Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - Faculdade de Medicina - UFC [Turmas de Mestrado ano 2007]

Gemmelle Oliveira Santos

Tecnólogo em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE/CE), Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Mestre em Saúde Pública (Linha: Produção, Ambiente e Saúde) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutor em Engenharia Civil (Linha: Saneamento Ambiental) pela UFC. Professor Efetivo do IFCE (Campus Fortaleza) na Graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental, Bacharelado em Engenharia Civil e no Mestrado em Tecnologia em Gestão Ambiental (PGTGA). Atualmente desenvolve atividades na área de gestão e gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2073180124043586 (20/10/2021)
  • Rótulo/Grupo: Discente 2007
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2006-HOJE
  • Endereço: Instituto Federal do Ceará. Avenida Treze de Maio, 2081 Benfica 60040215 - Fortaleza, CE - Brasil Telefone: (85) 33073646 URL da Homepage: www.ifce.edu.br
  • Grande área: Outros
  • Área: Ciências Ambientais
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (10)
    1. 2021-Atual. Avaliacao do Comportamento das Cinzas da Incineracao do Tratamento de Lixiviados de Aterros Sanitarios
      Descrição: A incineração de resíduos sólidos resulta na geração gases e cinzas. Os gases, geralmente, são tratados, analisados e liberados na atmosfera; já as cinzas repousam no fundo dos incineradores, demandam remoção, tratamento e/ou disposição final em aterros sanitários, ou seja, implicam em riscos e custos muito maiores. Na literatura, existem pesquisas sobre o emprego dessas cinzas na construção de pavimentos, bases de estradas, produção de cimento, na forma de agregados para concretos, incorporadas em argamassas normais e adesivas, em cerâmicas vermelhas e em misturas asfálticas, mas pouco se investigou sobre o comportamento dessas cinzas como meio filtrante de soluções ou amostras líquidas contaminadas, a exemplo dos lixiviados de aterros sanitários. Os lixiviados, por sua vez, são geralmente tratados em lagoas de estabilização, destilador solar, reator biológico ou filtros de areia, mas não foram avaliados quando em contato com colunas de cinzas. Diante dessas lacunas, o objetivo desse projeto será avaliar a capacidade das cinzas provenientes da incineração de resíduos perigosos como elemento de filtração dos lixiviados do Aterro Sanitário de Caucaia-CE. Inicialmente, as cinzas e os lixiviados serão coletados e caracterizados (física e quimicamente) em laboratório. Em seguida serão montadas 05 colunas de filtração com diferentes proporções de solos e cinzas, a saber: filtro 1 (100% de solo empregado no aterro sanitário), filtro 2 (75% de solo e 25% de cinzas), filtro 3 (50% de solo e 50% de cinzas), filtro 4 (25% de areia e 75% de cinzas) e filtro 5 (100% de cinzas). Por fim, os lixiviados que atravessarem as colunas de filtração serão coletados, analisados e comparados com as amostras iniciais, alcançando assim um indicador de eficiência. Espera-se que esse projeto contribua para a criação de novas linhas de investigação para a engenharia sanitária e ambiental, inaugure uma cultura local de controle tecnológico sobre as cinzas da incineração, revele a composição física e química das cinzas e sua eficiência no tratamento de lixiviados e potencialize a valorização das cinzas para outras modalidades de reutilização.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Gemmelle Oliveira Santos - Coordenador / Roberto Antônio Cordeiro da Silva - Integrante / MARIA CRISTINA DA CUNHA MOURA - Integrante / Juceline Batista dos Santos Bastos - Integrante / João Emmanuel Sampaio de Melo - Integrante / Manoel Rodrigues de Araújo - Integrante / Thiago Lucas de Lima Lino - Integrante / Grazielle do Nascimento Dias - Integrante.
      Membro: Gemmelle Oliveira Santos.
