Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - Faculdade de Medicina - UFC [Turmas de Mestrado ano 2001]

Maria do Socorro Cavalcante

Doutora do Curso de Ciências Médicas da Universidade Federal do Ceará, concluído em maio de 2012. Mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará, área de Concentração: Epidemiologia concluído em setembro de 2003. Especialista em Gestão dos Sistemas Locais de Saúde - SILOS, pela Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará (ESP-CE) em 1999. Graduada em Fisioterapia pela Universidade de Fortaleza (1983). Pertence ao quadro de Servidor Público da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará e da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza. Exerce o cargo de técnica da Célula de Vigilância Epidemiológica e Coordenadora do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do Hospital Geral César Cals em Fortaleza. É Membro Assessor da Vigilância Epidemiológica do Programa Nacional de DST e Aids do Ministério da Saúde. Tem experiência na área de Vigilância Epidemiológica das Doenças Transmissíveis, Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Aids, Transmissão Vertical do HIV, Sífilis Congênita e Sífilis em Gestante. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7158736326096896 (14/06/2016)
  • Rótulo/Grupo: Discente 2001
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2000-HOJE
  • Endereço: Governo do Estado do Ceará, Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, Hospital Geral César Cals. Avenida do Imperador, 545 Centro 60015-052 - Fortaleza, CE - Brasil Telefone: (85) 31015313 Fax: (85) 31015313 URL da Homepage: http://www.hgcc.ce.gov.br
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Saúde Coletiva
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2010-2011. Inquerito de Vigilancia Comportamental e Sorologica para VIH e Sifilis com Homens que Fazem Sexo com Homens em Luanda, Angola
      Descrição: O objetivo final deste estudo é estabelecer a linha de base para a implantação de um sistema de vigilância comportamental e sorológica que irá fornecer dados sobre a tendência da epidemia do HIV na população de homens que fazem sexo com homens (HSH) na província de Luanda. Esta linha de base deverá ser capaz de fornecer informações suficientes que venham a contribuir para o controle e prevenção de IST/HIV e para a implementação de programas de prevenção direcionados a esta população. Este estudo utilizará um desenho de corte transversal, com uma amostra de 350 HSH residentes na província de Luanda. Os participantes serão convidados por outros HSH para participarem do estudo, através da técnica de amostragem do Recrutamento Dirigido pelo Participante (Respondent Driven Sampling, RDS). Serão produzidas análises descritivas da amostra utilizando o software Respondent Driven Sampling Analysis Tool. Serão estimadas as prevalências com seus respectivos intervalos de confiança (95%) para HIV, sífilis, assim para conhecimentos, atitudes e comportamentos sexuais de risco.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Maria do Socorro Cavalcante - Integrante / Karl Kendall - Coordenador / Ligia Regina Franco Sansigolo Kerr - Integrante / Francisco Inacio P Bastos - Integrante.
      Membro: Maria do Socorro Cavalcante.
    2. 2007-2010. Condicoes de Saude, Convivencia Familiar e Comunitaria de Criancas que Nasceram sob Risco da Transmissao Vertical do HIV ou que Vivem com HIV/AIDS em Fortaleza-CE
      Descrição: Objetivo Geral: Analisar as condições de saúde, a convivência familiar e comunitária de crianças que vivem com HIV/aids ou que nasceram sob risco da TV. Analisar como familiares e/ou cuidadores dessas crianças (HIV+ ou que nasceram sob risco da TV) vivem e enfrentam o diagnóstico do HIV/aids em Fortaleza-CE. Objetivos Específicos: Identificar o número de crianças que vivem com HIV/aids ou que nasceram sob risco da TV com infecção pelo HIV em atendimento em Fortaleza; Descrever tipos de perdas, preconceitos a que estão expostas às crianças que vivem com HIV/aids ou que nasceram sob risco da TV com infecção pelo HIV; Analisar as condições de saúde das crianças que vivem com HIV/aids ou que nasceram sob risco da TV com infecção pelo HIV; Identificar as fontes de apoio social das crianças que vivem com HIV/aids ou que nasceram sob risco da TV com infecção pelo HIV; Identificar como se constituem as famílias das crianças que vivem com HIV/aids ou que nasceram sob risco da TV com infecção pelo HIV; Descrever sob a ótica dos familiares/cuidadores questões vivenciadas na vigência do diagnóstico ou acompanhamento em saúde das crianças que vivem com HIV/aids ou que nasceram sob risco da TV com infecção pelo HIV; Descrever sob a ótica dos familiares/cuidadores questões relacionadas as expectativas e planos futuros das crianças que vivem com HIV/aids ou que nasceram sob risco da TV com infecção pelo HIV.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Maria do Socorro Cavalcante - Integrante / Karl Kendall - Integrante / Marli Teresinha Gimeniz Galvão - Coordenador / Márcia Maria Tavares Machado - Integrante / Ligia Regina Franco Sansigolo Kerr - Integrante / Ivan França-Junior - Integrante / Maria Lúcia Duarte Pereira - Integrante. Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria do Socorro Cavalcante.
