Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - Faculdade de Medicina - UFC [Turmas Doutorado Ano de 2016]

Total de projetos de pesquisa


Número total de itens: 28

2021

1.   2021-Atual. Atencao a saude materno-infantil no contexto da pandemia COVID-19
Descrição: A COVID-19 associada à infecção por SARS-CoV-2 surgiu em dezembro de 2019 na China, e foi anunciada como pandemia, por seu caráter como problema de saúde pública internacional, no final de janeiro de 2020 pela Organização Mundial da Saúde. Considerando que dentre o grupo populacional com maior probabilidade de desfechos negativos estão as gestantes, puérperas e crianças menores de 5 anos de idade, e que a assistência materna durante o período da pandemia por COVID-19 passou por várias modificações, questiona-se: quais as implicações da pandemia COVID-19 na atenção à saúde materno-infantil da Região Norte do Ceará? Ante o exposto, esta pesquisa tem como objetivo geral avaliar as implicações da pandemia por COVID-19 na atenção à saúde materno-infantil da Região Norte do Ceará, e como específicos: analisar os indicadores de morbimortalidade materna, neonatal e infantil da Região Norte do Ceará nos anos 2020 e 2021; comparar os indicadores de morbimortalidade materna, neonatal e infantil no período pré-pandemia com o período pandêmico; descrever o vínculo entre as mulheres no ciclo gravídico-puerperal com profissionais de saúde durante o período de isolamento por COVID-19; compreender os sentimentos vivenciados pelas mulheres na busca pela assistência à saúde materno-infantil durante a pandemia por COVID-19; caracterizar as estratégias adotadas pelos serviços de saúde para garantir a continuidade da assistência à saúde materno-infantil durante o isolamento por Covid-19.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Denise Lima Nogueira - Coordenador / Ana Cristina Lindsay - Integrante / Karine Catanhede - Integrante / Thais Livia - Integrante.
Membro: Denise Lima Nogueira.
2.   2021-Atual. Efetividade da Vacinacao contra COVID-19 no Brasil: Estudo de Caso-Controle
Descrição: eEprograma de vacinação considerando que a eficácia das vacinas licenciadas, demonstrada em estudos controlados, que precisa ser verificada na rotina dos serviços de imunização de todo o País, com sua diversidade regional, incluindo diferentes coberturas vacinais e circulação de variantes do SARS-CoV-2, além de fatores individuais, como faixa etária e presença de comorbidades.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Francisca Kalline de Almeida Barreto - Coordenador / Luciano Pamplona de Goes Cavalcanti - Integrante / Tatiana Guimarães de Noronha - Integrante.
Membro: Francisca Kalline de Almeida Barreto.
3.   2021-Atual. Efetividade e caracteristicas de programas de educacao sexual abrangentes para adolescentes: uma revisao sistematica
Descrição: A fim de avaliar a efetividade e as características dos programas de educação sexual abrangente em comportamentos de adolescentes, propôs-se realizar uma revisão sistemática da literatura, com base Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Intervention version 6.2, a partir das bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Scopus Info Sit, Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature, Embase, Cochrane Central Register of Controlled Trials, Web of Science, PsycINFO e Institute of Education Sciences, com a seguinte estratégia de busca: Adolescent AND (?Sex Education? OR ?Sexuality Education? OR ?Comprehensive Sex Education? OR ?Comprehensive Sexuality Education? OR ?Sexual Health?) AND (?Adolescent Behavior? OR Behavior OR ?Sexual Behavior?), que será adaptada para cada base eletrônica de dados. Será realizada, ainda, pesquisa na literatura cinzenta, incluindo OpenGrey, ProQuest, Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e o Banco de Dissertações e Teses do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Denise Lima Nogueira - Integrante / Maria da Conceição Coelho Brito - Integrante / Carlos Romualdo de Carvalho e Araújo - Integrante / Dafne Lopes Salles - Coordenador / Marcos de Miranda Leão Leite - Integrante / José Jeová Mourão Netto - Integrante / Natalia Frota Goyanna - Integrante / Simone de França Cardoso - Integrante / Bergson do Nascimento Cavalcante - Integrante.
Membro: Denise Lima Nogueira.
4.   2021-Atual. O PAPEL DO MEDICO VETERINARIO NA PREVENCAO DE DOENCAS COM POTENCIAL ZOONOTICO
Descrição: a atuação do médico veterinário é dificultada devido a falta de conhecimento geral do papel deste na saúde, ocasionando na limitação e desvalorização como agente de saúde. Esta é uma problemática importante, afinal o Médico Veterinário atua em doenças cuja espécie hospedeira são os animais. Então, se não há este reconhecimento, não há espaço para o profissional atuar, e uma equipe multidisciplinar fica desfalcada, consequentemente, a promoção da saúde única fica incompleta. Portanto, objetivamos com este estudo avaliar a importância da atuação do Médico Veterinário na prevenção de doenças com potencial zoonótico.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Naylê Francelino Holanda Duarte - Coordenador / Tatiana Leite Barbosa Araújo dos santos - Integrante.
Membro: Nayle Francelino Holanda Duarte.

