Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - Faculdade de Medicina - UFC [Turmas Doutorado Ano de 2013]

Total de projetos de pesquisa


Número total de itens: 21

2020

1.   2020-Atual. AVALIACAO DA PARENTALIDADE E PERFIL DAS FAMILIAS BENEFICIADAS PELO CARTAO MAIS INFANCIA CEARA
Descrição: AVALIAÇÃO DA PARENTALIDADE E PERFIL DAS FAMÍLIAS BENEFICIADAS PELO CARTÃO MAIS INFÂNCIA CEARÁ. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Hermano Alexandre Lima Rocha - Coordenador / MACHADO, MÁRCIA M. - Integrante. Financiador(es): Fundação Maria Cecília Souto Vidigal - Auxílio financeiro.
Membro: Hermano Alexandre Lima Rocha.

2019

1.   2019-Atual. AVALIACAO E INTERVENCAO FISIOTERAPEUTICA NO SISTEMA MUSCULOESQUELETICO EM ATLETAS E ADULTOS.
Descrição: conduzir estudos de epidemiologia clínica e análise do movimento humano em atletas recreativos e profissionais. Estudo transversal sobre epidemiologia das lesões musculoesqueléticas em atletas do desporto universitário e demais modalidades esportivas. Coorte prospectiva para detecção de fatores de risco das lesões musculoesqueléticas em atletas universitários e demais modalidades esportivas. Ensaios controlados aleatorizados para avaliar a efetividade das intervenções fisioterapêuticas sobre dor, função, amplitude de movimento, desempenho muscular, equilíbrio em adultos e atletas com ou sem condições musculoesqueléticas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Pedro Olavo de Paula Lima - Coordenador. Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Pedro Olavo de Paula Lima.
2.   2019-Atual. PROPRIEDADES CLINIMETRICAS DE INSTRUMENTOS DE AVALIACAO MUSCULOESQUELETICA
Descrição: conduzir estudos metodológicos de propriedades de mensuração de questionários e escalas, testes biomecânicos e funcionais, e instrumentos de avaliação musculoesquelética. Tradução, adaptação cultural e validação de questionários, como: ACL-RSI, ACL-QoL, VISA-H e FFABQ para pacientes com reconstrução do ligamento cruzado anterior, lesão muscular dos isquiotibiais e comportamento e medo em idosos, respectivamente. Desenvolvimento e validação de instrumentos para avaliação do desempenho muscular. Reprodutibilidade e validade de testes funcionais e biomecânicos do movimento humano. Acurácia diagnóstica de procedimentos de avaliação fisioterapêutica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Pedro Olavo de Paula Lima - Coordenador.
Membro: Pedro Olavo de Paula Lima.

2018

1.   2018-Atual. Uso de metodologias de inteligencia artificial para melhoria da efetividade de sistemas de saude
Descrição: Uso de metodologias de inteligência artificial para melhoria da efetividade de sistemas de saúde, principalmente leitura de linguagem natural, sistemas especialistas e machine learning.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Hermano Alexandre Lima Rocha - Coordenador / Ítalo Martins de Oliveira - Integrante / Irene Dankwa-mullan - Integrante / Pedro Meneleu Gonçalves da Silva - Integrante / Sergio Ferreira Juaçaba - Integrante.
Membro: Hermano Alexandre Lima Rocha.