    3. 2006-2010. Qualidade de vida de criancas e adolescentes com HIV ou filhos de pais com HIV ou que morreram de AIDS
      Descrição: Objetivo Geral: visa estudar a qualidade de vida e de bem estar de crianças e adolescentes até 19 anos de idade que convivem com HIV/aids no Estado do Ceará ou que tenham um ou ambos os pais infectados com aids ou falecidos em decorrência do HIV. Objetivos Específicos: Identificar o número de crianças e adolescentes com infecção pelo HIV ou com aids; Identificar o número de crianças e adolescentes órfãos em decorrência da aids; Avaliar a qualidade de vida de crianças e adolescentes vivendo com HIV/aids; Avaliar a qualidade de vida de crianças e adolescentes vivendo em lares cuja mãe ou pai tem infecção pelo HIV/aids ou faleceram em decorrência desta condição.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Maria do Socorro Cavalcante - Integrante / Ligia Regina Sansigolo Kerr Pontes - Coordenador / Karl Kendall - Integrante / Marli Teresinha Gimeniz Galvão - Integrante / Márcia Maria Tavares Machado - Integrante / Ana Cristina Lindsay - Integrante. Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro / UNICEF - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria do Socorro Cavalcante.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (6)
    1. Menção Honrosa na 11ª EXPOEPI no Trabalho " Núcleo Hospitalar de Epidemiologia como importante ferramenta nas ações de prevenção e controle da sífilis congênita em uma maternidade terciária em Fortale, Secretaria de Vigilância em Saúde.. 2011.
      Membro: Maria do Socorro Cavalcante.
    2. 2º Lugar na Seleção de Experiências Bem Sucedidas no Controle das DST e/ou Transmissão Vertical da Sífilis - Categoria de Organização Governamental, Ministério da Saúde - PN DST e Aids.. 2008.
      Membro: Maria do Socorro Cavalcante.
    3. Menção Honrosa por trabalho premiado em primeiro lugar: Vigilância das crianças com maior risco de morte no primeiro ano de vida, nascidas em uma maternidade de alto risco no Município de Fortaleza,Ce, Hospital Geral César Cals/Secretaria de Saúde do Estado do Ceará.. 2008.
      Membro: Maria do Socorro Cavalcante.
    4. Premiação pelo Trabalho: Infecção pelo HIV na Gestação: Aspectos Relativos à Atenção Básica em Fortaleza, Ceará, Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade., VII Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade.. 2005.
      Membro: Maria do Socorro Cavalcante.
    5. Honra ao Mérito pelo Trabalho: Human Immunodeficiency Virus Transmission from Mother to Infant: Revealing the Epidemiological Situation in a Fortaleza/Ceara, Brazil, Comissão Científica do I Congresso Brasileiro de Prevenção da Transmissão Vertical do HIV, I Congresso Brasileiro de Prevenção da Transmissão Vertical do HIV.. 2004.
      Membro: Maria do Socorro Cavalcante.
    6. Premiação no Concurso Nacional de Artigos Científicos para a Revista HIV do Programa Nacional de DST/AIDS da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde do Brasil, Programa Nacional de DST/AIDS - Ministério da Saúde., Programa Nacional de DST e Aids da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.. 2004.
