Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - Faculdade de Medicina - UFC [Turmas de Mestrado ano 2009]

Francismeire Brasileiro Magalhaes Barboza

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2002), mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (2010) e doutorado em Saúde Coletiva - Uece - Ufc pela Universidade Estadual do Ceará (2015). Atualmente é professora titular I do Centro Universitário Estácio do Ceará e coordenadora de cursos de pós-graduação nas áreas de Enfermagem e Saúde Pública. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia e análise de grandes bancos de dados. Atua com práticas de ensino baseadas em simulação clínica nas áreas de emergência e terapia intensiva. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2019-Atual. Avaliacao da incapacidade pos-alta em vitimas de acidentes envolvendo motocicletas
      Descrição: Analisar através da Classificação Internacional de funcionalidade - CIF na alta, incapacidade de vítimas de acidentes envolvendo motocicleta.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Francismeire Brasileiro Magalhães Barboza - Coordenador.
      Membro: Francismeire Brasileiro Magalhaes Barboza.
    2. 2013-Atual. Epidemiologia das doencas e agravos nao transmissiveis
      Descrição: Projeto que visa estudar fatores determinantes e condicionantes da morbidade e mortalidade pelas doenças e agravos não transmissíveis, incluindo condições crônicas, acidentes e violência. Aborda diferentes técnicas e abordagens metodológicas, no intuito de contribuir com a promoção de saúde dos grupos vulneráveis.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (15) . Integrantes: Francismeire Brasileiro Magalhães Barboza - Coordenador / Francisco Antonio da Cruz Mendonça - Integrante.
      Membro: Francismeire Brasileiro Magalhaes Barboza.
    3. 2012-2015. Determinantes da mortalidade e incapacidade por acidentes envolvendo motocicletas
      Descrição: Estudo de coorte que objetiva estudar possiveis determinantes da mortalidade e incapacidade por acientes envolvendo motocicletas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Doutorado: (1) . Integrantes: Francismeire Brasileiro Magalhães Barboza - Coordenador / José Gomes Bezerra Filho - Integrante / ROSA LIVIA FREITAS DE ALMEIDA - Integrante / SANDRA MARIA MELO SOUSA - Integrante / ANTONIA REJÂNIA ÁVILA - Integrante.
      Membro: Francismeire Brasileiro Magalhaes Barboza.
    4. 2011-2014. Comportamento Epidemiologico da Violencia em Fortaleza: Um Enfoque para Pre-adolescente e Adolescentes em Situacao de Risco
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Francismeire Brasileiro Magalhães Barboza - Integrante / José Gomes Bezerra Filho - Coordenador / Marinila Calderaro Munguba Macedo - Integrante. Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Francismeire Brasileiro Magalhaes Barboza.
    5. 2011-2013. Estrategias de Prevencao de Acidentes: Estudo sobre a ecologia dos acidentes em criancas e adolescentes na SCMS
      Descrição: Descrição: De acordo com estudos realizados pela Secretaria de Saúde de Fortaleza (SESA) em 2000, em um grupo de crianças e adolescentes, os acidentes e as violências têm importante valor, considerando-se as mortes por estas causas representam em média 20% do total de óbitos anuais por causas externas em Fortaleza, Ceará, Brasil. Apontando como primeira causa de morte em crianças a partir dos cinco anos de idade e nas duas fases da adolescência. Conforme o estudo realizado por Vieira (2005) os motivos mais comuns encontrados em 10 crianças na faixa etária de 06 a 10 anos internadas no hospital da rede pública do município de Fortaleza, foram quedas, lesões traumáticas e atropelamentos. Essa diversidade tem estreita relação com a sua ecologia, ou seja, quedas de cavalo, de árvores, bicicletas, de brinquedos (escorregador) e estão retratando o cotidiano e os papéis ocupacionais das crianças na zona rural, urbana, e o jeito próprio de brincar de cada uma. O termo ecologia significa a ciência que estuda os ecossistemas, ou seja, as interações entre os seres vivos e o ambiente. Diante dessa problemática que inquieta a equipe de saúde, as famílias, os cuidadores e/ou responsáveis pelas crianças e adolescentes, esse estudo busca compreender a ecologia dos acidentes não intencionais em crianças e adolescentes na Santa Casa de Misericórdia, no município de Sobral, Ceará, tendo como período de realização os meses de Janeiro a Dezembro de 2011.Propondo-se a responder as inquietações tais como: quem serão essas crianças e adolescentes vitimizados desses acidentes? Quais os motivos mais comuns? Quais os mecanismos de enfrentamento após o evento do trauma? Qual(is) as ações educativas poderiam ser implementadas com essa clientela para evitar casos recorrentes? Para o alcance dos objetivos o caminho metodológico será delineado através da abordagem qualitativa de natureza descritiva e exploratória conforme Leopardi (2002). Os sujeitos do estudo serão crianças e adolescentes, de amb. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Francismeire Brasileiro Magalhães Barboza - Coordenador / REGINA CÉLIA CARVALHO SILVA - Integrante / José Gomes Bezerra Filho - Integrante / Michelle Alves Vasconcelos - Integrante / Késia Marques Moraes - Integrante / Ana Cléa Veras Camurça Vieira - Integrante. Financiador(es): SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SOBRAL - Auxílio financeiro.
      Membro: Francismeire Brasileiro Magalhaes Barboza.