2017

1.   2017-Atual. Desenvolvimento de aplicativos interativos para ensino e autoaprendizagem dinamicos
Descrição: Estudos aplicados visando o desenvolvimento e teste de usabilidade e de efetividade de aplicações interativas para uso em sala de aula ou em regime de ensino à distância para auxílio do ensino de disciplinas ligadas à saúde. Tem por objetivo a utilização das novas tecnologias como ferramenta de suporte e auxílio na prática didática em metodologias ativas ou tradicionais; a inserção de novas tecnologias no contexto da sala de aula; a disponibilização de ferramentas para o estudo do aluno; o desenvolvimento de ferramentas de auto-avaliação ou auto-teste com impacto imediato para melhoria da retenação de conhecimento; a realização de testes de usabilidade destas ferramentas e a verificação da efetividades das soluções propostas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Hermano Alexandre Lima Rocha - Coordenador.
Membro: Hermano Alexandre Lima Rocha.
2.   2017-2020. FATORES DETERMINANTES PARA INCAPACIDADES FISICAS EM HANSENIASE NO MOMENTO DO DIAGNOSTICO EM PALMAS-TO
Descrição: A Hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, ocasionada pelo Mycobacterium leprae, sendo considerado um importante problema de Saúde Pública pela sua magnitude e transcendência. As incapacidades físicas em Hanseníase podem acarretar sequelas permanentes no indivíduo resultando em comprometimento da qualidade de vida do portador da doença e consequentes danos biopsicossociais, sendo que a melhor forma de prevenir incapacidades é diagnosticar e tratar precocemente. O objetivo deste estudo é identificar os fatores que estão associados às incapacidades físicas no momento do diagnóstico de pacientes com Hanseníase em Palmas -TO, no período de 2016 a 2017. Para isso, será realizado um estudo descritivo e transversal, onde será realizada a análise das variáveis sociodemográficas, clínico-epidemiológicas e variáveis relacionadas ao comprometimento da função neural. Os dados serão coletados das do SINAN e das Fichas de Avaliações Neurológicas preenchidas pelos serviços de saúde. Espera-se identificar os fatores que estão associados à incapacidade física em Hanseníase no momento do diagnóstico, a fim de direcionar ações de vigilância e controle para detecção precoce dos casos e intensificar as condutas relacionadas à atenção integral aos pacientes com Hanseníase.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (3) . Integrantes: Lorena Dias Monteiro - Coordenador / Francisco Rogerlândio Martins Melo - Integrante / Jaison Antonio Barreto - Integrante / Allana Lima Moreira Rodrigues - Integrante / Felipe Batista Rezende - Integrante / Flávia Santos Medina - Integrante / Émery Fernandes Bento Morais - Integrante / Cainã Salmom Lima Carvalho - Integrante / Edson José de Aleluia Junior - Integrante / Fernanda Macedo Moraes - Integrante / Letícia Cerqueira de Santana - Integrante / Maria Amália Dias Bizerra de Figueiredo - Integrante / Pedro Henrique de Campos Lico - Integrante / Sabrina dos Santos do Carmo - Integrante / Anna Kariny Ribeiro da Silva - Integrante / Murilo Lemos Siqueira - Integrante / Luiz Ricardo Almeida Sauer Kruger - Integrante / Josué Junior Silva Luz - Integrante / Marcele Pereira Silvestre Gotardelo - Integrante / Joseane Araújo Franco - Integrante.
Membro: Lorena Dias Monteiro.
3.   2017-2020. PADROES EPIDEMIOLOGICOS E DE SERVICOS DE SAUDE RELACIONADOS A BAIXA QUALIDADE DA AVALIACAO DE CONTATOS DE HANSENIASE NA REDE DE ATENCAO A SAUDE DE PALMAS, TOCANTINS
