Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - Faculdade de Medicina - UFC [Turmas Doutorado Ano de 2015]

Francisco Marto Leal Pinheiro Junior

Pós-doutor pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é docente externo no Programa de Pós-graduação em Saúde Pública da Universidade Federal do Ceará e bolsista Especialista Visitante (CNPq - Nível 1). Mestre em Saúde Pública (bolsista CNPQ) e Doutor em Saúde Pública (bolsista CAPES) no Programa de Pós-graduação em Saúde Pública da Universidade Federal do Ceará. Desenvolveu atividades do doutorado sanduíche na Tulane University em New Orleans/EUA através do Programa Pesquisador Visitante Especial (CAPES). Tem experiência como pesquisador da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF/FioCruz/CE - bolsista Fiotec). Dedica-se , principalmente, a estudos sobre a prevalência de doenças e determinantes em populações chave, desigualdades em saúde, sexualidade, HIV/AIDS, Zika vírus e COVID-19. Possui experiência como coorientador de dissertações e teses, orientador de monografias de especialização, docência na graduação em medicina (disciplina epidemiologia e estatística), coordenação geral de extensão e coordenação de projetos de extensão em cursos de graduação em Medicina e Tecnologia em Radiologia. Atuou como preceptor no curso de fisioterapia na Universidade Federal do Ceará. Tem Experiência em EAD atuando como tutor e conteudista. Trabalhou na Escola de Saúde Pública do Ceará como facilitador de oficinas e Coordenador de curso para profissionais de saúde. Já atuou como consultor para UNICEF e GAPA (Grupo de a Apoio a Prevenção a AIDS). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4236374680831072 (14/02/2022)
  • Rótulo/Grupo: Discente 2015
  • Bolsa CNPq: Bolsista de Especialista Visitante do CNPq - Nível 1
  • Período de análise: 2015-HOJE
  • Endereço:
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Saúde Coletiva
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2020-Atual. Incidencia e prevalencia da COVID-19 no Arquipelago de Fernando de Noronha
      Descrição: No Arquipélago de Fernando de Noronha (AFN) o primeiro caso da COVID-19 foi registrado em 27 de março e, segundo boletim epidemiológico de 26 de abril, dos casos notificados, foram confirmados 28, recuperados 12 e não houve óbitos. Em virtude das condições especiais do AFN, que possui uma população fixa com baixa mobilidade, este território torna-se de especial interesse para estudar a dinâmica da Pandemia de Coronavírus. O objetivo principal do estudo é analisar a incidência, prevalência e proporção de infecções subclínicas de Sars-CoV-2 no Arquipélago de Fernando de Noronha, Pernambuco, no período de abril a julho de 2020 e produzir indicadores para apoio a tomada de decisão quanto a retomada das atividades sociais e econômicas. Será realizado uma coorte prospectivo em cinco fases, sendo a 2ª 30 dias, a 3ª 60 dias, a 4ª 180 dias e a 5ª 360 dias após a primeira fase.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Francisco Marto Leal Pinheiro Júnior - Coordenador / Ligia Regina Franco Sansigolo Kerr - Integrante / Mozart Julio Tabosa Sales - Integrante.
      Membro: Francisco Marto Leal Pinheiro Junior.
    2. 2020-Atual. Estudo da pandemia da COVID-19 em uma coorte de mulheres de uma comunidade de alta vulnerabilidade em Fortaleza
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Francisco Marto Leal Pinheiro Júnior - Integrante / Lígia Kerr - Coordenador / Bernard Carl Kendall - Integrante.
      Membro: Francisco Marto Leal Pinheiro Junior.
    3. 2020-Atual. Avaliacao dos riscos de profissionais de saude que cuidam de pessoas com COVID-19
      Descrição: Este estudo tem como objetivo avaliar categorias de risco para COVID-19 em coortes de diferentes profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas) em relação ao grau de exposição e uso de equipamento de proteção individual (EPI), no período epidêmico e pós-epidêmico nas regiões metropolitanas de Recife, Fortaleza, Belém e São Paulo. Além destes objetivos, o estudo vai avaliar a situação da saúde mental destes profissionais e estimar a prevalência e incidência de COVID-19 por categoria de profissionais de saúde em diferentes setores de assistência, no período epidêmico e pós-epidêmico. Finalmente, estimará a taxas de absenteísmo de diferentes categorias de profissionais de saúde, devido ao COVID-19 e/ou outras causas... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Francisco Marto Leal Pinheiro Júnior - Integrante / Lígia Kerr - Coordenador / KENDALL, CARL - Integrante.
      Membro: Francisco Marto Leal Pinheiro Junior.