2020

1.   2020-Atual. Adaptacao transcultural da versao brasileira da escala de auto-eficacia com maes brasileiras para prevencao de obesidade infantil e comportamentos relacionados
Descrição: Este estudo tem como objetivo traduzir e adaptar transculturalmente do inglês ao português brasileiro quatro escalas de auto-eficácia parental sobre comportamentos relacionados à obesidade. Trata-se de uma pesquisa de métodos mistos, , a ser realizada na Grande Boston, Massachussetts (EUA) e em Sobral-CE, com a participação de mães de crianças entre 2 e 5 anos e profissionais de saúde, por meio de entrevistas on-line, realizadas por uma equipe de pesquisadores com experiência multicultural, treinada e bilíngue (portugês/inglês). Será desenvolvido em 2 etapas que contemplarão 10 passos. O tempo estimado para a conclusão do estudo exploratório proposto é de 8 a 10 meses. A UMass Boston será o local principal do estudo proposto. No entanto, haverá um trabalho em parceria com a UFC (Fortaleza, CE) e a Faculdade Luciano Feijão, em Sobral-CE (ponto secundário) para a implantação do estudo. Os dados serão analisados de forma qualitativa e quantitativa para comparação e contraste dos achados do painel dos especialistas (tradução e adaptação cultural do instrumento) e das entrevistas cognitivas (mães brasileiras) e teste-piloto da versão final das escalas de autoeficácia (mães brasileiras). Esta pesquisa atenderá às Resolução do CNS nº 466 de 2012 e 510 de 2016.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Denise Lima Nogueira - Integrante / Márcia Maria Tavares Machado - Integrante / Ana Cristina Lindsay - Coordenador / Catarina Ambrizzi Moraes - Integrante.
Membro: Denise Lima Nogueira.
2.   2020-Atual. AVALIACAO DOS RISCOS DE PROFISSIONAIS DE SAUDE QUE CUIDAM DE PESSOAS COM COVID-19
Descrição: Uma coorte de profissionais de saúde, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas que prestam/prestaram atendimento aos casos suspeitos ou confirmados com Covid-19 no contexto epidêmico nas Regiões Metropolitanas do Recife (RMR), de Fortaleza (RMF), de Belém (RMB) e de São Paulo (RMSP). Esse projeto tem como objetivo avaliar categorias de risco para COVID-19 em coortes de diferentes profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas) em relação ao grau de exposição e uso de equipamento de proteção individual (EPI), no período epidêmico e pós-epidêmico;. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rosane da Silva Santana - Integrante / Ligia Regina Franco Sansigolo Kerr - Coordenador / Bernard Carl Kendall - Integrante / Rosa Lívia Freitas de Almeida - Integrante.
Membro: Rosane da Silva Santana.
3.   2020-Atual. Coorte prospectiva sobre o novo Coronavirus SARS-CoV-2 em Fortaleza, Ceara, e seu impacto sobre a mortalidade
Descrição: A situação pandêmica trouxe à tona muitas lacunas no conhecimento que precisam ser preenchidas, tais como: avaliação das estratégias de manejo; definição de aspectos clínicos e sorológicos associados a manifestações clínicas e gravidade de risco e de prognóstico; as principais sequelas em recuperados; o impacto socioeconômico, laboral e psicossocial; o desenvolvimento de modelos em tempo real ajustado pelos dados obtidos de transmissão domiciliar e o possível excesso de óbitos causado pela doença. Neste sentido, propomos a realização do acompanhamento de pacientes com suspeita de COVID-19 que procurarem a unidade ambulatorial do posto Anastácio Magalhães para aplicar abordagens laboratoriais e analíticas, visando estabelecer a história natural da infecção por SARS-CoV-2, fornecendo evidências e ferramentas que possam fortalecer a capacidade do sistema de vigilância em saúde, a responder de maneira oportuna os desafios frente à pandemia. Além disso, iremos avaliar a mortalidade associada à epidemia de COVID-19 no Ceará, por idade e sexo, comparando à mortalidade nos 10 anos anteriores à ocorrência dessa epidemia.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Francisca Kalline de Almeida Barreto - Integrante / ARAÚJO, FERNANDA MONTENEGRO DE CARVALHO - Integrante / Carlos Henrique Alencar - Integrante / DE GÓES CAVALCANTI, LUCIANO PAMPLONA - Coordenador / André Machado de Siqueira - Integrante.
Membro: Francisca Kalline de Almeida Barreto.
4.   2020-Atual. Estudo multicentrico da historia natural do novo coronavirus SARS-CoV-2 no Brasil
