Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - Faculdade de Medicina - UFC [Turmas de Mestrado ano 2009]

Lisandra Serra Damasceno

Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Pará (2002); Residência Médica em Infectologia no Hospital São José de Doenças Infecciosas do Ceará (HSJ) - Escola de Saúde Pública do Ceará (2008); Mestrado em Saúde Pública/Epidemiologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2011); Especialização em Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2012); Doutorado em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas pela Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz (2016). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Doenças Infecciosas e Parasitárias e Medicina Intensiva, atuando principalmente nos seguintes temas: micoses sistêmicas, aids, micobacterioses, covid-19 e infecções em pacientes críticos. Atualmente, atua como Docente no Curso de Graduação em Medicina/UFC e no Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública (PPGSP)/UFC. Vice-coordenadora do PPGSP/UFC e Pesquisadora do PPGSP/UFC. Gerente do Núcleo de Ensino do HSJ. Membro Efetivo do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do HSJ. Membro da Diretoria da Sociedade Cearense de Infectologia. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0037535446096491 (10/12/2021)
  • Rótulo/Grupo: Discente 2009
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2008-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública/UFC. Rua Professor Costa Mendes, 1608 - Bloco Didático, 5º andar Rodolfo Teófilo 60455610 - Fortaleza, CE - Brasil Telefone: (85) 33668045
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Medicina
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (11)
    1. 2020-Atual. Estudo Randomizado Aberto de Fase II Comparando Tres Regimes de Anfotericina B Lipossomal como Terapia de Inducao para Histoplasmose Disseminada em Pacientes com AIDS
      Descrição: Estudo multicêntrico que visa determinar e comparar a eficácia e a segurança de três regimes de L-AmB como terapia de indução para tratamento de HD em pacientes com AIDS. O Hospital Saõ José participa como Centro Colaborador.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Lisandra Serra Damasceno - Integrante / Alessandro Comarú Pasqualotto - Integrante / Terezinha do Menino Jesus Silva Leitão - Coordenador / BRAZ CAURIO, CASSIA FERREIRA - Integrante / Bruno Pinheiro Aquino - Integrante / Claudevan Pereira Freire - Integrante.
      Membro: Lisandra Serra Damasceno.
    2. 2020-Atual. COVID-19: UMA COORTE DE PACIENTES INTERNADOS EM UM HOSPITAL NO NORDESTE DO BRASIL
      Descrição: Trata-se de um estudo observacional de coorte de todos os pacientes internados com COVID-19, entre março a dezembro de 2020, através da coleta de dados em prontuários. O estudo será realizado no Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ), referência para doenças infecciosas e parasitárias no Estado do Ceará. Os dados clínico epidemiológicos e laboratoriais serão consolidados em um banco de dados utilizando o programa Epi-Info 3.5.1.Serão realizadas análises descritivas utilizando medidas de frequências, medidas de tendência central e de dispersão, apresentados em gráficos e tabelas, utilizando o programa Data Analysis and Statistical Software.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lisandra Serra Damasceno - Coordenador.
      Membro: Lisandra Serra Damasceno.
    3. 2019-2020. COCCIDIOIDOMICOSE EM PACIENTES INTERNADOS EM UM HOSPITAL DE DOENCAS INFECCIOSAS
      Descrição: A coccidioidomicose é uma infecção fúngica endêmica em diversos países no mundo. No Brasil, o Nordeste apresenta o maior número de casos notificados. O presente estudo objetivou avaliar os aspectos clínicos, epidemiológicos e laboratoriais dos pacientes com diagnóstico de coccidioidomicose atendidos em um hospital de doenças infecciosas. Estudo de coorte, retrospectivo, de todos os pacientes internados com coccidioidomicose entre 2010-2019, através da revisão de prontuários médicos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Lisandra Serra Damasceno - Coordenador / Guilherma Alves de Lima Henn - Integrante / Mariana Férrer Moreira Ciríaco - Integrante / NADEDJA LIRA DE QUEIROZ ROCHA - Integrante / ISABELE MORENO DE ALENCAR - Integrante.
      Membro: Lisandra Serra Damasceno.
