Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - Faculdade de Medicina - UFC [Turmas de Mestrado ano 1998]

Luiz Roberto Augusto Noro

Professor do Departamento de Odontologia e do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Barcelona (Espanha), Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará. Na área da educação dos profissionais de saúde tem se dedicado ao estudo do processo ensino-aprendizagem e avaliação na educação superior, sendo membro do Faimer-Brasil e avaliador institucional e avaliador de cursos de Odontologia do INEP-MEC. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Bucal, atuando principalmente nos temas Formação docente na área da saúde e Políticas públicas. É membro do Grupo Temático de Saúde Bucal Coletiva da ABRASCO. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2335211528795775 (15/02/2022)
  • Rótulo/Grupo: Discente 1998
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 1997-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências da Saúde. Av. Salgado Filho, 1787 Lagoa Nova 59056000 - Natal, RN - Brasil Telefone: (84) 32154133 URL da Homepage: http://www.ufrn.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (14)
    1. 2017-Atual. A gestao do trabalho e da educacao na saude: intervencoes no campo da educacao
      Descrição: Pesquisa documental com uma abordagem qualitativa, que tem por objetivo: Analisar os Projetos de intervenção do Curso de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde no campo da educação. Este curso teve como propósito qualificar os processos de Gestão do Trabalho e da Educação no âmbito do setor público de saúde, especificamente desenvolvidos nos estados das Regiões Centro-Oeste e Norte na modalidade a Distância, através da capacitação dos técnicos que atuam nas dimensões política, técnica e administrativa. Sendo assim, buscou apoiar as equipes gestoras e fortalecer as ações de Gestão do Trabalho em Saúde criando a oportunidade de acesso a novos conhecimentos teóricos e práticos, contribuindo assim para qualificação da área da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS). Os dados serão coletados a partir dos Trabalhos de Conclusão do Curso(TCC), que se caracterizaram como projeto de intervenção no âmbito do serviço e que foram consideradas como fontes secundárias. A análise dos projetos será feita através da técnica de análise temática de conteúdo proposta por Minayo (2013). Os resultados irão contribuir para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos de graduação dos Cursos da Saúde que irão se envolver diretamente na execução da pesquisa, como também, irá contemplar um retorno para os egressos que fizeram parte do Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, curso este, objeto desta pesquisa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Luiz Roberto Augusto Noro - Integrante / Vilar RLA - Coordenador / Janete Lima de Castro - Integrante / Sheila Saint'Clair da Silva Teodósio - Integrante / Maria Aparecida Dias - Integrante.
      Membro: Luiz Roberto Augusto Noro.
    2. 2017-Atual. A formacao para o cuidado integral a populacao LGBT na perspectiva do SUS
      Descrição: Existe dificuldade generalizada dos cursos da área da saúde em abordar problemas específicos de saúde de pessoas LGBT, fazendo-se necessário apoiar e promover estratégias que tratem deste objeto como enfoque central e contribuinte para a qualificação dos serviços de saúde. Explorar este campo envolvendo diferentes cursos, abordagens, finalidades e naturezas se faz importante e necessário para a compreensão das fragilidades observadas nas diferentes realidades dos serviços assistenciais, bem como configura-se como potencial ferramenta para a (re)orientação dos programas de ensino, pesquisa e extensão. O objetivo do presente estudo é analisar a formação em saúde para o acolhimento da população LGBT no SUS.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Luiz Roberto Augusto Noro - Coordenador / Sávio Marcelino Gomes - Integrante.
      Membro: Luiz Roberto Augusto Noro.
