Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - Faculdade de Medicina - UFC [Turmas de Mestrado ano 1998]

Karla Correa Lima Miranda

Doutora em Saúde Comunitária (UFC) , Mestre em Saúde Pública (UFC), Psicóloga (UNIFOR), Psicanalista atuando na Clínica. Docente Adjunta da Universidade Estadual do Ceará (UECE), docente do Programa de Pós graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde(PPCCLIS). Coordena grupo de estudos e pesquisa em Saúde, Subjetividade e Psicanálise (UECE). Preceptora de Núcleo de Psicologia da Residência Integrada de Saúde (ESPS) no Hospital São José de doenças Infecciosas (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6324444734722026 (15/06/2021)
  • Rótulo/Grupo: Discente 1998
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 1997-HOJE
  • Endereço: Universidade Estadual do Ceará, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem. Avenida Paranjana, 1700 Itaperi 60740-000 - Fortaleza, CE - Brasil Telefone: (85) 2992706 Fax: (85) 2992720 URL da Homepage: http://
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2018-Atual. Saude e Subjetividade: efeitos psiquicos nos sujeitos
      Descrição: Análise dos discursos dos sujeitos no campo da sáude e a interlocução com a Psicanálise. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . Integrantes: Karla Corrêa Lima Miranda - Coordenador / Clarisse Pequeno Sampaio - Integrante / Katamara Medeiros Tavares Melo - Integrante / José Janaílton Lima - Integrante.
      Membro: Karla Correa Lima Miranda.
    2. 2012-2013. Educacao em saude: os ditos e nao ditos da pratica de enfermagem com adolescentes
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Karla Corrêa Lima Miranda - Coordenador / Manuela de Mendonça Figueirêdo Coelho - Integrante.
      Membro: Karla Correa Lima Miranda.
    3. 2012-2013. E no brincar que o sujeito se comunica e se expressa por meio da sua criatividade. A internacao se configura como um espaco que pode gerar desconforto, medo e ansiedade, sendo a brinquedoteca uma possibilidade de um trabalho terapeutico e educativo. O es
      Descrição: É no brincar que o sujeito se comunica e se expressa por meio da sua criatividade. A internação se configura como um espaço que pode gerar desconforto, medo e ansiedade, sendo a brinquedoteca uma possibilidade de um trabalho terapêutico e educativo. O estudo tem como objetivo analisar o brincar das crianças internadas um unidades públicas de Fortaleza-CE que possuem brinquedoteca. Como técnica de produção de dados utilizaremos o método criativo sensível proposto por Cabral e para análise dos dados a análise de conteúdo fundamentada em Bardin (1977). O material empírico será discutido por meio do referencial de Winnicott.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Karla Corrêa Lima Miranda - Coordenador / Karoline Macedo - Integrante.
      Membro: Karla Correa Lima Miranda.
    4. 2004-2007. Integralidade em Saude:
      Descrição: Projeto financiado pela FUNCAP. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Karla Corrêa Lima Miranda - Coordenador. Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Karla Correa Lima Miranda.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Trofeu de Honra ao Mérito pela contribuição para o desenvolvimento científico da Enfermagem, Associação Brasileira de Enfermagem.. 2005.
      Membro: Karla Corrêa Lima Miranda.
    2. Prêmio pelo Trabalho - Integridade em saúde: avaliando a articulação e a corresponsabilidade entre o programa saúde da família e os serviços de referencia em HIV/AIDS, Ministério da Saúde.. 2004.
      Membro: Karla Corrêa Lima Miranda.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (50)
    1. Congresso Cearense de Enfermagem. construção e validação de aplicativo sobre comunicação terapêutica para o ensino de Enfermagem. 2021. (Congresso).
    2. Seminário Internacional online sobre vulnerabilidades e doenças infecciosas negligenciadas.A experiência de uma Liga acadêmica na testagem rápida para COVID19. 2021. (Seminário).