    4. 2019-2020. Uso da Terapia Antirretroviral em Pacientes HIV Positivos Criticamente Enfermos
      Descrição: Com o advento da terapia antirretroviral (TARV) houve uma diminuição da incidência de doenças associadas à aids. No entanto, internação em pacientes com infecção pelo HIV em Unidades de Terapia (UTI) continua aumentando, devido ao diagnóstico tardio da doença. O objetivo deste estudo foi avaliar o uso da TARV em pacientes HIV positivos criticamente enfermos, internados em um hospital de doenças infecciosas. Estudo observacional de coorte, retrospectivo, de pacientes HIV positivos internados na UTI do Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ), no Estado do Ceará, no período de janeiro de 2018 a janeiro de 2019, através da revisão de prontuários.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Lisandra Serra Damasceno - Coordenador / Guilherma Alves de Lima Henn - Integrante / Gabriel Melo Ferraz Pessoa - Integrante / ALLAN CARLOS COSTA MAIA - Integrante / REBECCA AZULAY MARTINS GONDIM - Integrante.
      Membro: Lisandra Serra Damasceno.
    5. 2019-2019. ACURACIA DO CREME LEUCOCITARIO NO DIAGNOSTICO DA HISTOPLASMOSE DISSEMINADA EM PACIENTES COM AIDS DE UMA AREA ENDEMICA DO BRASIL
      Descrição: Histoplasma capsulatum, agente da Histoplasmose disseminada, é frequente causa de morbidade e mortalidade em pacientes com aids no estado do Ceará. Esse fungo tem predileção pelo sistema fagocítico mononuclear, de modo que sua identificação pode se dar pela pesquisa e/ou cultura desse agente em tecidos ricos nessas células. O Creme Leucocitário é obtido pela centrifugação do sangue periférico e separação da camada que concentra os leucócitos entre o plasma (sobrenadante) e as hemácias (fundo do frasco). A pesquisa é feita em esfregaços de lâmina de microscopia corada e cultura a partir do inoculo desse material em meios apropriados. Pela facilidade de obtenção, o creme leucocitário é usado comumente no nosso meio como material biológico para diagnóstico de histoplasmose disseminada em pacientes com aids. O objetivo deste estudo é descrever a acurácia do creme leucocitário como diagnóstico da Histoplasmose disseminada em pacientes com Aids e descrever a experiência do Hospital São José com este teste. De 2012 a 2013, todos os exames de pesquisa e cultura do creme leucocitário detectados no laboratório do Hospital São José foram registrados e informações clínicas e laboratoriais dos doentes foram pesquisadas nos prontuários médicos. Sensibilidade e especificidade da pesquisa foram confrontadas com a cultura realizada, para tanto somente as pesquisas de cremes leucocitários, nas quais foram realizadas culturas, de pacientes com HIV, foram incluídas no presente estudo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lisandra Serra Damasceno - Integrante / Terezinha do Menino Jesus Silva Leitão - Coordenador.
      Membro: Lisandra Serra Damasceno.
    6. 2019-Atual. HIPERINFECCAO POR STRONGILOYDES STERCORALIS
      Descrição: A estrongiloidíase é uma infecção global emergente causada por duas espécies de nematoides intestinais, o Strongyloides fuellerborni e o Strongyloides stercoralis, sendo a última espécie a que apresenta maior importância clínica para o homem. A doença é endêmica nas áreas tropicais e subtropicais, infectando cerca de 30 a 100 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, apesar de os dados serem controversos, a estrongiloidíase também é endêmica e a taxa a prevalência da infecção varia de 5% até 80%. O objetivo do trabalho será descrever as características clínicas, epidemiológicas e laboratoriais de pacientes internados com estrongiloidíase em um hospital de referência para doenças infecciosas e parasitárias em Fortaleza/CE. Será realizado um estudo transversal, retrospectivo, descritivo de pacientes internados no Hospital São José de Doenças Infecciosas em Fortaleza, Ceará. Os pacientes selecionados para o estudo serão aqueles que tiverem identificação de larvas de S. stercoralis em amostras respiratórias, através dos registros laboratoriais do setor de microbiologia do HSJ, no período de 2017 a 2019. Os dados clínicos, epidemiológicos e laboratoriais serão coletados de prontuários médicos arquivados no Serviço de Arquivo médico do HSJ.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Lisandra Serra Damasceno - Coordenador / Gabriel Melo Ferraz Pessoa - Integrante / Sabrina Soares Timbó - Integrante.
      Membro: Lisandra Serra Damasceno.