    3. 2017-Atual. A formacao em Saude Coletiva em cursos de graduacao em Fonoaudiologia do Nordeste brasileiro
      Descrição: A Fonoaudiologia tem buscado se aproximar de um comprometimento com as questões sociais, coletivas e as necessidades de saúde da população, sobretudo pela sua inserção nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família.Nesta inserção, os fonoaudiólogos identificaram a necessidade de reorientar o seu trabalho na Atenção Primária à Saúde, a partir do paradigma da promoção da saúde e dos pressupostos da Saúde Coletiva. Apesar disso, nem sempre se verifica, nos trabalhos fonoaudiológicos, uma concepção ampla, processual e dinâmica da saúde. Por isso, uma estratégia importante está na implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais nos cursos de graduação em Fonoaudiologia, bem como inserção de estudantes de fonoaudiologia em projetos interdisciplinares, que visam reordenar a formação voltada para a realidade do SUS e para uma maior aproximação com o campo da Saúde Coletiva, tais como o Pró-Saúde, PET-Saúde, VER-SUS, dentre outros. O objetivo da pesquisa é analisar a formação em Saúde Coletiva nos cursos de Fonoaudiologia das universidades públicas do Nordeste, com enfoque na organização didático-pedagógica e na formação no SUS.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Luiz Roberto Augusto Noro - Coordenador / Maurício Wiering Pinto Telles - Integrante.
      Membro: Luiz Roberto Augusto Noro.
    4. 2017-Atual. INSERCAO PROFISSIONAL DE RESIDENTES MULTIPROFISSIONAIS EGRESSOS NO SUS: Avancos e dificuldades
      Descrição: As residências em área profissional da saúde constituem-se em programas de cooperação intersetorial para favorecer a inserção qualificada de jovens profissionais no mercado de trabalho, particularmente em áreas prioritárias do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse sentido, este projeto tem como objetivo avaliar a inserção profissional no SUS de residentes multiprofissionais egressos dos programas de Residências Multiprofissionais em Saúde na área de saúde coletiva no período de 2012 a 2016. Será desenvolvido um estudo com desenho misto, composto por três etapas. A primeira etapa corresponde a um estudo para validação do instrumento de coleta de dados, a qual será realizada por meio de consulta à experts. A segunda etapa corresponderá a um estudo seccional a ser realizado junto aos residentes multiprofissionais egressos. Serão incluídos os programas de residência multiprofissional direcionados à atenção básica, saúde coletiva e/ou saúde da família do Brasil. O contato dos egressos será obtido por meio solicitação remetida a cada programa de residência. A partir dos contatos obtidos, será remetido um e-mail convidando o egresso à participação da pesquisa. Os dados serão coletados por meio do instrumento previamente validado, o qual será veiculado através da ferramenta Google docs. Serão coletadas variáveis relativas à formação profissional e inserção no trabalho após a residência. A terceira etapa do estudo terá abordagem qualitativa e corresponderá a uma entrevista aberta com residentes que ingressaram no SUS enquanto profissionais. Esta será realizada por meio do aplicativo Skype. Este projeto será submetido ao comitê de ética em pesquisa em pesquisa e todos os participantes assinarão consentimento livre e esclarecido em formato virtual.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Luiz Roberto Augusto Noro - Coordenador / Taiana Brito Menezes - Integrante.
      Membro: Luiz Roberto Augusto Noro.