Descrição: Descrição: O novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da COVID-19, emergiu em Wuhan, China, no final de dezembro de 2019 e rapidamente se espalhou para outros países. Devido a celeridade no aumento do número de casos, em 11 de março de 2020 a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou situação de pandemia. Até meados de abril de 2020 foram confirmados 2 milhões de infectados e 135 mil mortes, distribuídos em 213 países. O avanço da pandemia tem imposto uma série de desafios ante a enorme demanda assistencial e o elevado risco de colapso dos serviços de saúde. O enfrentamento da pandemia tem requerido uma série de ações sanitárias, como o isolamento social, medida adotada por praticamente todos os países para tentar reduzir a taxa de transmissão viral. Um grande esforço tem sido empregado para ampliar a capacidade instalada dos serviços de pronto-atendimento, emergência e terapia intensiva, assim como para o fortalecimento da testagem laboratorial. A situação pandêmica traz à tona muitas lacunas no conhecimento que precisam ser preenchidas, tais como: avaliação das estratégias de manejo; definição de aspectos clínicos, imunológicos, sorológicos e genéticos associados a manifestações clínicas e gravidade de risco e de prognóstico; as principais sequelas em recuperados; o impacto socioeconômico, laboral e psicossocial; a soroprevalência em bancos de sangue e profissionais de saúde; o desenvolvimento de modelos em tempo real ajustado pelos dados obtidos de transmissão domiciliar e os inquéritos de soroprevalência agregados a dados de mobilidade e investigação e identificação de métodos diagnósticos rápidos, custo-efetivos e utilizáveis in loco. Neste sentido, propomos a instauração de uma rede geograficamente ampla, de locais sentinela de síndrome respiratória em todo o Brasil, para aplicar abordagens laboratoriais e analíticas, visando estabelecer a história natural da infecção por SARS-CoV-2, fornecendo evidências e ferramentas que possam fortalecer a capacidade do sistema de vigilância em saúde, a responder de maneira oportuna os desafios frente à pandemia.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Francisca Kalline de Almeida Barreto - Integrante / André M siqueira - Coordenador / GÓES CAVALCANTI, LUCIANO PAMPLONA DE - Integrante / Julio Henrique Rosa Croda - Integrante / Rodrigo Stabeli - Integrante / GUILHERME SOUSA RIBEIRO - Integrante / Moacyr Jesus Barreto de Melo Rêgo - Integrante.
Membro: Francisca Kalline de Almeida Barreto.
5.   2020-Atual. Prevalencia da infecao pelo HIV e fatores associados entre adolescentes no Brasil
Descrição: A infecção pelo HIV está aumentando entre os jovens e adolescentes homens que fazem sexo com homens (HSH) no Brasil. Pesquisa recente coordenada pela pesquisadora principal mostrou que os jovens investigados fizeram inúmeras referências a novos padrões de comportamento que podem se associar com maior vulnerabilidade ao HIV/Aids e outras IST's. Os adolescentes entre 15 e 19 anos têm sido pouco estudados quanto às mudanças ocorridas nesta geração e que possam interferir nesta vulnerabilidade. O objetivo deste estudo é estimar a prevalência da infecção pelo HIV, sífilis e hepatites entre adolescentes AHSH de 15 a 19 anos, e avaliar os comportamentos e práticas sexuais desta população a fim de subsidiar as políticas públicas de prevenção e assistência nesta população específica no país.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) . Integrantes: Rosane da Silva Santana - Integrante / Willi McFarland - Integrante / Francisco Marto Leal Pinheiro Junior - Integrante / Ligia Regina Franco Sansigolo Kerr - Coordenador / Telma Alves Martins - Integrante / George Rutherford - Integrante / Bernard Carl Kendall - Integrante / Alexandre Kerr Pontes - Integrante / Inês Dourado - Integrante / Inês Costa Dourado - Integrante / Laio Magno - Integrante / Marcos Cavalcante Paiva - Integrante / Mirleide de Brito Figueiredo - Integrante / Aline Rodrigues Feitoza - Integrante / Alexandre Grangeiro - Integrante / Orlando da Costa Ferreira Junior - Integrante / Artur Olhovetchi Kalichman - Integrante / Patrícia Neyva da Costa Pinheiro - Integrante / Maria Clara Gianna - Integrante / Maria Mercedes Escuder - Integrante / Maria Cristina Abatte - Integrante / Henrique Barros. - Integrante.
Membro: Rosane da Silva Santana.

