Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - Faculdade de Medicina - UFC [Turmas de Mestrado ano 2001]

Estelita Lima Candido

Graduada em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, com Especialização em ECOLOGIA, Mestrado em SAÚDE PÚBLICA, Doutorado em BIOTECNOLOGIA e Pós-Doutorado em CIÊNCIAS DA SAÚDE. É professora associada da Universidade Federal do Cariri, onde ministra as disciplinas Epidemiologia, Bioestatística, Epistemologia e Métodos de pesquisa. É pesquisadora na linhas de pesquisa: "Epidemiologia e controle de doenças transmitidas por vetores" e na "Saúde, Ambiente e Trabalho", liderando o Núcleo de desenvolvimento e aplicação de estratégias para o combate a doenças e agravos das coletividades humanas. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9434-2930 (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0680341824918868 (07/02/2022)
  • Rótulo/Grupo: Discente 2001
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2000-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do Cariri, Faculdade de Medicina. RUA DIVINO SALVADOR S/N ROSÁRIO 63000000 - Barbalha, CE - Brasil Telefone: (088) 32219600
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Saúde Coletiva
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (13)
    1. 2020-Atual. Panorama clinico-epidemiologico da pandemia do novo coronavirus (Covid-19)
      Descrição: Descrever o panorama clínico-epidemiológico da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no período de dezembro de 2019 a junho de 2021.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Estelita Lima Cândido - Coordenador / Amanda Célia Fernandes Sampaio - Integrante / IAGO SAVYO DUARTE SANTIAGO - Integrante.
      Membro: Estelita Lima Candido.
    2. 2019-Atual. Biblioteca digital em arboviroses
      Descrição: Os objetivos do projeto são: Construir bancos de dados compostos por variáveis ambientais associadas às referidas arboviroses; Subsidiar projetos de pesquisa sobre arboviroses; Compartilhar informações sobre arboviroses com a comunidade de maneira sustentável e gratuita.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Estelita Lima Cândido - Coordenador / José Ferreira Lima Júnior - Integrante.
      Membro: Estelita Lima Candido.
    3. 2018-2019. Caracterizacao e monitoramento da fauna Culicidae na Universidade Federal do Cariri (Campus de Juazeiro do Norte e Crato)
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Estelita Lima Cândido - Coordenador.
      Membro: Estelita Lima Candido.
    4. 2018-2019. COMPETENCIAS PARA PROMOCAO DA SAUDE EM FORMANDOS DE CURSOS DE POS-GRADUACAO EM SAUDE
      Descrição: Objetivo geral: Analisar o desenvolvimento de competências em Promoção da Saúde em formandos de cursos de Pós-graduação em Saúde com potencial atuação na Atenção Básica. Objetivos específicos: Identificaros domínios de competências em promoção da saúde nos projetos pedagógicos dos cursos investigados - Descrever o perfil dos formandos dos cursos de pós-graduação em saúde em estudo - Enumerar as competências essenciais em promoção da saúde desenvolvidas pelos formandos - Averiguar a contribuição dos cursos de pós-graduação no desenvolvimento das competências essenciais para promoção da saúde na percepção dos formandos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Estelita Lima Cândido - Coordenador / Maria Rosilene Cândido Moreira - Integrante / Leilane Andrade Albuquerque Alencar - Integrante.
      Membro: Estelita Lima Candido.
    5. 2017-2018. SERIE ESPACO-TEMPORAL DAS ARBOVIROSES CHIKUNGUNYA E ZIKA NO BRASIL, NO PERIODO DE 2014 A 2018
      Descrição: A febre chikungunya é uma arbovirose, transmitida ao homem pelo Aedes aegypti ou Aedes albopictus. Analisou-se a progressão da doença no Brasil, através de uma Série espaço-temporal, a partir dos primeiros registros de casos (2014 a 2018), disponibilizados em boletins do Ministério da Saúde. A série abordou: no de casos notificados, incidência, no de óbitos, letalidade e duas variáveis ambientais. Foram aplicados testes de correlação e modelos de regressão para prever a tendência das doenças nos próximos anos, segundo a região. Os primeiros casos autóctones da chikungunya foram registrados em 2014, na Bahia e Amapá, totalizando 3.195 casos (1,57/100 mil hab). Em 2015, a doença havia se disseminado para todas as regiões, sendo que o Nordeste contribuiu com 94,6% dos casos (36.433 casos; 18,8/100 mil hab). Essa região manteve a tendência de crescimento, até ultrapassar os 239 mil casos em 2016 e decréscimo a partir de 2017, enquanto o Sul e o Centro-Oeste registram aumentos. Os óbitos começaram a ocorrer em 2015 (14 mortes) com maior concentração no Nordeste, em 2016 (197 dos 216 no país). Mesmo com redução de 20% no número de mortos em todo o país (173 em 2017), em relação ao ano anterior, o Nordeste ainda se destacou negativamente (137, maior parte dos casos concentrou-se no Ceará). Com base nas variáveis introduzidas no modelo de previsão, concluímos que, com exceção das regiões Norte e Centro-oeste, a chikungunya não provocará epidemias, sequer permanecerá em estado endêmico nos próximos dois anos. Já em relação a essas duas regiões, autoridades de saúde devem elaborar e aplicar planos de intervenção para evitar futuras epidemias, dado a tendência crescente no número de casos. Variáveis ambientais como taxa de domicílios com água encanada e coleta de lixo influenciam na redução da incidência da doença.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Estelita Lima Cândido - Coordenador.