    2. 2019-2021. Determinacao da Rigidez do Solo para previsao da Estabilidade Geotecnica das Camadas de Cobertura do Aterro Sanitario de Caucaia-CE
      Descrição: O Aterro Sanitário de Caucaia-CE foi inaugurado em 1991 e deve encerrar suas atividades operacionais este ano (2019), sendo fundamental iniciar um conjunto de ensaios de campo que permita diagnosticar e prever sua estabilidade geotécnica. Nesse sentido, esse projeto objetiva determinar o comportamento da rigidez do solo e suas relações com a estabilidade geotécnica das camadas de cobertura do referido aterro. A inovação desse projeto está em medir a rigidez com um Humboldt GeoGauge?; um equipamento ultramoderno que até o momento vem sendo utilizado apenas em pesquisas na área da pavimentação. Esse equipamento foi escolhido porque permite um ensaio não destrutivo do local em comparação a outros métodos aplicados no dimensionamento mecanístico-empírico do solo. Os resultados do projeto serão compilados em um mapa de risco, onde valores de rigidez abaixo de 10 MN/m classificará a camada de cobertura como fracamente rígida, valores de rigidez acima de 10 MN/m até 12,96 MN/m (rígida) e resultados superiores a 14,82 MN/m (altamente rígida). Além da geração de dados primários, o projeto contribuirá para a criação de novas linhas de investigação para a engenharia no Estado do Ceará e, principalmente, para o controle geotécnico dos aterros sanitários.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Gemmelle Oliveira Santos - Coordenador / Samara Castro Freire - Integrante / Francisco Carlos Henrique Pio de Oliveira - Integrante.
      Membro: Gemmelle Oliveira Santos.
    3. 2019-2021. Otimizacao dos Processos de Extracao de Gas Metano em Drenos Horizontais e Verticais do Aterro Sanitario de Caucaia-CE
      Descrição: Esse projeto objetiva determinar as condições ideais de operação de drenos horizontais e verticais do Aterro Sanitário de Caucaia-CE para otimização da extração de metano. Serão monitorados 15 drenos de uma mesma lateral do aterro e em cada dreno serão realizados ajustes e testes na pressão de sucção da válvula do cabeçote para identificar a vazão e qualidade dos gases ideais sob 04 diferentes situações: com a válvula do cabeçote 25% aberta, 50, 75 e 100%. Além da concentração de metano (%), o projeto irá monitorar o oxigênio (%), dióxido de carbono (%) e outros contaminantes (%). Ensaios preliminares realizados apontam que (1º) cada dreno possui característica única, exigindo controle de vácuo específico e (2º) a qualidade dos gases captados depende da localização do dreno, além de outros aspectos relacionados com as condições de campo, composição real dos resíduos, teores de umidade, nível de compactação, temperatura etc. Esses resultados serviram de base para justificar a elaboração desse projeto, que irá (1º) ampliar e diversificar o número de drenos monitorados, (2º) gerar um banco de dados primários sobre o tema, (3º) contribuir para a criação de novas linhas de investigação para a engenharia sanitária e ambiental no Estado do Ceará, (4º) otimizar a coleta do metano para fins comerciais e (5º) reduzir a migração de gases de efeito estufa do aterro sanitário para atmosfera.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Gemmelle Oliveira Santos - Coordenador / Cassia Liliane Alves Cavalcante - Integrante.
      Membro: Gemmelle Oliveira Santos.
    4. 2015-2016. Estudo do Processo de Revegetacao do Aterro Sanitario de Caucaia (ASMOC)
      Descrição: Os objetivos do projeto são avaliar a fertilidade dos solos do ASMOC e realizar um levantamento florístico das espécies vegetais. O projeto envolverá revisão de literatura, trabalho de campo para amostragem do solo, levantamento florístico das espécies vegetais para montagem de um catálogo e socialização dos resultados com os técnicos do ASMOC. O projeto deve subsidiar a construção de um banco de dados sobre a fertilidade dos solos de aterros sanitários e sobre as espécies vegetais adaptadas a tais ambientes, servir de referência para o reflorestamento de outras áreas, contribuir para a formação de recursos humanos qualificados, tanto estudantes quanto profissionais do ASMOC. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Gemmelle Oliveira Santos - Coordenador / Raquel Russo Silveira Corrêia - Integrante / Maria Vânisse Borges de Matos - Integrante / Antônia Lidiane de Sousa Leitão - Integrante. Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Gemmelle Oliveira Santos.
