Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - Faculdade de Medicina - UFC [Turmas Doutorado Ano de 2012]

Patricia Passos Sampaio

É doutora em Saúde Coletiva pela Ampla Associação UECE/UFC/UNIFOR(2016). Fez Doutorado Sanduíche na Universidade do Porto(2014). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1988), mestrado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2000). É professora titular da Universidade de Fortaleza. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Organizacional e do trabalho, Psicodinâmica do Trabalho e Psicologia Institucional, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde, trabalho, instituições e grupos. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7437097630312398 (17/02/2022)
  • Rótulo/Grupo: Discente 2012
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2011-HOJE
  • Endereço: Universidade de Fortaleza, Diretoria do Centro de Ciências Humanas, Curso de Graduação em Psicologia. Avenida Washington Soares, 1321 Edson Queiroz 60811-905 - Fortaleza, CE - Brasil - Caixa-postal: 1258 Telefone: (85) 34773000 Ramal: 3198 Fax: (85) 34773063 URL da Homepage: http://www.unifor.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2018-Atual. Etica, humanizacao e profissionalismo na educacao medica: estudo comparativo Brasil- Portugal
      Descrição: A Pesquisa visa avaliar as atitudes de acadêmicos de medicina e médicos residentes e suas percepções acerca do desempenho do (a) professional médico (a) e da interação entre médicos e pacientes nos cenários de prática Uma pesquisa multicêntrica realizada no Brasil e em Portugal evidenciou uma regressão da competência de juízo moral entre estudantes de medicina brasileiros ao longo do curso de graduação (Feitosa et al, 2013). Moral, mais que um conceito, é uma ideia etérea e amorfa. Baseia-se na inserção dos princípios internos na cultura ? na subjetividade ? de modo que não é única, mas plural (Boff, 2003), uma vez que plurais são as sociedades e as comunidades que as compõem, com uma diversidade de sentimentos, necessidades, desejos e crenças morais (Engelhardt Jr, 1996). O estudo com acadêmicos de medicina, todavia, não se propôs a avaliar a moral, mas sim a competência de juízo moral, compreendendo-a como a habilidade de realizar julgamentos morais baseados em princípios morais internos e agir de acordo com tais julgamentos, na conjuntura de uma prática reflexiva (Piaget, 1977). Diante destes fatos, emerge a questão norteadora do estudo: quais os fatores responsáveis por essa regressão da competência de juízo moral dos acadêmicos de medicina e o quais as medidas cabíveis e necessárias a serem implementadas com o intuito de evita-la? Neste sentido, a presente pesquisa justifica-se diante da necessidade mundial de se fortalecer os eixos ética, humanização e profissionalismo na formação dos profissionais médicos diante das demandas sociais contemporâneas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Patricia Passos Sampaio - Integrante / Ana Maria Fontenelle Catrib - Coordenador / Aline Veras Moraes Brilhante - Integrante / Silvia de Melo Cunha - Integrante / Kelly Leite Maia de Messias - Integrante.
      Membro: Patricia Passos Sampaio.
    2. 2017-2017. Associacao entre sintomas psiquiatricos , bem estar e temperamentos afetivos em uma amostra de policiais militares que atuam na regiao metroolitana de Fortaleza-CE
      Descrição: O policial militar tem como principal função preservar a ordem pública, proteger os cidadãos e o patrimônio público. Tendo em vista que Brasil tem se mostrado um país com muita violência, é importante pensar na qualidade de vida do policial que, por muitas vezes, se submetem a situações excessivamente estressantes com o objetivo de não falhar com sua função, se empenhando como for necessário. Com o foco nos policiais militares, esse projeto tem como objetivo buscar os temperamentos que estão mais associados a um maior índice de saúde mental, analisando os índices de estresse, depressão, ansiedade e bem-estar subjetivo e, também, se as categorias de temperamento tem um papel moderador na expressão das demais variáveis na amostra supracitada no município de Fortaleza-CE. O projeto se utiliza de uma metodologia quantitativa, descritiva de corte transversal. A coleta de dados será feita de maneira coletiva e para mensurar as variáveis serão usados os seguintes inventários: QSG-12 ? Questionário de Saúde Geral, PSS 10 ? Escala de Estresse Percebido, SWLS - Escala de Satisfação com a Vida e a TEMPS-RJ - Questionário de Autoavaliação de Temperamento de Memphis, Pisa e San Diego-versão Rio de Janeiro. Para a análise estatística dos dados será utilizado o software SPSS v.20 tendo em vista as medidas de tendência central, dispersão, analise de frequência e as correlações das variáveis.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Patricia Passos Sampaio - Coordenador / Icaro Moreira Costa - Integrante. Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Patricia Passos Sampaio.