    4. 2019-Atual. Prevalencia da infecao pelo HIV e fatores associados entre adolescentes no Brasil
      Descrição: A infecção pelo HIV está aumentando entre os jovens e adolescentes homens que fazem sexo com homens (HSH) no Brasil. Pesquisa recente coordenada pela pesquisadora principal mostrou que os jovens investigados fizeram inúmeras referências a novos padrões de comportamento que podem se associar com maior vulnerabilidade ao HIV/Aids e outras IST's. Os adolescentes entre 15 e 19 anos têm sido pouco estudados quanto às mudanças ocorridas nesta geração e que possam interferir nesta vulnerabilidade. O objetivo deste estudo é estimar a prevalência da infecção pelo HIV, sífilis e hepatites entre adolescentes AHSH de 15 a 19 anos, e avaliar os comportamentos e práticas sexuais desta população a fim de subsidiar as políticas públicas de prevenção e assistência nesta população específica no país... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Francisco Marto Leal Pinheiro Júnior - Integrante / Lígia Kerr - Coordenador / Maria Inês Costa Dourado - Integrante / KENDALL, C. - Integrante.
      Membro: Francisco Marto Leal Pinheiro Junior.
    5. 2018-Atual. Zika em Fortaleza: respostas de uma coorte de mulheres entre 15 e 39 anos
      Descrição: O objetivo é calcular a prevalência e incidência da infecção pelo vírus da Zika (ZIKV) em mulheres sexualmente ativas com idade entre 15-39, usurárias dos Serviços de Atenção Primária à Saúde da cidade Fortaleza e caracterizar como estas mulheres e seus parceiros têm sido influenciados pela epidemia de Zika em relação às recomendações médicas, à exposição à educação em saúde e o uso dela para prevenção da Zika e ao planejamento familiar.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) . Integrantes: Francisco Marto Leal Pinheiro Júnior - Integrante / Lígia Kerr - Coordenador / Bernard Carl Kendall - Integrante / Rosa Salani Mota - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Francisco Marto Leal Pinheiro Junior.
    6. 2015-Atual. Estudo de abrangencia nacional de comportamentos, atitudes, praticas e prevalencia de HIV, Sifilis e Hepatites B e C entre Homens que fazem sexo com homens
      Descrição: O objetivo deste projeto é estimar a prevalência da infecção pelo HIV, da sífilis e das Hepatite B e C entre homens que fazem sexo com homens (HSH) no Brasil, e avaliar os conhecimentos, atitudes e práticas sexuais nesta população a fim de subsidiar as políticas públicas de prevenção e assistência nesta população específica no país. O estudo tem, ainda, os seguinte objetivos específicos: I. Estimar a taxa de prevalência de HIV, sífilis e hepatite B e C; II. Identificar os fatores associados à vulnerabilidade à infecção pelo HIV, sífilis e hepatites B e C; III. Identificar fatores associados ao comportamento, atitudes e práticas frente à infecção pelo HIV, sífilis e hepatites B e C e outras DST; IV. Caracterizar as diferenças sociodemográficas nas práticas de risco relacionadas à infecção pelo HIV, sífilis e hepatites B e C; V. Estimar a prevalência de comportamento sexual de risco por tipo de parceria sexual; VI. Descrever o nível de conhecimento quanto às diferentes formas de transmissão do HIV; VII. Estimar a prevalência de eventos de violência e homofobia em homens que fazem sexo com homens. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Francisco Marto Leal Pinheiro Júnior - Integrante / Lígia Kerr - Coordenador.
      Membro: Francisco Marto Leal Pinheiro Junior.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (3)
      1. IV Seminário Internacional de Pesquisa em Prisão..INEQUIDADES EM SAÚDE ENTRE MULHERES PRIVADAS DE LIBERDADE E A POPULAÇÃO GERAL NO BRASIL. 2018. (Seminário).
      2. 11º CONGRESSO DE HIV/AIDS E 4º CONGRESSO DE HEPATITES VIRAIS. PREVALENCIA DE HEPATITE B E C E TESTAGEM PARA HEPATITES VIRAIS EM UNIDADES PRISIONAIS FEMININAS BRASILEIRAS. 2017. (Congresso).
      3. X Congresso Brasileiro de Epidemiologia. MAGNITUDE E FATORES DE RISCO À HIPERTENSÃO ARTERIAL E DIABETES ENTRE PRESIDIÁRIAS NO BRASIL. 2017. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (3)
      1. PINHEIRO JÚNIOR, F. M. L.. 11º Congresso Brasileiro de Epidemiologia. 2021. (Congresso).. . 0.
      2. PINHEIRO JÚNIOR, F. M. L.. Membro da CPA - comissão própria de avaliação, da FEPAR. 2008. (Outro).. . 0.
      3. PINHEIRO JÚNIOR, F. M. L.. Projeto conhecendo o corpo humano. 2007. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      Data de processamento: 17/02/2022 16:38:42