    7. 2019-Atual. AVALIACAO DE PACIENTES COM MENINGITE TUBERCULOSA E CRIPTOCOCCICA ATENDIDOS EM UM HOSPITAL DE DOENCAS
      Descrição: Meningite tuberculosa (MTB) e meningite criptocócica (MCP) são as duas mais comuns tipos de meningite crônica, especialmente em países em desenvolvimento. Manifestações clínicas e alterações liquóricas são semelhantes em ambas as patologias. A morbimortalidade é elevada e por isso, um retardo no diagnóstico e tratamento estão diretamente relacionados a um pior prognóstico.O objetivo deste estudo será avaliar os aspectos epidemiológicos, clínicos e laboratoriais dos pacientes com diagnóstico de MTB e MC atendidos em um hospital de doenças infecciosas. Trata-se de uma coorte com fase retrospectiva de 2010-2018, e a segunda etapa tratar-se-á de uma fase prospectiva de pacientes com suspeita de MTB ou MCP entre 2019 a 2020.Estudar estas duas patologias nos permitirá avaliar melhor os aspectos clínico-epidemiológicos, bem como a terapia utilizada e a real sobrevida destes pacientes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Lisandra Serra Damasceno - Coordenador / Nicolas Breno Gomes de Lima - Integrante / José de Paula Barbosa Neto - Integrante / Miriam Cristina da Silva Canuto - Integrante / Claudevan Pereira Freire - Integrante / Bruno do Carmo Tavares - Integrante / Renan Carrasco Cézar - Integrante.
      Membro: Lisandra Serra Damasceno.
    8. 2018-Atual. HISTOPLASMOSE DISSEMINADA EM PACIENTES PORTADORES DE HIV/AIDS: TRATAMENTO DE CONSOLIDACAO EM HOSPITAL DE REFERENCIA NO ESTADO DO CEARA
      Descrição: Histoplasmose é uma doença fúngica causada por Histoplasma capsulatum, fungo dimórfico endêmico em diversas regiões do mundo, incluindo o Brasil. O Estado do Ceará no Nordeste do Brasil tem uma das mais altas taxas do mundo de recaída e morte devido a histoplasmose disseminada (HD) em pacientes com aids. Atualmente seu tratamento em pacientes com HIV é realizado em três etapas: indução, consolidação e manutenção (profilaxia secundária) A fase de consolidação se caracteriza pela administração de itraconazol (triazólico antifúngico de primeira escolha) por um período fixo mínimo de 12 meses na dose de 400mg por dia. Essa duração prolongada a torna alvo de críticas, por dificultar a adesão dos pacientes e de favorecer o abandono, além de aumentar o risco de interações medicamentosas e efeitos colaterais. O presente estudo visa investigar a adesão, a duração, as interações medicamentosas da fase de consolidação do tratamento para HD em pacientes com aids no Hospital São José (HSJ), referência em doenças infecciosas no estado do Ceará. A coleta de dados será realizada por revisão de prontuários de pacientes atendidos com aids/HD no HSJ, de janeiro de 2010 a janeiro 2015. Ao término do estudo, espera-se avaliar o impacto na recidiva, a mortalidade e morbidade dos pacientes com essa grave co-infecção.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Lisandra Serra Damasceno - Integrante / Antônio Mauro Barros de Almeida Junior - Integrante / LEITÃO, TEREZINHA M. J. SILVA - Coordenador / SARAH COSTA ALENCAR - Integrante / THAYSA MEDEIROS DE ANDRADE - Integrante / Marina Vasconcelos Sampaio - Integrante.
      Membro: Lisandra Serra Damasceno.
    9. 2018-Atual. MUCORMICOSE GASTRICA EM PACIENTE IMUNOCOMPROMETIDO: RELATO DE CASO
      Descrição: Introdução: A mucormicose é uma infecção fúngica que acomete indivíduos imunocomprometidos. O acometimento gastrointestinal é bastante raro, estando o estômago mais comumente afetado. O conhecimento sobre este patógeno e seu espectro clínico-patológico é de fundamental importância para o manejo precoce desta doença. Objetivos: descrever um caso de mucormicose gástrica e identificar a espécie fúngica envolvida, em um paciente imunocomprometido de um hospital terciário do Estado do Ceará. Métodos: Será realizado um estudo descritivo, do tipo relato de caso, através da revisão do prontuário. A identificação da espécie fúngica será realizada através de PCR da região ITS do DNA do patógeno. Conclusão: A mucormicose gastrointestinal é uma condição incomum em hospedeiros imunocomprometidos, porém apresenta uma elevada morbimortalidade. Espera-se com este trabalho a implementação de diagnósticos e condutas atualizadas para o manejo dos pacientes com mucormicose.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lisandra Serra Damasceno - Coordenador / Silviane Praciano Bandeira - Integrante / EDER JANES CAVALCANTE GUERRA - Integrante / Elodie Bomfim Hyppolito - Integrante / Bruno Pinheiro Aquino - Integrante.