Descrição: Para se alcançar a eliminação hanseníase é necessária atenção interdisciplinar e multiprofissional, no intuito de que o diagnóstico seja rápido e efetivo, seguindo com o acompanhamento do tratamento, da vigilância epidemiológica eficiente, e principalmente na busca ativa e avaliação dos contatos, visitas domiciliares realizadas por equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), essas ações estão sendo vistas como principal medida de controle da hanseníase. Por sua localização geográfica, situada no centro da região mais endêmica do Brasil no que tange à hanseníase, o município de Palmas apresenta um coeficiente de detecção hiperendêmico nos últimos 20 anos. As ações de controle estão pautadas na descentralização, com execução na atenção primária à saúde, com ênfase na detecção precoce dos casos e na avaliação de seus contatos, com metas definidas pelo Ministério da Saúde. Entretanto, os dados refletem um parâmetro precário de avaliação de contatos, principalmente nas capitais dos estados. Em relação ao Município de Palmas, capital do Estado do Tocantins, apesar da ampliação significativa da cobertura da atenção básica nos últimos 10 anos, verifica-se também um parâmetro de precariedade quanto a detecção de casos novos a partir da avaliação de contatos. O objetivo desta pesquisa é caracterizar os fatores determinantes para a baixa qualidade da avaliação de contatos pela ESF no município. Trata-se de estudo transversal quantitativo, de natureza operacional, a ser realizado no período de 2018 a 2019 e organizado em 5 etapas. A primeira etapa visa a caracterização do processo de trabalho desenvolvido na estratégia saúde da família (ESF) para a abordagem de contatos de casos índices de hanseníase. Para tanto serão entrevistados dois informantes-chave (enfermagem) de cada um dos 34 Centros de Saúde da Comunidade e será realizada observação direta de cada unidade por pesquisadores. A segunda visa a descrição do perfil dos profissionais de saúde que atuam na ESF a partir da utilização de questionários autoaplicáveis. Em uma terceira etapa será realizada a verificação da consistência do SINAN no que se refere às variáveis específicas de abordagem de contatos. A base de referência será identificada para abordagem de casos índices com diagnóstico recente ou mais antigo, a fim de verificar o processo de abordagem inicial e de seguimento de seus contatos. Tomando como data de início prevista do trabalho de campo em junho de 2018, serão selecionados casos novos PB e MB, residentes nos 8 territórios de abrangência dos CSC, com diagnóstico no período de agosto de 2014 a julho de 2016, respectivamente. O total de casos neste período é de aproximadamente 620 casos. Cada caso índice localizado no território de abrangência da ESF que consentir participar da pesquisa será entrevistado e seus contatos serão abordados. Com base no padrão médio de Palmas nos últimos 5 anos, estima-se uma proporção de 4 contatos por caso índice, ou seja, 2.480 contatos. Na etapa 4, será aplicado questionário específico por pesquisadores bem como será realizada triagem dermatoneurológica por profissionais da ESF capacitados. Por fim, a etapa 5 será estruturada de forma a se obter uma análise integrada para a busca de fatores associados ao desempenho insuficiente da avaliação de contatos na ESF de Palmas. Todo o processo de trabalho será configurado para recomendar ações estratégicas que visem ampliar a cobertura e a qualidade da abordagem dos contatos na ESF.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (3) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Lorena Dias Monteiro - Coordenador / Jaison Antonio Barreto - Integrante / Allana Lima Moreira Rodrigues - Integrante / Felipe Batista Rezende - Integrante / Émery Fernandes Bento Morais - Integrante / Cainã Salmom Lima Carvalho - Integrante / Edson José de Aleluia Junior - Integrante / Fernanda Macedo Moraes - Integrante / Letícia Cerqueira de Santana - Integrante / Maria Amália Dias Bizerra de Figueiredo - Integrante / Pedro Henrique de Campos Lico - Integrante / Sabrina dos Santos do Carmo - Integrante / Anna Kariny Ribeiro da Silva - Integrante / Murilo Lemos Siqueira - Integrante / Josué Junior Silva Luz - Integrante / Marcele Pereira Silvestre Gotardelo - Integrante / Juliana Diniz Olvieira do Valle - Integrante / Luis Ricardo Almeira Sauer Kruger - Integrante / Joseane Araújo Franco - Integrante.
Membro: Lorena Dias Monteiro.