    3. Seminário Internacional online sobre vulnerabilidades e doenças infecciosas negligenciadas.Adesão à profilaxia pré-exposição ao HIV por homens que fazem sexo com homens. 2021. (Seminário).
    4. Seminário Internacional online sobre vulnerabilidades e doenças infecciosas negligenciadas.Sexualidade e infecções sexualmente transmissíveis na população idosa. 2021. (Seminário).
    5. Seminário Internacional online sobre vulnerabilidades e doenças infecciosas negligenciadas.A letalidade por tuberculose no estado de Ceará. 2021. (Seminário).
    6. Seminário Internacional online sobre vulnerabilidades e doenças infecciosas negligenciadas.População em situação de rua e vulnerabilidade ao HIV. 2021. (Seminário).
    7. III Jornada de Psicologia do Hospital São José.Atuação do Psicólogo em hospital de doenças infecciosas: compreendendo sua inserção. 2019. (Seminário).
    8. III Jornada de Psicologia do Hospital São José de doenças Infecciosas.Cuidando do Cuidador: perspectiva sobre o adoecimento profissional no contexto hospitalar. 2019. (Seminário).
    9. Questões subjetivas no Cuidado com pacientes que vivem com HIV/Aids.Programa de Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência IJF. 2019. (Outra).
    10. XII Congresso Brasileiro de Psicologia Hospitalar. O trabalho do Psicanalista no território hospitalar em infectologia. 2019. (Congresso).
    11. Projeto IntegraPSI.As abordagnes da Psicologia. 2018. (Outra).
    12. XVII Jornada de Psicanálise do Forum do Campo lacaniano.Algumas considerações em torno da Aids. 2018. (Outra).
    13. 19 Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem.Implicações dos padrões de conhecimento em Enfermagem para o Cuidado. 2017. (Seminário).
    14. 6o. Abramd Drogas e autonomia: diversidade, política e cuidados. AMY: Back to Id. 2017. (Congresso).
    15. Semana de Psicologia do Hospital São José.A experiência de ser Psicólogo na residência integrada de saúde. 2017. (Encontro).
    16. XIII Jornada científica do Hospital São José.Moderadora das apresentações de temas livres. 2017. (Seminário).
    17. XVI Jornada do forum do campo lacaniano de Fortaleza.A angústia na posição docente. 2017. (Seminário).
    18. XXI Semana Universitária da Uece.O sofrimento psíquico de enfermeiros que trabalham em UTI. 2017. (Encontro).
    19. XXII Encontro de iniciação científica à pesquisa da UNIFOR.Comunicação terapêutica como ferramenta para o enfermeiro minimizar o sofrimento do paciente hospitalizado. 2016. (Encontro).
    20. 18º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem.Disciplina Pesquisa e Subjetividade na Pós graduação em Enfermagem: relato de experiência. 2015. (Seminário).
    21. 18º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem.Análise reflexiva acerca da psicanálise como método de Pesquisa em enfermagem. 2015. (Seminário).
    22. 18º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem.Relato de experiência de acadêmicas de enfermagem como integrantes do grupo de pesquisa educação, cuidado e subjetividade. 2015. (Seminário).
    23. 18º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem.Uso de artigos científicos no grupo de pesquisa como estímulo a produção de novos estudos. 2015. (Seminário).
    24. 67º Congresso Brasileiro de Enfermagem. O ensino das teorias de cuidado em enfermagem nos cursos de graduação: uma análise crítico-reflexiva. 2015. (Congresso).
    25. 67º Congresso Brasileiro de Enfermagem. Aprendizagem em enfermagem além do cuidado técnico: análise reflexiva. 2015. (Congresso).
    26. Formação da Residencia Interdisciplinar.Adesão à Terapia antirretroviral para HIV/aids. 2014. (Outra).
    27. I Seminário Internacional dos Programas de Cuidados Clínicos em Enfermagem.Processo de enfermagem baseado na teoria de cuidado de orem: subsídios teóricos para o cuidado Clínico de enfermagem. 2014. (Seminário).