    3. 2016-Atual. Construcao da universidade promotora de saude: estudo comparativo entre Brasil e Portugal
      Descrição: A aquisição de estilos de vida saudáveis entre jovens é determinante para a garantia de uma vida adulta com saúde e o ambiente universitário é campo fértil para a realização de práticas educativas que promovam saúde. A promoção da saúde é uma estratégia de articulação transversal na qual se confere visibilidade aos fatores que colocam a saúde da população em risco e às diferenças entre necessidades, territórios e culturas. Discussões sobre educação e promoção da saúde no âmbitos nacional e internacional poderão e deverão evoluir em direção a operacionalização de programas que possibilitem uma melhor qualidade de vida dos estudantes. Este estudo tem o objetivo analisar as concepções de gestores, docentes e acadêmicos dos cursos de graduação da Universidade de Fortaleza-UNIFOR e da Universidade do Porto-UP, das áreas de Humanas e de Saúde, sobre ambientes universitários saudáveis e promotores de saúde. A proposta irá trabalhar com um desenho misto, que incorpora métodos e técnicas de coleta e análise dos dados quantitativos e qualitativos, para o conhecimento das experiências de promoção da saúde na universidade, com o intuito de auxiliar na construção de políticas públicas educacionais direcionadas à construção de ambientes saudáveis... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . Integrantes: Patricia Passos Sampaio - Integrante / Tallys Newton Fernandes de Matos - Integrante / Ana Maria Fontenelle Catrib - Coordenador / Aline Veras Moraes Brilhante - Integrante / Lidia Andrade Lourinho - Integrante / Natália Bitar Cunha Olegário - Integrante / Ligia Lucena Gonçalves - Integrante / Maxmiria H. Batista - Integrante.
      Membro: Patricia Passos Sampaio.
    4. 2016-Atual. Promocao da saude nos espacos educacionais
      Descrição: O projeto visa implementar ações educativas em saúde no espaço escolar por este um ambiente propício para se trabalhar a educação em saúde.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Patricia Passos Sampaio - Integrante / Tallys Newton Fernandes de Matos - Integrante / Ana Maria Fontenelle Catrib - Coordenador / Luiza Valeska de Mesquita Martins - Integrante / Francisca Bertilia Chaves Costa - Integrante / Soraia Pinheiro Machado Arruda - Integrante.
      Membro: Patricia Passos Sampaio.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (23)
      1. VI CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICODINÂMICA E CLÍNICA DO TRABALHO E VII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PSICODINÂMICA DO TRABALHO. 2019. (Congresso).
      2. V Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão-Psicologia, Direitos Sociais e Políticas Públicas: Avanços e desafios. 2018. (Congresso).
      3. V Congresso Brasileiro de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho. 2017. (Congresso).
      4. V Congresso Brasileiro de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho. Prazer´sofrimento no trabalho noturno em emergência. 2017. (Congresso).
      5. V Congresso Brasileiro de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho. Programa de Saúde do Trabalhador: espaço de escuta e acolhimento em um orgão do poder judiciário. 2017. (Congresso).
      6. V Congresso Brasileiro de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho. "Para ter cabeça boa": o sentido do trabalho na percepção dos artistas da construção civil. 2017. (Congresso).
      7. 9º Curso de Prevenção do Suicídio.Saúde do Trabalhador e Suicídio. 2016. (Outra).
      8. IV Congresso Brasileiro de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho. 2015. (Congresso).
      9. IV Congresso Brasileiro de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho. Expressões de Sofrimento Psiquico em Professores Universitários Portugueses. 2015. (Congresso).
      10. 1º Seminário de Inovação Pedagógica no Ensino Superior. 2014. (Seminário).
      11. Ciclo de Seminários Abertos:Metodologias Não-Convencionais. 2014. (Seminário).
      12. Comparativy Policy Studies: Policy Borrowing Research as an Analytical Tool. 2014. (Seminário).
      13. Conferência A Quest for Multicultural Pedagogy: Empirical Validation with Qualitative an Quantitative dataativ. 2014. (Outra).
      14. Precarização do Trabalho e Saúde Docente nas Universidades Brasileirs. 2014. (Seminário).
      15. Prova Pública de Doutoramentono ramo de Ciências da Educação. 2014. (Outra).
      16. Seminário Internacional Teoria Crítica e Formação do Trabalhador Flexível: Contradições e Possibilidades de Emancipação. 2014. (Seminário).
      17. VI Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências sa Educação. 2014. (Seminário).
      18. IX Encontro Nacional da ABEP. 2013. (Encontro).
      19. VI Congresso Internacional de Universidades Promotoras de la salud la. Estratégias de coping utilizado por estudiantes de ingeniería en periodo de evaluación académica. 2013. (Congresso).
      20. Semana de Psicologia.A Formação do Psicólogo. 2012. (Encontro).
      21. V Congresso Ibero-Americano de Pesquisa Qualitativa em Saúde. 2012. (Congresso).
      22. V Congresso Ibero-Americano de Pesquisa Qualitativa em Saúde. Estratégias de Coping vivenciadas por pessoas acometidas por Hanseníase/ Lepra. 2012. (Congresso).
      23. V Congresso Ibero-Americano de Pesquisa Qualitativa em Saúde. Estratégias de coping em universitários no período de avaliação acadêmica. 2012. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (2)
      1. SAMPAIO, P. P.. XIII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico em Psicologia. 2010. (Outro).. . 0.
      2. SAMPAIO, P. P.. I Simpósio de Psicologia Organizacional. 1994. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      Data de processamento: 17/02/2022 16:33:57