2016

1.   2016-2019. COMPARACAO ENTRE DUAS TECNICAS DE MOBIIZACAO COM E SEM THRUST DE TORNOZELO SOBRE O EQUILIBRIO EM PACIENTES COM INSTABILIDADE CRONICA DE TORNOZELO: UM ENSAIO CLINICO ALEATORIO.
Descrição: Estudo de intervenção comparando a aplicação de duas técnicas sobre o equilíbrio postural.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Pedro Olavo de Paula Lima - Coordenador / Rodrigo Ribeiro de Oliveira - Integrante / Gabriel Peixoto Leão Almeida - Integrante.
Membro: Pedro Olavo de Paula Lima.

2015

1.   2015-Atual. Compreendendo o Pilates
Descrição: Esse protocolo de pesquisa visa compreender o mercado do serviço de Pilates na cidade de Fortaleza - Ceará. Para tal, serão aplicados questionários estruturados para identificar o perfil do cliente/usuário/paciente e fornecedor dos serviços de Pilates em clínicas, academias e estúdios independentes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Pedro Olavo de Paula Lima - Coordenador.
Membro: Pedro Olavo de Paula Lima.
2.   2015-Atual. DETECCAO DE FATORES DE RISCO PARA LESOES DE JOELHO E TORNOZELO EM ATLETAS: ESTUDO COORTE PROSPECTIVO
Descrição: --. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Pedro Olavo de Paula Lima - Integrante / Rodrigo Ribeiro de Oliveira - Integrante / Gabriel Peixoto Leão Almeida - Coordenador.
Membro: Pedro Olavo de Paula Lima.
3.   2015-Atual. Efetividade do uso adicional da bandagem elastica mecanica ao treinamento excentrico em pacientes com tendinopatia patelar: um ensaio clinico aleatorizado
Descrição: O estudo será um ensaio clínico randomizado, avaliador cego, paralelo e com registo. A amostra será composta por 36 indivíduos de ambos os sexos, com idade variando entre 18 a 35 anos, que se enquadrarem nos critérios de elegibilidade. As medidas de desfecho clínico a serem avaliadas serão a dor, através da escala visual analógica associada à algometria, e função através do questionário VISA-P. Além disso a adesão e satisfação dos pacientes serão avaliados como desfecho secundário do estudo. As avaliações serão feitas no início, 4, 8 e 12 semanas após. A amostra será alocada aleatoriamente em dois grupos, o grupo A que fará o protocolo de exercícios excêntricos e o grupo B fará o protocolo de exercícios excêntrico associado à bandagem elástica mecânica. O tratamento será realizado em 12 semanas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Pedro Olavo de Paula Lima - Integrante / Rodrigo Ribeiro de Oliveira - Coordenador / Victor Matheus Leite Mascarenhas Ferreira - Integrante / Gabriel Peixoto Leão Almeida - Integrante.
Membro: Pedro Olavo de Paula Lima.
4.   2015-Atual. EPIDEMIOLOGIA DAS LESOES MUSCULOESQUELETICAS EM ATLETAS
Descrição: Condução de estudos observacionais para inquérito epidemiológico das lesões musculoesqueléticas em atletas e praticantes de diversas modalidades esportivas. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Pedro Olavo de Paula Lima - Coordenador / Rodrigo Ribeiro de Oliveira - Integrante / Paulo Ricardo Pinto Carneiro - Integrante / Gabriel Peixoto Leão Almeida - Integrante.
Membro: Pedro Olavo de Paula Lima.
5.   2015-Atual. Fisioterapia na assistencia e prevencao das disfuncoes do joelho
Descrição: Entre as afecções do sistema musculoesquelético, a dor na articulação do joelho é condição muito frequente, sendo a prevalência global de aproximadamente 20%. A incidência e a intensidade da dor nessa articulação aumentam progressivamente com a idade. A dor e lesões crônicas no joelho estão cada vez mais comuns, isso deve-se a dois aspectos: 1) em função do crescimento da prática esportiva estimulada pela busca de qualidade de vida, prevenção de fatores de risco para doenças cardiovasculares e divulgação da mídia dos dois maiores eventos esportivos internacionais (Copa do Mundo de Futebol e Jogos Olímpicos) que serão sediados no Brasil; e 2) em consequência do envelhecimento populacional, resultando no aumento das doenças crônico-degenerativas, dentre as quais a osteoartrite (OA) de joelho é a doença articular Entre as principais lesões no joelho podemos destacar a osteoartrite de joelho, lesões de ligamentos, meniscos, cartilagem articular, síndrome da dor patelofemoral, tendinopatias, apofisite por tração, fraturas, entre outras. Dessa forma, o objetivo deste projeto guarda-chuva é verificar a atuação da fisioterapia como medida de prevenção e tratamento das disfunções do joelho. O presente projeto fará uso de diferentes métodos de pesquisa científica que se adequarão a cada subprojeto a ser desenvolvido, podendo apresentar estudos série de casos, caso-controle, coorte, ensaios clínicos e de validação. Os participantes serão acompanhados no Laboratório de Análise do Movimento Humano (LAMH) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) . Integrantes: Pedro Olavo de Paula Lima - Integrante / Gabriel Peixoto Leão Almeida - Coordenador.
Membro: Pedro Olavo de Paula Lima.