      Membro: Estelita Lima Candido.
    6. 2016-2017. VETORES E ARBOVIROSES CAUSADAS PELOS VIRUS DENV, CHIKV, FAV E ZIKAV: UM ESTUDO DE METANALISE DE SUAS COMORBIDADES
      Descrição: A dengue, a febre amarela, a chikungunya e a zika são arboviroses causadas pelos VÍRUS DENV, FAV, CHIKV e ZIKV, respectivamente, transmitidas ao homem através de vetores, sendo o Aedes aegypti, o mais conhecido deles. Essas doenças vinham ocorrendo no mundo, dentro de um padrão de comportamento conhecido, com poucos registros de prognóstico maligno. Entretanto, em 2015 a população brasileira foi surpreendida com centenas de casos de zika associados a uma grave comorbidade, possivelmente, associada ao ZIKV. Com o objetivo de reunir as comorbidades notificadas em portadores das referidas arboviroses, realizou-se um estudo de revisão integrativa e metanálise nas bases de dados do Portal de periódicos da Capes. Os resultados apontaram comorbidades agrupadas nos sistemas: neurológico, musculoesquelético, respiratório, digestório, cardiovascular e ocular. Além desses há relatos de acometimento da pele e mucosas e distúrbios psiquiátricos. As comorbidades prevalentes associadas ao DENV são neurológicas e hepáticas. Ao ZIKV prevalecem as neurológicas, sendo a principal delas a microcefalia/malformações congênitas, e ao vírus CHIK as comorbidades musculoesqueléticas. Os achados têm aplicabilidade prática para a comunidade médica, pois podem auxiliar no reconhecimento de complicações associadas à dengue, zika e chicungunya.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Estelita Lima Cândido - Coordenador.
      Membro: Estelita Lima Candido.
    7. 2015-2016. Metanalise de estudos sobre a associacao entre a exposicao ocupacional a inseticidas e efeitos adversos na saude
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Estelita Lima Cândido - Coordenador / MARCOS ANTONIO V DE SOUZA JÚNIOR - Integrante / ALDROVANDO NERY DE AGUIAR JUNIOR - Integrante.
      Membro: Estelita Lima Candido.
    8. 2015-2016. TECNICAS GENETICAS, MORFO-FISIOLOGICAS E DE INTERACAO ECOLOGICA DE CONTROLE DO AEDES AEGYPTI: UM ESTUDO DE METANALISE
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Estelita Lima Cândido - Coordenador / ESMERALDO, ARTHUR RAFHAEL AMORIM ALVES - Integrante / COSTA, CLARISSE ESTÁCIO TRUMMER LEANDRO - Integrante.
      Membro: Estelita Lima Candido.
    9. 2014-2015. Monitoramento de indicadores de saude de agentes sanitaristas expostos a inseticidas inibidores de colinesterases.
