Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - Faculdade de Medicina - UFC [Turmas de Mestrado ano 1994]

Luiza de Marilac Meireles Barbosa

Graduação em Medicina (Universidade Federal do Ceará - UFC, 1983), Residência em Medicina Preventiva e Social (Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social - INAMPS, 1986), Mestrado em Saúde Pública/Epidemiologia (UFC, 1997). Doutorado em Psicologia Clínica e Cultura (Projeto Ensino na Saúde), pelo Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB). Atualmente exerce, desde 2010, a função de professora do Curso de Saúde Coletiva da Faculdade de Ceilândia - FCE da UnB, ministrando aulas de Epidemiologia; desde outubro de 2019, coordenadora do Curso de Saúde Coletiva da FCE; desde 2019, coordenadora do grupo tutorial denominado "A formação interprofissional de preceptores em saúde: o serviço como lócus privilegiado para o ensino e a aprendizagem de práticas colaborativas" do Projeto PET Interprofissionalidade: produzindo saberes e saúde em Ceilândia/Distrito Federal. Atua principalmente nos seguintes temas: saúde, educação interprofissional em saúde, epidemiologia e saúde materno-infantil. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/5238427700551131 (19/01/2021)
  • Rótulo/Grupo: Discente 1994
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 1993-HOJE
  • Endereço: Universidade de Brasília, UNB - Campus Ceilândia. Quadra QNN 14 Área Especial Ceilândia Sul (Ceilândia) 72220140 - Brasília, DF - Brasil Telefone: (61) 31078418
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Saúde Coletiva
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (1)
    1. 2011-2012. Analise espacial das informacoes em saude: estrategia para intervencao na atencao basica, Ceilandia - DF
      Descrição: A Política Nacional de Atenção Básica reforça o conceito do território em saúde como um espaço delimitado geograficamente, onde as pessoas vivem, estabelecem suas relações sociais, trabalham, cultivam suas crenças e cultura. (TEIXEIRA & VILASBÔAS, 2010). O território torna-se um elemento de síntese de indicadores epidemiológicos, ambientais e sociais, e a sua linguagem de representação é expressa em formato de mapas geográficos. (BARCELLOS et al, 2002). O objetivo deste estudo é geoprocessar as informações territoriais e de situação de saúde no âmbito da atenção básica de saúde em unidades do PACs da Regional de Saúde de Ceilândia/DF, com a finalidade de produzir informação para o desenvolvimento de ações de promoção e prevenção à saúde. Esta investigação será delimitada nas áreas do Setor Habitacional Sol Nascente e Condomínio Por do Sol, Região Administrativa de Ceilândia - DF. As fontes que serão utilizadas são Sistema de Informação sobre Mortalidade, Sistema de Informação de Nascidos Vivos, Sistema de Informação da Atenção Básica. Os dados populacionais serão obtidos do cadastro da população realizado pelas equipes locais de saúde. Para o georeferenciamento das informações em saúde serão utilizados Sistemas de Informações Geográficas de livre acesso. Como resultados, espera-se que a análise espacial das informações em saúde que possam orientar ações de promoção e prevenção em saúde.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luiza de Marilac Meireles Barbosa - Integrante / Patrícia Maria Fonseca Escalda - Coordenador / Walter Massa Ramalho - Integrante / Flávia Reis Andrade - Integrante / Dalva Nagamine Motta - Integrante. Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Auxílio financeiro.
      Membro: Luiza de Marilac Meireles Barbosa.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (4)
    1. Menção honrosa pelo trabalho ?Acompanhamento em saúde materna: contribuições da abordagem psicológica para o bem-estar da mulher?, apresentado na 47ª Reunião Anual da SBP (como co-autora), Sociedade Brasileira de Psicologia.. 2017.
      Membro: Luiza de Marilac Meireles Barbosa.
    2. Menção honrosa do Prêmio Carolina Martuscelli Bori, na categoria Doutorado, pelo trabalho "Intervenção psicoeducativa grupal e comunitária: usos de tecnologias sociais em saúde materna"., Sociedade Brasileira de Psicologia.. 2016.
      Membro: Luiza de Marilac Meireles Barbosa.
    3. Co-autora do do trabalho ?Análise Espacial da Taxa de Detecção da Hanseníase do Ceará, no período de 1998 a 2002?, que recebeu menção honrosa., Associação Brasileira de Saúde Coletiva.. 2004.
      Membro: Luiza de Marilac Meireles Barbosa.
    4. Co-autora do trabalho ?Inquérito sorológico de rubéola em Fortaleza" premiado em primeiro lugar pela SBP de Incentivo à Pesquisa, Sociedade Brasileira de Pediatria.. 1997.