    5. 2015-Atual. Percepcoes sobre conteudos de Saude Coletiva por professores e alunos da area da saudeS DE SAUDE COLETIVA
      Descrição: No que se refere aos processos de abordagem pedagógica para a formação profissional em saúde, as mudanças nos aspectos das graduações tem demonstrado ser um grande desafio para as instituições e para os serviços de saúde. Nesse contexto, as abordagens formadoras na área de saúde vêm traçando seu nortear a partir dos aspectos inerentes aos cenários, que permeiam as necessidades e as mudanças experimentadas e movimentadas pelas Políticas Públicas de Saúde no Brasil, em especial o Sistema de Único de Saúde. O objetivo do estudo será validar Matriz de Critérios sobre as principais abordagens pedagógicas para formação voltada para o Sistema Único de Saúde (SUS). A metodologia a ser desenvolvida no estudo será caraterizado por uma pesquisa avaliativa de natureza exploratória. Para a construção preliminar da matriz os pesquisadores tiveram como referência a seguinte pergunta norteadora: ?Que elementos são fundamentais para formar profissionais de saúde para atuação na Atenção Básica??. Para formulação das dimensões foram consideradas as três grandes áreas de conhecimento da Saúde Coletiva: Epidemiologia, Ciências Sociais e Humanas e Políticas Públicas de Saúde. Cada uma das dimensões foi composta por subdimensões e seus respectivos critérios. A validação da matriz será realizada por meio do consenso de Delfos, a partir de ?experts? envolvidos com a saúde coletiva. Para consolidação do banco de dados, as matrizes encaminhadas passarão por processo de conferência, limpeza e codificação, sendo armazenadas em planilha do aplicativo excel. Para análise dos dados será utilizado o programa Stata 14.0, a partir do qual serão realizadas inferências sobre as situações observadas. A partir da análise da formação em saúde, poderemos traçar movimentos que possam mobilizar as condutas das formações aqui expostas, a partir da validação da Matriz, evidenciando avanços e desafios diante da formação em saúde. Com isso, espera-se contribuir para a formação profissional, mais adequada ao serviço, vislumbrando a realidade deste e qual profissional o sistema almeja para que se possa ter uma maior qualificação do que é ofertada à sociedade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Luiz Roberto Augusto Noro - Coordenador / Jônia Cybele Santos Lima - Integrante.
      Membro: Luiz Roberto Augusto Noro.
    6. 2014-2017. O papel do PROVAB na formacao do profissional medico e nas acoes e politicas da Atencao Basica
      Descrição: Sabe-se de uma histórica dificuldade de se prover e fixar os profissionais médicos na atenção primária do Brasil, sendo esta uma condição essencial para que os princípios da atenção Primária em Saúde e da Estratégia Saúde da Família (ESF) possam ser cumpridos de forma plena. O presente estudo tem por objetivo identificar a contribuição do Programa de Valorização do profissional da Atenção Básica (PROVAB) para a fixação do médico na Atenção Primária em Saúde. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual serão estudadas, por meio de grupos focais, as motivações de médicos que participaram do PROVAB, em continuar ou não com suas atividades no âmbito do Programa Mais Médicos. Ao mesmo tempo, analisar a percepção do médico e dos demais componentes da equipe e usuários quanto à contribuição do PROVAB nas ações e serviços ofertados pela Unidade de Saúde da Família. A coleta de dados dar-se-á por meio de seis grupos focais, com o objetivo de identificar as percepções dos principais atores envolvidos ao longo do desenvolvimento do PROVAB e sua interação ou não com o Programa Mais Médicos até o ano de 2015. Para a análise dos dados qualitativos será utilizada a técnica de análise de conteúdo que busca a compreensão dos significados de forma objetiva, cientifica e sistemática, o que propicia ao pesquisador uma interpretação aprofundada sobre o tema e coerente com a realidade estudada.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Luiz Roberto Augusto Noro - Coordenador / Lyane Ramalho Cortez - Integrante.
      Membro: Luiz Roberto Augusto Noro.
    7. 2013-2017. A formacao do nutricionista em Saude Coletiva: um olhar sobre os cursos de graduacao do Rio Grande do Norte
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Luiz Roberto Augusto Noro - Coordenador / Taiana Brito Menezes - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Luiz Roberto Augusto Noro.