      Descrição: Alguns inseticidas utilizados em saúde pública inibem as colinesterases, levando ao acúmulo de acetilcolina nas terminações nervosas, provocando alterações no sistema nervoso central. ????????? Avaliar o padrão de normalidade dos níveis de colinesterase de agentes de endemias de duas Microrregionais de Saúde do Ceará. ±?????? Levantamento de dados em duas unidades do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), referentes a dosagens de colinesterase de 81 agentes de endemias das 20ª e 21ª Microrregionais de Saúde, medidas entre os anos de 2014 e 2015. Os agentes eram procedentes de seis municípios, nomeados em A e B (21ª Microrregional); C, D, E e F (20ª Microrregional). ?????????: Os agentes de A encontravam-se com um nível de colinesterase médio de 7.460,8 U/L (±1.232,2 U/L), e os de B, 6.941,6 (±1.122,3 U/L). Os níveis colinérgicos dos agentes da 20ª Microrregional variavam de 3.406 U/L a 12.108 U/L, com média de 8.318 U/L (±2.334 U/L). Nove homens apresentavam alteração nos níveis colinérgicos, sendo cinco ????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????À?????????? U/L, uma diferença de apenas 150 unidades para a taxa mínima de normalidade. ??????Ù??: Constataram-se alterações nos níveis de colinesterase de 11,1% dos agentes, e aproximação do valor limítrofe inferior de normalidade em 25% dos casos, indicando a necessidade de monitoramento desses níveis e conhecimento do estado de saúde desses trabalhadores.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Estelita Lima Cândido - Coordenador. Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Estelita Lima Candido.
    10. 2014-2015. Queixas referidas pelos agentes de endemias expostos a larvicidas reguladores de crescimento, adotados para o controle do Aedes aegypti.
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Estelita Lima Cândido - Coordenador. Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Estelita Lima Candido.
    11. 2013-2014. EXPOSICAO AEREA A INSETICIDAS E ESTADO DE SAUDE DOS AGENTES DE ENDEMIAS QUE ATUAM NO CONTROLE DE VETORES NA REGIAO DO CARIRI-CE
      Descrição: Objetiva analisar a história ocupacional de agentes sanitaristas sobre o controle dos vetores no estado do Ceará, através de nebulização e sua repercussão na saúde desses trabalhadores. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Estelita Lima Cândido - Coordenador.
      Membro: Estelita Lima Candido.
    12. 2013-2014. ALTERACOES NA SAUDE DOS AGENTES SANITARISTAS QUE ATUAM NO PROGRAMA DE CONTROLE DE VETORES NA REGIAO DO CARIRI - CE
      Descrição: Objetiva analisar a história ocupacional de agentes sanitaristas sobre o controle dos vetores no estado do Ceará e sua repercussão na saúde desses trabalhadores.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Estelita Lima Cândido - Coordenador.
      Membro: Estelita Lima Candido.
    13. 2013-2014. ESTADO DE SAUDE AUTOREFERIDO POR AGRICULTORES DE UMA AREA DE PRODUCAO AGRICOLA INTENSIVA DO MUNICIPIO DE MAURITI-CE
      Descrição: Objetiva analisar as condições de trabalho e o estado de saúde, autoreferidos por agricultores de uma área de produção agrícola intensiva.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Estelita Lima Cândido - Coordenador.
      Membro: Estelita Lima Candido.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. PRIMEIRO LUGAR DO ECEM 2009, Centro Acadêmico Adolfo Lutz-UNIVERSIDADE DE CAMPINAS.. 2009.
      Membro: Estelita Lima Cândido.
    2. Primeiro lugar na categoria Saúde Comunitária, Centro acadêmico Dr. Leão Sampaio.. 2007.
      Membro: Estelita Lima Cândido.
    3. Menção Honrosareferente à pesquisa sobre dengue, intitulada ?Padrões Epidemiológicos e Descontrole do dengue em Fortaleza: Relação com as Ações Antivetoriais (1986-2001)?, ABRASCO.. 2002.
      Membro: Estelita Lima Cândido.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (24)
    1. VI Simpósio Nacional de Empreendedorismo Social Enactus Brasil.EFEITOS DO MICROCRÉDITO COMO POLÍTICA PÚBLICA PARA GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA. 2021. (Simpósio).
    2. X Encontro Internacional de Direitos Culturais.ANÁLISE SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI ALDIR BLANC EM JUAZEIRO DO NORTE/CE. 2021. (Encontro).
    3. X Encontro Nacional da Anppas.Desenvolvimento Regional e Mobilização Identitária: um olhar contemporâneo sobre o Cariri Cearense. 2021. (Encontro).
    4. X Encontro Nacional da Anppas.Análise de implantação de Plano de Logística Sustentável nas Instituições de Ensino Superior no Brasil. 2021. (Encontro).
    5. X Encontro Nacional da Anppas.IMPACTO DA PANDEMIA POR COVID-19 NAS INDÚSTRIAS CEARENSES EM RELAÇÃO AOS POSTOS DE TRABALHO E PRODUÇÃO FÍSICA INDUSTRIAL NO CONTEXTO BRASILEIRO. 2021. (Encontro).
