Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - Faculdade de Medicina - UFC [Turmas Doutorado Ano de 2015]

Angelo Brito Rodrigues

Enfermeiro pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2007), Mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (2010). Atualmente doutorando em Saúde Coletiva Universidade Federal do Ceará. Membro do Laboratório de Pesquisa de Avaliação e Pesquisa Qualitativa em Saúde - Lapqs/UFC, vice coordenador do Grupo de Estudos em Investigação Qualitativa em Saúde - GEISA/UFPI. Estou professor assistente IIA do Departamento de Medicina Comunitária da Universidade Federal do Piauí (UFPI), ministrando as disciplinas: Políticas Públicas de Saúde, Gestão em Saúde, Planejamento em Saúde e Internato em Saúde Coletiva; colaborador do Labsus-UVA, do qual fui professor substituto do Curso de Enfermagem nos anos de 2012 até 2013. Tenho experiência na área da Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: atenção básica, violência, pesquisa qualitativa, epidemiologia e avaliação em saúde. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0540971996115500 (13/07/2021)
  • Rótulo/Grupo: Discente 2015
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2015-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do Piauí, Campus Amilcar Ferreira Sobral, Departamento de Enfermagem. BR 343, km 3,5 Meladão 64800000 - Floriano, PI - Brasil Telefone: (89) 35222716 URL da Homepage: http://www.ufpi.br/page.php?pai=87id=25
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Enfermagem
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (1)
    1. 2016-2018. FORMACAO DE TRABALHADORES TECNICOS EM SAUDE NO BRASIL
      Descrição: Este projeto tem como objetivo geral analisar a formação dos trabalhadores técnicos em saúde no Brasil no período de 2010 a 2016. Caracteriza-se pelo caráter interinstitucional, pois envolve cerca de vinte instituições brasileiras, e pela perspectiva histo?rico-comparada. O referencial teórico-metodológico utilizado será de cunho histórico-dialético, tomando a formação como particularidade de uma totalidade social mais ampla, a fim de compreender as concepções em torno dela e suas relações históricas com as políticas de saúde, de educação e de regulação do trabalho. Partindo do pressuposto de que a formação dos trabalhadores técnicos em saúde é condicionada, no plano mais geral, pelas características das políticas de saúde, educação e trabalho, e, no contexto mais específico, pela própria política de formação de trabalhadores técnicos, em sua estrutura e instituições, foram construídas duas matrizes analíticas para apoiar o desenvolvimento dos instrumentos de pesquisa e a análise dos achados. A pesquisa será desenvolvida por meio de três etapas, que triangulam estratégias quantitativas e qualitativas. A primeira etapa pretende identificar as características e a estrutura da formação de trabalhadores técnicos em saúde, bem como mapear as instituições responsáveis por essa formação e a conjuntura local que pode exercer influência sobre ela. Na segunda etapa, pretende-se analisar as diretrizes teórico-metodológicas que embasam a formação de trabalhadores técnicos em saúde, a partir da realização de estudos de caso em cinco instituições de cada região do Brasil, prioritariamente, em diferentes estados. A terceira etapa, que temporalmente coincidirá com a segunda, será dedicada à análise dos modelos de educação e saúde vigentes, bem como das bases legais da regulação do trabalho em saúde. Espera-se que a análise comparada entre os estados e regiões brasileiras permita a compreensão de elementos e fatores que atuem como condicionantes (estruturais e conjunturais) das políticas de formação de trabalhadores técnicos em saúde, favorecendo a construção de novas diretrizes para o avanço dos sistemas de saúde e educação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Angelo Brito Rodrigues - Integrante / Adelyne Maria Mendes Pereira - Integrante / André Feitosa - Integrante / Elenice Cunha - Integrante / Gladys Miyashiro - Integrante / Ingrid Freire - Integrante / Isabela Cabral Félix De Sousa - Integrante / Letícia Batista Silva - Integrante / Márcio Candeias - Integrante / Márcia Lopes - Integrante / Márcia Soares - Coordenador.
      Membro: Angelo Brito Rodrigues.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (1)
      1. VII Congresso Iberoamericano de Investigación Cualitativa en Salud. GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA: panorama da formação a partir da análise das matrizes curriculares. 2016. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (5)
      1. RODRIGUES, AB. VIII SEMANA DE ENFERMAGEM CAFS: A CENTRALIDADE DA ENFERMAGEM NAS DIMENSÕES DO CUIDAR. 2018. (Outro).. . 0.
      2. RODRIGUES, AB. I COLÓQUIO ABRASCO-NESP/ UFPI: EM DEFESA DO SUS, DA VIDA E DO BRASIL,. 2017. (Outro).. . 0.
      3. RODRIGUES, AB. VII SEMANA DE ENFERMAGEM DO CAFS E I SEMANA DE ENFERMAGEM DO HRTN: VALORIZAÇÃO DO CUIDADO DE ENFERMAGEM E A GARANTIA DA SEGURANÇA DO PACIENTE. 2017. (Outro).. . 0.
      4. RODRIGUES, AB. V SEMANA DE ENFERMAGEM UFPI- A enfermagem em defesa do SUS: construindo a 15º Conferência Nacional de Saúde,. 2015. (Outro).. . 0.
      5. RODRIGUES, A. B.. II Mostra de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde e II Fórum de Residências do Ceará. 2011. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      Data de processamento: 17/02/2022 16:38:42