2014

1.   2014-Atual. Politica, Planejamento e Gestao das Regioes e Redes de Atencao a Saude no Brasil
Descrição: No momento atual de implementação do Sistema Único de Saúde, dentre os desafios mais urgentes está a expansão e adequação da oferta, com regionalização e consolidação de redes de atenção à saúde, visando ampliar o acesso, a efetividade e eficiência de ações e serviços de saúde. Os significados e as relações existentes entre regiões e redes de atenção indicam que o avanço do processo de regionalização pode interferir positivamente no acesso às ações de serviços de saúde. Faz-se necessário, portanto, identificar as condições que favorecem ou dificultam a regionalização nos estados e a conformação das redes de atenção à saúde, para compreensão de possíveis entraves à diminuição das desigualdades na universalização da saúde no Brasil. A pesquisa sobre as políticas, o planejamento e a gestão das regiões e redes de saúde no Brasil tem como principal objetivo avaliar, sob a perspectiva de diferentes abordagens teórico-metodológicas, os processos de organização, coordenação e gestão envolvidos na conformação de regiões e redes de atenção à saúde, e seu impacto para melhoria do acesso, efetividade e eficiência das ações e serviços no SUS (conforme Linha 5 da Chamada MCTI/CNPq/CT Saúde/MS/SCTIE/Decit Nº 41/2013). Os objetivos específicos incluem avaliações sobre a coordenação e a organização das regiões e redes de saúde, estudos sobre os fluxos de demanda e estruturação da oferta, o papel da Atenção Primária à Saúde (APS) nas políticas, regiões e redes de saúde e a realização de estudos temáticos, que subsidiarão a consecução dos três objetivos anteriores. A investigação será desenvolvida utilizando-se majoritariamente abordagens qualitativas de pesquisa avaliativa, utilizando técnicas como as de grupos focais, entrevistas, análise documental e estudo de casos em regiões de saúde selecionadas. De forma complementar adotará métodos e instrumentos quantitativos para alguns de seus aspectos e dimensões, como questionários estruturados ou planilhas para o processamento e análise das informações empíricas e instrumentos de avaliação prévalidados. A estruturação de uma rede de pesquisa sobre política, planejamento e gestão das regiões e redes de saúde no Brasil deverá promover articulações e parcerias entre diferentes instituições e pesquisadores localizados em todas as regiões do país e atuantes nas áreas e linhas de pesquisa correspondentes aos temas, objetos e objetivos aqui propostos. A principal contribuição científica da pesquisa deverá ser a produção de análises sobre os diversos condicionantes (territoriais, econômicos, culturais, sociais, histórico-estruturais, políticos-institucionais, informacionais, normativos e tecnológicos) para a conformação das políticas, do planejamento e da gestão das regiões e redes (temáticas) de atenção à saúde no Brasil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Neusa Goya - Integrante / Luiz Odorico Monteiro de Andrade - Integrante / Ivana Cristina Cunha de Holanda Barreto - Integrante / Juliana Braga de Paula - Integrante / Alcides Silva de Miranda - Integrante / Ricardo José Soares Pontes - Integrante / Luciana Dias de Lima - Integrante / Ana Luisa Almeida Melo - Integrante / Fábio Solon Tarja - Integrante / Ana Luiza D'Avila Viana - Coordenador / Eurivaldo Sampaio de Almeida - Integrante / MARIA VALDELICE MOTA - Integrante / Nelson Ibañez - Integrante / Hudson Pacífico Silva - Integrante / Célia R. Pierantoni - Integrante / Márcia Rodrigues C. Fausto - Integrante / Mario Roberto Dal Poz - Integrante / Luiza Sterman Heimann - Integrante / João Henrique G Scatena - Integrante / Lígia Giovanella - Integrante / Aylene Emília Bouquat - Integrante / Francisco Viacava - Integrante / José Carvalho de Noronh - Integrante / Armando Antonio De Negri Filho - Integrante.
Membro: Neusa Goya.