2019

1.   2019-Atual. As vicissitudes da maternidade em situacao de pobreza
Descrição: O desenvolvimento infantil é marcado pelas mais diversas complexidades. Dentre muitas variáveis em torno desse processo, a importância da figura de um agente de cuidado é denominador comum. A relação mãe-bebê causa impactos ao longo da vida da criança, bem como influências do meio onde convivem. O presente projeto de iniciação científica tem como objetivo realizar uma pesquisa- intervenção, na qual pretendemos estudar a construção da maternidade em mulheres que vivenciam situações de pobreza. Para isso, realizaremos grupos operativos com mães, nos quais poderão relatar suas experiências pessoais sobre o tema e favorecer a ressignificação afetiva e conceitual da infância, além de contribuir com elementos potencializadores do desenvolvimento saudável dos seus filhos, considerando aspectos cognitivos e sócio-afetivos. A partir dos grupos pretendemos entender como essas mulheres enfrentam os desafios cotidianos da maternidade em situações de pobreza e contribuir para a reflexão dessa vivência dentro das suas histórias de vida.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Beatriz Sernache de Castro Neves - Coordenador / Claudecir dos Santos Nascimento - Integrante / Lia Sarah do Vale Lima - Integrante / Paula Vanesca de Oliveira Fernandes - Integrante / Rosângela Albuquerque de Queiroz - Integrante / Sarah da Silva Sousa - Integrante / Karine Lima Verde Pessoa - Integrante.
Membro: Beatriz Sernache de Castro Neves.
2.   2019-Atual. ECOEPIDEMIOLOGIA DAS ARBOVIROSES E DA RAIVA EM PRIMATAS NAO HUMANOS PROVENIENTES DE CATIVEIROS NO ESTADO DO CEARA, BRASIL
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Naylê Francelino Holanda Duarte - Coordenador / Carlos Henrique Alencar - Integrante / JORG HEUKELBACH - Integrante / Victória Forte Viana - Integrante.
Membro: Nayle Francelino Holanda Duarte.
3.   2019-Atual. Saude ocupacional nos terminais urbanos
Descrição: Avaliar a saúde dos trabalhadores dos terminais urbanos de Fortaleza, correlacionando com outros fatores de risco não-ocupacionais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sabrina Gabriele Maia Oliveira Rocha - Coordenador / Hermano Alexandre Lima Rocha - Integrante.
Membro: Sabrina Gabriele Maia Oliveira Rocha.
4.   2019-Atual. Validacao da tecnica de autopsia minimamente invasiva (Minimally Invasive Autopsy - MIA) para ampliacao da sensibilidade da vigilancia de obitos por arboviroses no ceara, nordeste do Brasil
Descrição: Descrição: Apesar do avanço na vigilância de óbitos no Brasil e dos investimentos feitos com a ampliação dos serviços de verificação de óbitos (SVO), a condição da vigilância para determinar a causa dos óbitos permanece como um importante desafio para as políticas públicas. A autópsia minimamente invasiva (Minimally Invasive Autopsy - MIA), uma abordagem inovadora para obter amostras post-mortem de órgãos-chave, é cada vez mais reconhecida como uma metodologia robusta para a causa de investigação sobre morte. Desta forma, nosso objetivo é avaliar um procedimento simplificado de autópsia minimamente invasiva (MIA) em óbitos com suspeita de arboviroses em ambiente com tripla circulação epidêmica (dengue, zika e chikungunya). Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Francisca Kalline de Almeida Barreto - Integrante / CAVALCANTI, LUCIANO PAMPLONA DE GÓES - Coordenador / CARVALHO ARAÚJO, FERNANDA MONTENEGRO DE - Integrante / CAVALCANTE, JOHN WASHINGTON - Integrante / DEBORAH NUNES DE MELO BRAGA - Integrante / André Ricardo R Freitas - Integrante / Jaume Ordi Maja - Integrante / Miguel J Martinez Yoldi - Integrante. Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Francisca Kalline de Almeida Barreto.