    5. 2011-2012. Caracterizacao das Condicoes Sociais, Economicas e de Trabalho em Associacoes de Catadores de Materiais Reciclaveis e Reutilizaveis de Fortaleza-Ceara como Subsidio a Implementacao da Politica Nacional de Residuos Solidos.
      Descrição: Em Fortaleza-CE há aproximadamente 15-20 associações de catadores de recicláveis, porém pouco se conhece sobre os sujeitos que as compõem. O objetivo principal desse projeto é realizar uma pesquisa que caracterize as condições sociais, econômicas e de trabalho nas associações de catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis de Fortaleza-Ceará como subsídio à implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Considerando (i) a importância social, econômica e ambiental do(a)s catadore(a)s a medida que destinam corretamente os resíduos sólidos coletados, (ii) a necessidade de se diagnosticar a situação das redes de catadores para subsidiar a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, (iii) a afinidade da temática em questão com a possibilidade de melhoria da formação dos estudantes envolvidos é que se elaborou esta proposta.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gemmelle Oliveira Santos - Coordenador.
      Membro: Gemmelle Oliveira Santos.
    6. 2010-2012. Analise Experimental do Potencial de Geracao de Biogas em Residuos Solidos de Fortaleza/CE
      Descrição: Os aterros sanitários são ambientes insalubres e localizados em áreas distantes dos locais onde se formulam as pesquisas e projetos. Nesse sentido é importante o desenvolvimento de estratégias que simulem seus mecanismos técnicos e ambientais em escala laboratorial. O objetivo desse projeto é estimar o potencial de geração de biogás em resíduos sólidos gerados em Fortaleza/CE. Para tanto o ensaio BMP (do inglês Biochemical Methane Potential ou Potencial Bioquímico de Metano) será desenvolvido e utilizado. O projeto prevê que os resíduos sólidos sejam coletados em diferentes bairros de Fortaleza, submetidos a trituração em processador industrial e incubação nas condições de temperatura e concentração de nitrogênio e dióxido de carbono necessárias. Além de representar uma inovação científica e tecnológica de caráter local, o ensaio BMP é fundamental ao entendimento dos processos de degradação dos resíduos, alternativa de baixo custo, meio suporte para o desenvolvimento de pesquisas sobre biogás e de importância ímpar à formação de estudantes e pesquisadores do instituto.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gemmelle Oliveira Santos - Coordenador.
      Membro: Gemmelle Oliveira Santos.
    7. 2010-2011. Avaliacao da Qualidade das Aguas Subterraneas na Area do Aterro Sanitario de Caucaia-CE
      Descrição: No início de 2010 foram determinados os níveis da água subterrânea no Aterro Sanitário de Caucaia (Ceará) como subsídio ao monitoramento ambiental do empreendimento. Dois setores-chave do aterro sanitário foram escolhidos para realização de sondagens tipo SPT (Standard Penetration Test), sendo um à montante da área atual de disposição de resíduos sólidos (Poço 1) e outro entre duas células de resíduos sólidos já encerradas (Poço 2). O nível da água no Poço 1 (coordenadas UTM 0536698 e 9579860) foi encontrado a 3,0 metros (m) de profundidade e no Poço 2 (UTM 0536499 e 9579852) a 4,0m. O objetivo desse projeto é avaliar a qualidade dessas águas do ponto de vista físico-químico e dos metais pesados. O projeto prevê que (i) as coletas sejam realizadas com freqüência mensal, (ii) os dados melhorem o entendimento local sobre os processos de degradação dos resíduos sólidos, (iii) melhore a formação dos estudantes envolvidos e (iv) se conheça o grau de poluição e/ou contaminação das águas subterrâneas na área do aterro.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gemmelle Oliveira Santos - Coordenador.