2013

1.   2013-2017. Atencao a Saude para Hanseniase em Areas de Alta Endemicidade nos Estados de Rondonia, Tocantins e Bahia: Abordagem Integrada de Aspectos Operacionais, Epidemiologicos (Espaco-Temporais), Clinicos e Psicossociais
Descrição: Na perspectiva da atenção à saúde para hanseníase no Brasil, aspectos como desempenho da atenção à saúde na vigilância de contatos, demandas e da oferta de atenção à saúde no pós-tratamento poliquimioterápico para hanseníase e necessidades sociais e condições de vida das pessoas afetadas pela hanseníase tornam-se fundamentais. A presente proposta tomou como base todos os elementos centrais da estratégia global de controle. Buscou-se inserir abordagens a questões que estão presentes em todos os eixos estruturantes das ações de controle da hanseníase: 1- epidemiologia (sistema de informação e análise de dados); 2- gestão (planejamento; monitoramento e avaliação; descentralização na APS, referência e contra referência e desenvolvimento pessoal); 3- atenção integral ao portador de hanseníase e seus familiares (diagnóstico, tratamento e vigilância de contatos; prevenção de incapacidades físicas e reabilitação; resgate social de ex-pacientes isolados); 4- pesquisa (centros de referência e pesquisa operacional). O objetivo geral da proposta é caracterizar os aspectos operacionais, epidemiológicos (espaço-temporais), clínicos e psicossociais que influenciam a atenção à saúde para o controle da hanseníase em áreas de alta endemicidade em municípios dos estados de Rondônia, Tocantins e Bahia. De forma mais específica pretende-se: caracterizar os padrões e tendências de aglomerados espaço-temporais dos casos de hanseníase diagnosticados no período de 2001 a 2012; identificar os fatores de risco (operacionais ? rede de atenção, clínicos, epidemiológicos, sociais, econômicos, demográficos, ambientais) associados aos padrões de: entrada/detecção de casos, desempenho de avaliação de contatos, ocorrência de incapacidades físicas dos casos de hanseníase no período de 2001 a 2012; caracterizar os aspectos epidemiológicos e operacionais da abordagem de contatos domiciliares pelos serviços de saúde de casos com hanseníase no período de 2007 a 2012; identificar os padrões de completitude.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (6) . Integrantes: Lorena Dias Monteiro - Integrante / Jaqueline Caracas Barbosa - Integrante / Carlos Henrique Morais de Alencar - Integrante / Olga Maria de alencar - Integrante / Jorg Heukelbach - Coordenador / Alberto Novaes Ramos Junior - Integrante / Maria Vaudelice Mota - Integrante.
Membro: Lorena Dias Monteiro.
2.   2013-2017. Functional Movement Screen (FMS) e exercicios corretivos em atletas corredores de rua
Descrição: Estudo dividido em 2 etapas: 1) estudo transversal comparando os resultados de exames biomecânicos e funcionais em atletas de corrida de rua; 2) estudo de intervenção com os atletas em situação de risco para lesão com exercícios funcionais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Pedro Olavo de Paula Lima - Coordenador / Rodrigo Ribeiro de Oliveira - Integrante / Gabriel Peixoto Leão Almeida - Integrante / Márcio Almeida Bezerra - Integrante.
Membro: Pedro Olavo de Paula Lima.
3.   2013-2015. MODELO DE GOVERNANCA, REGIONALIZACAO E REDES DE ATENCAO A SAUDE NO ESTADO DO CEARA: CONTEXTO, CONDICIONANTES, IMPLEMENTACAO E RESULTADOS
Descrição: O projeto de pesquisa visa avaliar o processo e os resultados da implantação da regionalização da saúde no estado do Ceará, destacando o período pós implementação dos Contratos Organizativos da Ação Pública de Saúde - COAP nas regiões de saúde, particularmente no período de 2012 a 2014, objetivando: a) caracterizar as regiões e as redes de atenção à saúde configuradas no estado; b) avaliar as Comissões Intergestores Regionais (CIR); c) avaliar o modelo de governança nas regiões de saúde; e d) avaliar o impacto da regionalização no acesso às ações e serviços de saúde no estado do Ceará. A pesquisa avaliativa utilizará principalmente a metodologia da pesquisa qualitativa em saúde através das técnicas de grupo focal, entrevistas abertas e análise documental; de forma complementar e articulada, a investigação utilizará também a metodologia quantitativa naqueles aspectos quantificáveis e objetiváveis do processo de regionalização. Os informantes chave (sujeitos) da pesquisa serão os técnicos de nível central e regional da Secretaria de Saúde do Estado, os membros do COSEMS, os técnicos dos municípios e os membros dos conselhos de saúde envolvidos no processo de regionalização. As fontes documentais serão as atas, relatórios e todos os documentos constitutivos dos COAP. O projeto foi aprovado nas quatro etapas do Edital 03/2012 - PPSUS Rede - MS/CNPq/FUNCAP/SESA.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (15) . Integrantes: Neusa Goya - Integrante / Luiz Odorico Monteiro de Andrade - Integrante / Ivana Cristina Cunha de Holanda Barreto - Integrante / Ricardo José Soares Pontes - Coordenador / Maria Lúcia Magalhães Bosi - Integrante / Ana Luiza d?Ávila Viana - Integrante / José Wellinton Oliveira Lima - Integrante / Maria Socorro de Araújo Dias - Integrante / Maria do Socorro Vieira Lopes - Integrante / Luciana Dias de Lima - Integrante.