2018

1.   2018-Atual. ANALISE ESPACIAL E TEMPORAL DOS CASOS DE LEISHMANIOSE VISCERAL HUMANA E DE SEUS POTENCIAIS FATORES DE RISCO NO MUNICIPIO DE SOBRAL-CEARA, NO PERIODO DE 2007 A 2018
Descrição: ANÁLISE ESPACIAL E TEMPORAL DOS CASOS DE LEISHMANIOSE VISCERAL HUMANA E DE SEUS POTENCIAIS FATORES DE RISCO NO MUNICÍPIO DE SOBRAL-CEARÁ, NO PERÍODO DE 2007 A 2018. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) . Integrantes: Francisco Roger Aguiar Cavalcante - Coordenador / Carlos Henrique Morais de Alencar - Integrante.
Membro: Francisco Roger Aguiar Cavalcante.
2.   2018-2019. Assistencia de Enfermagem as Infeccoes Primarias de Corrente Sanguinea: enfoque neonatal
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . Integrantes: Denise Lima Nogueira - Integrante / Keila Maria Carvalho Martins - Coordenador. Financiador(es): Santa Casa de Misericórdia de Sobral - Auxílio financeiro.
Membro: Denise Lima Nogueira.
3.   2018-Atual. Estudo Multicentrico da Historia Natural e Resposta Terapeutica de Chikungunya com foco nas Manifestacoes Musculoesqueleticas Agudas e Cronicas
Descrição: Descrição: Estudo multicentrico envolvendo 8 centros representando diferentes cenários do país engloba o estudo da história natural da infecção por CHIKV, estudo de fatores de risco e avaliação da efetividade terapêutica, compreendendo neste processo a harmonização dos procedimentos de acompanhamento englobando detalhamento do acometimento musculoesquelético e impacto na qualidade de vida e em aspectos funcionais dos indivíduos afetados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . Integrantes: Francisca Kalline de Almeida Barreto - Coordenador / André Machado de Siqueira - Integrante / Luciano Pamplona de Goes Cavalcanti - Integrante / Rivaldo Venâncio Cunha - Integrante.
Membro: Francisca Kalline de Almeida Barreto.
4.   2018-2019. Fatores de riscos para infeccao sexualmente transmissivel em mulheres profissionais do sexo em Teresina-PI
Descrição: Trata-se de um estudo quantitativo, de caráter descritivo com o objetivo de Analisar os principais fatores de riscos para infecções sexualmente transmissíveis nas profissionais do sexo do município de Teresina-PI. O estudo poderá contribuir positivamente para demonstrar aos profissionais de saúde a necessidade do desenvolvimento de estratégias e ações voltadas para a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e assim permitir a redução de contágio e transmissão das infecções, aumentando a qualidade de vida da população, a prestação de assistência e a promoção da saúde, que faz parte do cuidado em enfermagem, independentemente de quem venha recebê-lo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rosane da Silva Santana - Coordenador / Camila de Araújo Batista - Integrante / Cynthia Soares de Araújo - Integrante.
Membro: Rosane da Silva Santana.
5.   2018-Atual. Grupo de estudos em Doencas Antropozoonoticas
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Caroline Mary Gurgel Dias Florêncio - Integrante / Guillermo Jesus Guillermo May - Integrante / Kellyn Kessiene Cavalcante - Integrante / Reagan Nzundu Boigny - Integrante / ALENCAR, CARLOS HENRIQUE - Coordenador / Francisca Kalline Barreto - Integrante.
Membro: Caroline Mary Gurgel Dias Florencio.
6.   2018-Atual. Inquerito Soroepidemiologico de Flavivirus e Chikungunya no Ceara e seus fatores associados.
Descrição: O dengue permanece como um importante problema de saúde pública no Ceará, por conta principalmente do elevado número de casos, a ocorrência frequente de epidemias de grande magnitude e letalidade, e as epidemias de Chikungunya e Zika afetaram boa parcela da população, após os anos de 2014. Como o diagnóstico laboratorial não é mandatório em tempos de epidemias, não se sabe o real número de pessoas afetadas por essas doenças no estado. Logo um inquérito soroepidemiológico será de grande valor para estimar o número de pessoas afetadas e predizer futuras epidemias, além de poder esclarecer os fatores que possam estar associados ao acontecimento dessas arboviroses.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Francisca Kalline de Almeida Barreto - Integrante / CAVALCANTI, LUCIANO PAMPLONA DE GÓES - Coordenador / ALENCAR, CARLOS HENRIQUE - Integrante / Clemilson Nogueira Paiva - Integrante / Dayse Aparecida de Oliveira Braga - Integrante.
Membro: Francisca Kalline de Almeida Barreto.
7.   2018-2019. Perfil gineco-obstetrico das mulheres privadas de liberdade no estado do Piaui
Descrição: Trata-se de um estudo transversal descritivo com o objetivo de Analisar o perfil Gineco-Obstétrico das mulheres encarceradas na penitenciária feminina do Estado do Piauí.O estudo será importante por contribuir com estratégias de promoção, proteção e recuperação da saúde condizente com a realidade vivenciada por essas mulheres.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rosane da Silva Santana - Coordenador / Laurice da Silva Nascimento - Integrante / Maria Aparecida Araújo - Integrante.
Membro: Rosane da Silva Santana.