      Membro: Gemmelle Oliveira Santos.
    8. 2009-2010. Determinacao da Composicao Gravimetrica dos Residuos Solidos Destinados ao Aterro Sanitario Metropolitano Oeste de Caucaia (ASMOC) como Subsidio a Estimativa da Geracao de Biogas
      Descrição: O objetivo principal desse projeto é determinar a composição gravimétrica dos resíduos sólidos destinados ao Aterro Sanitário Metropolitano Oeste de Caucaia (ASMOC) como subsídio à estimativa da quantidade e qualidade do biogás gerado no empreendimento. Esse projeto - que faz parte de uma ampla pesquisa em desenvolvimento - fará uso do método do quarteamento e de metodologias referenciadas na literatura. Além disso, esse projeto tem o apoio dos trabalhadores da Associação de Catadores do Jangurussu (ASCAJAN) e a permissão dos gestores do aterro sanitário. Como esse é um projeto marcado por limites de tempo e recursos, espera-se conhecer a natureza dos resíduos depositados no aterro, sistematizar um banco de dados que subsidie uma estimativa da quantidade de biogás gerado e ter ampliado e estimulado a formação dos acadêmicos envolvidos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Gemmelle Oliveira Santos - Coordenador.
      Membro: Gemmelle Oliveira Santos.
    9. 2009-2010. Analise da Qualidade das Aguas Superficiais e Subterraneas sob Influencia do Lixao do Jangurussu (Fortaleza/CE) como Subsidio as Praticas Comunitarias em Educacao Ambiental e de Saude
      Descrição: Realizar estudo sobre a qualidade das águas superficiais e subterrâneas existentes nas proximidades do Lixão do Jangurussu (Fortaleza/CE) utilizando os dados e informações geradas num processo de educação ambiental e de promoção à saúde da comunidade do entorno.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gemmelle Oliveira Santos - Coordenador / Glória Maria Marinho Sampaio - Integrante / Kelly Araújo RODRIGUES - Integrante.
      Membro: Gemmelle Oliveira Santos.
    10. 2008-2008. Gestion Ambiental Integrada en Asentamientos Comunitarios del Litoral Cearense
      Descrição: : La gestión medioambiental integrada es uno de los temas respecto en los que las universidades pueden ayudar comunidades litoraneas a explorar caminos para mejorar sus bases económica, cultural y de gestión local haciéndolas compatibles con el mantenimiento de la calidad ambiental y la riqueza de sus ecosistemas. El equipo de la Universidad de Barcelona, especializado en la planificación ambiental y las auditorias medioambientales, junto con el equipe de Universidade Federal de Ceará, ha detectado que uno de los retos de estas comunidades, especialmente las que están empezando proyectos de turismo comunitario, es el previsible aumento de los impactos causados por las aguas residuales y la generación de residuos que ocasionaría la afluencia de visitantes. Por tanto, hace falta prever e implantar programas medioambientales sobre el metabolismo de los asentamientos que, al tiempo que aseguren la calidad del agua potable, vinculada a los acuíferos locales, depuren las aguas residuales que los podrían contaminar mediante tecnologías ecológicas consistentes en pequeñas lagunas descentralizadas en equilibrio con los ecosistemas locales. También haría falta introducir instrumentos de prevención de la contaminación de las aguas residuales y de los residuos municipales. El éxito de las dos líneas de acción está condicionado a la implicación continuada de la población, con lo que es necesario ayudarse con un programa complementario de participación de la población. Tanto dichos estudios como su seguimiento podrían ser gestionados de manera integrada por la comunidad en el marco de sus otras actividades culturales, económicas y de gestión local.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gemmelle Oliveira Santos - Integrante / Raquel Maria Rigotto - Coordenador / Maria Angels Alió - Integrante.