    6. I Congresso Norte-Nordeste de Saúde Pública (online). ASSOCIAÇÃO ENTRE COMORBIDADES E EVOLUÇÃO SEVERA DA PNEUMONIA POR COVID-19: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA COM META-ANÁLISE. 2020. (Congresso).
    7. I Congresso Norte-Nordeste de Saúde Pública (online). Diagnóstico epidemiológico e aplicação de métodos estatísticos sobre depressão nos estudantes de graduação da UFCA. 2020. (Congresso).
    8. I Congresso Norte-Nordeste de Saúde Pública (online). Principais manifestações psiquiátricas associadas à pandemia da COVID-19 e a importância do cuidado humanizado: uma revisão sistemática. 2020. (Congresso).
    9. I Congresso Norte-Nordeste de Saúde Pública (online). Saúde mental dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente da COVID-19. 2020. (Congresso).
    10. 15o Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5o Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência. MANIFESTAÇÕES NEUROLÓGICAS GRAVES DA CHIKUNGUNYA: REVISÃO SISTEMÁTICA. 2019. (Congresso).
    11. 15o Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5o Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência. MANIFESTAÇÕES CARDIOVASCULARES DA CHIKUNGUNYA: REVISÃO SISTEMÁTICA. 2019. (Congresso).
    12. 4o Congresso de Saúde da Mulher. Intoxicação Exógena Em Mulheres No Estado Do Ceará Entre Os Anos De 2007 A 2017. 2019. (Congresso).
    13. XIX CONGRESO PANAMERICANO DE INFECTOLOGÍA. Prevalência da Zika no Brasil no período de 2015 a 2018. 2019. (Congresso).
    14. XIX CONGRESO PANAMERICANO DE INFECTOLOGÍA. Incidência da Chikungunya no Brasil no período de 2014 a 2018. 2019. (Congresso).
    15. I Encontro da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família.PREVALÊNCIA DO USO DE BENZODIAZEPÍNICOS E ANTIDEPRESSIVOS DISTRIBUÍDOS PELA FARMÁCIA BÁSICA CENTRAL DO MUNICÍPIO DE ALTANEIRA-CE. 2018. (Encontro).
    16. Congresso Internacional de Saúde Baseada em Evidências. Bloqueio Dos Vírus Chikv, Denv E Fav Por Wolbachia Pipientis Em Aedes Aegypti E Aedes Albopictus: Estudo De Metanálise. 2017. (Congresso).
    17. I Simpósio Nacional de Pesquisa e Inovação.Evidências da ação inseticida na saúde humana e animal. 2015. (Simpósio).
    18. I Simpósio Nacional de Pesquisa e Inovação.I Simpósio Nacional de Pesquisa e Inovação. 2015. (Simpósio).
    19. IV Encontro Caririense de Biomedicina da Faculdade Leão Sampaio.Aedes aegypti: o mosquito que desafia o homem. 2013. (Encontro).
    20. III ENCONTRO UNIVERSITÁRIO DA UFC NO CARIRI.Saúde. 2011. (Encontro).
    21. XI Congresso mundial de Saúde Coletiva. Avaliação do impacto do Bacillus thuringiensis israelensis (B.t.i) no programa de controle do dengue em Juazeiro do Norte ? Ceará. 2006. (Congresso).
    22. VI CONGRESSO BRASILEIRO DE EPIDEMIOLOGIA. Resistência do Aedes aegypti ao temefós no Estado do Ceará em 2003. 2004. (Congresso).
    23. XXXIX CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL. Controle mecânico alternativo de criadouros: eliminação de larvas do Aedes aegypti em caixas-d?água pelo fluxo de minieletrobomba. 2003. (Congresso).
    24. V CONGRESSO BRASILEIRO DE EPIDEMIOLOGIA. Dengue hemorrágico: vigilância inefetiva, critérios restritivos de confirmação e características clínico-epidemiológicas. 2002. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (4)
    1. Lima Cândido. VI Jornada Científica do Proder. 2020. (Outro).. . 0.
    2. Lima Cândido. I Encontro da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família. 2018. (Congresso).. . 0.
    3. LIMA, E. P.. I Simpósio Nacional de Pesquisa e Inovação. 2015. (Outro).. . 0.
    4. LIMA, E. P.. Mostra UFCA. 2014. .. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 17/02/2022 15:47:32