2017

1.   2017-Atual. FATORES ASSOCIADOS AOS OBITOS POR CHIKUNGUNYA: UM ESTUDO DE CASO CONTROLE NA CIDADE DE FORTALEZA, CEARA
Descrição: Há relatos sugerindo que a letalidade por CHIKV é menor do que a observada na febre do dengue com casos graves e eventualmente óbitos ocorrendo em pacientes principalmente com comorbidades, idosos e crianças. Entretanto, há vários trabalhos que medem indiretamente a mortalidade por chikungunya e atestam que há um grande número de casos de óbitos provavelmente associados à doença que não são notificados. Diante do crescimento espantoso da incidência de CHIKV no Ceará, afetando considerável proporção da população, causando vários óbitos; ficam ainda mais expostas às lacunas de conhecimento dos fatores de associados aos óbitos. Identificar os fatores de risco associados aos óbitos por chikungunya que ocorreram na cidade de Fortaleza. Será realizado um estudo do tipo caso controle emparelhado, realizado em Fortaleza/CE. A população será constituída por óbitos (casos) e casos (controles) de chikungunya. Para cada caso serão selecionados dois controles do mesmo sexo e mais ou menos 5 anos de diferença de idade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Rhaquel de Morais Alves Barbosa Oliveira - Integrante / Luciano Pamplona de Góes Cavalcanti - Coordenador.
Membro: Rhaquel de Morais Alves Barbosa Oliveira.
2.   2017-2018. Redeterapia como tecnologia de cuidado em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (3) . Integrantes: Denise Lima Nogueira - Coordenador / Maria Gabriela Miranda Fontenele - Integrante / Renides Brasil de Lima - Integrante / Keila Maria Azevedo Pontes Marques - Integrante. Financiador(es): Santa Casa de Misericórdia de Sobral - Auxílio financeiro.
Membro: Denise Lima Nogueira.
3.   2017-Atual. Zika em Fortaleza: respostas de uma coorte de mulheres entre 15 e 39 anos
Descrição: O objetivo desta proposta, em particular, é caracterizar como as intenções de engravidar e os comportamentos das mulheres e de seus parceiros têm sido influencia-dos pela infecção pelo ZIKV, sejam estas confirmadas ou apenas um risco, assim como pelas recomendações médicas e educação em saúde. A hipótese de trabalho da pre-sente proposta é que: 1) o conhecimento geral sobre a epidemia pelo ZIKV será eleva-do entre as mulheres em Fortaleza; mas que, 2) o conhecimento específico sobre as recomendações sobre o ZIKV, educação para a saúde e comportamentos para evitar a gravidez e os mosquitos, será baixa. Uma hipótese relacionada é que os conhecimentos sobre o ZIKV podem influenciar as intenções de gravidez, mas que a fertilidade real para as mulheres em nossa amostra será pouco influenciada por estas recomendações. Esta hipótese será testada em uma proposta com dois objetivos específicos: 1) a realização de um estudo de coorte prospectivo observacional de 1.752 mulheres sexual-mente ativas em Fortaleza/CE, com idades entre 15-39, que fazem parte da população adscrita a cinco Unidades de Saúde do município que possuem programa de residência em Saúde da Família das regionais de saúde com maior incidência de Chikungunya (I, III e V), infecção tomada como proxy da infecção pelo ZIKV, e acompanhá-las por 18 meses... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Rosane da Silva Santana - Integrante / Marcelo José Monteiro Ferreira - Integrante / Ana Zaira da Silva - Integrante / Ligia Regina Franco Sansigolo Kerr - Coordenador / Bernard Carl Kendall - Integrante / Ivana Cristina Holanda Cunha Barreto - Integrante / Rosa Lívia Freitas de Almeida - Integrante / Ivo Castelo Branco Coêlho - Integrante / Maria do Socorro Cavalcante - Integrante / Laura Cunha Rodrigues - Integrante / Cristiane Cunha Frota - Integrante / Francisco Herlânio Costa Carvalho - Integrante / Rosa Maria Salani Mota - Integrante / Ana Ecilda Lima Ellery - Integrante / Terezinha do Menino Jesus Silva Leitão - Integrante / Kelen Gomes Ribeiro - Integrante / Luciano Pamplona Góes Cavalcante - Integrante / Luciano Lima Correia - Integrante / Marco Túlio Aguiar Mourão Ribeiro - Integrante / Anya Pimentel Gomes Fernandes Vieira Meyer - Integrante / Ilka Alcântara de Araujo - Integrante.
Membro: Rosane da Silva Santana.