    8. 2013-Atual. Reorientacao da formacao em saude: a contribuicao do Programa PET-SAUDE
      Descrição: O modelo de educação tradicional está esgotado quando não consegue mais dar respostas adequadas às necessidades da sociedade, que passa a exigir dos trabalhadores de saúde uma inclinação à formação generalista, à polivalência, à responsabilidade social, ao estabelecimento de novas demandas de qualificação e ao conhecimento técnico-político, como qualidades que o trabalhador deve ter para desenvolver um trabalho abstrato, coletivo e complexo. Assim, surgem movimentos de mudança na formação e educação em saúde, como a construção das Diretrizes Curriculares Nacionais, que para a área de saúde traz como grande diferencial o reconhecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) enquanto campo privilegiado de aprendizado e instrumento fundamental na construção da cidadania. Tentando viabilizar tal perspectiva surge o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) como uma ação intersetorial entre Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Saúde (MS) na tentativa de aproximação entre ensino/serviço/comunidade. Na área de saúde bucal estas mudanças são fundamentais para estabelecimento de um novo perfil profissional. O presente estudo pretende avaliar a contribuição do PET-Saúde para a formação de alunos de Odontologia, Medicina e Enfermagem e seu direcionamento ao SUS, a partir dos resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) 2010 mediante estudo dividido em duas fases, onde a primeira se constitui em um estudo ecológico que fará a análise de dados globais da Instituição de Ensino Superior (IES), comparando o desempenho no ENADE nas instituições que tiveram a implantação do PET-Saúde com aqueles que não aderiram ao programa. A segunda fase é um estudo analítico no qual será avaliado o desempenho dos alunos bolsistas e não bolsistas de IES que desenvolveu o PET-Saúde, para avaliar o efeito líquido deste programa na formação voltada ao SUS. Estes mesmos alunos serão comparados com os alunos de instituições sem PET-Saúde. Além disto, busca-se compr. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Luiz Roberto Augusto Noro - Coordenador / Angelo Giuseppe Roncalli - Integrante / Bárbara Cássia de Santana Farias-Santos - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Luiz Roberto Augusto Noro.
    9. 2012-2015. O que ha de novo no "basico" dos cursos da area da saude?
      Descrição: A grande maioria dos cursos da área da saúde no Brasil apresenta em suas propostas curriculares o oferecimento de disciplinas básicas nos primeiros períodos. Com o advento das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação a partir de 2002, grande parte destes cursos desenvolveu alterações curriculares propondo, essencialmente, a integração de conteúdos. O que permaneceu intacto, na maioria das instituições, foi as tais disciplinas do básico, da mesma forma como acontece na estrutura curricular do Curso de Odontologia da UFRN. Em função disto, buscou-se compreender a percepção que alunos de períodos iniciais e concluintes do Curso de Odontologia da UFRN têm sobre esta realidade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Luiz Roberto Augusto Noro - Coordenador / Pedro Henrique Sette de Souza - Integrante / Rosiane Diniz - Integrante / Bárbara Cássia de Santana Farias-Santos - Integrante / Isabel Alves Gomes Pinheiro - Integrante / Raul Elton Araújo Borges - Integrante / Luana Maria Ferreira Nunes - Integrante / Rayanne Karina Silva Cruz - Integrante / Renata Marques Amâncio - Integrante.
      Membro: Luiz Roberto Augusto Noro.
    10. 2011-2020. Incidencia de carie dentaria e seus determinantes em populacao de 15 a 19 anos em municipio do Nordeste brasileiro.
      Descrição: O objetivo do presente estudo é analisar a incidência de cárie dentária em adolescentes na faixa etária de 15 a 19 anos, relacionando-a aos seus principais determinantes e fatores predisponentes. Para a realização desta pesquisa será feito um estudo transversal analítico observacional caracterizado pelo acompanhamento da incidência da cárie em adolescentes do município de Sobral ? Ceará. A amostra será composta pelos 668 adolescentes preliminarmente examinados nos anos de 2000 e 2005, por meio de exame clínico e aplicação de questionário na forma de entrevista, no domicílio do adolescente. Além da perspectiva de continuidade da coorte estabelecida no ano 2000, outra grande contribuição deste estudo será trabalhar com uma faixa etária (15 a 19 anos) pouco estudada em saúde bucal, cujos trabalhos, na grande maioria são voltados para crianças. Por meio destes dados espera-se uma nova sistematização das atividades nesta faixa etária visando planejamento mais adequado dos serviços além de mais avanços na construção efetiva de um sistema de vigilância epidemiológica em saúde bucal.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Luiz Roberto Augusto Noro - Coordenador / Ana Karine Macedo Teixeira - Integrante / Raquel Magma de Medeiros - Integrante / Larissa Vanessa Gomes Moreira - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Luiz Roberto Augusto Noro.
