Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - Faculdade de Medicina - UFC [Turmas de Mestrado ano 1994]

Clodis Maria Tavares

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (1976), Mestrado em Saúde Pública com área de concentração em Epidemiologia pela Universidade Federal do Ceará (1997) e Doutorado em Ciências - EERP-USP (2014). Atualmente é Profa. Aposentada e Colaboradora da Universidade Federal de Alagoas. Professora da Pós-graduação (Mestrado) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Vinculada como docente permanente do Programa de Pós-graduação em Enfermagem atuando nas linhas de pesquisa: enfermagem, vida, saúde, cuidado dos grupos humanos. Voluntária do Movimento de reintegração das pessoas atingidas pela hanseníase -MORHAN-AL. Coordenadora da Rede Universitária Nacional de Combate à hanseníase. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia, vigilância em saúde (epidemiológica), hanseníase, tuberculose, IST/Aids e doenças negligenciadas (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7552069994219123 (21/07/2021)
  • Rótulo/Grupo: Discente 1994
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 1993-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal de Alagoas, Escola de Enfermagem e Farmacia da Universidade Federal de Alagoas-Ufal. Av. Lourival Melo Mota s/n Tabuleiro dos Martins 57072-970 - Maceio, AL - Brasil Telefone: (82) 32141154 URL da Homepage: http://www.ufal.edu.br
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Enfermagem
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2016-Atual. ANALISE DO CONHECIMENTO SOBRE DOENCAS NEGLIGENCIADAS NA POPULACAO DE REMANESCENTES QUILOMBOLAS DO PRIMEIRO QUILOMBO DO BRASIL
      Descrição: As doenças negligenciadas apresentam-se como um problema de saúde pública que requer investimentos do governo em ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde relacionada a essas, aliado a isso se observa a necessidade de uma maior propagação do conhecimento e das informações existentes sobre essas doenças para a população, principalmente aquelas detentoras de menores níveis socioeconômicos e culturais, visto que são essas as mais acometidas por tais doenças. O presente estudo objetiva analisar o conhecimento e situação epidemiológica sobre doenças negligenciadas na população remanescente do primeiro quilombo do Brasil. Paralelo a isso, objetiva-se determinar os fatores ambientais e sociodemográficos predisponentes, identificar os casos sintomáticos, encaminhando esses para os serviços de saúde, e realizar ações educativas com a população. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Clodis Maria Tavares - Coordenador / amanda maria silva da cunha - Integrante / Daniela Lessa de Carvalho Tavares - Integrante / Larissa Oliveira Lessa - Integrante / Nataly Mayara Calvacante Gomes - Integrante.
      Membro: Clodis Maria Tavares.
    2. 2014-Atual. Deteccao precoce de casos de Hanseniase entre jovens abaixo de 15 anos de idade residentes em municipios de Alagoas e Itaitinga, CE
      Descrição: O presente projeto visa realizar um estudo prospectivo a partir de contatos abaixo de 15 anos de idade, durante dois anos a partir do ingresso no projeto, com objetivo de se associar os parâmetros imunológicos e/ou moleculares com o risco de desenvolvimento da doença. A escolha dos municípios foi feita com base em apoio técnico e logístico oferecido pelos serviços de saúde locais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Clodis Maria Tavares - Coordenador / Fernanda Silva Goes - Integrante / Eduardo Melgaço Neto - Integrante / Mirelly Augusta de Lima Ribeiro - Integrante / Aline Costa Cardoso - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Clodis Maria Tavares.
    3. 2014-Atual. Estudo Epidemiologico da saude da populacao de remanescentes quilombolas do primeiro Quilombo do Brasil
      Descrição: Estudo que tem por objetivo realizar um estudo epidemiológico da saúde da população de remanescentes quilombolas do primeiro quilombo do Brasil. Descritivo de corte transversal e com abordagem quantitativa dos dados a ser realizado no período de dezembro de 2014 a dezembro de 2017. .. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Clodis Maria Tavares - Integrante / Jovânia Marques de Oliveira e Silva - Coordenador / Ingrid Martins Leite Lúcio - Integrante / Amuzza Avylla Pereira dos Santos - Integrante / Célia Alves Rozendo - Integrante / Maria Lysete Assis Bastos - Integrante / Maria Cicera dos Santos Albuquerque - Integrante / Daniel Antunes Freitas - Integrante.
      Membro: Clodis Maria Tavares.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (4)
    1. Certificado de Honra ao Mérito por relevante contribuição no Programa Estadual de Controle da Hanseníase, Secretaria de Saude do Estado de Alagoas.. 2011.
      Membro: Clodis Maria Tavares.
    2. Reconhecimento por prestar Serviços Relevantes, Conselho Regional de Enfermagem do Ceará.. 2007.
      Membro: Clodis Maria Tavares.
    3. Agradecimento pela brilhante colaboração em contribuir em ações que favorecem a adição de conhecimentos teóricos em Hanseníase para os profissionais da equipe da saúde, Prefeitura Municipal de Apuiarés.. 2007.
      Membro: Clodis Maria Tavares.
    4. Bom Desempenho na Disciplina de Enfermagem em Saúde Pública II na Avaliação Institucional, Universidade de Fortaleza.. 2002.