      Membro: Maria do Socorro Cavalcante.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (32)
    1. Fórum Estadual - V Reunião Rede Cegonha Ceará. 2014. (Oficina).
    2. I Seminário Estadual de Segurança do Paciente. 2014. (Seminário).
    3. I Simpósio Estadual de Epidemiologia do AVC.Simpósio Estadual de Epidemiologia do AVC. 2012. (Simpósio).
    4. VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia "Epidemiologia e as Políticas Públicas de Saúde". ANÁLISE DE CORRESPONDÊNCIA MÚLTIPLA ENTRE CRIANÇAS CUJOS PAIS FORAM INFECTADOS POR HIV/AIDS DE FORTALEZA E SALVADOR E FATORES SOCIOECONÔMICOS, DEMOGRÁFICOS E SAÚDE. 2011. (Congresso).
    5. VIII Congresso da Sociedade Brasileira de DST, IV Congresso Brasileiro de AIDS e I Congresso ALAC/IUSTI Latino América. 2011. (Congresso).
    6. Jornada Científica Anual do Hospital Geral César Cals.Perfil Epidemiológico da Prematuridade do Hospital Geral César Cals. 2008. (Seminário).
    7. VII Congresso da SBDST e II Congresso Brasileiro de Aids. Premiação e Apresentação do Trabalho selecionado em 2º lugar. 2008. (Congresso).
    8. XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia e VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Análise da Prematuridade e Baixo Peso entre Crianças Nascidas em Maternidades de Alto Risco de Fortaleza, Ceará. 2008. (Congresso).
    9. Reunião Macrorregional de Vigilância Epidemiológica de HIV/AIDS e Sífilis Na Gestação e Congênita. 2007. (Oficina).
    10. Conferência Brasileira de HIV/AIDS e Hepatites Virais. 2006. (Simpósio).
    11. II EXPOESP. 2006. (Seminário).
    12. VI CONGRESSO DA SBDST - II CONGRESSO BRASILEIRO DE AIDS. TRANSMISSÃO VERTICAL DO HIV: ANÁLISE DA APLICAÇÃO DAS MEDIDAS PROFILÁTICAS EM MATERNIDADES PÚBLICAS DE FORTALEZA-CE. 2006. (Congresso).
    13. I Congresso Brasileiro de Prevenção da Transmissão Verrtical do HIV e outras DST. Human Immunodeficiency Virus Transmission from Mother to Infant: Revealing the Epidemiological Situation in Fortaleza/Ceará, Brasil. 2004. (Congresso).
    14. OFICINA DE ORGANIZAÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR. 2004. (Oficina).
    15. OFICINA DE TRABALHO PARA AVALIAÇÃO DO PROJETO NASCER. 2004. (Oficina).
    16. 3a EXPOEPI.Avaliação dos SI CTA. 2003. (Outra).
    17. Conocimiento, Experiencia y Alianza: Estrategia para el Futuro. II Foro en VIH / SIDA / ITS en América Latina y el Caribe. 2003. (Congresso).
    18. Oficina Regional Nordeste de CTA Formadores. 2003. (Oficina).
    19. V Reunião Nacional de Vigilância Epidemiológica das DST, HIV e AIDS. 2003. (Encontro).
    20. 2a Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças. 2002. (Outra).
    21. IV Conferência Internacional sobre Infecção pelo HIV em Mulheres e Crianças. 2002. (Congresso).
    22. IV Congresso da Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis. Sífilis Congênita: Um olhar Diferente. 2002. (Congresso).
    23. Organização da Rede de Diagnóstico e Assistência para Mulheres HIV Positivas e seus Bebês. 2002. (Encontro).
    24. Reunião Nacional de Vigilância Epidemiológica em DST e Aids. 2002. (Encontro).
    25. Reunião Vigilância Sentinela DST. 2002. (Simpósio).
    26. Reunião de Vigilância do HIV, Hepatites e Sífilis por meio da Rede Sentinela Nacional. 2001. (Encontro).
    27. Reunião Nacional de Vigilância Epidemiológica em DST e Aids. 2001. (Encontro).
    28. XXIV Jornada Cearense de Ginecologia e Obstetrícia. 2001. (Outra).
    29. XXXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. 2001. (Congresso).
    30. Reunião Macroregional para Implantação da Vigilância em HIV em Gestantes e Crianças Expostas. 2000. (Encontro).
    31. Reunião Nacional de Vigilância Epidemiológica em DST/HIV/Aids. 2000. (Encontro).
    32. Reunião Técnica sobre Transmissão Materno Infantil do HIV e Sífilis. 2000. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (0)

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      Data de processamento: 17/02/2022 15:47:32