castelo Branco.
    2. 2018-2019. Atuacao do psicologo humanista no contexto hospitalar.
      Descrição: Trata-se de um projeto de pesquisa que articula aspectos teóricos-práticos da Psicologia Humanista com a Psicologia Hospitalar, com apoio financeiro do CNPq e da UFBA Objetivo geral: Analisar a atuação do psicólogo humanista no contexto hospitalar. Objetivos específicos: Compreender a experiência vivida de psicólogos humanistas na Emergência, UTI e Enfermarias; Problematizar a prática do psicólogo humanista junto ao paciente, equipe e família; Refletir sobre as temáticas relacionadas ao adoecimento, tratamento e hospitalização na perspectiva humanista; Identificar as estratégias e intervenções dos psicólogos humanistas no hospital. Metodologia: Será utilizada a abordagem qualitativa e o método fenomenológico. Local da pesquisa: Hospital geral de Vitória da Conquista (HGVC). Participantes (informantes-chave): Psicólogos, Residentes e Estagiários que atuam na perspectiva humanista.Técnicas de coleta de dados: técnicas de leituras, entrevistas semi-estruturadas e observações sistemáticas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (17) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Andréa Batista de Andrade Castelo Branco - Coordenador / Aline Mattos Braga Barros - Integrante / Juliana de Almeida Silva - Integrante / ISIS MALTA CAIRO FONSÊCA - Integrante / JACKELINE RODRIGUES DA SILVA ALMEIDA - Integrante / SARA ROCHA DOS ANJOS - Integrante / THAYNA COTRIM DE SOUSA - Integrante / BIANCA OLIVEIRA PINHEIRO - Integrante / BIANCA VEIGA PRATES - Integrante / VERÔNICA APARECIDA MENEZES LAGO - Integrante / TALINE MERCES DE JESUS - Integrante / KLEBER SOARES ROCHA - Integrante / LUCAS LACERDA CAMILO - Integrante / RICARDO MARINHO DA SILVA - Integrante / CAROLINA ALVES CRUZ - Integrante / Christian Ferreira de Oliveira - Integrante / Ketylen Cardoso Nogueira - Integrante / FLAVIA ALVES DO ROSARIO - Integrante / LETICIA SILVA DE SOUZA - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade Federal da Bahia - Bolsa.
      Membro: Andrea Batista de Andrade Castelo Branco.
    3. 2016-2017. Cuidado integral da psicologia hospitalar no manejo da crise
      Descrição: A garantia do acesso ao cuidado em saúde mental no hospital geral é um elemento importante para a consolidação da reforma psiquiátrica e da integralidade na rede psicossocial, principalmente no que tange às situações de crises psiquiátricas/existenciais. Nesta pesquisa, objetiva-se analisar a prática da psicologia hospitalar no manejo da crise que podem potencializar ou dificultar a integralidade em saúde mental na rede psicossocial. Para tal, será realizada uma pesquisa qualitativa no hospital universitário de Vitória da Conquista mediante o uso de entrevistas semiestruturadas e a observação sistemática da prática de 4 psicólogos hospitalares e 4 estagiários de psicologia. Após o processo de transcrição e leitura flutuante, será utilizada a análise de conteúdo para processamento e análise do material empírico. Espera-se que os resultados desta pesquisa contribuam para a qualificação da assistência no cuidado em saúde mental no hospital pesquisado, para o aprimoramento científico no campo da Psicologia Hospitalar e para uma formação em psicologia na UFBA adequada aos princípios do SUS.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Andréa Batista de Andrade Castelo Branco - Coordenador / Editéia Miranda de Sousa - Integrante / SARA ROCHA DOS ANJOS - Integrante / Sara dos Santos Cunha - Integrante / Mariá Lanzotti Sampaio - Integrante / Laisla Suelen Miranda Rocha - Integrante / MILENA MARIA SARTI - Integrante / LIVIA BOTELHO FELIX - Integrante / LETICIA SILVA DE SOUZA - Integrante.