    11. 2011-2017. O cancer de boca na percepcao dos cirurgioes-dentistas do Rio Grande do Norte.
      Descrição: O projeto busca compreender a atual situação do desenvolvimento das ações de diagnóstico precoce do câncer de boca a partir da prática odontológica dos profissionais de saúde bucal do estado do Rio Grande do Norte, permitindo identificar as contribuições necessárias para maior aprofundamento científico no conhecimento do início do processo de desenvolvimento da doença, as limitações dos profissionais na orientação e as dificuldades da população na adoção de mecanismos efetivos para sua prevenção. O projeto visa abordar profissionais de saúde bucal, por meio de um estudo transversal, buscando identificar a percepção destes profissionais sobre o problema do câncer bucal, assim como suas intervenções para diminuição na incidência desta doença.. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) . Integrantes: Luiz Roberto Augusto Noro - Coordenador / Jaíldson Cavalcanti de Oliveira - Integrante / Katyana Medeiros de Araújo - Integrante.
      Membro: Luiz Roberto Augusto Noro.
    12. 2011-2013. Avaliacao do impacto do trabalho entre profissionais de Saude Mental.
      Descrição: O presente estudo pretende avaliar a sobrecarga sentida pelos profissionais de saúde, em virtude do trabalho diário com pessoas que apresentam distúrbios psiquiátricos. O conceito de sobrecarga se refere à percepção de demandas excessivas para a pessoa e ao sentimento de ter um peso a carregar em conseqüência destas demandas. No caso dos profissionais de saúde mental, esta percepção resulta do contato contínuo com pessoas portadoras de distúrbios psiquiátricos, incluindo sentimentos negativos, como frustração com os resultados do trabalho, cansaço, medo de ser agredido e desejo de mudar de emprego.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Luiz Roberto Augusto Noro - Coordenador / Glaudênia Alves de Moura - Integrante.
      Membro: Luiz Roberto Augusto Noro.
    13. 2011-Atual. Inteligencia artificial na epidemiologia e equidade em Saude Bucal Coletiva.
      Descrição: Apesar da grande contribuição dos levantamentos epidemiológicos para conhecimento do perfil de saúde bucal da população, há limitação para o planejamento local em saúde, uma vez que os levantamentos epidemiológicos identificam a amplitude do problema sem delimitar as maiores necessidades de saúde bucal específicas de um determinado grupo populacional. O objetivo do presente projeto é viabilizar o planejamento adequado das ações e serviços realizados no Sistema Único de Saúde a partir do conhecimento das necessidades em saúde bucal, por meio de levantamento epidemiológico com base na inteligência artificial. Será realizado o registro das imagens preliminares para o diagnóstico dos principais problemas bucais, consolidação dos dados obtidos a partir destas imagens e o fornecimento de relatório sobre a situação de saúde bucal encontrada no paciente, delimitado por grau de severidade, a partir de recursos da inteligência artificial. Tal estratégia apresenta evidências da possibilidade do uso desta ferramenta, já observada no diagnóstico de fluorose dentária, com finalidade epidemiológica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Luiz Roberto Augusto Noro - Coordenador / Pedro Henrique Sette de Souza - Integrante / Diego Thiers Oliveira Carneiro - Integrante / Leonardo César Amaro da Silva - Integrante.
      Membro: Luiz Roberto Augusto Noro.
    14. 2008-2009. Atencao ao cancer de boca no sistema de saude do estado do Ceara.