    6. 2011-2013. Avaliacao dos politraumatizados atendidos no hospital de referencia da regiao norte do estado do Ceara: um estudo longitudinal
      Descrição: Descrição: A cada dia no mundo morrem cerca de 16 mil pessoas vítimas de causas externas, que incluem os acidentes e a violência, representando 12% da carga de morbidade mundial, sendo considerada a terceira causa mais importante de mortalidade geral e a primeira causa nas quatro primeiras décadas de vida (OMS, 2009). Em conseqüência deste aumento considerável de lesão e morte, o setor saúde necessita de maior organização e investimento para atender a esta demanda (MINAYO, 2005). O grande fluxo de pacientes politraumatizados atendidos e a dinamicidade da rotina nos serviços de saúde requer atuação eficaz e eficiente do profissional de saúde. A pesquisa em questão objetiva caracterizar aspectos clínicos, epidemiológicos e assistenciais de vítimas de politraumatismo admitidos em unidade de emergência de um hospital de referência. Trata-se de um estudo de caráter epidemiológico, transversal, descritivo e analítico, tendo como período de realização os meses de Janeiro a Dezembro de 2011 e campo de pesquisa a Santa Casa de Misericórdia de Sobral- CE. A população a ser estudada será referente à região norte do estado do Ceará e deverá ser usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) atendidos na unidade de atendimento de emergência com politraumatismo da referida instituição, maiores de idade. Serão excluídos da pesquisa indivíduos com transtornos mentais, inconscientes desacompanhados de um responsável. A coleta de dados será realizada através de instrumentos fechados que serão aplicados no primeiro atendimento e ao longo de todo o período de permanência, até a alta hospitalar concedida pelo referido sistema de serviço de saúde. Para análise dos dados utilizar-se-ão os softwares estatísticos EpiInfo for Windows, versão 3.5.1. O projeto será apreciado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Santa Casa de Misericórdia de Sobral seguindo as normas da Resolução do CNS 196/96 referente à pesquisa com seres humanos. Como análise percebe-se que é relevante para o serviço de saúde e sua. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Francismeire Brasileiro Magalhães Barboza - Integrante / José Gomes Bezerra Filho - Integrante / Isabelle Gama - Integrante / Michelle Alves Vasconcelos - Coordenador / Abigail de Paulo Andrade - Integrante / Kelly Leite Maia de Messias - Integrante. Financiador(es): SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SOBRAL - Auxílio financeiro.
      Membro: Francismeire Brasileiro Magalhaes Barboza.
    7. 2009-2014. Epidemiologia das Causas Externas no Estado do Ceara
      Descrição: Estuda a epidemiologia da violência: suicidio,homicidio, acidentes de trânsito, violência contra a mulher e criança com abordagem na morbi-mortalidade, determinantes e tendências. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (2) . Integrantes: Francismeire Brasileiro Magalhães Barboza - Integrante / José Gomes Bezerra Filho - Coordenador.
      Membro: Francismeire Brasileiro Magalhaes Barboza.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (11)
    1. I EXPOENF.AVALIADORA DE TRABALHOS NA MODALIDADE PÔSTER. 2013. (Encontro).
    2. VIII ENCONTRO LUSO-BRASILEIRO DE ENFERMAGEM.AVALIADORA DE SESSÃO DE COMUNICAÇÃO COORDENADA. 2013. (Outra).
    3. Congresso Brasileiro de Saúde coletiva. Fatores de risco para o óbito em pedestres vítimas do trânsito. 2012. (Congresso).
    4. Congresso Brasileiro de Saúde coletiva. Motociclistas, risco sob duas rodas: um estudo de caso-controle. 2012. (Congresso).
    5. Congresso Brasileiro de Saúde coletiva. Interiorização da mortalidade por acidentes e violência entre crianças e adolescentes no Estado do Ceará. 2012. (Congresso).
    6. Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Vítimas pedestres traumatizadas em acidentes de trânsito em capital do nordeste:Caracterização e fatores de risco. 2011. (Congresso).
    7. II CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA DE EMERGÊNCIA. CARACTERIZAÇÃO DOS ACIDENTES DE TRANSPORTE EM UM SERVIÇO DE EMERGÊNCIA EM SOBRAL/CE A PARTIR DA IMPLANTAÇÃO DA LEI SECA. 2009. (Congresso).
    8. Curso de assistência de Enfermagem ao paciente crítico.Assistência de Enfermagem ao paciente crítico com traumatismo craniano. 2008. (Outra).
    9. CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM EMERGÊNCIA.Avaliação e atendimento inicial no trauma de abdome. 2008. (Outra).
    10. CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM EMERGÊNCIA.Novas diretrizes da reanimação cárdio-pulmonar e cerebral. 2008. (Outra).
    11. Treinamento em assistência de Enfermagem ao paciente com dengue.Manejo e assistência de Enfermagem ao paciente com dengue. 2008. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (3)
    1. SOUSA, R. A. ; MENDONCA, A. C. ; MAGALHÃES, FRANCISMEIRE BRASILEIRO. I EXPOENF ESTÁCIO FIC. 2012. Exposição
    2. MAGALHÃES, FRANCISMEIRE BRASILEIRO. I SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR SOBRE VIOLÊNCIA E ACIDENTES. 2010. (Outro).. . 0.
    3. MAGALHÃES, FRANCISMEIRE BRASILEIRO. XII JORNADA DE ENFERMAGEM DA SANTA CASA DE SOBRAL. 2007. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 17/02/2022 16:28:46