      Membro: Luiza de Marilac Meireles Barbosa.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (31)
    1. Oficina de Educação e Alimentação na Educação Infantil da II Jornada de Atualização Técnica em Nutrição e Dieitética. 2019. (Oficina).
    2. 4º Colóquio Internacional de Educação e Trabalho Interprofissional em Saúde. 2018. (Outra).
    3. 15ª Mostra nacional de experiências bem-sucedidas em epidemiologia, prevenção e controle de doenças. 2017. (Outra).
    4. 47ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Acompanhamento em saúde materna: contribuições da abordagem psicológica para o bem-estar da mulher. 2017. (Congresso).
    5. 47ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Cuidados pré-natais: um enfoque específico sobre comunicação em saúde da mulher. 2017. (Congresso).
    6. Oficina de trabalho atuação da vigilância em saúde ambiental e saúde do trabalhador na política nacional de atenção básica, na 15ª mostra nacional de experiências bem-sucedidas em epidemiologia, prevenção e controle de doenças. 2017. (Oficina).
    7. VI Congresso Vegetariano Brasileiro (Vegfest 2017). Conclusões de artigos científicos da área da saúde, publicados em revistas brasileiras, sobre o vegetarianismo. 2017. (Congresso).
    8. VI Congresso Vegetariano Brasileiro (Vegfest 2017). Teses e dissertações sobre vegetarianismo produzidas pelas universidades brasileiras. 2017. (Congresso).
    9. 46ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Políticas públicas em saúde materno-infantil: fundamentos para atuação no setor. 2016. (Congresso).
    10. 46ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Intervenção psicoeducativa grupal e comunitária: uso de tecnologias sociais em saúde materna.. 2016. (Congresso).
    11. Oficina Regional de Formação Permanente do Curso de Aperfeiçoamento em Vigilância do Óbito Materno, Infantil e Fetal e atuação em Comitês de Mortalidade.Mostra de Experiências no Exercício da Tutoria. 2015. (Oficina).
    12. 14ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças. 2014. (Exposição).
    13. Ciclo de Estudos da Secretaria de Vigilância em Saúde - Tema: Pesquisa Nascer no Brasil. 2014. (Outra).
    14. Oficina de Avaliação dos Cursos EAD de Vigilância do Óbito Materno, Infantil e Fetal e Atuação em Comitês de Mortalidade.Avaliação do curso EAD. 2014. (Oficina).
    15. 13ª Mostra de Experiências Bem-sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças.. 2013. (Outra).
    16. II Semana Distrital da Saúde da Criança. 2013. (Outra).
    17. 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2012. (Congresso).
    18. 12ª Expoepi - Mostra de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças. 2012. (Outra).
    19. Oficina Inicial de Formação de Tutores do Curso de Formação em Vigilância do Óbitoo Materno, Infanti e Fetal e Atuação em Comitês de Mortalidadecia. 2012. (Oficina).
    20. V Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Rede básica de ´saúde em foco: saúde da mulher e da criança, Ceilândia/DF-2010. 2011. (Congresso).
    21. VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Percepção dos estudantes do curso de saúde coletiva em relação à disciplina de epidemiologia para gestão em saúde. 2011. (Congresso).
    22. 3º Congresso Vegetariano Brasileiro. 2010. (Congresso).
    23. 8ª EXPOEPI (Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças). 2008. (Outra).
    24. I Fórum em Vigilância Sanitária de Rondônia.Formação de indicadores em vigilância sanitária: o exemplo da vigilância epidemiológica. 2008. (Outra).
    25. IV Seminário Brasileiro de Vigilância Sanitária. 2008. (Seminário).
    26. Seminário sobre Segurança da Informação e Comunicações. 2008. (Seminário).
    27. 7ª EXPOEPI (Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças).Visão e recomendações do Comitê Técnico Assessor em Imunizações do Ministério da Saúde. 2007. (Outra).
    28. 11º Congresso Mundial de Saúde Pública e 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2006. (Congresso).
    29. 2ª EXPOEPI (Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Conotrole de Doenças. 2002. (Outra).
    30. Seminário Saúde no Estado do Ceará: o processo de reforma do setor saúde no Estado do Ceará e seu impacto na redução da pobreza. 2002. (Seminário).
    31. . Participante - V Congresso Brasileiro de Epidemiologia. 2002. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (1)
    1. BARBOSA, L. M. M.. Oficina de Propostas para Implementar a Descentralização das Ações de Vigilância Pós-comercialização de Produtos sob Vigilância Sanitária do IV Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária. 2008. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 17/02/2022 13:30:16