Membro: Neusa Goya.
4.   2013-2015. Padroes Epidemiologicos e Operacionais de Controle da Hanseniase no municipio de Fortaleza, Ceara, 2001-2012
Descrição: Descrição: Introdução: A hanseníase mantém-se como um processo infeccioso crônico de elevada magnitude em vários países. Apesar disto, de uma forma ampliada, o caráter de doença negligenciada compromete sistematicamente o seu controle, onde se sustenta com uma elevada carga nos países endêmicos, considerando-se o número de casos novos detectados e as complexas repercussões que gera nos planos individual e coletivo. Uma das questões importantes pouco abordadas não apenas no Brasil, mas em outros países endêmicos, é o padrão epidemiológico desigual de ocorrência da hanseníase (e de outras endemias) nos territórios. As análises das relações entre saúde e espaço precisam fazer uso de estudos que abordem escalas ecológicas para identificar os fatores que possam estar envolvidos nestas relações. Objetivos: Caracterizar os padrões epidemiológicos/operacionais, espaciais e temporais da hanseníase em um município de alto risco de transmissão para hanseníase no estado do Ceará no período de 2001 a 2012. De forma mais específica, pretende-se caracterizar os padrões epidemiológicos/operacionais e tendência temporal da hanseníase na área do estudo de 2001 a 2012, descrever o fluxo de pessoas afetadas pela hanseníase, entre o bairro de residência e de diagnóstico, definir e classificar aglomerados espaço-temporais de alto risco de detecção da hanseníase, de transmissão recente e de diagnóstico tardio na área endêmica utilizando quatro métodos de análise espacial para detectar agregados. Métodos: Este estudo será composto por três sub-estudos, cada um apresentando método e desenho de estudo específicos. Sub-estudo 1: Estudo descritivo e analítico sobre os indicadores epidemiológicos e operacionais da hanseníase com base em dados secundários. Trata-se de uma construção das séries históricas dos indicadores epidemiológicos e operacionais de ocorrência da hanseníase em cada um dos 12 anos do estudo e do período completo de 2001 a 2012. Sub-estudo 2: Análise de fluxo para o primeiro atendimento.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lorena Dias Monteiro - Integrante / Jaqueline Caracas Barbosa - Integrante / Carlos Henrique Morais de Alencar - Integrante / Jorg Heukelbach - Integrante / Alberto Novaes Ramos Junior - Coordenador / Laura Brito de Souza - Integrante / Francisco Rogerlândio Martins Melo - Integrante / Ekaterine Araujo Dias - Integrante / Amanda Lima Sena - Integrante / Ana Rebeca de Sousa Ponce - Integrante / Aline Ramos Araújo - Integrante / Dominik Garcia Araújo Fonte - Integrante / Ricardo José Soares Pontes - Integrante / Luciano Pamplona de Góes Cavalcanti - Integrante / Victor Emanuel Pessoa Martins - Integrante / Penélope Vounatsou - Integrante / Geziel dos Santos de Sousa - Integrante.
Membro: Lorena Dias Monteiro.
5.   2013-2015. Transmissao e diagnostico tardio da hanseniase no estado do ceara: Identificacao de areas de risco, 2001-2012
Descrição: Introdução: A hanseníase mantém-se como um processo infeccioso crônico de elevada magnitude em vários países. Apesar disto, de uma forma ampliada, o caráter de doença negligenciada compromete sistematicamente o seu controle, onde se sustenta com uma elevada carga nos países endêmicos, considerando-se o número de casos novos detectados e as complexas repercussões que gera nos planos individual e coletivo. Uma das questões importantes pouco abordadas não apenas no Brasil, mas em outros países endêmicos, é o padrão epidemiológico desigual de ocorrência da hanseníase (e de outras endemias) nos territórios. As análises das relações entre saúde e espaço precisam fazer uso de estudos que abordem escalas ecológicas para identificar os fatores que possam estar envolvidos nestas relações. Objetivos: Caracterizar os padrões epidemiológicos/operacionais, espaciais e temporais da hanseníase em um município de alto risco de transmissão para hanseníase no estado do Ceará no período de 2001 a 2012. De forma mais específica, pretende-se caracterizar os padrões epidemiológicos/operacionais e tendência temporal da hanseníase na área do estudo de 2001 a 2012, descrever o fluxo de pessoas afetadas pela hanseníase, entre o município de residência e de diagnóstico, definir e classificar aglomerados espaço-temporais de alto risco de detecção da hanseníase, de transmissão recente e de diagnóstico tardio na área endêmica utilizando quatro métodos de análise espacial para detectar agregados. Métodos: Este estudo será composto por três sub-estudos, cada