      Membro: Andrea Batista de Andrade Castelo Branco.
    4. 2013-2016. Subjetividade e Transdisciplinaridade - Promocao da Saude e Estrategia Saude da Familia: processos de trabalho e integralidade
      Descrição: Seu objetivo é investigar como as ações de promoção da saúde, na perspectiva da integralidade, são desenvolvidas no processo de trabalho cotidiano de equipes de Saúde da Família no contexto da APS, em um distrito sanitário do município de Belo Horizonte. Tratar-se de um estudo de caso das ações de promoção de saúde, desenvolvidas pela ESF em um distrito sanitário de BH, utilizando-se de um conjunto de dados quantitativos e qualitativos em três etapas. Na primeira, trabalharemos inicialmente com os dados já existentes no distrito relativo às ações da ESF, ao projeto gerencial para essa estratégia e com dados de produção do trabalho das equipes, além dos dados sobre o território do distrito. Serão também entrevistados sujeitos chaves ligados ao tema pesquisado (gerência de atenção à saúde, de gestão do trabalho, etc.). Na segunda, será realizado um questionário preenchido em entrevista, a ser respondido coletivamente por cada equipe de Saúde da Família do Distrito. Finalmente, realizaremos dois estudos de caso em duas UBS, com uma amostra por contraste-aprofundamento. Trabalharemos com observações do cotidiano do trabalho, entrevistas semi-dirigidas com o gerente da unidade e profissionais da ESF, grupo focal com os agentes de saúde, pesquisa com documentos. O delineamento da pesquisa será amplo, numa perspectiva de triangulação de métodos, operando-se com flexibilidade em relação aos procedimentos metodológicos. A análise recorrerá às contribuições da análise temática e da análise de discurso, procurando sempre evidenciar a relação entre os dados e sua condição de produção, seja nos dados verbais, seja na análise documental.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Andréa Batista de Andrade Castelo Branco - Integrante / João Leite Ferreira Neto - Coordenador / Mônica Soares Beato - Integrante / Luiz Guilherme Duarte - Integrante / Luiza Sanna - Integrante.
      Membro: Andrea Batista de Andrade Castelo Branco.
    5. 2013-2016. Praticas que (SUS)tentam a integralidade na Rede de Atencao Psicossocial
      Descrição: A integralidade em saúde mental refere-se à capacidade dos pontos de atenção da rede psicossocial se articularem no território em seus arranjos interdisciplinares, intrasetoriais, matriciais e intersetoriais, pelo estabelecimento de relações intersubjetivas entre profissionais, gestores e usuários, de modo a contribuírem no processo de desinstitucionalização. O presente estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa que busca analisar os discursos e as práticas de gestores, profissionais de saúde mental e usuários, a fim de compreender as confluências e divergências entre suas perspectivas, bem como identificar os alcances e limitações das eventuais manifestações da integralidade na Rede de Atenção Psicossocial de Vitória da Conquista. Acredita-se que a análise dos discursos sobre integralidade que permeiam os CAPS e a atenção básica como dispositivos que constituem e são constituídos pela rede psicossocial, poderá fornecer subsídios fundamentais para a reformulação ou aprimoramento do modo de organização das redes em Vitória da Conquista. Projeto contemplado com 5 bolsas PIBIC (fontes de financiamento: CNPq, UFBA e FAPESB), realizado em parceria com a PUC-Minas. Edital PROPCI/UFBA 01-2014 - PIBIC e PIBIC-AF.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (12) . Integrantes: Andréa Batista de Andrade Castelo Branco - Coordenador / João Leite Ferreira Neto - Integrante / Eloína Oliveira - Integrante / Bárbara Emanuely Guimarães - Integrante / Janderson Carneiro de Oliveira - Integrante / Árina Ariadne Freire Carvalho - Integrante / Luanna Lua Sousa Felício - Integrante / Sara Cunha dos Santos - Integrante / Alessandra Souza Gomes - Integrante / Clara Guimarães Macedo - Integrante / Cláudia de Jesus Pinheiro - Integrante / Editéia Miranda de Sousa - Integrante / Karoline Silva Fernandes - Integrante / Lucas Marques Santos - Integrante.