      Membro: Gemmelle Oliveira Santos.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (6)
    1. 1º Lugar no Congresso Internacional Virtual de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Federal do Ceará (Área: Engenharias) - I CONINP, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE.. 2020.
      Membro: Gemmelle Oliveira Santos.
    2. 3º Lugar na II Feira de Inovação e Tecnologia - FIP (trabalho: Situação social de catadores autônomos e associados/cooperados: diferenças e semelhanças na cidade de Fortaleza-CE), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE.. 2016.
      Membro: Gemmelle Oliveira Santos.
    3. 1º Lugar no 3º Seminário Sudeste de Resíduos Sólidos (Trabalho: Eficiência de Lagoas de Estabilização na Redução de Amônia e Ortofosfato dos Líquidos de um Aterro Sanitário), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES (Seção Espírito Santo).. 2011.
      Membro: Gemmelle Oliveira Santos.
    4. 1º Lugar em Pesquisa e Pós-Graduação (Trabalho: Considerações sobre o "Mundo" do Catador de Resíduos Sólidos: Estudo de Caso em Fortaleza/CE, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).. 2009.
      Membro: Gemmelle Oliveira Santos.
    5. 2º Lugar no Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação (Trabalho: Levantamento das Doenças Referidas pelas Famílias Residentes no Bairro Jangurussu (Fortaleza-CE), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).. 2009.
      Membro: Gemmelle Oliveira Santos.
    6. 1º Lugar em Pesquisa e Pós-Graduação na área de Ciências da Vida (Trabalho: Levantamento das Alternativas de Tratamento e/ou Disposição dos Resíduos Sólidos gerados em Fortaleza, Ceará, Brasil)., Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará - CEFET/CE.. 2007.
      Membro: Gemmelle Oliveira Santos.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (57)
    1. I Congresso Internacional Virtual de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (CONINP). Análise da hidroxiapatita como material adsorvente para tratamento de efluentes coloridos. 2021. (Congresso).
    2. I Congresso Internacional Virtual de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (CONINP). Ferramentas de baixo custo para identificação de predominância de organismos biodesfosfatadores (PAO) em sistemas de lodo ativado. 2021. (Congresso).
    3. I Congresso Internacional Virtual de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (CONINP). Indicadores ambientais dos eixos 1 e 2 do Programa Selo Município Verde relacionados aos objetivos do desenvolvimento sustentável. 2021. (Congresso).
    4. I Congresso Internacional Virtual de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (CONINP). Tratamento e reuso de águas cinzas por Wetlands com macrófitas endêmicas e substrato de resíduos em condições do Semiárido brasileiro. 2021. (Congresso).
    5. I Congresso Internacional Virtual de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (CONINP). Qualidade da água de corpo receptor lótico ao receber efluente tratado. 2021. (Congresso).
    6. I Seminário de Ciências Ambientais do IF Sudeste MG, Campus Barbacena.Soluções para a Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos. 2021. (Seminário).
    7. IX Semana de Química e Meio Ambiente.Manejo dos Resíduos de Serviços de Saúde em Tempos de Pandemia. 2021. (Outra).
    8. I Congresso Internacional Virtual de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (CONINP). 2020. (Congresso).
    9. V Encontro do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão Ambiental do IFCE.Aterro Sanitário: projeto, instalação, monitoramento, encerramento e reuso da área. 2020. (Encontro).
    10. Ciclo Internacional de Palestras sobre Educação Superior na América do Sul. 2019. (Outra).
    11. Semana de Meio Ambiente da UFC.Gases de Aterro: geração, captação e emissões fugitivas. 2019. (Outra).
    12. Semana de Meio Ambiente da Votorantim Cimentos.Compostagem aplicada. 2019. (Outra).
    13. Semana de Meio Ambiente do Complexo Termelétrico do Pecém.Desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas. 2019. (Outra).