      Descrição: Os objetivos do projeto de pesquisa são: Analisar como o câncer de boca é tratado na atenção básica do Estado do Ceará. Avaliar o grau de conhecimento do dentista acerca dos fundamentos teóricos sobre o câncer bucal, além de alguns conhecimentos sobre a legislação do serviço público no município de Fortaleza. Relacionar as atividades desenvolvidas pela equipe de saúde bucal com o diagnóstico precoce do câncer de boca.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Luiz Roberto Augusto Noro - Coordenador / Jordânia Rodrigues Landim - Integrante / Mychele Cavalcante de Andrade - Integrante / Yuliana Castro Ponciano Lima - Integrante.
      Membro: Luiz Roberto Augusto Noro.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. Comenda Prof. Dr. Clemente Glavão, Sindicato dos Odontologistas do Rio Grande do Norte - Câmara de Vereadores de Natal.. 2019.
      Membro: Luiz Roberto Augusto Noro.
    2. Pequisa Odontológica de Ação Coletiva, SBPqO.. 2014.
      Membro: Luiz Roberto Augusto Noro.
    3. Projeto de Odontologia em Ação Coletiva, Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica.. 2011.
      Membro: Luiz Roberto Augusto Noro.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (60)
    1. 1ª Conferência Livre de Saúde Bucal.Ampliação da Política Nacional de Saúde Bucal. 2019. (Simpósio).
    2. 1º Encontro Regional de Saúde do Nordeste - Consórcio Nordeste.Direito à Saúde, Sistemas Universais e Cobertura Universal de Saúde: Situação do Nordeste. 2019. (Encontro).
    3. 54ª Reunião da ABENO - Reunião aberta do GT de Saúde Bucal Coletiva da ABRASCO. O trabalho do cirurgião-dentista frente às conformações políticas contemporâneas. 2019. (Congresso).
    4. 7ª Reunião de Pesquisa em SBC.Grupo de Trabalhos Temáticos. 2019. (Encontro).
    5. Fórum Coordenadores de Pós-graduação em Saúde Coletiva - ABRASCO.Implantação do Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios (SCBA): o que sobrará do Sistema Nacional de Pós-Graduação?. 2019. (Encontro).
    6. Saúde Coletiva: situação e perspectivas das pós-graduações da UFRN e III Seminário de Saúde Coletiva da UFRN.Encontro dos egressos dos cursos de Pós-graduação em Saúde Coletiva - UFRN. 2019. (Seminário).
    7. Saúde Coletiva: situação e perspectivas das pós-graduações da UFRN III e Seminário de Saúde Coletiva da UFRN.Os novos caminhos da avaliação da CAPES: formação discente, produção científica e inserção social para avanço dos Programas de Saúde Coletiva. 2019. (Seminário).
    8. X Jornada Odontológica do Seridó. O papel da clínica ampliada no ensino da Odontologia: como podemos levar esse conceito para a rede de atenção em saúde bucal?. 2019. (Congresso).
    9. 9a Trobada de Professorat de Ciències de la Salut. PET-Salud: camino para fortalecimiento del Sistema Único de Salud en la formación de profesionales de salud en Brasil. 2017. (Congresso).
    10. 9a Trobada de Professorat de Ciències de la Salut. 2017. (Congresso).
    11. ADEE/ADEA Meeting: Shaping the future of dental education. Is PET-Health inducer of education to Unified Health System?. 2017. (Congresso).
    12. ADEE/ADEA Meeting: Shaping the future of dental education. 2017. (Congresso).
    13. 22o Congresso Pernambucano de Odontologia. Formação e inserção do CD na atenção primária a saúde: possibilidades, avanços e contradições. 2014. (Congresso).
    14. Capacitação ARCU-SUL para pares avaliadores: cursos de Medicina e Odontologia.Cursos de Odontologia. 2014. (Oficina).