      Membro: Andrea Batista de Andrade Castelo Branco.
    6. 2012-2013. Qualidade, Integralidade e Humanizacao na Rede de Atencao Psicossocial: Estudo Avaliativo Multidimensional
      Descrição: Esta investigação visa a compreensão da qualidade do cuidado dispensado à população na Rede de Atenção Psicossocial, conferindo destaque às dimensões integralidade, humanização, com base em um modelo multidimensional envolvendo usuários, gestores e trabalhadores, transitando, portanto, de um foco nos dispositivos para a articulação em rede. A natureza do nosso objeto de estudo tangencia o campo da avaliação qualitativa de serviços e programas de saúde e busca desvelar desafios e/ou potencialidades no que tange a qualidade do cuidado dispensado na rede. O cenário desse estudo se conformará nos dispositivos de saúde da rede psicossocial de Fortaleza (Centros de Atenção Psicossocial, Hospital Geral, Hospital Psiquiátrico e Unidades Básicas de Saúde). Este projeto recebe o apoio financeiro do Edital Universal 14/1012 - CNPq.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Andréa Batista de Andrade Castelo Branco - Integrante / Maria Lúcia Magalhães Bosi - Coordenador / Anna Karinne Melo Barreto - Integrante / Liliane Brandão Carvalho - Integrante / Roseléia Santos - Integrante / Carlos Eduardo Amaral - Integrante / Daiana Moreira - Integrante.
      Membro: Andrea Batista de Andrade Castelo Branco.
    7. 2009-2012. Praticas Inovadoras e Desinstitucionalizacao: Analisando um movimento comunitario em Saude Mental no Nordeste do Brasil
      Descrição: Este projeto tem como objeto analisar a experiência de um Movimento Comunitário de Saúde Mental, mais precisamente, o Movimento de Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim (MSMCBJ), atuante no Município de Fortaleza/CE. Trata-se de compreender, com base na perspectiva dos atores implicados - usuários, trabalhadores e coordenadores do Movimento, que matrizes e concepções norteiam a proposta e em que medida as práticas implementadas nesse espaço se constituem como contribuição inovadora no sentido da qualidade do cuidado em saúde mental e na perspectiva de uma compreensão ampliada de desinstitucionalização. A proposta do MSMCBJ, tal como se apresenta, visa a acolher a existência-sofrimento das pessoas e a contribuir para o processo de ressignificação pessoal e coletiva de diversos tipos de exclusão, como aquelas causadas pela loucura e pela pobreza. Assim, focalizamos essa experiência no presente projeto pelo fato de a mesma se apresentar como uma possível inovação no campo da Saúde Mental, organizando-se a partir das necessidades e dos recursos de pessoas da própria comunidade e com contornos bastante distintos da Rede de Saúde Mental institucionalizada. Este projeto teve o apoio financeiro do CNPq e do Ppsus.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Andréa Batista de Andrade Castelo Branco - Integrante / Maria Lúcia Magalhães Bosi - Coordenador / Anna Karinne Melo Barreto - Integrante / Liliane Brandão Carvalho - Integrante / Verônica Ximendes - Integrante.
      Membro: Andrea Batista de Andrade Castelo Branco.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (29)
    1. Suicídio e Luto. 2019. (Outra).
    2. 1º Simpósio pela Luta Antimanicomial: Conquistando uma nova ética de cuidado em saúde mental.Alteridade à flor da pele: atenção à crise em saúde mental. 2018. (Simpósio).
    3. II Simpósio de Psicologia Jurídica.Patriarcado: aspectos psicológicos e jurídicos. 2018. (Simpósio).
    4. Lançamento do Programa de Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde.Psicologia da Saúde: Aspectos históricos, teóricos e práticos. 2018. (Outra).