    14. V Universo IFCE e o VIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Semic).Gases de Aterro: geração, captação e emissões fugitivas. 2019. (Seminário).
    15. Designing Decent Work for Wastepickers - Global Develoment Projet.Sistema de Gestão de Resíduos em Fortaleza. 2018. (Outra).
    16. II Semana de Engenharia Ambiental do IFCE (Campus Juazeiro do Norte).Geração e Aproveitamento de Gases em Aterros Sanitários. 2018. (Outra).
    17. VI Semana de Química e Meio Ambiente.Política Nacional de Resíduos Sólidos. 2018. (Outra).
    18. XIV Semana de Biblioteconomia da UFC.Sustentabilidade e Clima. 2018. (Outra).
    19. 9º Seminário Saberes e Vivências: somando conhecimentos.Conhecimento científico. 2017. (Seminário).
    20. Ciclo de Palestras em Gestão Ambiental/Semana Nacional do Meio Ambiente.Plano Nacional de Resíduos Sólidos. 2017. (Outra).
    21. II Encontro do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão Ambiental do IFCE.O Uso de Gramíneas na Redução das Emissões Superficiais de Gases de Aterros Sanitários. 2017. (Encontro).
    22. II Semana das Engenharias FANOR/DEVRY.Sequestro de Carbono em Aterros Sanitários. 2017. (Outra).
    23. Semana do Livro e da Biblioteca do SESC.Sustentabilidade. 2017. (Outra).
    24. 7º Congresso ABraSD - A Sociologia do Direito entre discurso e ação. A organização coletiva dos catadores de resíduos sólidos na cidade de Fortaleza: um caminho para a precarização do trabalho?. 2016. (Congresso).
    25. Curso Técnico em Meio Ambiente do SENAC.Licenciamento Ambiental. 2016. (Outra).
    26. I Degradação e Recuperação Ambiental: Diferentes Abordagens, Múltiplas Possibilidades.Experiências Exitosas de Recuperação Ambiental. 2016. (Seminário).
    27. II Semana da Construção Civil do IFCE.GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL. 2016. (Outra).
    28. Mudanças climáticas: dos aspectos físicos à sociedade. 2016. (Outra).
    29. Seminários IFCE.CATADORES DE RESÍDUOS: HISTÓRIA, LUTAS E ATUALIDADES EM FORTALEZA-CE. 2016. (Outra).
    30. V Semana de Química e Meio Ambiente do IFCE.Resíduos Sólidos em Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2016. (Outra).
    31. XXVII Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho do IFCE.IMPLICAÇÕES AMBIENTAIS DO (DES)CUMPRIMENTO DOS INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO URBANO. 2016. (Outra).
    32. XXVI Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho do IFCE.SAÚDE-TRABALHO-DOENÇA NO PROCESSO DE COLETA URBANA DE LIXO. 2016. (Outra).
    33. Encontro de Estudos Direcionados do Grupo de Pesquisa: Semiárido e o Contexto Geoambiental.Resíduos Sólidos e Meio Ambiente no Semiárido. 2015. (Encontro).
    34. XXIV Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho do IFCE.Gestão e gerenciamento de resíduos sólidos. 2015. (Outra).
    35. XXV Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho do IFCE.Gerenciamento de resíduos sólidos empresariais/industriais. 2015. (Outra).
    36. 19º Congresso Brasileiro de Direito Ambiental. Adequação de aterros sanitários para aproveitamento energético de gases: critérios técnicos e operacionais. 2014. (Congresso).
    37. XXIII Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho do IFCE.Gestão & sustentabilidade ambiental no setor industrial e empresarial. 2014. (Outra).
    38. II Semana de Pós-Graduação em Geografia da UECE.Avaliador do projeto de doutorado de Francisca Leiliane Sousa de Oliveira. 2013. (Outra).