    15. IX Congresso Brasileiro de Epidemiologia. 2014. (Congresso).
    16. Seminário Norte-Riograndense de Telesaúde. 2014. (Seminário).
    17. The Network 2014. Performance comparison from PET-Saúde students with others students by ENADE 2010. 2014. (Congresso).
    18. The Network 2014. 2014. (Congresso).
    19. 1o Seminário Pernambucano de Saúde Bucal Coletiva.Fluoretação das águas de abastecimento público: uma das dez grandes conquistas da Saúde Pública do século XX. 2013. (Seminário).
    20. 30a Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. Avaliador da Sessão de Painéis Aspirantes e Efetivos e da Sessão de Projetos de Pesquisa. 2013. (Congresso).
    21. 48a Reunião da Associação Brasileira de Ensino Odontológico. Estágio Supervisionado. 2013. (Congresso).
    22. 4a Reunião de Pesquisa em Saúde Bucal Coletiva.Desafios para a Saúde Bucal em Estudos de Coorte. 2013. (Encontro).
    23. Formação continuada do Banco Nacional de Avaliadores de Odontologia do SINAES-BASis. 2013. (Oficina).
    24. Oficina de Avaliação do Projeto Pedagógico do Curso de Odontologia da UFPB.Experiência com currículo integrado de Odontologia - PPC com clínicas integradas. 2013. (Oficina).
    25. Oficina de trabalho sobre Diretrizes Curriculares Nacionais e os indicadores no processo de avaliação de curos. 2013. (Oficina).
    26. 47a Reunião da ABENO. 2012. (Congresso).
    27. FLUORN.A fluoretação da água como política pública de saúde.. 2012. (Encontro).
    28. I Congresso FALAN. 2012. (Congresso).
    29. I Encontro de Pós-graduação da Odontologia da UFRN.Experiência da integração da graduação do Curso de Odontologia com o PPGSCol da UFRN. 2012. (Encontro).
    30. III Encontro de Pós-graduação da UFC. 2012. (Encontro).
    31. XXI ENATESPO. 2012. (Encontro).
    32. 46a Reunião da ABENO. 2011. (Congresso).
    33. Gestão do ensino pós-diretrizes curriculares nacionais: resultados e benefícios na formação do cirurgião-dentiista. 2011. (Oficina).
    34. 45a Reunião da ABENO. 2010. (Congresso).
    35. Seminário Internacional sobre Desigualdades Socioeconômicas em Saúde: a realidade internacional e local. 2010. (Seminário).
    36. XX ENATESPO. 2010. (Encontro).
    37. 26a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica.Indicência de cárie dentária e seus determinantes em adolescentes em município do Nordeste brasileiro. 2009. (Encontro).
    38. 3o Encontro Latino-Americano de Equivalência Curricular. 2009. (Encontro).
    39. 44a Reunião da ABENO. 2009. (Congresso).
    40. Encontro Cearense de Administradores e Técnicos do Serviço Público Odontológico. Epidemiologia em saúde bucal: impacto do Projeto SB2010 na organização da vigilância epidemiolõgica no Brasil. 2009. (Congresso).
    41. 26o Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo. 2008. (Congresso).
    42. 2o Encontro Latinoamericano de Equivalência Curricular. 2008. (Encontro).
    43. 43a Reunião da Associação Brasileira de Ensino Odontológico.O dilema do professor especialista na formação do clínico geral.. 2008. (Encontro).
    44. I Encontro Inter-regional - Norte, Nordeste e Centro-Oeste - sobre Formação Docente para a Educação Superior. 2008. (Encontro).
    45. XIX Encontro Nacional de Administradores e Técnicos do Serviço Público Odontológico.Prevalência de doenças bucais em adolescentes em Sobral-CE, 2006.. 2008. (Encontro).
    46. XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia. Relação entre incidência de cárie dentária e fatores sócio-econômicos, acesso a serviços e auto-percepção em população adolescente em município de médio porte do nordeste brasileiro.. 2008. (Congresso).