um apresentando método e desenho de estudo específicos. Sub-estudo 1: Estudo descritivo e analítico sobre os indicadores epidemiológicos e operacionais da hanseníase com base em dados secundários. Trata-se de uma construção das séries históricas dos indicadores epidemiológicos e operacionais de ocorrência da hanseníase em cada um dos 12 anos do estudo e do período completo de 2001 a 2012. Sub-estudo 2: Análise de fluxo para o primeiro atendimento (diagnóstico da hanseníase). Realizar-se-á estudo transversal com ênfase espacial. Serão quantificados e mapeados os casos novos de hanseníase nos municípios de Ceará, comparando-se o registro do município de residência com o município da unidade de saúde de notificação dos casos. Sub-estudo 3: Análise de padrões espaciais com recortes temporais de transmissibilidade e diagnóstico da hanseníase. Nesta será 4 comparada a variabilidade espacial dos indicadores epidemiológicos e operacionais relacionados à hanseníase nos períodos de 2001 a 2003, 2004 a 2006, 2007 a 2009 e 2010 a 1012, bem como o período completo (2001 a 2012) por meio de mapas temáticos, tendo como unidade de análise os municípios. Como hipótese central do estudo tem-se que a distribuição espacial heterogênea da hanseníase no município de Ceará não se dá por acaso, mas está relacionada a fatores geográficos e sociais, como ocupação do espaço urbano, perfil socioeconômico, ocupação, acesso à rede de atenção à saúde bem como a características ambientais diversas. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) . Integrantes: Lorena Dias Monteiro - Integrante / Carlos Henrique Morais de Alencar - Coordenador / Jorg Heukelbach - Integrante / Alberto Novaes Ramos Junior - Integrante / Francisco Rogerlândio Martins Melo - Integrante / Aline Lima Brito - Integrante / Dominik Garcia Araújo Fonte - Integrante / Geziel dos Santos de Sousa - Integrante.
Membro: Lorena Dias Monteiro.
6.   2013-Atual. VI PESQUISA SOBRE SAUDE MATERNO-INFANTIL DO CEARA (PESMIC VI): 25 ANOS DE ACOMPANHAMENTO DE INDICADORES DE SAUDE E COBERTURA DOS SERVICOS
Descrição: A VI PESQUISA SOBRE SAÚDE MATERNO-INFANTIL DO CEARÁ (PESMIC VI): 25 ANOS DE ACOMPANHAMENTO DE INDICADORES DE SAÚDE E COBERTURA DOS SERVIÇOS COMPLEMENTA A SÉRIE DE ESTUDOS TRANSVERSAIS REALIZADOS NO ESTADO DO CEARÁ PARA O ESTUDO DE CARACTERÍSTICAS DE SAÚDE MATERNO INFANTIL.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Hermano Alexandre Lima Rocha - Integrante / Correia, Luciano Lima - Coordenador / Silveira, Dirlene Mafalda Ildefonso da - Integrante / Silva, Anamaria Cavalcante e - Integrante / Campos, Jocileide Sales - Integrante / Machado, Márcia Maria Tavares - Integrante / Cunha, Antônio José Ledo Alves da - Integrante / Álvaro Jorge Madeiro Leite - Integrante. Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Hermano Alexandre Lima Rocha.
7.   2013-2015. Etica na Atencao Integral a Saude de Pessoas e Familias Acometidas pela Hanseniase: Desenvolvimento e Aplicacao de Protocolos Inovadores em Sistemas de Saude a partir da Cooperacao Brasil-Espanha
Descrição: A presente proposta tem como objetivo geral analisar de forma integrada aspectos operacionais, epidemiológicos, clínicos e psicossociais da hanseníase para desenvolvimento de protocolos éticos voltados para atenção/cuidado à saúde em áreas de alta endemicidade no Brasil em municípios dos estados de Rondônia e Bahia, bem como em área não endêmica, Espanha. A presente proposta trata de abordagem ampla e integradora, estruturante do ponto de vista técnico, uma vez que perpassa questões da epidemiologia, bioética, da gestão do programa em termos operacionais, da educação permanente, da abordagem integral do portador, bem como de fortalecimento da rede de atenção a partir da incorporação de dimensões mais amplas da hanseníase pelos serviços de saúde. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lorena Dias Monteiro - Integrante / Jaqueline Caracas Barbosa - Integrante / Carlos Henrique Morais de Alencar - Integrante / Maria de Jesus Freitas Alencar - Integrante / Olga Maria de alencar - Integrante / Thayza Miranda Pereira - Integrante / Jorg Heukelbach - Integrante / Alberto Novaes Ramos Junior - Coordenador / Carmelita Ribeiro de Oliveira - Integrante / Sebastião Alves de Sena Neto - Integrante / Duane Hinders - Integrante / Marcos Túlio Raposo - Integrante / Eliana Amorim de Souza - Integrante / Aline Lima Brito - Integrante / Amanda Lima Sena - Integrante / Patrícia Passos Sampaio - Integrante / Ana Rebeca de Sousa Ponce - Integrante / Aline Ramos Araújo - Integrante / Miguel Angel Sánchez González - Integrante / José Miguel Hernández Mansilla - Integrante / José Andrade Louzado - Integrante / Klaas Hendrik Eggens - Integrante / Ana Virgínia de Queiroz Caminha - Integrante / Dominik Garcia Araújo Fonte - Integrante / Maria da Conceição de Luna Alves Cunha - Integrante.
Membro: Lorena Dias Monteiro.


Data de processamento: 17/02/2022 16:36:38