      Membro: Lisandra Serra Damasceno.
    10. 2018-Atual. Sequenciamento de genomas completos de Histoplasma capsulatum LAmA isolados no Brasil: Analise comparativa, implicacoes filogeneticas associadas a fenotipos de relevancia clinica e de virulencia
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lisandra Serra Damasceno - Integrante / MARCOS DE ABREU ALMEIDA - Integrante / ROSELY MARIA ZANCOPÉ OLIVEIRA - Coordenador / ALMEIDA-PAES, RODRIGO - Integrante / MARCUS MELO TEIXEIRA - Integrante.
      Membro: Lisandra Serra Damasceno.
    11. 2009-2011. SEGUIMENTO POS-ALTA DE PACIENTES COM AIDS E HISTOPLASMOSE DISSEMINADA EM UNIDADES DE REFERENCIA DO CEARA
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Especialização: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Lisandra Serra Damasceno - Integrante / Terezinha do Menino Jesus Silva Leitão - Coordenador. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Lisandra Serra Damasceno.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (55)
      1. Atualizando-se em HIV: VI Jornada Pós CROI. 2021. (Outra).
      2. 12º CONGRESSO PAULISTA DE INFECTOLOGIA. 2020. (Congresso).
      3. 1ª JORNADA ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DIGITAL - JAESD. 2020. (Outra).
      4. ESCMID Conference on Coronavirus Disease (ECCVID). Trend of COVID-19 in Latin America. 2020. (Congresso).
      5. Webinar COVID-19 cenários atuais e perspectiva pós-pandemia. 2020. (Outra).
      6. 17th Infocus and 1st ISHAM. EXPERIENCE OF THE USE OF AMPHOTERICIN-B LIPID-BASEDFORMULATIONS IN THE TREATMENT OF SYSTEMIC MYCOSES, IN AN HEALTH PUBLIC UNITFROM NORTHEASTERN BRAZIL. 2019. (Congresso).
      7. 29th ECCMID- European Congress of Clinical Microbiology and Infectious Diseases. 2019. (Congresso).
      8. Histoplasmosis in the Americas, II regional meeting. 2019. (Simpósio).
      9. XXI Congresso Brasileiro de Infectologia. LABORATORIES MARKERS ASSOCIATED WITH DISSEMINATED HISTOPLASMOSIS IN HIV-PATIENTS IN FORTALEZA, BRAZIL. 2019. (Congresso).
      10. 28th European Congress of Clinical Microbiology and Infectious Diseases. A restrict genetic population of Histoplasma capsulatum isolates identified in Ceara/Brazil by GA(n) microsatellite typing. 2018. (Congresso).
      11. 54º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical - MEDTROP 2081. Avanços no Diagnóstico Imunológico e Molecular da Histoplasmose. 2018. (Congresso).
      12. Curso de Desenvolvimento de Docentes - Aulas Expositivas e Técnicas de docência em grandes grupos. 2018. (Oficina).
      13. Curso de Desenvolvimento de Docentes - Desenvolvimento sobre Feedback Estruturado. 2018. (Oficina).
      14. Preceptoria em HIV-AIDS. 2018. (Outra).
      15. v Congresso Cearense de Infectologia. Mesa Redonda de tema HIV/AIDS. 2018. (Congresso).
      16. V Congresso Cearense de Infectologia. Avaliação de Temas Livres em E-Pôster. 2018. (Congresso).
      17. V Congresso Cearense de Infectologia. Micoses Sistêmicas - Avanços no diagnóstico imunológico da histoplasmose. 2018. (Congresso).
      18. V Congresso Ceraense de Infectologia. Avaliação de Temas Livres Orais. 2018. (Congresso).
      19. 15th Infocus. 2017. (Congresso).
      20. 27th European Congress of Clinical Microbiology and Infectious Diseases (ECCMID). 2017. (Congresso).
      21. 29º Congresso Brasileiro de Microbiologia. HISTOPLASMOSE EM PACIENTES IMUNOCOMPROMETIDOS: EXISTEM AVANÇOS PARA O DIAGNÓSTICO DESTA MICOSE?. 2017. (Congresso).
      22. 5º Simpósio Internacional de Microbiologia Clínica - SIMC.Experiência em Pacientes com HIV/AIDS. 2016. (Simpósio).