    28. Projeto Crescer.Conflito em ambiente de trabalho. 2014. (Encontro).
    29. V Congresso Norte Nordeste de Infectologia. Vivências de idosos com HIV/Aids: sexualidade e silenciamento. 2014. (Congresso).
    30. I Encontro de Ética: pesquisa e tecnologias em saúde. 2013. (Encontro).
    31. Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem. Fundamentação teórica utilizada por enfemeiros para realização do cuidado de enfermegem em hospital dia. 2012. (Congresso).
    32. 63o. Congresso Brasileiro de Enfermagem. O estágio curricular obrigatório na estratégia saúde da família: problematização dos fazeres e saberes. 2011. (Congresso).
    33. XVI semana de universitária. Papel do educador em enfermegem e suas competências. 2011. (Congresso).
    34. III Congresso Cearense de Infectologia. Aconselhamento em HIV/Aids. 2010. (Congresso).
    35. III Congresso Cearense de Infectologia. Vulnerabilidades prsentes no percurso vivenciao pelos portadores de vulnerabilidades de HIV. 2010. (Congresso).
    36. VII Congresso Cearense de Enfermagem. oral. 2010. (Congresso).
    37. 61o. Congresso Brasileiro de Enfermagem. Tratamento do paciente com Aids em falha terapêutica. 2009. (Congresso).
    38. 61o. Congresso Brasileiro de Enfermagem. Cuidando em Serviço Ambulatorial Especializado em HIV/Aids. 2009. (Congresso).
    39. 61o. Congresso Brasileiro de Enfrmagem. Tratamento do paciente com Aids em falha terapêutica. 2009. (Congresso).
    40. III Congresso Cearense de Infectologia. Enfermagem e doenças infecciosas: análise das produções científicas com abordagem quantitativa. 2009. (Congresso).
    41. XIII Semana Universitária da Uece.Tratamento do paciente com Aids em falha terapêutica. 2009. (Encontro).
    42. XIV Semana Universitária.Vulnerabilidades em HIV/Aids: pacientes em falha terapêutica. 2009. (Encontro).
    43. XIV Semana universitária da UECE.Adolescentes vivendo com HIV/aids: a constituição dos laços sociais.. 2009. (Encontro).
    44. XV encontro de Iniciação à pesquisa.Trataemento do paciente com Aids em falha teraoêutica: o uso da enfuvirtida. 2009. (Encontro).
    45. 60o. Congresso Brasileiro de Enfermagem. Processo de trabalho em enfermagem e suas relações com a clínica: pensando novas possibilidades. 2008. (Congresso).
    46. 60o. Congresso Brasileiro de Enfermagem. Cuidado Clínico em enfermagem: construção de novo plano conceitual para práticas de saúde. 2008. (Congresso).
    47. 60o. Congresso Brasileiro de Enfermagem. Produção do conhecimento sobre climatério. 2008. (Congresso).
    48. Seminário do Grupo de pesquisa em Educação, saúde e socieade.Educação em saúde: uma proposta de cuidado de enfermagem no climatério. 2008. (Seminário).
    49. 57a. Reunião Anual da SBPC.Aconselhamento em HIV/AIDS: reflexões à luz de Paulo Freire. 2005. (Encontro).
    50. SBPC.Integralidade em saúde: perspectiva de articulação entre atenção primária e secundária no atendimento as doenças infecto-contagiosas. 2005. (Oficina).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (2)
    1. MIRANDA, Karla Corrêa Lima. III Seminário de Psicologia: Violência cotidiana e subjetividade(s). 2016. (Outro).. . 0.
    2. MIRANDA, Karla Corrêa Lima. Membro da comissão científica e comissão do cerimonial no III Seminário de Enfermagem em Doenças Infecciosa. 1997. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 19/08/2021 11:06:10