2016

1.   2016-Atual. AVALIACAO DOS RESULTADOS MATERNOS E PERINATAIS EM GESTANTES COM DIABETES MELLITUS COM E SEM DISFUNCAO ENDOTELIAL
Descrição: O Diabetes Mellitus (DM) devido a sua crescente incidência tem sido considerado um grave desafio para o sistema de saúde pública. Na gravidez a doença assume duas classificações, o diabetes pré-gestacional e o diabetes gestacional. Esta patologia apresenta risco de desfechos adversos maternos, fetais e neonatais, sendo responsável por elevado número de mortes maternas e perinatais. A lesão endotelial é considerada ponto central na fisiopatologia de complicações que acometem a gestante com DM promovendo uma resposta inflamatória com consequente lesão endotelial de maneira sistêmica. Existem diversas formas de avaliar a lesão endotelial, contudo nenhum método isoladamente foi suficiente para identificar essa disfunção. Acredita-se que tecnologia na área da saúde é um importante instrumento na perspectiva de se traçar medidas eficazes de promoção da saúde para diminuir a morbimortalidade. Objetiva Avaliar resultados maternos e perinatais em gestantes com Diabetes Mellitus com e sem disfunção endotelial. Trata-se de estudo transversal analítico, quantitativo. A população será constituída por todas as gestantes com diagnóstico de Diabetes Mellitus atendidas nos ambulatórios de Medicina Materno Fetal da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand-UFC. A coleta de dados ocorrerá no período de 2017 ? 2019 e em duas etapas. A primeira, iniciará com identificação dos participantes (diagnóstico de Diabetes pré-gestacional ou Diabetes Mellitus Gestacional) ? nessa fase serão coletadas informações de identificação da gestante, história obstétrica e familiar, gestação atual, perfil antropométrico e histórico, diagnóstico-terapêutico do DM. A segunda será realizado avaliação da função endotelial da artéria braquial da gestante para verificação de disfunção endotelial através da dilatação mediada por fluxo da artéria braquial. A avaliação será realizada no momento da inclusão para seguimento e no terceiro trimestre gestacional. As participantes serão seguidas no ambulatório especializado com equipe multiprofissional padrão. As características do parto e do feto/recém-nascido serão considerados desfechos. Os dados serão tabulados no Excel e analisados no programa Statistical Package for Social Sciences for Personal Computer (SPSS-PC). A coleta de dados se iniciará após aprovação do Comitê de ética e pesquisa da instituição.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Claudia Rejane Pinheiro Maciel Vidal - Coordenador / Francisco Herlânio Costa Carvalho - Integrante.
Membro: Claudia Rejane Pinheiro Maciel Vidal.
2.   2016-2018. Comorbidades Cronicas e a Incidencia de casos de Tuberculose na Populacao Idosa
Descrição: O estudo tem por objetivo descrever clínica e epidemiologicamente os casos de tuberculose diagnosticados em pacientes idosos residentes na cidade de Fortaleza atendidos em um hospital de referência. O estudo dar-se-á de agosto de 2016 a junho de 2017 quando ocorrerá visitas ao hospital para coleta de dados e informações dos possíveis casos de tuberculose. Como também através de revisão de prontuários de pacientes com diagnóstico clínico de tuberculose atendidos em hospital de referência da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. Serão revistos prontuários de pacientes atendidos no período de janeiro de 2006 a dezembro de 2016. Diante do exposto, o estudo justifica-se pela gravidade da Tb pulmonar no idoso e por esta população ser extremamente vulnerável à patologia, fazendo-se necessário descrever os casos da doença nesta população, analisando suas complicações, evolução de cada caso e a terapêutica adotada, proporcionando informações para a implantação de novas estratégias de saúde pública e visando o controle da doença.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Caroline Mary Gurgel Dias Florêncio - Coordenador / Jônatas Carneiro de Vasconcelos - Integrante.