    5. Liga Acadêmica Multidisciplinar em Terapia Intensiva ? LAMULTI.Sepse - Abordagem multidisciplinar do paciente séptico em cuidados de Terapia Intensiva. 2018. (Simpósio).
    6. Natureza epistemológica da gestalt-terapia. 2018. (Outra).
    7. Setembro Amarelo - NASSAU.Atuação do psicólogo humanista nos casos de comportamento suicida. 2018. (Simpósio).
    8. XIV Encontro Nacional do PROIFES. 2018. (Encontro).
    9. Setembro Amarelo com Diálogo sobre Prevenção do Suicídio.Manejo da crise no cuidado do paciente com comportamento suicida no hospital geral. 2017. (Simpósio).
    10. Simpósio de Saúde Coletiva.O TRABALHO EM EQUIPE NO CUIDADO EM SAÚDE MENTAL. 2017. (Simpósio).
    11. VII Fórum de Mobilização Antimanicomial.Atuação da Psicologia Hospitalar no manejo da crise. 2017. (Outra).
    12. 1º Congresso Sudoeste Baiano de Psicologia. A participação das famílias nos serviços de saúde mental. 2016. (Congresso).
    13. 8° Conferência Municipal de Saúde de Vitória da Conquista. 2015. (Outra).
    14. Psicologia e História da Loucura: ecos e dobramentos. 2015. (Seminário).
    15. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2015. (Outra).
    16. 8° Congresso Norte Nordeste de Psicologia. 2013. (Congresso).
    17. 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2012. (Congresso).
    18. II Colóquio Brasileiro de estudos Fenomenológicos.EXPERIÊNCIAS VIVIDAS DE USUÁRIOS DE UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL. 2012. (Outra).
    19. III Congresso Brasileiro de Saúde Mental. Debatedora da Roda de Conversa do III Congresso Brasileiro de Saúde Mental. 2012. (Congresso).
    20. III Congresso Brasileiro de Saúde Mental. INTEGRALIDADE E HUMANIZAÇÃO: EXPERIÊNCIAS DE USUÁRIOS EM DOIS DISPOSITIVOS DE CUIDADO EM SAÚDE MENTAL. 2012. (Congresso).
    21. IV Jornada e V Mostra de Psicologia da Faculdade Leão Sampaio.O papel da psicologia no Manicômio Judiciário. 2011. (Outra).
    22. XIV Semana de Iniciação Científica da URCA.As consequências físicas e psicossociais do uso abusivo do alcool e a importância da Psicologia. 2011. (Outra).
    23. Congresso Ibero-americano de pesquisa qualitativa em saúde. Reflexões sobre a técnica de grupo focal com surdos: perspectiva do observador. 2010. (Congresso).
    24. XI Encontro pedagógico ?Planejamento e avaliação: estratégias de qualidade ao ensino-aprendizagem?. 2010. (Encontro).
    25. XI Jornada Norte e Nordeste de Cirurgia de Cabeça e Pescoço.Atenção psicossocial aos pacientes com mutilação facial. 2010. (Outra).
    26. 6º Congresso Norte Nordeste de Psicologia. 2009. (Congresso).
    27. I Congresso Sul Brasileiro de Fenomenologia. 2009. (Congresso).
    28. Cátedra Relus 2008.Psicoterapia de Casais sob o enfoque da ACP. 2008. (Outra).
    29. Congresso Internacional de Pesquisa Autobiográfica. A experiência de transformação de um pesquisador psicoterapeuta humanista. 2008. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (2)
    1. ANDRADE, ANDRÉA BATISTA; Daniel Drumond. Seminário Psicologia e História da Loucura: ecos e dobramentos?. 2015. Outro
    2. ANDRADE, Andréa Batista de. IV Jornada de Psicologia do Cariri (Membro integrante da comissão científica e Avaliadora de banners). 2011. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 17/02/2022 16:28:46