Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - Faculdade de Medicina - UFC [Turmas Doutorado Ano de 2012]

Regina Celia Carvalho da Silva

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, especialização em Enfermagem Clínica e em Gestão Hospitalar e Mestrado em Enfermagem Clínica pela Universidade Federal do Ceará. Foi professor substituto da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) de 2006 a 2011 e Enfermeira da Santa Casa de Misericórdia de Sobral de 1991 a 2011,assumiu a função de Enfermeira da Clinica e da Unidade de Terapia Intensiva e os cargos de Diretora de Enfermagem, Diretora de Ensino e Pesquisa e Coordenadora da Residência de Enfermagem. Foi Professor Auxiliar da Universidade de Fortaleza de 2013 a 2016. Atualmente é funcionário da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, em serviço para Secretaria da Saúde de Sobral ocupando a função de Secretária da Saúde. Tem experiência na assistência, no ensino e em gestão dos serviços de saúde, atuando principalmente nas áreas saúde materno-infantil, urgência e emergência e políticas públicas de saúde. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2012-2013. PREMATURIDADE E MUITO BAIXO PESO AO NASCER: AVALIACAO DAS PRATICAS ALIMENTARES E CUIDADOS MATERNOS, POS-ALTA HOSPITALAR, NORDESTE DO BRASIL- EDITAL UNIVERSAL 2011
      Descrição: Estudos de base populacional evidenciam que houve um aumento da prematuridade no Brasil de 5% em 1994 para 6.5% em 2004. Para o diagnóstico dos transtornos da alimentação na infância, as percepções dos pais devem ser levadas em consideração, pois, muitas vezes, os pais constroem expectativas exageradas em relação ao crescimento e ao peso de seus filhos. Os conhecimentos desta trajetória os determinantes a partir das crenças maternas, a percepção do peso ao nascer, o alimento como veículo afetivo e mediador simbólico são escassos e o desconhecimento enseja que mais estudos sejam realizados, com uma proposta de aprofundamento dessas questões que alicerçam a etiologia do excesso de peso e da obesidade na infância. Desse forma, nos propomos a realizar essa pesquisa, com a definição de alguns objetivos a serem alcançados: Caracterizar o perfil socioeconômico e de saúde, das mães e crianças nascidas com muito baixo peso ao nascer (1.500g) no município de Sobral, Ceará, entre 2006-2010; Identificar as crianças nascidas com muito baixo peso ao nascer (1.500g) que apresentam sobrepeso e obesidade, em Fortaleza e Sobral, CE; Identificar as práticas nutricionais de um grupo de crianças nascidas com muito baixo peso ao nascer (1.500g), com idade compreendida entre 1-5 anos, em Sobral, Ceará; Compreender, através da subjetividade materna, o processo multidimensional e sinérgico que envolve a associação entre baixo peso ao nascer, práticas alimentares e o excesso de peso e de obesidade na infância; Analisar as vivências e percepções de mães acerca da trajetória de construção da obesidade infantil de um grupo de crianças com muito baixo peso ao nascer (1.500g), diagnosticados com sobrepeso e obesidade infantil. Será realizado em dois municípios do Ceará: Fortaleza e Sobral. Utilizar-se-á o banco de dados de nascidos vivos no período de 2006-2010 e ambulatórios da rede pública dos dois municípios para identificação de crianças nascidas com baixo peso ao nascer. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Regina Celia Carvalho da Silva - Integrante / Kellyanne Abreu Silva - Integrante / Marcia Maria Tavares Machado - Coordenador / Ana Cristina Lindsay - Integrante / Nádia Maria Girão Saraiva de Almeida - Integrante / Antonio José Ledo da cunha - Integrante / Alvaro Jorge Madeiro Leite - Integrante / Marie McCormick - Integrante / Ângela Cardoso Andrade - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Regina Celia Carvalho da Silva.
    2. 2011-2012. Prevalencia de micro-organismos produtores de -lactamases de Espectro Ampliado (ESBL) isolados de infeccoes nosocomiais na Santa Casa de Misericordia de Sobral.
      Descrição: Dados do Sistema de Controle de Infecções Hospitalares da Santa Casa de#10;Misericórdia de Sobral relataram uma prevalência de 28,99% de IH no período de#10;fevereiro a maio de 2010 e as infecções por enterobactérias representaram 13,46% desse total. A existência de patógenos produtores de ESBL representa um grande desafio na#10;prática clínica. Escherichia coli e Klebsiella spp são os principais reservatórios#10;hospitalares dos genes responsáveis pela codificação de ESBL e o isolamento desses#10;patógenos na Santa Casa de Sobral no período anteriormente mencionado representou#10;15,81% e 1,53%, respectivamente. Dessa forma, o projeto tem como objetivo a Detecção laboratorial de cepas multirresistentes para o estabelecimento da terapêutica adequada, assim como para a implementação de medidas necessárias para evitar a disseminação destes patógenos hospitalares.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Regina Celia Carvalho da Silva - Integrante / Francisco Cesar Barroso Barbosa - Coordenador / Camila Gomes Virginio - Integrante / Cynara Carvalho Parente - Integrante / Izabelly Linhares Parente - Integrante / Joseíres Lira de Sousa Fontenele - Integrante. Financiador(es): Santa Casa de Misericórida de Sobral - Auxílio financeiro.
      Membro: Regina Celia Carvalho da Silva.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. CERTIFICADO DE HONRA AO MÉRITO, MATERNIDADE ESCOLA ASSIS CHATEAUBRIAND.. 2016.
      Membro: Regina Celia Carvalho da Silva.
    2. Aprovação em 1º lugar em Concurso Publico para Enfermeiro Assistencial, EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES.. 2014.
      Membro: Regina Celia Carvalho da Silva.
    3. TRABALHO PREMIADO IX CONGRESSO CEARENSE DE PEDIATRIA, SOCIEDADE CEARENSE DE PEDIATRIA.. 2014.
      Membro: Regina Celia Carvalho da Silva.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (7)
    1. 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Estado Nutricional de Crianças que nasceram com muito baixo peso em Sobral-Ce.. 2015. (Congresso).
    2. IX Congresso Brasileiro de enfermagem Obstetrica e Neonatal. BAIXO PESO AO NASCER - UMA ANÁLISE A PARTIR DOS DADOS DO PROJETO TREVO DE QUATRO FOLHAS EM SOBRAL-CE. 2015. (Congresso).
    3. X CONGRESSO BRASILEIRO DE EPIDEMIOLOGIA. Prevalência da pressão arterial elevada em adolescentes. 2014. (Congresso).
    4. 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. AÇÕES DE PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO EM HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA NA ZONA NORTE DO CEARÁ.. 2012. (Congresso).
    5. V Congresso Ibero-Americano de Pesquisa Qualitativa em Saúde. A práxis do técnico de enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. 2012. (Congresso).
    6. IV Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal. O cuidado da pele do recém-nascido pré-termo: uma ação da enfermagem. 2011. (Congresso).
    7. VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia. A prevalência de Tracoma em escolares no município de Bela Cruz-Ce. 2011. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (3)
    1. SILVA, Regina Celia Carvalho da. Seminário de Pesquisa em Enfermagem. 2003. (Congresso).. . 0.
    2. SILVA, Regina Celia Carvalho da. I Congresso Regional de Enfermagem. 2002. (Congresso).. . 0.
    3. SILVA, Regina Celia Carvalho da. Curso Avançado de Primeiros Socorros. 2001. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 17/02/2022 16:33:57