      Membro: Clodis Maria Tavares.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (42)
    1. 9 congresso brasileiro de hansenologia. contato domicilar com hanseníase pediátrica multibacilar após vacina bcg. 2016. (Congresso).
    2. International Symposium Towards Holistic Care for people with Hansen's Disease, respecful of the dignityy. 2016. (Congresso).
    3. IV Seminário de atualização em saúde pública.atualização em saúde pública. 2016. (Seminário).
    4. XVII Seminário de Pesquisa em Enfermagem/SEPENF, Integração Ensino-Serviço-Comunidade em Enfermagem: entre o real e o possível,. 2016. (Seminário).
    5. VIII Seminário de Educação para Hanseníase em Pernambuco.membro da comissão científica. 2015. (Seminário).
    6. IV Seminário Alagoano de Educação permanente em Saúde. 2014. (Seminário).
    7. O cordel faz bem à saúde.Secretaria da Oficina. 2014. (Oficina).
    8. 1º Fórum - Mestrado profissional em enfermagem: desafios para a EERP. 2011. (Outra).
    9. 5º Simpósio Brasileiro de Hansenologia. 2010. (Simpósio).
    10. Aula Inaugural do Doutorado Interinstitucional em Enfermagem (DINTER) UFS/USP/UFAL. 2010. (Outra).
    11. Campanha de Intenseificação de diagnóstico de hanseníase - carreta da saúde. 2010. (Outra).
    12. 1º Encontro Temático sobre Feridas. 2009. (Encontro).
    13. 1º Encontro Temático sobre Feridas.Desafios no cuidar da úlcera hansênica. 2009. (Encontro).
    14. 4º Simpósio Brasileiro de Hansenologia. 2009. (Simpósio).
    15. Capacitação em Hanseníase da FUNASA.Capacitação em Hanseníase para equipe de saúde indígena. 2009. (Outra).
    16. IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2009. (Congresso).
    17. lX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2009. (Congresso).
    18. Reunião Anual de Hanseníase. 2009. (Outra).
    19. 11º Congresso Brasileiro de Hansenologia. 2008. (Congresso).
    20. 70ª Semana Brasileira de Enfermagem. 2008. (Encontro).
    21. FÓRUM CIENTÍFICO DE ENFERMAGEM. 2008. (Encontro).
    22. ll Seminário de pesquisa da escola de enfermagem e farmácia. 2008. (Seminário).
    23. Oficina Pré congresso ABEn de atualização nas ações de Controle da Hanseníase - Ministério da Saúde do Brasil. 2008. (Oficina).
    24. PESQUISAS OPERACIONAIS EM HANSENÍASE NO BRASIL:AVALIAÇÃO DA EXPERIÊNCIA DE OITOANOSNOBRASIL. 2008. (Oficina).
    25. XVIII WORLD CONGRESSOF EPIDEMIOLOGY. 2008. (Congresso).
    26. 3º Simpósio Brasileiro de Hansenologia.Avaliação dos ex-portadores de Hanseníase com mal perfurante plantar em um serviço de referência. 2007. (Simpósio).
    27. I Encontro de Saúde do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará. 2007. (Encontro).
    28. II Encontro Estadual de controle da Tuberculose. 2007. (Encontro).
    29. Oficina de Projetos LRA 2008. 2007. (Oficina).
    30. Projeto de elaboração do Guia de Competências em Tuberculose para Enfermeiros.Colaboradora. 2007. (Outra).
    31. Seminário Estadual de avaliação epidemiológica e operacional da Hanseníase. 2007. (Seminário).
    32. 9º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem e 3º Congresso Nacional de Residência em Enfermagem. Tendência crescente da endemia hansênica no Ceará nos últimos 35 anos. 2006. (Congresso).
    33. Capacitação para Implantação do ll inquérito de resistência a drogas multiresistentes para tuberculose.Capacitação para Implantação do ll inquérito de resistência a drogas multiresistentes para tuberculose. 2006. (Outra).
    34. Etapa de Análise da III Oficina Nacional de Pesquisa Operacionais em Hanseníase. 2006. (Outra).
    35. I Encontro de Integração, Socialização e Avaliação das Ações do NUNAS - Adulto e Idoso com as CERES. 2006. (Encontro).
    36. II Simpósio Nacional de DST/AIDS da sociedade brasileira de dermatologia.II Simpósio Nacional de DST/AIDS da sociedade brasileira de dermatologia, realizado no dia 06 de maio, na qualidade de participante. 2006. (Simpósio).
    37. 10º Congresso Brasileiro de Hansenologia. 2005. (Congresso).
    38. Seminário Promoção da Saúde: A construção de politicas públicas com sustentabilidade ambiental. 2004. (Seminário).
    39. Simpósio: Atualização em Hanseníase na atenção básica. 2004. (Simpósio).
    40. VI Congresso Brasileiro de Epidemiologia. 2004. (Congresso).
    41. XVI Semana de Enfermagem da UNIFOR. 2004. (Outra).
    42. Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Congresso Brasileiro de Epidemiologia. 2002. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (1)
    1. TAVARES, C. M.. 14º Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem. 2014. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 17/02/2022 13:30:16