    39. I Simpósio de Resíduos Sólidos e Políticas Públicas: Diálogos entre Universidade, Poder Público e Empresa.Resíduos Sólidos, Aproveitamento Energético e Mudanças Climáticas. 2013. (Simpósio).
    40. IV Conferência Municipal de Meio Ambiente de Eusébio.Vamos cuidar de Eusébio - Discutindo os resíduos sólidos urbanos. 2013. (Outra).
    41. IV Conferência Municipal de Meio Ambiente de Itaitinga.Lei 12.305/2010 - Política Nacional de Resíduos Sólidos. 2013. (Outra).
    42. Semana de Meio Ambiente da FORTEKS Engenharia LTDA.Gestão Ambiental Empresarial - Desafios e Potencialidades. 2013. (Outra).
    43. 17ª Semana Universitária da UECE.Informação e Tecnologia para a Sustentabilidade. 2012. (Outra).
    44. IV Encontro Interno de Pesquisa do IFCE.Indicadores de Pesquisa do Grupo de Saúde Ambiental. 2011. (Encontro).
    45. Semana do Meio Ambiente - Câmara dos Vereadores de Fortaleza.A Política Nacional dos Resíduos Sólidos e a Realidade de Fortaleza. 2011. (Outra).
    46. V Seminário de Direitos Humanos.O lixo e a cidade. 2011. (Seminário).
    47. 1° Jornada de Inovação Pesquisa e Extensão - I JIPE. 2010. (Outra).
    48. 1º Simpósio Brasileiro de Saúde Ambiental. 2010. (Simpósio).
    49. 3º Simposio Iberoamericano de Ingeniería de Residuos & 2º Seminário da Região Nordeste sobre Resíduos Sólidos. 2010. (Simpósio).
    50. Workshop - Operação de Aterros Sanitários. 2009. (Outra).
    51. 9º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, 2º Congresso Cearense de MFC, 1º Simpósio de Internacional de Ensino-Aprendizagem em MFC & APS. Diagnóstico das Condições de Moradia e Saneamento em uma Área de Regional III, Fortaleza-CE. 2008. (Congresso).
    52. XII Semana Universitária - UECE.Riscos Ambientais e de Saúde Pública em Aterros Sanitários. 2007. (Outra).
    53. III Congresso Internacional em Avaliação Educacional. Educação Ambiental no Ensino Público Superior: Uma Avaliação das Possibilidades e Desafios. 2006. (Congresso).
    54. IX Seminário do Mestrado Acadêmico em Geografia da UECE.Aplicação dos Conhecimentos da Geografia Urbana no Ensino da Educação Ambiental em Fortaleza/CE.. 2006. (Seminário).
    55. VI Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica /VI Encontro de Pesquisa e Pós - Graduação.Caracterização do Regime de Chuvas do Município de Pacatuba/CE e Sua Influência na Qualidade Físico-Química das Águas do Açude Gavião. 2006. (Encontro).
    56. VIII Seminário Nacional de Resíduos Sólidos.Educação Ambiental e Resíduos Sólidos: Um Estudo em Fortaleza/CE. 2006. (Seminário).
    57. VIII Simpósio Ítalo-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental - SIBESA.Educação Ambiental e Preservação dos Recursos Hídricos de Fortaleza/CE: Uma Experiência Interdisciplinar no Contexto da Escola Pública.. 2006. (Simpósio).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (4)
    1. SANTOS, G. O.. VII Semana de Química e Meio Ambiente. 2019. (Outro).. . 0.
    2. SANTOS, G. O.. VI Semana de Química e Meio Ambiente. 2018. (Outro).. . 0.
    3. SANTOS, G. O.. V Semana de Química e Meio Ambiente. 2017. (Outro).. . 0.
    4. SANTOS, G. O.. I Mostra do Sistema Municipal de Saúde Escola de Fortaleza/ I Mostra do Agente Comunitário de Saúde/Mostra Nacional Interativa Humaniza SUS. 2008. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 17/02/2022 16:19:06