    47. 24a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica.Pesquisa odontológica e articulação com as políticas públicas de saúde. 2007. (Oficina).
    48. 24a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. 2007. (Encontro).
    49. 42a Reunião da Associação Brasileira de Ensino Odontológico. 2007. (Encontro).
    50. A educação dos profissionais de saúde: avanços recentes e novas fronteiras. 2007. (Simpósio).
    51. Inventário da Educação Brasileira: recomendações para o seu aperfeiçoamento (a situação do Estado deo Ceará) e oportunidade de trabalho para a juventude. 2007. (Seminário).
    52. Mundo UNIFOR. 2007. (Encontro).
    53. 41ª Reunião da Associação Brasileira de Ensino Odontológico. 2006. (Encontro).
    54. II Congresso Internacional de Odontologia. 2006. (Congresso).
    55. VIII Reunião da Sociedade Nordestina de Pesquisa Odontológica. 2006. (Encontro).
    56. 22a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. 2005. (Encontro).
    57. 40a Reunião da Associação Brasileira de Ensino Odontológico. 2005. (Encontro).
    58. Mundo UNIFOR. 2005. (Seminário).
    59. Oficina Nacional de planejamento das Oficinas de Implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais em Odontologia.Oficina Nacional de planejamento das Oficinas de Implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais em Odontologia. 2005. (Oficina).
    60. VII Encontro da Sociedade Nordestina de Pesquisa Odontológica. 2005. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (14)
    1. Noro LRA. Centenário Paulo Freire: contribuições para a formação nos cursos da área da Saúde. 2021. (Congresso).. . 0.
    2. Noro LRA; VALENÇA CN ; Rodrigues MP ; GAMA ZAS ; Castro JL ; ARAUJO LUA. Saúde Coletiva: situação e perspectivas das pós-graduações da UFRN e III Seminário de Saúde Coletiva da UFRN. 2019. Congresso
    3. Noro LRA; Roncalli AG ; Silva EM ; Costa ICC ; Rodrigues MP ; Ferreira MAF. 5a Reunião de Pesquisa em Saúde Bucal Coletiva. 2015. Congresso
    4. Gaag EFS ; Noro LRA ; Holanda JPH. Comissão Eleitoral para Chefia do Departamento de Odontologia. 2012. Outro
    5. Gaag EFS ; Noro LRA ; Holanda JPH. Comissão Eleitoral para Coordenação do Curso de Odontologia da UFRN. 2012. Outro
    6. Noro LRA; Mendes Júnior FIR. Encontro Cearense de Administradores e Técnicos do Serviço Público Odontológico. 2009. Congresso
    7. Gaag EFS ; Noro LRA ; Gurgel B. Comissão Eleitoral para Chefia do Departamento de Odontologia. 2009. Outro
    8. Noro LRA. O novo perfil do cirurgião-dentista. 2005. (Congresso).. . 0.
    9. Noro LRA. Comissão Científica Docente da VII Jornada Acadêmica de Odontologia da UNIFOR. 2004. (Congresso).. . 0.
    10. Noro LRA. Coordenador de Sessão do IV Encontro de Iniciação à Docência. 2004. (Congresso).. . 0.
    11. Noro LRA; Sampaio M. 1º Prêmio Imprensa de Saúde Bucal. 2004. Concurso
    12. Noro LRA; Silva ASL ; Tavares M ; Nolasco CM ; Elery JA. XIV Encontro Nacional dos Administradores e Técnicos do Serviço Público Odontológico. 1998. Congresso
    13. Noro LRA. Membro da Mesa Eleitoral do Conselho Regional de Odontologia do Ceará. 1998. (Outro).. . 0.
    14. Noro LRA; Gomes JGM ; Fernandes Neto AJ. XXXIII Reunião da Associação Brasileira de Ensino Odontológico. 1998. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 17/02/2022 14:59:17