Membro: Caroline Mary Gurgel Dias Florencio.
3.   2016-Atual. DINAMICA DE TRANSMISSAO DO VIRUS DA RAIVA, A EFICACIA OPERACIONAL DAS ACOES DE VIGILANCIA NO ESTADO DO CEARA, 1990-2018 E O CONHECIMENTO DA POPULACAO SOBRE A DOENCA
Descrição: O referido trabalho visa determinar as características epidemiológicas da raiva no estado do Ceará, por meio do estudo dos aspectos sócios econômicos e culturais da população local, das espécies de mamíferos silvestres terrestres envolvidas na epidemiologia da doença e monitoramento de todas as localidades com registro de circulação viral nestas espécies.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Naylê Francelino Holanda Duarte - Integrante / Bruna Holanda Duarte - Integrante / danielle Bastos Araújo - Integrante / Silvana Regina Favoretto - Integrante / Lucas José Mendes dos Santos - Integrante / Roberta de Paula Oliveira - Integrante / Kellyn Kessiene de Sousa Cavalcante - Integrante / JORG HEUKELBACH - Coordenador / Phyllis Catharina Romijn - Integrante.
Membro: Nayle Francelino Holanda Duarte.
4.   2016-Atual. Presenca dos virus Zika, Dengue e Chikungunya em mosquitos capturados na cidade de Fortaleza, Ceara, Brasil
Descrição: Descrição: Os mosquitos do gênero Aedes são responsáveis por transmitir um variado número de doenças, principalmente arboviroses, como dengue e recentemente houve associação com o Zika vírus e o Chikungunya, que foram introduzidos no país há pouco tempo e infectaram grande número de pessoas. Acredita-se que o mosquito Aedes aegypti é o principal transmissor destas viroses, porém outras espécies já foram bem descritas como vetores destas doenças, tais como o Aedes albopictus, que vem se adaptando ao estilo de vida urbano, cada vez com mais facilidade. Logo, a identificação destes vetores ou dos potenciais vetores em uma determinada área geográfica tem implicação importante quando se trata de controle de surto de doenças. Desta forma, é fundamental conhecer a prevalência de infecção natural desses mosquitos em áreas com tripla carga de doenças (DENV, CHK, ZIKV), além da possibilidade de co-infecção nos mosquitos e transmissão vertical.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Francisca Kalline de Almeida Barreto - Integrante / CAVALCANTI, LUCIANO PAMPLONA DE GÓES - Coordenador / ALENCAR, CARLOS HENRIQUE - Integrante.
Membro: Francisca Kalline de Almeida Barreto.
5.   2016-2016. SIFILIS CONGENITA: PANORAMA DO AGRAVO EM UM HOSPITAL DE ENSINO
Descrição: O estudo teve com objetivo: Estabelecer o perfil das mulheres portadoras de sífilis na gestação assim como aspectos da assistência pré-natal e Verificar a incidência e prevalência da sífilis congênita nessa população específica. Estudo documental realizado em uma maternidade de ensino na cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil. A população foi composta por 787 mulheres com diagnóstico de sífilis no momento do parto ou curetagem no período de 2007 a 2012. A taxa de prevalência em parturientes foi de 2,7%. Em relação à assistência à saúde da gestante, 57,82% realizaram o pré-natal, contudo o diagnóstico de sífilis materna da maioria (59,47%) somente foi realizado no momento do parto ou curetagem e somente 9,89% foram tratadas adequadamente neste seguimento. Em relação ao manejo dos recém-nascidos, os dados mostraram que a maioria (62,20%) apresentou sinais e sintomas de sífilis congênita, deles, 93,30% foram tratados adequadamente apesar de que 66,85% não realizaram o Raio-x (RX) de ossos longos. Conclui-se que a redução dos casos de sífilis congênita depende da qualidade do pré-natal ofertado a estas mulheres, através da capacitação e envolvimento profissional no cumprimento do que é preconizado através das políticas de saúde no combate à sífilis.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Claudia Rejane Pinheiro Maciel Vidal - Coordenador / COSTA CARVALHO, FRANCISCO HERLANIO - Integrante / Rosalete Landim de Castro Coutinho - Integrante.
Membro: Claudia Rejane Pinheiro Maciel Vidal.


Data de processamento: 17/02/2022 16:42:57