      23. IV Congresso Cearense de Infectologia e XII Jornada Científica do Hospital São José. Mesa Redonda Doenças de Alta Mortalidade: Como diagnosticar e tratar - Histoplasmose em HIV. 2016. (Congresso).
      24. XIII Conferência Brasil Johns Hopkins University em HIV/AIDS. 2016. (Outra).
      25. 51º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Perfil genético de H. capsulatum: o papel na virulência e implicações clínicas. 2015. (Congresso).
      26. X Diplomado de Micología Médica Dr. Antonio González Ochoa. 2014. (Outra).
      27. XIII Curso Internacional de Epidemiologia Molecular em Doenças Infecciosas e Parasitárias Emergentes.Genetic Variability of Histoplasma capsulatum associated with Global Distribution and Clinical Manifestations. 2013. (Outra).
      28. XVIII Congresso Brasileiro de Infectologia. Caracterização Fenotípica de Histoplasma capsulatum isolados em pacientes HIV positivos. 2013. (Congresso).
      29. Atualizações sobre Infecção pelo HIV e Hepatites Virais. 2012. (Outra).
      30. I Workshop de Controle de Infecção Hospitalar.Controle de Infecção Hospitalar. 2012. (Outra).
      31. X Conferência Brasil - Johns Hopkins University em HIV/AIDS. 2012. (Outra).
      32. XIII Congresso Brasileiro de Epidemilogia e Controle de Infecção Hospitalar. 2012. (Congresso).
      33. Curso de Preceptoria em HIV. 2011. (Outra).
      34. Curso para Implantação da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar em Serviços de Saúde - Módulo II.Prevenção de Infecção do Trato Urinário relacionada à Assistência à Saúde. 2011. (Outra).
      35. Curso Pré-congresso: Atualização em Manejo de Infecção HIV/AIDS. 2011. (Outra).
      36. Curso Pré-Congresso Microbiologia Hospitalar na prática da CCIH. 2011. (Congresso).
      37. III Congresso Norte Nordeste de Epidemiologia e Controle das Infecções Hospitalares. 2011. (Congresso).
      38. Seminário "Diagnóstico e Tratamento da Melioidose". 2011. (Seminário).
      39. Seminário de Manejo Clínico da Tuberculose. 2011. (Seminário).
      40. XVII Congresso Brasileiro de Infectologia. Fatores de risco associados à recidiva por histoplasmose em pacientes coma aids. 2011. (Congresso).
      41. 7º Congresso Paulista de Infectologia. 2010. (Congresso).
      42. Fórum sobre Hepatite B: do Básico ao Atual e Fórum sobre Síndrome Metabólicas e HIV/TARV. 2010. (Outra).
      43. III Conferência Brasileira de HIV/AIDS e Hepatites Virais. 2010. (Outra).
      44. III Congresso Cearense de Infectologia. 2010. (Congresso).
      45. XII Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar. Infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) em pacientes sorodiscordantes para o HIV, em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto. 2010. (Congresso).
      46. Congresso Panamericano de Infectologia. 2009. (Congresso).
      47. Curso de Atualização em Antimicrobianos.Aminoglicosídeos. 2009. (Outra).
      48. Curso Introdutório do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde - EPISUS. 2009. (Outra).
      49. I Conferência Brasileira de Infectologia Hospitalar.Perfil de Resistência das Bactérias Isoladas em Peneumonias Nosocomiais em Unidade de Terapia Intensiva. 2009. (Outra).
      50. Oficina de Hepatites Virais. 2009. (Oficina).
      51. XVI Congresso Brasileiro de Infectologia. 2009. (Congresso).
      52. Curso a distância. 2008. (Outra).
      53. Curso de Atualização em Infecção hospitalar e doenças Infecciosas.Aids e Infecção Hospitalar. 2008. (Outra).
      54. Curso Uso Racional de Antimicrobianos para Prescritores. 2008. (Outra).
      55. II Congresso Cearense de Infectologia. Biossegurança no Ambiente Hospitalar. 2008. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (2)
      1. RODRIGUES, J. L. N. ; DAMASCENO, LISANDRA S. ; GIRAO, Evelyne Santana ; PONTES, LÍCIA BORGES ; RODRIGUES, B.. I Curso de Introdução ao Uso de Antimicrobianos do Serviço de Infectologia do Hospital Universitário Walter Cantídio. 2019. Outro
      2. DAMASCENO, LISANDRA S.. V Congresso Cearense de Infectologia. 2018. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      Data de processamento: 17/02/2022 16:28:46